GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
ja vou Escreveu:Infelizmente e apesar do empenho e boa vontade do Marco António e outros participantes do fórum para esclarecer o assunto com factos e números existe gente que irá encarar este assunto como se fosse uma discussão sobre religião ou futebol em que os factos contam menos do que a fé cega.
Na minha perspectiva o mais preocupante nem é o preço dos combustíveis em Portugal, os impostos sobre estes ou a fórmula para a sua construção.
O mais grave é a atitude ignorante e preguiçosa tão característica de muitos portugueses que se recusam a aprender apesar dos estudos e factos estarem disponíveis preferindo continuar a zurrar as mesmas tretas populistas como se pode ler e ouvir todos os dias nos mais diversos média, associações de defesa do consumidor, etc.
E enquanto assim for não há baixa nos preços que nos salve da pobreza... material e de espírito.
Deves estar a incluir-te naquela gente que discute isto como se tratasse de futebol ou politica, quando te suscita duvidas ao dizeres o seguinte:
Na minha perspectiva o mais preocupante nem é o preço dos combustíveis em Portugal, os impostos sobre estes ou a fórmula para a sua construção
Ou seja estás a dizer o mesmo que eu tenho dito sempre, nós quando interpretamos temos de ser rigosos e não meter tudo no mesmo saco, eu volto a referir os preços estão de altos de uma forma geral, os comparativos com outros paises demonstram isso, os estudos tem de servir para ambos os lados.
Se como tu dizes é preocupante os impostos e a forma para a sua construção...voilá...estamos de acordo.
Cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
charles Escreveu:Pergunto-te achas que sabes tudo, estás a par de todos os factores na formação do preço por parte de quem decide dentro conselho de administração da Galp?
Eu não acho que sei tudo nem nunca me "aventurarei" a dizer qual é o preço "justo".
Tu é que puxaste o assunto e eu pergunto-te: o que é o preço "justo"?
Qual é o conceito, como se obtém, qual é o resultado?
Tu é que puxaste do conceito e agora foges à resposta...
charles Escreveu:Tem sempre presente que por cada um que concorda contigo 10 não emitem opinião para não discordar![]()
Se tu o dizes, deve ser assim. Em todo o caso não vejo a relevância do ponto (embora acredite que para ti tem uma relevância qualquer). O que eu queria mesmo é que respondesses à questão...
Já agora mais uma: algum comentário ao facto dos preços serem na verdade diferentes ao contrário do que afirmas, conforme mostrei com um quadro e informação adicional demonstrativa desse facto?
Não te acanhes, tens toda a liberdade para discordar...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
carf2007 Escreveu:Digam-me se este exemplo é possivel, se houver disparates ignorem :
Preço do Crude constante há 1 mes 70 USD.
Preço da Gasolina constante há 3 semanas 1,20€ / Litro
Margem das Bombas 0,02€ / litro
Galp acaba de receber mais 1 carregamento de crude, esta bem abastecida, Bombas abastecidas, tudo corre lindamente.
De repente um atentado a um Poço no Iraque, preço do crude imediatamente dispara para 100 USD. e fica por esses valores 1 semana, até que as coisas acalmam, afinal o estragos nao foram grandes, o poço já esta novamente operacional, o crude volta a baixar e retorna aos 70 USD.
Nessa semana de alta a GALP obviamente não fez nenhum contrato, ficou a aguardar para ver ...
Resultado : 1 ou 2 semanas depois do atentado como o preço do crude variou, as Bombas aumentam o preço da gasolina para 1,30 a margem passa para 0,12€/Litro.
Não há aqui um aproveitamento desnecessario da situação ?
E se descobrirem 500 (

Alguns dos produtos que a minha empresa comercializa no ano de 2008 (um dia deste digo quais são

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
É pouco importante.
Basta tu pensares no exemplo inverso (se seguires o teu "modelo hipotético") de a GALP ter stock e os preços nos mercados baixarem. A GALP baixa também na bomba e nesse caso seria, no teu modelo, prejudicada...
Mas isto realmente não interessa para nada. Um modelo que se baseia em seguir uma média semanal é perfeitamente correcto, independentemente da frequência com que fazes as compras.
Basta tu pensares no exemplo inverso (se seguires o teu "modelo hipotético") de a GALP ter stock e os preços nos mercados baixarem. A GALP baixa também na bomba e nesse caso seria, no teu modelo, prejudicada...
Mas isto realmente não interessa para nada. Um modelo que se baseia em seguir uma média semanal é perfeitamente correcto, independentemente da frequência com que fazes as compras.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
charles Escreveu:Marco tu gostas muito de raciocinios em torno da dissecação de palavras ou frases, de preferência descontextualizadas, eu não dou para esse peditório.
O que eu gosto é de apontar comportamentos sintomáticos e foi isso que eu fiz. Obviamente não estava à espera que ficasses feliz com a observação...
Marco tem paciência "! ficasse feliz"? isto é para rir só pode....
charles Escreveu:(...) a falta de elementos para poder concluir de forma rigorosa quanto seria o preço "justo".
O que é o preço "justo"?
Pergunto-te achas que sabes tudo, estás a par de todos os factores na formação do preço por parte de quem decide dentro conselho de administração da Galp?
charles Escreveu:Sobre o café no qual fizeste obras (...)
Algum comentário sobre as farmacêuticas e que investem no desenvolvimento de novos medicamentos?
Vejo que não leste a minha observação relativa precisamente sobre por exemplo as farmacêuticas!!
Tem sempre presente que por cada um que concorda contigo 10 não emitem opinião para não discordar

Cumpt
Cumpt
Infelizmente e apesar do empenho e boa vontade do Marco António e outros participantes do fórum para esclarecer o assunto com factos e números existe gente que irá encarar este assunto como se fosse uma discussão sobre religião ou futebol em que os factos contam menos do que a fé cega.
Na minha perspectiva o mais preocupante nem é o preço dos combustíveis em Portugal, os impostos sobre estes ou a fórmula para a sua construção.
O mais grave é a atitude ignorante e preguiçosa tão característica de muitos portugueses que se recusam a aprender apesar dos estudos e factos estarem disponíveis preferindo continuar a zurrar as mesmas tretas populistas como se pode ler e ouvir todos os dias nos mais diversos média, associações de defesa do consumidor, etc.
E enquanto assim for não há baixa nos preços que nos salve da pobreza... material e de espírito.
- Registado: 3/6/2008 14:11
MarcoAntonio Escreveu:carf2007 Escreveu:Digam-me se este exemplo é possivel, se houver disparates ignorem :
Galp acaba de receber mais 1 carregamento de crude, esta bem abastecida, Bombas abastecidas, tudo corre lindamente.
De repente um atentado a um Poço no Iraque, preço do crude imediatamente dispara para 100 USD. e fica por esses valores 1 semana, até que as coisas acalmam, afinal o estragos nao foram grandes, o poço já esta novamente operacional, o crude volta a baixar e retorna aos 70 USD.
Nessa semana de alta a GALP obviamente não fez nenhum contrato, ficou a aguardar para ver ...
Resultado : 1 ou 2 semanas depois do atentado como o preço do crude variou, as Bombas aumentam o preço da gasolina para 1,30 a margem passa para 0,12€/Litro.
Carf, tanto quanto sei, a GALP faz várias compras todas as semanas (penso que é diário ou praticamente diário). Mas não conhece o mecanismo de compras por dentro...
O "obviamente" do teu texto é engraçado: quem foi o "idiota" então que comprou nessa semana? aliás, se as petrolíferas não precisam de comprar e podem evitar comprar e isso é tão fácil de fazer como dás a entender, ao certo porque subiu o preço? Terá sido porque a única que não foi idiota em comprar foi a GALP?
A única coisa óbvia aqui, para mim, é o disparate do exercício, vão-me desculpar.
Mais, em tempos já estive ligado a uma actividade comercial e era eu que estabelecia os preços (não, não era combustíveis): o comerciante, especialmente em produtos de grande rotação, acompanha o preço do mercado, mesmo que tenha (algum) stock e é assim que deve fazer. Porque se hoje o movimento pode ser favorável para ele, amanhã pode ocorrer o inverso e ele tb terá de seguir o preço de mercado...
Por isso que inicialmente num post atrazado eu começei por perguntar com que periodiocidade é que a GALP comprava Crude ??? como ninguem me respondeu permaneci na ignorancia ...
Editado pela última vez por carf2007 em 20/8/2009 16:31, num total de 1 vez.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Elias Escreveu:carf2007 Escreveu:Resultado : 1 ou 2 semanas depois do atentado como o preço do crude variou, as Bombas aumentam o preço da gasolina para 1,30 a margem passa para 0,12€/Litro.
Não. Para começar há contas erradas. Desses supostos 10 cêntimos de aumento, há 20% que são de IVA e que vão para o Estado (que naturalmente agradece a dádiva).
Depois é preciso saber a que preço vieram os carregamentos seguintes.
Finalmente é preciso ver o que acontece na semana a seguir à subida.
No exemplo a GALP tinha contratos de compra a 70USD o preço subiu durante 1 semana para 100USD e na semana a seguir baixou novamente e estabilizou nos 70USD, durante o aumento não fez nenhum contrato ( não sei se esta situacao é possivel ) voltando a fazer quando ja estava novamente nos 70USD
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:Digam-me se este exemplo é possivel, se houver disparates ignorem :
Carf, tanto quanto sei, a GALP faz várias compras todas as semanas (penso que é diário ou praticamente diário). Mas não conheço o mecanismo de compras por dentro com exactidão...
O "obviamente" do teu texto é engraçado: quem foi o "idiota" então que comprou nessa semana? aliás, se as petrolíferas não precisam de comprar e podem evitar comprar e isso é tão fácil de fazer como dás a entender, ao certo porque subiu o preço? Terá sido porque a única que não foi idiota em comprar foi a GALP?
A única coisa óbvia aqui, para mim, é o disparate do exercício, vão-me desculpar.
Mais, em tempos já estive ligado a uma actividade comercial e era eu que estabelecia os preços (não, não era combustíveis): o comerciante, especialmente em produtos de grande rotação, acompanha o preço do mercado, mesmo que tenha (algum) stock e é assim que deve fazer. Porque se hoje o movimento pode ser favorável para ele, amanhã pode ocorrer o inverso e ele tb terá de seguir o preço de mercado...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/8/2009 16:29, num total de 2 vezes.
carf2007 Escreveu:Resultado : 1 ou 2 semanas depois do atentado como o preço do crude variou, as Bombas aumentam o preço da gasolina para 1,30 a margem passa para 0,12€/Litro.
Não. Para começar há contas erradas. Desses supostos 10 cêntimos de aumento, há 20% que são de IVA e que vão para o Estado (que naturalmente agradece a dádiva).
Depois é preciso saber a que preço vieram os carregamentos seguintes.
Finalmente é preciso ver o que acontece na semana a seguir à subida.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Digam-me se este exemplo é possivel, se houver disparates ignorem :
Re: Preço justo
semoke Escreveu:O preço justo dos combustíveis é preço 0 (Zero).
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
semoke, duas perguntas:
1 - Com ou sem impostos?
2 - Aplicas o mesmo raciocínio aos outros bens de consumo?
charles Escreveu:Elias, diz só uma coisa tens acções ou activos bull relacionados com alguma empresa do ramo dos combustiveis?
Não, não tenho. Nem acções, nem derivados.
E a última vez que tive foram posições curtas sobre a TOTAL.
Tudo o que escrevi neste tópico resulta do meu entendimento sobre o funcionamento do mercado e não de qualquer desejo secreto de que os lucros das petrolíferas aumentem ou diminuam.
charles Escreveu:Marco tu gostas muito de raciocinios em torno da dissecação de palavras ou frases, de preferência descontextualizadas, eu não dou para esse peditório.
O que eu gosto é de apontar comportamentos sintomáticos e foi isso que eu fiz. Obviamente não estava à espera que ficasses feliz com a observação...
charles Escreveu:(...) a falta de elementos para poder concluir de forma rigorosa quanto seria o preço "justo".
O que é o preço "justo"?
charles Escreveu:Sobre o café no qual fizeste obras (...)
Algum comentário sobre as farmacêuticas e que investem no desenvolvimento de novos medicamentos?
.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/8/2009 16:12, num total de 1 vez.
Preço justo
O preço justo dos combustíveis é preço 0 (Zero).

- Registado: 1/5/2009 11:22
[quote="Elias"]Já agora gostaria de adicionar isto: o cartão Fast Galp (adesão gratuita) permite obter descontos adicionais. Funciona assim: cada litro vale 1 ponto, chegando aos 200 pontos dá para trocar por 3 cêntimos de desconto.
Se eu abastecer 4 vezes 50 litros tenho os 200 pontos (sem qualquer custo adicional). À quinta vez tenho 5 cêntimos de desconto, o que na prática equivale a ter 1 cêntimo de desconto sobre a totalidade dos abastecimentos.
Este desconto é acumulável com a promoção do continente, o que significa que genericamente se pode escrever que na GALP o desconto pode chegar aos 11 cêntimos (ao fim de semana são 13, dado que a promoção do Continente 5+5 ao fim-de-semana é 6+6).
Basta estar atento e aproveitar.[/quote
Elias, diz só uma coisa tens acções ou activos bull relacionados com alguma empresa do ramo dos combustiveis?
Se eu abastecer 4 vezes 50 litros tenho os 200 pontos (sem qualquer custo adicional). À quinta vez tenho 5 cêntimos de desconto, o que na prática equivale a ter 1 cêntimo de desconto sobre a totalidade dos abastecimentos.
Este desconto é acumulável com a promoção do continente, o que significa que genericamente se pode escrever que na GALP o desconto pode chegar aos 11 cêntimos (ao fim de semana são 13, dado que a promoção do Continente 5+5 ao fim-de-semana é 6+6).
Basta estar atento e aproveitar.[/quote
Elias, diz só uma coisa tens acções ou activos bull relacionados com alguma empresa do ramo dos combustiveis?

Cumpt
Já agora gostaria de adicionar isto: o cartão Fast Galp (adesão gratuita) permite obter descontos adicionais. Funciona assim: cada litro vale 1 ponto, chegando aos 200 pontos dá para trocar por 3 cêntimos de desconto.
Basta estar atento e aproveitar.
Basta estar atento e aproveitar.
MarcoAntonio Escreveu:charles Escreveu:Tenho falta de elementos para te poder afirmar qual seria a margem de uma gasolineira, nem isso me importa muito o que é sabido é que não existe concorrência no sector, e por isso todos perdem, os clientes as empresas e o próprio estado, o factor energético caro leva à retracção.
Interessante como alguém com falta de elementos e que não procura sequer colmatar essa falta, consegue concluir alguma coisa com tanta convicção.
Extraordinário...
Na verdade, penso que isto ilustra bem o estado geral da discussão sobre os combustíveis em Portugal e provavelmente noutros países. As pessoas não têm elementos, não sabem bem do que estão a falar (como este tópico já tantas vezes demonstrou) mas conseguem tirar umas conclusões formidáveis das quais ninguém - nem apresentando elementos - as demove!
Marco tu gostas muito de raciocinios em torno da dissecação de palavras ou frases, de preferência descontextualizadas, eu não dou para esse peditório.
Ve lá bem que consegues conluir devido ao que eu disse que o estado geral da discussão sobre os combustiveis, isso é que são conclusões notáveis...ok as contas que tu fazes no tópico estão correctas. as comparações estatisticas que fazes estão correctas...falta é o resto, os tais elementos que nem eu nem tu sabemos, a frase minha que referis-te tem somente haver com isso a falta de elementos para poder concluir de forma rigorosa quanto seria o preço "justo".
Sobre o café no qual fizeste obras e de seguida irias fazer reflectir o preço das obras nos produtos que vendias, partes sempre do principio que os consumidores são uma classe de pessoas que não sabe o que é melhor passando-lhes um atestado de menoridade, eu discordo a concorrência no sector hoteleiro não te permitiria elevares os preços, a não ser que quizesses perder os clientes.
Cumpt
Editado pela última vez por charles em 20/8/2009 16:06, num total de 1 vez.
Cumpt
Bom, este tópico vai com 78 mas decepcionantemente ainda não se evolui muito porque ao fim de 78 páginas continuam-se a cometer os mesmos erros argumentativos que se cometiam há dezenas de páginas atrás.
Só nestas últimas duas páginas
> As pessoas continuam a julgar que a gasolina e o gasóleo seguem e têm de seguir o petróleo;
> Parecem continuar a não ter noção da constituição do preço e peso dos componentes (e por arrasto, quanto sobrará de margem líquida);
> Continuam a dizer que as empresas praticam todas o mesmo preço e mudam todas à mesma hora quando neste tópico (e não só, no resto do forum também) já se mostrou que tal não é verdade e que os preços até são diferenciados.
Se eu for abastecer neste momento aqui nas redondezas, os preços são os anexos. E em cima dos preços, há duas promoções disponíveis pelo menos:
> 5+5 centimos na galp em parceria com modelo/continente;
> 6+6 centimos na BP em parceria com o LIDL.
Ambas têm ainda um cartão. E outras têm outras promoções (por exemplo, o AC que mora aqui perto disse há dias que tinha um desconto de 2 centimos com cartão na Repsol).
Portanto, é falso que os preços sejam iguais. Os preços são parecidos, não são iguais...
Os dois mais parecidos são os da BP e da GALP mas ambas têm promoções que não são exactamente iguais e por sinal, se se conseguir aproveitar o máximo da promoção, é onde o combustível acaba por sair mais barato aqui em Gaia (noutros locais poderá diferir).
É claro que os participantes continuarão a alegar por dezenas e dezenas de páginas que os preços são todos iguais e que mudam todos à mesma hora...
Só nestas últimas duas páginas
> As pessoas continuam a julgar que a gasolina e o gasóleo seguem e têm de seguir o petróleo;
> Parecem continuar a não ter noção da constituição do preço e peso dos componentes (e por arrasto, quanto sobrará de margem líquida);
> Continuam a dizer que as empresas praticam todas o mesmo preço e mudam todas à mesma hora quando neste tópico (e não só, no resto do forum também) já se mostrou que tal não é verdade e que os preços até são diferenciados.
Se eu for abastecer neste momento aqui nas redondezas, os preços são os anexos. E em cima dos preços, há duas promoções disponíveis pelo menos:
> 5+5 centimos na galp em parceria com modelo/continente;
> 6+6 centimos na BP em parceria com o LIDL.
Ambas têm ainda um cartão. E outras têm outras promoções (por exemplo, o AC que mora aqui perto disse há dias que tinha um desconto de 2 centimos com cartão na Repsol).
Portanto, é falso que os preços sejam iguais. Os preços são parecidos, não são iguais...
Os dois mais parecidos são os da BP e da GALP mas ambas têm promoções que não são exactamente iguais e por sinal, se se conseguir aproveitar o máximo da promoção, é onde o combustível acaba por sair mais barato aqui em Gaia (noutros locais poderá diferir).
É claro que os participantes continuarão a alegar por dezenas e dezenas de páginas que os preços são todos iguais e que mudam todos à mesma hora...
- Anexos
-
- comb090820.PNG (68.53 KiB) Visualizado 5076 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/8/2009 16:04, num total de 1 vez.
charles Escreveu:
A loja numa gasolineira é uma simples diversificação do negócio, eu numa estação de serviço objectivamente meto gasolina, a loja permite aumentar os lucros por via da diversificação do negócio, e não é por isso que os custos são superiores, aliás se as lojas não se pagassem a elas próprias fechavam, ou deviam fechar porque seriam um mau negócio.
Tenho falta de elementos para te poder afirmar qual seria a margem de uma gasolineira, nem isso me importa muito o que é sabido é que não existe concorrência no sector, e por isso todos perdem, os clientes as empresas e o próprio estado, o factor energético caro leva à retracção.
Quanto aos preços nas autoestradas e os placares o que achas, existe concorrência?´
É mesmo só isso que interessa discutir é se existe concorrência ou não!
Agora vou ver se entro bull![]()
1Ab
O estado é o único que não perde no negócio pelo simples motivo que ganha sem fazer qualquer transacção......

Relativamente às lojas das gasolineiras, conheço algumas que tem mais lucro na lojinha do que nos combustiveis.....

De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
charles Escreveu:Tenho falta de elementos para te poder afirmar qual seria a margem de uma gasolineira, nem isso me importa muito o que é sabido é que não existe concorrência no sector, e por isso todos perdem, os clientes as empresas e o próprio estado, o factor energético caro leva à retracção.
Interessante como alguém com falta de elementos e que não procura sequer colmatar essa falta, consegue concluir alguma coisa com tanta convicção.
Extraordinário...
Na verdade, penso que isto ilustra bem o estado geral da discussão sobre os combustíveis em Portugal e provavelmente noutros países. As pessoas não têm elementos, não sabem bem do que estão a falar (como este tópico já tantas vezes demonstrou) mas conseguem tirar umas conclusões formidáveis das quais ninguém - nem apresentando elementos - as demove!
charles Escreveu:Ainda não respondes-te à pergunta que fiz dezenas de vezes:Elias, como interpretas o facto dos placares de informação de preços nas auto-estradas terem invariavelmente os mesmos preços afixado para os combustiveis ai vendidos?
1Abr
acabei de responder, vê o post das 15h37
charles Escreveu:Isso é a tua conclusão para poder encaixar em todo o raciocinio unicamente aritmético que fazes em torno do calculo dos preços.
Não, isto era para te mostrar que nos combustíveis até existem diferenças maiores do que em muitos outros casos.
Nos combustíveis, as diferenças são da ordem de grandeza de que seria de esperar...
charles Escreveu:Desde que existam diferenças nos produtos os preços para qualquer consumidor que saiba distinguir as diferenças serão facilmente aceites e qq um compra o que achar melhor.
Porque é que eu li esta frase e senti que não tinha lido nada? Podes dizer o que queres dizer com isto?
Eu tenho à minha disposição uma série de postos de abastecimento aqui à volta e por sinal o preço sai-me a valores diferentes em todas elas!
GALP, BP e Repsol e ainda mais algumas de linha branca. E saiem-me todas a preços diferentes umas das outras.
Eu escolho a que quero, naturalmente (por sinal, a que me sai mais barato, que é a BP).
charles Escreveu:Ora essa digo eu, se tiveres um café e fizeres obras, quando reabrires vais reflectir o custo das obras no preço da bica da imperial ou de qq outro produto que vendas?
Porque não? Porventura um pastel e um café custa o mesmo em todo o lado? Todos os produtos que o estabelecimento vende estão ao mesmo preço que estão noutros locais? Os preços médios praticados nos estabelecimentos que fazem remodelações é exactamente igual ao preço médio praticado nos estabelecimentos que não fazem?
charles Escreveu:Se uma farmacêutica fizer uma investigação de um novo medicamento e estenão resultar, vai fazer reflectir os custo num outro medicamento que já esteja no mercado há anos?
Por norma, vai fazer reflectir nos produtos que que resultem e sejam lançados. Não é preciso fazer reflectir nos que já estão no mercado há anos, porque vão saindo novos e os custos de desenvolvimento são reflectidos nesses...
Obviamente, os custos/investimentos tendem sempre a ser reflectidos no cliente. A quem mais haveriam de ser?
charles Escreveu:Essa é outra história mal contada, existe um campo salvo erro na Arábia Sauditra em fase terminal de construção, em pleno deserto, este campo tem petróleo para cerca de cinquenta anos, é superior as reservas salvo erreo de todo o iraque.
O que é que está mal contado? Podes explicar?
Quem está ligado: