Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho (2)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mapaman » 7/9/2009 22:13

zecatreca Escreveu:Caro Marco
Voltamos ao mesmo: desemprego, empresas a falir, lay-offs...bla bla bla cada vez mais. Esta economia é sustentada pelos incentivos governamentais, defice atras de defice. Currupção apos currupçao. Sinceramente acho que nao tem credibilidade. Para mim nao faz sentido. :oops: Posso estar errado pois o meu conhecimento não é tao vasto como o do Marco em termos de economia. Mas aos meus olhos os indices ate podem melhorar, so que a realidade esta á vista.
Das duas uma: ou 100-200 individuos é que controlam a economia e que se lixem os trilioes dos pequenos ou entao estas subidas nao passam de uma farça.
Cumprimentos

Boas,

Das duas uma,ou está do lado certo ou não está.

se estiver,é natural que tenha mais valias,se não estiver,paciência,alguem vai ganhar à sua custa e de todos aqueles que não estão.

Fechar os olhos às evidências,é um erro muito grande e que pode custar muito caro.

Acredito que quanto menos preparação técnica/fundamental se têm mais "largo" deve ser o prazo de investimento/especulação,é por isso que faço um esforço para seguir o menos possivel o evoluir dos mercados nos dias que correm.

Os suportes/resistências estão identificados,o mercado no seu conjunto fará o resto.

Voltamos a falar,espero eu,nos 1070/1100.

até lá!
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Zecatreca_1001 » 7/9/2009 22:07

Chinoca
Esse segredo ao qual te referes, peço desculpa mas discordo contigo. A resposta do Marco é mais esclarecedora do que a que eu te poderia apresentar. No entanto, podes pegar em vários exemplos e ver que elas de vez em quando ate andam de "braço dado"! Embora algumas pessoas digam que os indicadores económicos "nem ao menino Jesus interessam", eles teem influencia. Como explicas a recente subida de 10-13 de Junho deste ano? Foi porque os mercados quiseram, queres ver??? :) nao! saíram dados para que eles subissem.

Marco
Relativamente ás tuas duas primeiras perguntas: ate podes ter razão. De que "me formatei" ás situações a que me são apresentadas diariamente.
Contudo, no meu dia a dia vejo "pIquenas" ( :mrgreen: ) e medias empresas a dar o estoiro. Umas ora porque não teem trabalho, outras porque simplesmente não pagam a quem devem e não recebem de quem fizeram o trabalho, muitas delas é o próprio estado a contribuir para isso(porque não pagam a tempo e horas).
A construção na minha perspectiva é o motor real para que isto tudo funcione. Ora se este motor abrandou, quase que parou, o "escape" deita menos fumo, as rodas teem menos andamento, o volante não vira tantas vezes,(etc) e o chassi vai apodrecendo. (…)
Com isto quero eu dizer: A construção emprega os trabalhadores propriamente ditos, esses trabalhadores por sua vez necessitam de calçados, camisolas, calças( Fabricas de vestuário) que diariamente se desgastam, precisam de camiões/automóveis para transportar mercadorias ( Fabricas de produção de veículos, oficinas de reparações, bla bla bla), precisam de electrónica, contabilistas, etc etc e ate chegamos ao pasteleiro e ao homem das bombas de gasolina :mrgreen:
Vês pessoas a irem para o desemprego com 50 e picos anos. Aos 53 (penso que são 3 anos de fundo de desemprego não tenho a certeza, mas por acaso gostava de saber) ainda nao estao na idade da reforma por isso teem que voltar a candidatar a empregos. A maioria destas pessoas, trabalharam em fabricas e estao FORMATADAS para fazer uma determinada tarefa e nao sabem fazer mais nada, ou seja, nao sao polivalentes. Quem lhes da trabalho? com 53 anos?
Andam anos e anos a tentar pagar um apartamento que na realidade nunca é deles enquanto nao abaterem a divida ao banco. (Podia aprofundar este tema...)
Os jovens porque nao teem trabalho FIXO nao querem ter filhos porque nao estao estáveis, logo preferem adiar...ate quando???se nao há filhos como poderão fazer descontos para certificar as nossas reformas?
Podes ate ter razão (ou nao!!) de que estamos a lateralizar durante um determinado período de cerca de 2-3 anos mas dizer que estamos ou iniciamos um bull market... Nao me convence.
Pra ja o que eu tenho feito é day trade com stop's e limites. Um dia posso acordar com o "touro á solta" mas na minha cabeça o "bear" está lá. :oops:
Neste momento, nao consigo ver um mercado próspero e com condições para melhorar nos próximos tempos, como foi a crise de 2000-2003. 3 ANOS BEAR. Querem-me dizer que em apenas 1 ano e nao sei quantos meses de bear market(quase metade) foi suficiente para recomeçar um buull market fortíssimo com esta inclinação (ver o estudo do best nos gráficos por ele apresentados a inclinação do bull de 2003 e este suposto bull ou melhor mini bull para ja)? hmmm desconfio!
Com isto tudo expus as minhas pequenas ideias e algumas confusões que eu e provavelmente muitos teem, que poderão aqui ser desfeitas.
Com estte “relatório”, NAO pretendo influenciar nem muito menos ofender ninguém pois ás vezes as pessoas teem tendência em deturpar afirmações que aqui são feitas.
Desde já cumprimentos e obrigado pelos esclarecimentos futuramente aqui colocados.

Registado: 29/11/2007 10:54

por MarcoAntonio » 7/9/2009 20:43

zecatreca Escreveu:Caro Marco
Voltamos ao mesmo: desemprego, empresas a falir, lay-offs...bla bla bla cada vez mais. Esta economia é sustentada pelos incentivos governamentais, defice atras de defice. Currupção apos currupçao. Sinceramente acho que nao tem credibilidade. Para mim nao faz sentido. :oops: Posso estar errado pois o meu conhecimento não é tao vasto como o do Marco em termos de economia.

Zecatreca, eu sinto-me pouco à vontade para fazer grandes previsões económicas ou grandes considerações de carácter económico, pelo que qualquer comentário meu sobre essa matéria deve ser visto como relativamente superficial e vindo de um leigo em Economia.

Pelo contrário, fico algo perplexo com a facilidade com que se tiram "cursos relâmpago" de Economia (aparentemente via internet por consulta de "meia duzia de sites" e de opiniões ou correntes de opinião).

zecatreca Escreveu:Mas aos meus olhos os indices ate podem melhorar, so que a realidade esta á vista.
Das duas uma: ou 100-200 individuos é que controlam a economia e que se lixem os trilioes dos pequenos ou entao estas subidas nao passam de uma farça.
Cumprimentos

Perdoa-me o atrevimento (e acredita que a minha interpelação é feita com a melhor das intenções): não estarás tu a defender algo demasiado convictamente sem teres realmente uma base para tal. Não estarás a reflectir uma corrente de opinião que te foi exposta, uma espécie de causa à qual aderiste?

Qual é exactamente o parecer dos Economistas em geral? Ou só a versão de uns quantos, depois massificada por milhões de pseudo-economistas é que conta?

Não haverá outras hipóteses perfeitamente racionais para lá das duas que consideraste?

As perguntas são algo atrevidas, eu sei.

Chinoca65 Escreveu:Olha...outra coisa para não dizeres a ninguém: a economia não está directamente relacionado com o andamento do mercado accionista. O que se passa numa, não tem nada a ver com o que se passa com a outra. São temas distintos.

Chinoca, concordo em boa medida mas penso que há algum exagero ao dizer que "o que se passa numa, não tem nada a ver com o que se passa com a outra".

A menos que a intenção fosse mais a de uma forma de expressão para não ser lida no sentido literal...

Alguma relação haverá e verifica-se de resto que há comparando por exemplo indicadores económicos com os mercados (por exemplo: recessões tendem a ser antecipadas em alguns meses por Bear Markets e por norma quando estamos em recessão, os mercados mais ou menos pela mesma altura registaram quedas significativas).

Agora, mercados e economia não andam de braço dado o tempo todo nem se repliquem exacta e mutuamente. Antes seguem-se com alguma distância. Enquanto que a Economia é a coisa real, os mercados tendem a ser a antecipação (expectativa) do que a coisa real poderá vir a ser...

Ainda menos terá de andar de braço dado com aquela que nós pensamos ser a situação económica (pois a maior parte de nós está muito pouco avalizado para falar convictamente de Economia).

Acho contudo pertinente ressalvar que, especialmente numa perspectiva de curto-médio/prazo, pode ser bem perigoso basearmo-nos em princípios estritamente económicos para investir no mercado. Porque no curto/médio-prazo podem divergir consideravelmente. E mesmo no longo-prazo os mercados podem ser irracionais q.b.... tao irracionais que a irracionalidade passa a ser a sua própria racionalidade. Isto é, pouco importa se está a ir no sentido errado, este passa a ser o certo por força de existir (imaginemos um Bull Market de 3 anos que "supostamente não deveria existir por força de razões económicas". O que é que interessa se devia existir ou não? O facto é que existe e quem apostar contra perde, quem apostar a favor ganha. O que não impedirá depois de se acertar ou errar quando o mercado faz (se fizer) a coisa "supostamente certa". E digo se fizer pois entretanto o cenário económico pode ter mudado e a coisa "supostamente certa" afinal já ser mais dois anos de Bull Market.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 7/9/2009 22:21, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por assunoadr » 7/9/2009 20:34

Chinoca65 Escreveu:Olha...outra coisa para não dizeres a ninguém: a economia não está directamente relacionado com o andamento do mercado accionista. O que se passa numa, não tem nada a ver com o que se passa com a outra. São temas distintos.

De certeza que há relação, o problema agora é destinguir se os sinais são consistentes e se confirmam ou não. Não seria a primeira vez nem a última. Os indicadores macro também não sobem ou descem a direito.

AA
Editado pela última vez por assunoadr em 8/9/2009 7:15, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 2:08

por Chinoca65 » 7/9/2009 20:27

Olha...outra coisa para não dizeres a ninguém: a economia não está directamente relacionado com o andamento do mercado accionista. O que se passa numa, não tem nada a ver com o que se passa com a outra. São temas distintos.

Registado: 15/7/2009 21:52

por Zecatreca_1001 » 7/9/2009 20:18

Caro Marco
Voltamos ao mesmo: desemprego, empresas a falir, lay-offs...bla bla bla cada vez mais. Esta economia é sustentada pelos incentivos governamentais, defice atras de defice. Currupção apos currupçao. Sinceramente acho que nao tem credibilidade. Para mim nao faz sentido. :oops: Posso estar errado pois o meu conhecimento não é tao vasto como o do Marco em termos de economia. Mas aos meus olhos os indices ate podem melhorar, so que a realidade esta á vista.
Cumprimentos

por MarcoAntonio » 7/9/2009 19:01

zecatreca Escreveu:Marco
Nao sei. Como ja disse se eu soubesse tava num iate. Queria la saber da bolsa! :mrgreen:

Mas tu disseste o seguinte:

"Se fosse hoje ou à um mes atras era visto com melhores olhos"

Confesso que não consigo entender bem porquê.

Se te baseias em argumentos económicos, nestes meses ainda que seja ainda sinais modestos não surgiu nenhum agravamento económico mas antes uma ligeira melhoria dos indicadores.

Em termos técnicos, em vez de a 200 pontos dos mínimos estamos agora a 500.

Portanto, em termos globais, é agora menos provável irmos para novos mínimos (possível continua a ser possível).

Tirando o facto de um tópico iniciado agora não ter o peso de 5 meses de "falhanço" e de "revisionismo", não vejo porque seria visto com melhores olhos. Mas isso é o mesmo que dizer que se passarmos uma esponja nos falhanços, só sobram acertanços...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por salvadorveiga » 7/9/2009 18:53

zecatreca Escreveu:
steev Escreveu:
razalas Escreveu:Não me custa nada assumir que há muito que se espera isso e que muitos de nós temos caído no engano.

Fico contente pelo seu comentário, deve ser dos poucos que admite isso publicamente.

O tópico já perdeu a validade há muito tempo, porque:

1) em primeiro lugar, um Call, bull ou bear, deve ter um target fixo (que não existiu no primeiro post e foi sendo retardato a jeito dos seus defensores)

2) A expressão em português, 'Novos minimos a caminho', entende-se como um futuro próximo, o que na bolsa se traduz por curto prazo

Tal não aconteceu no curto prazo.

Amanhã? Tudo pode acontecer e quem abrir um tópico semelhante hoje pode ver valores inferiores aos de hoje dentro de 1 mês, e isso sim, é uma previsão acertada (por simples acaso ou por bom fundamento).

Eu estou bull, como sempre estive, mas prefiro não abrir um tópico especulativo, e, quando abrir, dou um timeframe e no último dia assumo a razão ou a falta dela.

Boa sorte para todos, curtos ou longos, traders ou investidores de longo prazo :)

Meu caro
O mal foi terem começado a gritar por novos minimos tao cedo.
Se fosse hoje ou à um mes atras era visto com melhores olhos. Mas isso ja foi debatido!
Pena realmente que estejam todos caladinhos. Nao ha analises, poucos comentarios. Nem dá gosto vir aqui :cry: Ou nao ha nada pa falar ou tambem estao de feriado e foram todos a banhos.
A subida de hoje foi muito forçada a meu ver.
Continuo bear ate ao final da semana. Mas se amanha vir que tal, dispo a farda e vou na onda. Irra que ela é grande!!! :mrgreen:

nao ha comentarios mt provavelmente pq hoje os EUA estao fechados... logo n ha motivos pa vir aqui escrever... my opinion.

Steev, quanto aos novos minimos mt curto prazo discordo... sempre disse e sempre defendi que o Midas fez o topico muito cedo, e que as subidas durariam uns 6-9 meses, provavelmente mantendo-se até Setembro...

Agora sim estou Bear assumido em todos os time frames, se bem que no muito curto prazo ainda admito um novo maximo la para os 1070, por isso estou Bear cauteloso e preparado, mas de resto estou Bear assumido em todos os time frames, curto prazo, medio prazo, e longo prazo
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por Zecatreca_1001 » 7/9/2009 18:37

Chinoca65

Ta descansado. Eu nao digo 8-)
Cumprimentos.

por Chinoca65 » 7/9/2009 18:34

zecatreca Escreveu:O mal foi terem começado a gritar por novos minimos tao cedo.
Se fosse hoje ou à um mes atras era visto com melhores olhos.

Não digas nada a ninguém, mas se em Abril houve gente a proclamar novos mínimos, então hoje, em que cada vez estamos mais longe desses mínimos, é cada vez mais improvável isto vir a acontecer...

:roll:

Registado: 15/7/2009 21:52

gap's

por inapa3010 » 7/9/2009 18:32

Alguém pode dar alguma opinião sobre os Gap's de hoje? Alguma interpretação, ou situação normal?
Quem segue pela cabeça dos outros é piolho.

Registado: 15/8/2009 18:49

por Zecatreca_1001 » 7/9/2009 18:18

MarcoAntonio Escreveu:
zecatreca Escreveu:Meu caro
Se fosse hoje ou à um mes atras era visto com melhores olhos. Mas isso ja foi debatido!

Zecatreca, achas que é hoje mais provável irmos para novos mínimos do que era há quase 5 meses atrás quando o tópico começou?

Os mínimos de que se falava no início do tópico era mínimos abaixo dos de Março, portanto abaixo dos 667 pontos.

Achas que é hoje mais provável irmos para valores desses do que era há 5 meses atrás?

Marco
Nao sei. Como ja disse se eu soubesse tava num iate. Queria la saber da bolsa! :mrgreen:
No entanto desde Março (salvo erro) alguem aqui apresentou um belo grafico que, sendo uma analise como tantas outras, tem-se mantido quaaaase certeira Mais 40, menos 40 numa subida de 380 pontos... nao é uma ma analise (refiro-me ao salvador). Pelo que li á uns tempos tambem ele disse que colocaram este topico cedo demais.
Mas como o que me interessa é esta semana... ja agora o que achas que vai acontecer? romper os 1038?
cumprimentos

por MarcoAntonio » 7/9/2009 18:08

zecatreca Escreveu:Meu caro

Zecatreca, achas que é hoje mais provável irmos para novos mínimos do que era há quase 5 meses atrás quando o tópico começou?

Os mínimos de que se falava no início do tópico era mínimos abaixo dos de Março, portanto abaixo dos 667 pontos.

Achas que é hoje mais provável irmos para valores desses do que era há 5 meses atrás?
Imagem

Administrador Fórum

por Zecatreca_1001 » 7/9/2009 18:01

steev Escreveu:
razalas Escreveu:Não me custa nada assumir que há muito que se espera isso e que muitos de nós temos caído no engano.

Fico contente pelo seu comentário, deve ser dos poucos que admite isso publicamente.

1) em primeiro lugar, um Call, bull ou bear, deve ter um target fixo (que não existiu no primeiro post e foi sendo retardato a jeito dos seus defensores)

2) A expressão em português, 'Novos minimos a caminho', entende-se como um futuro próximo, o que na bolsa se traduz por curto prazo

Amanhã? Tudo pode acontecer e quem abrir um tópico semelhante hoje pode ver valores inferiores aos de hoje dentro de 1 mês, e isso sim, é uma previsão acertada (por simples acaso ou por bom fundamento).

Eu estou bull, como sempre estive, mas prefiro não abrir um tópico especulativo, e, quando abrir, dou um timeframe e no último dia assumo a razão ou a falta dela.

Boa sorte para todos, curtos ou longos, traders ou investidores de longo prazo :)

Meu caro
Pena realmente que estejam todos caladinhos. Nao ha analises, poucos comentarios. Nem dá gosto vir aqui :cry: Ou nao ha nada pa falar ou tambem estao de feriado e foram todos a banhos.
A subida de hoje foi muito forçada a meu ver.
Continuo bear ate ao final da semana. Mas se amanha vir que tal, dispo a farda e vou na onda. Irra que ela é grande!!! :mrgreen:
Anexos
grafico 124.jpg
grafico 124.jpg (66.51 KiB) Visualizado 6430 vezes

na expectativa

por inapa3010 » 7/9/2009 17:24

Eu nem queria que fosse a um novo mínimo, bastava uma correcção. Se continuar assim, mais ums 12 meses e estamos novamente tudo recuperado...E A crise, onde está? Não parece que isso faça sentido. Desemprego, prejuízos, lay-off's, previsões ainda com estilo de: estamos a conseguir tirar o nariz da linha da agua, China, entre outras. Eu quero acreditar numa correcção. Mas uma bela correção. Estava a espera que nesta semana formasse uma Head & Shoulders, mas nem isso (pelo menos na Europa).
E o GAP de hoje nos indexes. Será que diz alguma coisa? Algum especialista em GAP's. Hoje tivemos um gap de subida (EM TODOS OS INDEXES DA EUROPA). Espero que seja um GAP de exaustão...

por steev » 7/9/2009 16:58

Registado: 18/6/2009 23:57

por razalas » 7/9/2009 16:46

Não morre não, o pessoal está é à espera da bomba.

É verdade (eu como "urso" assumo isso) que o pessoal sempre que há uma correcção começa a aparecer.

Não estou a falar do Creepy que tem dado sempre a cara, mas é verdade que a maior parte dos Ursos só aparece quando vê perspectivas de descalabro.

Por mim, tudo o que sobe desce.

Não há nada que sempre suba.lol.

Estou à beira de espetar um curto à Bastinhas.lol.

Mas pela certa. Estou a acompanhar com muita atenção, mas com os States fechados não me quero precipitar.

Continuo a achar que existe uma bolha que tem de estourar.

Vamos ver.

Não me custa nada assumir que há muito que se espera isso e que muitos de nós temos caído no engano.

Creio que o Bestblandina (já não me lembro se é assim que se escreve) é dos poucos que tem dado a cara como "touro" assumido.

Best, parabens a si, se está a obter lucros com tudo isto fico feliz. Você merece.

Bn a todos.

Registado: 2/3/2009 9:59

por PJBM2 » 7/9/2009 16:46

artista Escreveu:Este tópico hoje está estranhamente pouco participado, será que é desta que "morre"?! :)

abraços

artista

Pode ser que sim.
Pelo gráfico do Nasdaq100 semanal, esta semana é decisiva para saber para onde iremos. Se quebrar a LTD de longo prazo, novos mínimos só mesmo no próximo bear market.
Anexos
Nasdaq100 semanal.jpg
Nasdaq100 semanal.jpg (60.72 KiB) Visualizado 6681 vezes
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

quando será...

por inapa3010 » 7/9/2009 16:45

Só sei que entrei a curto hoje. Algumas pessoas foram as compras. Espero que amanhã tenha alguma correcção na JM, já para nem falar da correcção dos indexes, que é o que estamos aqui a tentar descobrir quando será...

por artista_ » 7/9/2009 16:37

Este tópico hoje está estranhamente pouco participado, será que é desta que "morre"?! :)

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

correcções?

por inapa3010 » 7/9/2009 15:52

Alguém sugere alguma correcção para amanhã?

por artista_ » 7/9/2009 12:02

salvadorveiga Escreveu:
artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Já viste o PER futuro do título?

Não, que per é esse e onde é que o viste?

abraço

artista

e' um PER previsional tendo por bases os lucros expectaveis a 1 ano... portanto se os analistas esperam digamos 10 milhoes de lucros para 2010, simplesmente divides o market cap por esses "lucros" previstos e tens o per futuro

Salvador, é óbvio que eu sei o que é um per futuro! :)

Quero é perceber qual é o que o Euro viu e como é que ele foi calculado?!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Zecatreca_1001 » 7/9/2009 10:59

Mapaman
Tambem gosto das tuas analises simples.
Nao podes partilhar connosco as tuas analises para estes proximos dias?
Desde ja obrigado.
Cumprimentos

por Zecatreca_1001 » 7/9/2009 9:54

Bom dia.omo no mercado nao ha certezas, depois de estar lonngo, as minhas linhas dizem que é para entrar curto. Posta de pescada:curto ate aos 978 resistencia?! :oops: Sera?
Cumprimentos
Anexos
grafico 123.jpg
grafico 123.jpg (82.33 KiB) Visualizado 7369 vezes

por salvadorveiga » 7/9/2009 3:13

artista Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Já viste o PER futuro do título?

Não, que per é esse e onde é que o viste?

abraço

artista

e' um PER previsional tendo por bases os lucros expectaveis a 1 ano... portanto se os analistas esperam digamos 10 milhoes de lucros para 2010, simplesmente divides o market cap por esses "lucros" previstos e tens o per futuro
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Luzemburg, peterteam2, PMP69 e 171 visitantes