Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Novo Tópico

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fitas » 19/8/2009 16:06

Oxalá ALGUÈM te ouça.

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por ped_alves » 19/8/2009 16:00

na proxima semana teremos o BCP a 1€. gosto muito do dia de hoje pois está a lateralizar um pouco as subidas desta semana.

mesmo assim tá verde.

eu sinceramente acredito que o BCP vai voltar aos grandes niveis de 2007 mais cedo do que se pensa...

Registado: 28/6/2007 15:23

por nunoand99 » 19/8/2009 15:45

Celsius Escreveu:Pelo menos hoje não baixa dos 0,93!

É que para isso teria que satisfazer + de 2 milhões de acções em ordens de compra a esse preço!

Pois a mim quer-me parecer que as 2M estão lá exactamente para serem satisfeitas.

Psicologia invertida dos COF's...

Registado: 16/5/2005 21:38

por Celsius-reloaded » 19/8/2009 15:44

Pelo menos hoje não baixa dos 0,93!

É que para isso teria que satisfazer + de 2 milhões de acções em ordens de compra a esse preço!
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Nyk » 19/8/2009 15:08

Hoje não sei o que me deu na cabeça e troquei a minha posição que detinha na sonae por uma no bcp, mas a coisa para começar, começou mal. O objectivo é vender o bcp junto de 1,00€, no curto prazo, vamos ver como me vou sair nesta troca de posições. :wink:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por nunoand99 » 19/8/2009 12:13

TROTTOLA Escreveu:[quote="Caso já tenha mais de 30 (carro com familia), não me parece a melhor via. Os erros poderão ser fatais!

tenho menos de 30 sem carro e sem filhos, :mrgreen:

[quote="Quando referes short-selling.. n estarás a querer dizer, comprar e vender em curto prazo, tipo daytrade?[/quote]

Sim é exactamente isso "daytrading", desculpem a falta de rigor tecnico das minhas palavras[/quote]

Quanto à idade, o "nick", "pouco dinheiro" e a data de inscrição no fórum já o davam a entender.

Contudo, é necessário também que sejas bom aprendiz!
E que tenhas perfil de quem costuma aprender com os erros...

Depois da aprendizagem ("the hard way"), ficarás com as memórias de um rally divertido (sim, que 80KM nas dunas, não é o mesmo que na Auto-Estrada), e bastante custoso...

E espero que nessa altura percebas então, por ti, sem ser preciso alguém te indicar, que as dunas são divertidas, mas o melhor mesmo é a Auto-Estrada!

Embora, graças a idade tenra (e possibilidade de maximização da aprendizagem ao longo o tempo), pode ser que um dia, aquelas "guinadas" espectáculo que aprendeste naquela semana inesquecivel no Alentejo, te possam salvar a vida quando ias a abusar da velocidade na Auto-Estrada.

Bom, mas o tópico é sobre o BCP, e portanto, nada mais a assinalar sobre este dilema do melhor caminho para o Algarve.

por nunoand99 » 19/8/2009 11:59

Movimento de curto prazo fechado!

Deixou de compensar o risco...

Venha a necessária "pausa"

E o dia de hoje ainda pode ser o de maior movimento (em nºacções) desde os 0,72...

por Trottola » 19/8/2009 11:09

[quote="Caso já tenha mais de 30 (carro com familia), não me parece a melhor via. Os erros poderão ser fatais![/quote]

tenho menos de 30 sem carro e sem filhos, :mrgreen:

[quote="Quando referes short-selling.. n estarás a querer dizer, comprar e vender em curto prazo, tipo daytrade?[/quote]

Sim é exactamente isso "daytrading", desculpem a falta de rigor tecnico das minhas palavras

Registado: 12/5/2009 17:19

por nunoand99 » 19/8/2009 10:53

ainda a aprender, mas fiz uma contas rapidas, e simulei a compra e venda consecutiva de acções do BCP em short selling que com fracos crescimentos diarios ou semanais, me dão um rendimento anual bastante atrativo, e como me parece que a tendencia é para continuar o cescimento...

Ires por aí é o caminho mais dificil.

Se podes ir até ao Algarve de Auto-Estrada, porque irás fazer um rally pelas dunas Alentejo abaixo?

Bom, se fores novo, tens tempo para errar, e a aprendizagem do rally terá tempo para ser maximizada.

Caso já tenha mais de 30 (carro com familia), não me parece a melhor via. Os erros poderão ser fatais!

Fica a alegoria ;)

por SoaresV » 19/8/2009 10:53

Na minha perspectiva, o investimento em bolsa é primordialmente de longo prazo, mas em certas circunstâncias, o obter liquidez num curto espaço de tempo é obviamente apelativo; neste caso, entrei com uma posição curta, mas com o objectivo de obter X liquidez.

Quando referes short-selling.. n estarás a querer dizer, comprar e vender em curto prazo, tipo daytrade?

Registado: 14/10/2008 10:57

por Trottola » 19/8/2009 10:47

Olá
A estratégia era de longo prazo, na minha opinião e ao que me pareceu e li geral, as acções estavam baratas, aliás a carteira que fiz era toda de longo prazo, tenho poucos titulos em carteira e só tenho ganhos substanciais com oBCP, mas face ao crescimento que este está a demonstrar comecei a equacionar o curto prazo.

Não percebo muito deste tipo de analies que se fazem por aqui estou ainda a aprender, mas fiz uma contas rapidas, e simulei a compra e venda consecutiva de acções do BCP em short selling que com fracos crescimentos diarios ou semanais, me dão um rendimento anual bastante atrativo, e como me parece que a tendencia é para continuar o cescimento...

Eu olho para o grafico e o que vejo, é que depois de uma grande queda, está a começar a subir, não sei analisar/prever quando será essa tal correcção de que se fala.

Fico com a clara percepção que a longo parazo vai subir, mas dai a duvida de me deixar estar ou vender já e tornar a comprar mais tarde...

por fitas » 19/8/2009 10:42

Completamente de acordo.

Pudera.. haver escadas infinitas. :idea:

BN

Fitas

por tiopatinhas » 19/8/2009 10:30

Parece-me ser uma boa altura para descansar. A subida está a ser muito a pique :!: e subidas em que as pausas não apareem deixam-me ´com algumaaas reservas...Seria bom uma pequena correcção :!:

Registado: 17/3/2005 14:58

por fitas » 19/8/2009 10:21

Quanto a mim, a evolução do mercado torna-se muito importante para o título (e aos outros naturalmente).

Está, pelo menos parece, instalada alguma confiança, naquele que levou tanta martelada, que metia dó. :mrgreen:

Essa confiança torna-se demonstractiva dos grandes volumes existentes.

Quem está a comprar tanta acção :?:

Fundos, institucionais, etc.

Quando se vais à procura de algo, naturalmente é com interesse.

Penso que promete.

A minha modesta opinião.

BN

Fitas

por guilhufense » 19/8/2009 10:01

É importante de reter que os 0.86€ passam agora a suporte de curto prazo, sustentados pela ema200 a 0.85€, a situação das médias móveis de referência continua bearish (ema200>ema50)

Com base no momentum dos últimos dias é provável que os 1.00€ possam mesmo ser testados já no curto prazo, embora neste tipo de breakouts seja comum retests de consolidação à antiga resistência.

Do ponto de vista fundamental, nada mudou para já, as estimativas não se alteraram nem foram publicados researchs com alterações de referência, contudo, nos bastidores do mercado volta-se a falar na possibilidade do BCP estar na mira de aquisições.

O Jornal de Negócios publicou o seguinte há uns dias atrás tentando explicar as razões de subida:

São várias as razões que explicam este desempenho do maior banco privado português em Bolsa. O primeiro diz respeito ao facto de o banco ter melhorado os rácios de capital no primeiro semestre e de ter afastado os receios de necessidade de realizar um novo aumento de capital.
À partida, o melhoramento dos rácios de capital foram uma das poucas notas positivas sobre os resultados, contudo não afastou de forma alguma as preocupações sobre possíveis novos aumentos de capital, pelo menos esse receio está bem presente em quase todas as notas de research posteriores à apresentação de resultados.

Já o Público refere o seguinte, que penso ser talvez o principal catalisador de curto prazo:

Tudo indica que por detrás deste movimento estará o maior banco comercial chinês, o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), com o qual o BCP assinou, recentemente, em Macau, um acordo de parceria estratégica.

O protocolo de cooperação destina-se a facilitar o investimento entre a China e os países de língua oficial portuguesa e foi celebrado entre as sucursais macaenses dos dois bancos. O ICBC lidera o sector na região administrativa especial de Macau e, em 2008, comprou a um grande accionista do BCP, o macaense Stanley Ho, o segundo maior banco local, o Seng Heng. Stanley detinha 70 por cento do Seng Heng.

Contactado pelo PÚBLICO, o BCP não comentou a entrada de um novo parceiro estratégico com fortes interesses em África, onde adquiriu parte do maior grupo sul-africano, o Standard Bank (um investimento de 5,5 mil milhões de euros).

Todavia, o grupo chinês ainda não terá atingido a fasquia dos dois por cento do capital do BCP, o que implicaria comunicação obrigatória ao mercado. As ordens de compra envolvendo os títulos do BCP (ontem foram transaccionados 38,5 milhões de acções) têm sido realizadas por um broker inglês.
Pessoalmente, tal como referi na última análise, vejo apenas razões técnicas para sustentar a subida do BCP, os resultados foram genericamente maus e não alteram nada para já. Os rumores de aquisição parecem-me muito pouco prováveis, excepto para pequenos ajustes de participações estratégicas que podem pressionar a procura no curto prazo, mas não para Opas e 'afins', a Banca está descapitalizada e sem 'buying power' e o BCP propriamente dito não seria um alvo suficientemente atractivo no seu contexto actual.

Notas:
O padrão de curto prazo melhorou, com o breakout e muito provavelmente com um possível teste à projecção técnica a 1.00€ no curto prazo, movimento sustentado para já apenas com rumores especulativos e sem 'backup' fundamental.
Não tenho interesse no BCP nem no sector em geral, penso que uma ida a 1.00€ poderá ser uma boa oportunidade de venda, visto que independentemente do rumo de longo prazo um posterior retest aos 0.86€ é muito provável, desta forma penso ver o BCP a negociar entre estes dois valores nos próximos tempos (0.86-1.00).

Update elaborado por Diogo Castro, coordenada por Pedro Miranda.

Diogo Castro
www.clubeinvest.com

Registado: 6/7/2009 22:12

por guilhufense » 19/8/2009 10:00

Gráfico de Longo Prazo:
Anexos
BCP.png
BCP.png (21.38 KiB) Visualizado 5933 vezes

por guilhufense » 19/8/2009 9:58

BCP - Update Por: Diogo Castro em 2009-08-18
Ver mais mensagens do mesmo Autor
Comente este artigo ou coloque uma questão
Artigo visto 273 vezes
Partilhar

Update Técnico:
Este post é um Update à Análise publicada em 2009-08-05, para mais detalhes consulte a Análise inicial.

Apesar do contexto Fundamental reservado, uma das hipóteses técnicas sugeridas na última análise foi a seguinte, que parece agora se estar a concretizar no curto prazo:

Citação de: Diogo Castro em Agosto 05, 2009, 20:53
O padrão actual, sugere para já uma lateralização no range 0.70€-0.85€, no entanto uma ruptura em alta poderia projectar este range de 15 cêntimos para upside, um valor compatível com 1.00€ que é também a projecção da quebra do canal descendente de longo prazo, mas até ver é apenas uma hipótese teorica a vigiar e não um sinal propriamente dito.
A ruptura da resistência a 0.86€ deu-se na Sexta Feira passada com volume forte, activando a projecção do seu range de curto prazo para 1.00€, valor idêntico à da projecção do seu canal descendente activada há meses atrás.

Com esta situação, o BCP melhorou consideravelmente o seu layout técnico de curto/médio prazo, embora mantenha um layout de longo prazo em alta (repare-se que o primeiro nível de Fib está nos 1.34€ e que todo este movimento é ainda residual nesse contexto).

Os gráficos actualizados estão neste momento assim:

Gráfico de Curto Prazo:
Anexos
BCP.png
BCP.png (17.62 KiB) Visualizado 5951 vezes

por fitas » 19/8/2009 9:58

E está mesmo. Tem ali uma barreira nos 0,95, que se a conseguir derrubar. Bom :arrow:

BN

Fitas

por newtrade » 19/8/2009 9:52

O touro está enraivecido .

Registado: 12/10/2008 15:57

por cogumelo » 19/8/2009 9:37

Estás a valorizar 12% baseado na sorte? Ou compraste porque tinhas um plano definido?

Se compraste sem um plano de trading definido, o meu conselho é: "mais vale um pássaro na mão que dois a voar".

Se tens um plano, tenta segui-lo (o plano tem que incluir uma fuga que pode passar por realizar mais valias ou definir um stop loss)
cumps,
cogumelo

Registado: 4/9/2008 18:31

por nunoand99 » 19/8/2009 9:36

TROTTOLA Escreveu:Bons dias,

não costumo por muitos post mas costumo ler os demais, no entanto sendo eu um maçarico nestas andanças gostava de perceber uma coisa.

Relactivamente ao BCP, tenho uma posição pequenina, mas que já está valorizada em 12%, o que para um principiante não me parece mau, no entanto gostava de saber como nos apercebemos que esta subida dos ultimos dias parou e vai ser corrigida..., para me por ao fesco e comprar depois...

obrigado

Boas TROTTOLA,

Qua era a estratégia de investimento à partida?
Será essa que deves seguir...

Caso não a tenhas tido, começa por aprender que é sempre preciso ter uma estratégia por trás de cada investimento, e essa mesma estratégia agora responderia à questão por ti colocada

Se tás para o longo prazo, deixa correr (5 a 10 anos)
Não te compensa andar com movimentos "tipo" a apanhar "swings"!

por Trottola » 19/8/2009 9:30

Bons dias,

não costumo por muitos post mas costumo ler os demais, no entanto sendo eu um maçarico nestas andanças gostava de perceber uma coisa.

Relactivamente ao BCP, tenho uma posição pequenina, mas que já está valorizada em 12%, o que para um principiante não me parece mau, no entanto gostava de saber como nos apercebemos que esta subida dos ultimos dias parou e vai ser corrigida..., para me por ao fesco e comprar depois...

obrigado

por nunoand99 » 19/8/2009 9:29

Bom,

O padrão parece querer se impor novamente, e assim retomo o terço retirado ao mercado.

Reforcei também na carteira de acções de longo prazo conforme planeado.

A minha análise fundamental ao titulo está 2 ou 3 páginas atrás.

Reforço novamente a ideia de que o cenário referido se baseia em crescimento económico para 2010

por fitas » 19/8/2009 8:57

É, se os states não melhorarem o seu comportamento, as coisas podem não ser muito previsiveis, e podem escambar.

Mas também pode ser o invés?

Vamos acompanhando e vendo. :roll:

BN

Fitas

por nunoand99 » 19/8/2009 8:49

Dado o andamento de hoje, reduzi a minha carteira BCP de curto prazo em um terço.

Saudações.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, carvman, Esquinas3, Google [Bot], HFCA, latbal, m-m, MR32, novato, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1, TTM62, zulu404 e 355 visitantes