Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portagens na A21 aumentam de 60 cêntimos para 2,10 euros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por GRFinance » 10/9/2009 21:28

Elias Escreveu:
GRFinance Escreveu:Mas este exemplo é claramente evidente, pois todos nós sabemos que a A1 é uma auto-estrada de pleno direito.

Se o sinal não existe, baseia-se tem quê? No teu bom senso?

Que pergunta é esta? Há certamente um erro, pela ausência da sinalização vertical. Mas não há ninguém que não saiba que a A1 é uma auto-estrada. Não é propriamente uma ponte que faz parte de um IP e que tecnicamente não obedece aos requisitos minimos para ser considerada uma AE mas que o IEP, por questões de uniformização e normalização para efeito de denominação da RNE, a classifica como tal. São coisas bem diferentes, como já referi anteriormente.

Registado: 24/6/2009 14:37

por mais_um » 10/9/2009 21:19

Nessa altura o candidato da CDU alertou a população para o seguinte: “Em 2006 e em 2007, as receitas da MAFRATLANTICO, cujo presidente é o Sr. Ministro, somaram apenas de 4,6 milhões de euros, enquanto só os juros, referentes aqueles dois anos, do empréstimo que esta empresa municipal contraiu junto à banca atingiu 17,1 milhões de euros., ou seja, só os juros foram 3,7 vezes superiores à totalidade das receitas. Se os juros tivessem sido lançados nas contas desta empresa municipal ela já estaria tecnicamente falida”.
Depois, em declarações feitas ao MAFRAHOJE, antes da entrada em vigor das novas portagens, o candidato da CDU, tornou a denunciar a situação da Mafratlantico e da A21 chamando a atenção de toda a população para o seguinte: ““A falta de transparência na gestão da Autarquia, e mesmo a má gestão, tem impedido uma utilização eficiente e eficaz dos dinheiros da Autarquia na resolução dos problemas das populações. A construção de auto-estradas é da responsabilidade do governo e não das autarquias. No entanto, a Câmara de Mafra PSD resolveu construir a A21. No fim de 2008, a Câmara, através da Mafratlântico cujo presidente é o sr Ministro dos Santos, já devia à Banca 148,9 milhões de euros e a fornecedores 31,8 milhões de euros. Para além disso existiam ainda cerca de 29,9 milhões de euros de encargos financeiros, incluídos juros. As receitas da Mafratântico nos três primeiros anos não chegaram a três milhões de euros em média por ano, que foram absorvidas por outras despesas. Recentemente, foi anunciado um protocolo com a Estradas de Portugal em que esta empresa se compromete a pagar as dividas da Mafratlantico apenas até 200 milhões de euros, tendo o resto de ser pago pela Câmara. No fim de Junho de 2009, a divida que a Câmara e a Mafratlântico terão de pagar, pois a Estradas de Portugal não o fará, já atingia 15 milhões de euros, e ela aumenta todos os dias. Assim, a população de Mafra será obrigada a pagar três vezes a A21: (1) Através dos impostos sobre os combustíveis e de veículos que deviam servir para isso; (2) Através das portagens elevadas que passará a pagar; (3) E ainda a Câmara, com as suas receitas, que resultam de taxas e mais impostos cobradas também à população do concelho de Mafra terá de pagar entre 15 a 20 milhões de euros, o que determinará dificuldades financeiras futuras na resolução dos problemas do concelho. Apesar de todas as declarações que tem feito, o actual presidente da CMM deixará uma pesada herança à população do concelho de Mafra”.

http://www.dorl.pcp.pt/mafra/index.php? ... 4&Itemid=1

Deixo a ressalva que foi retirado do site do PCP de Mafra, por isso a informação vale o que vale....
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 10/9/2009 21:10

axman Escreveu:
Elias Escreveu:Achas então que devo ser eu a pagar os teus passeios de fim-de-semana à Ericeira?

Demasiado tarde - já andaste a pagar nos últimos anos..

Já agora onde foste buscar essa brilhante ideia??? :evil: :evil:

Quem pagou até agora foi a camara municipal de mafra, em janeiro de 2009, a camara mandatou o presidente da camara para negociar com as EP a venda da AE21. Existiu uma reunião em 22 de julho de 2009, da qual eu ainda não consegui a copia da acta da mesma, cuja ordem de trabalhos foi a seguinte:

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

A Assembleia Municipal de Mafra reune-se no dia 22 de Julho, pelas 21 horas, no Salão Nobre do Palácio Nacional de Mafra, Ala Sul, naquela que será a primeira sessão extraordinária do ano de 2009. »

A referida reunião apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Celebração de Acordo entre a EP - Estradas de Portugal, SA, a Câmara Municipal de Mafra e a Mafratlântico, Vias Rodoviárias, EM - Revisão;
2 - 3.º Aditamento ao Contrato-Programa entre o Município de Mafra e a Mafratlântico, EM;
3 - Situação futura da A-21.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 10/9/2009 21:06

axman Escreveu:Cometi o erro imperdoável de usar a informação do site da DONA da A8, a Autoestradas do Atlântico. Pelos visto a informação publicada é incorrecta.

Conforme o mais_um já esclareceu, o troço Torres Vedras - Malveira custa 10 cêntimos por quilómetro, o mesmo que a A21.

Por isso a tua linha de argumentação perde toda a sustentação.

Espero que agora tenhas a decência de assinar a petição que o branc0 colocou. :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 12:21

por axman » 10/9/2009 21:03

mais_um Escreveu:
axman Escreveu:
Elias Escreveu:
axman Escreveu:Não, não deves. Não devemos muita coisa

Então se tu achas que eu não devo pagar, porque é que estás a promover uma petição que defende exactamente o contrário?

Como já me cansei de dizer, não me oponho à portagem em si! Apenas acho excessivo o valor de 2,10€ por 17 km de AE. Vocês também achariam se o tivessem que pagar. Na A8 para fazer o trajecto Torres Vedras -> Malveira o custo são 0,30€ e a distância percorrida é equivalente e o percurso practicamente idêntico. Porque razão têm os utentes da A21 de pagar 2,10€. Não é ÓBVIO que há algo de errado aqui? Talvez até sejam os 0,30€ de Torres Vedras.. e as SCUT? Isto ou há moral ou comem todos

Boas!

Não leves a mal, mas deves andar a brincar connosco ou então andas a beber muitas bjecas.... :mrgreen:

Desde torres vedras sul até à malveira são 17 km e pagas 1,75€..

Não sei onde foste buscar esses valores , o link que escrevi aqui, do site da Via verde, tem as portagens todas, repito todas as portagens do nosso país.

Cometi o erro imperdoável de usar a informação do site da DONA da A8, a Autoestradas do Atlântico. Pelos visto a informação publicada é incorrecta.

Registado: 1/8/2009 0:16

por axman » 10/9/2009 20:59

Branc0 Escreveu:Acho que já ultrapassamos isso, 2,10€ é MUITO mais justo que 0,60€ por todas as medidas possíveis e imaginárias, inclusive por comparação directa com as restantes auto-estradas do país.

De resto julgava que já tinhas admitido que não era justo os outros pagarem a tua portagem, portanto o que é justo pagar é o valor necessário para não dares despesas aos outros.

Pois que se encontre o valor justo. Será mais que 0,60€ e MENOS que 2,10€.
Lamento, mas simplesmente não compro os 30.000€ diários em gastos de manutenção e gestão. Se despedirem os primos e os sobrinhos com certeza que esse número vem cá para baixo.

por mais_um » 10/9/2009 20:59

axman Escreveu:
Elias Escreveu:

Então se tu achas que eu não devo pagar, porque é que estás a promover uma petição que defende exactamente o contrário?

Como já me cansei de dizer, não me oponho à portagem em si! Apenas acho excessivo o valor de 2,10€ por 17 km de AE. Vocês também achariam se o tivessem que pagar. Na A8 para fazer o trajecto Torres Vedras -> Malveira o custo são 0,30€ e a distância percorrida é equivalente e o percurso practicamente idêntico. Porque razão têm os utentes da A21 de pagar 2,10€. Não é ÓBVIO que há algo de errado aqui? Talvez até sejam os 0,30€ de Torres Vedras.. e as SCUT? Isto ou há moral ou comem todos

Boas!

Não leves a mal, mas deves andar a brincar connosco ou então andas a beber muitas bjecas.... :mrgreen:

Desde torres vedras sul até à malveira são 17 km e pagas 1,75€..

Não sei onde foste buscar esses valores , o link que escrevi aqui, do site da Via verde, tem as portagens todas, repito todas as portagens do nosso país.
Se queres brincar tudo bem, deixamos de levar a serio os teus comentarios, eu pelo menos , se queres ter uma troca de ideas seria estou cá para trocar argumento contigo, sem ressentimentos :wink:

por Elias » 10/9/2009 20:53

axman Escreveu:Não quero SCUT! Sou contra as SCUT!| Ninguém que assinou a petição quer uma SCUT. Quando o preço era aceitável toda a gente pagava. O que se está a discutir é o preço despropositado!!

Mas é claro que és a favor das SCUT!
Até deste o exemplo de um troço que custava zero euros na A8 para justificares a tua pretensão.

por Branc0 » 10/9/2009 20:39

axman Escreveu:Não assino porque não concordo com o conteúdo. Não consigo entender os gastos diários de 30.000€ - a menos que a Câmara tenha pedido o dinheiro à Cofidis ou esteja a pagar o salário aos pilotos da TAP.

Este ponto destroce totalmente a discussão; e o hipotético valor justo da portagem.

Acho que já ultrapassamos isso, 2,10€ é MUITO mais justo que 0,60€ por todas as medidas possíveis e imaginárias, inclusive por comparação directa com as restantes auto-estradas do país.

De resto julgava que já tinhas admitido que não era justo os outros pagarem a tua portagem, portanto o que é justo pagar é o valor necessário para não dares despesas aos outros.

axman Escreveu:PS: Já deves ter reparado que muita gente assina a tua petição a pensar que estão assinar a outra :D

Isso diz mais sobre a capacidade de ler um texto de quem acha que as portagens deviam ser 60 centimos do que sobre qualquer outro assunto.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por MarcoAntonio » 10/9/2009 20:37

axman Escreveu:PS: Já deves ter reparado que muita gente assina a tua petição a pensar que estão assinar a outra :D

Isso, se demonstra alguma coisa é a (falta de) lucidez de quem está contra uma petição daquelas. É demonstrativo do nível de inteligência, informação e atenção de quem está contra o conteúdo daquela petição!

De uma boa parte deles, pelo menos. Tu próprio admitiste que eram "muitos"...

Medita lá nisso melhor!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por axman » 10/9/2009 20:33

Branc0 Escreveu:Axman,

Porque é que não paras de promover essa petição então e passas a promover uma petição contra as SCUT?

E és bemvindo se quiseres assinar a petição que está na minha assinatura só para o caso de quereres ganhar uma espinha dorsal.

Não assino porque não concordo com o conteúdo. Não consigo entender os gastos diários de 30.000€ - a menos que a Câmara tenha pedido o dinheiro à Cofidis ou esteja a pagar o salário aos pilotos da TAP.

Este ponto destroce totalmente a discussão; e o hipotético valor justo da portagem.

PS: Já deves ter reparado que muita gente assina a tua petição a pensar que estão assinar a outra :D

por Branc0 » 10/9/2009 20:24

Axman,

Porque é que não paras de promover essa petição então e passas a promover uma petição contra as SCUT?

E és bemvindo se quiseres assinar a petição que está na minha assinatura só para o caso de quereres ganhar uma espinha dorsal.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por axman » 10/9/2009 20:21

Não quero SCUT! Sou contra as SCUT!| Ninguém que assinou a petição quer uma SCUT. Quando o preço era aceitável toda a gente pagava. O que se está a discutir é o preço despropositado!!

Começo a desconfiar que esta história não está bem contada.

http://www.ordeng.webside.pt/sectoresda ... _Opway.pdf

• Auto-estrada CM-2200 (Cuenca): Troço Mira-enlace de
Henarejos. São 15 Kms de auto-estrada com um custo de 4 M€.
• Variação de Polán (Toledo) Cm-401: Estrada de 4 Km com custo previsto de 4 M€.
• Auto-estrada M-407 Fuenlabrada-Grinón: Troço M-404 a M-06, são 14 Km de auto-estrada com um custo de cerca de 70 M€.
• Zona Oeste de Cuenca: Zona urbana de 2 Km com um custo previsto de 8 M€.

Como pode então a bendita A21 ter custado 270M€ se só tem 21 Km. De facto não custou. A câmara afirma que custou 50M€ no entanto vendeu-a ao IEP por 270M€.
Com gastos de gestão na ordem dos 30.000€ dia, acrescem 16M€. Como se pode gastar 30.000€ dia? Como pode o estado fazer tão mau negócio? Já não percebo nada.
Editado pela última vez por axman em 10/9/2009 20:27, num total de 2 vezes.

por Elias » 10/9/2009 20:09

axman, esse percurso não custa zero euros. custa bastante mais (posso afirmá-lo porque já o fiz por diversas vezes). o site da AE Atlântico tem um erro, porque se escolheres Enxara - Caldas da Rainha (que é uma distância menor) pagas 2,95 ao passo que se escolheres Bombarral, Torres ou Caldas - Venda do Pinheiro aparece sempre Zero. É certamente um erro.

De qualquer forma o aspecto a reter é este: tu és contra as SCUTS mas queres uma SCUT à tua porta. Portanto defendes uma coisa e fazes outra. Isto é que tá mal.

por MarcoAntonio » 10/9/2009 20:08

axman Escreveu:Interessava-me verdadeiramente saber se vivesses na Ericeira e trabalhasses em Lisboa se terias esta opinião. Tenho as minhas sérias dúvidas. Se calhar até tens umas SCUT à porta e não te coíbes de as usar..

Já não tivemos uma discussão sobre funcionários públicos? Nunca viste o meu tópico dos combustíveis?

Então já deverias saber que a minha visão não fica toldada pelo facto de ser consumidor/pagador de algo...

A resposta é não. A minha opinião continuava a ser a mesma porque os números não mudam conforme o sítio onde estou ou conforme a forma sobre a qual o dinheiro me sai do bolso!

E sim, tenho sobejas demonstrações desse facto neste forum que atestam a minha palavra nessa matéria. Poderás concordar ou discordar do que digo ou defendo. Mas não poderás insinuar que a minha opinião vira para um lado ou para o outro conforme o local onde estou qual agulha de bússola marada usando de argumentação completamente contraditória....
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por axman » 10/9/2009 20:05

Querem ver outro exemplo?

Então sugiro este site:
http://www.aeatlantico.pt/index.asp

Caldas-da-Rainha -> Venda do Pinheiro (60km) custa 0€. Sendo que a área geográfica a mesma, porquê esta disparidade de preços? Quer queiram quer não, são somente critérios políticos. Não me ouvirão queixar-me da portagem da A21 quando todos pagarem pela mesma medida. Injustiças é que não!

btw, a petição já ultrapassou as 2.000. Sem dúvida que vai chegar à AR!

por Elias » 10/9/2009 19:56

axman Escreveu:Interessava-me verdadeiramente saber se vivesses na Ericeira e trabalhasses em Lisboa se terias esta opinião. Tenho as minhas sérias dúvidas. Se calhar até tens umas SCUT à porta e não te coíbes de as usar..

Eu já escrevi que sou contra o modelo das SCUTS (aliás tu também és contra as SCUTS, excepto se forem nos sítios onde tu passas, nesse caso passas a ser a favor :evil: ).

Eu não tenho qualquer SCUT à porta de casa. Se trabalhasse em Lisboa e morasse na Ericeira, provavelmente vinha de autocarro (não tenho nada contra os transportes públicos, ao contrário de uma certa pessoa que eu não vou nomear :lol: )

por axman » 10/9/2009 19:52

MarcoAntonio Escreveu:A portagem de 0.6 euros era um absurdo sobre qualquer perspectiva. Manter esse valor era manter o absurdo para uso-fruto de uma parcela insignificante da população portuguesa!

Interessava-me verdadeiramente saber se vivesses na Ericeira e trabalhasses em Lisboa se terias esta opinião. Tenho as minhas sérias dúvidas. Se calhar até tens umas SCUT à porta e não te coíbes de as usar..

por axman » 10/9/2009 19:47

Elias Escreveu:

por Elias » 10/9/2009 19:46

tiago_ferreira Escreveu:Alguém sabe se é sequer legal transformar uma EN numa AE portajada?

Tens um caso em Portugal: a Estrada Nacional 308-1 tem uma portagem de 1,50 euros.

Logo, deve ser legal. 8-)

por tiago_ferreira » 10/9/2009 19:44

Alguém sabe se é sequer legal transformar uma EN numa AE portajada?

Registado: 27/1/2009 14:17

por sargotrons » 10/9/2009 19:19

axman,
se te incomoda tanto pagares 2.10€, eu ate' sei de um esquema para nao pagares e ainda receberes!
Ya men! 8-)
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por MarcoAntonio » 10/9/2009 19:12

axman Escreveu:Demasiado tarde - já andaste a pagar nos últimos anos. E parece-me que vais continuar a pagar. Da mesma maneira que continuamos a pagar outros disparates como os vencimentos dos pilotos da TAP. Que por sinal vão avançar para a greve. Isso sim, verdadeiramente escandaloso.

Só posso concluir que se fosses piloto da TAP aderias à greve da mesma forma que aderes a essa petição da A21.

Para mim, verdadeiramente escandaloso é o contribuinte pagar "uma borrada" para uso-fruto de uns quantos que querem usar "a borrada" e pagar ainda menos do que se paga normalmente numa auto-estrada com portagem.

Por muito que alegues (ou possas vir a alegar) o oposto, não paira sobre mim a mínima dúvida de que se fosses piloto da TAP estarias aqui a promover a greve dos pilotos da TAP que automaticamente deixaria de ser escandaloso. Para ti escandaloso é pagar para uso-fruto de outros. Quando são outros a pagar para teu uso-fruto deixa miraculosamente de ser escandaloso e passas a defender o escandalo...

A portagem de 0.6 euros era um absurdo sobre qualquer perspectiva. Manter esse valor era manter o absurdo para uso-fruto de uma parcela insignificante da população portuguesa!

Pouco importa se existem outros absurdos. O que importa é que tu passas a vida a apontar para outros absurdos mas a "defender" um absurdo que te interessa a ti particularmente...

Nota: nem interessa o que eu penso sobre a greve dos pilotos da TAP, na verdade não me pronunciei sobre o assunto; interessa notar como "apontas supostos escandalos" e defendes um escandalo à vista de todos - dado que os números já passaram por aqui - que sai do bolso de todos.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 10/9/2009 19:05

por axman » 10/9/2009 18:55

Elias Escreveu:
axman Escreveu:Demasiado tarde - já andaste a pagar nos últimos anos. E parece-me que vais continuar a pagar.

Eu sei que andei a pagar os teus passeios à Ericeira.
Mas eu não te perguntei se andei a pagar os teus passeios à Ericeira.

Perguntei se tu achas que eu devo pagar os teus passeios à Ericeira.

Não, não deves. Não devemos muita coisa, mas somos forçados a. O estado não pergunta se DEVES. O estado diz-te que TENS de. O estado somos nós amiguinho :)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, HFCA, PMP69 e 155 visitantes