Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho (2)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 10/9/2009 22:43

Marco António escreveu:

Não, não sou. O intraday não me diz nada e como tenho dito imensas vezes, aplico-lhe um enorme filtro mental pois esse prazo temporal não tem qualquer relevância para mim...

Interessam-me as tendências de curto/médio-prazo para cima. Muito curto-prazo é para mim ruído que faço questão de ignorar.

Mas cada um investe e está atento aos prazos que muito bem entender, não tenho nada contra os prazos temporais em que cada um decide investir. Embora se me perguntarem a opinião direi automaticamente que a generalidade dos pequenos investidores deve fugir de prazos muito curtos como o diabo foge da cruz pois é um prazo temporal muito difícil de bater pelos obstáculos criados ao investidor e apenas um excelente negócio para as corretoras. A generalidade dos pequenos investidores tem poucas ou nenhumas condições para sobreviver a prazo com trading muito agressivo.

Mas é a minha opinião e não passa daí. Cada um saberá de si e decidirá por si...

Mas dado que colocas a questão em cima da mesa torna-se pertinentíssimo esclarecer o que realmente penso sobre o assunto (embora já esteja por aí escrito em muitos posts vezes sem conta).

creepy escreveu:

independentemente se ahas que antes de mínimos faremos máximos..

Eu acho pouco (cada vez menos) provável fazermos novos mínimos abaixo de 667. Mas não impossível naturalmente. Apenas pouco provável...

Mas isso não chega a ser realmente importante pois, mais uma vez, situa-se num prazo temporal que eu não preciso de prever. O mercado se for para mínimos desenvolverá uma tendência de baixa nos prazos que eu sigo. Por isso não preciso de o adivinhar de antemão, terei tempo para mudar de opinião.

O facto de se vir adivinhar algo que vem a acontecer não tem necessariamente utilidade prática nem apresenta só por si uma vantagem se o timing não for o correcto.

Vejamos por exemplo este caso concreto: Roubini tem sido tratado quase como um génio da economia e aqui e ali tem feito considerações sobre os mercados (que os média levam algo em conta e propagam). Mas ele já estava Bear muito antes das quedas começarem mesmo quando se referia aos mercados financeiros. Mesmo que tomemos por referência uma opinião dele relativamente tardia, encontramos por exemplo isto em Setembro de 2006:

http://nymag.com/realestate/features/21675/

A previsão tem algo de fantástico?

Não. O Bull continuou por mais um ano e várias centenas de pontos. E quando o S&P voltou para os valores quase dois anos mais tarde em 2008 em que estava quando ele fez aquela consideração já muitos Bulls tinham mudado para Bear. Eu próprio mudei para Bear mais ou menos por aqueles níveis mais coisa menos coisa quando o S&P voltou a passar por ali mas já em queda e nem sequer fui dos primeiros a assumir um posicionamente claramente Bear (houve outros com timing bem melhor nessa ocasião).

Na verdade, era preciso ser-se muito mau tecnicamente para se levar na cabeça com aquelas quedas do segundo semestre de 2008!

Portanto, a aparente previsão certeira do Roubini é de utilidade praticamente nula...

Defino-me como um seguidor de tendências que se centra essencialmente no médio-prazo. Não me importo de ir atrás do mercado. Não é só por si pior do que tentar adivinhar o mercado de antemão... até pode ser bem melhor.

Quanto ao intraday, confesso que no geral não me diz absolutamente nada e faço questão de ignorar... é uma forma terrível de delapidar o capital em custos de negociação e a lutar contra o spread bid-ask para a generalidade dos investidores. Portanto, o que se passa nesses prazos para mim é ruído.

Excelente post Marco!! A minha forma de ver e estar nos mercados é muito idêntica...

Leitura importante para os mais novos e para todos os que ainda andam à procura da "sua" forma de estar no mercado...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por fenrir » 10/9/2009 22:36

pacsan Escreveu:Só tenho receio, que um dia destes, entre por aí um «Touro enraivecido» e dê conta dos sofás aqui da sala.

LOL :mrgreen:

Registado: 21/11/2008 15:40

por MarcoAntonio » 10/9/2009 22:34

O que eu escrevi não era uma crítica ao AA que até considero das pessoas mais ponderadas e sensatas das que escrevem regularmente no Caldeirão!

Era apenas uma relativização da notícia num contexto de Mercados Financeiros...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Tterra » 10/9/2009 22:30

artista Escreveu:
artista Escreveu:
Acho que o S&P vai fechar hoje nos 1044...

E não é que acertei!!! E só editei 2 vezes... bem à segunda acho que os mercados já tinham fechado :mrgreen: :mrgreen:

Desculpem contribuir com nada... enfim estou a tentar contribuir com boa disposição, já não é mau!!! :)

abraços

artista

Não acertaste não, fechou com mais 0,14 :mrgreen:

Mas como penso que sejas um tipo porreiro aqui fica o teu premio.Uma bela pescada :lol:

O EuroVerde ficou muito longe.Com um peixe tão grande se quiseres podes dispensar-lhe uma posta.

Abraço
Anexos
pescada a.jpg
pescada a.jpg (80.8 KiB) Visualizado 5850 vezes

Registado: 15/6/2009 12:04

por MarcoAntonio » 10/9/2009 22:26

assunoadr Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Com um título desses só falta vir agora uma: "Wall Street acusa Banco da China de ter os olhos em bico".

Irresistível...
:mrgreen:

Os chinocas não devem estar a achar graça nenhuma à queda do dólar, portanto é natural que dêem umas bocas mas eles vão acabar por se dar bem.

:x

AA

Ora... o problema é que estas notícias servem para muito pouca coisa. A sua principal "utilidade" é os Bears que a lerem, agarrarem-se a ela para se auto-validarem!

Qual é a autoridade do Zhu Min em termos de mercados? É um investidor experiente? Qual é o track-record dele em termos de emissão de opiniões sobre os mercados financeiros? Aqueles que viram valor na notícia quantas vezes no passado tomaram em consideração a opinião do Zhu Min? Aliás, quantas vezes ouviram falar do Zhu Min no passado?

As motivações do Zhu Min podem ser as mais diversas. E a qualidade do que ele diz pode ser a mais diversa...

Naturalmente que se for ao encontro da opinião que já se tem, será de valor e uma notícia para sublinhar.

E caso "acerte" corre o risco de se tornar o próximo guru...

Nota: naturalmente não estou a fazer qualquer consideração sobre o Zhu Min como Economista. Confesso que não faço ideia... mas também é pouco importante. Porque Economia Real e Mercados não são exactamente a mesma coisa.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/9/2009 22:17

Há outro pontinho da tua resposta que convém também responder, naturalmente: sim, estou perfeitamente consciente que se pode opinar sobre um determinado prazo temporal e no dia-a-dia investir noutro prazo e até (eventualmente) tomar posições opostas às que diriam respeito ao prazo temporal sobre o qual se opinou. Isso é perfeitamente possível e por certo haverá quem o faça e o consiga gerir.
Imagem

Administrador Fórum

por assunoadr » 10/9/2009 22:14

MarcoAntonio Escreveu:Com um título desses só falta vir agora uma: "Wall Street acusa Banco da China de ter os olhos em bico".

Irresistível...

Os chinocas não devem estar a achar graça nenhuma à queda do dólar, portanto é natural que dêem umas bocas mas eles vão acabar por se dar bem.

:x

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por MarcoAntonio » 10/9/2009 22:07

creepy Escreveu:o meu dia é frgmentado em barras de 5 minutos e sou bastante camaleónico ou infiel a qualquer opinião que possa ter de médio/longo prazo...

tenho a certeza que também o serás...

Não, não sou. O intraday não me diz nada e como tenho dito imensas vezes, aplico-lhe um enorme filtro mental pois esse prazo temporal não tem qualquer relevância para mim...

Interessam-me as tendências de curto/médio-prazo para cima. Muito curto-prazo é para mim ruído que faço questão de ignorar.

Mas cada um investe e está atento aos prazos que muito bem entender, não tenho nada contra os prazos temporais em que cada um decide investir. Embora se me perguntarem a opinião direi automaticamente que a generalidade dos pequenos investidores deve fugir de prazos muito curtos como o diabo foge da cruz pois é um prazo temporal muito difícil de bater pelos obstáculos criados ao investidor e apenas um excelente negócio para as corretoras. A generalidade dos pequenos investidores tem poucas ou nenhumas condições para sobreviver a prazo com trading muito agressivo.

Mas é a minha opinião e não passa daí. Cada um saberá de si e decidirá por si...

Mas dado que colocas a questão em cima da mesa torna-se pertinentíssimo esclarecer o que realmente penso sobre o assunto (embora já esteja por aí escrito em muitos posts vezes sem conta).

creepy Escreveu:independentemente se ahas que antes de mínimos faremos máximos..

Eu acho pouco (cada vez menos) provável fazermos novos mínimos abaixo de 667. Mas não impossível naturalmente. Apenas pouco provável...

Mas isso não chega a ser realmente importante pois, mais uma vez, situa-se num prazo temporal que eu não preciso de prever. O mercado se for para mínimos desenvolverá uma tendência de baixa nos prazos que eu sigo. Por isso não preciso de o adivinhar de antemão, terei tempo para mudar de opinião.

O facto de se vir adivinhar algo que vem a acontecer não tem necessariamente utilidade prática nem apresenta só por si uma vantagem se o timing não for o correcto.

Vejamos por exemplo este caso concreto: Roubini tem sido tratado quase como um génio da economia e aqui e ali tem feito considerações sobre os mercados (que os média levam algo em conta e propagam). Mas ele já estava Bear muito antes das quedas começarem mesmo quando se referia aos mercados financeiros. Mesmo que tomemos por referência uma opinião dele relativamente tardia, encontramos por exemplo isto em Setembro de 2006:

http://nymag.com/realestate/features/21675/

A previsão tem algo de fantástico?

Não. O Bull continuou por mais um ano e várias centenas de pontos. E quando o S&P voltou para os valores quase dois anos mais tarde em 2008 em que estava quando ele fez aquela consideração já muitos Bulls tinham mudado para Bear. Eu próprio mudei para Bear mais ou menos por aqueles níveis mais coisa menos coisa quando o S&P voltou a passar por ali mas já em queda e nem sequer fui dos primeiros a assumir um posicionamente claramente Bear (houve outros com timing bem melhor nessa ocasião).

Na verdade, era preciso ser-se muito mau tecnicamente para se levar na cabeça com aquelas quedas do segundo semestre de 2008!

Portanto, a aparente previsão certeira do Roubini é de utilidade praticamente nula...

Defino-me como um seguidor de tendências que se centra essencialmente no médio-prazo. Não me importo de ir atrás do mercado. Não é só por si pior do que tentar adivinhar o mercado de antemão... até pode ser bem melhor.

Quanto ao intraday, confesso que no geral não me diz absolutamente nada e faço questão de ignorar... é uma forma terrível de delapidar o capital em custos de negociação e a lutar contra o spread bid-ask para a generalidade dos investidores. Portanto, o que se passa nesses prazos para mim é ruído.
Imagem

Administrador Fórum

por creepy » 10/9/2009 21:50

MarcoAntonio Escreveu:
creepy Escreveu:o longo prazo na minha modesta opinião dará razão aos bears...

E o mais giro é que poderá dar também razão aos Bulls de agora, que entretanto poderão perfeitamente mudar para Bear quando o mercado começar realmente a cair coisa que se veja...

Mas há mais giro ainda... alguns Bears (não todos, naturalmente) passarão a Bull nessa altura!

Claro que, em abono da verdade, haverá Bulls que Bull continuarão e um dia o mercado também (no longo-prazo) virá a dar-lhes razão...

tens razão no que dizes...

plenamente de acordo...

distingo perfeitamente o grafico de 5 min que é o que utilizo.. 1 hora... diário ... trimestral...

sei que tu entendes e dstingues que apesar de ter uma opinião em relação á big picture... simplificando... para mim há mais mínimos antes de novos máximos...

o meu dia é frgmentado em barras de 5 minutos e sou bastante camaleónico ou infiel a qualquer opinião que possa ter de médio/longo prazo...

tenho a certeza que também o serás... independentemente se ahas que antes de mínimos faremos máximos..

abraço e coloco o gráfico amanha...

Registado: 7/6/2008 2:02

por MarcoAntonio » 10/9/2009 21:29

creepy Escreveu:o longo prazo na minha modesta opinião dará razão aos bears...

E o mais giro é que poderá dar também razão aos Bulls de agora, que entretanto poderão perfeitamente mudar para Bear quando o mercado começar realmente a cair coisa que se veja...

Mas há mais giro ainda... alguns Bears (não todos, naturalmente) passarão a Bull nessa altura!

Claro que, em abono da verdade, haverá Bulls que Bull continuarão e um dia o mercado também (no longo-prazo) virá a dar-lhes razão...
Imagem

Administrador Fórum

por EuroVerde » 10/9/2009 21:27

pacsan Escreveu:Euro

A opinião que emites sobre o sistema de saúde nos States e as consequências para os mercados, a mim, parece-me uma visão muito redutora, o mercado é muito mais que um simples sector da economia.

Mas foi apenas um sector da economia o principal despertas da actual crise - o imobiliário. 8-)

Registado: 29/11/2007 11:19

por MarcoAntonio » 10/9/2009 21:25

tivor Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:na minha opinião, no dia em que o tópico morrer, o mercado inverte.

Tambem estou de acordo... Toda esta euforia pode levar o mercado a inverter...

Ainda ha dias se tentava encontrar a duração da correção...

Uns dias de descidas e o sentimento BEAR volta em força...

Estou longo...

CPZ

Tivor, dá uma olhada aqui:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=70598

Também tenho abordado o tema na coluna semanal em semanas anteriores, nomeadamente aqui:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ght=coluna

E aqui:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=383244

Tem existido sempre uma quantidade bastante razoável de Bears ao longo do tempo nestas semanas de subida forte. Euforia não será propriamente um termo apropriado apesar das fortes subidas.
Imagem

Administrador Fórum

por pacsan » 10/9/2009 21:22

creepy Escreveu:
o longo prazo na minha modesta opinião dará razão aos bears...

mas isso já são coisas dos gráficos...

O que é para ti longo prazo?
Um ciclo económico inteiro?

Registado: 3/9/2009 18:43

por creepy » 10/9/2009 21:19

pacsan Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:na minha opinião, no dia em que o tópico morrer, o mercado inverte.

Morto está ele, só falta desligar a máquina.

no museu de antropologia da cidade do méxico está escrito:

cuidado con las cosas dela vida....

optima noite para todos e até amanha,

o daytrade ta bom...

o longo prazo na minha modesta opinião dará razão aos bears...

mas isso já são coisas dos gráficos...

Registado: 7/6/2008 2:02

por PJBM2 » 10/9/2009 21:19

pacsan Escreveu:

Chamas um tópico com um incremento de 4 páginas num dia de morto? :roll:
Isto esteve bem vivo.

Quando pararem de postar é sinal de que os mercados vão corrigir.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por artista_ » 10/9/2009 21:18

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por tivor » 10/9/2009 21:18

Tambem estou de acordo... Toda esta euforia pode levar o mercado a inverter...

Ainda ha dias se tentava encontrar a duração da correção...

Uns dias de descidas e o sentimento BEAR volta em força...

Estou longo...

CPZ

Registado: 28/8/2007 17:17

por meskit » 10/9/2009 21:17

Um curioso... Escreveu:Penso que nem os próprios defensores dos "novos mínimos" acredtam ainda na sua tese...

hu Min, vice-presidente do Banco da China, disse numa entrevista que os banqueiros norte-americanos sofrem de "excesso de confiança" e estão "míopes" face à actual crise financeira.

"As pessoas em Wall Street parecem achar que a crise nunca aconteceu", afirmou Zhu Min durante uma entrevista à Bloomberg. "Não é apenas excesso de confiança, é muita miopia", acrescentou.

As críticas de responsáveis chineses aos EUA não são uma novidade e intensificaram-se com o agravar da crise financeira.

Em Março, o primeiro ministro Wen Jiabao disse estar "preocupado" com os investimentos do país em obrigações norte-americanas, exigindo garantias de que os títulos eram seguros.

Agora, cinco meses depois, Zhu Min diz que existe "uma espécie de estabilização em relação à queda abrupta" dos mercados, "mas a verdadeira crise económica acaba de começar".

Os comentários de Zhu Min surgem depois de o índice norte-americano S&P 500 ter valorizado mais de 50% desde os mínimos de Março, uma subida que fez com que os preços das acções estejam muito acima dos lucros anunciados pelas empresas.

Registado: 5/8/2009 17:46

por pacsan » 10/9/2009 21:17

assunoadr Escreveu:Banco da China acusa Wall Street de miopia

http://economico.sapo.pt/noticias/banco ... 69303.html

AA

Quanto é que subiu o mercado chinês este ano?

por MarcoAntonio » 10/9/2009 21:14

Com um título desses só falta vir agora uma: "Wall Street acusa Banco da China de ter os olhos em bico".

Irresistível...
Imagem

Administrador Fórum

por assunoadr » 10/9/2009 21:12

Banco da China acusa Wall Street de miopia

http://economico.sapo.pt/noticias/banco ... 69303.html

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por pacsan » 10/9/2009 21:10

por artista_ » 10/9/2009 21:09

artista Escreveu:
Acho que o S&P vai fechar hoje nos 1044...

E não é que acertei!!! E só editei 2 vezes... bem à segunda acho que os mercados já tinham fechado :mrgreen: :mrgreen:

Desculpem contribuir com nada... enfim estou a tentar contribuir com boa disposição, já não é mau!!! :)

abraços

artista

por Pata-Hari » 10/9/2009 21:07

na minha opinião, no dia em que o tópico morrer, o mercado inverte.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por pacsan » 10/9/2009 21:05

Podem sair, que eu apago a luz e fecho a porta.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Google [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO e 209 visitantes