Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-topic ordenados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Branc0 » 3/9/2009 12:46

Olá Tino e bem vindo a esta discussão. Já vi que vens aqui para discutir a sério e acabar com a nossa diversão de tasca :)

Dizes algumas coisas com que concordo e outras com que discordo e dizes até algumas coisas em que me parece que discordas de ti próprio que talvez possas esclarecer.

Por exemplo dizes coisas como estas:

TinyTino Escreveu:
[...]
o grande responsável da produtividade portuguesa é do factor capital e do ambiente macro (justiça, burocracia, nível de corrupção).

Em recessão, os empresários, que contratam a termo, podem mandar para casa metade do pessoal à espera de melhores dias, mas estes estangulados num país em que o salário mínimo não dá para mandar cantar um cego, vão fazer o quê? Viver do subsídio de desemprego? E a que empresas é que se vai buscar a TSU para suportar isto?

E depois dizes outras coisas assim:

TinyTino Escreveu:um português dito improdutivo, que vai trabalhar para a Alemanha, ou Inglaterra, ou mesmo Espanha, acaba por ter uma vida muito mais desafogada do que cá. Porquê?

[...]

Já agora expliquem-me como é que em Espanha com 18% de taxa de desemprego, um desempregado lá ganha mais do que cá, e o país está em melhor condição?

As perguntas que fazes na segunda parte, em que tentas defender o ordenado mínimo e talvez (esclarece-me sff) aumentá-lo foram respondidas por ti próprio na primeira parte da tua intervenção e nada têm a ver com o ordenado mínimo.

Nomeadamente as questões macro em que os custos com as mais variadas coisas (que não a mão de obra) são mais altos que em outros países ocidentais.

Em relação a Espanha pareces uma pessoa inteligente, não estás à espera que o país desmorone do dia para a noite só porque tem 18% de desempregados. Se tu próprio não sabes de onde vem o dinheiro da TSU para pagar aos desempregados do turismo nacional porque não fazes a mesma pergunta aos espanhois? Achas que a prazo eles são capazes de suportar aquilo e nós não? A mim parece-me claro que se Zapatero não volta atrás a situação se tornará incomportável, as leis económicas são as mesmas dos dois lados da fronteira.

O que achas de, após a subida do ordenado mínimo em Espanha, o desemprego ter disparado ainda mais? Achas que não tem relação? Que é apenas a crise? Se sim porque não se notou a mesma reacção noutros países?
Editado pela última vez por Branc0 em 3/9/2009 12:50, num total de 2 vezes.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por TinyTino » 3/9/2009 12:27

Bom dia

Em Portugal temos de facto um problema de produtividade, mas esta não deriva unica e somente de prestações inferiores do factor trabalho. Antes pelo contrário , o grande responsável da produtividade portuguesa é do factor capital e do ambiente macro (justiça, burocracia, nível de corrupção).

Um trabalhador produz por hora, vamos supor 10 unidades de um determinado produto. Se ele tiver a formação adequeada e os incentivos adequados (coisa que existe pouco cá pelo burgo) poderá produzir no máximo 11/12 unidades - um acréscimo de 10% a 20%. Para melhorar mais a produção cabe à empresa investir: máquinas, processos de produção, diferenciação do produto através de estratégias de marketing: publicidade, design, tecnologia, e assim por diante :idea: .

O valor acrescentado colocado no produto é a diferença entre o valor a que é vendido o produto final e a soma de todos os factores que entram na produção desse mesmo produto, incluindo a remuneração do capital próprio, ie, o valor investido pelo empresário, a um determinado nível de risco comparável. Ora em Portugal, o problema que nós temos, é que a nossa produção não cria valor (honrosas excepções excluídas). Não criando valor, os trabalhadores também não podem ganhar mais, e logo, o trabalho terciarizado, ie, de prestação de serviços ao nível local, acaba por ter a sua hora-homem fixada pelo nível dos seus clientes (compradores do supermercado).

Durante o sec. XX a industrialização começou com os planos de fomento do Salazar, modelo baseado em mão-de-obra barata, e que continou até depois do 25 de Abril.
Quando chegou os anos 80 o modelo adoptado pelos governos do Prof. Cavaco Silva, continuou a agarrar-se a este modelo, com algumas variações em Sol maior.
O investimento em estradas foi a tentativa de criar infra-estruturas que atraíssem o investimento estrangeiro, e também o Turismo.

Depois veio queda do muro e a abertura da Europa de Leste e os acordos do GATT, que nos "entalaram".
Nós não temos produção diferenciada, mas também não temos mão-de-obra suficientemente barata... para além de termos os problemas estruturais macro que já mencionei.

Por isso é que a nossa dívida externa continua a crescer. A solução para alguns agora parece ser o turismo. Para ficarmos ainda mais enclacrados. É que sendo este uma óptima fonte de receitas, está sujeita a ciclos violentos. Em recessão, os empresários, que contratam a termo, podem mandar para casa metade do pessoal à espera de melhores dias, mas estes estangulados num país em que o salário mínimo não dá para mandar cantar um cego, vão fazer o quê? Viver do subsídio de desemprego? E a que empresas é que se vai buscar a TSU para suportar isto?

Mas isto é apenas parte do problema, porque também é verdade que existe uma distribuição de rendimento muito mais assimétrica em Portugal. (Aconselho a consulta do eurostat). um português dito improdutivo, que vai trabalhar para a Alemanha, ou Inglaterra, ou mesmo Espanha, acaba por ter uma vida muito mais desafogada do que cá. Porquê?

O mercado de trabalho não é, ao contrário de disparates que eu tenho lido por aqui, um mercado de concorrência perfeita, mas sim um oligopsónio. É por isso que o Estado fixa um salário mínimo, porque se fosse dado às empresas o poder de fixar o salário pela lei da oferta e da procura, havia pessoas que ficavam com a roupa do corpo, e uma sandes de torresmos para o almoço.
(Já agora expliquem-me como é que em Espanha com 18% de taxa de desemprego, um desempregado lá ganha mais do que cá, e o país está em melhor condição?)

A solução é subir os ordenados indiscriminidamente? Claro que não. Dado existir o mesmo nível de produção, a injeccção de massa monetária iria levar a uma subida generalizada de preços e a que o salário real voltasse à estaca zero.
Mas então porque é que o salário dos grandes administradores é ao mesmo nível dos países estrangeiros e às vezes até superior?

A resposta clássica é a de que o mercado de trabalho deste pessoal obriga a que eles ganhem pela mesma tabela porque senão fogem para o estrangeiro. Nada mais falso. Basta medir a eficiência das empresas portuguesas com a média das estrangeiras e deduzir quem contrataria eses "crânios".

Com certeza que um tipo como o Belmiro de Azevedo tem capacidade para ser gestor aqui e noutro lado qualquer. Mas o Belmiro não é o paradigma dominante do gestor português. As grandes empresas pseudo-privadas que por aí pululam de golden-shares têm abéculas a mandar que nem uma merceria saberiam gerir. É que lá fora é precido ter uma rede de conhecimentos e mérito de gestão, cá basta a rede.

Mas para mudar este estado de coisas era preciso mexer com interesses instalados de muitos. É mais fácil apertar com o Zé que não tem poder. Aumentar um bocadinho mais os impostos, aumentar um bocadinho mais a idade de reforma, aumentar um bocadinho mais as taxas moderadoras, e assim por diante, devagarinho que é para não se notar.

Infelizmente a cultura cívica do português é fraca, e enquanto houver uma côdea de pão, a malta vergada por uma cultura de obediência, lá continua na sua senda. Malefícios desta forma de pensar. O português que não vê o seu mérito recompensado, das duas uma: ou foge para o estrangeiro, saída que está outra vez a ganhar popularidade, ou então trabalha o mínimo possível, a chamada greve de zelo - dái o ditado, "patrão fora, dia santo na loja".

Para se quebrar este ciclo vicioso é que têm faltado soluções ao longo da nossa história, como povo - existem claro as soluções individuais que apontei.

Abraços

P.S. As minhas desculpas pela extensão do post

Registado: 29/11/2007 13:53

por Branc0 » 3/9/2009 12:15

scpnuno Escreveu:Isto já para não falar na qualidade do producto final. Um café em Espanha é, o que em português se designa Ministerio da Economia da Rep Democratica Alemã (dei a volta ao lapis azul da Pata, hihihih)
Além de que usam a inovação (deve ser por isso que é mais caro!) - tiveram a distinta lata de me servir um café num copo alto e com pedras de gelo!!!!

Mas olha que em alguns casos há mesmo inovação. Já há muitos anos que não vou a Benidorm mas a ultima vez que lá estive encontrei alguns restaurantes com a tabuleta "temos café português" e serviam delta... acho que aumentaram a produtividade com essa medida ;)

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por scpnuno » 3/9/2009 11:48

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:Num café em espanha um empregado ganha muito mais que aqui mas o preço final dos produtos é um pouco mais caro que aqui

Depende. O café, por exemplo, é o dobro (60 cêntimos cá; 1,20 euros lá). É coerente. :P

Isto já para não falar na qualidade do producto final. Um café em Espanha é, o que em português se designa Ministerio da Economia da Rep Democratica Alemã (dei a volta ao lapis azul da Pata, hihihih)
Além de que usam a inovação (deve ser por isso que é mais caro!) - tiveram a distinta lata de me servir um café num copo alto e com pedras de gelo!!!!
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Elias » 3/9/2009 11:42

bestblandina Escreveu:Num café em espanha um empregado ganha muito mais que aqui mas o preço final dos produtos é um pouco mais caro que aqui

Depende. O café, por exemplo, é o dobro (60 cêntimos cá; 1,20 euros lá). É coerente. :P

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 3/9/2009 11:34

Branc0 Escreveu:Tu também ainda não viste que com bonecos não funciona? :P

Epá, pois é.

Talvez com uns padrões de candles a coisa vá lá... deixa-me ver... acho que tem de ser mesmo com um MARTELO :lol:

por Branc0 » 3/9/2009 11:30

Elias Escreveu:Percebeste agora, ou queres que te faça um desenho?

Tu também ainda não viste que com bonecos não funciona? :P

por Elias » 3/9/2009 11:20

best, vê se percebes isto: tu estás a fazer um erro de análise básico e que vou tentar explicar.

Segundo percebo do teu raciocínio, tu invocas o facto de o ordenado mínimo lá ser o dobro do de cá para extrapolares que em todas as funções se recebe lá o dobro do que se recebe cá.

Mas verdade é que tu não sabes se as funções de pasteleiro, homem da bomba, empregada da caixa no "supermecado" são pagas com ordenado mínimo ou não. Não sabes. Estás a inventar, com base em pressupostos que saíram da tua cabeça.

Percebeste agora, ou queres que te faça um desenho?

(e não descarrilhes que não é caso para tanto :mrgreen: )

por bestbland » 3/9/2009 11:13

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:Auchans com facturações semelhantes e com ordenados do dobro.

vais-me obrigar a fazer a pergunta do costume: como sabes que lá ganham o dobro?

Encerrado o tópico.
Esta pergunta diz tudo, acho que a partir daqui isto vai descarrilhar
Bem, parece que o elias ainda não sabe qual a diferença entre o ordenado minimo, que neste caso até é mais que o dobro.
Para mim acabou, daqui nada vinhas pedir as folhas de ordenado dos dois:lol:
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Elias » 3/9/2009 11:10

bestblandina Escreveu:Auchans com facturações semelhantes e com ordenados do dobro.

vais-me obrigar a fazer a pergunta do costume: como sabes que lá ganham o dobro?

por Zecatreca_1001 » 3/9/2009 11:10

best
agora a serio: vai ver o desenho do branco mas com calma e olhos de ver.
Va la. Nao mandes postas de pescada que ja começas a entrar numa rotina sem jeito.
cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

por scotch » 3/9/2009 11:06

Uma das razões dos baixos ordenados em Portugal, já aqui foi referida.É o facto de existir sempre alguém que aceite trabalhar nas condições oferecidas.
Mas há situações escandalosas.
A tempos encontrei este anúncio de trabalho:

Responsável pela divulgação de produtos e serviços financeiros.

Ou seja comunicador de linha comercial outbound, numa campanha de up selling ou marketing directo.

Para um part-time de 20h/semana ofereciam quase 600eur brutos mensais.Mas depois vinham os requisitos:

Habilitações ao nível do 12ºano (obrigatório) ou frequência de ensino superior/recém-licenciados das áreas de Ciências Económicas e Empresariais ou Ciências Sociais e Humanas com ramo de aplicação em organizações e empresas(preferencial)

Em relação ao 12º anos ainda vai que não vá, mas o ensino superior para fazer umas chamadas a tentar vender!!!!Por favor!!!
No entanto houve decerto pessoas nestas condições que aceitaram.Andam a estudar 5 anos para depois serem operadores de call centers a ganhar 600eur.

Esta também é um outro tipo de produtividade.Numa situação de empregabilidade, quanto tempo é necessário para pagar o período em que se esteve a estudar para além dos 12º ano.Tudo vai depender do rendimento mensal.

Registado: 23/2/2008 0:35

por bestbland » 3/9/2009 11:05

Elias Escreveu:Ontem às 21h46
bestblandina Escreveu:Uma pergunta . Estou no jumbo. Então um homem que está arrumar caixas no supermecado produz mais que em frança ? Realmente se vejo duas mãos . Lol lol. Produz igual. A diferença é que o supermecado terá feito um maior lucro que o de frança.

Hoje às 10h00
bestblandina Escreveu:Dei como exemplo uma empregada de caixa do grupo auchan, uma em frança e outra em portugal, onde ambas tinha uma produtividade semelhante. Não falei em lucros diferentes entre os supermecados

Acho que não é preciso dizer mais nada.

Elias, mas isso era se houvesse uma facturação diferente, e ai, até compreendia. Mas estou a dizer com facturações semelhantes.
Não vamos partir agora do principio que todos auchan facturam mais que os de cá.
È que se for assim, não vale a pena.
Eu já disse e fui claro que em alguns casos até compreendo, parece que ainda não compreendeste. Não vamos entrar em detalhe pois há outros custos que influenciava,tais como rendas, impostos, custos indirectos, etc.
O caso não é esse, pois não tenho elementos para analizar e não é isso que eu quero comentar e analisar.
A pergunta é bastnate simples. Auchans com facturações semelhantes e com ordenados do dobro.
È que se for para esse caminho dou como encerrado esta tópico, digo uma coisa e percebes outra.
Já disse 100 vezez que á casos e casos.
O ordenado não depende directamente do valor produzido, ou achas que uma empregada de café em vilamoura tem um ordenado de base o dobro que uma em beja, embora os produtos sejam vendidos talvez mais que o dobro , mas ai á outros factores tais como o valor da renda que muito influencia o preço final dos produtos.
È que se este tópico for para o mesmo caminho que anteriormente dou como fechado o topico para mim.

por Elias » 3/9/2009 10:44

Ontem às 21h46
bestblandina Escreveu:Uma pergunta . Estou no jumbo. Então um homem que está arrumar caixas no supermecado produz mais que em frança ? Realmente se vejo duas mãos . Lol lol. Produz igual. A diferença é que o supermecado terá feito um maior lucro que o de frança.

Hoje às 10h00
bestblandina Escreveu:Dei como exemplo uma empregada de caixa do grupo auchan, uma em frança e outra em portugal, onde ambas tinha uma produtividade semelhante. Não falei em lucros diferentes entre os supermecados

Acho que não é preciso dizer mais nada.

por Branc0 » 3/9/2009 10:30

bestblandina Escreveu:
Branc0 Escreveu:Conseguiste nesse post mostrar que não leste nada do que as outras pessoas escreveram neste tópico à excepção daquilo que querias ler. Podia refutar-te esses pontos 1 a 1 mas não é necessário porque eu e outros já os fizemos lá atras e se tu quiseste ler na altura não vejo porque havias de querer ler agora.

Se realmente tiveres algum interesse em saber as repostas para essas perguntas basta voltares ao inicio e desta vez experimenta ler o topico.

Explica o caso do grupo auchan e da zara, como pode variar a produtividade entre ambos, vamos partir do principio que ambos facturam o mesmo

Eu não te vou explicar nada porque tu não tens a minima noção das variaveis económicas envolvidas e como já demonstraste não tens nenhum interesse em aprende-las.

Não dou palestras a portas.

Quando fores ler o que esta para tras e entenderes o que la esta escrito terei todo o gosto em esclarecer qualquer duvida válida que surja.

por bestbland » 3/9/2009 10:08

Branc0 Escreveu:Conseguiste nesse post mostrar que não leste nada do que as outras pessoas escreveram neste tópico à excepção daquilo que querias ler. Podia refutar-te esses pontos 1 a 1 mas não é necessário porque eu e outros já os fizemos lá atras e se tu quiseste ler na altura não vejo porque havias de querer ler agora.

Se realmente tiveres algum interesse em saber as repostas para essas perguntas basta voltares ao inicio e desta vez experimenta ler o topico.

Explica o caso do grupo auchan e da zara, como pode variar a produtividade entre ambos, vamos partir do principio que ambos facturam o mesmo

por Branc0 » 3/9/2009 10:06

Conseguiste nesse post mostrar que não leste nada do que as outras pessoas escreveram neste tópico à excepção daquilo que querias ler. Podia refutar-te esses pontos 1 a 1 mas não é necessário porque eu e outros já os fizemos lá atras e se tu não quiseste ler na altura não vejo porque havias de querer ler agora.

por bestbland » 3/9/2009 10:06

por exemplo quando se fala que um pedreiro ganha em frança o dobro de cá e os apartamentos tem o dobro do preço, temos que analisar de muitas maneiras.

Por exemplo um apartamento em paris, há de muitos preços, mas um factor que influencia o preço final é o preço do terreno. Temos casos semelhantes em portugal. um preço de um apartamento em vilamoura pode custar 10 vezez que um em beja. No entanto o mesmo pedreiro produziu o mesmo. Um factor aqui que pesou no preço final foi o custo do terreno, como tal quando o branco deu o tal exemplo do pedreiro que fazia uma vivenda em lisboa e duas em leiria (penso eu que foi aqui branco) tiveram ambos uma produtividade semelhante em termos percentuais.

Re: Ponto final

por bestbland » 3/9/2009 10:00

salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:quando começa a haver alguma discussão, coisa que eu não gosto, ambos os intervenientes acham que tem razão se não, não era uma discussão.
Acho que a partir daqui tudo o que será postado não terá beneficio para o tópico como tal dou como encerrado este debate, não fosse ele um debate.

debate onde??

n mostraste ponta de dados... LOL

os teus "argumentos " foram simplesmente se o pasteileiro ganha40% mais. bla bla bla bla... n ouve qq tipo de argumentos suportados por dados ou por qualquer conceito economico...

ja nao e' a primeira vez este tipo de topico

alias ja estou habituado a q os teus topicos se tornem uma espécie de Tardes da Julia...

Para terminar, foram tantos argumentos como os teus, que só sabes é criticar e que nunca chegaste responder as perguntas directas feitas a ti.
Argumentos aqui é que não apresentaste a não ser umas imagens ridiculas que nada tinha a ver com o tópico.
Enfim, se calhar ainda não sabes o que é ganhar o salario minimo em Portugal, por acaso, não me chegaste a responder. Já alguma vez sustentaste uma familia ? tens que idade? È que para a falar de ordenados minimos entre paises tambem conta a experiencia de vida, as vezez que já foste ao estrangeiro e que analisaste o custo de vida, e essa certamente como a outra tenho muito mais que tu.
não te fies em tudo o que andas a ler e entra em contacto coma realidade do mundo nosso, não importa se tens dificuldade de vida, mas tenta perceber como os outros podem ter. Felizmente nunca tive mas já tive muitos amigos que tiveram. a tua presença aqui no topico foi de critica e este tipo de presença não é desejavel nos meus tópicos, infelizmente não controlo as entradas pois se controlasse de todos eras o unico que não entravas no debate por falta de assunto.
Exemplos ? nenhuns. argumentos? nenhuns

LOL meu caro amigo posso ser jovem mas se ha experiencia de vida posso dizer que a tenho... provavelmente mais que tu...

Ja vivi em paises diferentes incluindo viver sozinho com 15 anos longe da familia num pais completamente diferente do meu e sem ninguem, ir po desconhecido durante uns 2 anos...viajar ja o fiz muito tambem.

Por isso nao me venhas dizer que tenho q acordar pa' realidade porque realidade ja as vi e muitas, assim como ja passei por mtas...portanto olha que eu n apostava muito nessa tua "certeza" de teres mais que eu. nem sei nem me interessa, nao vou enveredar por uma conversa " a minha e' maior que a tua..." se bem q provavelmente sseja :twisted:

lol primeiro, n precisei de dar argumentos o Branc0 dizia-los todos... so' tenho q concordar com o branco afinal e' Economia, simples como isso...

segundo, o topico foi um deboche total desde o principio por isso nao seria para ser levado a serio... hmmm deixa ver houve umas 6-8 pessoas no topico e todas te criticavam... variaveis diferentes, e um denominador comum :roll: think fast! acho que diz tudo...

terceiro, as minhas imagens na volta acabaram por ser levadas mais a sério por muito boa gente que as tuas "argumentações" ... que acaabaram por ser proporcionais a' sua utilidade marginal

mas se quiseres posso debuchar-te teoria economica que tu quiseres para o caso, mas pelos vistos e olhando para o topico, nao vale a pena gastar o latim porque ou n percebes ou vais ler aquilo com uma pala a' frente dos olhos...

acabou a discussao. ponto final

Estranho uma pessoa com 20 anos, e que viveu 15 anos sozinho :?: , é estranho mas é possivel.

primeiro ponto:
Quando lancei este tópico e fui bem claro que tinha duvidas em alguns casos, digo alguns e não todos.
Dei como exemplo uma empregada de caixa do grupo auchan, uma em frança e outra em portugal, onde ambas tinha uma produtividade semelhante. Não falei em lucros diferentes entre os supermecados mas falei semelhantes, visto os preços de venda ser semelhantes e os custos indirectos. Se fossemos aos pormenor pensso que ninguem aqui está apto para o fazer a não ser uma própia pesssoa do grupo que o justificasse a diferença entre ordenados.Talvez essa pessoa dissese pois aqui paga-se assim porque os salarios são mais altos, devido ao salario minimo.

O branco disse depois que uma empregada em frannça pedia o que achava que era necessário para dar uma qualidade de vida á sua familia, penso que o mesmo se passa em portugal, a diferença é que ambos deve ter uma qualidade diferente, parto do principio que a francesa tem uma qualidade de vida superior.

:arrow: outro ponto que eu pedi para comentar foi o aumento de produtividade na area da construção civil e dei como exemplo uma empresa que fazia reboco, podia dar tantos outros, em que houve um grande aumento de produtividade, no entanto, os ordenados não foram aumentados em função desse aumento, quem ganhou foram 3 intervenientes, e já explicaquei o porque anteriormente.

:arrow: Nem todas as profissões são assim e dei um exemplo de um pasteleiro,se ele em frança faz bolos e faz uma média de 20 e se os bolos são vendidos com um preço 2 vezez mais que cá, então prooduz o dobro directa da riqueza.

:arrow: dei outro exemplo o do grupo da zara, onde em espanha, frança ganha-se mais que cá no entanto os preços são iguais, talvez a renda seja mais cara lá, ou seja existe mais custos.

:arrow: Perguntei qual a razão das multinacionais deslocarem-se para o estrangeiro com mão de obra barata. Uma delas é a para ter um menor custo de produção á conta da mão obra barata. Para terem maior lucro.

:arrow: disse que a qualidade de vida varia consoante a grandeza do salario minimo, quanto menor pior a qualidade de vida.

:arrow: no que toca aos paises sem salario minimo onde existe uma menor taxa de desemprego, concordo e não concordo, temos exemplos de paises com taxas altas

:arrow: O branco disse que só oferecia 500,00€ para descascar caroços na fruta a uma empregada, no qual eu disse que esse valor teve com base de um sálario minimo, ou mesmo médio pago em portugal, pois noutro pais tinha que ser outro valor, ou inferior ou superior, no qual o branco disse que era só o valor que estava disposto a pagar, e eu respondi depende do pais.

:arrow: fui claro que tanto numa venda de qualquer produto como na sua oferta é necessário termos uma valor de refrencia de modo que saibamos se estamos a pedir muito ou pouco, e no caso anterior o valor de referencia era ou o salario minimo ou um valor médio para essa função, julgo estar certo

:arrow: O conceito de algumas palavras de economia, tais como produtividade,etc sei de uma forma básica,não quero entrar em conceitos académicos, mas sim de uma forma clara e simples de modo que possamos todos entender. Mas acho que todos nós sabemos que vive-se melhor em frança do que em portugal.

:arrow: Falei que estavamos na cauda da europa, onde o henrique disse, qual cauda? Julgo quem lê jornais,vê televisão já se custumou muito a essa frase. Não estou a ver onde a duvida

:arrow: quando pediram-me para dar o valor que o homem das bombas que ganhava em portugal e em espanha, esse valor é diferente, pois depende do patrão, como tal e todos nós sabemos que não existe nenhum valor exacto mas parti que um espanhol ganhava em média mais 40% que um portugues, mas aqui a questão não os 40% e fui claro quando disse mais 40 menos 40. Acho que não existe muitas duvidas quando se afirma que em espanha ganha-se mais que cá, mas parece que existe. Valores exactos não existe em nenhuma profissão, o que existe é um sálario minimo. Se eu dissese um home ganha 800€ era um caso pontual, mas na generilidade o que quiz dizer e acho que fui bem claro era que ganhava mais um tanto. O caso era a produtividade.

:arrow: Falei que um pintor na frança ganha mais que cá e apresenta ao contrutor um preço sememelhante, ambos tem uma produtividade semelhante.

:arrow: Na area da construção, por exemplo um pedreiro ganha em média 100€ em espanha, cá ganha 50€.
O que acongtece é que o contrutor aqui talvez ganhe uma margem 60% e lá uns 40%, fiz muitos orçamentos e sei muito o preço que sai um apartamento e o preço que o consumidor paga, muita das vezez o dobro.

quanto a ti salvador, se tens ou não experiencia de vida, devias saber que os preços dos produtos básicos são semelhantes entre os paises da europa, encontro diferença si, no aluguer das casas,cafés restauração fina e média.

Mas se um frances se ganha o dobro que nós penso que para ter o mesmo poder de compra tinha que pagar tudo o dobro que nós.

Salvador, não apresentaste argumentos, o facto de só dizer está mal para mim não diz nada. Criticar é facil e expor é que é dificil. Não quero entrar por ai, se for para falar em casos concretos tudo ok , caso contrário dispenso.

Quando disseram que se ordenado minimo de cá subisse para 1000,00 as empresas fechavam e que os preços disparavam, sou de acordo em parte, no entanto em frança as pessoas compram produtos compreços semelhantes e o desemprego é semelhante

Temos de compreender que cada um tem a sua opinião, se eu acho que em espanha vive-se melhor é porque acho, e porque vi com os meus olhos. Já tive uma cunhada espanhola e sei do que estou a falar

Quando viajo, gosto sempre perguntar essas coisas, dequanto se ganha, de quanto se paga, etc.Como tal tenho conhecimento pratico. Já comprei em alguns paises da europa outros fora coisas como um apacote de leite, pão, comida, etc. E sei o que paguei

houve pessoas que tiveram de acordo em parte comigo, não sei se na totalidade, como o madoff.
Nem todos tem a mesma opinião e tu devias saber respeitar essa mesma opinião.

por Branc0 » 3/9/2009 9:14

Granda noitada jovens, e eu a fazer óó.

E ninguém critica as imagens do Salvador. Simplesmente porque isto para o fim as imagens do salvador eram o unico elo entre este topico e a realidade lá fora. :D

por Elias » 3/9/2009 8:15

zecatreca Escreveu: Elias....épá....ao menos ele respondeu aquela questao fundamental?

Nop. Amuou. :lol:

por Zecatreca_1001 » 3/9/2009 7:36

txéééé
Um gajo aparece na tasca de manha, só tremoçalhos no chao, bjecas emberttidas, tudo a dormir no balcao.
Quem é aquele ali no fundo a babar-se todo e com um olho negro?
Salvador desculpa la ter-vos deixado ontem á noite pah mas é que pisquei o olho á garina e so agora é que tou a ir para casa.
Mais_um olha que a Dª Isabel ta farta de te telefonar. Vais lebar nas ourelhas :mrgreen:

Elias....épá....ao menos ele respondeu aquela questao fundamental?

Registado: 29/11/2007 10:54

por salvadorveiga » 3/9/2009 2:23

bestblandina Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
bestblandina Escreveu:quando começa a haver alguma discussão, coisa que eu não gosto, ambos os intervenientes acham que tem razão se não, não era uma discussão.
Acho que a partir daqui tudo o que será postado não terá beneficio para o tópico como tal dou como encerrado este debate, não fosse ele um debate.

debate onde??

n mostraste ponta de dados... LOL

os teus "argumentos " foram simplesmente se o pasteileiro ganha40% mais. bla bla bla bla... n ouve qq tipo de argumentos suportados por dados ou por qualquer conceito economico...

ja nao e' a primeira vez este tipo de topico

alias ja estou habituado a q os teus topicos se tornem uma espécie de Tardes da Julia...

Para terminar, foram tantos argumentos como os teus, que só sabes é criticar e que nunca chegaste responder as perguntas directas feitas a ti.
Argumentos aqui é que não apresentaste a não ser umas imagens ridiculas que nada tinha a ver com o tópico.
Enfim, se calhar ainda não sabes o que é ganhar o salario minimo em Portugal, por acaso, não me chegaste a responder. Já alguma vez sustentaste uma familia ? tens que idade? È que para a falar de ordenados minimos entre paises tambem conta a experiencia de vida, as vezez que já foste ao estrangeiro e que analisaste o custo de vida, e essa certamente como a outra tenho muito mais que tu.
não te fies em tudo o que andas a ler e entra em contacto coma realidade do mundo nosso, não importa se tens dificuldade de vida, mas tenta perceber como os outros podem ter. Felizmente nunca tive mas já tive muitos amigos que tiveram. a tua presença aqui no topico foi de critica e este tipo de presença não é desejavel nos meus tópicos, infelizmente não controlo as entradas pois se controlasse de todos eras o unico que não entravas no debate por falta de assunto.
Exemplos ? nenhuns. argumentos? nenhuns

LOL meu caro amigo posso ser jovem mas se ha experiencia de vida posso dizer que a tenho... provavelmente mais que tu...

Ja vivi em paises diferentes incluindo viver sozinho com 15 anos longe da familia num pais completamente diferente do meu e sem ninguem, ir po desconhecido durante uns 2 anos...viajar ja o fiz muito tambem.

Por isso nao me venhas dizer que tenho q acordar pa' realidade porque realidade ja as vi e muitas, assim como ja passei por mtas...portanto olha que eu n apostava muito nessa tua "certeza" de teres mais que eu. nem sei nem me interessa, nao vou enveredar por uma conversa " a minha e' maior que a tua..." se bem q provavelmente sseja :twisted:

lol primeiro, n precisei de dar argumentos o Branc0 dizia-los todos... so' tenho q concordar com o branco afinal e' Economia, simples como isso...

segundo, o topico foi um deboche total desde o principio por isso nao seria para ser levado a serio... hmmm deixa ver houve umas 6-8 pessoas no topico e todas te criticavam... variaveis diferentes, e um denominador comum :roll: think fast! acho que diz tudo...

terceiro, as minhas imagens na volta acabaram por ser levadas mais a sério por muito boa gente que as tuas "argumentações" ... que acaabaram por ser proporcionais a' sua utilidade marginal

mas se quiseres posso debuchar-te teoria economica que tu quiseres para o caso, mas pelos vistos e olhando para o topico, nao vale a pena gastar o latim porque ou n percebes ou vais ler aquilo com uma pala a' frente dos olhos...

acabou a discussao. ponto final
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por bestbland » 3/9/2009 1:52

Elias Escreveu:

Ao menos podias ter a delicadeza de me dizer se concordas com a minha explicação para o facto de os franceses conseguirem exportar.

Se responderes eu prometo não voltar a falar no homem da bomba :mrgreen:

ai elias, elias :lol: em parte se calhar tens razão
Bem vou dormir. até amanha
amanha há mais mas não nesse topico, que este cansou-me :lol:

por Elias » 3/9/2009 1:49

Ao menos podias ter a delicadeza de me dizer se concordas com a minha explicação para o facto de os franceses conseguirem exportar.

Se responderes eu prometo não voltar a falar no homem da bomba :mrgreen:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 44 visitantes