Caldeirão da Bolsa

Stock Picking

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 9/3/2013 22:46

Pelo que tenho lido o order flow é algo que os quants usam muito (sobretudo devido aos mutual funds). Já perdi algumas horas a investigar o assunto mas infelizmente nunca consegui encontrar informação gratuita disponível.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Zeb_PT » 9/3/2013 21:14

De tempos em tempos gosto de ressuscitar este tópico pois o stock picking é algo que tenho estado continuamente a trabalhar.

Neste momento utilizo um metodo de ranking que tem como base a aanalise semanal e diaria (ando a considerar tba mensal) de :
- Indices
- Indices Sectoriais
- E a própria cotada

Mais ideias? Gostava de incorporar alguns indicadores de volume ou algo mais exótico que pudesse indiciar que uma cotada irá reagir mais que outra, neste momento é como encontrar a "tempestade perfeita"...
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por mquinaz » 24/5/2010 0:07

Eu não tenho um conjunto certo de acções para analisar, o que faço é o seguinte: Depois de o mercado global me dar os sinais que eu estabeleço para entrar, faço um varrimento das cotadas, iniciando por aquela que tem maior capitalização bolsista, e vou por aí abaixo até me aparecer aquela que respeite os meus critérios de entrada. Mas para isso tive de criar listas com os tickers e o market cap. de cada uma, entre outras informações. Depois digo ao computador para me ordenar a coisa como eu quero, e por fim vou para o prorealtime ticker a ticker até aparecer a moça mais bonita. Algumas só olho para elas 2 segundos :)
Uma trabalheira, mas vale a pena :wink: Claro que não estou constantemente a actualizar os valores das listas, nem estou sempre a começar no inicio, os valores que introduzo são os do momento da criação dessas listas, e permitem-me ter uma ideia comparativa entre a dimensão das cotadas. Á medida que vão aparecendo aquelas que estão no ponto ou tem mais probabilidades de caminhar para lá, vou classificando conforme o estado técnico. As minhas posições são todas para o médio/longo prazo e a minha forma de estar nos mercados tem basicamente 2 fases, a primeira é a mais trabalhosa que é quando devoro gráficos (o tal stock picking) e a outra é mais relaxada que é aquela em que vou apenas acompanhando, ajustando stops e lendo o Caldeirão.
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz

Registado: 11/2/2008 18:54

por LTCM » 23/5/2010 23:05

Zeb_PT Escreveu: ainda novato nestas andanças pretendo me manter apenas do lado euronext até reproduzir resultados consistentes e só depois passar para um proximo nivel mais complicado...

Euronext ou NYSE ou ... é a mesma coisa mas do lado de lá existe a obrigatoriedade dos HF (vertente value players) revelarem quais as suas posições longas, e é de acesso grátis.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Zeb_PT » 23/5/2010 18:05

mapaman, obrigado pela resposta mas fruto de ser ainda novato nestas andanças pretendo me manter apenas do lado euronext até reproduzir resultados consistentes e só depois passar para um proximo nivel mais complicado...

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

por Zeb_PT » 23/5/2010 18:02

Lembro-me da conversa Pata, e estou muito tentado a seguir o teu conselho, mas como observo hoje em dia cerca de 50 acções queria escolher quais as que devo eliminar e quais as que devo manter. A ideia seria reduzir talvez para metade...

Estou tentado tb em fazer essa filtragem ao contrário, olhar para os activos que me dão melhor resultados e ao mesmo tempo manter uma variedade de activos representativa de vários sectores.

por mapaman » 23/5/2010 17:54

olá,

podes fazer aquilo que eu faço que é subscrever um serviço de fundamentais para o mercado americano e negociar com base em AT a "buy list" recomendada.

qual? O do Louis Navellier mas poderia ser outro qualquer pois existe um sem numero deles.

abraço
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por Pata-Hari » 23/5/2010 17:46

Zeb, acho que o que estás a tentar fazer é algo que é bastante complexo sem muitos testes e sem muito trabalho. O Fogueiro faz algo desse género, com um sistema de scores para acções (tivémos essa conversa no carro, recordas-te, certo?). Podes também fazer isso: somas indicadores que achas bons e as acções que atinjam maior valor, serão as escolhas.

Podes fazer isso com indicadores de todos tipos, fundamentais (PERs, DYs....), indicadores técnicos, opiniões de analistas (price targets, ...).

Agora, prepara-te para trabalhar porque só uma actualização contínua e um trabalho grande de montagem do sistema é que te dará um bom resultado. Mas acho que pode dar frutos, sem dúvida.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por rsacramento » 23/5/2010 17:31

Têm que ser bastante líquidas, têm que ser tecnicamente consistentes (em termos históricos) e têm que ter, pelo menos, uma volatilidade média.

mm do volume > xis

beta > ipsilon

Registado: 29/11/2007 12:50

por Zeb_PT » 23/5/2010 17:22

Resolvi desenterrar um tópico antigo pois as mesmas duvidas ainda me perseguem e até hoje não consegui qq resolução das mesmas :(

Idealmente gostaria de encontrar qq forma de indicador (ou conjuncto) que me levasse a construir um screener onde facilmente poderia fazer entrar/sair acções consuante a sua classificação subisse ou descesse (obviamente tb dependente se considerasse estarmos em bear ou bull).

Até hoje não consegui, mas desde à muito tenho um feeling que a resposta poderá e deverá estar num indicador de volume, pois penso que seja natural que uma acção que venha a crescer/decrescer mais que as outras tenha de ter um certo potencial por trás dela, potencial esse que é representado pelo volume. Fazendo um certo paralelismo com energias é como se fosse uma energia potencial e uma energia cinética em que uma é o combustivel da outra...

A alternativa a este meu desejo seria ter um portfolio de acções debaixo de olho que representasse ao máximo os vários sectores e os vários mercados existentes, facilitando a escolha por comparação entre as acções.

Encontro-me em brainstorming por isso qq comentario é bem vindo.

por Azelha_Maia » 11/10/2009 18:12

Boas.Esses scripts de que falaram...têm conhecimento de algum site onde os possa encontrar ou se discuta regularmente os mesmos?

Cumprimentos

Registado: 23/11/2008 16:24

por Algarvio__ » 11/10/2009 18:01

Esta discussão é muito interessante.

Na passada semana, lá para 4ª ou 5ª, estava na duvida entre SONI, EDPR e JMT.

A duvida sobre a escolha dos títulos é, obviamente, a questão fundamental dos investidores.

Quanto à volatilidade (medida por exemplo pelo Chaikin volatility) esta pode ser muito útil, não numa análise isolada, mas em conjunto com outros indicadores que cada um de nós utilizamos para identificar inversões de tendência.
Assim, em caso de dúvida perante vários títulos que estejam a inverter a sua tendência, poderemos/ deveremos optar por aquele cuja volatilidade se encontre mais elevada, potenciando assim eventuais ganhos.

Quanto o indicador de volatilidade é baixo, não nos dá grande ajuda na escolha de títulos, pois sabemos que não são de esperar grandes variações.

É, no entanto, preciso não esquecer que este, tal como os outros indicadores, "espelha" o que se passou e não o que está para vir.

Registado: 9/12/2007 12:36

por Zeb_PT » 11/10/2009 12:59

Aproveito para desenterrar este tópico pois cada vez mais acho esta questão fundamental!

Neste momento já decidi que tenho que fazer qualquer tipo de filtragem pois cada vez é maior o portfolio de acções e cada vez ocupa mais tempo.

Mesmo assim encontro-me indeciso entre dois caminhos os quais irei estudar:
- Um sistema de highlight de acções automático (e programado) através de indicadores baseado no MACD, o indicador que gosto mais tendo em conta a minha forma de negociação.
- O estudo de indices que me indicará que sector está a valorizar mais. Neste momento penso usar o DJES (Dow Jones Euro Stoxx Index) para determinar o(s) supersector(es) melhor(es) e apenas investir em acçoes do mesmo...

Criticas? Conselhos? Opiniões?

por Zeb_PT » 31/8/2009 14:26

Mea culpa :)

por cannot » 31/8/2009 14:21

Zeb_PT Escreveu:
Que tipo de análise fazes depois às acções que segues?

A analise que faço é completamente técnica, resistencias, suportes, LTs, volume e dois indicadores com os quais me sinto mais confortavel, MACD e RSI mas tb so perco tempo com os mesmos quando vejo graficamente a situação interessante, ou seja uso os indicadores tecnicos para apontar direcções.

Quando falas em filtragem estás a pensar em usar alguma ferramenta informática que varre todas as acções de determinado índice e todos os dias te apresente acções que compram determinados critérios? Ou a tua ideia é mais parecida com a que faz o Ulisses, que segue um número fixo de acções (as tais 250 que analisa todos os dias), ficando desta forma mais "expert" nesse conjunto fixo.

O meu tópico vai mesmo de encontro a essa questão, encontro-me num momento em que gostaria de decidir isso mesmo.

Uma hipotese seria mesmo essa, um varrimento usando indicadores (no prorealtime parece-me possivel), poderia mesmo com um script simples dar requesitos minimos (volume medio).

Um exemplo mesmo muito simples seria detectar grandes variações de volumes, basicamente fazer uma subtração da vela diaria pela média movel do volume.

Outro exemplo simples seriam os cruzamentos de MM e por aí fora...

Acho que isto que eu pergunto vai de encontro com o que o Ulisses fala de saber o estilo de negociação que tens. Só depois de saberes isso podes pensar em como fazer essa "filtragem". Por exemplo eu não tenho um conjunto fixo de acções que acompanho, tento varrer todo o mercado OTC (e nasdaq) americano à procura de situações que me pareçam favoráveis ou tipo de trading que faço.

A nivel de trading só tenho disponibilidade para analisar velas diarias, logo as minhas entradas "curtas" serão sempre semanais (5 dias ou mais).
Neste momento tenho posições apenas curtas, pois falta-me analisar um pouco de dados fundamentais/indices para ter ideia do "potencial" da acção, o que considero importante a longo termo (mais de um ano).

Neste momento encontro-me inclinado para fazer uma selecção de acções como o Ulisses, mas tendo em conta um varrimento (pois só agora estou a fazer esse stock picking).

Pensando no futuro considero que terei um numero fixo de acções mas que esse conjucnto poderá ser dinamico no sentido de entrarem acções para debaixo de olho que provoquem a saida de outras.

Que resposta mais comprida, criticas?

Eu tenho uma sugestão, mas que não tem nada haver com o tema.

Quando falas em entradas "curtas" deves dizer entradas de "curto prazo" pois entrada curta é uma coisa diferente do que pretendes.

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Zeb_PT » 31/8/2009 13:34

A analise que faço é completamente técnica, resistencias, suportes, LTs, volume e dois indicadores com os quais me sinto mais confortavel, MACD e RSI mas tb so perco tempo com os mesmos quando vejo graficamente a situação interessante, ou seja uso os indicadores tecnicos para apontar direcções.

Quando falas em filtragem estás a pensar em usar alguma ferramenta informática que varre todas as acções de determinado índice e todos os dias te apresente acções que compram determinados critérios? Ou a tua ideia é mais parecida com a que faz o Ulisses, que segue um número fixo de acções (as tais 250 que analisa todos os dias), ficando desta forma mais "expert" nesse conjunto fixo.

O meu tópico vai mesmo de encontro a essa questão, encontro-me num momento em que gostaria de decidir isso mesmo.

Uma hipotese seria mesmo essa, um varrimento usando indicadores (no prorealtime parece-me possivel), poderia mesmo com um script simples dar requesitos minimos (volume medio).

Um exemplo mesmo muito simples seria detectar grandes variações de volumes, basicamente fazer uma subtração da vela diaria pela média movel do volume.

Outro exemplo simples seriam os cruzamentos de MM e por aí fora...

Acho que isto que eu pergunto vai de encontro com o que o Ulisses fala de saber o estilo de negociação que tens. Só depois de saberes isso podes pensar em como fazer essa "filtragem". Por exemplo eu não tenho um conjunto fixo de acções que acompanho, tento varrer todo o mercado OTC (e nasdaq) americano à procura de situações que me pareçam favoráveis ou tipo de trading que faço.

A nivel de trading só tenho disponibilidade para analisar velas diarias, logo as minhas entradas "curtas" serão sempre semanais (5 dias ou mais).
Neste momento tenho posições apenas curtas, pois falta-me analisar um pouco de dados fundamentais/indices para ter ideia do "potencial" da acção, o que considero importante a longo termo (mais de um ano).

Neste momento encontro-me inclinado para fazer uma selecção de acções como o Ulisses, mas tendo em conta um varrimento (pois só agora estou a fazer esse stock picking).

Pensando no futuro considero que terei um numero fixo de acções mas que esse conjucnto poderá ser dinamico no sentido de entrarem acções para debaixo de olho que provoquem a saida de outras.

Que resposta mais comprida, criticas?

Re: Stock Picking

por cannot » 31/8/2009 13:15

Zeb_PT Escreveu:Neste momento encontro-me a seguir basicamente o PSI20, algumas CAC e algumas DAX, mas receio que com o passar do tempo atinja um nº de acções demasiado grande exigindo que faça alguma filtragem de determinados ISINs, a questão que coloco é mesmo como fazer essa filtragem.

Neste momento a minha selecção de acções tem como base as nacionais e algumas situações interessantes apreseentadas no forum, uma especie de Forum Stock Picking :)

Como fazem essa filtragem?
Analise Fundamental? PER's? ...
Estudo da analise tecnica passada de maneira a determinar se as cções sao tecnicamente bem comportadas? Como?
Utilização de indicadores para iluminar (highlight) acções?
...

Obrigado pela atenção neste dia algo negativo (por enquanto)!

Quando falas em filtragem estás a pensar em usar alguma ferramenta informática que varre todas as acções de determinado índice e todos os dias te apresente acções que cumpram determinados critérios? Ou a tua ideia é mais parecida com a que faz o Ulisses, que segue um número fixo de acções (as tais 250 que analisa todos os dias), ficando desta forma mais "expert" nesse conjunto fixo.

Acho que isto que eu pergunto vai de encontro com o que o Ulisses fala de saber o estilo de negociação que tens. Só depois de saberes isso podes pensar em como fazer essa "filtragem". Por exemplo eu não tenho um conjunto fixo de acções que analiso, tento varrer todo o mercado OTC (e nasdaq) americano à procura de situações que me pareçam favoráveis ao tipo de trading que faço, para analisar com mais pormenor.

Abraço

por Ulisses Pereira » 31/8/2009 13:01

Queres que seja sincero? A olho. Num gráfico de médio/longo prazo vejo isso bem.

Acções que, em média, por mês variem 3 ou 4% a mim interessam-me pouco, dadas as características do meu "trading". Mas aquilo que penso ser importante sublinhar é que cada investidor deve procurar seguir os títulos que mais se coadunem com o seu estilo e objectivos de "trading".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por cannot » 31/8/2009 12:54

Ulisses Pereira Escreveu:Essa é uma boa questão. Contudo, julgo que cada um deve procurar as acções que mais se compatibilizam com o seu estilo de negociação. Por exemplo, as cerca de 250 acções que acompanho foram seleccionadas pelos seguintes factores:

Têm que ser bastante líquidas, têm que ser tecnicamente consistentes (em termos históricos) e têm que ter, pelo menos, uma volatilidade média.

Um abraço,
Ulisses

Como avalias a volatilidade?

abraço

por Ulisses Pereira » 31/8/2009 12:51

Sim. :) As acções constam dessa lista porque, pelo trabalho no Caldeirão e Negócios, tenho que as analisar e - muito raramente - lá surge uma oportunidade numa das 4 ou 5 acções que têm liquidez suficiente para eu negociar.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pjota1 » 31/8/2009 12:45

Ulisses, por esses critérios o nosso PSI está automáticamente excluido não? :wink:

Registado: 30/4/2009 15:34

por Ulisses Pereira » 31/8/2009 12:30

Essa é uma boa questão. Contudo, julgo que cada um deve procurar as acções que mais se compatibilizam com o seu estilo de negociação. Por exemplo, as cerca de 250 acções que acompanho foram seleccionadas pelos seguintes factores:

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Stock Picking

por Zeb_PT » 31/8/2009 9:35

Neste momento encontro-me a seguir basicamente o PSI20, algumas CAC e algumas DAX, mas receio que com o passar do tempo atinja um nº de acções demasiado grande exigindo que faça alguma filtragem de determinados ISINs, a questão que coloco é mesmo como fazer essa filtragem.

Neste momento a minha selecção de acções tem como base as nacionais e algumas situações interessantes apreseentadas no forum, uma especie de Forum Stock Picking :)

Como fazem essa filtragem?
Analise Fundamental? PER's? ...
Estudo da analise tecnica passada de maneira a determinar se as cções sao tecnicamente bem comportadas? Como?
Utilização de indicadores para iluminar (highlight) acções?
...

Obrigado pela atenção neste dia algo negativo (por enquanto)!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GalegoPT, iniciado1, Sequeira7 e 62 visitantes