Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho (2)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bestbland » 21/8/2009 22:22

EuroVerde Escreveu:
Silverwolf Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
um peao Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Sempre gostava que alguém não fique por meias palavras.

Também gostava que não ficasses por meias palavras quando dizes que o mercado é manipulado. Parece o "sistema" do futebol.

Quem manipula? De que forma?

Boas.
Respondo e podes contra argumentar.
Por vezes é manipulado, sim!
Caso o governo dos EUA não tivesse a imprimir moeda sabes por onde andavam os indices neste momento? Certamente bem abaixo dos minimos de Março. Ou seja, onde o mercado tiver que ir, vai um dia! Mais tarde ou mais cedo. Sou daqueles que acredita em novos minimos.
Num dado dia a FED ou o tesouro, ou mesmo um conjunto de fundos de bancos Americanos podem secretamente comprar e interferir no mercado, naquele dia D em que tudo estava arranjado e conjugado que ia cair, a tal ilusão, e assim se adiou o inevitável. O inevitável é o Governo Obama não poder desvalorizar mais o dolar. Tudo isto é muito subjectivo...
Numa dada semana reunem entre eles e dizem, vamos comprar, (acumulam) nessa semana ainda sustentam o mercado que parecia que ia cair! Na semana seguinte, como o mercado não caiu, todos os intervenientes (particulares e individuais) analisam por AT, Elliott e outras que se não caiu, será um bom timing p comprar e compram. Quanto mais compram, mais comprador vem (foi assim que aprendi) e quanto mais comprador vem mais sobe...
Se sobe sobe. Então algum dia terá que corrigir. Vamos esperar pela correcção tão desejada, tudo se prepara que vai cair, mas mais uma vez Obama e grandes fundos vêm e continuam a compra e impedem o mercado de cair. Mais investidores vêm. Até que chega a um ponto que já todos proclamam que a recessão terminou e que a economia está já a crescer. É giro e divertido saber que houve acções a subir como esta: que foi dos 0,04 aos 1,47

Essa acção não quer dizer nada... claramente esteve com perspectivas de falência por exemplo e ao não acontecer disparou a procura da mesma e fez subir muitissimo... esses são casos isolados que não fazem o bolo final.

DizeS:
"Caso o governo dos EUA não tivesse a imprimir moeda sabes por onde andavam os indices neste momento? Certamente bem abaixo dos minimos de Março. Ou seja, onde o mercado tiver que ir, vai um dia! Mais tarde ou mais cedo."

Quer dizer então eles no máximo podem adiar a queda?

isso não faz sentido nenhum... eles intervieram para impedir o colapso do sistema financeiro... se pelos vistos o conseguiram pq haverá de a bolsa voltar a valorizar o colapso novamente?

Já pensaram o que tinha de acontecer agora para voltarmos a minimos??

Já aqui perguntei isso e até criei um tópico que ninguém ligou lol... e ninguém ligou pq não é nada fácil justificar em termos económicos o que aqui se escreve com facilidade em gráficos...

Cumps,

Pois é precisamente o que eu penso, no máximo, os Americanos estão apenas a adiar.... adiar...
Eles só conseguiram evitar que a bolsa afundasse ainda mais. E assim diluir por um longo periodo 3,4,5,6 anos o fundo absoluto. O minimo dos minimos!

E o que pensas fazer nesses 3,4,5,6 anos ? Shortar?
Se a bolsa subir 3 anos então foram 3 anos de bull market.
Não sei porque que desejam tanto minimos
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

Re: Onde está o Midas??

por Pickbull » 21/8/2009 22:22

et pluribus unum Escreveu:Midas ò midas onde andas tu companheiro?? Há mais de 4 ou 5 meses que estamos a espera dos novos mínimos. Aparece por aí amigo...não apareças só nos dias que a América desce, aparece também nos dias que sobe.

Mas amigo não desmotives porque novos mínimos viram sem dúvida mas quando?? da mesma forma que novos máximos também virão...

Vá aparece aí e brinda-nos com mais uns comentários de analistas anti sistema americano ou anti Obama.

God Bless You

Que pobreza de post.
Lamentáveis essas atitudes.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por creepy » 21/8/2009 22:18

a figura continua a mesma...
não aconteceu nada de relevante estes dias, apesar que contava com mais participação dos media (devem estar a guardar tudo o que têm para os últimos dias.. é para não dar muita bandeira.. muitas semanas seguidas era demais)..

o 1º target foi ultrapassado em 1,5%
o 2º target está a pouco mais de 4 %
pelo meio existem pontos importantes assinalados no gráfico

de resto...
o dollar parece que se antecipou
o vix também
as obrigações também
só falta mesmo o sp500 ir de encontro com o privisto

deveremos acabar de fazer este movimento final... parece faltar uns últimos esticões.. as divergências que não haviam já começam a existir... a participação deverá aumentar... o vix vai parecer um menino irrequieto... quando o dinheiro estiver já para o lado das obrigações infelizmente acontecerá o que ninguém quer (nem eu..)...

um optimo fim de semana...

the principal of Elliott Waves é o livro recomendado para quem sentir que não está a perceber o movimento...

cumprimentos,
Creepy
Anexos
21082009 não há crise!!! the last smiles.jpg
21082009 não há crise!!! the last smiles.jpg (90.99 KiB) Visualizado 4519 vezes

Registado: 7/6/2008 2:02

por MarcoAntonio » 21/8/2009 22:13

Best, tenta colocar gráficos mais pequenos. Os teus gráficos são demasiado grandes resultando que os posts saiam pelo monitor fora da maior parte dos participantes, tornando muito desconfortável a leitura.

O alerta serve para outros que por sistema colocam igualmente gráficos demasiado grandes...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por EuroVerde » 21/8/2009 21:58

Silverwolf Escreveu:
EuroVerde Escreveu:
um peao Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Sempre gostava que alguém não fique por meias palavras.

Também gostava que não ficasses por meias palavras quando dizes que o mercado é manipulado. Parece o "sistema" do futebol.

Quem manipula? De que forma?

Boas.
Respondo e podes contra argumentar.
Por vezes é manipulado, sim!
Caso o governo dos EUA não tivesse a imprimir moeda sabes por onde andavam os indices neste momento? Certamente bem abaixo dos minimos de Março. Ou seja, onde o mercado tiver que ir, vai um dia! Mais tarde ou mais cedo. Sou daqueles que acredita em novos minimos.
Num dado dia a FED ou o tesouro, ou mesmo um conjunto de fundos de bancos Americanos podem secretamente comprar e interferir no mercado, naquele dia D em que tudo estava arranjado e conjugado que ia cair, a tal ilusão, e assim se adiou o inevitável. O inevitável é o Governo Obama não poder desvalorizar mais o dolar. Tudo isto é muito subjectivo...
Numa dada semana reunem entre eles e dizem, vamos comprar, (acumulam) nessa semana ainda sustentam o mercado que parecia que ia cair! Na semana seguinte, como o mercado não caiu, todos os intervenientes (particulares e individuais) analisam por AT, Elliott e outras que se não caiu, será um bom timing p comprar e compram. Quanto mais compram, mais comprador vem (foi assim que aprendi) e quanto mais comprador vem mais sobe...
Se sobe sobe. Então algum dia terá que corrigir. Vamos esperar pela correcção tão desejada, tudo se prepara que vai cair, mas mais uma vez Obama e grandes fundos vêm e continuam a compra e impedem o mercado de cair. Mais investidores vêm. Até que chega a um ponto que já todos proclamam que a recessão terminou e que a economia está já a crescer. É giro e divertido saber que houve acções a subir como esta: que foi dos 0,04 aos 1,47

Essa acção não quer dizer nada... claramente esteve com perspectivas de falência por exemplo e ao não acontecer disparou a procura da mesma e fez subir muitissimo... esses são casos isolados que não fazem o bolo final.

DizeS:
"Caso o governo dos EUA não tivesse a imprimir moeda sabes por onde andavam os indices neste momento? Certamente bem abaixo dos minimos de Março. Ou seja, onde o mercado tiver que ir, vai um dia! Mais tarde ou mais cedo."

Quer dizer então eles no máximo podem adiar a queda?

isso não faz sentido nenhum... eles intervieram para impedir o colapso do sistema financeiro... se pelos vistos o conseguiram pq haverá de a bolsa voltar a valorizar o colapso novamente?

Já pensaram o que tinha de acontecer agora para voltarmos a minimos??

Já aqui perguntei isso e até criei um tópico que ninguém ligou lol... e ninguém ligou pq não é nada fácil justificar em termos económicos o que aqui se escreve com facilidade em gráficos...

Cumps,

Pois é precisamente o que eu penso, no máximo, os Americanos estão apenas a adiar.... adiar...
Eles só conseguiram evitar que a bolsa afundasse ainda mais. E assim diluir por um longo periodo 3,4,5,6 anos o fundo absoluto. O minimo dos minimos!

Registado: 29/11/2007 11:19

Re: respeito...

por MarcoAntonio » 21/8/2009 21:49

et pluribus unum Escreveu: Qual é o problema do governo dar $8000 para first home buyer ou $4500 para troca de determinadas viaturas?? Este dinheiro sai do bolso do Midas?? Penso que não...

Por sinal fui a pessoa que mais comentou esse "argumento" do Midas. E é isso que aconselho e nesse sentido que vai a minha chamada de atenção...

Centrem-se nas opiniões e nos argumentos e não nas pessoas. Não trás nada de bom ao tópico e ao forum começar a por em questão o Midas (se ele aparece ou não aparece e coisas semelhantes). Digamos que todos estamos a observar esse tipo de coisa, cada um tira a sua opinião sobre isso e não vale a pena estar a criar polémica no forum em torno disso (em todo o caso, acho que de momento ele está de férias).

Já "pôr em questão" os argumentos e opiniões faz todo o sentido e é a razão principal de existência do Forum. Como digo, por sinal na altura coloquei uma série de posts sobre essa matéria, é só ir lá ver na altura...

Volto a dizer, se acham que ele "argumenta mal", quando ele o faz, contraponham.

et pluribus unum Escreveu:Da mesma forma que eu respeito a opinião do Midas em relação aos novos mínimos agradeço que respeitem a minha.

E eu respeito a tua. Contudo, tem em atenção que o objectivo do forum é que exista um debate sereno e saudável sobre os mercados e não uma espécie de batalha campal entre participantes.

E o tipo de post que estás a colocar é o ideal para começar esse tipo de batalha campal... rapidamente deixaremos de falar de mercados e das opiniões e passamos a falar das pessoas, a trocar insultos, piropos e mais uma série de coisas.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por bestbland » 21/8/2009 21:47

E mais uma vez o SP fez um novo maximo neste bull market, o nasdaq bateu no maximo anterior mas não rompeu.
O trampolim que anteriormente tinha mencionado como possivel, foi mesmo um trampolim.
O Suporte do SP encontar-se nos 977 e no nasdaq a 1562
Anexos
sp.jpg
sp.jpg (88.9 KiB) Visualizado 4615 vezes
nasdaq.jpg
nasdaq.jpg (94.7 KiB) Visualizado 4618 vezes

respeito...

por et pluribus unum » 21/8/2009 21:42

eu respeito a opinião de todos mesmo que divergente.Respeito a opinião do Midas e até posso concordar com ele ou não. Mas a questão que se coloca é bem diferente. Eu não aceitar que alguém sem qualquer conhecimento do que é a América, denigra a sua imagem perante o mundo. Porque será que o companheiro Midas só vem até ao forum, ou a sua presença é mais fluente, nos dias que os mercados descem?? Porque será que todos os comentários de analistas, que ele tanto faz questão de publicar, são sempre negativos e anti-américa?? Qual é o problema do governo dar $8000 para first home buyer ou $4500 para troca de determinadas viaturas?? Este dinheiro sai do bolso do Midas?? Penso que não...

Da mesma forma que eu respeito a opinião do Midas em relação aos novos mínimos agradeço que respeitem a minha.

Registado: 17/3/2008 21:58

por MarcoAntonio » 21/8/2009 21:42

JCS Escreveu:
enfim... (sem comentários). Depois estranham porque muitos deixam de opinar no fórum...

JCS

As razões porque as pessoas deixam de postar podem ser as mais variadas e não creio que seja um problema "do forum" (nem tão pouco se deva ou possa atribuir a uns quantos posts de determinados participantes).

Quando se participa num forum tem de se contar com tudo: com quem pensa igual, com quem pensa diferente, com quem elogia, com quem critica, com quem é mais educado e polido e com quem é menos educado e polido, etc, etc, etc. Se não se consegue lidar minimamente com tudo isso, então há um problema de tolerância e esse problema obviamente não se pode "imputar" ao Forum.

Em todo o caso, cá estamos para tomar em atenção estes aspectos e imediatamente a seguir ao post por sinal, eu chamei a atenção para não se enveredar de novo por este tipo de discussão.

Já agora, JCS, não chegaste a responder à minha questão da dívida. Peço desculpa por ser possivelmente "impertinente", mas eu acho que era importante responderes... o que realmente me interessa é que se debatem os assuntos com um mínimo de profundidade, fundamentando e explicando as nossas opiniões e não estes fait-divers que só servem para distrair do essencial.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 21/8/2009 21:43, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por mapaman » 21/8/2009 21:38

Mais uma corrida,mais uma resistência vencida,essa é que é essa.

Enquanto uns se preocupam com a raiz quadrada da hipotenusa,o mercado dia a dia lá vai andando,cada vez mais longe, daquilo que toda a gente sabe que eu estou a falar(octávio machado dixit).

cumps
Anexos
sp2.jpg
sp2.jpg (82.1 KiB) Visualizado 3990 vezes
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

Re: Onde está o Midas??

por JCS » 21/8/2009 21:32

et pluribus unum Escreveu:Midas ò midas onde andas tu companheiro?? Há mais de 4 ou 5 meses que estamos a espera dos novos mínimos. Aparece por aí amigo...não apareças só nos dias que a América desce, aparece também nos dias que sobe.

Mas amigo não desmotives porque novos mínimos viram sem dúvida mas quando?? da mesma forma que novos máximos também virão...

Vá aparece aí e brinda-nos com mais uns comentários de analistas anti sistema americano ou anti Obama.

God Bless You

enfim... (sem comentários). Depois estranham porque muitos deixam de opinar no fórum...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por MarcoAntonio » 21/8/2009 21:32

Penso que o Midas está de férias.

Discutam as opiniões mas evitem personalizar, é sempre desagradável e por esse andar o tópico não tarda está a ferver de novo!...

Mesmo que discordemos, devemos dar espaço e respeitar a opinião divergente.
Imagem

Administrador Fórum

Onde está o Midas??

por et pluribus unum » 21/8/2009 21:26

Midas ò midas onde andas tu companheiro?? Há mais de 4 ou 5 meses que estamos a espera dos novos mínimos. Aparece por aí amigo...não apareças só nos dias que a América desce, aparece também nos dias que sobe.

God Bless You

Registado: 17/3/2008 21:58

por bestbland » 21/8/2009 21:15

MarcoAntonio Escreveu:Não, já falaste disso uma série de vezes. Apenas foi a primeira vez que me perguntaste a mim se tinha números sobre isso...

Não posso deixar de sublinhar que, sendo uma coisa que se passa o tempo todo e pelas mais variadas razões, tem pouco interesse andar a assinalar que determinados participantes postavam há xis meses atrás e agora não.

Já a afluência ao forum em geral é um dado com algum interesse porque é um proxy do que pode ser o sentimento geral e do alienamento ou não das massas aos Mercados Financeiros.

Para Agosto (Agosto é todos os anos o mês mais fraco em afluência) os números estão fortes e não tiveram o decrescimento que tiveram o ano passado. Mas não ao ponto de serem "extravagantemente fortes"...

ok marco, já não me lembrava de ter questionado sobre isso mas parece que tenho uma vaga ideia de uma vez de ter falado sobre isso.
Pela afluencia tambem se consegue fazer uma analise

por assunoadr » 21/8/2009 20:01

Já agora, parece que o Trichet também não está lá muito optimista.

Trichet Says Global Recovery Talk Makes Him

http://br.reuters.com/article/businessN ... 15?sp=true

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por assunoadr » 21/8/2009 19:12

S&P junto de uma zona de resistências importantes e uma outside bar no gráfico semanal.

AA
Anexos
SPD.png
SPD.png (20.88 KiB) Visualizado 4272 vezes
SPW.png
SPW.png (21.98 KiB) Visualizado 4279 vezes

por assunoadr » 21/8/2009 19:07

steev Escreveu:Caro AA,

Obrigado pela sua resposta.

Ainda bem que também tem uma mentalidade económica. Isso ajuda muito a fugirmos ao empírico e à análise passional ou susceptível às nossas circunstâncias.

Não sei se estamos em bullmarket ou não, porque isso é muito subjectivo. Aliás para ser objectivo tem que ser oficial. E para ser oficial tem de ser posterior...Pois, ao sábado todos sabemos a chave do Euromilhoes.

A bolsa é um risco e não há previsões certas, daí, como sabe, haver possibilidade de retorno. Se o risco fosse 0, o retorno é 0. Nem nos mercados paralelos há risco 0, pois para negociar substâncias de droga pode perder a vida face ao crime envolvido.

Só disse que em vários timeframes desde o início desde tópico quem esteve bull esteve certo. E quem esteve bear este muito poucas vezes certo (penso que só houve um único mínimo desde 15 de Abril até hoje).

Quanto à economia dos EUA, não gosto de divagar muito e começar a relacionar muitos factores. Sei que a economia é uma espiral muito complexa e a probabilidade de erro (falácia do post-hoc) é muito forte se dissermos que B ocorreu dado A, ou que foi por A+C. Nem que ganhasse o prémio nobel me acharia em posição de fazer tais relações a longo prazo, portanto, imagine, tenho apenas 24 anos :)

Nesse caso, a mentalidade económica de pouco nos serve. Por isso é que encontramos na AT um precioso auxiliar para estabelecer as regras de posicionamento no mercado com a minimização dos riscos.

Quem investe num timeframe de longo prazo, ainda não teve tempo para estar certo no lado bull.

steev Escreveu:
Só sei que os EUA são um país muito patriótico e muito optimista. Eles não olham para trás, jogam pragmaticamente sempre para a frente. E qualquer que seja a sua veia política, o seu país está sempre a frente, pois sejam democratas ou republicanos são sempre cidadãos de um país que lhes dá excelentes condições de vida, sejam elas maiores ou menores consoante os tempos.

Portanto, acredito que bears ou bulls, todos querem sair da crise no fundamental. E acredite em mim, já lá vivi 7 meses e senti o optimismo, o 'get up and go', e a falta de inveja do povo americano. O sentimento 'grass is always greener on the other side' é muito português...

E por acaso vivi lá durante Outubro de 2008...:) Se lá tiver estado, sabe do que falo...

Cumprimentos e obrigado pelo tempo ao ler este post!

Não acredito que os americanos que ficaram desempregados e a quem lhes foi retirada a casa se sintam assim tão optimistas e olhe que não foram assim tão poucos como isso.

Baseio-me em noticias e artigos de opinião...nunca estive nos EUA.

Cumprimentos,

AA

por Silverwolf » 21/8/2009 18:41

um peao Escreveu:
PC_Invest Escreveu: ouçam os ursos pq eles tao a fazer sentido.

Uma das frases mais interessantes que li do Ulisses nos seus inúmeros artigos foi algo como:

- Os argumentos bears são sempre mais lógicos, defensáveis e facilmente aceites do que os bull.

Bem visto :)

Especialmente no nosso país em que temos tendência a criticar mais que construir...

Registado: 15/1/2008 17:43

por assunoadr » 21/8/2009 18:40

um peao Escreveu:
assunoadr Escreveu:Queria dizer a ilusão de que o mercado vai continuar a subir por muito mais tempo baseado na premissa de que estamos em pleno bull market. Para isso teria de haver crescimento sustentado dos fundamentais da economia e não me parece que seja isso que esteja a suceder. Já reparou que a injecção de dinheiro infinito na economia dos EUA nem sequer consegue mexer com os índices de preços, apesar do preço do crude ter aumentado para mais do dobro desde dos mínimos de 2009?

O que pode ser uma ilusão. Os fundamentais podem mesmo estar a melhorar.

Por isso me parece que restringirmo-nos aos gráficos é uma boa forma de afastarmos a subjectividade com que lemos e avaliamos as notícias.

Sem duvida um peão. É possível ir mantendo as expectativas de que os fundamentais da economia estão a melhorar por tempo indeterminado, pelo menos enquanto for possível criar dinheiro do nada. Por isso é que a AT é uma ajuda preciosa para se estar posicionado nos mercados.

AA

por steev » 21/8/2009 18:39

assunoadr Escreveu:
steev Escreveu:
assunoadr Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:E a ilusão de que vai cair, também não se cria?

Basta ler este tópico para perceber que a ilusão é maioritáriamente de que vai subir. A verdade é que o mercado vai dando razão à maioria.

AA

A ilusão de que 'vai subir'? Qual ilusão?

Eu vejo 21.65% de subida desde o primeiro post no SP500.

Ou será que quem o iniciou e fundamentou não deu a ilusão de que ia descer?

Até agora não iludiu ninguém, subiu. Amanhã e depois logo se vê.

PS: Desde o início do tópico que estou bull nos equity markets, embora não acredite em máximos até meados 2010, mas acredito numa recovery fundamental da economia (EUA) entre V e U-shaped. Baseio-me nos indicadores que vejo (quase) todos os dias, nos comentários de experts do Bloomberg (não tenho preferidos, tento ter um feeling médio), na minha formação académica em economia e gestão, e claro, no meu optimismo inato, ainda que tente ser 99% racional.

Já admiti acima que me exprimi mal.

Queria dizer a ilusão de que o mercado vai continuar a subir por muito mais tempo baseado na premissa de que estamos em pleno bull market. Para isso teria de haver crescimento sustentado dos fundamentais da economia e não me parece que seja isso que esteja a suceder. Já reparou que a injecção de dinheiro infinito na economia dos EUA nem sequer consegue mexer com os índices de preços, apesar do preço do crude ter aumentado para mais do dobro desde dos mínimos de 2009?

Por acaso, também sou economista por formação e também por profissão.

AA

Caro AA,

Obrigado pela sua resposta.

Ainda bem que também tem uma mentalidade económica. Isso ajuda muito a fugirmos ao empírico e à análise passional ou susceptível às nossas circunstâncias.

Não sei se estamos em bullmarket ou não, porque isso é muito subjectivo. Aliás para ser objectivo tem que ser oficial. E para ser oficial tem de ser posterior...Pois, ao sábado todos sabemos a chave do Euromilhoes.

A bolsa é um risco e não há previsões certas, daí, como sabe, haver possibilidade de retorno. Se o risco fosse 0, o retorno é 0. Nem nos mercados paralelos há risco 0, pois para negociar substâncias de droga pode perder a vida face ao crime envolvido.

Só disse que em vários timeframes desde o início desde tópico quem esteve bull esteve certo. E quem esteve bear este muito poucas vezes certo (penso que só houve um único mínimo desde 15 de Abril até hoje).

Quanto à economia dos EUA, não gosto de divagar muito e começar a relacionar muitos factores. Sei que a economia é uma espiral muito complexa e a probabilidade de erro (falácia do post-hoc) é muito forte se dissermos que B ocorreu dado A, ou que foi por A+C. Nem que ganhasse o prémio nobel me acharia em posição de fazer tais relações a longo prazo, portanto, imagine, tenho apenas 24 anos :)

Só sei que os EUA são um país muito patriótico e muito optimista. Eles não olham para trás, jogam pragmaticamente sempre para a frente. E qualquer que seja a sua veia política, o seu país está sempre a frente, pois sejam democratas ou republicanos são sempre cidadãos de um país que lhes dá excelentes condições de vida, sejam elas maiores ou menores consoante os tempos.

Portanto, acredito que bears ou bulls, todos querem sair da crise no fundamental. E acredite em mim, já lá vivi 7 meses e senti o optimismo, o 'get up and go', e a falta de inveja do povo americano. O sentimento 'grass is always greener on the other side' é muito português...

E por acaso vivi lá durante Outubro de 2008...:) Se lá tiver estado, sabe do que falo...

Cumprimentos e obrigado pelo tempo ao ler este post!

Registado: 18/6/2009 23:57

O

por bestbland » 21/8/2009 18:37

PC_Invest Escreveu:Isto hj ta interessante... que pena ter de sair e nao poder participar, vou ver se posso postar mais logo... mas apetece-me apenas dizer... ouçam os ursos pq eles tao a fazer sentido.

Mas acerca disto mais tarde. prometo.

Um grande abraço,
os ursos estão a fazer sentido , essa não percebi. Lol . No mercado tem que haver ursos e touros. E é bom que haja muitos ursos pois faz alimentar está subida.

por um peao » 21/8/2009 18:32

assunoadr Escreveu:Queria dizer a ilusão de que o mercado vai continuar a subir por muito mais tempo baseado na premissa de que estamos em pleno bull market. Para isso teria de haver crescimento sustentado dos fundamentais da economia e não me parece que seja isso que esteja a suceder. Já reparou que a injecção de dinheiro infinito na economia dos EUA nem sequer consegue mexer com os índices de preços, apesar do preço do crude ter aumentado para mais do dobro desde dos mínimos de 2009?

O que pode ser uma ilusão. Os fundamentais podem mesmo estar a melhorar.

Por isso me parece que restringirmo-nos aos gráficos é uma boa forma de afastarmos a subjectividade com que lemos e avaliamos as notícias.

Registado: 2/4/2009 22:13

por assunoadr » 21/8/2009 18:23

steev Escreveu:
assunoadr Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:E a ilusão de que vai cair, também não se cria?

Basta ler este tópico para perceber que a ilusão é maioritáriamente de que vai subir. A verdade é que o mercado vai dando razão à maioria.

AA

A ilusão de que 'vai subir'? Qual ilusão?

Eu vejo 21.65% de subida desde o primeiro post no SP500.

Ou será que quem o iniciou e fundamentou não deu a ilusão de que ia descer?

Até agora não iludiu ninguém, subiu. Amanhã e depois logo se vê.

PS: Desde o início do tópico que estou bull nos equity markets, embora não acredite em máximos até meados 2010, mas acredito numa recovery fundamental da economia (EUA) entre V e U-shaped. Baseio-me nos indicadores que vejo (quase) todos os dias, nos comentários de experts do Bloomberg (não tenho preferidos, tento ter um feeling médio), na minha formação académica em economia e gestão, e claro, no meu optimismo inato, ainda que tente ser 99% racional.

Já admiti acima que me exprimi mal.

Queria dizer a ilusão de que o mercado vai continuar a subir por muito mais tempo baseado na premissa de que estamos em pleno bull market. Para isso teria de haver crescimento sustentado dos fundamentais da economia e não me parece que seja isso que esteja a suceder. Já reparou que a injecção de dinheiro infinito na economia dos EUA nem sequer consegue mexer com os índices de preços, apesar do preço do crude ter aumentado para mais do dobro desde dos mínimos de 2009?

Por acaso, também sou economista por formação e também por profissão.

AA

por steev » 21/8/2009 18:21

AikyFriu Escreveu:Boas...

Se não me engano, foi o Ulisses que disse que esta subida era justificada pelo pessimismo geral... quem tinha que vender já vendeu, pelo que já não restavam vendedores.
Foi a falta de vendedores que originou a subida e não a pressão compradora. Também foi o Ulisses que disse que enquanto se mantiver o clima de pessimismo não acreditava em quedas.

Vendo o clima de optimismo que se está a gerar nas bolsas (estive recentemente em Paris e verifiquei que o "povo" também começa a andar eufórico), não estarão reunidas condições para a queda em que já ninguém acredita?

PS: depois de reler o que escrevi, lembrei-me de um post do Ulisses intitulado " a subida em que ninguém acredita" que antecipou estas subidas.

Um abraço

Penso que esse foi o tiro que o Midas tentou acertar quando shortou o mercado no dia 15 de Abril de 2009 depois de ele subir cerca de 26% desde 10 de Março de 2009 (SP500), na altura, sem razões fundamentais aparentes.

É corajoso lançar call's dessa precisão, o que é certo é que o mercado acabou por o invalidar. A não ser que se aumente constantemente o timeframe para N+1... :)

Ou o tópico vai ter centenas de páginas, ou a melhor solução é daqui a uns tempos fazer um bump com quote e dizer: 'novos mínimos!!! eu não disse!" :)
Editado pela última vez por steev em 21/8/2009 18:23, num total de 1 vez.

Registado: 18/6/2009 23:57

por MarcoAntonio » 21/8/2009 18:17

PC_Invest Escreveu:mas apetece-me apenas dizer... ouçam os ursos pq eles tao a fazer sentido.

Tenho gasto os últimos dois meses neste mesmo tópico a mostrar precisamente como a maior parte dos argumentos Bear são vazios de conteúdo ou extremamente enganadores!

Quando se está Bear qualquer argumento Bear serve, qualquer argumento Bear parece inteligente e qualquer análise Bear parece especialmente boa.

E diria que isso acontece mais do lado Bear do que do lado Bull, digo-o com base na experiência de 10 anos de acompanhamento do mercado: durante estes anos notei que os Bears são especialmente pouco susceptíveis a mudar de opinião e revêm os seus argumentos com particular facilidade para continuarem a aplicar a sua visão Bear.

É uma opinião, vale o que vale... mas a minha opinião é que os Bears são particularmente inflexíveis.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fosgass2020, Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, Luzemburg, m-m, maturidade, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Purificaçao, slbnnbobadela, trilhos2006 e 224 visitantes