Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho (2)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AikyFriu » 21/8/2009 18:15

Boas...

Se não me engano, foi o Ulisses que disse que esta subida era justificada pelo pessimismo geral... quem tinha que vender já vendeu, pelo que já não restavam vendedores.
Foi a falta de vendedores que originou a subida e não a pressão compradora. Também foi o Ulisses que disse que enquanto se mantiver o clima de pessimismo não acreditava em quedas.

Vendo o clima de optimismo que se está a gerar nas bolsas (estive recentemente em Paris e verifiquei que o "povo" também começa a andar eufórico), não estarão reunidas condições para a queda em que já ninguém acredita?

PS: depois de reler o que escrevi, lembrei-me de um post do Ulisses intitulado " a subida em que ninguém acredita" que antecipou estas subidas.

Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

por Silverwolf » 21/8/2009 18:14

EuroVerde Escreveu:
um peao Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Sempre gostava que alguém não fique por meias palavras.

Também gostava que não ficasses por meias palavras quando dizes que o mercado é manipulado. Parece o "sistema" do futebol.

Quem manipula? De que forma?

Boas.
Respondo e podes contra argumentar.
Por vezes é manipulado, sim!
Caso o governo dos EUA não tivesse a imprimir moeda sabes por onde andavam os indices neste momento? Certamente bem abaixo dos minimos de Março. Ou seja, onde o mercado tiver que ir, vai um dia! Mais tarde ou mais cedo. Sou daqueles que acredita em novos minimos.
Num dado dia a FED ou o tesouro, ou mesmo um conjunto de fundos de bancos Americanos podem secretamente comprar e interferir no mercado, naquele dia D em que tudo estava arranjado e conjugado que ia cair, a tal ilusão, e assim se adiou o inevitável. O inevitável é o Governo Obama não poder desvalorizar mais o dolar. Tudo isto é muito subjectivo...
Numa dada semana reunem entre eles e dizem, vamos comprar, (acumulam) nessa semana ainda sustentam o mercado que parecia que ia cair! Na semana seguinte, como o mercado não caiu, todos os intervenientes (particulares e individuais) analisam por AT, Elliott e outras que se não caiu, será um bom timing p comprar e compram. Quanto mais compram, mais comprador vem (foi assim que aprendi) e quanto mais comprador vem mais sobe...
Se sobe sobe. Então algum dia terá que corrigir. Vamos esperar pela correcção tão desejada, tudo se prepara que vai cair, mas mais uma vez Obama e grandes fundos vêm e continuam a compra e impedem o mercado de cair. Mais investidores vêm. Até que chega a um ponto que já todos proclamam que a recessão terminou e que a economia está já a crescer. É giro e divertido saber que houve acções a subir como esta: que foi dos 0,04 aos 1,47

Essa acção não quer dizer nada... claramente esteve com perspectivas de falência por exemplo e ao não acontecer disparou a procura da mesma e fez subir muitissimo... esses são casos isolados que não fazem o bolo final.

DizeS:
"Caso o governo dos EUA não tivesse a imprimir moeda sabes por onde andavam os indices neste momento? Certamente bem abaixo dos minimos de Março. Ou seja, onde o mercado tiver que ir, vai um dia! Mais tarde ou mais cedo."

Quer dizer então eles no máximo podem adiar a queda?

isso não faz sentido nenhum... eles intervieram para impedir o colapso do sistema financeiro... se pelos vistos o conseguiram pq haverá de a bolsa voltar a valorizar o colapso novamente?

Já pensaram o que tinha de acontecer agora para voltarmos a minimos??

Já aqui perguntei isso e até criei um tópico que ninguém ligou lol... e ninguém ligou pq não é nada fácil justificar em termos económicos o que aqui se escreve com facilidade em gráficos...

Cumps,

Registado: 15/1/2008 17:43

por um peao » 21/8/2009 18:09

PC_Invest Escreveu: ouçam os ursos pq eles tao a fazer sentido.

Uma das frases mais interessantes que li do Ulisses nos seus inúmeros artigos foi algo como:

- Os argumentos bears são sempre mais lógicos, defensáveis e facilmente aceites do que os bull.

Registado: 2/4/2009 22:13

por steev » 21/8/2009 18:07

MarcoAntonio Escreveu:
steev Escreveu:
A ilusão de que 'vai subir'? Qual ilusão?

Eu vejo 14.22% de subida desde o primeiro post no SP500.

Ou será que quem o iniciou e fundamentou não deu a ilusão de que ia descer?

Até agora não iludiu ninguém, subiu. Amanhã e depois logo se vê.

PS: Desde o início do tópico que estou bull nos equity markets, embora não acredite em máximos até meados 2010, mas acredito numa recovery fundamental da economia (EUA) entre V e U-shaped. Baseio-me nos indicadores que vejo (quase) todos os dias, nos comentários de experts do Bloomberg (não tenho preferidos, tento ter um feeling médio), na minha formação académica em economia e gestão, e claro, no meu optimismo inato, ainda que tente ser 99% racional.

Bem, o tópico iniciou-se a 15 de Abril e na verdade o S&P já subiu cerca de 22% desde então...

Dito de outra forma, iniciou-se praticamente a meio da subida que se registou até agora desde o fundo de Março.

My mistake, tinha posto até 18/8 (culpa do default do google no zoom out do timeframe :) pelo menos no Safari...).

Já corrigi.

Marco, obrigado pelos 8% extra de razão para o meu argumento...ou facto :)
Editado pela última vez por steev em 21/8/2009 18:10, num total de 1 vez.

Registado: 18/6/2009 23:57

por PC_Invest » 21/8/2009 18:05

Isto hj ta interessante... que pena ter de sair e nao poder participar, vou ver se posso postar mais logo... mas apetece-me apenas dizer... ouçam os ursos pq eles tao a fazer sentido.

Mas acerca disto mais tarde. prometo.

Um grande abraço,

Registado: 19/8/2009 15:50

por MarcoAntonio » 21/8/2009 18:01

steev Escreveu:

Eu vejo 14.22% de subida desde o primeiro post no SP500.

PS: Desde o início do tópico que estou bull nos equity markets, embora não acredite em máximos até meados 2010, mas acredito numa recovery fundamental da economia (EUA) entre V e U-shaped. Baseio-me nos indicadores que vejo (quase) todos os dias, nos comentários de experts do Bloomberg (não tenho preferidos, tento ter um feeling médio), na minha formação académica em economia e gestão, e claro, no meu optimismo inato, ainda que tente ser 99% racional.

Bem, o tópico iniciou-se a 15 de Abril e na verdade o S&P já subiu cerca de 22% desde então...

Dito de outra forma, iniciou-se praticamente a meio da subida que se registou até agora desde o fundo de Março.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por assunoadr » 21/8/2009 17:57

um peao Escreveu:

Também gostava que não ficasses por meias palavras quando dizes que o mercado é manipulado. Parece o "sistema" do futebol.

Há quem considere que a emissão de dólares, em níveis nunca antes vistos para injectar na economia (por exemplo, nos EUA através de baillouts, programas de aquisição de acções, $8000 a cada "First time home buyer", $4500 no cash for clunkers, $200 por cada criança, aprovadas 4 extensões do subsídio de desemprego, etc.) seja uma forma de manipulação dos mercados. Cada qual que lhe chame o que quiser, o que é importante é perceber o impacto que essas medidas podem ter na economia real.

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por steev » 21/8/2009 17:54

assunoadr Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:E a ilusão de que vai cair, também não se cria?

Basta ler este tópico para perceber que a ilusão é maioritáriamente de que vai subir. A verdade é que o mercado vai dando razão à maioria.

AA

Eu vejo 21.65% de subida desde o primeiro post no SP500.

Editado pela última vez por steev em 21/8/2009 18:04, num total de 1 vez.

Registado: 18/6/2009 23:57

por EuroVerde » 21/8/2009 17:50

um peao Escreveu:

Boas.
Respondo e podes contra argumentar.
Por vezes é manipulado, sim!
Caso o governo dos EUA não tivesse a imprimir moeda sabes por onde andavam os indices neste momento? Certamente bem abaixo dos minimos de Março. Ou seja, onde o mercado tiver que ir, vai um dia! Mais tarde ou mais cedo. Sou daqueles que acredita em novos minimos.
Num dado dia a FED ou o tesouro, ou mesmo um conjunto de fundos de bancos Americanos podem secretamente comprar e interferir no mercado, naquele dia D em que tudo estava arranjado e conjugado que ia cair, a tal ilusão, e assim se adiou o inevitável. O inevitável é o Governo Obama não poder desvalorizar mais o dolar. Tudo isto é muito subjectivo...
Numa dada semana reunem entre eles e dizem, vamos comprar, (acumulam) nessa semana ainda sustentam o mercado que parecia que ia cair! Na semana seguinte, como o mercado não caiu, todos os intervenientes (particulares e individuais) analisam por AT, Elliott e outras que se não caiu, será um bom timing p comprar e compram. Quanto mais compram, mais comprador vem (foi assim que aprendi) e quanto mais comprador vem mais sobe...
Se sobe sobe. Então algum dia terá que corrigir. Vamos esperar pela correcção tão desejada, tudo se prepara que vai cair, mas mais uma vez Obama e grandes fundos vêm e continuam a compra e impedem o mercado de cair. Mais investidores vêm. Até que chega a um ponto que já todos proclamam que a recessão terminou e que a economia está já a crescer. É giro e divertido saber que houve acções a subir como esta: que foi dos 0,04 aos 1,47
Anexos
CELL THERAPEUTICS  ..png
CELL THERAPEUTICS ..png (13.75 KiB) Visualizado 3648 vezes

Registado: 29/11/2007 11:19

por MarcoAntonio » 21/8/2009 17:46

Não, já falaste disso uma série de vezes. Apenas foi a primeira vez que me perguntaste a mim se tinha números sobre isso...

Não posso deixar de sublinhar que, sendo uma coisa que se passa o tempo todo e pelas mais variadas razões, tem pouco interesse andar a assinalar que determinados participantes postavam há xis meses atrás e agora não.

Já a afluência ao forum em geral é um dado com algum interesse porque é um proxy do que pode ser o sentimento geral e do alienamento ou não das massas aos Mercados Financeiros.

Para Agosto (Agosto é todos os anos o mês mais fraco em afluência) os números estão fortes e não tiveram o decrescimento que tiveram o ano passado. Mas não ao ponto de serem "extravagantemente fortes"...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por bestbland » 21/8/2009 17:30

MarcoAntonio Escreveu:
bestblandina Escreveu:utilizadores activos são os que participam quase todos os dias. Deixei de ver alguns utilizadores que já tinham +- 1 ano de registo e com algumas mensagens postadas.

Se tinham +- 1 ano e algumas mensagens postadas então, pela tua definição, não deviam ser lá muito activos.

Confesso que não vejo utilidade nenhuma em estar a falar disso e já reparei que já levantaste a questão várias vezes.

Os Foruns são assim, formados por pessoas heterogéneas e em constante dinâmica. O que estás a dizer acontece o tempo todo, diria até especialmente em Foruns de Bolsa...

Quem sabe, um dia destes também deixas de postar!

ok marco, mas julgo só ter levantado a questão hoje
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

Acredito num duplo fundo....

por Sem_Cheta » 21/8/2009 17:28

Viva,

Eu sou muito novo nestas coisas de bolsa só ando cá a 3 anos, no entanto tenho aprendido muito com estas situações que se tem passado.

Tenho lido e relido alguns comentários e opiniões aqui e ali e tenho também analisado e feito as minhas escolhas virtuais.

Como não faço da bolsa o meu ganha pão apenas me move uma grande paixão que tenho por mercados.

Na realidade para tudo é preciso maturidade, neste momento estamos numa fase de euforia mas os problemas continuam lá não se supera uma crise de 2 anos assim.

Vamos ver onde isto vai dar...Mas concordo com novos mínimos...num duplo fundo...

Se tal não acontecer vou rever a minha estratégia e entrar em alguns títulos...Vivendo e aprendendo.

Registado: 29/11/2007 13:13

por um peao » 21/8/2009 17:21

Registado: 2/4/2009 22:13

por Laaz Rockit » 21/8/2009 17:17

A quantidade de posts são proporcionais aos lucros? :mrgreen:
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por jeuros » 21/8/2009 17:16

Portanto pela difinição que deram de activo a 1 membro do forum eu por não participar muito activamente no forum nao sou 1 pessoa activa no mesmo?
Eu dou graças a Deus por ter descoberto este forum e tomo e leio sempre com bastante cuidado/interesse cada comentario de cada pessoa pois pode ajudar na decisão de alguma coisa.
Obrigado a todos os que ajudam este forum. :P :P :) :)

Registado: 9/7/2009 5:00

por Dwer » 21/8/2009 17:15

EuroVerde Escreveu:
Dwer Escreveu:Continuo na minha: este tópico é um indicador precioso!

Sempre gostava que alguém não fique por meias palavras.
Que indicador é esse? :oops:

O próprio tópico.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por MarcoAntonio » 21/8/2009 17:13

bestblandina Escreveu:utilizadores activos são os que participam quase todos os dias. Deixei de ver alguns utilizadores que já tinham +- 1 ano de registo e com algumas mensagens postadas.

Se tinham +- 1 ano e algumas mensagens postadas então, pela tua definição, não deviam ser lá muito activos.

Confesso que não vejo utilidade nenhuma em estar a falar disso e já reparei que já levantaste a questão várias vezes.

Os Foruns são assim, formados por pessoas heterogéneas e em constante dinâmica. O que estás a dizer acontece o tempo todo, diria até especialmente em Foruns de Bolsa...

Quem sabe, um dia destes também deixas de postar!
Imagem

Administrador Fórum

por EuroVerde » 21/8/2009 17:12

Dwer Escreveu:Continuo na minha: este tópico é um indicador precioso!

Sempre gostava que alguém não fique por meias palavras.
Que indicador é esse? :oops:

Registado: 29/11/2007 11:19

por PC_Invest » 21/8/2009 17:09

bestblandina Escreveu:
PC_Invest Escreveu:e pq nao comprar??

Os indicadores ate podem sair todos positivos (e depende dos olhos q os leem)... mas o que realmente interessa continua uma miseria!!

Os dados do desemprego, especificamente nos EUA, indicam que a economia continua a perder meio MILHAO de empregos por mes!! o q significa que existe meio MILHAO a menos de consumidores por mes!!

Ou seja as empresas estao a perder poder de venda, e a economia real continua a perder poder de compra.

Houve um aligeirara da crise que foi interpretado como o inicio da bonança... agora aguardem a tempestade!!! cuidado que ela pode revelar-se devastadora!

Qto mais as bolsas sobem mais eu fico com MEDO.

Um grande abraço,

Medo??? porque? Se colocares ao lado do mercado com colocação de stop para mundança de sentimento, não estou a ver esse teu medo.
achas que a bolsa subiu por acaso?

Como disse no inicio, sou economista e nao financeiro (explicando-me melhor... nao sou especulador e raramente tenho posições em bolsa). Dito isto, e uma vez que acompanho com interesse este forum, pode-se facilmente concluir que esta minha posiçao nao deriva de nenhuma objecção face a especuladores mas de uma posição pessoal de aversao ao risco. (q isto fique claro)

Qto a bolsa ter subido por acaso...
o aleatorio tambem é um acaso... mas nao querendo entrar por ai, o que pretendo dizer é que nao existe sustentaculo na economia para esta euforia e esta subida pronunciada nos mercados!!

como tal... vai ter que corrigir, vai ter que descer... ACENTUADAMENTE, e isso vai provocar novo panico de saida nos investidores!! As economias nao tem, neste momento, capacidade de fazer face a um novo panico e a uma corrida aos bancos e venda maciça de activos. Assim, SE isso vier a ocorrer sera uma desgraça!

Lembrem-se que estivemos muito perto da desgraça ha muito pouco tempo. Nao queria que voltassemos la tao cedo. Sera que expliquei a fonte do meu medo??

Um grande Abraço,

por bestbland » 21/8/2009 17:06

MarcoAntonio Escreveu:
bestblandina Escreveu:Marco, gostava de saber quantos utilizadores estão activos, muitos nunca mais os vi e alguns são novos.
consegues dar esse numero

Best, não faço ideia do que te referes como "utilizadores activos" (para mim, utilizadores activos são os que visitam o site).

Quanto a utilizadores que "nunca mais se vêm" está a acontecer o tempo todo. O Forum tem 7 anos e desde então, muito embora tenha estado quase sempre a crescer (fora efeitos sazonais) há sempre utilizadores que por uma razão ou por outra "desaparecem" do Forum...

É assim mesmo, neste e noutros Foruns.

O que realmente poderá interessar para alguma coisa é o volume de utilizadores. Esse está a aumentar, nomeadamente em comparação com os números de há um ano atrás na mesma altura do ano, estão substancialmente mais altos.

utilizadores activos são os que participam quase todos os dias. Deixei de ver alguns utilizadores que já tinham +- 1 ano de registo e com algumas mensagens postadas.

por MarcoAntonio » 21/8/2009 16:52

bestblandina Escreveu:Marco, gostava de saber quantos utilizadores estão activos, muitos nunca mais os vi e alguns são novos.

Best, não faço ideia do que te referes como "utilizadores activos" (para mim, utilizadores activos são os que visitam o site).

Quanto a utilizadores que "nunca mais se vêm" está a acontecer o tempo todo. O Forum tem 7 anos e desde então, muito embora tenha estado quase sempre a crescer (fora efeitos sazonais) há sempre utilizadores que por uma razão ou por outra "desaparecem" do Forum...

É assim mesmo, neste e noutros Foruns.

O que realmente poderá interessar para alguma coisa é o volume de utilizadores. Esse está a aumentar, nomeadamente em comparação com os números de há um ano atrás na mesma altura do ano, estão substancialmente mais altos.
Imagem

Administrador Fórum

por bestbland » 21/8/2009 16:50

PC_Invest Escreveu:e pq nao comprar??

Os indicadores ate podem sair todos positivos (e depende dos olhos q os leem)... mas o que realmente interessa continua uma miseria!!

Os dados do desemprego, especificamente nos EUA, indicam que a economia continua a perder meio MILHAO de empregos por mes!! o q significa que existe meio MILHAO a menos de consumidores por mes!!

Ou seja as empresas estao a perder poder de venda, e a economia real continua a perder poder de compra.

Houve um aligeirara da crise que foi interpretado como o inicio da bonança... agora aguardem a tempestade!!! cuidado que ela pode revelar-se devastadora!

Um grande abraço,

Medo??? porque? Se colocares ao lado do mercado com colocação de stop para mundança de sentimento, não estou a ver esse teu medo.
achas que a bolsa subiu por acaso?

por assunoadr » 21/8/2009 16:47

MarcoAntonio Escreveu:
assunoadr Escreveu:Basta ler este tópico para perceber que a ilusão é maioritáriamente de que vai subir. A verdade é que o mercado vai dando razão à maioria.

Eu por ilusão tendo a interpretar como sendo algo que parece ser, que vai ocorrer ou exitir mas não existe.

Portanto, este tópico é um exemplo de ilusão de que vai cair e tem-no sido o tempo todo.

Um dia deixará de ser ilusão e nessa altura que estará iludido é quem acha que vai subir...

Obviamente poderemos ter abordagens diferentes ao termo ilusão, a interpretação tem sempre o seu quê de subjectivo. Em todo o caso, o dicionário vai mais no sentido que eu lhe dou:

ilusão | s. f.

ilusão
s. f.
1. Engano dos sentidos ou pensamento.
2. O que se nos afigura ser o que não é.
3. Quimera.
4. Esperança irrealizável.

Completamente de acordo atendendo ao que realmente escrevi.

Queria dizer, a ilusão de que o mercado accionista vai continuar a subir e muito porque estamos em pleno bull market...era isso que, de facto, pretendia transmitir.

Obrigado Marco

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por bestbland » 21/8/2009 16:46

Marco, gostava de saber quantos utilizadores estão activos, muitos nunca mais os vi e alguns são novos.

por PC_Invest » 21/8/2009 16:42

e pq nao comprar??

Um grande abraço,

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho, OCTAMA, Phil2014, trilhos2006, Àlvaro e 103 visitantes