Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-topic ordenados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Branc0 » 1/9/2009 17:36

madoff Escreveu:No dia em que uma empresa for ou tiver alguem insubstituivel, então essa empresa não vale NADA.

Ninguém disse que era insubstituivel, disse que os accionistas quiseram pagar-lhe 400000000000 milhões de euros e perguntei qual era o teu problema com isso o qual não me respondeste.

madoff Escreveu:Então tamém poderia dizer:
E se o estado ditasse uma lei que dizia:
"Os gestores (não estou a dizer patroes) podem chicotear os empregados e retirar-lhe o ordenado se lhes apetecer".

Se um partido tiver maioria, pode faze-lo.

Esse cenário de chicotear empregados só se colocará num país que não tenha na sua constituição o minimo respeito pela vida humana, caso contrário a maioria não pode escravizar uma minoria (apesar de os impostos para subsidiar os elementos não produtivos da sociedade serem de facto uma escravização em part-time, sendo o "time" defenido pelo nosso escalão de IRS). Já estivemos mais longe dessa ideologia mas ainda não chegamos a esse nível de abertamente assumirem as intenções de escravidão.

Estás a confundir um accionista livremente pagar a um gestor aquilo que lhe apetecer com um decreto lei que legaliza a escravidão. Percebes a diferença de conceitos? Dicotomia liberdade - escravidão?

madoff Escreveu:MAs existem principios, e é isso que faz com que algo possa ser feito ou não.

Qual é efectivamente o principio aqui que tu estás a defender? O principio de seres tu a ditar quanto é que os outros ganham só porque achas que deviam ganhar mais ou menos? E quem és tu para dizer o que eu valho? Quem é o Socrates para dizer quanto eu produzo? Ou os deputados? Não vos reconheço qualquer autoridade para o fazerem nem nenhuma superioridade moral que vos permita gerir os recursos que não vos pertencem.

Já agora fica este video sobre o ordenado mínimo, já antigo mas infelizmente ainda actual:
<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/7DS0XXFdyfI&hl=en&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/7DS0XXFdyfI&hl=en&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por madoff » 1/9/2009 17:25

No dia em que uma empresa for ou tiver alguem insubstituivel, então essa empresa não vale NADA.
Então tamém poderia dizer:
E se o estado ditasse uma lei que dizia:
"Os gestores (não estou a dizer patroes) podem chicotear os empregados e retirar-lhe o ordenado se lhes apetecer".

Se um partido tiver maioria, pode faze-lo.

MAs existem principios, e é isso que faz com que algo possa ser feito ou não.

Branc0 Escreveu:
madoff Escreveu:Seguramente que esses valores não se justificam.
Por exemplo, Ricardio Espirito Santo, não sei quanto ganha, mas podem crer que não são esses valores.

Ele tem de trabalçhar é para a familia, que são detentores de acções do banco.

Esses sim, arriscam mas também ganham, é justo.

O prémio a dar aos administradores DEVERIA SER RETIRADO DIRECTAMENTO do DIVIDENDO.

Mas penso que no máximo 80 a 100X o ordenado minimo praticado na empresa.

E se os accionistas que detêm a empresa concordarem em pagar-lhe 400000000000 milhões de euros qual é o teu problema? O dinheiro é teu?

Registado: 12/5/2009 23:07

por mais_um » 1/9/2009 17:11

Branc0 Escreveu:
madoff Escreveu:BAstará o estado obrigar a um aumento do ordenado minimo.

Se todos tiverem mais, então gasta-se mais.

Ou isso ou são substituidos por maquinas ou simplesmente acaba o posto de trabalho. A riqueza não se cria por decreto.

Branc0,
Grande verdade, infelizmente há muita gente que ainda acredita no contrario.

A questão do salario minimo é de menor importancia, penso que apenas abrange 5% dos trabalhadores por conta de outrem. De resto concordo com quase tudo o que foi escrito por aqui.

As razões de falta de produtividade não são identicas em todos os sectores economicos, é preciso não esquecer isso.

Como gestor de um departamento durante 11 anos, em que decidia os aumentos, o ordenado a pagar, os valores a cobrar, etc...defrontei-me com muitos problemas que as pessoas "esquecem".

Eu não posso pagar 2000€ a um tecnico, quando há quem consiga ter tecnicos a fazer o mesmo trabalho por 600€, se o fizer não ganho concurso nenhum e fecho as portas. Se o tecnico que ganha 600€ quer ganhar 2000€ tem que ter mais valias que permita eu cobrar o valor correspondente ao cliente.

Quando eu comecei a trabalhar, em 1988 ganhava como tecnico de electronica cerca de 80.000$00 quase o triplo do que estava na tabela do sindicato e em 2 anos aumentaram-me 50%, isto porque não existiam muitos tecnicos, como havia escassez os poucos que existiam eram disputados, quase como jogadores de futebol.

No tempo em que fui tecnico eu ia para os clientes de osciloscopio numa mao e de mala de ferramenta na outra mão. Um monitor avariava e lá ia eu de esquema tecnico, ferro de soldar, pinça, transistores, condensadores e integrados. Exigia um grande numero de conhecimentos e não abundavam tecnicos.

Hoje em dia para assitir PC's há milhares de gajos que o podem fazer, qualquer curioso inteligente consegue resolver os problemas de um computador, logo como há muita oferta o valor que se paga diminui.

Esta é uma das vertentes do problema, há outras que também tem sido referidas aqui, uma delas é a organização do trabalho, ou seja há problemas a nivel da gestão de topo e nivel médio devido ao facto que muitas vezes são escolhidos por "cunha" e não por meritocracia.

A questão da formação embora importante não é por si só capaz de garantir emprego e salarios elevados, imaginem que se consegue abrir vagas para todos os estudantes que queiram ir para medicina e daqui a 7 anos tinhamos o mercado de trabalho inundado de médicos, resultado, como existiria excesso de oferta em relação à procura as remunerações baixavam, não duvidem que a actual escassez de médicos foi provocada pela propria classe já instalada, neste aspecto a ordem dos médicos tem feito lobby com os sucessivos governos para não abrir vagas, penso que este governo finalmente decidiu abrir vagas mas mesmo assim vamos ter problemas no futuro.

Um abraço,

Alexandre SAntos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por cannot » 1/9/2009 17:05

Branc0 Escreveu:
bestblandina Escreveu:Outro exemplo é na diferença de ordenados no MAcdonald, entre paises. A produtividade não é a mesma? O preço final é semelhante entre paises, pelo menos daqueles que já fui

Tens que viajar mais. O preço de um McMenu no Reino Unido era bastante superior ao português a ultima vez que lá estive.

Semelhante é mas não igual, nos US é bem mais barato por exemplo. Mas a verdade é que estamos a dar exemplos onde a moeda muda em relação à nossa (libra e dólar), será comparável?

Os preços são decididos em face do país onde estás e não da comparação entre outros países.

Na minha opinião o problema está na classe política. Vivemos claramente num país em que impera a máxima, pagar pouco para ter mais produtividade (poupando nos ordenados), em vez de outra que seria, motivar mais para produzir mais. Precisamos claramente que se criem condições para se poder mudar mentalidades.

O ordenado mínimo em Portugal é uma piada, tentem viver com ele e vão ver a vontade de rir com que ficam...

Essa de só existir porque as pessoas aceitam é verdade mas nunca mudará a não ser que mudem as políticas. É como a televisão. Podes dizer que é uma grande me*da mas as pessoas vêm porque querem. É verdade mas só mudará se existir oferta de qualidade e nunca vai mudar porque as pessoas deixam de ver o que dá actualmente. É uma pescada de rabo na boca. Os governos não têm que impor regras mas têm que criar política que façam proliferar a qualidade, e aí sim, quando existir outras ofertas as pessoas começam a mudar.

E mudar mentalidades demora décadas portanto para mim a solução é tentar mudar o máximo as mentalidade em portugal mas fazer um esforço por passar o mínimo de tempo possível neste pais, ou pelo menos em interacção com as pessoas em geral.

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Elias » 1/9/2009 16:59

E já agora quem é que recebe 20 milhões de euros por ano?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Branc0 » 1/9/2009 16:58

madoff Escreveu:Seguramente que esses valores não se justificam.
Por exemplo, Ricardio Espirito Santo, não sei quanto ganha, mas podem crer que não são esses valores.

O prémio a dar aos administradores DEVERIA SER RETIRADO DIRECTAMENTO do DIVIDENDO.

E se os accionistas que detêm a empresa concordarem em pagar-lhe 400000000000 milhões de euros qual é o teu problema? O dinheiro é teu?

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

por madoff » 1/9/2009 16:54

Seguramente que esses valores não se justificam.

Elias Escreveu:
madoff Escreveu:E justifica-se um administrador de um banco, receber anualmente mais de 20 milhoes de euros ?

Em tua opinião deviam receber quanto?

por Elias » 1/9/2009 16:47

madoff Escreveu:E justifica-se um administrador de um banco, receber anualmente mais de 20 milhoes de euros ?

Em tua opinião deviam receber quanto?

por madoff » 1/9/2009 16:44

E justifica-se um administrador de um banco, receber anualmente mais de 20 milhoes de euros ?

Como eu disse, havendo mais distribuição, cria-se maior oportunidade para os negocios e mais negocios.

Se houver pouca gente para gastar, então muitos negocios não funcionam.

Branc0 Escreveu:

Ou isso ou são substituidos por maquinas ou simplesmente acaba o posto de trabalho. A riqueza não se cria por decreto.

Aumenta-se o salario minimo e depois ficamos chateados quando o cinema não tem lugares marcados nem ninguém para nos sentar não é? Uma chatisse isto de obrigar o patrão a pagar mais e o gajo recusa-se... capitalista de um raio!

Porque não meter logo o ordenado minimo a 5k? O problema de Portugal deve ser esse :roll:

por Branc0 » 1/9/2009 16:27

Aumenta-se o salario minimo e depois ficamos chateados quando o cinema não tem lugares marcados nem ninguém para nos sentar não é? Uma chatisse isto de obrigar o patrão a pagar mais e o gajo recusa-se... capitalista de um raio!

Porque não meter logo o ordenado minimo a 5k? O problema de Portugal deve ser esse :roll:

por madoff » 1/9/2009 16:18

BAstará o estado obrigar a um aumento do ordenado minimo.

É importante é não sairem muitas divisas para fora, ou seja termos mais produção interna, para haver menos importações.

ASSIM meus senhores, a única maneira de diminuirmos o defice da balança comercial são:
-IMPOSTOS (porque acham que temos impostos tão altos nos carros e combustiveis ?), para limitar a procura.

-Ordenado (havendo menos poder de compra, compra-se menos)

Por isso não falta produtividade, falta é haver um maior tecido empresárial e claro, depois um aumento do poder de compra.

ja vou Escreveu:

O ordenado minimo deveria ser de 800 € e o ordenado médio deveria ser de 1400 € LIQUIDOS.

Simples, cria uma empresa e começa a pagar esse ordenado médio aos funcionários que contratares...

Temos de começar por algum lado :mrgreen:

por Elgenedy » 1/9/2009 16:17

Branc0 Escreveu:
bestblandina Escreveu:Outro exemplo é na diferença de ordenados no MAcdonald, entre paises. A produtividade não é a mesma? O preço final é semelhante entre paises, pelo menos daqueles que já fui

Tens que viajar mais. O preço de um McMenu no Reino Unido era bastante superior ao português a ultima vez que lá estive.

Aliás, por isso existe o Indice Big Mac :)

Abraço,

Elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

Re: OFF-topic ordenados

por Elias » 1/9/2009 16:16

bestblandina Escreveu:O problema é que o preço que um cliente paga em mão de obra numa oficina em espanha é quase igual ao pago aqui, a produtividade vai para o bolso do patrão.
Julgo que o problema está no misero ordenado minimo que temos que serve como referencia

Não, o "problema" está no facto de as pessoas aceitarem pagar esses preços altos.

No dia em que as pessoas deixarem de pagar aqueles preços, eles vão baixar. É o mercado a funcionar.

por bestbland » 1/9/2009 16:14

Branc0 Escreveu:
bestblandina Escreveu:O problema é o nosso ordenado minimo que serve como referencia.
Já algum tempo perguntava a um empregador que tinha uma oficina, porque que um mecânico ganhava o dobro em espanha, visto ele ter um empregado que tinha ido para espanha por motivo de dinheiro, e ele respondeu, é que lá produz mais, e eu respondi, então esse empregado vai trabalhar o dobro que aqui e ele disse é isso. E eu :idea:
È pratão....

É por isso que ele é patrão e tu não, é que ele sabe o que é a produtividade.

Produtividade = Riqueza Produzida a dividir pelo custo de produção

Ou seja, ele não precisa de trabalhar o dobro para ter o dobro da produtividade, basta cobrar o dobro por cada manutenção automóvel.

Imagina que tu fazes canetas descartáveis e consegues fazer 100 por hora enquanto eu faço uma caneta xpto de tinta permamente por hora. Podes dizer que trabalhas mais do que eu... talvez. Tu vendes as tuas canetas a 1 euro eu vendo a minha caneta a 500 euros logo sou 5 vezes mais produtivo do que tu.

O problema da produtividade não é um problema dos empregados não quererem trabalhar, é um problema de demasiados custos de produção em processos burocráticos e falta de valor acrescentado no produto final que o permita diferenciar e, como tal, cobrar mais.

Deixo este artigo que publiquei o ano passado no Vida Económico sobre este tema, talvez te interesse.

O problema é que o preço que um cliente paga em mão de obra numa oficina em espanha é quase igual ao pago aqui, a produtividade vai para o bolso do patrão.
Julgo que o problema está no misero ordenado minimo que temos que serve como referencia
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Elias » 1/9/2009 16:13

joaolc Escreveu:O problema é que em Portugal o patrão tem que pagar 600 euros de ordenado ao trabalhador + 500 euros a um advogado para poder ter a actividade comercial + 500 euros à camara para poder ter a licença de exploração + 600 euros em multas para a ASAE por haver exigencias impossiveis de cumprir + 1000 euros em indemnizações porque o primeiro empregado que teve nao queria fazer nada e teve que ser despedido = 3200

Nos outros paises o patrao tem que pagar 1500 euros ao empregado + 100 euros noutras coisas = 1600 euros.

No final, o patrao portugues irrita-se mais, é acusado de pagar mal e tem que pagar + 1600 euros do que os outros patroes. PAra além disso ainda tem que fazer despesas com psicologos e médicos para conseguir aguentar a pressao.

não te esqueças dos pagamentos para a Segurança Social

por Branc0 » 1/9/2009 16:13

por Branc0 » 1/9/2009 16:12

bestblandina Escreveu:O problema é o nosso ordenado minimo que serve como referencia.
Já algum tempo perguntava a um empregador que tinha uma oficina, porque que um mecânico ganhava o dobro em espanha, visto ele ter um empregado que tinha ido para espanha por motivo de dinheiro, e ele respondeu, é que lá produz mais, e eu respondi, então esse empregado vai trabalhar o dobro que aqui e ele disse é isso. E eu :idea:
È pratão....

É por isso que ele é patrão e tu não, é que ele sabe o que é a produtividade.

Produtividade = Riqueza Produzida a dividir pelo custo de produção

Ou seja, ele não precisa de trabalhar o dobro para ter o dobro da produtividade, basta cobrar o dobro por cada manutenção automóvel.

Imagina que tu fazes canetas descartáveis e consegues fazer 100 por hora enquanto eu faço uma caneta xpto de tinta permamente por hora. Podes dizer que trabalhas mais do que eu... talvez. Tu vendes as tuas canetas a 1 euro eu vendo a minha caneta a 500 euros logo sou 5 vezes mais produtivo do que tu.

O problema da produtividade não é um problema dos empregados não quererem trabalhar, é um problema de demasiados custos de produção em processos burocráticos e falta de valor acrescentado no produto final que o permita diferenciar e, como tal, cobrar mais.

Deixo este artigo que publiquei o ano passado no Vida Económica sobre este tema, talvez te interesse.
Editado pela última vez por Branc0 em 1/9/2009 16:13, num total de 1 vez.

por bestbland » 1/9/2009 16:10

Outro exemplo é na diferença de ordenados no MAcdonald, entre paises. A produtividade não é a mesma? O preço final é semelhante entre paises, pelo menos daqueles que já fui

por Elgenedy » 1/9/2009 16:10

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:Ora, sendo a produtividade a mesma, ou seja, essa empregada é suposto produzir a mesma coisa que a empregada Francesa, os preços muitos deles são mais baratos em França, sendo assim, não consigo perceber porque que o grupo auchan não paga o mesmo ordenado que uma empregada Francesa, visto as duas produzirem igual e os preços de venda serem semelhantes.

A minha interpretação é esta: em Portugal as pessoas aceitam desempenhar essa função por metade do preço. Isto é, se o patrão oferece 600 euros e aparece alguém interessado naquela função, para que é que o patrão vai pagar mais?

Boa tarde a todos,

Nmho, é precisamente o que o Elias referiu. Seja por estarmos em crise há 20 anos, seja por sonharmos baixinho, seja porque motivo for, o facto é que existe sempre alguem que aceita.

E como em qualquer mercado, quando alguem aceita vender barato, quem compra não vai insistir num preço mais alto.

Quando andava à procura do meu primeiro emprego, fizeram-me uma proposta com o seguinte horário: Seg a sexta das 8 às 24; sábados das 8 às 20. Salário, não chegava a 1000€. Eu recusei, mas de certeza que alguem aceitou.

Em França, provavelmente se uma menina se candidatar a caixa no grupo auchan e lhe oferecerem 600€, ela educamente recusa e vai para qualquer outro supermercado ganhar mais. E logo a seguir vão todas as outras meninas que já trabalham no grupo.

Apenas mercados a funcionarem :)

Abraço,

Elgenedy

Registado: 17/12/2002 22:25

por Elias » 1/9/2009 16:08

bestblandina Escreveu:um empragdo cá lava +- 7 carros numa hora (maquina automatica de lavagem) lá o mesmo empregado lava uns 3 carros á mão.

nas máquinas automáticas nem precisas de empregado. muitas funcionam com fichas que adquires na caixa.

Se queres comparar homens com máquinas, de facto a máquina é mais eficiente, tanto a lavar carros como a eliminar postos de trabalho... :roll:

por bestbland » 1/9/2009 16:07

Elias Escreveu:
bestblandina Escreveu:Por exemplo já tive no mexico e lá os ordenados são menores, estive numa bomba de gasolina e a limpeza dos carros era manualmente com uma mangueira e um pano feito por tres empregados, ai a produtividade é menor

Espera aí... é menor comparada com quê?

um empragdo cá lava +- 7 carros numa hora (maquina automatica de lavagem) lá o mesmo empregado lava uns 3 carros á mão.

Daqui uns meses vamos ouvir os patrões falarem com este aumento de salario minimo vamos ser obrigados a fechar as portas, pergunto eu, não existe o mesmo tipo de empresa na espanha, frança, alemanha, etc.

por Elias » 1/9/2009 16:04

bestblandina Escreveu:Por exemplo já tive no mexico e lá os ordenados são menores, estive numa bomba de gasolina e a limpeza dos carros era manualmente com uma mangueira e um pano feito por tres empregados, ai a produtividade é menor

Espera aí... é menor comparada com quê?

por bestbland » 1/9/2009 16:01

Elias Escreveu:Best, se isso fosse verdade, então na China com os ordenados miseráveis que se pagam por lá a produtividade deve ser muito próxima de zero... e no entanto as empresas vão todas para lá :roll:

è lógico que como o madoff disse isso é tanga, em muitos dos sectores onde trabalhamos.
Por exemplo já tive no mexico e lá os ordenados são menores, estive numa bomba de gasolina e a limpeza dos carros era manualmente com uma mangueira e um pano feito por tres empregados, ai a produtividade é menor que aqui para executar a mesma tarefa, mas isto é só um pequeno exemplo.
Num café em espanha um empregado ganha muito mais que aqui mas o preço final dos produtos é um pouco mais caro que aqui, nesse exemplo compreendo, pois para uma empregada de café ganhar um mesmo que é espanha o patrão tinha que aumentar o produto final para fazer face ao custo da mão de obra, mas isso são pequenos exemplo, porque na pratica a produtividade é igual e o ordenado lá fora é maior

por jlncc » 1/9/2009 16:00

O problema é que em Portugal o patrão tem que pagar 600 euros de ordenado ao trabalhador + 500 euros a um advogado para poder ter a actividade comercial + 500 euros à camara para poder ter a licença de exploração + 600 euros em multas para a ASAE por haver exigencias impossiveis de cumprir + 1000 euros em indemnizações porque o primeiro empregado que teve nao queria fazer nada e teve que ser despedido = 3200

Nos outros paises o patrao tem que pagar 1500 euros ao empregado + 100 euros noutras coisas = 1600 euros.

No final, o patrao portugues irrita-se mais, é acusado de pagar mal e tem que pagar + 1600 euros do que os outros patroes. PAra além disso ainda tem que fazer despesas com psicologos e médicos para conseguir aguentar a pressao.

Registado: 29/11/2007 4:27

por Opcard » 1/9/2009 15:59

O Medina Carreira sobre salários baixos:

"....Mas o principal factor, os salários baixos,

- Mas o ideal do ponto de vista da mão-de-obra não é este que se prega aqui. Nós para termos uma mão-de-obra que ganhe bem temos de ter outra escola. Nós não podemos andar a formar analfabetos e depois dizermos para arranjarem empregos bons a esta gente. A gente tem de ir à escola.

ARF – Aumentar a escolaridade obrigatória nestas condições é uma ideia má?

- Teoricamente é uma boa medida. Como mexer na Justiça também seria uma boa medida.

LC – Mas é preciso que a escola seja boa.

- Agora mexer na escola e ficar tudo na mesma não interessa. Se os alunos estiverem lá e são tão bons os bons como são bons os maus, quer dizer, anda lá um número grande a atrapalhar o trânsito, em nome de uma coisa esquisitíssima e que eu não aceito que é a escola inclusiva. Ora, a escola é inclusiva se as pessoas estão lá para aprender. Se não estão para aprender têm de ir para outro sítio. Um estádio de futebol, põe-se lá toda a gente aos pontapés na bola. Agora, na escola só pode estar quem queira aprender. Mas isso tem de ser aferido. Nós temos todos os anos de verificar se eles aprenderam..."
"

Registado: 14/3/2009 0:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 168 visitantes