Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portagens na A21 aumentam de 60 cêntimos para 2,10 euros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 9/9/2009 18:57

tigstav Escreveu:- Não quis de todo meter palavras na tua boca. Foi num sentido genérico que referi o caso dos carros dos políticos. Desculpa se ofendi, não era essa a intenção.
Usei apenas um exemplo de incontáveis outros.

tigstav, não me ofendeste, apenas quis clarificar que não gosto que outros presumam aquilo que penso. De qualquer forma obrigado pela clarificação.

tigstav Escreveu:- Referia-me a caças à multa tolas

tipo excesso de velocidade?
achas que a lei não deve ser cumprida?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 9/9/2009 18:55

GRFinance Escreveu:Achas que a N4 é uma via de acessibilidade equivalente? É algum IP?

De que é que não gostas na N4?

GRFinance Escreveu:Em alguns dos exemplos que deste, por exemplo, a A1 tem alternativa que é a A8 e adivinha lá: é portajada também.

Se eu quiser ir de Lisboa para Santarém, a A8 não é alternativa.

GRFinance Escreveu:Há imensa gente que deixou de utilizar a Crel e passou novamente à 2ª Circular desde que aquela começou a ser paga.

Como é que sabes?

GRFinance Escreveu:Então o teu argumento para estares a favor de 3 AE portajadas coexistirem em vários pontos do litoral do país, é porque elas não promovem o interior?

Vamos mais devagar. Quando é que eu escrevi que era a favor de 3 AE portajadas?

GRFinance Escreveu:Quantas muito mais pessoas não abandonariam o interior caso não se construisse as SCUTS? Se queres analisar o problema apenas deste ponto de vista, é esta a questão que tens de colocar.

Isso é puramente especulativo e eu não alinho nesse tipo de raciocínio.

por tigstav » 9/9/2009 18:53

Elias,

- Não quis de todo meter palavras na tua boca. Foi num sentido genérico que referi o caso dos carros dos políticos. Desculpa se ofendi, não era essa a intenção.
Usei apenas um exemplo de incontáveis outros.

- Referia-me a caças à multa tolas

Registado: 15/1/2008 17:50

por ejadias » 9/9/2009 18:51

Frequentemente faço cerca de 35 km na A1 e pago 2,95. 2,10 pelos ditos 21 km , assim de repente e de cabeça, nao me parece muito descabido. O problema é que o pessoal estava habituado a pagar 0,60.

Relativamente aos habitantes da "parvónia" do interior que andam em autoestradas sem pagar (eu incluido)... Sou a favor do utilizador pagador, no entanto nao é só o interior que tem auto estradas gratuitas. A A25 vai de Aveiro (litoral) a Espanha e nao pagas um centimo. Atravessas o algarve de um lado ao outro e pagas o mesmo da A25. Como veem, nao é só o pessoal da parvonia que tem SCUTs.

E para mais, eu na minha Casal Boss ou na minha Zundap nao posso andar nas SCUT, por isso tanto me faz :(
Saudações Bolsistas

Registado: 24/3/2008 19:57

por GRFinance » 9/9/2009 18:47

Elias Escreveu:
GRFinance Escreveu:Por outro lado, não deixa de ser curioso que pago mais no troço Lisboa-Elvas (200km) do que no troço Badajoz-Andorra (1020km). Este é um caso que conheço por experiência própria.

Certo, mas ninguém te obriga a ir pela AE.
Podes ir pela N4 que é uma estrada bastante razoável e não pagas portagem.

Elias, percebeste o que quis dizer quando disse que as AE devem ser portajadas quando há alternativas de acessibilidade semelhante? É que se uma AE portajada já não é, por definição, um bem público, esse critério da alternativa é fundamental para amenizar
a inexistência de bem público em causa. Isto é defendido e aplicado em Espanha. Achas que a N4 é uma via de acessibilidade equivalente? É algum IP?

Elias Escreveu:
GRFinance Escreveu:A questão do utilizador-pagador é justa, sim senhor. Mas deveria ser aplicada quando as alternativas existem e são de boa qualidade, o que na maioria esmagadora das vezes não se verifica em Portugal. Esta é, aliás, outra característica sob a qual tem de se analisada uma SCUT.

Por esta lógica todas as nossas auto-estradas deviam ser gratuitas. Conheces alguma alternativa às auto-estradas A1, A2, A4, A5, A8, A9 ou A11 (só para dar alguns exemplos)?

Em alguns dos exemplos que deste, por exemplo, a A1 tem alternativa que é a A8 e adivinha lá: é portajada também. A A2 não tem alternativa equivalente e é portajada. As AE do Norte não faço ideia, sou do Sul e não do Norte do país, mas aplica-se este conceito sempre que não houver alternativa equivalente (e é bom não esquecer que a maioria dos IP está construida no Norte do país, portanto até pode fazer sentido que sejam portajadas). A A9 é a Crel e pelo conceito que lhe está subjacente não me parece justo que seja paga, sabes porquê? Porque só serve para empatar o trânsito na 2ª circular, por exemplo. E assim cai por terra o objectivo principal da Crel que é retirar trânsito das vias internas de Lisboa. Há imensa gente que deixou de utilizar a Crel e passou novamente à 2ª Circular desde que aquela começou a ser paga.

Elias Escreveu:
GRFinance Escreveu:Não se compreende como é que no litoral português, de Lisboa ao Porto, cheguem a coexistir 3 AE. Independentemente de serem portajadas ou não, é um exagero e não aumenta nem promove o desenvolvimento dessas zonas só porque são AE.

E desde quando é que as AE promovem o desenvolvimento do interior?

Não há em Portugal um único distrito do interior que tenha ganho população desde que passaram a ser servidos por auto-estrada - pelo contrário todos eles aceleraram a desertificação.

Então o teu argumento para estares a favor de 3 AE portajadas coexistirem em vários pontos do litoral do país, é porque elas não promovem o interior? Então toca de empaturrar o litoral? Não se percebe. Assim como não se percebe como é que reduzas esta questão do desenvolvimento do interior à temática da população. É uma forma demasiado redutora de analisar o problema. A secundarização e tercialização do interior muito deve à proximidade que as redes viárias de AE fomentam. É isto que importa. Podes ter mais desenvolvimento com menos pessoas. E depois esqueces-te duma coisa muito importante. Quantas muito mais pessoas não abandonariam o interior caso não se construisse as SCUTS? Se queres analisar o problema apenas deste ponto de vista, é esta a questão que tens de colocar.

Registado: 24/6/2009 14:37

por Elias » 9/9/2009 18:47

tigstav Escreveu:O teu tipo de argumentos é de quem está conformado com as políticas deste país.

Não estou de todo conformado.
Já escrevi e repito que sou contra haver umas auto-estradas que se pagam e outras que não. Ou há moral ou comem todos. Não sou a favor de haver isenção de pagamento na A21 e ter de se pagar as restantes.

tigstav Escreveu:Por ti os políticos podem andar todos de carros topo de gama a consumirem 20 litros de gasolina as 100km, podem usar dinheiros públicos de uma forma promiscua nas nossas barbas e tudo bem!

Estás enganado. Eu não disse nada disso.
Nem te admito que te arrogues o direito de achar o que eu penso sobre o que quer que seja. Se queres saber a minha opinião, podes perguntar.

tigstav Escreveu:Sinceramente isto da portagem é mais uma. E não me venham com argumentos do queres usar pagas.
Pagar já pago muito (20% em tudo o que consumo, irs todos os anos entre outros impostos, multas hipócritas, etc.)

Já agora a que multas te referes?

por tigstav » 9/9/2009 18:42

Elias, só reparei neste tópico hoje e li as primeiras paginas com alguma atenção. Como não passava da cepa torta e fui para o fim.
O teu tipo de argumentos é de quem está conformado com as políticas deste país. Por ti os políticos podem andar todos de carros topo de gama a consumirem 20 litros de gasolina as 100km, podem usar dinheiros públicos de uma forma promiscua nas nossas barbas e tudo bem!
Sinceramente isto da portagem é mais uma. E não me venham com argumentos do queres usar pagas.
Pagar já pago muito (20% em tudo o que consumo, irs todos os anos entre outros impostos, multas hipócritas, etc.)
Enfim, foi um desabafo de quem está farto do que se passa neste país.

Desculpem qq coisinha

Um abraço

Registado: 15/1/2008 17:50

por axman » 9/9/2009 18:40

Já é oficial, a A21 é a auto-estrada mais cara de Portugal.

http://pt.wikipedia.org/wiki/A21

Venho baptiza-la a "estrada d'oiro"

Registado: 1/8/2009 0:16

por Elias » 9/9/2009 18:29

Olá Midas,

Como os consumidores não são burros, ao aumentar o preço de algum bem e ao manter a oferta constante, a procura obviamente irá diminuir. Ora daqui se pode ver facilmente que quando aumentam o preço irão passar muito menos carros pela auto-estrada.

Correcto. Em princípio haverá menos utilizadores.

Mas daqui não se conclui que as receitas vão cair (ver mais abaixo).

Uma colega que costumava fazer o trajecto por essa via diz que neste momento a auto-estrada está quase deserta e as pessoas vão por vias alternativas.

Isso é agora. Daqui a um mês ou dois muitos voltarão a usar a auto-estrada. 8-)

Daqui se depreende que a brilhante ideia do estado em aumentar os preços da portagem depreendendo que a procura se mantém constante está claro totalmente errada e os 30.000 euros diários que a câmaria dizia ter de prejuízo certamente irá aumentar em muito, agora nas mãos do estado.

Errado.

Sabias que em 2005 quando o Sócrates aumentou os impostos ISP e o IVA, as vendas de combustíveis diminuíram e contudo a receita fiscal total a eles associada aumentou?

Do ponto de vista do Estado (e da empresa concessionária) o que interessa não é a receita por utilizador mas sim a receita total. O que interessa que passem lá menos carros se a receita total aumentar? Isto sim, é fazer contas como deve ser. :twisted:

1 abraço,
Elias

por Midas » 9/9/2009 18:24

Pessoal, como sabem ou talvez não eu e uns amigos fizemos um site/blog onde falamos sobre alguns temas económicos. Postei algo sobre a A21.

Deem uma olhadela e deixem comentários.

http://www.liberdadedescolha.com/2009/0 ... nomia.html
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Elias » 9/9/2009 18:20

axman Escreveu:Ok, agora vou escrever devagarinho.

Não quero que a A21 seja uma SCUT. Mas também não quero pagar 2,10€ por 17km de Autoestrada. Já 1000 pessoas assinaram a petição. Foi iniciada hoje.

Pois eu relativamente à petição tenho várias perguntas para as quais gostaria de ter a tua resposta:

Considerando que não existe uma rede de transportes públicos viável que sirva Ericeira-Venda do Pinheiro;

então e o horário que eu coloquei aqui ontem???

Já é a terceira vez que aqui coloco esta questão, mas o amigo axman não responde ao que não lhe convém, não é verdade?

por axman » 9/9/2009 18:13

Elias Escreveu:
Branc0 Escreveu:Isso vais ter que perguntar aos nossos brilhantes gestores publicos.

ou ao axman :mrgreen:

Colocaram na petição uma questão engraçada. Com estes preços a AE vai perder grande parte dos utilizadores. Como planeia a câmara de Mafra recuperar os 270.000.000€ e os 30.000€ diários de gastos de gestão?? Eu até sei, terão de ser os mesmos munícipes que estão privados do seu uso. A idiotice não conhece limites.

por Elias » 9/9/2009 18:06

Branc0 Escreveu:Isso vais ter que perguntar aos nossos brilhantes gestores publicos.

ou ao axman :mrgreen:

por Branc0 » 9/9/2009 18:06

Elias Escreveu:Por acaso sabes quando é que custa uma auto-estrada?

Eu sei! Eu sei!

Uma coisa como a A21 custa 270 milhões de euros :D
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Branc0 » 9/9/2009 18:05

rmachado Escreveu:30 mil Euros de Gestão e manutenção por dia?

Xiça... em que?

Isso vais ter que perguntar aos nossos brilhantes gestores publicos.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Elias » 9/9/2009 18:05

axman Escreveu:Pavimento em ouro ou escolhi mal o ramo ou muito milhão desviado?

Por acaso sabes quando é que custa uma auto-estrada?

por rmachado » 9/9/2009 18:03

30 mil Euros de Gestão e manutenção por dia?

Xiça... em que?

Registado: 24/8/2004 10:42

por axman » 9/9/2009 18:01

Branc0 Escreveu:Aproveito para colocar aqui este link.

Do artigo:
Em 2008, a Câmara de Mafra propôs à Estradas de Portugal a venda da auto-estrada A21-Malveira/Mafra/Ericeira, construída pela autarquia, por 270 milhões de euros, por estar a ter prejuízos diários calculados em 30 mil euros com a gestão e manutenção da via.

A Câmara de Mafra tem vindo a assegurar a gestão e manutenção da auto-estrada, assumindo por dia um prejuízo de cerca de 30 mil euros, que será agora minimizado com o aumento das portagens

Ou seja, mesmo o aumento não chega para parar a hemorragia financeira.

Claro que não. Muito menos agora que as pessoas evitarem a AE como o diabo a cruz. Segundo me disseram já se nota muitíssimo. Se custou 270.000.000€ é porque o custo é superior a 13.000.000€/km. Pavimento em ouro ou escolhi mal o ramo ou muito milhão desviado?
Editado pela última vez por axman em 9/9/2009 18:06, num total de 1 vez.

por Elias » 9/9/2009 17:57

axman Escreveu:Então isto tudo não passou de um provocação gratuita.
Andas a chafurdar nas SCUT sem largar um tostão e vens para aqui lançar o seu sorriso gozão. Cuidado que em Viseu têm o mau hábito de apedrejar os forasteiros.
:evil:

Olha no outro dia também fui à Ericeira e só paguei 60 cêntimos :mrgreen:

por Branc0 » 9/9/2009 17:56

Aproveito para colocar aqui este link.

Do artigo:
Em 2008, a Câmara de Mafra propôs à Estradas de Portugal a venda da auto-estrada A21-Malveira/Mafra/Ericeira, construída pela autarquia, por 270 milhões de euros, por estar a ter prejuízos diários calculados em 30 mil euros com a gestão e manutenção da via.

A Câmara de Mafra tem vindo a assegurar a gestão e manutenção da auto-estrada, assumindo por dia um prejuízo de cerca de 30 mil euros, que será agora minimizado com o aumento das portagens

Ou seja, mesmo o aumento não chega para parar a hemorragia financeira.

por axman » 9/9/2009 17:55

Elias Escreveu:
axman Escreveu:Rep. Checa estive lá há 2 semanas e circulei entre cidades sem pagar portagem.

Epá que giro eu no outro dia também fui da Guarda até Viseu e não paguei portagem 8-)

Então isto tudo não passou de um provocação gratuita.
Andas a chafurdar nas SCUT sem largar um tostão e vens para aqui lançar o seu sorriso gozão a quem paga o dízimo. Cuidado que em Viseu têm o mau hábito de apedrejar os forasteiros.
:evil:

por Elias » 9/9/2009 17:47

axman Escreveu:Rep. Checa estive lá há 2 semanas e circulei entre cidades sem pagar portagem.

Epá que giro eu no outro dia também fui da Guarda até Viseu e não paguei portagem 8-)

por Elias » 9/9/2009 17:45

axman Escreveu:Ok, agora vou escrever devagarinho.

Não quero que a A21 seja uma SCUT. Mas também não quero pagar 2,10€ por 17km de Autoestrada. Já 1000 pessoas assinaram a petição. Foi iniciada hoje.

Pois eu relativamente à petição tenho várias perguntas para as quais gostaria de ter a tua resposta:

Considerando que não existe uma rede de transportes públicos viável que sirva Ericeira-Venda do Pinheiro;

então e o horário que eu coloquei aqui ontem???

por axman » 9/9/2009 17:43

Elias Escreveu:
Quantas vezes saíste da cidade?

As auto-estradas (autopistas) que saem radialmente de Madrid pagam portagem.

Muitas.. muitíssimas. Nunca paguei portagem porque a alternativa pública é 95% idêntica a uma autoestrada.

axman Escreveu:Viajei por boa parte dos Países europeus e só lembro de em França pagar e serem caras. França não é comparável a Portugal. A nível de riqueza Portugal é comparável com a Eslováquia ou com a República Checa e nesses Países não há portagens. Não me contem histórias.

Esta é a chamada GRANDE TANGA.

Portagens
Há portagens em muitos países como por ex. Áustria, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França,Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido e República Checa. Nalguns países (Áustria, República Checa, Hungria, Eslováquia e Eslovénia), a portagem é paga mediante a compra de um autocolante a afixar no pára-brisas.
- Fonte[/quote]

Em Inglaterra chamam a isto "Road Tax" é semelhante em natureza e valor ao nosso chamado "Imposto Único de Circulação". Elias falácias.. falácias

Rep. Checa estive lá há 2 semanas e circulei entre cidades sem pagar portagem.

Como já foi muito bem dito, pagamos muitos impostos e andamos muito mal servidos.
Editado pela última vez por axman em 9/9/2009 17:50, num total de 2 vezes.

por Elias » 9/9/2009 17:42

GRFinance Escreveu:Por outro lado, não deixa de ser curioso que pago mais no troço Lisboa-Elvas (200km) do que no troço Badajoz-Andorra (1020km). Este é um caso que conheço por experiência própria.

Certo, mas ninguém te obriga a ir pela AE.
Podes ir pela N4 que é uma estrada bastante razoável e não pagas portagem.

GRFinance Escreveu:A questão do utilizador-pagador é justa, sim senhor. Mas deveria ser aplicada quando as alternativas existem e são de boa qualidade, o que na maioria esmagadora das vezes não se verifica em Portugal. Esta é, aliás, outra característica sob a qual tem de se analisada uma SCUT.

Por esta lógica todas as nossas auto-estradas deviam ser gratuitas. Conheces alguma alternativa às auto-estradas A1, A2, A4, A5, A8, A9 ou A11 (só para dar alguns exemplos)?

GRFinance Escreveu:Não se compreende como é que no litoral português, de Lisboa ao Porto, cheguem a coexistir 3 AE. Independentemente de serem portajadas ou não, é um exagero e não aumenta nem promove o desenvolvimento dessas zonas só porque são AE.

E desde quando é que as AE promovem o desenvolvimento do interior?

Não há em Portugal um único distrito do interior que tenha ganho população desde que passaram a ser servidos por auto-estrada - pelo contrário todos eles aceleraram a desertificação.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal, latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, PMP69, Àlvaro e 185 visitantes