Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-topic ordenados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

O

por bestbland » 2/9/2009 12:46

As coisas não são bem assim. Vou dar um exemplo um francês que ganha o dobro que nós para ter o mesmo nível que nós tinha que pagar o dobro de todos os produtos. E não é isso que acontece. Se for à frança e meter gasolina e pagar 1.50 então eles conseguem meter mais gasolina pois para meter a mesma que nós o preço tinha que o dobro do nosso. Era tudo o dobro. Leite pão carne fruta carros telemóveis casas etc. E não é o dobro. Pode ser um pouco mais caro e as vezes é mais barato. É por isso que um francês vive melhor que nós.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por cannot » 2/9/2009 12:40

mais_um Escreveu:
cannot Escreveu:Vou apenas enquadrar o nossa situação no mundo em termos de riqueza (GDP per capita) e esperança de vida. Espero que percebam que estamos quase tão perto do Norte de África ou América do sul como do resto da Europa.

Não vamos mais comparar o nosso País com França, antes disso ainda falta tanto a percorrer...

Epá, estás a exagerar, em termos de esperança de vida estamos bem longe de Africa e dentro dos mesmos niveis dos paises ocidentais

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Life_ ... ctbook.png

Sobre o PIB, se conseguissemos acabar com metade da economia paralela estarias melhor posicionado no ranking, mas já que não conseguimos "medir" a economia paralela, consegues "medir" os seus efeitos, basta ver os rankings de bens não essenciais, onde estamos quase sempre no topo.

Quando falo em África do Norte quero dizer África do Norte e Médio Oriente, que é o que podes meter no mesmo saco, África sub-sariana é outro saco (bem diferente).

E claro que foi um exagero mas é a tendência...
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Branc0 » 2/9/2009 12:39

mais_um Escreveu:Embora não seja economista dou a minha opinão sobre o assunto.. :mrgreen:
Como tudo na vida tem prós e contras, num mercado de trabalho perfeito, onde há equilibrio entre a oferta e a procura penso que poderia ser benefico mas a realidade não é bem assim, quando há desiquilibrios ou seja quando há excesso de mão de obra, a tendencia seria baixar o valor medio das remunerações ( o mercado a funcionar) o que poderia levar, como aconteceu na grande depressão, a vencimentos tão baixos que haveria mais pessoas prejudicadas que beneficiadas com a medida.

Mas se os ordenados não poderem baixar então a procura vai diminuir. Não há volta a dar, se um patrão para ter lucro só consegue pagar 300 euros de ordenado se tu o obrigas a pagar 500 então ele fecha a porta.

Resultado: Mais oferta ainda de mão de obra no mercado a pressionar ainda mais os preços para baixo.

O exemplo que deste da peste negra desconhecia mas é igualmente malicioso se bem que no sentido oposto.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por mais_um » 2/9/2009 12:34

Branc0 Escreveu:
iorda9 Escreveu:Ficou-me so uma duvida, tendo em conta os efeitos nefastos do ordenado minimo,se tivesses poder ponderavas a sua abolição?

Sim :)

Embora não seja economista dou a minha opinão sobre o assunto.. :mrgreen:
Como tudo na vida tem prós e contras, num mercado de trabalho perfeito, onde há equilibrio entre a oferta e a procura penso que poderia ser benefico mas a realidade não é bem assim, quando há desiquilibrios ou seja quando há excesso de mão de obra, a tendencia seria baixar o valor medio das remunerações ( o mercado a funcionar) o que poderia levar, como aconteceu na grande depressão, a vencimentos tão baixos que haveria mais pessoas prejudicadas que beneficiadas com a medida.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 2/9/2009 12:19

cannot Escreveu:Vou apenas enquadrar o nossa situação no mundo em termos de riqueza (GDP per capita) e esperança de vida. Espero que percebam que estamos quase tão perto do Norte de África ou América do sul como do resto da Europa.

Não vamos mais comparar o nosso País com França, antes disso ainda falta tanto a percorrer...

Epá, estás a exagerar, em termos de esperança de vida estamos bem longe de Africa e dentro dos mesmos niveis dos paises ocidentais

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Life_ ... ctbook.png

Sobre o PIB, se conseguissemos acabar com metade da economia paralela estarias melhor posicionado no ranking, mas já que não conseguimos "medir" a economia paralela, consegues "medir" os seus efeitos, basta ver os rankings de bens não essenciais, onde estamos quase sempre no topo.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Branc0 » 2/9/2009 12:14

iorda9 Escreveu:Ficou-me so uma duvida, tendo em conta os efeitos nefastos do ordenado minimo,se tivesses poder ponderavas a sua abolição?

Sim :)

madoff Escreveu:Desculpe Branc0, mas isso é a maior treta que existe !

Que eu saiba em França por exemplo, um prédio não demora mais tempo a fazer.Um pedriero por hora em portugal pode aplicar 25 azuleijos, e em frança aplica 50 ?, porquÊ, tem turbo ligado ?

Um taxista em França não anda a 200 Km e em Portugal a 100.
[...]

Já aqui foram colocadas pelo menos duas vezes o que é produtividade. Continuas a não compreender o que é. Um pedreiro em Portugal não tem a mesma produtividade que um em França só porque faz um prédio no mesmo tempo.

A produtividade é uma formula: P = Valor de produção a dividir por custos de produção.

Façamos o exemplo para um pedreiro a trabalhar em Leiria e outro em Lisboa para ignorarmos diferenças de legislação e outras coisas esquesitas no cenário internacional.

Num ano o rapaz de Lisboa produziu uma moradia que vendeu ali na zona do restelo por 1 milhão de euros. Nesse mesmo ano o rapaz de Leiria que é um grande trabalhador vendeu 2 moradias por 250 mil euros cada uma.

O de Lisboa teve um custo de produção de 100 mil euros, o mesmo que o de Leiria (é poupado além de eficiente).

Produtividade do tipo de Lisboa: 1000/100 = 10.
Produtividade do tipo de Leiria: 500/100 = 5.

Conclusão: O tipo de Lisboa vive melhor apesar de fazer menos casas porque tem o dobro da produtividade do tipo de Leiria. Diz-me se realmente achas que a solução para isto (porque eu nem sequer vejo que seja um problema a precisar de solução) é decretar um ordenado mínimo para Leiria mais alto que em Lisboa?

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por cannot » 2/9/2009 12:09

Claro que queria dizer que os carros são mais caros em portugal. A ideia é que em França os bens de luxo (restaurantes, cimena, etc) são mais caros mas os carros são excepção. Era isto que queria dizer.

Para finalizar. Claro que devíamos ter um ordenado mínimo mais alto, mas não vou discutir isto pois é uma questão política e não sei como se deveria fazer. Mas é ÓBVIO que se quisermos ser um país desenvolvido temos que distribuir a riqueza pelos mais desfavorecidos, agora não me perguntem como.

Vou apenas enquadrar o nossa situação no mundo em termos de riqueza (GDP per capita) e esperança de vida. Espero que percebam que estamos quase tão perto do Norte de África ou América do sul como do resto da Europa.

Abraço
Anexos
world_.PNG
world_.PNG (73.47 KiB) Visualizado 10687 vezes

por Elias » 2/9/2009 12:02

madoff Escreveu:Cada povo tem intrinseco algumas caracteristicas.Os portugueses têm o que se chama, capacidade de "desenrancaço", o que nos permite contornar dificuldades com maior celeridade.

Se calhar é por isso que a economia paralela tem tanto sucesso neste país :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

por madoff » 2/9/2009 12:00

Desculpe Branc0, mas isso é a maior treta que existe !

Que eu saiba em França por exemplo, um prédio não demora mais tempo a fazer.Um pedriero por hora em portugal pode aplicar 25 azuleijos, e em frança aplica 50 ?, porquÊ, tem turbo ligado ?

Um taxista em França não anda a 200 Km e em Portugal a 100.

Um avião comercial em França não anda a 2000 Km e em Portugal 1000.

Um máquinista de comboios suburbanos em Portugal não conduz metade do mesmo maquinista em frança.

A questão da produtividade, tem únicamente haver com decisões de gestão e politicas empresariais.Ai sim existe muita diferença, e por isso muitos dos nossos gestores, são perfeitos incompetentes.

Tenho grandes exemplos em empresas do PSI de pessoas tecnicamente muito boas, mas como não pertencem ao grupo...

Isso da produtividade é treta da grossa, é areia para os olhos.

Cada povo tem intrinseco algumas caracteristicas.Os portugueses têm o que se chama, capacidade de "desenrancaço", o que nos permite contornar dificuldades com maior celeridade.

Nos somos bons, temos é maus lideres e muitos maus gestores.

Branc0 Escreveu:Ranking de produtividade

Registado: 12/5/2009 23:07

por iorda9 » 2/9/2009 11:58

E relembro q sendo a produtividade um ratio entre trabalho e ordenado

Produtividade = Work/Real Wage

Só ha duas maneiras de a aumentar (a produtividade) ou reduzindo os ordenados, ou aumentando o trabalho... ou ambas

Portanto como é obvio aumentar os ordenados por decreto, não aumenta o nivel de vida da população.

Foi algo q se fez logo apos o 25 de Abril, aumentaram-se os ordenados 30% 2 anos consecutivos. Resultou em inflação, falencias e desemprego (como é OBVIO)
Editado pela última vez por iorda9 em 2/9/2009 12:02, num total de 1 vez.

Registado: 6/11/2008 15:08

por mais_um » 2/9/2009 11:55

Já agora, quem ler os comentários deve ficar com a ideia que toda agente vive bem em França, mas infelizmente não é bem assim, em 2007 eles tinham 13,4% a viver abaixo do limiar da pobreza....

Sobre os preços dos bens essenciais, nada de novo, já foi amplamente referido que os produtos basicos, como pão, leite, etc..são iguais ou mais baratos em França (não esquecer que a França é só o maior produtor agricola da UE)

Além disso é abusivo pegar em 7 produtos, dos quais 3 são mais caros em Portugal e com isso concluir que o custo de vida é mais baixo em França! Já devias ter percebido que não estás a trocar argumentos com idiotas! :evil:

por iorda9 » 2/9/2009 11:50

Brilhante Branc0 tou a adorar a discussão, admiro a tua persistencia na defesa dos argumentos.

Obviamente concordo com todos eles (afinal são noçoes elementares de teoria economica).

Ficou-me so uma duvida, tendo em conta os efeitos nefastos do ordenado minimo,se tivesses poder ponderavas a sua abolição?

Eu tb estudei esses mesmos efeitos nefastos e concordo com eles, mas acho q tem um papel fundamental no equilibrio da nossa sociedade. (daí existir ordenado minimo em todos os paises civilizados) apesar do seu custo implicito.

Registado: 6/11/2008 15:08

por Branc0 » 2/9/2009 11:45

por Elias » 2/9/2009 11:44

madoff Escreveu:Ora aqui está alguns exemplos.Por isso o custo de vida, é inferior numa grande maioria das coisas.Estamos a falar de França.E quando é superior a diferença é pouca.

Então as costeletas custam mais 60% e a diferença é pouca?

por madoff » 2/9/2009 11:43

Está bem:

Para já deixo um link para um supermercado frances (em franca):
http://www.auchandirect.fr/frontoffice/ ... yon/15418/

Os preços de cá são vistos no continente online.

FRANCA:
-LEITE: (não estou a ir a marcas brancas:
0,79 €
Se for Biológico: 1,23 € o L
-Por cá é mais caro ou o mesmo

IOGURTE ACTIVIA:
FRANÇA:
4 iogurtes activia de cereja: 1,5 €
Cá: 1,6 €

Cereais KELLOGS (375g):

Franca: 2.2 €
Cá: 2.40 €

Carne vaca(grelhar):
FRANCA: Kg 18 € o Kilo
Por cá: ou - o mesmo para grelhar

Carne porco (costeletas lombo)
FRANÇA: 9,83 € KG
cá: 6 € KG

Fruta:
NEctarina:
FRANCA:2.8 € o KG
Cá:2 € KG

Shampoo FRUTIS ANTI CASPA (250 ml):
FRANCA: 3,53
Cá: 3,49

Ora aqui está alguns exemplos.Por isso o custo de vida, é inferior numa grande maioria das coisas.Estamos a falar de França.E quando é superior a diferença é pouca.

Elias Escreveu:
madoff Escreveu:Quando vou a Londres ou alemanha ou franca só vou a restaurantes bons.

Isso é porque o teu poder de compra permite fazê-lo.
Outros não dirão o mesmo e vão ao MacDonald's ou ao supermercado. Ou compram um Kebab e uma baguette para o almoço.

madoff Escreveu:às vezes são restaurantes do hotel (4 *).Os preços de uma refeição (se pedirmos caviar ou lagosta é obvio que são outros preços), não são muito mais caros que por cá.Uma refeição pode ficar por 50 €.
Se compararmos com restaurantes bons em Lisboa (comparo com o do Tivoli), uma refeição é apenas um pouco mais barata (35 €).Por isso meus senhores não é bem assim.

Vai à Cozinha Velha e vê quanto é que pagas.
Exemplo há aos magotes.

madoff Escreveu:Se forem ver, em Franca um apartamento não é MUITO mais caro que lisboa (excepto campos Elisios).O custo de vida também não é muito mais caro (não é 3X mais).

Números, pá!!!! Onde estão os números?

madoff Escreveu:Os carros por exemplo até são mais baratos !

E os impostos? Qual é a contribuição do Estado para a formação do preço final?

Registado: 12/5/2009 23:07

Re: O

por mais_um » 2/9/2009 11:40

bestblandina Escreveu:As coisas não são bem assim. Vou dar um exemplo um francês que ganha o dobro que nós para ter o mesmo nível que nós tinha que pagar o dobro de todos os produtos. E não é isso que acontece. Se for à frança e meter gasolina e pagar 1.50 então eles conseguem meter mais gasolina pois para meter a mesma que nós o preço tinha que o dobro do nosso. Era tudo o dobro. Leite pão carne fruta carros telemóveis casas etc. E não é o dobro. Pode ser um pouco mais caro e as vezes é mais barato. É por isso que um francês vive melhor que nós.

É um facto que quando toca a numeros foges como o diabo foge da cruz, mas pronto, hoje até estou com paciencia... :mrgreen: :mrgreen:

http://www.insee.fr/fr/themes/tableau.a ... ATSEF04119

Tens aqui os ordenados médios dos franceses por profissão, no meu caso posso dizer-te que ganho mais que a média dos francesses que tem a minha profissão.

Já agora onde foste buscar a informação que eles ganham o dobro que nós?

por Elias » 2/9/2009 11:34

cannot Escreveu:Vou dar a minha opinião.

Falemos de Paris VS Lisboa, dois exemplos que conheço bem.

Em Paris é quase TUDO mais caro com a excepção dos bens de primeira necessidade. Nestes incluo aqueles que necessito para viver e comprados no supermercado, tipo leite, carne, pão, etc...

Tudo o que for algo que podes dispensar, tipo, ir ao restaurante, a um bar, concerto, cinema, é bem mais caro.

Isto pode ser resumido da seguinte forma: tudo o que envolva serviços tende a ser mais caro (o que é compreensível, porque o custo da mão-de-obra é mais elevado).

cannot Escreveu:Existem outros exemplos pontuais onde Portugal tem bens mais baratos, tipo carros. Mas todos já devem ter discutido porque é que isso acontece.

Carros mais baratos em Portugal? Onde viste isso?

cannot Escreveu:Em termos de alugar casa, Paris é ligeiramente mais caro, mas claro depende muito do local onde alugues. Mas alugas uma casa no centro por pouco mais de 1000eur, não deve ser muito mais do que no Chiado em Lx.

(Minha) Conclusão, em Paris consegues viver (em termos de necessidades primárias) bem com ordenado mínimo, em lisboa não fazes mais do que sobreviver com ordenado mínimo.

cannot, com estes exemplos não estás a comparar países, mas sim a comparar capitais. É muito mas muito diferente.

por Branc0 » 2/9/2009 11:29

cannot Escreveu:(Minha) Conclusão, em Paris consegues viver (em termos de necessidades primárias) bem com ordenado mínimo, em lisboa não fazes mais do que sobreviver com ordenado mínimo.

Mesmo que isto seja verdade o ponto fulcral do argumento é que não resolves o problema de Lisboa aumentando o ordenado minimo.

Os franceses são, genericamente falando, mais produtivos que os portugueses. É natural que vivam melhor.

Aumentar o ordenado minimo não faz ninguém mais produtivo nem aumenta a qualidade de vida da generalidade da população apenas beneficia parte dela (as que foram aumentadas) à custa de outra (as que perderam o emprego).

por cannot » 2/9/2009 11:25

mais_um Escreveu:
madoff Escreveu:Quando vou a Londres ou alemanha ou franca só vou a restaurantes bons.

às vezes são restaurantes do hotel (4 *).Os preços de uma refeição (se pedirmos caviar ou lagosta é obvio que são outros preços), não são muito mais caros que por cá.Uma refeição pode ficar por 50 €.
Se compararmos com restaurantes bons em Lisboa (comparo com o do Tivoli), uma refeição é apenas um pouco mais barata (35 €).Por isso meus senhores não é bem assim.

Se forem ver, em Franca um apartamento não é MUITO mais caro que lisboa (excepto campos Elisios).O custo de vida também não é muito mais caro (não é 3X mais).

Os carros por exemplo até são mais baratos !

Madoff,

Mesmo o exemplo que tu referes é 33% mais caro, se consideras pouco, eu não.

Como referi noutro comentário, a mesma marca de hoteis, no mesmo tipo de localização, centro da cidade, em Paris escolhi o mais barato , é mais do dobro do que em Lisboa, mas mais do que as nossas experiencias podem dizer, todos os estudos sobre o tema referem que não é mais caro viver em Lisboa ou em Portugal, comparando com Espanha, França, etc.. como o Best insiste em afirmar.

Vou dar a minha opinião.

Falemos de Paris VS Lisboa, dois exemplos que conheço bem.

Em Paris é quase TUDO mais caro com a excepção dos bens de primeira necessidade. Nestes incluo aqueles que necessito para viver e comprados no supermercado, tipo leite, carne, pão, etc...

Tudo o que for algo que podes dispensar, tipo, ir ao restaurante, a um bar, concerto, cinema, é bem mais caro.

Existem outros exemplos pontuais onde Portugal tem bens mais baratos, tipo carros. Mas todos já devem ter discutido porque é que isso acontece.

Em termos de alugar casa, Paris é ligeiramente mais caro, mas claro depende muito do local onde alugues. Mas alugas uma casa no centro por pouco mais de 1000eur, não deve ser muito mais do que no Chiado em Lx.

(Minha) Conclusão, em Paris consegues viver (em termos de necessidades primárias) bem com ordenado mínimo, em lisboa não fazes mais do que sobreviver com ordenado mínimo.

Abraço

Re: O

por Elias » 2/9/2009 11:22

bestblandina Escreveu:As coisas não são bem assim. Vou dar um exemplo um francês que ganha o dobro que nós para ter o mesmo nível que nós tinha que pagar o dobro de todos os produtos. E não é isso que acontece. Se for à frança e meter gasolina e pagar 1.50 então eles conseguem meter mais gasolina pois para meter a mesma que nós o preço tinha que o dobro do nosso. Era tudo o dobro. Leite pão carne fruta carros telemóveis casas etc. E não é o dobro. Pode ser um pouco mais caro e as vezes é mais barato. É por isso que um francês vive melhor que nós.

best isso é a chamada lógica da batata. Estás a debitar generalidades.

Apresenta números concretos, se fazes favor.

O

por bestbland » 2/9/2009 11:18

As coisas não são bem assim. Vou dar um exemplo um francês que ganha o dobro que nós para ter o mesmo nível que nós tinha que pagar o dobro de todos os produtos. E não é isso que acontece. Se for à frança e meter gasolina e pagar 1.50 então eles conseguem meter mais gasolina pois para meter a mesma que nós o preço tinha que o dobro do nosso. Era tudo o dobro. Leite pão carne fruta carros telemóveis casas etc. E não é o dobro. Pode ser um pouco mais caro e as vezes é mais barato. É por isso que um francês vive melhor que nós.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por mais_um » 2/9/2009 11:11

às vezes são restaurantes do hotel (4 *).Os preços de uma refeição (se pedirmos caviar ou lagosta é obvio que são outros preços), não são muito mais caros que por cá.Uma refeição pode ficar por 50 €.

Se forem ver, em Franca um apartamento não é MUITO mais caro que lisboa (excepto campos Elisios).O custo de vida também não é muito mais caro (não é 3X mais).

Os carros por exemplo até são mais baratos !

Madoff,

Mesmo o exemplo que tu referes é 33% mais caro, se consideras pouco, eu não.

Como referi noutro comentário, a mesma marca de hoteis, no mesmo tipo de localização, centro da cidade, em Paris escolhi o mais barato , é mais do dobro do que em Lisboa, mas mais do que as nossas experiencias podem dizer, todos os estudos sobre o tema referem que não é mais caro viver em Lisboa ou em Portugal, comparando com Espanha, França, etc.. como o Best insiste em afirmar.

por Elias » 2/9/2009 11:02

Branc0 Escreveu:E porque é que funcionou? Porque apareceram clientes não se sabe bem de onde que passaram a comprar o produto do homem. Teriam comprado este produto se ele não desse 2€ de ordenado aos seus trabalhadores? Claro que não, estes clientes só aparecem depois de serem chamados pelos deuses, e para os deuses os chamarem têm que ser apaziguados pelo Estado ao decretar 2€ de ordenado.

E mais: o João só se safava porque começava a vender doce aos seus próprios colaboradores :lol:

por Branc0 » 2/9/2009 11:01

madoff Escreveu:Como o João não tem clientes por cá, não se arrisca a fazer doçe.Até poderia ser muito bom, mas não arrisca.

SUMA
João:10€
M e P 0 €

SE MADOFF disser para Joao dar 2 € de ordenado a maria e paulo e abrir a sua fabrica, existe mais riqueza distribuida.

SUMA:Joao fica com 6 €
MAria e Joao com 2 € cada

Assim maria e paulo, já poderão comprar o doce (1 € cada pote).

Joao fica contente, já tem 8€ e acima de tudo, sabe que o seu doçe é bom e tem dois empregados.

Como os seus empregado estão contentes, pois ganham bem, também trabalham bem.

Como o produto do Joao é bom, ele começa a vender muitos potes.

Assim passado dois meses temos

JOÃO: 20 €
MAria:3 €
Joao: 3 €

E isto a que se deveu ?, deveu-se a Madoff (estado), obrigar a ordenado bom.
Gerou-se emprego e a massa monetária circula.

Mais um exemplo de lógica que mostra o estado da nossa educação. O João fica a ganhar porquê? Porque deu 2 euros para reaver 1. Muito bem grande lucro.

E porque é que funcionou? Porque apareceram clientes não se sabe bem de onde que passaram a comprar o produto do homem. Teriam comprado este produto se ele não desse 2€ de ordenado aos seus trabalhadores? Claro que não, estes clientes só aparecem depois de serem chamados pelos deuses, e para os deuses os chamarem têm que ser apaziguados pelo Estado ao decretar 2€ de ordenado.

por Elias » 2/9/2009 11:00

Isso é porque o teu poder de compra permite fazê-lo.
Outros não dirão o mesmo e vão ao MacDonald's ou ao supermercado. Ou compram um Kebab e uma baguette para o almoço.

madoff Escreveu:às vezes são restaurantes do hotel (4 *).Os preços de uma refeição (se pedirmos caviar ou lagosta é obvio que são outros preços), não são muito mais caros que por cá.Uma refeição pode ficar por 50 €.

Vai à Cozinha Velha e vê quanto é que pagas.
Exemplo há aos magotes.

madoff Escreveu:Se forem ver, em Franca um apartamento não é MUITO mais caro que lisboa (excepto campos Elisios).O custo de vida também não é muito mais caro (não é 3X mais).

Números, pá!!!! Onde estão os números?

madoff Escreveu:Os carros por exemplo até são mais baratos !

E os impostos? Qual é a contribuição do Estado para a formação do preço final?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Opcard33, Phil2014 e 185 visitantes