Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho (2)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bestbland » 19/8/2009 16:50

Desde do inicio deste bull consegue-se traçar um canal (linha azul), no entanto só a linha superior é que está mais validada. A linha a vermelho é a intensidade deste bull
Anexos
nasdaq.jpg
nasdaq.jpg (98.68 KiB) Visualizado 5580 vezes
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por PC_Invest » 19/8/2009 16:50

Best, antes de mais obrigado pelas boas vindas....

em 2º lugar deixa-me discordar ctg!! :oops:
[quote]No grafico do nasdaq encontro 2 zonas em que o indice tomou de abalo para novas subidas (linha preta grossa), neste momento poderá estar a formar uma zona de trampolim para novas subidas

-------------------------------------------------------------------------

é minha opinião que este recente rally dos mercados não é sustentado no estado da economia, devendo-se essencialmente ao facto dos investidores terem aliviado as suas apreensoes realativamente a um cenario de catastrofe.
Assim sendo este rally deverse-a apenas a uma correcção tecnica perante o abismo em que estivemos perto de cair no final do ano passado, amplificado pela rentrado no mercado de um grande numero de investidores que estavam nas sidelines desde Setembro'08.

Dito isto, nao acredito em que se assistam a novos rallys expressivos nos proximos meses devendo, pelo contrario os mercados entrar em queda.

Volto a fazer a ressalva inicial... como nao faço analise tecnica, nao possuo instrumentos que me permitam identificar pts de inflexao de tendencia, nem os targets para maximos ou minimos.

As opinioes por mim exprimidas neste forum serao sempre derivadas da minha opiniao sobre o estado da economia real e do senso comum de um economista.

Um abraço,

Registado: 19/8/2009 15:50

por bestbland » 19/8/2009 16:33

No grafico do nasdaq encontro 2 zonas em que o indice tomou de abalo para novas subidas (linha preta grossa), neste momento poderá estar a formar uma zona de trampolim para novas subidas
Anexos
nasdaq.jpg
nasdaq.jpg (104.59 KiB) Visualizado 5645 vezes

Re: Apresentação

por bestbland » 19/8/2009 16:25

PC_Invest Escreveu:Ola a todos...

Por indicação de um amigo meu, que partcipa activa e regularmente no forum, tenho seguido nas ultimas duas semanas as vossas opinioes. Uma vez que tenho seguido com interesse e entusiasmo as vossas discussoes achei chegado o momento de me juntar ao forum apesar se a minha area nao ser exactamente a area de mercados e analise tecnica de mercados, mas sim a area de economia e neste momento, profissionalmente, a area de Project Finance.

De qq maneira penso ter alguns insights que podem ser construtivos na formação das vossas analises e que irei expondo a medida que acher pertinente.

Enfim... serve este texto apenas para mandar um ola geral e me apresentar a este forum.

Um grande abraço, bons tradings...
...e Ate JA

Bem vindo ao clube :wink:

por assunoadr » 19/8/2009 16:20

whitebala Escreveu:
Paulo Moreira Escreveu:hehe, por acaso já tinha reparado nisso. A explicação parece-me simples. É que quando o mercado sobe, vêm toda a gente cascar naqueles que apoiam novos mínimos. :mrgreen:

Se calhar e porque alguns merecem ser bem cascados pelo fundamentalismo com que defendem a sua opinião. O que claramente é prejudicial para uma análise objectiva dos mercados :wink:

O fundamentalismo tem dois lados e tende a aumentar em zonas de fundos ou de topos...acaba por ser normal.

O que não é positivo é entrar-se a cascar sem qualquer preocupação em contrapor com opiniões fundamentadas.

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

Apresentação

por PC_Invest » 19/8/2009 16:20

Ola a todos...

Por indicação de um amigo meu, que partcipa activa e regularmente no forum, tenho seguido nas ultimas duas semanas as vossas opinioes. Uma vez que tenho seguido com interesse e entusiasmo as vossas discussoes achei chegado o momento de me juntar ao forum apesar se a minha area nao ser exactamente a area de mercados e analise tecnica de mercados, mas sim a area de economia e neste momento, profissionalmente, a area de Project Finance.

De qq maneira penso ter alguns insights que podem ser construtivos na formação das vossas analises e que irei expondo a medida que acher pertinente.

Enfim... serve este texto apenas para mandar um ola geral e me apresentar a este forum.

Um grande abraço, bons tradings...
...e Ate JA

Registado: 19/8/2009 15:50

por salvadorveiga » 19/8/2009 16:13

ha com cada acçao desde os minimos q eu fico parvo :shock:

Imagem

http://www.finviz.com/chart.ashx?t=DTG& ... =1&p=d&s=l
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por MarcoAntonio » 19/8/2009 15:48

Aproveito ainda para sublinhar que se está a olhar em demasia para o S&P. Nos outros índices o panorama não é o mesmo nem se bateram records como acontece no S&P, nos restantes índices (CAC, DAX, FTSE, PSI, etc) há períodos de subidas esplendorosas que ultrapassam a actual. E algumas delas são subidas depois de subidas (e não subidas depois de quedas brutais).

O S&P que é historica e tipicamente pouco volátil é que está muito acima da sua média, mas não está a acontecer bem o mesmo nos outros índices...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por assunoadr » 19/8/2009 15:47

MarcoAntonio Escreveu:
O que é que consideras perto? 1 mês? Meio ano? A 5% de subidas? A 20% de subidas?

Até 1 mês

MarcoAntonio Escreveu:Nós não estamos na iminência de uma euforia extrema nem pouco mais ou menos. O sentimento poderá evoluir para lá... mas então isso significará que temos umas valentes subidas pela frente.

assunoadr Escreveu:Se o bear market se mantiver, parece que é assim que se tem comportado.

Se o Bear Market se mantiver, não haverá euforia nenhuma (quase com toda a certeza).

assunoadr Escreveu:Talvez devesse ter dito euforia extrema para um bear market.

Na minha opinião deverias ter dito "optimismo exagerado para Bear Market" o que é (para mim) muito diferente de euforia extrema.

Numa euforia:

> Os investidores de ocasião começam todos a afluir ao mercado (sinais directos: costumo ter uma série de pessoas fora do Caldeirão a abordar-me sobre bolsa... neste momento ainda não me apareceu uma única pessoa nestes últimos 5 meses);

> Os volumas são enormes (curiosamente, os Bears neste momento têm utilizado a falta de volume como argumento);

> Os média são dominados invulgarmente com notícias sobre os mercados, chegando a fazer repetidamente a abertura dos telejornais (não tenho dado grande atenção aos telejornais nos últimos tempos mas não me parece que seja o caso actualmente);

> As notícias são de esplendor, pouquíssima gente fala de "dificuldades" (neste momento as notícias são bastante repartidas e para cada um que diz que estamos a sair da crise - e em tons moderados, ao estilo de "a recuperação vai ser lenta" - há outra a dizer que a recessão ainda não terminou ou ainda quem diga que o pior está para vir).

Portanto, falta uma data de sinais típicos de euforia e não sinto sequer que estejamos perto (como digo atrás, podemos evoluir para lá mas isso significa então que vamos continuar a subir por aí acima pelo menos mais um bocado e significa ainda que não estamos em Bear Market).

Um exemplo de euforia localizada, pode ser vista aqui em Portugal no primeiro semestre de 2007, quem andava nos mercados há pelo menos 2 anos e meio já terá visto uma euforia (embora localizada). Para euforia generalizada é preciso recuar um pedaço mais e não é facilmente detectável pelos indicadores (em finais dos anos 90 estavamos em Euforia).

Agora, poderá dizer-se que para Bear Market o optimismo (que não é o mesmo que euforia) está algo puxado. O que é bem diferente...

Já agora, gostaria de sublinhar que estes indicadores tipo II e AAII são muito simplistas. Eles só perguntam (ou só aferem, no caso do II) com base numa premissa muito simples: ou bear, ou bull ou neutro. Mas, há diferentes formas de estar Bull, que o indicador não mede. Portanto, até podemos no limite ter muitos investidores optimistas sem estarem eufórico (a maior parte deles pode estar num sentimento bullish moderado).

assunoadr Escreveu:Subir é o que indice não tem parado de fazer desde Março, estando agora a corrigir.

Exacto. E eu creio que para chegar a uma euforia seria preciso primeiro corrigir e depois voltar a subir durante mais alguns meses e várias dezenas de pontos até atingirmos verdadeiramente um estado de euforia...

Quanto a continuar a subir como tem vindo a subir, eu já venho dizendo há algum tempo que não acredito que continue a subir a este ritmo. Há muitas formas de o mercado evoluir a partir daqui e não se resumem a "ou sobe ou desce".

Dou a mão à palmatória. O indicador reflecte, de facto, um optimismo excessivo para um bear market.

Obrigado

AA
Editado pela última vez por assunoadr em 19/8/2009 15:49, num total de 1 vez.

por bestbland » 19/8/2009 15:35

assunoadr Escreveu:
bestblandina Escreveu:
assunoadr Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Não concordo que estejamos perto de uma euforia extrema e considero esse texto bastante enganador...

Enganador porquê? Se o bear market se mantiver, parece que é assim que se tem comportado.

Talvez devesse ter dito euforia extrema para um bear market.

MarcoAntonio Escreveu:E para se chegar a uma situação de euforia extrema, primeiro o índice iria subir consideravelmente (algumas dezenas de % por certo).

Subir é o que indice não tem parado de fazer desde Março, estando agora a corrigir.

Claro que se já estivermos em bull market, o ratio vai poder subir bastante mais.

Cumprimentos,

AA

Quando tu dizes que o indice não tem parado de subir desde de março não estou de acordo, vou deixar o grafico diario, conta as velas vermelhas e as verdes, que conclusão chegas? afinal há muitos que desce

Seria impossível o índice subir 50% a direito em apenas 4-5 meses sem tempo para respirar. Mas a verdade é que subiu tanto em tão pouco tempo que me faz desconfiar da sua sustentabilidade. O meu desejo é que continuasse a subir com base numa evolução positiva e real dos fundamentais da economia.

AA

Mas tu é que afirmaste que o indice tem tado sempre a subir desde de março e eu corrigi, pois não está correcto esta afirmação.
Houve pelo menos 2 periodos de correcção

por bestbland » 19/8/2009 15:33

Deixo um possivel canal em formação no nasdaq
Anexos
nasdaq.jpg
nasdaq.jpg (80.45 KiB) Visualizado 3684 vezes

por MarcoAntonio » 19/8/2009 15:27

creepy Escreveu:não queria levantar poeira com a minha pergunta...

pronto, ta tudo bem...

cumprimentos

Poeira?

Isto é a essência do Forum. Mal estará o forum é quando a "poeira" não existir...

Não foi por certo à custa de falta de debate sobre questões pertinentes que o Forum cresceu.

É claro que está tudo bem!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por assunoadr » 19/8/2009 15:27

bestblandina Escreveu:
assunoadr Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Não concordo que estejamos perto de uma euforia extrema e considero esse texto bastante enganador...

Enganador porquê? Se o bear market se mantiver, parece que é assim que se tem comportado.

MarcoAntonio Escreveu:E para se chegar a uma situação de euforia extrema, primeiro o índice iria subir consideravelmente (algumas dezenas de % por certo).

Subir é o que indice não tem parado de fazer desde Março, estando agora a corrigir.

Claro que se já estivermos em bull market, o ratio vai poder subir bastante mais.

Cumprimentos,

AA

Quando tu dizes que o indice não tem parado de subir desde de março não estou de acordo, vou deixar o grafico diario, conta as velas vermelhas e as verdes, que conclusão chegas? afinal há muitos que desce

Seria impossível o índice subir 50% a direito em apenas 4-5 meses sem tempo para respirar. Mas a verdade é que subiu tanto em tão pouco tempo que me faz desconfiar da sua sustentabilidade. O meu desejo é que continuasse a subir com base numa evolução positiva e real dos fundamentais da economia.

AA

por whitebala » 19/8/2009 15:26

Paulo Moreira Escreveu:hehe, por acaso já tinha reparado nisso. A explicação parece-me simples. É que quando o mercado sobe, vêm toda a gente cascar naqueles que apoiam novos mínimos. :mrgreen:

Se calhar e porque alguns merecem ser bem cascados pelo fundamentalismo com que defendem a sua opinião. O que claramente é prejudicial para uma análise objectiva dos mercados :wink:

Registado: 29/11/2007 14:26

por salvadorveiga » 19/8/2009 15:24

a luz do que por vezes tenho postado no VIX com setups de compra e venda... esta' mais um setup de compra do SPX e venda no VIX.

De referir que as ultimas 3 ocorrencias foram do lado compra do VIX e deu sempre resultado com movimentos fortes... agora e' o contrario e até costuma funcionar melhor neste caso...

precisamos de um fecho abaixo do dia d ontem no Vix. Podera' isto levar a mais uma leg up?

Imagem
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por MarcoAntonio » 19/8/2009 15:23

assunoadr Escreveu:Enganador porquê?

O que é que consideras perto? 1 mês? Meio ano? A 5% de subidas? A 20% de subidas?

Nós não estamos na iminência de uma euforia extrema nem pouco mais ou menos. O sentimento poderá evoluir para lá... mas então isso significará que temos umas valentes subidas pela frente.

assunoadr Escreveu:Se o bear market se mantiver, parece que é assim que se tem comportado.

Se o Bear Market se mantiver, não haverá euforia nenhuma (quase com toda a certeza).

assunoadr Escreveu:Talvez devesse ter dito euforia extrema para um bear market.

Na minha opinião deverias ter dito "optimismo exagerado para Bear Market" o que é (para mim) muito diferente de euforia extrema.

Numa euforia:

> Os investidores de ocasião começam todos a afluir ao mercado (sinais directos: costumo ter uma série de pessoas fora do Caldeirão a abordar-me sobre bolsa... neste momento ainda não me apareceu uma única pessoa nestes últimos 5 meses);

> Os volumas são enormes (curiosamente, os Bears neste momento têm utilizado a falta de volume como argumento);

> Os média são dominados invulgarmente com notícias sobre os mercados, chegando a fazer repetidamente a abertura dos telejornais (não tenho dado grande atenção aos telejornais nos últimos tempos mas não me parece que seja o caso actualmente);

> As notícias são de esplendor, pouquíssima gente fala de "dificuldades" (neste momento as notícias são bastante repartidas e para cada um que diz que estamos a sair da crise - e em tons moderados, ao estilo de "a recuperação vai ser lenta" - há outra a dizer que a recessão ainda não terminou ou ainda quem diga que o pior está para vir).

Portanto, falta uma data de sinais típicos de euforia e não sinto sequer que estejamos perto (como digo atrás, podemos evoluir para lá mas isso significa então que vamos continuar a subir por aí acima pelo menos mais um bocado e significa ainda que não estamos em Bear Market).

Um exemplo de euforia localizada, pode ser vista aqui em Portugal no primeiro semestre de 2007, quem andava nos mercados há pelo menos 2 anos e meio já terá visto uma euforia (embora localizada). Para euforia generalizada é preciso recuar um pedaço mais e não é facilmente detectável pelos indicadores (em finais dos anos 90 estavamos em Euforia).

Agora, poderá dizer-se que para Bear Market o optimismo (que não é o mesmo que euforia) está algo puxado. O que é bem diferente...

Já agora, gostaria de sublinhar que estes indicadores tipo II e AAII são muito simplistas. Eles só perguntam (ou só aferem, no caso do II) com base numa premissa muito simples: ou bear, ou bull ou neutro. Mas, há diferentes formas de estar Bull, que o indicador não mede. Portanto, até podemos no limite ter muitos investidores optimistas sem estarem eufórico (a maior parte deles pode estar num sentimento bullish moderado).

assunoadr Escreveu:Subir é o que indice não tem parado de fazer desde Março, estando agora a corrigir.

Exacto. E eu creio que para chegar a uma euforia seria preciso primeiro corrigir e depois voltar a subir durante mais alguns meses e várias dezenas de pontos até atingirmos verdadeiramente um estado de euforia...

Quanto a continuar a subir como tem vindo a subir, eu já venho dizendo há algum tempo que não acredito que continue a subir a este ritmo. Há muitas formas de o mercado evoluir a partir daqui e não se resumem a "ou sobe ou desce".
Imagem

Administrador Fórum

por PJBM2 » 19/8/2009 15:17

Dwer Escreveu:Este tópico está quase me tempo real com o mercado. O tópico desce na página, o mercado desce. O tópico sobe para os primeiros lugares, o mercado sobe.

Esta´com uma correlação positiva com o mercado.
Claro se se assumir o título do tópico - novos minimos - a coisa baralha-se um bocadinho. A correlação seria inversa.

hehe, por acaso já tinha reparado nisso. A explicação parece-me simples. É que quando o mercado sobe, vêm toda a gente cascar naqueles que apoiam novos mínimos. :mrgreen:
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por nunoand99 » 19/8/2009 15:15

Dwer Escreveu:Este tópico está quase me tempo real com o mercado. O tópico desce na página, o mercado desce. O tópico sobe para os primeiros lugares, o mercado sobe.

Esta´com uma correlação positiva com o mercado.
Claro se se assumir o título do tópico - novos minimos - a coisa baralha-se um bocadinho. A correlação seria inversa.

O que eu mais gosto neste fórum são estas risotas sozinho em frente ao monitor

Registado: 16/5/2005 21:38

por Dwer » 19/8/2009 15:13

Este tópico está quase em tempo real com o mercado. O tópico desce na página, o mercado desce. O tópico sobe para os primeiros lugares, o mercado sobe.

Está com uma correlação positiva com o mercado.
Claro que, se se assumir o título do tópico - novos minimos -, a coisa baralha-se um bocadinho. A correlação seria inversa.
Editado pela última vez por Dwer em 19/8/2009 15:16, num total de 1 vez.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por bestbland » 19/8/2009 15:13

assunoadr Escreveu:

Cumprimentos,

AA

Anexos
sp.jpg
sp.jpg (107.56 KiB) Visualizado 3837 vezes

por creepy » 19/8/2009 15:10

não queria levantar poeira com a minha pergunta...

pronto, ta tudo bem...

cumprimentos

Registado: 7/6/2008 2:02

por assunoadr » 19/8/2009 15:05

Cumprimentos,

AA

por MarcoAntonio » 19/8/2009 15:04

creepy Escreveu:
assunoadr Escreveu:bull bear ratio

Perto de uma zona de euforia extrema mas ainda com margem para subir mais um pouco.

AA

boa tarde ass,

o gráfico é pertinente... mas..

repara no bear de 2000 a 2003... até onde é k ele foi...?

abraço

E durante o Bull até 2000 também.

E durante o Bull de 2003~2007 foi ainda muito mais longe...

O Investor Ingelligence nem sequer é muito fiável. De notar que este indicador é diferente do do AAII, este baseia-se em Newsletters de Advisors enquanto que o AAII é uma pergunda directa a investidores.

Ainda me lembro de quanto os Bears pegavam no Investors Intelligence em 2003 e 2004 pelas mesmíssimas razões de agora e as discussões que isso deu aqui no Forum...
Imagem

Administrador Fórum

por assunoadr » 19/8/2009 14:52

creepy Escreveu:
assunoadr Escreveu:bull bear ratio

Perto de uma zona de euforia extrema mas ainda com margem para subir mais um pouco.

AA

boa tarde ass,

o gráfico é pertinente... mas..

repara no bear de 2000 a 2003... até onde é k ele foi...?

abraço

boas creepy

É verdade, se for para continuarmos em bear market (hipótese que me parece ser a mais provável) o ratio já se encontra em zona de optimismo extremo.

abraço

AA

por MarcoAntonio » 19/8/2009 14:48

Não concordo que estejamos perto de uma euforia extrema e considero esse texto bastante enganador...

E para se chegar a uma situação de euforia extrema, primeiro o índice iria subir consideravelmente (algumas dezenas de % por certo).
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], latbal, nickforum, OCTAMA, peterteam2 e 198 visitantes