Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 20/8/2009 18:34

BCP investe 28 milhões na Eureko
Marta Reis
20/08/09 00:05

--------------------------------------------------------------------------------
Collapse Comunidade
Partilhe: Banco acompanhou o aumento de capital e manteve posição de 2,56%.

O BCP investiu quase 28 milhões de euros para manter a participação de 2,56% na Eureko, na sequência do aumento de capital realizado pela seguradora holandesa, na primeira metade deste ano.

A Eureko reforçou a sua base de capital em 1.028 milhões de euros, através de uma emissão de novas acções para os principais accionistas, a Achmea Association, o Rabobank Group e o BCP.

A manutenção da participação custou 27,8 milhões de euros ao BCP.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por iurp » 20/8/2009 15:20

UBS terá saído da posição short que tinha no BCP? Tudo indica que estará em grandes dificuldades e que deverá abandonar Portugal nos próximos tempos.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por Djica » 20/8/2009 14:58

30% em 3 semanas....

Vai respirar.... a 0.99€ pondero abrir uma posição curta.

Disclaimer: Não tenho nenhuma posição aberta no BCP

Registado: 12/8/2009 18:07

por Celsius-reloaded » 20/8/2009 13:29

Enqto os volumes forem tão agradáveis não vejo razão para sair.

Ainda para mais é já sabido com quem está a entrar é estrangeiro - pelo menos uma boa parte das ordens vêm de um broker Ingles - o que é passivel de gerar + interesse de outros estrangeiros e de obrigar os fundos Tugas a acompanhar a parada.

Por isso "let the profits run"!
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

Re: BCP prepara lançamento de banco universal na Internet

por nunoand99 » 20/8/2009 12:36

MercúrioH Escreveu:Banco não vai emitir mais dívida perpétua para repor rácios, além dos €400 milhões colocados ontem. E prepara novos projectos.

Pedro Lima e Isabel Vicente
17:30 Quarta-feira, 19 de Ago de 2009

Controlados os problemas de capital e com a crise financeira a parecer cada vez mais distante, o BCP pode voltar a concentrar-se no desenvolvimento dos seus negócios e no lançamento de novas formas de relacionamento com os clientes.

Um sinal de que o pior já lá vai é um projecto, ainda em fase de estudo, de criar um banco universal que funcione exclusivamente através da Internet. A ideia, segundo apurou o Expresso, passa por reconverter a plataforma do Activo Bank, banco online focalizado em investimentos no mercado de capitais, num banco de 'massas' - uma plataforma de prestação de serviços universais de banca. O projecto, ainda em fase embrionária, deverá passar pela criação de uma nova marca, deixando assim cair a marca Activo Bank. Fonte oficial do BCP recusou comentar o projecto, referindo, no entanto, que o banco tem sempre em cima da mesa ideias de desenvolvimento dos seus negócios.
Emissão de dívida fica pelos €900 milhões

Entretanto, o banco colocou, ontem, mais uma tranche da sua emissão de dívida perpétua, no valor de €400 milhões, que elevou para €900 milhões o montante colocado ao abrigo deste programa, destinado a investidores institucionais.

O BCP tinha anunciado em Maio que iria avançar com uma emissão até €1,2 mil milhões. A primeira tranche foi de €300 milhões, a que se seguiu uma segunda, de ¤200 milhões, em Agosto. Com os ¤400 milhões agora obtidos, o BCP passa a estar entre os bancos que têm o mais elevado rácio de solvabilidade Tier 1 na Península Ibérica. Passa a ocupar o terceiro lugar da banca ibérica, com o Tier 1 nos 8,8%, apenas abaixo do Santander (9,4%) e do BPI (8,9%) e na mesma posição que o BES. Seguem-se o Banco Popular (8,7%), a Caixa Geral de Depósitos e o Banesto, ambos com 8,3%, o BBVA (8,2%), o Sabadell (7,8%) e o Bankinter (7,4%).

O BCP decidiu entretanto não emitir mais dívida, após a colocação dos €400 milhões, na medida em que novas emissões não terão impacto nos rácios. Não irá, por isso, esgotar a autorização que o Banco de Portugal lhe concedeu para chegar aos €1,2 mil milhões.

Texto publicado na edição do Expresso de 15 de Agosto de 2009

Boa noticia!

Colocação fácil de 400M (sempre sinal de confiança).
A opção pela não colocação do restante merece também sinal mais, revelando confiança nos níveis de liquidez.

Contudo, faltará o mais importante, que é mesmo o lançamento de novos projectos (e vias de desenvolvimento dos existentes) com o capital entretanto amealhado.

E não esquecer que esta dívida perpétua tem custos, que embora não sendo um aumento de capital, se vão reflectir de forma continuada no EPS das acções em causa.

E venham lá essas noticias da Roménia.
Para quando o break-even?
Qual a forma projectada de aproveitar a recuperação que se espera para 2010?

E que tal uma saida da Grécia, país que se tem mostrado tão amargo a grande parte dos bancos estrangeiros instalados?

Não deve ser dificil "enganar" alguém com aquela participação (e se for um banco local, até se poderá fazer um bom negócio, assim haja bom senso, facilmente teremos uma situação de win-win)

E ninguém quer usar o BCP como "driver" para uma entrada no Brasil? (esta é que era! my opinion!)

E a Polónia? Qual o plano a médio prazo? Como pensam retomar a trajectória de crescimento anteriormente instalada? Ou admitem estar "morta" para o médio prazo?

Enfim....espero começar a ver estas questões abordadas pelo BCP no curto prazo (fim do ano?), a não ser que já estejam á espera da OPA aos 1,08€ a que, repito, o Sr. presidente pôs o banco à venda..

Ou fusão, com troca a 1,08€, cenário esse sim, bem mais fácil de concertar entre accionistas, desde que devidamente acautelada a participação na nova entidade resultante da fusão

Registado: 16/5/2005 21:38

BCP prepara lançamento de banco universal na Internet

por MercúrioH » 20/8/2009 12:08

Banco não vai emitir mais dívida perpétua para repor rácios, além dos €400 milhões colocados ontem. E prepara novos projectos.

Pedro Lima e Isabel Vicente
17:30 Quarta-feira, 19 de Ago de 2009

Controlados os problemas de capital e com a crise financeira a parecer cada vez mais distante, o BCP pode voltar a concentrar-se no desenvolvimento dos seus negócios e no lançamento de novas formas de relacionamento com os clientes.

Um sinal de que o pior já lá vai é um projecto, ainda em fase de estudo, de criar um banco universal que funcione exclusivamente através da Internet. A ideia, segundo apurou o Expresso, passa por reconverter a plataforma do Activo Bank, banco online focalizado em investimentos no mercado de capitais, num banco de 'massas' - uma plataforma de prestação de serviços universais de banca. O projecto, ainda em fase embrionária, deverá passar pela criação de uma nova marca, deixando assim cair a marca Activo Bank. Fonte oficial do BCP recusou comentar o projecto, referindo, no entanto, que o banco tem sempre em cima da mesa ideias de desenvolvimento dos seus negócios.
Emissão de dívida fica pelos €900 milhões

Entretanto, o banco colocou, ontem, mais uma tranche da sua emissão de dívida perpétua, no valor de €400 milhões, que elevou para €900 milhões o montante colocado ao abrigo deste programa, destinado a investidores institucionais.

O BCP tinha anunciado em Maio que iria avançar com uma emissão até €1,2 mil milhões. A primeira tranche foi de €300 milhões, a que se seguiu uma segunda, de ¤200 milhões, em Agosto. Com os ¤400 milhões agora obtidos, o BCP passa a estar entre os bancos que têm o mais elevado rácio de solvabilidade Tier 1 na Península Ibérica. Passa a ocupar o terceiro lugar da banca ibérica, com o Tier 1 nos 8,8%, apenas abaixo do Santander (9,4%) e do BPI (8,9%) e na mesma posição que o BES. Seguem-se o Banco Popular (8,7%), a Caixa Geral de Depósitos e o Banesto, ambos com 8,3%, o BBVA (8,2%), o Sabadell (7,8%) e o Bankinter (7,4%).

O BCP decidiu entretanto não emitir mais dívida, após a colocação dos €400 milhões, na medida em que novas emissões não terão impacto nos rácios. Não irá, por isso, esgotar a autorização que o Banco de Portugal lhe concedeu para chegar aos €1,2 mil milhões.

Texto publicado na edição do Expresso de 15 de Agosto de 2009
Se o seu problema tem solução então não há com que se preocupar.
Se o seu problema não tem solução toda preocupação será em vão.

Registado: 29/11/2007 10:29

por CrashXXI » 20/8/2009 11:50

ped_alves disse:
Estás à espera de uma correçao dos mercados. Eu acho que com toda esta crise já houve uma grandissima correcção.

Não vou repetir neste contexto aquilo que tenho advogado e justificado no tópico "Novos mínimos a caminho".
Se quiseres podes ler os meus vários posts nesse tópico.

Nathan disse:
Estas a espera de uma grande correccao ?
E a ida dos 4 e tal Euros aos 0,50 Euros foi o que ?

Quando me referi à correcção, disse substancial e referia-me aos mercados e não ao BCP, per se.
Disse
O C&H, sugerido pelo Marco, verificou-se à letra, muito embora a "asa defeituosa"!
Mas uma correcção é quase uma "imposição"!

Como vês não referi uma forte correcção no BCP.

Quanto aos 4 para os 0,5, primeiro, estás a referir-te a um pico hiperinflacionado do BCP; segundo, porque é que não olhas, e.g., para o UBS, Commerzbank, para já não falar do Citigroup, Cit,...

Como disse, agi de acordo com a minha visão dos mercados e sempre de forma coerente com essa mesma.

Para além disso, se verificares os meus posts sobre o BCP, fui dos primeiros a referir o movimento que aconteceu, a partir de 3 de Agosto, defendendo a sua consistência, e explicando porquê!
Por isso sou "insuspeito"!

Nathan, repara que eu podia estar "caladinho", era mais confortável, e não assumir, publicamente, o meu "erro"!... e mais uma vez refiro que dei parabéns a quem se manteve dentro e acreditou na continuação da subida (não foi o meu caso, com um stop muito apertado) e não foi de forma irónica que o fiz!
Apenas quis dizer que, a estes níveis de cotação e esperando uma correcção dos mercados, não entraria agora - perfeita coerência de minha parte, e isso não podes criticar!

Crash
Editado pela última vez por CrashXXI em 20/8/2009 13:11, num total de 1 vez.

Registado: 20/5/2009 17:17

w3r

por luislobs. » 20/8/2009 11:38

Esta tudo a achar estranho a performance do Bcp em agosto, eu so ando meio confuso com os volumes, todos os dias na ordem dos 45 milhoes é obra.

Entre os curtos fechados e os longos assumidos cheira-me que nao seria de estranhar uma tentativa de controle ou parceria com outra instituiçao..isto eu a pensar .. :)
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por newtrade » 20/8/2009 11:21

Sim e volto a dizer vamos ver para alguma coisa serve os stops, enquanto anda para cima é deixar andar,para quê vender? enfim cada um têm a sua estratégia não á que criticar , ainda quando se é stopado agora vender por vender.

Registado: 12/10/2008 15:57

BCP valoriza 30% em três semanas

por MercúrioH » 20/8/2009 11:02

Hugo Paula
hugopaula@negocios.pt

O BCP sobe 3% para 0,962 euros e reforça máximos de Outubro, tendo já negociado 15,68 milhões de acções. Com o ganho de hoje, o banco liderado por Santos Ferreira acumula uma valorização de 30% em três semanas. Este ganho representa um ganho de mil milhões de euros na capitalização bolsista.

Os títulos do BCP sobem 3% para os 0,962 euros, o valor mais alto dos últimos 10 meses, numa altura em que já foram transaccionadas mais de 15 milhões de acções. Um volume de negociação nas primeiras três horas da sessão, que compara com um volume médio diário de 17,5 milhões de acções.

As acções do banco liderado por Santos Ferreira acumulam uma subida de 29,89% desde a apresentação de resultados, que decorreu no dia 29 de Julho já depois do fecho da sessão.

O facto do banco ter apresentado uma melhoria dos rácios, o que afastou os receios de um novo aumento de capital, tem sido o principal catalizador das acções nas últimas semanas.

BCP vale mais mil milhões de euros

Os investidores avaliam, agora, o banco em 4,5 mil milhões de euros, mais 1,06 mil milhões de euros do que a capitalização bolsista do dia 29 de Julho.

Ainda assim o BCP acumula um ganho inferior ao do sector na Europa. Desde o início do ano avança 18,4% enquanto o índice europeu para a banca ganha 46% no mesmo período.
Se o seu problema tem solução então não há com que se preocupar.
Se o seu problema não tem solução toda preocupação será em vão.

Registado: 29/11/2007 10:29

por nunoand99 » 20/8/2009 10:42

"...vamos ver..." e "...oxalá..." mostram uma inércia e falta de clarividência que não vos beneficiarão nos mercados.

A todos os que usam este tipo de expressão, ganhar no mercado é uma questão de pura sorte em que as probabilidades não "jogam" a vosso favor.

Ver tópico sobre o papagaio neste Fórum (que ainda deve andar pela primeira página neste momento).

E ver um tópico recente do Arnie:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=70215&highlight=

Saudações e Bons Negócios

por Bokas » 20/8/2009 10:24

newtrade Escreveu: ultimamente cada vez que se tem falado que se impõe uma correção e que os indicadores estão demasiado esticados simplesmentes ainda têm subido mais .

Não será este um bom exemplo de sentimento contrário 8-)

Registado: 20/5/2008 12:54

por newtrade » 20/8/2009 10:15

Duas horas de negociação 15 milhões de papeis transaccionados, vamos ver o que nos reserva o resto do dia.

Não quero dizer que não aconteça uma correcção mas ultimamente cada vez que se tem falado que se impõe uma correção e que os indicadores estão demasiado esticados simplesmentes ainda têm subido mais .

Registado: 12/10/2008 15:57

por ped_alves » 20/8/2009 9:52

0,959 €
2,680%
0,025
09:51, 20 Agosto 2009

Abertura: 0,942 €
Máximo: 0,962 €
Mínimo: 0,942 €
Fecho: 0,934 €
Data de Fecho: 19 Agosto
Compra: 0,958
Venda: 0,960
Volume: 13.371.928

Registado: 28/6/2007 15:23

por fitas » 20/8/2009 9:42

Continuam com interesse, :idea:

E já lá vão 10 milhões. :arrow:

Fitas

BN

Registado: 9/6/2005 17:48

por semoke » 20/8/2009 9:39

Nathan Escreveu:Estas a espera de uma grande correccao ?

Fico-me por aqui.

Tbb o AC estava à espera de uma correcção da SONAE e ela continua a subir.
Nem sempre se acerta.

Registado: 1/5/2009 11:22

por nunoand99 » 20/8/2009 9:39

Nathan Escreveu:
CrashXXI Escreveu:Pergunto-me quem estará a entrar nestes valores!

O que é que "estes valores" tem de especial ?
E quem entrou a 2,00 € ?
E quem entrou acima de 2,00 € ?

Dito de outra maneira: por teres sido stopado é que colocas estas questoes, para entrar novamente.

O facto de ter estado a 2,00€ no passado não é sinal de que lá volte no futuro.

Aliás, parece muito pouco plausivel que vá a esses valores num futuro próximo (pelo menos ano e meio).

O BCP que em 2007 lucrou perto de 750M ( e se expectava lucros de 1000M em breve, conforme plano 2007-2010 da altura) avaliava-se a cerca de 3,20€.

Hoje, para a mesmo lucro (750M) e expectativa de ir a 1000M em breve (cenário bastante, para não dizer muito, optimista, mesmo com evoluções brutais na Polónia e Roménia), avaliação para o BCP seria de 2,44€. E repito, este é um cenário praticamente impossivel para os próximos anos...

por Nathan » 20/8/2009 9:36

Estas a espera de uma grande correccao ?

Fico-me por aqui.

Registado: 7/5/2009 9:33

por ped_alves » 20/8/2009 9:34

Crash,

Estás à espera de uma correçao dos mercados. Eu acho que com toda esta crise já houve uma grandissima correcção.

O BCP até aos 1,2€ não deverá corrigir

Uma outra questão:
- Alguém tá a par do que se passa com CROCS (CROX). É que desde Março já valorizou 7x.

BN,
Pedro

Registado: 28/6/2007 15:23

por CrashXXI » 20/8/2009 9:18

Nathan Escreveu:

E quem entrou a 2,00 € ?

Dito de outra maneira: por teres sido stopado é que colocas estas questoes, para entrar novamente.

Não, de forma alguma Nathan!
Já dizia, com elas ainda em carteira, que o movimento estava muito "esticado"! Daí o stop que coloquei e que foi despoletado a 2 milésimas do mínimo desse dia!
Para além disso eu disse "que dava os meus parabéns" a quem as tinha mantido, até agora, desde o início do movimento, quando eu entrei e o justifiquei (basta procurares os meus posts sobre o assunto)!

Agora, uma coisa é entrar nesse início, ou próximo dele, outra coisa é entrar neste momento!

Está suficientemente justificada a minha observação!

Revisão/Edição: para além disso, acresce o facto de, pessoalmente, estar à espera de uma correcção substancial dos mercados, como tenho vindo a advogar! Por isso, existe uma coerência subjacente à minha observação, não gratuita!

dd

por luislobs. » 20/8/2009 9:17

Tenham calma, olhem o grafico..á muito espaço para subir 8-)

O bcp está nas maos dos tubaroes, ordens concertadas fazem o volume ser assombroso tanto desce como sobe repentinamente.

o 1 euro é uma realidade e nao demorará muito tempo pelo andamento..depois se verá.

Por mim continuo longo e sem pressa.

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por Nathan » 20/8/2009 9:08

E quem entrou a 2,00 € ?

Registado: 7/5/2009 9:33

por CrashXXI » 20/8/2009 8:49

Pergunto-me quem estará a entrar nestes valores!
Do início do movimento, quem aguentou até estes níveis está de parabéns!

O C&H, sugerido pelo Marco, verificou-se à letra, muito embora a "asa defeituosa"!
Mas uma correcção é quase uma "imposição"!

Eu, infelizmente, fui "stopado"!

por meu-gôdo » 19/8/2009 19:35

Após 2 semanas de férias, volto paulatinamente a olhar para os mercados. O BCP constitui uma boa surpresa. A quebra em alta da resistência na zona dos 85 - 86 cêntimos foi um importante catalisador. Não obstante isso, é possível e talvez até desejável um reteste à antiga zona de resistência que deverá suportar o título. Interessante notar que a quebra em alta da zona de resistência foi feita com aumento do volume o que reforça de alguma forma o bom momento do título.

A próxima zona de resistência está na zona entre os 1,02 e os 1,10 euros. Estamos, por isso, sensivelmente a meio do caminho. A quebra em alta desta próxima zona de resistência não deverá ser fácil dado que poderá sinalizar uma inversão de tendência de longo prazo favorecendo posições longas de longo prazo. Na verdade, penso que no longo prazo ainda nos encontramos com tendência bear. No curto e médio prazo, enquanto estivermos acima do suporte nos 85 cêntimos, as posições longas são favorecidas.

Resta apenas acrescentar que esta análise se baseia apenas no título em si dado que ainda não tive disponibilidade para olhar para os mercados no geral. Apesar disso, penso que a análise não ficaria invalidada mesmo tendo em conta esses aspectos mais generalistas dos mercados.
Anexos
BCP.jpg
BCP.jpg (79.71 KiB) Visualizado 4532 vezes
BCP (LP).jpg
BCP (LP).jpg (71.85 KiB) Visualizado 4532 vezes

Registado: 4/7/2006 19:54

por Celsius-reloaded » 19/8/2009 16:30

nunoand99 Escreveu:
Celsius Escreveu:Pelo menos hoje não baixa dos 0,93!

É que para isso teria que satisfazer + de 2 milhões de acções em ordens de compra a esse preço!

Pois a mim quer-me parecer que as 2M estão lá exactamente para serem satisfeitas.

Psicologia invertida dos COF's...

Ainda continuam lá!

Quem as quiser comprar vai ter que alargar os cordões a bolsa!Espero eu!lol
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, carlosdsousa, PAULOJOAO, SalvaFP, trend=friend e 249 visitantes