Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 23/9/2009 18:35

MarcoAntonio Escreveu:Mais uma semana, mais uma actualização.

Os preços de referência estão agora em 1.289 e 1.029 - aliás este valor já está em vigor desde o dia 11 - continuando a reflectir de forma bastante próxima a evolução no mercado de referência.

Com o comportamento dos últimos dias nos mercados internacionais, espero nova baixa no espaço da próxima semana. Desta vez a baixa deverá ser maior na gasolina do que no gasóleo (com os dados que disponho de momento apontaria para menos 1 centimo no gasóleo e menos 2 centimos na gasolina).

As baixas foram semelhantes às esperadas, menos meio centimo em cada caso mas o que está em linha com o que decorreu no resto da semana, situando-se agora nos 1.274 e 1.025. Na verdade, as margens quando por comparação com o preço dos combustiveis refinados nos mercados internacionais até têm vindo a baixar ligeiramente.

Para os próximos dias não são de esperar grandes alterações.

Fica o gráfico actualizado...
Anexos
margemcombustiveis090923.PNG
margemcombustiveis090923.PNG (28.67 KiB) Visualizado 6176 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 16/9/2009 20:39

Mais uma semana, mais uma actualização.

Os preços de referência estão agora em 1.289 e 1.029 - aliás este valor já está em vigor desde o dia 11 - continuando a reflectir de forma bastante próxima a evolução no mercado de referência.

Com o comportamento dos últimos dias nos mercados internacionais, espero nova baixa no espaço da próxima semana. Desta vez a baixa deverá ser maior na gasolina do que no gasóleo (com os dados que disponho de momento apontaria para menos 1 centimo no gasóleo e menos 2 centimos na gasolina).
Anexos
margemcombustiveis090916.PNG
margemcombustiveis090916.PNG (28.4 KiB) Visualizado 6258 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 10/9/2009 20:30

Confirma-se a baixa no gasóleo, tendo também ocorrido na gasolina (onde não era tão esperada).

Os preços de referência na GALP estão agora em 1.299 na gasolina 95 e 1.039 no gasóleo.

A descida no gasóleo está mais ou menos em linha com o que se passou nos mercados internacionais (um litro de gasóleo caiu de 0.348 euros/litro para 0.324 nas duas últimas semanas) mas na gasolina é até maior que o esperado (passou de 0.351 para 0.345). Contudo, o preço da gasolina já esta semana a gasolina continuou a baixar ao contrário do gasóleo (as médias vão agora em 0.325 para o gasóleo e 0.332 para a gasolina) por isso esta descida pode já estar a reflectir essa baixa. Também poderá ser entendida como uma correcção ao preço mais puxado das duas últimas semanas anteriores.

Aparentemente, a GALP responde cada vez mais depressa aos preços nos mercados internacionais porque para além deste aspecto, como já notei, os primeiros acertos têm surgido à segunda ou terça-feira contra a anterior rotina de quarta-feira.

Fica o gráfico actualizado com estimativa das margens comparando o preço em Portugal antes de impostos com o preço médio semanal no mercado de Amsterdão-Roterdão-Antuérpia).
Anexos
margemcombustiveis090910.PNG
margemcombustiveis090910.PNG (28.25 KiB) Visualizado 6331 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 7/9/2009 22:49

obrigado, :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 7/9/2009 21:33

mais_um Escreveu:Boas!

Tenho um deposito de 2000 litros de gasoleo de aquecimento para encher. :(

A minha duvida é será que o petroleo vai baixar, manter ou subir nos proximos 2 ou 3 meses, eu nao tenho uma bola de cristal e também sei que tu não tens mas gostava de saber a tua opinião.

Um abraço,

Alexandre Santos

Os índices estão em Bull Mode e enquanto se mantiverem assim, a tendência será provavelmente também de alta no Crude. Muito embora esteja em crer que o Crude progrida agora mais lentamente. A volatilidade e a força dos movimentos tem vindo a cair no crude de forma bastante drástica.

Isto em termos de curto/médio-prazo.

Em termos muito imediatos, devemos (e como já tinha sugerido a semana passada) ter uma baixa esta semana em particular no gasóleo. Depois é capaz de voltar a subir na semana que vem (isto ainda é "muito inseguro", para já hoje o petróleo subiu ligeiramente, os índices subiram mais fortemente, se esta tendência se mantiver o natural é na próxima semana poder ocorrer nova subida no PVP).
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 7/9/2009 21:22

MarcoAntonio Escreveu:Pedrom, o gasóleo iniciou a semana em queda e pelo menos aí poderá descer. A gasolina estava ainda a valores mt idênticos. Agora as variações já são bem mais pequenas e começa a ser mais difícil antecipar (era bem diferente quando a gasolina e gasóleo variavam aos 2 e 3 centimos numa semana... mas agora a matéria prima está mais estável e os preços têm variado a um ritmo bem menor).

Boas!

Tenho um deposito de 2000 litros de gasoleo de aquecimento para encher. :(

A minha duvida é será que o petroleo vai baixar, manter ou subir nos proximos 2 ou 3 meses, eu nao tenho uma bola de cristal e também sei que tu não tens mas gostava de saber a tua opinião.

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 4/9/2009 15:46

Pedrom, o gasóleo iniciou a semana em queda e pelo menos aí poderá descer. A gasolina estava ainda a valores mt idênticos. Agora as variações já são bem mais pequenas e começa a ser mais difícil antecipar (era bem diferente quando a gasolina e gasóleo variavam aos 2 e 3 centimos numa semana... mas agora a matéria prima está mais estável e os preços têm variado a um ritmo bem menor).
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 4/9/2009 12:53

Não estou a defender gasolineira nenhuma. Nem o Estado.

Estou a manifestar o meu desagrado por uma notícia que considero mal feita. A notícia parece uma comparação de preços da gasolina mas na verdade é uma mera comparação de impostos.

Registado: 5/11/2002 12:21

por carf2007 » 4/9/2009 12:38

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Elias, explica-me que diferença faz ( para os particulares obviamente ) se pagas por 1 litro 1,30, e são 1,20 de gasolina + 0,10 de impostos ou 0,10 de gasolina e 1,20 de impostos, no fim nao tens que desembolsar 1,30 em qualquer dos casos ?

Olá carf.

Do ponto de vista do consumidor, as duas situações são exactamente equivalentes - é completamente irrelevante se vão 10 cêntimos para o Estado ou se vão 1,20 (aliás eu já referi o mesmo na questão dos ginásios noutros post).

No entanto, a notícia que coloquei compara os valores de Portugal com Espanha sem qualquer referência aos impostos. Quem ler a notícia tal como está, e se desconhecer que a diferença de preço entre os dois países se deve essencialmente às enormes assimetrias na carga fiscal que é aplicada a estes produtos, pode ser levado a pensar que as gasolineiras portuguesas é que andam a roubar.

O meu comentário em tom crítico no post anterior não se referia à existência de impostos mais altos em Portugal, mas ao facto de no texto serem efectuadas comparações de preços obliterando a existência de impostos muitos diferentes.

Isso já é defesa das Gasolineiras por antecipação ! :lol:

A noticia nao refere impostos, mas tambem nao refere Gasolineiras, apenas apresenta um facto :

Gasolina em Portugal : 1,31 em Espanha 1,07

Quando uma noticia nos apresenta outro facto, por ex. que um Automovel X em Espanha Custa 40.000€ e o mesmo em Portugal custa 60.000 € , tambem ninguem poem em causa a Marca, sabemos que o preço base é o mesmo ...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Elias » 4/9/2009 11:51

carf2007 Escreveu:Elias, explica-me que diferença faz ( para os particulares obviamente ) se pagas por 1 litro 1,30, e são 1,20 de gasolina + 0,10 de impostos ou 0,10 de gasolina e 1,20 de impostos, no fim nao tens que desembolsar 1,30 em qualquer dos casos ?

Olá carf.

Do ponto de vista do consumidor, as duas situações são exactamente equivalentes - é completamente irrelevante se vão 10 cêntimos para o Estado ou se vão 1,20 (aliás eu já referi o mesmo na questão dos ginásios noutros post).

No entanto, a notícia que coloquei compara os valores de Portugal com Espanha sem qualquer referência aos impostos. Quem ler a notícia tal como está, e se desconhecer que a diferença de preço entre os dois países se deve essencialmente às enormes assimetrias na carga fiscal que é aplicada a estes produtos, pode ser levado a pensar que as gasolineiras portuguesas é que andam a roubar.

O meu comentário em tom crítico no post anterior não se referia à existência de impostos mais altos em Portugal, mas ao facto de no texto serem efectuadas comparações de preços obliterando a existência de impostos muitos diferentes.

por carf2007 » 4/9/2009 11:39

Elias Escreveu:Esta notícia saiu ontem em vários jornais online.

Sensascionalismo puro, jornalismo no seu pior. Nem uma referência aos impostos.

Portugal tem a quinta gasolina mais cara da UE
quinta-feira, 3 de Setembro de 2009
Diário Digital

O preço da gasolina em Portugal é o quinto mais elevado entre os Estados-membros da União Europeia (UE), segundo o boletim petrolífero da Comissão Europeia.

A 31 de Agosto, o preço da gasolina super-95 era de 1,311 euros por litro em Portugal, apenas superado pela Holanda (1,393 €), Finlândia (1,333 €), Dinamarca (1,322 €) e Bélgica (1,321 €).

Em Espanha, por exemplo, o preço era de 1,077 euros e na Alemanha o litro de gasolina custava 1,308 euros.

No gasóleo, Portugal apresentava o oitavo preço mais caro, com o litro deste combustível a valer 1,054 euros.

Elias, explica-me que diferença faz ( para os particulares obviamente ) se pagas por 1 litro 1,30, e são 1,20 de gasolina + 0,10 de impostos ou 0,10 de gasolina e 1,20 de impostos, no fim nao tens que desembolsar 1,30 em qualquer dos casos ?
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por pedrom » 4/9/2009 11:31

Marco quais as prespectivas para a próxima semana? Já tens alguma ideia?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Elias » 4/9/2009 11:24

Esta notícia saiu ontem em vários jornais online.

Sensascionalismo puro, jornalismo no seu pior. Nem uma referência aos impostos.

Portugal tem a quinta gasolina mais cara da UE
quinta-feira, 3 de Setembro de 2009
Diário Digital

O preço da gasolina em Portugal é o quinto mais elevado entre os Estados-membros da União Europeia (UE), segundo o boletim petrolífero da Comissão Europeia.

A 31 de Agosto, o preço da gasolina super-95 era de 1,311 euros por litro em Portugal, apenas superado pela Holanda (1,393 €), Finlândia (1,333 €), Dinamarca (1,322 €) e Bélgica (1,321 €).

Em Espanha, por exemplo, o preço era de 1,077 euros e na Alemanha o litro de gasolina custava 1,308 euros.

No gasóleo, Portugal apresentava o oitavo preço mais caro, com o litro deste combustível a valer 1,054 euros.

por carf2007 » 4/9/2009 11:22

Em Espanha o regulador actua ...

"A Comisión Nacional de la Competencia (CNC), regulador espanhol da concorrência, emitiu um “duro” relatório sobre o mercado dos combustíveis em Espanha, chegando mesmo a sugerir a remodelação da estrutura de capital da CLH, uma empresa que detém e gere a maior parte do sistema de transporte e armazenagem de combustíveis, onde a Galp Energia detém 5%.

A CNC, no citado relatório, refere que encontrou falhas no mercado dos combustíveis que estão a limitar as vantagens decorrentes do mercado liberalizado, noticiou hoje o “Expansión”.

Há mais de um ano que a Concorrência está a analisar o funcionamento e a fixação dos preços dos combustíveis no mercado espanhol, principalmente a “escalada de preços registada no primeiro semestre de 2008”.

Num documento com mais de 100 páginas, a CNC refere que “existe um elevado grau de concentração que conjuntamente com as estratégias dos operadores, a existência de barreiras à entrada e a expansão dos mercados de distribuição conduzem a uma redução da pressão concorrencial entre as empresas participantes neste mercado”, acrescentou a mesma fonte.

Assim, a CNC recomenda uma revisão da estrutura do sector da gestão dos oleodutos, como nas estações de serviços. Desta forma, “para evitar possíveis restrições de concorrência na gestão da rede dos oleodutos por parte da CLH (Compañía Logística de Hidrocarburos) deverá haver uma reestruturação”.

E para uma maior transparência nos preços, a Concorrência recomenda que as empresas operadoras–como Repsol, a Cepsa, e a BP– “não entrem no capital da CLH nem intervenham na sua gestão”. Isto pressupõe, de acordo com a mesma fonte, a remodelação de mais de metade do capital da CLH, detida pela Repsol (15%), Cepsa (14,15%), Disa (10%), BP (5%) e Galp (5%)."

por MarcoAntonio » 2/9/2009 18:34

Já aqui tinha notado que a GALP estava a quebrar a rotina. Esta semana a descida deu-se na passada segunda-feira, estando desde então em vigor os seguintes preços de referência: 1.319 e 1.059 (gasolina e gasóleo baixaram um centimo cada).

As margens mantêm-se, tendo por base comparativa os preços amsterdão-roterdão-antuérpia, um pouco altas mas têm seguido de perto estes preços ao longo das últimas semanas.

Já agora, mais uma curiosidade: gasolina e gasóleo têm estado praticamente ao mesmo preço nas duas últimas semanas (aqui em Portugal a diferença no PVP deve-se - neste momento - exclusivamente a impostos).

Com o comportamento que levam esta semana o crude e os combustíveis refinados, poderá ocorrer nova baixa na semana que vem, especialmente no gasóleo. Contudo as variações são agora muito baixas sendo mais difícil antecipar o que vai ocorrer, ainda com metade da semana por completar.
Anexos
margemcombustiveis090901.PNG
margemcombustiveis090901.PNG (28.39 KiB) Visualizado 5273 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 27/8/2009 15:14

gfrmartins Escreveu:Uma pergunta, preços diferentes para auto-estradas diferentes correcto?
Para a mesma auto-estrada os preços são todos identicos?

De uma forma geral, sim.

Mas nota que percursos paralelos devem ser vistos como alternativos, logo as respectivas bombas são concorrentes. Penso eu de que...

por gabrielfrmartins » 27/8/2009 14:59

Elias,

Uma pergunta, preços diferentes para auto-estradas diferentes correcto?
Para a mesma auto-estrada os preços são todos identicos?

Cumprs

Registado: 29/11/2007 3:36

por Elias » 27/8/2009 14:29

Bem, parece que aqueles quadros comparativos que aqui coloquei acabou de vez com a discussão sobre a alegada falta de concorrência nas bombas das auto-estradas :twisted:

por MarcoAntonio » 26/8/2009 18:28

MarcoAntonio Escreveu:Aqui fica actualização desta semana: os preços mantiveram-se na GALP nos 1.339 para a gasolina 95 e 1.069 no gasóleo, o que está perfeitamente alinhado com os preços dos combustiveis nos mercados internacionais nas duas semanas respectivas.

Já esta semana, os preços começaram em quebra acentuada, em especial na gasolina. Mas a forte subida do crude hoje vem repor um elevado nível de incerteza quanto ao que esperar para a próxima semana nas Bombas.
:?

Mesmo assim, com o crude a fazer máximos, desde segunda feira, os preços de referência na GALP estão fixados nos 1.329 e 1.069 eur/litro.

A gasolina registou uma pequena redução e o gasóleo tem mantido o preço estável. Esta semana e para já, os valores continuam bastante idênticos. A continuar assim não sao esperadas grandes alterações na próxima semana, se é que ocorre alguma.

As margens, quando tomada por referência a cotação ARA, continuam lá por cima...
Anexos
margemcombustiveis090826.PNG
margemcombustiveis090826.PNG (28.24 KiB) Visualizado 5392 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 26/8/2009 12:53

Gasóleo só foi mais barato que na média do Euro uma semana

saraantunes@negocios.pt
26 de Agosto de 2009

Portugal continua a ser dos países que mais cobram pelos combustíveis. E não é apenas devido aos impostos, uma vez que, antes da carga fiscal, o nosso país também conta com os preços mais elevados.

O Negócios analisou os últimos oito meses, e, apesar dos aumentos verificados nas bombas de abastecimento serem menos acentuados do que na média da Zona Euro, a verdade é que continua a custar mais abastecer um depósito em Portugal do que em países como França ou Espanha.

Considerando os preços médios semanais com impostos, nas 33 semanas analisadas, Portugal registou 19 semanas preços mais baixos do que na média da Zona Euro. Mas excluindo a carga fiscal, apenas uma semana.

por Elias » 26/8/2009 10:49

Último exemplo: bombas em auto-estrada do distrito de Lisboa. A conclusão é exactamente a mesma.

É possível abastecer mais barato em auto-estrada - mas é preciso procurar a informação!
Anexos
aelisboa.PNG
aelisboa.PNG (53.03 KiB) Visualizado 5467 vezes

por Elias » 26/8/2009 10:47

Mesmo exercício para a Beira interior (distritos de Castelo Branco e Guarda) e a conclusão é igual: existem preços diferenciados nas auto-estradas desta região.
Anexos
aebeirainterior.PNG
aebeirainterior.PNG (55.52 KiB) Visualizado 5464 vezes
Editado pela última vez por Elias em 26/8/2009 10:50, num total de 1 vez.

por Elias » 26/8/2009 10:45

Mesmo exercício para o distrito de Aveiro e a mesma conclusão: existem preços diferenciados nas auto-estradas do distrito.
Anexos
aeaveiro.PNG
aeaveiro.PNG (43.71 KiB) Visualizado 5492 vezes

por Elias » 26/8/2009 10:38

Mais sobre a concorrência nas auto-estradas.

No quadro anexo apresenta-se os preços da gasolina 95 nos postos das auto-estradas dos distritos do Porto e de Braga.

Como se pode ver, os preços variam de 1,349 a 1,369, havendo vários casos de bombas diferentes no mesmo concelho com preços diferenciados. É possível abastecer mais barato, mesmo em auto-estrada. Basta investigar e comparar os preços.
Anexos
aebragaporto.PNG
aebragaporto.PNG (89.93 KiB) Visualizado 5489 vezes

por Elias » 25/8/2009 7:51

Bem, eu nem estava a falar dos descontos mas sim dos preços base...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], PAULOJOAO e 139 visitantes