GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
carf2007 Escreveu:Convido-o para um fim-de-semana no sul de frança, jacto particular, hotel e todas despesas pagas, e num Jantar pergunto-lhe se está interessado em que ambas as empresas alterem os preços sempre à mesma hora.
Percebo a ironia mas das duas uma:
- ou estás a fugir à pergunta
- ou estás a assumir que se tivesses responsabilidades no sector o teu comportamento não seria diferente daquilo que pareces criticar
- Registado: 5/11/2002 12:21
carf2007 Escreveu:Elias Escreveu:carf deixa-me perguntar-te o seguinte:
Imagina que és administrador de uma grande petrolífera e que és tu quem fixa os preços. Tanto tu como o teu concorrente estão a vender a gasolina a 1,36.
Na semana passada o petróleo baixou de 70 para 65 USD. O teu principal concorrente reduziu hoje o preço de 1,36 para 1,35.
O que fazes tu?
1 abraço,
Elias
Convido-o para um fim-de-semana no sul de frança, jacto particular, hotel e todas despesas pagas, e num Jantar pergunto-lhe se está interessado em que ambas as empresas alterem os preços sempre à mesma hora.
Basta um jantar de 5 em 5 anos, a receita para os preços é sempre a mesma, aumentas/baixas tu aumento/baixo eu (o mesmo valor obviamente).
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Elias Escreveu:vi vi mas agora estou de saída, depois de almoço respondo ok?
1 abraço
Volta rápido

1Abr
Editado pela última vez por charles em 20/8/2009 12:21, num total de 1 vez.
Cumpt
Elias Escreveu:carf deixa-me perguntar-te o seguinte:
Imagina que és administrador de uma grande petrolífera e que és tu quem fixa os preços. Tanto tu como o teu concorrente estão a vender a gasolina a 1,36.
Na semana passada o petróleo baixou de 70 para 65 USD. O teu principal concorrente reduziu hoje o preço de 1,36 para 1,35.
O que fazes tu?
1 abraço,
Elias
Convido-o para um fim-de-semana no sul de frança, jacto particular, hotel e todas despesas pagas, e num Jantar pergunto-lhe se está interessado em que ambas as empresas alterem os preços sempre à mesma hora.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:"31.07.2009 - 08h42
Por João Ramos de Almeida
A Comissão Nacional de Concorrência decidiu multar as companhias Repsol, Capsa e a BP em 7,9 milhões de euros por fixação indirecta de preços de venda ao público nas suas estações de serviços, refere o site do jornal "El País"
A nota foi conhecida ontem e a autoridade explicou que a multa será de cinco milhões para a Repsol, de 1,8 milhões de Cepsa e de 1,1 milhões de BP. As três companhias petrolíferas dominam 70 por cento do mercado espanhol.
A acusação é a de que as empresas impõem às gasolineiras independentes, que colocam ao público o combustível a preços mais baixos, um sistema de preços (máximos e recomendados) que, na prática, impedem que haja saldos e baixas de preços.
Esse sistema, como foi referido, dificulta a concorrência entre estações e permite a cada companhia manipular comodamente os preços das próprias redes de gasolineiras. "
Será que em Portugal é diferente ???
Será que os Espanhois (CNC) são incompetentes e a AdC não ???
Será que as Empresas acima referidas tem um comportamento em Espanha e outro em Portugal ???
"O maior cego é aquele que nao quer ver"
Elias, não viste este post ? ou não teem interesse ?
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Elias Escreveu:charles Escreveu:Obviamente que sim, é isso que dizem os livros de economia, em economia concorrência corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores/vendedores de um determinado bem ou serviço actuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objectivo para o seu negócio – lucros, vendas e/ou quota de mercado – utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos, os serviços após venda.
Essa é a definição que está na Wikipedia![]()
Tomando essa definição como verdadeira, e considerando que a qualidade das várias gasolinas é percepcionada pelos consumidores como igual e que neste caso não há serviço de pós-venda, o único factor de diferenciação é o preço.
Coloco-te assim a questão que coloquei ao carf:
O que fazes tu?
1 abraço,
Elias
Sim é uma definição que consta da Wikipedia, centenas de afirmações são retiradas de lá, sem recorrer a esta fonte, é demasiado óbvio que concorrência significa diferenciação de preço,esta definição está incorrecta?
O que vemos num supermercado quando comparamos vários produtos iguais?
A resposta imediata é o preço.
A quanto à qualidade do produto já referi que está tudo dentro dos padrões e normas que regem estes produtos, pergunto se duvidas das normas ou da aplicação das mesmas?
Duvido que o jumbo e outros postos associados aso hiper percam dinheiro com a venda dos combustiveis mais baratos, obviamente que estão a operar para terem lucro mesmo vendendo mais barato, o lucro virtualmente pode ser menor, mas não podemos esquecer que estes postos têm um abastecimento e venda continua, sem terem praticamente tempos mortos sem clientes, não vi ninguem até agora abordar este tema dos postos mais baratos com relações de quantidade vendida de produto, isto para mim é que significa concorrência.
Ab
Cumpt
charles Escreveu:Elias Escreveu:carf deixa-me perguntar-te o seguinte:
O que fazes tu?
1 abraço,
Elias
Elias, deixa-me fazer uma pergunta, independentemente dos custos que cada uma das referidas empresas têm, estás a dizer que uma deve seguir de imediato a politica da outra e baixar/subir o que a outra baixa/sobe?
Então e os outros custos sem nos basearmos só no preço da matéria prima, aqui deixam de existir?
Para mim, embora não haja contactos ou nada escrito relativamente às duas empresas, em como se altera os preços, esta forma de actuar nas alterações de preços ao minuto, para mim é uma forma de actuar no mercado em cartel, independentemente de muitos factos aqui descritos relativamente aos preços "eles" não são santinhos.
Cumpt
Charles
O preço dos combustíveis é fixado pelo valor do petróleo no mercado europeu na última semana, a que se juntam todas as despesas da indústria transformadora, distribuição e armazenagem, além dos impostos (ISP e IVA).
Ora bem :
- O valor do petroleo na ultima semana é igual para todos.
- O valor do ISP e IVA é igual para todos.
- Custa-me a crer que as despesas da indústria transformadora, distribuição e armazenagem tambem sejam iguais para todos !
Seria natural que um operador baixasse os preços hoje as 00:00 e outros o fizessem por concorrencia, à 1:00 ou durante a tarde , ou no dia a seguir. Mas o que vemos são os vários operadores a anunciar a alteração exactamente às 0:00 do mesmo dia.
A mim faz-me confusão, mas talvez seja ignorancia da minha parte ... Se calhar eles teem um sistema informatico que detecta ao milesimo as alteracoes dos outros operadores, e actualizam os deles no milesimo seguinte !!
A mim faz-me confusão, mas talvez seja ignorancia da minha parte ... Se calhar eles teem um sistema informatico que detecta ao milesimo as alteracoes dos outros operadores, e actualizam os deles no milesimo seguinte !!
charles Escreveu:Obviamente que sim, é isso que dizem os livros de economia, em economia concorrência corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores/vendedores de um determinado bem ou serviço actuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objectivo para o seu negócio – lucros, vendas e/ou quota de mercado – utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos, os serviços após venda.
Essa é a definição que está na Wikipedia

Tomando essa definição como verdadeira, e considerando que a qualidade das várias gasolinas é percepcionada pelos consumidores como igual e que neste caso não há serviço de pós-venda, o único factor de diferenciação é o preço.
Coloco-te assim a questão que coloquei ao carf:
O que fazes tu?
1 abraço,
Elias
Elias Escreveu:charles Escreveu:Aquele decreto lei que obrigou os operadores a informar em placar os preços praticados nos postos de abastecimento nas auto-estradas, é um exemplo de concertação de preços, isto é giro o legislador faz uma lei num determinado sentido e o resultado é o inverso ao pretendido, aqui fica bem espelhado que a concorrência é inexistente
Queres dizer com isto que para ti só existe concorrência se os preços forem diferentes?
Obviamente que sim

Se no geral a qualidade dos produtos, os serviços após venda é em tudo idêntica, só nos resta o preço, não havendo diferenças neste ou noutro qq produto, mas sendo este um produto muito especifico (os medicamentos serão outro exemplo a EDP se tivesse concorrência poderia ser tambem) não havendo diferenciação de preços é mais que obvio que existem preços convenientes .
Não comentas os placares das auto-estradas?

1Abr
Editado pela última vez por charles em 20/8/2009 11:45, num total de 1 vez.
Cumpt
charles Escreveu:Aquele decreto lei que obrigou os operadores a informar em placar os preços praticados nos postos de abastecimento nas auto-estradas, é um exemplo de concertação de preços, isto é giro o legislador faz uma lei num determinado sentido e o resultado é o inverso ao pretendido, aqui fica bem espelhado que a concorrência é inexistente
Queres dizer com isto que para ti só existe concorrência se os preços forem diferentes?
Não estou a dizer que o deve fazer.
O que eu digo, como já referi antes, é que isso é mais ou menos inevitável, uma vez que o consumidor dá muita importância ao preço de venda do combustível (e julgo que isto acontece por percepcionar os combustíveis das várias marcas como sendo iguais).
Viva Elias, bem aqui quase que dizes que o consumidor interfere nos preços, o consumidor individual e empresas dão muita importância aos preços dos combustiveis, é um facto e é natural que haja muita polémica em tornos destes, os custos com os combustiveis são uma das maiores fatias quer do orçamento familiar quer de uma empresa.
charles Escreveu:Para mim, embora não haja contactos ou nada escrito relativamente às duas empresas, em como se altera os preços, esta forma de actuar nas alterações de preços ao minuto, para mim é uma forma de actuar no mercado em cartel
Acho que cartel não é bem isso.
Cartel é quando há acordo com vista à concertação de preços.
Imitar os preços dos concorrentes não é cartel.
Elias, não será bem imitar de forma inocente, para mim é mais concertar preços e é fácil de o fazer, basta seguir o outro.
Acho que os milhares de pessoas que leêm o CB e lêem este post não partilham da visão tão tecnicista da forma como se chega aos preços, haverá certamente muitas variantes que todos desconhecemos no que diz respeito à formação do preço, e que permitem que os operadores ( não falo da GALP mas sim de todos ) retirarem o máximo proveito das oscilações do preço do crude, isto sem comprometer muito as margens de lucro.
Aquele decreto lei que obrigou os operadores a informar em placar os preços praticados nos postos de abastecimento nas auto-estradas, é um exemplo de concertação de preços, isto é giro o legislador faz uma lei num determinado sentido e o resultado é o inverso ao pretendido, aqui fica bem espelhado que a concorrência é inexistente, dizes que neste caso a cartelização (ao que tu chamas imitação

charles Escreveu:independentemente de muitos factos aqui descritos relativamente aos preços "eles" não são santinhos.
Claro, as gasolineiras andam a operar no mercado para ganhar o deles, não é?
Obviamente que os operadores no mercado têm de ter lucros, nem pode ser de outra forma, agora não venham pedir ao consumidor que pague investimentos na exploração do crude, pois este dinheiro tem de sair dos accionistas da empresa dos próprios lucros e nunca ser reflectido no valor do produto vendido ao cliente, isto porque duvido que alguma vez o cliente venha a beneficiar do resultado da exploração de crude por parte destes operadores.
1Abraço
Cumpt
olá Grande Charles,
O que eu digo, como já referi antes, é que isso é mais ou menos inevitável, uma vez que o consumidor dá muita importância ao preço de venda do combustível (e julgo que isto acontece por percepcionar os combustíveis das várias marcas como sendo iguais).
charles Escreveu: independentemente dos custos que cada uma das referidas empresas têm, estás a dizer que uma deve seguiir de imediato a politica da outra e baixar o que a outra baixa?
charles Escreveu:Para mim, embora não haja contactos ou nada escrito relativamente às duas empresas, em como se altera os preços, esta forma de actuar nas alterações de preços ao minuto, para mim é uma forma de actuar no mercado em cartel
charles Escreveu:independentemente de muitos factos aqui descritos relativamente aos preços "eles" não são santinhos.
Elias Escreveu:carf deixa-me perguntar-te o seguinte:
O que fazes tu?
1 abraço,
Elias
Elias, deixa-me fazer uma pergunta, independentemente dos custos que cada uma das referidas empresas têm, estás a dizer que uma deve seguir de imediato a politica da outra e baixar/subir o que a outra baixa/sobe?
Então e os outros custos sem nos basearmos só no preço da matéria prima, aqui deixam de existir?
Para mim, embora não haja contactos ou nada escrito relativamente às duas empresas, em como se altera os preços, esta forma de actuar nas alterações de preços ao minuto, para mim é uma forma de actuar no mercado em cartel, independentemente de muitos factos aqui descritos relativamente aos preços "eles" não são santinhos.
Cumpt
Charles
Cumpt
carf deixa-me perguntar-te o seguinte:
O que fazes tu?
1 abraço,
Elias
O que fazes tu?
1 abraço,
Elias
JN hoje:
"Combustíveis sobem na Cepsa, BP e Repsol
00h30m
Os combustíveis estão mais caros, desde ontem, nos postos da Cepsa, BP e Repsol, que procederam ao aumento dos preços da gasolina e do gasóleo na passada madrugada."
Pergunta :
Qual a lei que diz que as alterações aos preços são às 00:00 de Quinta-Feira ????
"Combustíveis sobem na Cepsa, BP e Repsol
00h30m
Os combustíveis estão mais caros, desde ontem, nos postos da Cepsa, BP e Repsol, que procederam ao aumento dos preços da gasolina e do gasóleo na passada madrugada."
Pergunta :
Qual a lei que diz que as alterações aos preços são às 00:00 de Quinta-Feira ????
"31.07.2009 - 08h42
A Comissão Nacional de Concorrência decidiu multar as companhias Repsol, Capsa e a BP em 7,9 milhões de euros por fixação indirecta de preços de venda ao público nas suas estações de serviços, refere o site do jornal "El País"
A nota foi conhecida ontem e a autoridade explicou que a multa será de cinco milhões para a Repsol, de 1,8 milhões de Cepsa e de 1,1 milhões de BP. As três companhias petrolíferas dominam 70 por cento do mercado espanhol.
A acusação é a de que as empresas impõem às gasolineiras independentes, que colocam ao público o combustível a preços mais baixos, um sistema de preços (máximos e recomendados) que, na prática, impedem que haja saldos e baixas de preços.
Esse sistema, como foi referido, dificulta a concorrência entre estações e permite a cada companhia manipular comodamente os preços das próprias redes de gasolineiras. "
Será que as Empresas acima referidas tem um comportamento em Espanha e outro em Portugal ???
carf2007 Escreveu:Como não tenho provras, tenho que aceitar que :
A AdC é isenta, investigou bem e não encontrou nada.
A forma como o escreves (nomeadamente o "não tenho provas") sugere que não acreditas nas conclusões da AdC.
Tenho a ideia que um grande número de pessoas só aceitaria a conclusão da AdC se essa conclusão fosse aquela que elas desejam (isto é, provas irrefutáveis de cartel e consequente multa).
carf2007 Escreveu:A Galp é nossa "amiga" e sempre que os custos do crude reduzem, reduz o preço de venda.
A Galp, como qualquer outra empresa cujo objectivo seja o lucro, tem de ser amiga dos seus accionistas e não dos clientes.
carf2007 Escreveu:Os preços serem todos iguais é apenas coincidência
Não vejo as coisas assim.
Na minha óptica a coincidência de preços explica-se pelo facto de os utilizadores percepcionarem os combustíveis das diferentes marcas como sendo iguais (se são iguais ou não, é outras discussão - o que interessa para o caso é que são percepcionados como iguais). Isto significa que muitos consumidores decidem principalmente com base no preço e não com base na marca. As gasolineiras sabem disso e sabem que se puserem um cêntimo acima da concorrência vão perder clientes. Logo imitam os preços dos concorrentes.
Não vejo aqui nada de estranho nem de errado.
Elias Escreveu:Elias Escreveu:carf2007 Escreveu:Pelo menos que a autoridade da concorrencia aplicasse multas, como fez , há pouco tempo, na industria do sal, já era um começo.
Só que Vatel, Salexpor, Salmex e Sociedade Aveirense de Higienização de Sal, não teem a mesma "força" que GALP e companhia ...
Mas que se saiba a AdC investigou e não encontrou indícios de cartel.
carf não sei se viste esta resposta mas não fiquei esclarecido relativamente à tua posição sobre este assunto.
Para ti "concorrência a sério" era se a AdC aplicasse multas???
Como não tenho provras, tenho que aceitar que :
A AdC é isenta, investigou bem e não encontrou nada.
A Galp é nossa "amiga" e sempre que os custos do crude reduzem, reduz o preço de venda.
Os preços serem todos iguais é apenas coincidência, provavelmente compram todos na mesma altura ( não teem reservas ) , teem todos os mesmos custos e portanto o mesmo preço de venda.
Só uma pergunta. Com que frequencia a Galp compra Crude ?
Elias Escreveu:carf2007 Escreveu:Pelo menos que a autoridade da concorrencia aplicasse multas, como fez , há pouco tempo, na industria do sal, já era um começo.
Só que Vatel, Salexpor, Salmex e Sociedade Aveirense de Higienização de Sal, não teem a mesma "força" que GALP e companhia ...
carf não sei se viste esta resposta mas não fiquei esclarecido relativamente à tua posição sobre este assunto.
Para ti "concorrência a sério" era se a AdC aplicasse multas???
Aqui fica actualização desta semana: os preços mantiveram-se na GALP nos 1.339 para a gasolina 95 e 1.069 no gasóleo, o que está perfeitamente alinhado com os preços dos combustiveis nos mercados internacionais nas duas semanas respectivas.
Já esta semana, os preços começaram em quebra acentuada, em especial na gasolina. Mas a forte subida do crude hoje vem repor um elevado nível de incerteza quanto ao que esperar para a próxima semana nas Bombas.
Olhando para os últimos meses e desde Out/Nov os valores antes de impostos têm estado muito estáveis quando em comparação com os preços no mercado do norte da europa.
Nota: no que diz respeito à semana passada, ajustei dos 1.329 para os 1.339 dado que ainda voltaram a subir mais um centimo durante a semana; o valor que ficou registado no gráfico e o mais alto dos dois.
Já esta semana, os preços começaram em quebra acentuada, em especial na gasolina. Mas a forte subida do crude hoje vem repor um elevado nível de incerteza quanto ao que esperar para a próxima semana nas Bombas.

Olhando para os últimos meses e desde Out/Nov os valores antes de impostos têm estado muito estáveis quando em comparação com os preços no mercado do norte da europa.
Nota: no que diz respeito à semana passada, ajustei dos 1.329 para os 1.339 dado que ainda voltaram a subir mais um centimo durante a semana; o valor que ficou registado no gráfico e o mais alto dos dois.
- Anexos
-
- margemcombustiveis090819.PNG (28.22 KiB) Visualizado 4970 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
carf2007 Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:carf2007 Escreveu:Voltando aos numeros de 2006 e 2009, a gasolina baixou 3,6% , e o custo do crude baixou 10,71% É só isso que eu sei !!
Valores antes de impostos em Set/2006 e agora, com o petróleo a valores semelhantes em euros (cerca de 50 euros/barril):
Gasolina 0.482 -> 0.533
Gasóleo 0.534 -> 0.527
Passaram-se 3 anos e há um factor ainda a ter em conta (inflacção).
Desculpa, mas segundo os valores do Elias, não considero 56€ e 50€ semelhantes , são quase 11% de diferença.
Carf eu indiquei valores em USD. Claro que convertendo para euros os valores são outros.
carf2007 Escreveu:Pelo menos que a autoridade da concorrencia aplicasse multas, como fez , há pouco tempo, na industria do sal, já era um começo.
carf2007 Escreveu:Desculpa, mas segundo os valores do Elias, não considero 56€ e 50€ semelhantes , são quase 11% de diferença.
O Elias que me desculpe, mas eu não estou a falar dos valores do Elias (e eu considerei como aproximado menos de 1 euro de diferença no Barril).
Os meus valores estão correctos e podes conferi-los se consultares o site da DGEG e qualquer um site que tenha o histórico do crude e do cambio. Também já estão descontados os impostos aplicados à data (não se fazem comparações em percentagem sem primeiro retirar os impostos, é um exercício incorrecto, já disse isto um número impressionante de vezes mas as pessoas continuam a fazê-lo... não posso fazer mais que não seja continuar a apontar o erro).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.