Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portagens na A21 aumentam de 60 cêntimos para 2,10 euros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por axman » 8/9/2009 11:25

moppie85 Escreveu:A "alternativa" à via do infante é a N125, bem conhecida como umas das estradas mais perigosas do país. O facto de atravessar diversas cidades (literalmente porque passa dentro da zona urbana de pelo menos Faro, Olhão e Tavira), sem contar com outras (várias) terriolas pelo caminho, tornam-na uma "não opção".

Esta observação é tendenciosa. A A116 também passa por dentro de alguns centros urbanos e é extramamente perigosa (não consultei o último ranking mas deve estar bem lá em cima). No meio da vila do "Sobreiro" é montada uma feira aos fins de semana practicamente no meio da via. É uma autentica prova de obstáculos. Depois há uma casa transformada em Museu cheio de moinhos em miniatura e outros exemplos de puro mau gosto. Incrivelmente é a 3ª grande atracção turística do concelho, a seguir ao Convento, e as ratazanas..

Registado: 1/8/2009 0:16

por Elias » 8/9/2009 11:24

Não é ironia nenhuma. Apenas me lembrei da velha máxima "não há dinheiro... mas vai-se arranjando para o tabaco". :P

Registado: 5/11/2002 12:21

por Bokas » 8/9/2009 11:24

moppie85 Escreveu: mas sim do facto de ir ficar sem dinheiro para o tabaco.

Ok, afinal ouvi bem o que o Sr. Utente disse no Telejornal. Por minutos pensei que não era isso que ele tinha dito mas confirma-se.

Este à com cada um :mrgreen:

Registado: 20/5/2008 12:54

por Branc0 » 8/9/2009 11:23

Elias Escreveu:
moppie85 Escreveu:Lembro-me de ver ontem o telejornal com a manifestação e deu-me vontade de rir quando um dos manifestantes não se queixou do tempo de viagem, condições do piso, etc, mas sim do facto de ir ficar sem dinheiro para o tabaco.

Esta é absolutamente brilhante!

Isso é ironia Elias?

Acho que és muito despreocupado com a qualidade de vida dos teus concidadãos :P
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Elias » 8/9/2009 11:19

moppie85 Escreveu:Lembro-me de ver ontem o telejornal com a manifestação e deu-me vontade de rir quando um dos manifestantes não se queixou do tempo de viagem, condições do piso, etc, mas sim do facto de ir ficar sem dinheiro para o tabaco.

Esta é absolutamente brilhante!

Já estava previsto

por bmiranda » 8/9/2009 11:18

Este aumento já estava previsto, lembro-me muito bem de ler num jornal regional que os 60 cêntimos eram temporários quando a A21 abriu. Quem comprou casa à conta disso devia-se ter informado melhor..

Registado: 29/11/2007 2:17

por moppie85 » 8/9/2009 11:16

Elias Escreveu:
axman Escreveu:Estas opções chamam-se "qualidade de vida".

Demonstras grande insensibilidade. Lembro-te que muita boa gente comprou casa na Ericeira devido à autoestrada de 0,60€. Nunca lhe passou pela cabeça que passaria a 2,10€ de um dia para o outro. Agora estica-se o orçamento para chegar ao fim do mês.

axman, se os donos dessas casas acham que a casa na Ericeira se justificava com a portagem a 0,60 mas já não se justifica com a portagem a 2,10 então a opção racionalmente mais correcta passará por vender as casas, pois estou certo que haverá quem queira comprar, mesmo com a portagem a 2,10.

Elias, penso que o axman estava a brincar. :mrgreen:

Quem comprou uma casa na Ericeira, de certeza que não o fez a pensar no preço da auto-estrada.

Aliás, estive a pesquisar na internet, e a A21 foi inaugurada a 02/02/2008, ou seja, há 1 ano e meio - duvido que tenha existido um "boom" de compra de casa desde há 1,5 anos para cá.

Quanto à comparação desta via com a via do Infante é, em minha opinião, infeliz.
A "alternativa" à via do infante é a N125, bem conhecida como umas das estradas mais perigosas do país. O facto de atravessar diversas cidades (literalmente porque passa dentro da zona urbana de pelo menos Faro, Olhão e Tavira), sem contar com outras (várias) terriolas pelo caminho, tornam-na uma "não opção".

Pessoalmente, sou contra todas as SCUTS, mas de facto, para se poder cobrar portagens tem de haver alternativas viáveis (como tu próprio indicas existir no caso da Ericeira)e não "pseudo-alternativas".

Quanto a este aumento de portagem, penso natural, considerando o preço a que estava a ser cobrado o Km (menos de 0,03 euro /km se n me enganei nas contas).

Lembro-me de ver ontem o telejornal com a manifestação e deu-me vontade de rir quando um dos manifestantes não se queixou do tempo de viagem, condições do piso, etc, mas sim do facto de ir ficar sem dinheiro para o tabaco. Outro "tuga" referia que se pagasse as portagens ou morria à fome... Exageros claros da situação, pois como já evidenciaste, existem alternativas e bons transportes públicos (coisa que não existe no Algarve).

Registado: 15/4/2008 14:12

por Branc0 » 8/9/2009 11:16

axman Escreveu:Qual vender? Refiro-me aos que alugam um ínfimo T2 na Fonte Boa dos Nabos para albergar as suas jovens famílias. É já com dificuldade que o João suporta os gastos de combustível do seu fiat uno de 98. É que ambos trabalham em Lisboa! Ele é mecânico, ela cabeleireira. Agora com o aumento da portagem é o fim!

Alugadas ainda mais fácil de sairem e irem morar para um local sem portagens. Alugando uma casa na linha de sintra devem conseguir um preço igual e podem usar o comboio já que não conseguem usar a tabela de horários que o Elias deixou.

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por Elias » 8/9/2009 11:14

axman Escreveu:Qual vender? Refiro-me aos que alugam um ínfimo T2 para albergar as suas jovens famílias. É já com dificuldade que o João suporta os gastos de combustível do seu fiat uno de 98. É que ambos trabalham em Lisboa! Ele é mecânico, ela cabeleireira. Agora com o aumento da portagem é o fim!

Mas que grande trapalhada!

Primeiro vens defender os que compraram casa na Ericeira por causa das portagens baratas e agora dizes que afinal não se trata de casas compradas e sim alugadas.

Em que ficamos, afinal?

mais_um Escreveu:No link que tu indicaste num comentário, tem escrito que os aumentos estavam previstos desde 2004 pois foram aprovados em Assembleia Municipal:
o pressuposto da tabela foi aprovada em Assembleia Municipal no dia 28 de Dezembro de 2004 e era já a que se está a praticar agora.

Se assim é parece-me que é um problema de comunicação tal como eu referi no principio. :mrgreen: :mrgreen:

:clap: :clap: :clap:

por rmachado » 8/9/2009 11:12

De qq maneira existem dois problemas na A21, fazes metade do caminho pagas a totalidade (o que é errado) e o custo por km é mais caro do que no resto do pais em AE (estou a excluir as pontes sobre o tejo pagas que são 3), segundo ouvi o km é pago a 0,1 e ali é 0,16 ou algo assim.

Registado: 24/8/2004 10:42

por axman » 8/9/2009 11:10

Elias Escreveu:

Demonstras grande insensibilidade. Lembro-te que muita boa gente comprou casa na Ericeira devido à autoestrada de 0,60€. Nunca lhe passou pela cabeça que passaria a 2,10€ de um dia para o outro. Agora estica-se o orçamento para chegar ao fim do mês.

axman, se os donos dessas casas acham que a casa na Ericeira se justificava com a portagem a 0,60 mas já não se justifica com a portagem a 2,10 então a opção racionalmente mais correcta passará por vender as casas, pois estou certo que haverá quem queira comprar, mesmo com a portagem a 2,10.

Qual vender? Refiro-me aos que alugam um ínfimo T2 na Fonte Boa dos Nabos para albergar as suas jovens famílias. É já com dificuldade que o João suporta os gastos de combustível do seu fiat uno de 98. É que ambos trabalham em Lisboa! Ele é mecânico, ela cabeleireira. Agora com o aumento da portagem é o fim!

por mais_um » 8/9/2009 11:08

axman Escreveu:
Elias Escreveu:Já agora mais uma achega: não me parece que a Ericeira esteja mal servida de transportes. De manhã há autocarros para Lisboa de 20 em 20 minutos. Quem vem de carro para Lisboa é porque faz essa opção.

Estas opções chamam-se "qualidade de vida".

Boas!

Eu também fiz uma casa nas Caldas da Rainha e mudei-me para lá com o pressuposto de não pagar CREL e ter os combustíveis bem mais baratos, como isso acabou, há 3 anos que venho de Expresso.

No link que tu indicaste num comentário, tem escrito que os aumentos estavam previstos desde 2004 pois foram aprovados em Assembleia Municipal:
o pressuposto da tabela foi aprovada em Assembleia Municipal no dia 28 de Dezembro de 2004 e era já a que se está a praticar agora.

Se assim é parece-me que é um problema de comunicação tal como eu referi no principio. :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

tgv e portagens

por wuzzu » 8/9/2009 11:05

O que penso que as pessoas ainda nao perceberam é que se o PS subir ao governo, o aumento generalizado de portagens, com scuts a altos precos será a forma de financiar o tgv.
Isto porque na realidade nao ha segredos quanto a esticar dinheiro.

wuzzu.

Registado: 31/8/2005 10:51

por Elias » 8/9/2009 11:00

Muito sofre a nossa Classe Media !

por bboniek33 » 8/9/2009 10:59

Entalada entre o ter e o ser, esmifrada entre o poder e o dever. Coitada desta classe, jaa de si tao explorada, agora sobre ela abate-se a catastrofe dos dias mais negros da crise.

Jaa nao se pode andar de fato completo ou mesmo de camisa lavada.

Custa ver isto...
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por moppie85 » 8/9/2009 10:59

axman Escreveu:
Elias Escreveu:Já agora mais uma achega: não me parece que a Ericeira esteja mal servida de transportes. De manhã há autocarros para Lisboa de 20 em 20 minutos. Quem vem de carro para Lisboa é porque faz essa opção.

looooooooooooooooooooooooooool :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Esta teve espírito! :lol:

Registado: 15/4/2008 14:12

por Branc0 » 8/9/2009 10:55

:D

por axman » 8/9/2009 10:53

por Elias » 8/9/2009 10:47

Já agora mais uma achega: não me parece que a Ericeira esteja mal servida de transportes. De manhã há autocarros para Lisboa de 20 em 20 minutos. Quem vem de carro para Lisboa é porque faz essa opção.
Anexos
autocarrosericeira.PNG
autocarrosericeira.PNG (90.77 KiB) Visualizado 4487 vezes

por Elias » 8/9/2009 10:41

axman, uma coisa é o que as pessoas dizem que vão fazer outra é aquilo que realmente vão fazer.

As pessoas também se fartaram de protestar contra a subida dos preços dos combustíveis e no entanto continuam a consumir.

Protestos como este que indicam passam sempre muito mais a ideia do "não quero pagar" do que a de "não posso pagar".

por axman » 8/9/2009 10:38

Não me parece que esteja sozinho..

http://www.ericeira.com/viewnews.aspx?newsid=2223

Pelo andar da carruagem, ainda vão descobrir um troço gratuito antes da votação autárquica.. à boa maneira portuguesa.

por Elias » 8/9/2009 10:30

axman Escreveu:Exemplo pessoal:
Desde de que inauguraram a AE, costumava ir surfar à Ericeira. Almoçava e jantava por lá. Agora vou voltar ao Guincho.

Está bem isso é o teu exemplo pessoal.

Mas isso não te dá o direito de presumires saber o que é que os outros vão fazer.

por axman » 8/9/2009 10:29

Elias Escreveu:axman, fugiste à questão que te coloquei:

Com que base afirmas que a economia local (da Ericeira) vai ser prejudicada?
Quais são as alternativas mais em conta que conheces?

Exemplo pessoal:
Desde de que inauguraram a AE, costumava ir surfar à Ericeira. Almoçava e jantava por lá. Agora vou voltar ao Guincho.

por Elias » 8/9/2009 10:26

axman, fugiste à questão que te coloquei:

Com que base afirmas que a economia local (da Ericeira) vai ser prejudicada?
Quais são as alternativas mais em conta que conheces?

por axman » 8/9/2009 10:24

Elias Escreveu:
axman Escreveu:1) Até 1/Set a portagem custava 0,60€. Deste dia em diante passou a custar 2,10€. Não foi feito qualquer aviso. Durante meses os residentes habituaram-se a este melhor e mais seguro acesso. Passados uns meses aumenta-se 3X o valor. Isso não se faz.

Daqui a pouco estás a falar em direitos adquiridos :roll:

Vejo que estás disposto a defender a portagem contra todos os argumentos que eu aqui apresentei. Em consequência deste aumento, a A21 passará a ser utilizada apenas por quem a pode pagar. Os miseráveis e perigosos acessos voltarão a encher-se de carros e de entupimentos. Tudo para a camâra de mafra possa cobrar o seu sagrado dizimo e ter a sua estradinha de oiro às moscas. Isto sim é serviço público!

Somos um povo nada reenvidicativo, depois temos o que merecemos..
Editado pela última vez por axman em 8/9/2009 10:27, num total de 2 vezes.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], itisi1000, macau5m, Sr.Marques e 137 visitantes