Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-topic ordenados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Branc0 » 2/9/2009 10:55

madoff Escreveu:Quando vou a Londres ou alemanha ou franca só vou a restaurantes bons.

às vezes são restaurantes do hotel (4 *).Os preços de uma refeição (se pedirmos caviar ou lagosta é obvio que são outros preços), não são muito mais caros que por cá.Uma refeição pode ficar por 50 €.
Se compararmos com restaurantes bons em Lisboa (comparo com o do Tivoli), uma refeição é apenas um pouco mais barata (35 €).Por isso meus senhores não é bem assim.

Essa matemática é fantástica. Uma redução de 30% no custo das refeições caracterizada como "pouco mais barata".

Brilhante. Vai lá ler o ranking das cidadas mais caras que o mais_um deixou.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por madoff » 2/9/2009 10:50

Quando vou a Londres ou alemanha ou franca só vou a restaurantes bons.

às vezes são restaurantes do hotel (4 *).Os preços de uma refeição (se pedirmos caviar ou lagosta é obvio que são outros preços), não são muito mais caros que por cá.Uma refeição pode ficar por 50 €.
Se compararmos com restaurantes bons em Lisboa (comparo com o do Tivoli), uma refeição é apenas um pouco mais barata (35 €).Por isso meus senhores não é bem assim.

Se forem ver, em Franca um apartamento não é MUITO mais caro que lisboa (excepto campos Elisios).O custo de vida também não é muito mais caro (não é 3X mais).

Os carros por exemplo até são mais baratos !

Imaginem este cenário:
O João é rico, tem 10 €, e gostava de fabricar doce de laranja.A MAria e o Paulo são pobres, por isso não podem comprar o doce.

Como o João não tem clientes por cá, não se arrisca a fazer doçe.Até poderia ser muito bom, mas não arrisca.

SUMA
João:10€
M e P 0 €

SE MADOFF disser para Joao dar 2 € de ordenado a maria e paulo e abrir a sua fabrica, existe mais riqueza distribuida.

SUMA:Joao fica com 6 €
MAria e Joao com 2 € cada

Assim maria e paulo, já poderão comprar o doce (1 € cada pote).

Joao fica contente, já tem 8€ e acima de tudo, sabe que o seu doçe é bom e tem dois empregados.

Como os seus empregado estão contentes, pois ganham bem, também trabalham bem.

Como o produto do Joao é bom, ele começa a vender muitos potes.

Assim passado dois meses temos

JOÃO: 20 €
MAria:3 €
Joao: 3 €

E isto a que se deveu ?, deveu-se a Madoff (estado), obrigar a ordenado bom.
Gerou-se emprego e a massa monetária circula.

É uma exemplo, enfantizado, mas que demostra BEM a importância de circular o dinheiro.Se for só meia duziia a ter tudo, não é gerada riqueza.

Infelizmente é dificil passar e ideia, pois afinal estamos num país de retrogrados.

mais_um Escreveu:O tema dos salários é bem mais complexo do que temos escrito por aqui, uma variavel, que aparentemente todos concordam é a lei da oferta e da procura que associada às espectativas de cada um faz com que as pessoas aceitam determinados salários.

Por exemplo, o custo de um apartamento em Londres ou Madrid não é igual ao de Lisboa, assim como não é igual ao das Caldas da Rainha. Um quilo de carne nas Caldas da Rainha é mais baixo do que em Lisboa, o custo do colégio nas Caldas é mais baixo que em Lisboa. Logo o custo de vida é mais barato nas Caldas da Rainha do que em Lisboa, assim é natural que as pessoas nas caldas aceitem fazer o mesmo trabalho que fazem em Lisboa mas por menos dinheiro.

Um exemplo, há 7 anos, eu em Lisboa pagava 6,5 €/hora a empregada domestica, actualmente pago nas Caldas da Rainha 5,30€/hora, mas devido ao desemprego já há pessoas a aceitar 4€/hora isto porque há mais oferta de empregadas. Obviamente que há mais factores que influenciam o vencimento mas excluindo os funcionários publicos e o ordenado minimo, o Estado não decide quanto é que recebemos, felizmente!

Sobre o facto de os vencimentos serem superiores, não esquecer que o custo de vida também é superior, vão a um restaurante bom em Lodres e comparem com Lisboa, por exemplo...

Registado: 12/5/2009 23:07

por mais_um » 2/9/2009 10:38

Elias Escreveu:Há aqui outro aspecto interessante: Portugal tem os carros mais caros que o resto da Europa - tal fica a dever-se em parte ao IA muito elevado. Contudo, Portugal é dos países da Europa com maior número de carros por 1000 habitantes (apenas ultrapassado pelo Luxemburgo e pela Itália).

Como diz o outro... não há dinheiro mas vai-se arranjando para o carrito...

É verdade, já referi esse aspecto noutros foruns, dos paises com alguma dimensão , só a Italia tem mais automoveis por habitante que nós, o mesmo se aplica noutros itens, 2ª habitação, telecomunicações, gastos em restaurants e bares, são algumas das categorias de bens não essenciais em que estamos no topo do ranking na UE.

É algo que só é possivel explicar devido à economia paralela, não encontro outra explicação.

Como dizia noutro dia um sueco que esteve na minha empresa, se vocês são pobres com o tipo de vida que tem, nem quero imaginar o que tinham que ter para serem considerados ricos... :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Elias » 2/9/2009 10:31

Há aqui outro aspecto interessante: Portugal tem os carros mais caros que o resto da Europa - tal fica a dever-se em parte ao IA muito elevado. Contudo, Portugal é dos países da Europa com maior número de carros por 1000 habitantes (apenas ultrapassado pelo Luxemburgo e pela Itália).

Como diz o outro... não há dinheiro mas vai-se arranjando para o carrito...

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 2/9/2009 10:29

bestblandina Escreveu:Já tive em Paris, londres, madrid, barcelona,e mais alguns. Quando fui ao supermecado reparei que os preços eram iguais e alguns mais produtos eram mais caros. Vou a prontos a vestir e tambem era igual, os electrodomesticos era igual. O que notei mais caro era as casas dentro dessas cidades no entanto se fores para os arredores encontras muito mais barato. Os automoveis é mais barato, gasolina mais barato, telemoveis, luz, preço de hotel, etc.
O frances, espanhois, etc. Nesses paises vive-se melhor que cá, o poder de compra é maior, ou vais dizer que não. Olha os carros dos espanhois e os nossos, convido a dar uma volta a espanha e vê a diferença. Estive em madrid há uns dias e olha que a diferença é notável.

Best,

Estás totalmente equivocado, sobre os preços de combustiveis, França, UK, Belgica, DInamarca, etc..mesmo com a diferença de carga fiscal no fim são mais caros que em Portugal

http://www.theaa.com/onlinenews/allabou ... st2009.pdf

Sobre os preços de hotel também deves estar a brincar, vai a um site de uma cadeia internacional de hoteis e vê a diferença entre Lisboa e Paris ou Londres, por exemplo o Mercure em Lisboa consegues quartos a partir de 59€, em Paris, numa zona equivalente o minimo é 119€.

Os exemplos são tantos que ficaria aqui o resto do dia, a provar-te como estás enganado.

Tudo o que tem serviço é mais caro nesses paises do que em Portugal, salvo raras excepções. (a mão de obra é mais cara....)

Já agora para não teres duvidas, deixo aqui um estudo bem recente em que as cidades que referes aparecem no ranking das 50 mais caras para se viver e Lisboa não aparece, ainda tens duvidas?

http://www.mercer.com/costoflivingpr#Top_50

Um abraço,

Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Branc0 » 2/9/2009 10:25

Sim claro, aliás tu vais ao outro lado do mundo e voltas com comida e bebida toda paga por 800 euros mas isso não tem nada a ver com o preço da mãe de obra nem dos alimentos nesse país. :roll:

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Re: O

por Elias » 2/9/2009 10:25

bestblandina Escreveu:Esse exemplo do pequeno almoço sei muito bem que é mais caro. Então fala com esse alemão e diz para o final do dia ir ao supermecado e comprar um telemóvel e uma televisão e comprar um carro. Depois logo dizes que conclusão chegaste.

best, em vez de escreveres generalidades, que tal apresentares uns números concretos?

O

por bestbland » 2/9/2009 10:22

Esse exemplo do pequeno almoço sei muito bem que é mais caro. Então fala com esse alemão e diz para o final do dia ir ao supermecado e comprar um telemóvel e uma televisão e comprar um carro. Depois logo dizes que conclusão chegaste. Restaurantes cafés eu sei que é mais caro. Quanto ao ordenado dos mexicanos que tornavam as férias mais caras não é bem assim , convido a ires as ilhas espanholas e depois ao algarve. Logo chegas a uma conclusão. O que acontecia é que os donos desses hotéis se calhar ganhavam menos. Então como o inglês ganha o dobro então uma refeição no mac era o dobro e não é. E olha se pagas 1.60 pelo pequeno almoço o alemão que ganha o dobro se pagasse o dobro ia dar igual. Ou seja dividias o ordenado pelo preço e ambos conseguiam ter o mesmo número de pequenos almoços.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Branc0 » 2/9/2009 10:04

Best,

Nem a propósito acabei agora de tomar o pequeno-almoço com um alemão. Pagou 1,60€ por um sumo de laranja natural e uma sandes. A primeira coisa que me disse era que só o sumo lhe custava quase 3€ na Alemanha.

Conclusão: a tua experiência pessoal não interessa nada, consigo arranjar-te outras tantas que vão no contrário da tua. É para isso que há indices e estudos que calculam o nível de vida. Nem precisas de comparar Lisboa com Munique para ver as diferenças, as ultimas férias que fiz em tras-os-montes almoçamos 3 pessoas por 9€ o que é impensavel em Lisboa.

O francês não proporciona mais bem estar à sua familia porque o ordenado minimo é superior mas porque consegue ser mais produtivo (e não, não é o facto do empregada da caixa do supermercado passar o dobro dos produtos na máquina de codigo de barras que um empregado português). No México é o processo lógico é o mesmo, eles não ganham menos porque o ordenado minimo é mais pequeno, ganham menos porque só assim são competitivos. Se o ordenado mínimo deles fosse 1000 euros o preço do hotel seria mais caro, provavelmente não terias lá ido de férias porque não estavas disposto a pagar tanto. Consegues perceber com este exercicio básico que o resultado de aumentar o ordenado minimo no México conduz ao desemprego generalizado?

É que tu (o cliente) não estás disposto a pagar 1000 euros a um gajo para te meter tequilla no copo e como tal não vais (ou por esse preço escolhes um destino mais luxuoso). Eu falo por mim, se me pedissem 1500 euros para ir ao México teria escolhido antes a Jamaica, fui ao México exactamente porque era mais barato.

O

por bestbland » 2/9/2009 9:49

Aí aí aí. O branco está a dizer que um francês ao final do mês pede mais euros para dar o mesmo nível de vida que um português. Isso é um disparate. Ele vai dar uma qualidade de vida superior a um português. Mas isso não quer dizer que o francês ganhe que ganhe o dobro que dá o dobro da qualidade de vida. O francês tem mais poder de compra que nós. Eu já fui ao méxico e se tu já foste veras que eles pedem menos dinheiro do ordenado mas vão ter menos qualidade de vida que nós. É por isso que há diferenças entre países e muito. A razão é a prática de salários baixos nesses países. E o problema é o salário mínimo. É lógico que há mais mas esse é um deles. Vão a espanha e vão a um supermecado e depois logo me dizem. Haja paciência

por Elias » 2/9/2009 9:38

bestblandina Escreveu:Já tive em Paris, londres, madrid, barcelona,e mais alguns. Quando fui ao supermecado reparei que os preços eram iguais e alguns mais produtos eram mais caros. Vou a prontos a vestir e tambem era igual, os electrodomesticos era igual. O que notei mais caro era as casas dentro dessas cidades no entanto se fores para os arredores encontras muito mais barato. Os automoveis é mais barato, gasolina mais barato, telemoveis, luz, preço de hotel, etc.

Best, isso é a tua percepção e vale o que vale.
Para retirares conclusões como as que apresentas tens de recolher os preços de uma forma sistematizada, a fim de tornar possíveis as comparações e as consequentes conclusões.

Comparares o preço de 2 ou 3 hotéis ou de 2 ou 3 casas não te permite concluir rigorosamente nada. Quanto aos automóveis e à gasolina, não te esqueças que a nossa carga fiscal tem um efeito pesado no preço final ao consumidor. Por isso, em lulgar de defender um aumento do salário mínimo, que tal começarmos por exigir a redução da carga fiscal?

por mais_um » 2/9/2009 9:38

Branc0 Escreveu:Verdade mas não acho que isso seja um problema nem que requeira intervenção de ninguém. A partir do momento em que intervens a transacção deixa de ser justa para alguém. Aliás como disse em cima se esse problema que relataste das vinhas da ira são da grande depressão viste como o presidente dos EUA conseguio piorar as coisas com as intervenções que tentou (fossem boas ou não as suas intenções). Nada pode substituir a livre vontade dos homens, mesmo com a melhor das intenções.

Em concreto, o ordenado mínimo foi implementado em 1933 ("Vinhas da Ira" passa-se em 1929) devido ao facto de existir excesso de mão-de-obra que fez com que o valor dos salários descesse a pique, assim para garantir um salário mínimo que permitisse a sobrevivência, foi criado o ordenado mínimo.

Nota: não estou a afirmar que a medida foi boa ou não, estou apenas a explicar o motivo que levou à sua implementação.

No campo oposto, a quando da peste negra, na idade media, em Inglaterra, o rei foi obrigado a fazer uma lei que proibia que os camponeses mudassem de "patrão" de modo a evitar a escalada dos "ordenados", fê-lo a pedido dos nobres.

Um abraço,

Alexandre Santos

por jlncc » 2/9/2009 9:32

Branc0,

Acho que é de louvar a persistencia e paciencia que tiveste em explicar todos estes conceitos. E gostei muito do teu site "ACE", é uma iniciativa de louvar.

Quanto ao problema de produtividade, penso que o problema de Portugal passa principalmente pela educação (com educação seria possível desburocratizar, simplificar, etc...). E nisso o Branc0 está a fazer um optimo trabalho.

Best, eu percebo que estas coisas façam confusão. Mas se te interessas pelo tema sugiro-te que compres um livro de economia. Estes conceitos estão lá explicadinhos e são muito úteis no dia à dia de qualquer cidadão (seja a procurar emprego, seja a consumir, etc). O que o Branc0 diz é o que a realidade tem mostrado ser verdade, pelo que deverias confiar no que ele diz e tomar como certo as ideias que ele te transmitiu.

Registado: 29/11/2007 4:27

por bestbland » 2/9/2009 9:30

Branc0 Escreveu:Best,

Eu já não sei se tu estás a falar a sério ou a brincar porque é tanto disparate junto que sinceramente acho que nem vale a pena dizer mais nada. Parece que fazes de proposito para lançar a confusão.

Quer dizer que um francês para dar melhor qualidade de vida pede mais euros. Mas para dar melhor não para dar o mesmo que um português dá. Ora as coisas tem o mesmo preço que cá então porque que pede mais ?

Não é para dar melhor, é para dar a mesma. Lê o que eu escrevi. Mas quais coisas têm o mesmo preço que cá? Os chapéus de chuva? Os bilhetes de cinema? A comidinha? Tu fazes a minima ideia do que estás a dizer? Alguma vez foste fazer compras a França ou a Inglaterra?

Sim, têm melhor nível de niva se generalizarmos. O ordenado mínimo deles maior que o nosso é consequência dessa riqueza e não a causa.

Se as coisas baixam de preço, como têm baixado, e os ordenados mínimos ficam na mesma ou são até aumentados como querem fazer em alguns países isso só pode gerar desemprego nesses países. Já que se falou aqui na Grande Depressão lembro que o FDR apresentou a inovação do salário mínimo durante a maior crise deflacionária da história dos EUA (e Obama agora quer aumenta-lo em condições semelhantes) adicionando às restantes intervenções que este fez na economia conseguio que a depressão se prolongasse por uma década, a mais longa em toda a história.

O problema é que nós temos um salário mínimo dos mínimos.

Não, o problema é que não produzimos o suficiente. Já só falta fazerem-te bonecos mas eu não estou para isso amigo, acho que já fiz a minha parte.

Como existe esse valor de refenrencia as pessoas aceitam os ordenados com base desse valor.

Já tinhas dito isto e eu já te tinha explicado que não e apresentei os argumentos. Vou-te explicar como funciona uma discussão normal num forum.
O Best diz A.
O Branco discorda e diz B e apresenta argumentos a explicar porque é que as coisas são B e não A.
O Best vem e diz porque discorda dos argumentos que suportam B.

Ficares a repetir "o ordenado minimo é o valor de referência" não faz dele nenhum valor de referência. Por mais que tu digas que é assim a realidade não muda.

Imagina que recebes um apartamento de herança e que não sabes qual foi o seu valor no entanto queres vender. Esse apartamento tem valores diferentes conforme a sua localização. Ora tu vais tentar saber o seu valor médio e a partir de aí fazes o teu preço.

O que queres que te diga além do óbvio que estás a falar de uma coisa que não entendes? Alguma vez tentaste vender uma casa? Então tu achas que um gajo em Vilamoura que quer vender a sua moradia vai fazer um preço medio das moradias no país?

A sério, tu só podes estar a reinar com a malta ou então já é do sono.

hmaavv Escreveu:Repara que se essa utilidade marginal do dinheiro é decrescente,
o trabalhador desempregado dará maior utilidade aos primeiros euros que lhe oferecerem , ele estará disposto a pagar mais caro por esse vencimento ( paga esse vencimento dando trabalho).

Verdade mas não acho que isso seja um problema nem que requeira intervenção de ninguém. A partir do momento em que intervens a transacção deixa de ser justa para alguém. Aliás como disse em cima se esse problema que relataste das vinhas da ira são da grande depressão viste como o presidente dos EUA conseguio piorar as coisas com as intervenções que tentou (fossem boas ou não as suas intenções). Nada pode substituir a livre vontade dos homens, mesmo com a melhor das intenções.

Já tive em Paris, londres, madrid, barcelona,e mais alguns. Quando fui ao supermecado reparei que os preços eram iguais e alguns mais produtos eram mais caros. Vou a prontos a vestir e tambem era igual, os electrodomesticos era igual. O que notei mais caro era as casas dentro dessas cidades no entanto se fores para os arredores encontras muito mais barato. Os automoveis é mais barato, gasolina mais barato, telemoveis, luz, preço de hotel, etc.
O frances, espanhois, etc. Nesses paises vive-se melhor que cá, o poder de compra é maior, ou vais dizer que não. Olha os carros dos espanhois e os nossos, convido a dar uma volta a espanha e vê a diferença. Estive em madrid há uns dias e olha que a diferença é notável.
Outro exemplo, quando tu deste 500€ baseaste de algum valor, por exemplo um maço tabaco custa 3,10€ se amanha comprar um 2,00€ acho barato, embora acha caro, mas em relação ao preço médio está barato. Mas só sabes se está barato ou caro se houver um valor de referencia.
Um gajo que quer vender uma casa em vilamoura faz o preço médio em vilamoura e não em Beja, foi o que disse.
Acho que ainda não acordaste e leste tudo a pressa :)
Lê aquilo que escrevi e vê se não é isso que disse.
Para saberes se estavas pagar muito ou pouco para descascar os caroços tiveste que ter o ordenado base.
quer dizer, imagina tu que estiveste na america este tempo todo, quando chegasses a portugal perguntavas as pessoas quando é que estavam a pagar em media para descascar os caroços em portugal e consoante esse preço é que fazias a tua oferta.

por Branc0 » 2/9/2009 9:16

Best,

Eu já não sei se tu estás a falar a sério ou a brincar porque é tanto disparate junto que sinceramente acho que nem vale a pena dizer mais nada. Parece que fazes de proposito para lançar a confusão.

Quer dizer que um francês para dar melhor qualidade de vida pede mais euros. Mas para dar melhor não para dar o mesmo que um português dá. Ora as coisas tem o mesmo preço que cá então porque que pede mais ?

Não é para dar melhor, é para dar a mesma. Lê o que eu escrevi. Mas quais coisas têm o mesmo preço que cá? Os chapéus de chuva? Os bilhetes de cinema? A comidinha? Tu fazes a minima ideia do que estás a dizer? Alguma vez foste fazer compras a França ou a Inglaterra?

Sim, têm melhor nível de vida se generalizarmos. O ordenado mínimo deles maior que o nosso é consequência dessa riqueza e não a causa.

Se as coisas baixam de preço, como têm baixado, e os ordenados mínimos ficam na mesma ou são até aumentados como querem fazer em alguns países isso só pode gerar desemprego nesses países. Já que se falou aqui na Grande Depressão lembro que o FDR apresentou a inovação do salário mínimo durante a maior crise deflacionária da história dos EUA (e Obama agora quer aumenta-lo em condições semelhantes) adicionando às restantes intervenções que este fez na economia conseguio que a depressão se prolongasse por uma década, a mais longa em toda a história.

O problema é que nós temos um salário mínimo dos mínimos.

Não, o problema é que não produzimos o suficiente. Já só falta fazerem-te bonecos mas eu não estou para isso amigo, acho que já fiz a minha parte.

Como existe esse valor de refenrencia as pessoas aceitam os ordenados com base desse valor.

Já tinhas dito isto e eu já te tinha explicado que não e apresentei os argumentos. Vou-te explicar como funciona uma discussão normal num forum.
O Best diz A.
O Branco discorda e diz B e apresenta argumentos a explicar porque é que as coisas são B e não A.
O Best vem e diz porque discorda dos argumentos que suportam B.

Ficares a repetir "o ordenado minimo é o valor de referência" não faz dele nenhum valor de referência. Por mais que tu digas que é assim a realidade não muda.

Imagina que recebes um apartamento de herança e que não sabes qual foi o seu valor no entanto queres vender. Esse apartamento tem valores diferentes conforme a sua localização. Ora tu vais tentar saber o seu valor médio e a partir de aí fazes o teu preço.

O que queres que te diga além do óbvio que estás a falar de uma coisa que não entendes? Alguma vez tentaste vender uma casa? Então tu achas que um gajo em Vilamoura que quer vender a sua moradia vai fazer um preço medio das moradias no país?

A sério, tu só podes estar a reinar com a malta ou então já é do sono.

hmaavv Escreveu:Repara que se essa utilidade marginal do dinheiro é decrescente,
o trabalhador desempregado dará maior utilidade aos primeiros euros que lhe oferecerem , ele estará disposto a pagar mais caro por esse vencimento ( paga esse vencimento dando trabalho).

Verdade mas não acho que isso seja um problema nem que requeira intervenção de ninguém. A partir do momento em que intervens a transacção deixa de ser justa para alguém. Aliás como disse em cima se esse problema que relataste das vinhas da ira são da grande depressão viste como o presidente dos EUA conseguio piorar as coisas com as intervenções que tentou (fossem boas ou não as suas intenções). Nada pode substituir a livre vontade dos homens, mesmo com a melhor das intenções.

por hmaavv » 2/9/2009 1:41

Branco ,
só agora li a parte em que referes a utilidade marginal do dinheiro,
um dos problemas do mercado de trabalho resulta daí.

Repara que se essa utilidade marginal do dinheiro é decrescente,

Registado: 14/1/2008 0:05

por mais_um » 2/9/2009 1:24

bestblandina Escreveu:
mais_um Escreveu:
bestblandina Escreveu:Existe esse filme em dvd ? Como se chama ?

As Vinhas da Ira Título Original:
The Grapes of Wrath

Classificação:M12
País:
Estados Unidos Ano: 1940

Género:
Drama Duração: 123m

Pessoas Relacionadas
Realização:John Ford Interpretação:Jane Darwell, Henry Fonda, Charley Grapewin, John Carradine Um dos mais importantes clássicos do cinema, baseado na obra-prima da literatura de John Steinbeck.

Após estar na prisão por homicídio involuntário, Tom Joad regressa a casa e encontra a propriedade da sua família destruída pelas condições climatéricas e pela ganância dos bancos.

Com fracas possibilidades de conseguir trabalho, toda a família faz as malas e parte para a terra prometida: Califórnia.

Mas a árdua viagem e as rigorosas condições de vida que encontram dão-lhes pouca esperança e manter a família unida torna-se um dos maiores desafios que têm de enfrentar.

Vencedor de 2 ÓSCARES DA ACADEMIA 1940: MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA,

MELHOR REALIZAÇÃO

mas é um filme antigo ? 1940... há em dvd?

penso que sim, procura num clube de video

por bestbland » 2/9/2009 1:18

mais_um Escreveu:

The Grapes of Wrath

País:

Género:

Pessoas Relacionadas
Realização:John Ford Interpretação:Jane Darwell, Henry Fonda, Charley Grapewin, John Carradine Um dos mais importantes clássicos do cinema, baseado na obra-prima da literatura de John Steinbeck.

Após estar na prisão por homicídio involuntário, Tom Joad regressa a casa e encontra a propriedade da sua família destruída pelas condições climatéricas e pela ganância dos bancos.

Com fracas possibilidades de conseguir trabalho, toda a família faz as malas e parte para a terra prometida: Califórnia.

Mas a árdua viagem e as rigorosas condições de vida que encontram dão-lhes pouca esperança e manter a família unida torna-se um dos maiores desafios que têm de enfrentar.

MELHOR REALIZAÇÃO

mas é um filme antigo ? 1940... há em dvd?

por hmaavv » 2/9/2009 1:11

Eu não vi o filme ,li o livro , vale mesmo a pena .

WIKIPEDIA
As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath) foi um livro publicado pelo escritor norte-americano John Steinbeck, no ano de 1939.

Por essa obra, Steinbeck recebeu o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 1962.

Relata a história de uma família pobre do estado de Oklahoma, que durante a Grande Depressão de 1929 se vê obrigada a abandonar as terras que ocupava havia décadas, em regime de meeiros, devido à chegada do progresso, traduzido pela compra de tractores e máquinas pelos donos dessas, e de um novo regime de propriedade. Este factor tornou obsoleto o trabalho manual de aragem e plantio da terra, e forçou-os a rumar em direção à Califórnia.

Este clássico americano, trata dos efeitos da grande depressão de pequenas famílias de fazendeiros do Oeste americano.

A personagem principal, Tom Joad, regressa a casa saído da prisão e reencontra a sua família, já preparada para abandonar a sua terra, Oklahoma, no seguimento de um ano de colheitas ruinoso e também da premente ocupação da terra pelos donos originais e seu maquinário. Concluindo a impossibilidade de manter de pé a propriedade, não tiveram outra opção que não fosse abandoná-la e partir em busca de uma nova vida.

Com o pouco dinheiro que lhes resta, adquirem um velho caminhão e encetam uma viagem para oeste, até à Califórnia. Durante o percurso, a família cruza-se com outras que caminham na mesma direcção e com a mesma intenção, seduzidos por promessas de trabalho e de bons salários.

No entanto, tais expectativas saem frustradas, pois à chegada apercebem-se que o trabalho que há é pouco e mal-remunerado, o que obriga a maioria dos emigrantes a viver em acampamentos temporários ao longo da estrada, sempre sujeita à exploração da mão-de-obra barata.

Na sequência, esse brilhante clássico narra aspectos gerais do problema, bem como analisa a miséria humana, tanto de abastados proprietários de terras, quanto dos emigrantes e da família JOAD, bem como narra a saga da viagem familiar em busca de uma vida melhor.

Continuo a acreditar que as melhores soluções para para um negócio são encontradas no mercado,
e que assim ambas as partes saem beneficiadas ,

no entanto na altura em que li esse livro apercebi-me que o mercado de trabalho é um mercado com algumas especificidades e exige sempre uma intervençao em favor do trabalhador , no caso da nossa sociedade um salário minímo ( bem diferente de um rendimento minimo , ao qual sou totalmente contra )

Registado: 14/1/2008 0:05

por mais_um » 2/9/2009 1:07

The Grapes of Wrath

País:

Género:

Pessoas Relacionadas

MELHOR REALIZAÇÃO

O

por bestbland » 2/9/2009 1:05

Vou dar outro exemplo. Imagina que recebes um apartamento de herança e que não sabes qual foi o seu valor no entanto queres vender. Esse apartamento tem valores diferentes conforme a sua localização. Ora tu vais tentar saber o seu valor médio e a partir de aí fazes o teu preço. Mas se não tiveres esse valor o vendes barato ou não vendes por ser caro.

O

por bestbland » 2/9/2009 1:00

Existe esse filme em dvd ? Como se chama ? Branco, quanto maior é o ordenado mínimo melhor qualidade de vida tem esse pais. O problema é que nós temos um salário mínimo dos mínimos. Como existe esse valor de refenrencia as pessoas aceitam os ordenados com base desse valor. O que tu achas muito pode ser pouco , tudo depende do valor de referência. Por exemplo nós somos os mais pobres se comparares a outros países ricos no entanto nós somos os mais ricos se comparares com outros mais pobres. Tem que haver um valor base com que te possas basear para saberes se estás a pagar muito ou pouco pelo um serviço. Se comprares um ferrari novo por 50000 euros é barato mas achas barato porque foi baseado com um valor médio de um ferrari. E é assim com a mão de obra. Uma empresa que vai para a frança já sabe o ordenado mínimo deles como tal faz a sua oferta com base desse valor e depois aumenta se houver pouca procura

por mais_um » 2/9/2009 0:55

bestblandina Escreveu: Vai a um supermecado em frança e vê os preços. Vai aos lojas de vestir, electródomesticos etc. Igual ou menor valor o mesmo produto.

Estás enganado, conheço todas as capitais da europa ocidental, todos os anos faço uma viagem a cada uma e não é bem assim, este ano estive em Viena, um quilo de robalos de aviário da grecia, iguais aos que se vendem cá, custava 30 €, cá custam a 3 ou 4 €.

por mais_um » 2/9/2009 0:48

Branc0 Escreveu:
hmaavv Escreveu:
Dando liberdade aos dois intervenientes vemos que a transacção traz vantagens para ambos:

O problema é que nos trabalhos menos qualificados/salários mais baixos o trabalhador não tem essa liberdade , o poder negocial de uma parte está fragilizado logo o equilibrio que permite a transação sai enviesado .

Recordo a situação limite "As Vinhas Ira" onde se retrata essa negociação , o preço pago pelo cesto de fruta apanhada, baixava todos os dias.

Eu confesso que não vi as vinhas da ira. Os trabalhadores estavam aprisionados e eram proibidos de sair para outro lado e procurar emprego noutro local?

Só porque o preço baixa não quer dizer que deixe de ser justo. Se não estamos a falar de escravos podem sempre sair e procurar melhor, se sairem todos o patrão será obrigado a voltar a subir ou, caso não possa devido à ausência de lucros, abandonar a sua actividade actual e dedicar-se a outra.

O problema retratado no livro e filme "vinhas da ira" que é consequência da grande depressão (aconselho-te a ler o livro (é uma obra prima) ou a ver o filme, é o excesso de procura de trabalho em relação à oferta, ou seja há um desiquilibrio muito grande em relação a um dos lados e dá-se um crash..

Aconteceu o inverso na idade media com a peste negra, a mao de obra escasseou e os valores pagos subiram em flecha.

O

por bestbland » 2/9/2009 0:47

Branco não é bem assim. Já estou no telefone e na cama mas contínuo o debate pela última vez. Quer dizer que um francês para dar melhor qualidade de vida pede mais euros. Mas para dar melhor não para dar o mesmo que um português dá. Ora as coisas tem o mesmo preço que cá então porque que pede mais ? Porque o salário mínimo assim o permite. Em espanha já pede menos euros e em portugal ainda em menos e em marrocos ainda em menos. E porque ? Vai a um supermecado em frança e vê os preços. Vai aos lojas de vestir, electródomesticos etc. Igual ou menor valor o mesmo produto. O problema é que cá trabalhas o dobro. Agora imagina que vem o brazileiro para aqui trabalhar se não houvesse salário mínimo esse brazileiro se calhar trabalhava por uns 200 e mesmo assim ganhava mais que lá. Já disse que o mal nosso vem de traz dos baixos salários que tínhamos. Não é a toa que dizem que um francês tem melhor qualidade de vida e melhor poder de compra. Pois se cá se vive com 450 euros lá também se vivia.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 149 visitantes