Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-topic ordenados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bestbland » 4/9/2009 17:11

carf2007 Escreveu:O estudo abaixo é de 2003, mas a situação não deve ter mudado muito

"Comparamos 36 mil preços em 13 países: em Portugal, quase tudo é mais caro!

Portugal é um dos países mais caros da Europa para fazer compras, a seguir à Bélgica e Holanda. Esta é a principal conclusão de um estudo da DECO/PRO TESTE. É a primeira grande comparação de preços na Europa feita por aquela revista depois da introdução efectiva do euro.

O estudo decorreu durante os meses de Outubro e Novembro de 2003 e é publicado na edição de Março. Foram visitados 13 países: Portugal, Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, São Marino e Suíça. Em cada um, a PRO TESTE visitou a capital, algumas das maiores cidades e as localidades junto à fronteira. No total, foram percorridas 55 cidades e recolhidos 36 mil preços, relativos a cerca de 350 produtos (auto-rádios, câmaras de vídeo, máquinas fotográficas, leitores de DVD e perfumes, entre outros). Por exemplo, um índice 119 significa que determinado produto é 19% mais caro do que o mais baixo encontrado (com índice 100).

Alemanha, Espanha, Andorra e São Marino imbatíveis. Tendo em conta as várias cidades visitadas, a revista PRO TESTE atribuiu o índice 100 aos países da União Europeia com a melhor média de preços por produto. Alemanha e Espanha apresentam os preços mais vantajosos. Portugal sofreu um rombo e caiu para a antepenúltima posição. A diferença entre os países é mesmo cada vez maior. No estudo realizado em 1998, a diferença entre o índice mais baixo e elevado ficava-se nos 6%. Em 2001, passou a ser de 7%. Desta vez, pulou para os 9%.

Depois de Andorra, com índices muito inferiores a 100, a cidade mais interessante para fazer compras é Aix-la-Chapelle (na Alemanha). De seguida, figuram São Marino, Berlim, Londres e Barcelona. A maioria das cidades portuguesas visitadas começam a distribuir-se pelo lado mais careiro do pelotão. Isoladas no final, estão nove cidades belgas. Os bons resultados obtidos por Andorra devem-se ao facto de os produtos não serem agravados por nenhum imposto. Contudo, a PRO TESTE alerta para os eventuais direitos aduaneiros, que poderão ser cobrados na fronteira com Espanha, podendo perder parte da poupança obtida nas compras.

Nesta frente, Aix-la-Chapelle conserva o primeiro lugar conquistado desde o primeiro estudo em 1998. É, sem dúvida, a cidade mais interessante para fazer compras. Fazendo a comparação pelas capitais europeias, Berlim e Londres arrebatam a primeira posição. O fosso entre a capital mais barata e Lisboa aumentou bastante. De salientar que, nos estudos anteriores, Lisboa era uma das capitais mais baratas. Londres, que era a capital mais cara da Europa, consegue agora um bom resultado, devido à desvalorização da libra. Entre Junho de 2001 e Outubro de 2003, altura em que a DECO/PRO TESTE realizou os dois últimos estudos, aquela moeda desvalorizou 17%.

Cadeia internacional, preço desigual. As cadeias de lojas com presença em vários países da Europa praticam preços diferentes consoante os países. Ao nível do material fotográfico, a Fnac francesa tem os preços mais vantajosos. No que toca a CD's e DVD's, a filial espanhola bate o pé à concorrência. O mesmo acontece para as aparelhagens hi-fi e PDA's. Se procura leitores de DVD baratos, a FNAC suíça é a mais interessante.

Quanto à Decathlon, o calçado desportivo fica mais barato na Bélgica e Espanha. A filial portuguesa é a mais careira. A Lacoste mais barateira situa-se na Alemanha. Já a mais careira é portuguesa e suíça. No caso da Levi's, as lojas com os preços mais vantajosos falam italiano e português. A única cadeia onde não encontrámos diferenças de preços foi a Aki. Aí Portugal e Espanha apresentam quase o mesmo nível de preços.

Se, por um lado, é economicamente vantajoso comprar câmaras de vídeo, máquinas fotográficas, etc. no estrangeiro, por outro, coloca-se o problema da garantia. Já existe uma harmonização neste domínio: os bens passaram a dispor de uma garantia de dois anos que refere a extensão geográfica abrangida. Assim, quando for às compras no estrangeiro, verifique se a garantia do bem que comprou é extensível a Portugal.

A maioria das marcas conhecidas internacionalmente permitem beneficiar da garantia dos seus produtos, sem ter de voltar à loja estrangeira onde estes foram comprados. Para tal, basta dirigir-se ao representante português da marca em questão.
"

http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/co ... 319781.htm

Bem afinal na França e outros paises onde se ganha mais que cá o custo de vida não é tão caro como muitos penssavam e alguns ainda é mais barato.
Então que vantagens temos de ter um baixo salario minimo? Só para os patrões lucrarem mais e o povo consumir menos, Enfim estamos mesmo na cauda da europa
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por habanero04 » 4/9/2009 17:08

mais_um Escreveu:
TinyTino Escreveu: Sabes quando estive no Reino Unido toda a gente entrava a horas e saía a horas. Nunca vi ninguém a fazer horas extrordinárias sistematicamente como cá se vê.

Na alemanha, quem fica a trabalhar mais do que o horario de trabalho é questionado porque não é suposto isso acontecer, fica com uma má imagem, em portugal fica-se por 2 motivos, um para dar graxa aos chefes, outro para ganhar mais dinheiro, não se faz nada dentro do horario de trabalho normal e depois fica-se até mais tarde.

Estou a referir-me a trabalho de escritorio.

Um abraço,

Alexandre Santos

Hás-de me dizer em que escritório é que se ganha mais por ter que ficar até mais tarde que eu mudo-me para lá...

Registado: 8/11/2007 17:14

por bestbland » 4/9/2009 17:04

The Mechanic Escreveu:Claro que há best . Por isso vias emigrantes Portugueses ganhar dinheiro em França ( tipo na apanha da pera ou em pequenas fábricas onde se ganhava mal - a nivel de França ): só que comiam coisas "escolhidas a dedo nos supermercados " , pra não lhes levar o dinheiro todo e não podiam andar em cinemas ou restaurantes ( eu tive grande parte da familia emigrante , muitos e muitos anos , na europa e sêi o que eles contam ) .
Mas regra geral, o custo de vida , em geral , é muito mais caro lá em França, não concordas ?
Por isso é natural que as pessoas tambem ganhem mais .

Por isso,uma empresa internacional, tem de pagar em função do pais onde se instala. Se uma McDonalds se instala em New York , paga 1,000 , sem em Paris, paga 750 , se em Lisboa paga 500 ( isto são ex. ). E os trabalhadores fazem exacta-men-te o mesmo trabalho ! ( se calhar em New York lucra 30k , em Paris 18k e em Lisboa 25k , mas se põe os trabalhadores dos outros paises a ganhar 1000 como "os de NY ", a empresa em Lisboa deixa de ser viavel - não sêi ! digo eu...alem disso, a malta toda em Portugal deixa de querer ir pra Advogados e passa a querer ir "virar hamburguers"...)

Um abraço ,

The Mechanic

Não podemos partir do principio que todos mas todos os Macdonald em França lucram mais que os de Portugal
Como tal não concordo com o lucro se não haveria para cada Macdonal o ordenado diferente, e não é isso que acontece. Tambem há Mac aqui que facturam muito mais que outros no entanto os ordenados são iguias ou bastante semelhantes.
Tambem não podes esquecer que se facturam mais o mais provavel é que tenham mais empregados.
Se fores a um Mac deverá ver que o numero de empregados varia consoante a hora e o dia, eles tem um sistema bem estudo para um melhor aproveito da mão de obra.
A razão que eu encontro para essa diferença é o salario minimo imposto pelo Estado. Pelo menos essa deverá ser a razão mais importante. Neste caso a produtividade não pesa

Acho que houve um erro neste post, ficou anteriormente tudo em citação

por mais_um » 4/9/2009 16:51

TinyTino Escreveu: Sabes quando estive no Reino Unido toda a gente entrava a horas e saía a horas. Nunca vi ninguém a fazer horas extrordinárias sistematicamente como cá se vê.

Na alemanha, quem fica a trabalhar mais do que o horario de trabalho é questionado porque não é suposto isso acontecer, fica com uma má imagem, em portugal fica-se por 2 motivos, um para dar graxa aos chefes, outro para ganhar mais dinheiro, não se faz nada dentro do horario de trabalho normal e depois fica-se até mais tarde.

Estou a referir-me a trabalho de escritorio.

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por carf2007 » 4/9/2009 16:50

O estudo abaixo é de 2003, mas a situação não deve ter mudado muito

"Comparamos 36 mil preços em 13 países: em Portugal, quase tudo é mais caro!

Portugal é um dos países mais caros da Europa para fazer compras, a seguir à Bélgica e Holanda. Esta é a principal conclusão de um estudo da DECO/PRO TESTE. É a primeira grande comparação de preços na Europa feita por aquela revista depois da introdução efectiva do euro.

O estudo decorreu durante os meses de Outubro e Novembro de 2003 e é publicado na edição de Março. Foram visitados 13 países: Portugal, Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, São Marino e Suíça. Em cada um, a PRO TESTE visitou a capital, algumas das maiores cidades e as localidades junto à fronteira. No total, foram percorridas 55 cidades e recolhidos 36 mil preços, relativos a cerca de 350 produtos (auto-rádios, câmaras de vídeo, máquinas fotográficas, leitores de DVD e perfumes, entre outros). Por exemplo, um índice 119 significa que determinado produto é 19% mais caro do que o mais baixo encontrado (com índice 100).

Alemanha, Espanha, Andorra e São Marino imbatíveis. Tendo em conta as várias cidades visitadas, a revista PRO TESTE atribuiu o índice 100 aos países da União Europeia com a melhor média de preços por produto. Alemanha e Espanha apresentam os preços mais vantajosos. Portugal sofreu um rombo e caiu para a antepenúltima posição. A diferença entre os países é mesmo cada vez maior. No estudo realizado em 1998, a diferença entre o índice mais baixo e elevado ficava-se nos 6%. Em 2001, passou a ser de 7%. Desta vez, pulou para os 9%.

Depois de Andorra, com índices muito inferiores a 100, a cidade mais interessante para fazer compras é Aix-la-Chapelle (na Alemanha). De seguida, figuram São Marino, Berlim, Londres e Barcelona. A maioria das cidades portuguesas visitadas começam a distribuir-se pelo lado mais careiro do pelotão. Isoladas no final, estão nove cidades belgas. Os bons resultados obtidos por Andorra devem-se ao facto de os produtos não serem agravados por nenhum imposto. Contudo, a PRO TESTE alerta para os eventuais direitos aduaneiros, que poderão ser cobrados na fronteira com Espanha, podendo perder parte da poupança obtida nas compras.

Nesta frente, Aix-la-Chapelle conserva o primeiro lugar conquistado desde o primeiro estudo em 1998. É, sem dúvida, a cidade mais interessante para fazer compras. Fazendo a comparação pelas capitais europeias, Berlim e Londres arrebatam a primeira posição. O fosso entre a capital mais barata e Lisboa aumentou bastante. De salientar que, nos estudos anteriores, Lisboa era uma das capitais mais baratas. Londres, que era a capital mais cara da Europa, consegue agora um bom resultado, devido à desvalorização da libra. Entre Junho de 2001 e Outubro de 2003, altura em que a DECO/PRO TESTE realizou os dois últimos estudos, aquela moeda desvalorizou 17%.

Cadeia internacional, preço desigual. As cadeias de lojas com presença em vários países da Europa praticam preços diferentes consoante os países. Ao nível do material fotográfico, a Fnac francesa tem os preços mais vantajosos. No que toca a CD's e DVD's, a filial espanhola bate o pé à concorrência. O mesmo acontece para as aparelhagens hi-fi e PDA's. Se procura leitores de DVD baratos, a FNAC suíça é a mais interessante.

Quanto à Decathlon, o calçado desportivo fica mais barato na Bélgica e Espanha. A filial portuguesa é a mais careira. A Lacoste mais barateira situa-se na Alemanha. Já a mais careira é portuguesa e suíça. No caso da Levi's, as lojas com os preços mais vantajosos falam italiano e português. A única cadeia onde não encontrámos diferenças de preços foi a Aki. Aí Portugal e Espanha apresentam quase o mesmo nível de preços.

Se, por um lado, é economicamente vantajoso comprar câmaras de vídeo, máquinas fotográficas, etc. no estrangeiro, por outro, coloca-se o problema da garantia. Já existe uma harmonização neste domínio: os bens passaram a dispor de uma garantia de dois anos que refere a extensão geográfica abrangida. Assim, quando for às compras no estrangeiro, verifique se a garantia do bem que comprou é extensível a Portugal.

A maioria das marcas conhecidas internacionalmente permitem beneficiar da garantia dos seus produtos, sem ter de voltar à loja estrangeira onde estes foram comprados. Para tal, basta dirigir-se ao representante português da marca em questão.
"

http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/co ... 319781.htm
Editado pela última vez por carf2007 em 4/9/2009 16:52, num total de 1 vez.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por bestbland » 4/9/2009 16:49

The Mechanic Escreveu:Claro que há best . Por isso vias emigrantes Portugueses ganhar dinheiro em França ( tipo na apanha da pera ou em pequenas fábricas onde se ganhava mal - a nivel de França ): só que comiam coisas "escolhidas a dedo nos supermercados " , pra não lhes levar o dinheiro todo e não podiam andar em cinemas ou restaurantes ( eu tive grande parte da familia emigrante , muitos e muitos anos , na europa e sêi o que eles contam ) .
Mas regra geral, o custo de vida , em geral , é muito mais caro lá em França, não concordas ?

Por isso,uma empresa internacional, tem de pagar em função do pais onde se instala. Se uma McDonalds se instala em New York , paga 1,000 , sem em Paris, paga 750 , se em Lisboa paga 500 ( isto são ex. ). E os trabalhadores fazem exacta-men-te o mesmo trabalho ! ( se calhar em New York lucra 30k , em Paris 18k e em Lisboa 25k , mas se põe os trabalhadores dos outros paises a ganhar 1000 como "os de NY ", a empresa em Lisboa deixa de ser viavel - não sêi ! digo eu...alem disso, a malta toda em Portugal deixa de querer ir pra Advogados e passa a querer ir "virar hamburguers"...)

Não podemos partir do principio que todos mas todos os Macdonald em França lucram mais que os de Portugal
Como tal não concordo com o lucro se não haveria para cada Macdonal o ordenado diferente, e não é isso que acontece. Tambem há Mac aqui que facturam muito mais que outros no entanto os ordenados são iguias ou bastante semelhantes.
Tambem não podes esquecer que se facturam mais o mais provavel é que tenham mais empregados.
Se fores a um Mac deverá ver que o numero de empregados varia consoante a hora e o dia, eles tem um sistema bem estudo para um melhor aproveito da mão de obra.
A razão que eu encontro para essa diferença é o salario minimo imposto pelo Estado. Pelo menos essa deverá ser a razão mais importante. Neste caso a produtividade não pesa

Um abraço ,

The Mechanic

por TinyTino » 4/9/2009 16:48

mais_um Escreveu:
TinyTino Escreveu:
mais_um Escreveu:
TinyTino Escreveu:
Eheheh, estás mesmo a precisar de férias, o salario minimo em Espanha é 624€....acho!

Salário mínimo em Espanha = 728€ em 2009

Fonte Eurostat

Abraço

:lol: :lol: :lol:
És economista mas andas distraido :wink: , em Portugal e Espanha e penso que também na Grêcia, o salario minimo é pago 14 vezes e nos outros paises é pago 12 vezes, o eurostat para fazer as estatisticas multiplica por 14 e divide por 12, dai o valor que tu referiste. Se reparares, o portugues também é superior aos 450€.

Um abraço

Caro

Ando tudo menos distraído. Penso que o relevante da questão e o que originou este blog foi a diferença salarial.
E foi o que eu tratei de postar.
E já agora aproveitei para postar também o nível de preços.
É só um acrescento de dados à "discussão". Assim talvez possamos retirar mais sumo do que apenas com "Acho que"s

Abraço

Neste caso andas, o salario minimo em Espanha é 624€/mês, a oferta do salario do caixa da bomba era entre 500 a 600€, que não é claramente inferior ao salario minimo de espanha como o best referiu. Só coloquei o "acho que" porque não estive para ir buscar o link. Era apenas isto que estavamos a debater, mais nada.

Um abraço,

Alexandre Santos

Eu nem estou a seguir os detalhes dessa história a bomba de gaslina. O que eu postei (pensando que ajudaria) foi o nível de salário mínimo comparativo na Europa, e o nível de preços.

A partir daí entendam-se :mrgreen:

Abraço

Registado: 29/11/2007 13:53

por habanero04 » 4/9/2009 16:47

O facto de o consumo não diminuir mas sim continuar a aumentar.

Quando o mercado achar que está cara, a pressão consumista (=compradora) irá diminuir.

Isso é uma justificação correcta a nível económico. Para o comum dos consumidores se paga mais é porque está a ficar mais cara. O argumento de que há mais aparelhos e por isso se gasta mais, também pode ser rebatido por o consumidor hoje em dia procurar aparelhos mais eficientes a nível energético.

Ah eram? Para quê? Para alimentar o monstro?

Exactamente!

Como é que privatizas uma empresa dessas?
Ou melhor, quem é que está interessado em comprar acções duma empresa que não esteja a lutar para aumentar os seus lucros?

Se a empresa não for privatizada o accionista é o Estado, por isso esse problema não se põe. Agora, como qualquer empresário, o Estado deveria rentabilizar essas empresas.

Pois, se calhar não lembra. E é pena.
E depois vemos aqueles mails tontos a circular do tipo "vamos boicotar as petrolíferas, a galp, a bp e o camandro". Isto só mostra que o povo anda desinformado. Talvez fizesse mais sentido apelar à redução do ISP...

Lá isso é verdade! ISP, IA, IVA s/IA, etc...

Sim. O fornecedor é o mesmo.
Mas o serviço prestado não é igual.
Eu não estou interessado em ficar 15 ou 20 minutos numa fila de carros para poupar meia dúzia de cêntimos por litro. O meu tempo vale mais que isso.
Quem quer pôr-se em bichas, é livre de o fazer, claro...

Opá! :roll: Mas isso pode ser contornado, basta lá ires a uma hora menos concorrida.

Registado: 8/11/2007 17:14

por TinyTino » 4/9/2009 16:45

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:Muita gente sabe que se vive melhor em França do que em Portugal.
Alguem tem duvidas ?

Mas é claro que se vive melhor. Pois se a produtividade é maior é claro que se vive melhor.

Ainda não percebeste isso?

A questão de ouro é "A quem compete aumentar a produtividade?"
A produtividade aumenta-se produzindo o mesmo com menos recursos. Exemplo: Uma herdade. Tens 20 pessoas a trabalhar em 20 hectares de terra. E produzes 20 toneladas de trigo. Se investires numa alfaia e mandares 18 pessoas para casa passas a produzir o mesmo com um aumento de produtividade enorme. Mas a quem compete fazer isto? Ao dono do terreno, claro.

Portanto o nosso défice estrutural de produtividade advém sobretudo da incapacidade do nosso empresariado de a aumentar. E quem diz isto ao nível de capital, diz o mesmo ao nível de processos. A reengenharia de processos eleiminando tarefas desnecessárias ou redundantes é outra forma de eliminar desperdício, e aumentar a produtividade. Sabes quando estive no Reino Unido toda a gente entrava a horas e saía a horas. Nunca vi ninguém a fazer horas extrordinárias sistematicamente como cá se vê.

Abraço

por mais_um » 4/9/2009 16:45

bestblandina Escreveu:
mais_um Escreveu:
bestblandina Escreveu:
mais_um Escreveu:
TinyTino Escreveu:
Eheheh, estás mesmo a precisar de férias, o salario minimo em Espanha é 624€....acho!

Fonte Eurostat

Abraço

És economista mas andas distraido :wink: , em Portugal e Espanha e penso que também na Grêcia, o salario minimo é pago 14 vezes e nos outros paises é pago 12 vezes, o eurostat para fazer as estatisticas multiplica por 14 e divide por 12, dai o valor que tu referiste. Se reparares, o portugues também é superior aos 450€.

Um abraço

Deve estar incluido tambem o subsidio de almoço.
Mas se o de cá cresce tambem em Espanha tambem cresce, ficando com a mesma diferença percentual semelhante

Então tu escreves que o ordenado de caixa é entre 500 e 600€ e que é claramente abaixo do salario minimo de Espanha, que é só 624€. 600€ é menos que 624€, é certo mas claramente abaixo??

Vai de férias e não digas mais disparates, diverte-te.... :mrgreen: :mrgreen:

Acho que ainda não percebeste ou não queres perceber, deves ter má vontade de perceber.
Se aqui ganha-se um pouco acima do salario minimo, provavelmente para esse cargo um operador em espanha tambem deverá ganhar um pouco acima do seu salario minimo de espanha.
Está confuso de perceber.
Mesmo que ele ganhe o minimo, que não acredito consegue ganhar mais que o de cá. Não te esqueças que a oferta era 550-600

Quem não está a perceber és tu, nem sequer percebes o que escreves. O caixa em Espanha até pode ganhar 10000€ /mês!!!! mas não foi isso que escreveste, comparaste o anuncio com o salario minimo em Espanha! da-se!
Larga o teclado e vai apanhar o avião porque não estou com vontade passar o resto do dia nas bjecas e a comer tremoços! :mrgreen: :?:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por bestbland » 4/9/2009 16:43

mais_um Escreveu:
TinyTino Escreveu:
mais_um Escreveu:
TinyTino Escreveu:

Fonte Eurostat

Abraço

Um abraço

Caro

Ando tudo menos distraído. Penso que o relevante da questão e o que originou este blog foi a diferença salarial.
É só um acrescento de dados à "discussão". Assim talvez possamos retirar mais sumo do que apenas com "Acho que"s

Abraço

Neste caso andas, o salario minimo em Espanha é 624€/mês, a oferta do salario do caixa da bomba era entre 500 a 600€, que não é claramente inferior ao salario minimo de espanha como o best referiu. Só coloquei o "acho que" porque não estive para ir buscar o link. Era apenas isto que estavamos a debater, mais nada.

Um abraço,

Alexandre Santos

Não é claramente inferior? 500€ a 600€ ? O ordenado minimo é 624€ em Espanha.
A diferença é que para o mesmo emprego deverás encontrar anuncios do tipo 700€-835€

por The Mechanic » 4/9/2009 16:40

Claro que há best . Por isso vias emigrantes Portugueses ganhar dinheiro em França ( tipo na apanha da pera ou em pequenas fábricas onde se ganhava mal - a nivel de França ): só que comiam coisas "escolhidas a dedo nos supermercados " , pra não lhes levar o dinheiro todo e não podiam andar em cinemas ou restaurantes ( eu tive grande parte da familia emigrante , muitos e muitos anos , na europa e sêi o que eles contam ) .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Elias » 4/9/2009 16:39

bestblandina Escreveu:Só falta pedires para eu colocar os preços

Já agora... :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 12:21

por bestbland » 4/9/2009 16:39

mais_um Escreveu:
bestblandina Escreveu:
mais_um Escreveu:
TinyTino Escreveu:

Fonte Eurostat

Abraço

Um abraço

Mas se o de cá cresce tambem em Espanha tambem cresce, ficando com a mesma diferença percentual semelhante

Então tu escreves que o ordenado de caixa é entre 500 e 600€ e que é claramente abaixo do salario minimo de Espanha, que é só 624€. 600€ é menos que 624€, é certo mas claramente abaixo??

Acho que ainda não percebeste ou não queres perceber, deves ter má vontade de perceber.
Se aqui ganha-se um pouco acima do salario minimo, provavelmente para esse cargo um operador em espanha tambem deverá ganhar um pouco acima do seu salario minimo de espanha.
Está confuso de perceber.
Mesmo que ele ganhe o minimo, que não acredito consegue ganhar mais que o de cá. Não te esqueças que a oferta era 550-600

por mais_um » 4/9/2009 16:38

TinyTino Escreveu:
mais_um Escreveu:
TinyTino Escreveu:

Fonte Eurostat

Abraço

Um abraço

Caro

Abraço

Um abraço,

Alexandre Santos

por bestbland » 4/9/2009 16:36

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:Já estive num supermecado em frança para comprar coisas básicas, e não encontrei grandes diferenças, há produtos que são mais baratos que os de cá.

Quantos produtos comparaste? 2, 3, 4?

Não percebes que a tua percepção é sujeita a fortes enviesamentos?

Muito mais que 20.
E sou uma pessoa que gosta de comparar os preços entre paises, por isso talvez tenha comparado mais que 100. E a conclusão que tirei é que são semelhantes.
Não sei se custumas fazer isso, mas eu reparo a esses pormenores.
Só falta pedires para eu colocar os preços

por Elias » 4/9/2009 16:34

bestblandina Escreveu:Muita gente sabe que se vive melhor em França do que em Portugal.
Alguem tem duvidas ?

Mas é claro que se vive melhor. Pois se a produtividade é maior é claro que se vive melhor.

Ainda não percebeste isso?

por mais_um » 4/9/2009 16:34

bestblandina Escreveu:
mais_um Escreveu:
TinyTino Escreveu:

Fonte Eurostat

Abraço

Um abraço

por TinyTino » 4/9/2009 16:33

mais_um Escreveu:
TinyTino Escreveu:

Fonte Eurostat

Abraço

Um abraço

Caro

E um acrescento: o Best diz e com razão que os bens de 1ª necessidade e de mão-de-obra extensiva não têm diferenças. Eu corroboro. A diferença encontra-se obviamente nos bens de mão-de-obra intensiva!! Porquê? Porque a mão-de-obra é mais cara.
Portanto lá fora, se fores a um restaurante pagas a doer, só para dar um exemplo. Se decidires fazer a refeição em casa provavelmente algumas até ficam mais baratas

Já vivi no Reino Unido, sabes? E também já tirei longas férias em Espanha.

Abraço
Editado pela última vez por TinyTino em 4/9/2009 16:36, num total de 1 vez.

por bestbland » 4/9/2009 16:33

Está dificil de achar um classificado de trabalho para um operador de caixa numas bombas de gasolina, mas era interessante alguem colocar para o Elias e outros ver a diferença

por bestbland » 4/9/2009 16:30

Muita gente sabe que se vive melhor em França do que em Portugal.
Alguem tem duvidas ?

por bestbland » 4/9/2009 16:28

mais_um Escreveu:
TinyTino Escreveu:

Fonte Eurostat

Abraço

Um abraço

por TinyTino » 4/9/2009 16:27

Além do salário mínimo fica interessante olhar para o nível de preços comparativos, em conjunto com o mapa dos salários mínimos.

Fonte: Eurostat

Abraço
Anexos
Eurostat_Map_tsier010_04172113652.JPG
Eurostat_Map_tsier010_04172113652.JPG (46.14 KiB) Visualizado 5391 vezes

por Elias » 4/9/2009 16:27

bestblandina Escreveu:Já estive num supermecado em frança para comprar coisas básicas, e não encontrei grandes diferenças, há produtos que são mais baratos que os de cá.

Quantos produtos comparaste? 2, 3, 4?

Não percebes que a tua percepção é sujeita a fortes enviesamentos?

por bestbland » 4/9/2009 16:25

The Mechanic Escreveu:bestblandina
Enquanto vou de férias gostava que durante a mesma penssases e respondesses a esta questão:
- qual a razão do rapaz que trabalha no Macdonald em portugal ganha em média menos que metade para exercer o mesmo trabalho em frança na mesma empresa?

Pela mesma razão que uma gaja em Paris trabalha de mini-saia e em Teerão trabalha de burka .

Em Portugal as pessoas são pagas em função de um nivel de salarios , tal como em França , compativel com o custo de vida nesse pais ou até região .Se o gajo do Mc`s de França fosse "comprar um kilo de arroz com o ordenado de cá, ficava sem dinheiro " . E se fosse pagar uma renda de casa com o ordenado de cá , tinha de viver num caixote de papelão de um frigorifico . E tinha de ser de um frigorifico pequeno..!

Um abraço ,

The Mechanic

Já estive num supermecado em frança para comprar coisas básicas, e não encontrei grandes diferenças, há produtos que são mais baratos que os de cá.
Dou-te um exemplo quando apareceu aqui em portugal a febre das lojas dos 150$00 lá em Espanha chamava-se as das 100 Pesetas

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boavista, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Luzemburg, Metalor, niceboy, novato e 183 visitantes