OFF-topic ordenados
Branc0 Escreveu:Elias Escreveu:Em que te baseias para chegar a esse valor?
Na bola mágica do destino. Enviou ao ar e quando caiu no chão dizia 40.
Ele não sabe quanto ganha A, não sabe quanto ganha B mas sabe que B ganha mais 40% que A.

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
bestblandina Escreveu:ja vou Escreveu:Só por curiosidade bestblandina, em que área trabalhas?
Na area da construção civil.
Imagina que uma empresa de construção civil tem um pedreiro que faz reboco com uma produtividade 1m2/hora e cobra 12€/m2 ao consumidor (cenario A), entretanto a empresa adquire uma maquina de projectar reboco, esse pedreiro passa a ter uma produtividade de 5m2/hora e cobra os 12€/m2(cenario B).
No cenerio A o pedreiro ganha 6,00€/ hora
No cenario B o pedreiro ganha 6,00€/hora
No final o aumento da produtividade vai para dois bolsos, vai para a empresa de contrução que faz rebocos e vai para o construtor que faz o predio, pois faz em menor tempo, onde os encargos indirectos vão ser menores devido a fazer a obra com uma menor duração.
O consumidor paga o mesmo apartamento pelo mesmo preço como tal não sente o aumento da produtividade
A camara local e estado vai ficar a ganhar pois como faz o predio em menos tempo entra os impostos em menor tempo e entrento o construtor faz outro novo predio quando no cenario A ainda estava acabar o mesmo.
Então porque que a empresa de construção civil não aumenta uma pouco o ordenado ao pedreiro devido ao aumento da produtividade e porque que o construtor não diminui o preço do apartamento.
Este é um dos muitos exemplo no que toca á produtividade na construção civil.
nesse aumento de produtividade quem ficou a ganhar foi o construtor, a empresa de construção civil, camara e estado.
quem perdeu foi o Servente que deixou de prestar ajuda ao pedreiro, e olha que não meti o custo do servente que andava no cenario A a fazer massa na betoneira.
No caso B houve o aumento de produtividade, foi criada mais riqueza com a poupança do valor da mão de obra para o custo do m2 de reboco. Tanto exemplo que eu metia por cá. Nas obras as desculpas era sempre a mesma, o patrão dizia cá não se pode pagar o que se paga em frança pois lá faz-se um predio em 1 ano, nom entanto por cá as coisas evoluiram e o tal predio faz-se com o mesmo tempo de lá. Aumentou-se a produtividade mas não se reflectiu nos ordenados, só no caso em que o empregado trabalho de empreitada, mas ai, tenta-se encontrar o valor de equilibrio, ou seja, se ele faz xm2 então vou pagar x por m2 para ele ganhar x ao dia
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Elias Escreveu:Em que te baseias para chegar a esse valor?
Na bola mágica do destino. Enviou ao ar e quando caiu no chão dizia 40.
Ele não sabe quanto ganha A, não sabe quanto ganha B mas sabe que B ganha mais 40% que A.

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
bestblandina Escreveu:Elias Escreveu:bestblandina Escreveu:Haja paciencia para te aturar, mas quem é que está a justificar a diferença do preço do combustivel, estou na diferença dos ordenados.
best responde-me só a isto sff:
- sabes quanto é que recebe um funcionário de uma gasolineira em Portugal?
- sabes quanto é que recebe um funcionário de uma gasolineira em Espanha?
1 abraço,
Elias
ao certo não sei, mas sei que ganha mais em media uns 40%
Em que te baseias para chegar a esse valor?
- Registado: 5/11/2002 12:21
bestblandina Escreveu:Então porque que a empresa de construção civil não aumenta uma pouco o ordenado ao pedreiro devido ao aumento da produtividade e porque que o construtor não diminui o preço do apartamento.
Mais uma vez peço que olhes para o boneco que deixei.
HINT: Procura e oferta de pedreiros.
O caso de as casas não descerem é que é mais estranho, só pode ser justificado por uma procura exacerbada de casas e se for este o caso então é apenas temporário e voltarão a descer brevemente ou falta de concorrência no sector.
Se achas que é o segundo caso podes abrir uma empresa e pagar o que tu quiseres ao pedreiro e o actual patrão dele terá de arranjar outro... quem sabe a pagar mais do que pagava a este.
bestblandina Escreveu:mais_um Escreveu:bestblandina Escreveu:Explica só este exemplo.
Um pessoa que abre uma gasolineira em Espanha vende os combustiveis mais baratos que nós, no entanto paga mais aos empregados que em portugal. sendo assim tambem podia-se pagar nas gasolineiras o mesmo ordenado que em espanha. e não porque????? Porque os salarios são mais baixos cá. Mais baixos porque.....
o resto já tu sabes
Tu não aprendes mesmo, a cabeça não serve apenas para ter cabelo...![]()
![]()
A diferença do preço nos combustiveis é derivado à diferença da carga fiscal, o valor sem impostos é muito semelhante.
A "produtividade" desse posto está dependente de vários factores, os impostos necessários para ter o posto aberto, o custo de construção do posto, o vencimento dos funcionários, o numero de litros de combustivel vendidos, etc...imagina que abres um posto, não és empregado de ninguém e é só tu que trabalhas, define o teu vencimento.
Haja paciencia para te aturar, mas quem é que está a justificar a diferença do preço do combustivel, estou na diferença dos ordenados. Já disse que o que acontece é que a entidade patronal em espanha talvez ganhe menos que a de cá, pois tem uma despeza maior na mão de obra.
Haja paciencia.
Então porque que achas que as multinacionais vão para paises onde a mão de obra é mais barata?????
Não sei o que tens na cabeça, deves estar doente de certeza. fica com tua que eu fico com a minha![]()
Quanto menor for o salario pago nos paises maior será a diferença social entre a população, tenderá haver uma maior diferença entre ricos e pobres
não entendes o que estoa dizer, e lá vens tu com argumentos que nem tu sabes.
Tu andas a gozar com a malta só pode, então começas por escrever isto:
Um pessoa que abre uma gasolineira em Espanha vende os combustiveis mais baratos que nós,
Eu apenas tentei explicar que isso não é assim, vender até vende mas recebe um valor muito semelhante ao de cá (a diferença vai para o Estado), por isso não é um factor diferenciador como tu quiseste insinuar que era, recebia menos e pagava mais, só demonstrei-te que estavas a partir de premissas erradas, mas pronto, já vi que hoje a tua cabeça está de "férias"

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Elias Escreveu:bestblandina Escreveu:Haja paciencia para te aturar, mas quem é que está a justificar a diferença do preço do combustivel, estou na diferença dos ordenados.
1 abraço,
Elias
ao certo não sei, mas sei que ganha mais em media uns 40%
ja vou Escreveu:Só por curiosidade bestblandina, em que área trabalhas?
Na area da construção civil.
Imagina que uma empresa de construção civil tem um pedreiro que faz reboco com uma produtividade 1m2/hora e cobra 12€/m2 ao consumidor (cenario A), entretanto a empresa adquire uma maquina de projectar reboco, esse pedreiro passa a ter uma produtividade de 5m2/hora e cobra os 12€/m2(cenario B).
No cenerio A o pedreiro ganha 6,00€/ hora
No cenario B o pedreiro ganha 6,00€/hora
No final o aumento da produtividade vai para dois bolsos, vai para a empresa de contrução que faz rebocos e vai para o construtor que faz o predio, pois faz em menor tempo, onde os encargos indirectos vão ser menores devido a fazer a obra com uma menor duração.
O consumidor paga o mesmo apartamento pelo mesmo preço como tal não sente o aumento da produtividade
A camara local e estado vai ficar a ganhar pois como faz o predio em menos tempo entra os impostos em menor tempo e entrento o construtor faz outro novo predio quando no cenario A ainda estava acabar o mesmo.
Então porque que a empresa de construção civil não aumenta uma pouco o ordenado ao pedreiro devido ao aumento da produtividade e porque que o construtor não diminui o preço do apartamento.
Este é um dos muitos exemplo no que toca á produtividade na construção civil.
nesse aumento de produtividade quem ficou a ganhar foi o construtor, a empresa de construção civil, camara e estado.
quem perdeu foi o Servente que deixou de prestar ajuda ao pedreiro, e olha que não meti o custo do servente que andava no cenario A a fazer massa na betoneira.
Meus senhores, acho que mais grave é o facto desta ignorancia ou "ignorancia" dos nossos jornalistas.
Por isso, das duas uma, ou é deturpação propositada de conceitos, vulgo "atirar areia para os olhos" ou é ignorancia da mais pura...por isso, que credito dar aos nossos jornais economicos ?
Isto é que vem confirmar os meus comentários...
Por isso, das duas uma, ou é deturpação propositada de conceitos, vulgo "atirar areia para os olhos" ou é ignorancia da mais pura...por isso, que credito dar aos nossos jornais economicos ?
Isto é que vem confirmar os meus comentários...
Branc0 Escreveu:madoff Escreveu:Branc0, creio que nem os jornais economicos sabem o que é produtividade:
Mas que os jornais económicos portugueses são do pior que há não é novidade nenhuma. Podes escrever ao jornalista em causa e dar-lhe o URL deste tópico, talvez aprenda qualquer coisa
- Registado: 12/5/2009 23:07
bestblandina Escreveu:Haja paciencia para te aturar, mas quem é que está a justificar a diferença do preço do combustivel, estou na diferença dos ordenados.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
mais_um Escreveu:bestblandina Escreveu:Explica só este exemplo.
Um pessoa que abre uma gasolineira em Espanha vende os combustiveis mais baratos que nós, no entanto paga mais aos empregados que em portugal. sendo assim tambem podia-se pagar nas gasolineiras o mesmo ordenado que em espanha. e não porque????? Porque os salarios são mais baixos cá. Mais baixos porque.....
o resto já tu sabes
Tu não aprendes mesmo, a cabeça não serve apenas para ter cabelo...![]()
![]()
A diferença do preço nos combustiveis é derivado à diferença da carga fiscal, o valor sem impostos é muito semelhante.
A "produtividade" desse posto está dependente de vários factores, os impostos necessários para ter o posto aberto, o custo de construção do posto, o vencimento dos funcionários, o numero de litros de combustivel vendidos, etc...imagina que abres um posto, não és empregado de ninguém e é só tu que trabalhas, define o teu vencimento.
Haja paciencia para te aturar, mas quem é que está a justificar a diferença do preço do combustivel, estou na diferença dos ordenados. Já disse que o que acontece é que a entidade patronal em espanha talvez ganhe menos que a de cá, pois tem uma despeza maior na mão de obra.
Haja paciencia.
Então porque que achas que as multinacionais vão para paises onde a mão de obra é mais barata?????
Não sei o que tens na cabeça, deves estar doente de certeza. fica com tua que eu fico com a minha

Quanto menor for o salario pago nos paises maior será a diferença social entre a população, tenderá haver uma maior diferença entre ricos e pobres
não entendes o que estoa dizer, e lá vens tu com argumentos que nem tu sabes.
madoff Escreveu:Branc0, creio que nem os jornais economicos sabem o que é produtividade:
Mas que os jornais económicos portugueses são do pior que há não é novidade nenhuma. Podes escrever ao jornalista em causa e dar-lhe o URL deste tópico, talvez aprenda qualquer coisa

bestblandina Escreveu:Explica só este exemplo.
o resto já tu sabes
Tu não aprendes mesmo, a cabeça não serve apenas para ter cabelo...

Editado: escrevi produtividade entre "" porque estás a confundir produtividade com rentabilidade, em que o custo de mão de obra é um factor
Editado pela última vez por mais_um em 2/9/2009 16:35, num total de 1 vez.
Branc0, creio que nem os jornais economicos sabem o que é produtividade:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=385122
Eles nem sabem do que escrevem.Está tudo na noticia, mas não sabem ligar NADA.
A produtividade subiu, APENAS porque os custos de mao de obra baixaram...mas os jornalistas não!!!
Poderias dar umas lições a eles ?
In NEGOCIOS
A produtividade dos trabalhadores norte-americanos disparou, no segundo trimestre, registando o ritmo de crescimento mais célere em quase seis anos.
O índice de produtividade, que mede a produção por hora dos trabalhadores, cresceu a uma taxa anual de 6,6%, o que corresponde à maior subida desde o terceiro trimestre de 2003, revelou esta tarde o Departamento do Trabalho norte-americano, citado pela Bloomberg.
Os economistas consultados pela agência norte-americana esperavam que a produtividade no país crescesse 6,4%.
Já os custos laborais registaram a maior queda em quase nove anos. Estes custos, ajustados, desceram a um ritmo anual de 5,9%, anunciou a mesma fonte.
As horas trabalhadas diminuíram a um ritmo anual de 7,6%.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=385122
Eles nem sabem do que escrevem.Está tudo na noticia, mas não sabem ligar NADA.
A produtividade subiu, APENAS porque os custos de mao de obra baixaram...mas os jornalistas não!!!
Poderias dar umas lições a eles ?
In NEGOCIOS
A produtividade dos trabalhadores norte-americanos disparou, no segundo trimestre, registando o ritmo de crescimento mais célere em quase seis anos.
O índice de produtividade, que mede a produção por hora dos trabalhadores, cresceu a uma taxa anual de 6,6%, o que corresponde à maior subida desde o terceiro trimestre de 2003, revelou esta tarde o Departamento do Trabalho norte-americano, citado pela Bloomberg.
Os economistas consultados pela agência norte-americana esperavam que a produtividade no país crescesse 6,4%.
Já os custos laborais registaram a maior queda em quase nove anos. Estes custos, ajustados, desceram a um ritmo anual de 5,9%, anunciou a mesma fonte.
As horas trabalhadas diminuíram a um ritmo anual de 7,6%.
Branc0 Escreveu:madoff Escreveu:Então estou certo num ponto:
Temos maus gestores, mas bons trabalhadores.
Eu não disse isso. Há culpa para distribuir por todos, muitos trabalhadores não têm formação adequada para o que os gestores necessitam e muita gente tem maus hábitos de trabalho. O mesmo se pode aplicar a alguns gestores... isto não é bem fazer pipocas no micro-ondas em que apontamos o dedo e descobrimos o culpado de todos os problemas da nação.
Quanto aos politicos confesso que desesperei com o comentário de que o que nos falta é fazer lobby como os outros. Acabar com o poder politico exacerbado para tornar os lobbys ineficientes nem sequer é opção, temos é que aprender a fazer lobby também
Explica só este exemplo.
o resto já tu sabes
o resto já tu sabes
madoff Escreveu:Então estou certo num ponto:
Eu não disse isso. Há culpa para distribuir por todos, muitos trabalhadores não têm formação adequada para o que os gestores necessitam e muita gente tem maus hábitos de trabalho. O mesmo se pode aplicar a alguns gestores... isto não é bem fazer pipocas no micro-ondas em que apontamos o dedo e descobrimos o culpado de todos os problemas da nação.
Quanto aos politicos confesso que desesperei com o comentário de que o que nos falta é fazer lobby como os outros. Acabar com o poder politico exacerbado para tornar os lobbys ineficientes nem sequer é opção, temos é que aprender a fazer lobby também

Então estou certo num ponto:
Estou 100% de acordo.
Não conseguimos fazer vingar marcas, nem criar valor acrescentado pelo efeito "imagem".
Faltam-nos "lobbistas" em Bruxelas, como fazem muitas ou quase todas as grandes empresas europeias.
Falta-nos dar a graxa lá na europa e defender os nossos interesses.
Em suma, a culpa é dos nossos politicos e gestores.
Faltam-nos bons politicos e bons gestores.
DEVERIA de haver um exame de admissão a politico.Se chumbasse, não entrava como deputado.
Estou 100% de acordo.
Não conseguimos fazer vingar marcas, nem criar valor acrescentado pelo efeito "imagem".
Faltam-nos "lobbistas" em Bruxelas, como fazem muitas ou quase todas as grandes empresas europeias.
Falta-nos dar a graxa lá na europa e defender os nossos interesses.
Em suma, a culpa é dos nossos politicos e gestores.
Faltam-nos bons politicos e bons gestores.
DEVERIA de haver um exame de admissão a politico.Se chumbasse, não entrava como deputado.
Branc0 Escreveu:madoff Escreveu:Certo, compreendo.
Mas nesse caso, não deveria de haver a formula tendo as cargas fiscais, e sem cargas fiscais ?
Desse modo poderiamos aferir mais facilmente as diferenças e começar a passar a mensagem que a fraca produtividade, não tem haver com a capacidade de trabalho, mas sim com carga fiscal.
O problema é que é isso que tenta-se passar.
Estou certo, ou isto é uma asneira ?
A formula é a mesma, os encargos fiscais entram na parte dos "custos". Claro que a formula está simplificada e os "custos" subdividem-se em muitas categorias e não apenas em mão de obra e carga fiscal.
Isso que a capacidade de trabalhar dos portugueses não é o mal da nossa produtividade estou eu farto de dizer. O que faltou à nossa industria têxtil não foram empregados que não soubessem fazer camisolas mas uma falta de capacidade de diferenciar o produto.
Resultado: os empregados não conseguem rivalizar com os chineses na parte dos custos e o patrão não conseguiu rivalizar com a Gucci (ou qualquer outra) na parte de "valor produzido".
Nunca tentei passar a imagem de que a culpa era exclusiva dos trabalhadores portugueses ou da sua falta de trabalho.
bestblandina Escreveu:então os empregados que produzissem a gucci deviam ganhar mais. achas que é assim? Essas marcas muitas delas são feita na china, e todos ganham o mesmo independente daquilo que produz. Então uma pessoa que apanha diamantes em Angola, ganha uma fortuna, não me parece.
Achas que o pedreiro em vilamoura ganha muito mais que em beja, há diferença, mas não é propocional com a riqueza produzida
Amigo a produtividade é UM factor e não o UNICO factor. Quantas paginas perdemos aqui a falar de procura e oferta? Meu... até deixei um boneco, ao menos lê a legenda.
madoff Escreveu:Certo, compreendo.
Mas nesse caso, não deveria de haver a formula tendo as cargas fiscais, e sem cargas fiscais ?
Desse modo poderiamos aferir mais facilmente as diferenças e começar a passar a mensagem que a fraca produtividade, não tem haver com a capacidade de trabalho, mas sim com carga fiscal.
Estou certo, ou isto é uma asneira ?Branc0 Escreveu:madoff Escreveu:Branc0, as contas que apresento e o argumento, po ser considerado válido.
Não teremos uma produtividade baixa, por haver muita fuga ao fisco, e com isso valores de produto declarados mais baixo que a realidade, e assim obter uma produtividade ?
É ao contrário. Se fugires ao fisco a produtividade aumenta já que reduzes os custos com impostos. Aliás diminuir a carga fiscal é uma das ajudas que o Estado podia fornecer para aumentar a competitividade nacional.
A empresa de transportes Luís Simões, para aumentar a sua produtividade, já tem operacional há algum tempo um esquema de abastecimento da frota que passa por maximizar o enchimento dos depósitos quando os camiões estão perto da fronteira Portugal/Espanha.
Como podes ver isto é benefico para a LS e não tem nada a ver com o facto do condutor andar muito bem ou muito mal com o camião. Seria benéfico para a LS se o Estado reduzisse o ISP para que podessem atestar o depósito livremente sem estarem a ter custos com estes planeamentos que são feitos para maximizar a frota devido aos custos imputados pelo Estado.
Como já escrevi não sou economista, mas pela minha experiência, a fraca produtividade tem a ver com vários factores e depende de sector para sector, a qualidade do trabalho efectuado, o tempo que realmente se trabalha, a organização do trabalho, etc...
A responsabilidade passa pelo Estado, pelos gestores, pelos quadros medios e pelos trabalhadores.
Branc0 Escreveu:madoff Escreveu:Certo, compreendo.
A formula é a mesma, os encargos fiscais entram na parte dos "custos". Claro que a formula está simplificada e os "custos" subdividem-se em muitas categorias e não apenas em mão de obra e carga fiscal.
Isso que a capacidade de trabalhar dos portugueses não é o mal da nossa produtividade estou eu farto de dizer. O que faltou à nossa industria têxtil não foram empregados que não soubessem fazer camisolas mas uma falta de capacidade de diferenciar o produto.
Resultado: os empregados não conseguem rivalizar com os chineses na parte dos custos e o patrão não conseguiu rivalizar com a Gucci (ou qualquer outra) na parte de "valor produzido".
Nunca tentei passar a imagem de que a culpa era exclusiva dos trabalhadores portugueses ou da sua falta de trabalho.
então os empregados que produzissem a gucci deviam ganhar mais. achas que é assim? Essas marcas muitas delas são feita na china, e todos ganham o mesmo independente daquilo que produz. Então uma pessoa que apanha diamantes em Angola, ganha uma fortuna, não me parece.
Achas que o pedreiro em vilamoura ganha muito mais que em beja, há diferença, mas não é propocional com a riqueza produzida
Re: Portugal sem Ordenado Minimo...
mais_um Escreveu:bestblandina Escreveu:mais_um Escreveu:bestblandina Escreveu:E porque que um americano é mais rico que nós, ou um alemão, um espanhol, um francês, italiano, etc. Vê qual é o salario minimo nesses paises. olha, que coicidencia, é maior que o nosso.
Começas a cair no ridiculo, para tua informação a Alemanha não tem salario minimo , no entanto o trabalhador alemão é o terceiro mais bem pago do mundo....
Já agora, a Noruega e Finlandia também não tem salario minimo e parece-me que eles ganham mais que nós.
então tira a alemanha e mete o luxemburgo e adiciona ainda a irlanda.
estou farto, vocês defendem uma politica de baixos salarios com base da baixa produtividade.
engrançado, estou a olhar na janela e estou a ver um pintor que deve trabalhar na empresa x, se calhar na frança tinha 3 mãos para pintar.
Engrançado há firmas espanholas que vem cá e que pagam mais lá e fazem orçamentos mais baratos que nós no ramo da construção.
Talvez tenha mais mãos que nós![]()
![]()
A diferença é que o patrão lá tem o ganho mensal de 5000€ por mês e o de cá tem 10000€, deve ser isso.
Eu sei que vou repetir-me mas nem eu, nem o Branc0 nem ninguém, se bem me parece, escreveu algo que insinuasse que defendemos salarios baixos, da-se! Que és teimoso que nem uma porta, lê com atenção o que as pessoas escrevem!![]()
vou acabar a discussão, não vale a pena, pela milésima vez, eu não estou a dizer que estão a defender baixos sálarios, mas sim a diferença entre paises pela diferença de produtividade. E eu disse que tanto um francês como um portugues consegue produzir ambos o mesmo, e que uma das razões de haver essa diferença é do patrão frances estar disposto a ter um menor lucro que o patrão portugues.
Agora dizer que um francês produz o dobro e como tal tem que ganhar o dobro, para mim essa não cola.
Ponto final na discussão
madoff Escreveu:Certo, compreendo.
Certo, compreendo.
Branc0 Escreveu:madoff Escreveu:Branc0, as contas que apresento e o argumento, po ser considerado válido.
Não teremos uma produtividade baixa, por haver muita fuga ao fisco, e com isso valores de produto declarados mais baixo que a realidade, e assim obter uma produtividade ?
É ao contrário. Se fugires ao fisco a produtividade aumenta já que reduzes os custos com impostos. Aliás diminuir a carga fiscal é uma das ajudas que o Estado podia fornecer para aumentar a competitividade nacional.
A empresa de transportes Luís Simões, para aumentar a sua produtividade, já tem operacional há algum tempo um esquema de abastecimento da frota que passa por maximizar o enchimento dos depósitos quando os camiões estão perto da fronteira Portugal/Espanha.
Como podes ver isto é benefico para a LS e não tem nada a ver com o facto do condutor andar muito bem ou muito mal com o camião. Seria benéfico para a LS se o Estado reduzisse o ISP para que podessem atestar o depósito livremente sem estarem a ter custos com estes planeamentos que são feitos para maximizar a frota devido aos custos imputados pelo Estado.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Opcard33 e 155 visitantes