Portagens na A21 aumentam de 60 cêntimos para 2,10 euros
axman Escreveu:mais_um Escreveu:axman Escreveu:Sou contra o FDP que no topo do seu escritório no ministério das finanças estabeleceu o preço de 0,10€ por km num dos Países mais pobres e periféricos da Europa.
Consideras 0,10€ muito porquê? Sabes qual é o custo nos outros paises da Europa?
Vivi alguns anos no Reino Unido. Não se paga portagem. Vivi em Madrid, não me lembro de alguma vez pagar portagem. Viajei por boa parte dos Países europeus e só lembro de em França pagar e serem caras. França não é comparável a Portugal. A nível de riqueza Portugal é comparável com a Eslováquia ou com a República Checa e nesses Países não há portagens. Não me contem histórias.
Eu não te conto historias mas segundo o site da UE estás enganado, na Republica Checa e na Eslováquia pagam-se portagens, é um selo autocolante que se compra e coloca-se no vidro, se fores apanhado sem o dito cujo, pagas multa.
Há portagens em muitos países como por ex. Áustria, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França,Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido e República Checa. Nalguns países (Áustria, República Checa, Hungria, Eslováquia e Eslovénia), a portagem é paga mediante a compra de um autocolante a afixar no pára-brisas.
http://europa.eu/abc/travel/gettingthere/index_pt.htm
Ninguém constroi estradas de borla, na Inglaterra também há scuts, se não pagas portagens alguém as paga.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
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Não percebo qual é o problema das SCUTS.
Não concordo com os argumentos de quem está contra, porque na esmagadora maioria não levam em conta que a ausência duma infra-estrutura destas tem custos sociais e económicos que não se podem ignorar em circunstâncias relacionadas com o isolacionismo.
Por outro lado, não deixa de ser curioso que pago mais no troço Lisboa-Elvas (200km) do que no troço Badajoz-Andorra (1020km). Este é um caso que conheço por experiência própria.
Na Alemanha, por exemplo, país num estádio de desenvolvimento económico-social muito avançado, as AE são gratuitas.
Este assunto tem muito a ver com a noção de bem público, por ser responsabilidade do Estado, constitucionalmente instituída, a promoção das infra-estruturas básicas que sirvam para desenvolver o país nas várias vertentes económico-sociais. E, objectivamente, uma AE portajada não entra na definição de bem público.
A questão do utilizador-pagador é justa, sim senhor. Mas deveria ser aplicada quando as alternativas existem e são de boa qualidade, o que na maioria esmagadora das vezes não se verifica em Portugal. Esta é, aliás, outra característica sob a qual tem de se analisada uma SCUT.
Por outro lado, há quem defenda que o nível de impostos que pagamos, que em termos relativos, é dos mais elevados da zona euro, deveriam servir para manter e desenvolver este tipo de vias rodoviárias. Eu acrescentaria que deveria haver uma rede de AE gratuitas que ligassem os principais centros de actividade do país ou que fomentassem a proximidade de certas zonas do interior. Esta política é um pouco seguida em Espanha, por exemplo. Mas também defendo que em vez de AE, em tantas zonas do país, podiam construir IP com um menor custo de construção. Não se compreende como é que no litoral português, de Lisboa ao Porto, cheguem a coexistir 3 AE. Independentemente de serem portajadas ou não, é um exagero e não aumenta nem promove o desenvolvimento dessas zonas só porque são AE. Se fossem IP iriam ter exactamente os mesmos resultados em termos de acessibilidades, mas sem os custos duma AE e respectivos encargos futuros da concessão.
Não concordo com os argumentos de quem está contra, porque na esmagadora maioria não levam em conta que a ausência duma infra-estrutura destas tem custos sociais e económicos que não se podem ignorar em circunstâncias relacionadas com o isolacionismo.
Por outro lado, não deixa de ser curioso que pago mais no troço Lisboa-Elvas (200km) do que no troço Badajoz-Andorra (1020km). Este é um caso que conheço por experiência própria.
Na Alemanha, por exemplo, país num estádio de desenvolvimento económico-social muito avançado, as AE são gratuitas.
Este assunto tem muito a ver com a noção de bem público, por ser responsabilidade do Estado, constitucionalmente instituída, a promoção das infra-estruturas básicas que sirvam para desenvolver o país nas várias vertentes económico-sociais. E, objectivamente, uma AE portajada não entra na definição de bem público.
A questão do utilizador-pagador é justa, sim senhor. Mas deveria ser aplicada quando as alternativas existem e são de boa qualidade, o que na maioria esmagadora das vezes não se verifica em Portugal. Esta é, aliás, outra característica sob a qual tem de se analisada uma SCUT.
Por outro lado, há quem defenda que o nível de impostos que pagamos, que em termos relativos, é dos mais elevados da zona euro, deveriam servir para manter e desenvolver este tipo de vias rodoviárias. Eu acrescentaria que deveria haver uma rede de AE gratuitas que ligassem os principais centros de actividade do país ou que fomentassem a proximidade de certas zonas do interior. Esta política é um pouco seguida em Espanha, por exemplo. Mas também defendo que em vez de AE, em tantas zonas do país, podiam construir IP com um menor custo de construção. Não se compreende como é que no litoral português, de Lisboa ao Porto, cheguem a coexistir 3 AE. Independentemente de serem portajadas ou não, é um exagero e não aumenta nem promove o desenvolvimento dessas zonas só porque são AE. Se fossem IP iriam ter exactamente os mesmos resultados em termos de acessibilidades, mas sem os custos duma AE e respectivos encargos futuros da concessão.
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Elias Escreveu:rmachado Escreveu:Só uma achega...
Sim deviamos usar mais o transporte público, mas infelizmente em muitos casos não é alternativa nem em tempo, nem em preço.
Mas esta discussão com o Elias é perdida...
rmachado a discussão não é nova e os meus argumentos também não.
mas acho que formulaste bem o problema: o tempo e o preço são os elementos que cada um tem de ter em consideração.
1 abraço,
Elias
Pronto, já estamos de acordo...

Tendo em conta estas duas variaveis podem não ser alternativa.

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Sim deviamos usar mais o transporte público, mas infelizmente em muitos casos não é alternativa nem em tempo, nem em preço.
Nada mais simples, se não ha transporte publico ou se muda de emprego ou se muda de casa.
Porque raio se vai estar sempre a contar com os outros para tudo e para nada???
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rmachado Escreveu:Só uma achega...
Sim deviamos usar mais o transporte público, mas infelizmente em muitos casos não é alternativa nem em tempo, nem em preço.
Mas esta discussão com o Elias é perdida...
rmachado a discussão não é nova e os meus argumentos também não.
mas acho que formulaste bem o problema: o tempo e o preço são os elementos que cada um tem de ter em consideração.
1 abraço,
Elias
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rmachado Escreveu:Podemos discutir o preço, mas se todas se pagam cá qual a razão para não se pagar na A21?
basicamente porque o axman tem casa na Ericeira e não quer pagar portagem nem quer ir pela estrada nacional.
basicamente porque o axman quer que os meus e os teus impostos sejam usados para financiar as suas idas para surfar na Ericeira.
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axman Escreveu:mais_um Escreveu:axman Escreveu:Sou contra o FDP que no topo do seu escritório no ministério das finanças estabeleceu o preço de 0,10€ por km num dos Países mais pobres e periféricos da Europa.
Consideras 0,10€ muito porquê? Sabes qual é o custo nos outros paises da Europa?
Vivi alguns anos no Reino Unido. Não se paga portagem. Vivi em Madrid, não me lembro de alguma vez pagar portagem. Viajei por boa parte dos Países europeus e só lembro de em França pagar e serem caras. França não é comparável a Portugal. A nível de riqueza Portugal é comparável com a Eslováquia ou com a República Checa e nesses Países não há portagens. Não me contem histórias.
Em Espanha pagas, tens várias a pagar na Catalunha (não sei o preço por KM), em Itália pagas e bem, em alguns paises pagas uma vinheta (Suiça por exemplo). Noutros paises pagam os camiões só (estes sim "gastam" a estrada).
Podemos discutir o preço, mas se todas se pagam cá qual a razão para não se pagar na A21?
Se o preço está incorrecto em relação ao resto do pais ai sim devem refilar e têm razão.
Agora ela ser grátis, vou tb criar uma petição para acabarem com as portagens na A1 (pelo menos até ao Carregado).
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ja vou Escreveu:Eu imagino que o ajuste de que se fala há tanto tempo não vai ser fácil, mas vai mesmo acontecer.
Os portugueses vão ter de se começar a habituar à ideia de viverem com aquilo que têm.
Basicamente é isto que diz o Medina Carreira no seu livro "O Dever da verdade" - que vamos ter de criar expectativas de bem-estar relativamente modestas.
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axman Escreveu:Vivi alguns anos no Reino Unido. Não se paga portagem.
De facto no Reino Unido não se paga portagem na maioria das auto-estradas (mas ver abaixo).
axman Escreveu:Vivi em Madrid, não me lembro de alguma vez pagar portagem.
Quantas vezes saíste da cidade?
As auto-estradas (autopistas) que saem radialmente de Madrid pagam portagem.
Tens aqui a lista das auto-estradas indicando-se as que pagam portagem:
Sugiro também este site: http://www.aseta.es/
axman Escreveu:Viajei por boa parte dos Países europeus e só lembro de em França pagar e serem caras. França não é comparável a Portugal. A nível de riqueza Portugal é comparável com a Eslováquia ou com a República Checa e nesses Países não há portagens. Não me contem histórias.
Esta é a chamada GRANDE TANGA.
- FontePortagens
Há portagens em muitos países como por ex. Áustria, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França,Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido e República Checa. Nalguns países (Áustria, República Checa, Hungria, Eslováquia e Eslovénia), a portagem é paga mediante a compra de um autocolante a afixar no pára-brisas.
Editado pela última vez por Elias em 9/9/2009 17:25, num total de 1 vez.
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Eu imagino que o ajuste de que se fala há tanto tempo não vai ser fácil, mas vai mesmo acontecer.
Os portugueses vão ter de se começar a habituar à ideia de viverem com aquilo que têm.
Solução:
Transportes públicos
Estradas nacionais
Boleias
Bicicleta
Carroça
Burro
penantes
etc
etc
Quem não tem dinheiro não tem vícios meus amigos.
Os portugueses vão ter de se começar a habituar à ideia de viverem com aquilo que têm.
Solução:
Transportes públicos
Estradas nacionais
Boleias
Bicicleta
Carroça
Burro
penantes
etc
etc
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Elias Escreveu:Ah. Isto é interessante. Vocês não estão preocupados que uma grande parte da população do país esteja a ser discriminada enquanto outros andam de SCUTS.
Vocês estão preocupados que vocês pertençam aos que têm de pagar.
Se a A21 passar a ser uma SCUT e vocês passarem para o lote dos beneficiados, a discriminação deixa de ser gritante e injusta, não é?
Acho que estamos conversados.
Tinhas duvidas?
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The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
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Outra pergunta, extraída do texto da petição:
Ah. Isto é interessante. Vocês não estão preocupados que uma grande parte da população do país esteja a ser discriminada enquanto outros andam de SCUTS.
Vocês estão preocupados que vocês pertençam aos que têm de pagar.
Se a A21 passar a ser uma SCUT e vocês passarem para o lote dos beneficiados, a discriminação deixa de ser gritante e injusta, não é?
Acho que estamos conversados.
Considerando que em algumas zonas de Portugal existem autoestradas sem qualquer tipo de portagem (SCUT) conferindo uma discriminação gritante e injusta sobre a população servida pela autoestrada A21;
Ah. Isto é interessante. Vocês não estão preocupados que uma grande parte da população do país esteja a ser discriminada enquanto outros andam de SCUTS.
Vocês estão preocupados que vocês pertençam aos que têm de pagar.
Se a A21 passar a ser uma SCUT e vocês passarem para o lote dos beneficiados, a discriminação deixa de ser gritante e injusta, não é?
Acho que estamos conversados.

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mais_um Escreveu:axman Escreveu:Sou contra o FDP que no topo do seu escritório no ministério das finanças estabeleceu o preço de 0,10€ por km num dos Países mais pobres e periféricos da Europa.
Consideras 0,10€ muito porquê? Sabes qual é o custo nos outros paises da Europa?
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axman Escreveu:Ok, agora vou escrever devagarinho.
Não quero que a A21 seja uma SCUT. Mas também não quero pagar 2,10€ por 17km de Autoestrada. Já 1000 pessoas assinaram a petição. Foi iniciada hoje.
Pois eu relativamente à petição tenho várias perguntas para as quais gostaria de ter a tua resposta:
Considerando que não existe uma rede de transportes públicos viável que sirva Ericeira-Venda do Pinheiro;
então e o horário que eu coloquei aqui ontem???
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Neste assunto como em outros do género (via do infante, CREL, Futura CRIL) defendo o príncipio do utilizador-pagador...as auto-estradas tem um custo, custo esse que é traduzido num valor de portagem (preço por KM).
Quem achar justo o preço versus o conforto e poupança de tempo usa, quem não achar, não usa e portanto não paga.
Agora ser gratuita e como tal serem os impostos de todos (os que usam e os que nunca vão usar) a pagar, é que não me parece justo.
Enfim, bem sei que com estas opiniões nunca hei-de ser político, mas de certa forma ainda bem....
Quem achar justo o preço versus o conforto e poupança de tempo usa, quem não achar, não usa e portanto não paga.
Agora ser gratuita e como tal serem os impostos de todos (os que usam e os que nunca vão usar) a pagar, é que não me parece justo.
Enfim, bem sei que com estas opiniões nunca hei-de ser político, mas de certa forma ainda bem....
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axman Escreveu:Sou contra o FDP que no topo do seu escritório no ministério das finanças estabeleceu o preço de 0,10€ por km num dos Países mais pobres e periféricos da Europa.
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Elias Escreveu:axman porque consideras um abuso?
ainda ontem escrevias que eras contra as SCUTS...
Deixei bem claro que sou contra as SCUT. Sou contra o mau uso dos impostos que pago. Sou contra as zonas "gratuitas" nas autoestradas. Sou contra o FDP que no topo do seu escritório no ministério das finanças estabeleceu o preço de 0,10€ por km num dos Países mais pobres e periféricos da Europa.
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axman Escreveu:Foi criada uma petição online para acabar com este abuso:
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=A21
Assinem!
Se fizerem uma petição para acabar com as SCUT, eu assino, ou então se fizerem uma petição para nacionalizar as empresas que exploram auto-estradas e abolirem as portagens todas também assino, agora uns pagam, outros não, não concordo, isto tem que ser igual para todos!



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Foi criada uma petição online para acabar com esta roubalheira:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N389
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N389
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