Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 17/8/2009 19:05

Multa sobre quê e com base em quê?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por carf2007 » 17/8/2009 19:05

MarcoAntonio Escreveu:
carf2007 Escreveu:Voltando aos numeros de 2006 e 2009, a gasolina baixou 3,6% , e o custo do crude baixou 10,71% É só isso que eu sei !!

Valores antes de impostos em Set/2006 e agora, com o petróleo a valores semelhantes em euros (cerca de 50 euros/barril):

Gasolina 0.482 -> 0.533
Gasóleo 0.534 -> 0.527

Passaram-se 3 anos e há um factor ainda a ter em conta (inflacção).

Desculpa, mas segundo os valores do Elias, não considero 56€ e 50€ semelhantes , são quase 11% de diferença.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por carf2007 » 17/8/2009 18:58

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Agora como consumidor chateia-me que não haja concorrencia a serio.

Então e o que seria para ti concorrência a sério?

Pelo menos que a autoridade da concorrencia aplicasse multas, como fez , há pouco tempo, na industria do sal, já era um começo.

Só que Vatel, Salexpor, Salmex e Sociedade Aveirense de Higienização de Sal, não teem a mesma "força" que GALP e companhia ...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por MarcoAntonio » 17/8/2009 18:36

carf2007 Escreveu:Voltando aos numeros de 2006 e 2009, a gasolina baixou 3,6% , e o custo do crude baixou 10,71% É só isso que eu sei !!

Valores antes de impostos em Set/2006 e agora, com o petróleo a valores semelhantes em euros (cerca de 50 euros/barril):

Gasolina 0.482 -> 0.533
Gasóleo 0.534 -> 0.527

Passaram-se 3 anos e há um factor ainda a ter em conta (inflacção).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 17/8/2009 18:29

carf2007 Escreveu:Agora como consumidor chateia-me que não haja concorrencia a serio.

Então e o que seria para ti concorrência a sério?

Registado: 5/11/2002 12:21

por carf2007 » 17/8/2009 18:28

Elias Escreveu:
carf2007 Escreveu:Elias, estás a comparar preços de custo em USD com preços de vendas em EUR, portanto acho que é importante considerar o valor do cambio em 12/8/2006 e 12/8/2009.

Se compro 1 barril de petroleo a 71 USD com o cambio a 1,27 pago 56 EUR, se o cambio está a 1,41 pago 50 EUR pelo mesmo barril, ora esta redução no custo devia reflectir-se no preço de venda, ou então a GALP assume que aumentou a sua margem de lucro, em vez de vir com desculpas de que aumentaram outros custos.

carf de facto não referi o câmbio; o dolar está um pouco mais barato e penso que isso explica a queda do preço da gasolina em 5 cêntimos neste intervalo de 3 anos.

De qualquer forma não caias no erro de assumir que a margem de lucro da galp se calcula subtraindo o preço do petróleo do preço de venda da gasolina. Pelo meio há outros custos que não só não diminuem com a descida do petróleo, como inclusivamente aumentam (custos com pessoal, por exemplo).

carf2007 Escreveu:ou então a GALP assume que aumentou a sua margem de lucro, em vez de vir com desculpas de que aumentaram outros custos.

Mesmo admitindo que foi esse o caso (não faço ideia se foi), deixa-me perguntar-te: a GALP tem de dar satisfações a alguém (a não ser aos accionistas) pela mergem de lucro que obtém?

Voltando aos numeros de 2006 e 2009, a gasolina baixou 3,6% , e o custo do crude baixou 10,71% É só isso que eu sei !!

Se fosse administrador da GALP faria o mesmo, AUMENTAR O LUCRO o maximo possivel.

Agora como consumidor chateia-me que não haja concorrencia a serio. Mas passa-se o mesmo nos preços das comunicações moveis, nos preços de acesso a net, tv por cabo , etc ... Chegam ao cumulo de 3 operadores, lançar um seviço novo, no mesmo dia ao mesmo preço !! :?

por MarcoAntonio » 17/8/2009 18:01

Se quiserem preços devidamente tratados, até janeiro de 2006 já tenho tudo feito para o petróleo e para gasolina e gasóleo ao publico e até Novembro de 2006 para os preços da gasolina e gasóleo à saída da refinaria.

É só dizerem as datas que eu coloco os valores aqui...

Volto a dizer: para fazerem comparações petróleo ou refinados versus gasolina/gasoleo têm de tirar fora os impostos e fazer o cambio à data onde tiver de ser feito (preços que estejam em dolares). Eu já tenho tudo isso feito e é o que ando aqui a colocar há mais de um ano.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 17/8/2009 18:00

carf2007 Escreveu:Elias, estás a comparar preços de custo em USD com preços de vendas em EUR, portanto acho que é importante considerar o valor do cambio em 12/8/2006 e 12/8/2009.

Se compro 1 barril de petroleo a 71 USD com o cambio a 1,27 pago 56 EUR, se o cambio está a 1,41 pago 50 EUR pelo mesmo barril, ora esta redução no custo devia reflectir-se no preço de venda, ou então a GALP assume que aumentou a sua margem de lucro, em vez de vir com desculpas de que aumentaram outros custos.

carf de facto não referi o câmbio; o dolar está um pouco mais barato e penso que isso explica a queda do preço da gasolina em 5 cêntimos neste intervalo de 3 anos.

De qualquer forma não caias no erro de assumir que a margem de lucro da galp se calcula subtraindo o preço do petróleo do preço de venda da gasolina. Pelo meio há outros custos que não só não diminuem com a descida do petróleo, como inclusivamente aumentam (custos com pessoal, por exemplo).

carf2007 Escreveu:ou então a GALP assume que aumentou a sua margem de lucro, em vez de vir com desculpas de que aumentaram outros custos.

Mesmo admitindo que foi esse o caso (não faço ideia se foi), deixa-me perguntar-te: a GALP tem de dar satisfações a alguém (a não ser aos accionistas) pela mergem de lucro que obtém?
Editado pela última vez por Elias em 17/8/2009 18:01, num total de 1 vez.

por carf2007 » 17/8/2009 17:55

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:O que eu sei e que a gasolina 95 esta na galp a 1.342e o gasoleo a 1.072.

o Euro esta a 1.4125.

O brent em Londres a 70.63 dolars.

Noto que o brent esta a cerca de metade do valor do seu maximo historico um ano atras , o euro esta cerca de 0.08 abaixo do que estava uma ano atras , e a gasolina cerca de 15 centimo abaixo do que estave no seu maximo.

O meu senso comum basico diz-me que alguem aqui esta a fazer uma grande batota.

Lion se queres falar de preço final vamos falar de preço final.

Há precisamente 3 anos, em 12 de Agosto de 2006, O petróleo estava a 71 USD, justamente o mesmo preço a que fechou na quinta-feira dia 12 de Agosto de 2009. Há 3 anos a gasolina 95 na GALP estava a 1,39 ou seja mais 5 cêntimos que os 1,34 actuais.

Para o mesmo preço do crude, a gasolina está 5 cêntimos mais barata.

O que tens a dizer sobre isto?

Elias, estás a comparar preços de custo em USD com preços de vendas em EUR, portanto acho que é importante considerar o valor do cambio em 12/8/2006 e 12/8/2009.

por JocaMarmota » 17/8/2009 17:54

Lion_Heart Escreveu:
Elias Escreveu:Lion não respondeste à minha questão...

Elias este artigo dos EUA mostra aquilo que eu digo.

Os preços numa questao de justiça deviam estar nessa ordem de comparaçao. cerca de 35% menos

Imagina que és Ceo de uma enorme empresa multinacional produtora de batatas, e após apurados estudos, apercebeste que existe procura para 10 batatas a 1 euro cada. Um certo dia, os chatos dos stakeholders começam-te a chatear, afirmando eles que os dividendos podiam ser maiores e que se não resolves a situação vais para o olho da rua. Vem-te então uma brilhante ideia à cabeça: vais aumentar o preço. Para surpresa tua, apesar dos protestos, continua a existir procura para as tuas 10 batatas a 1,5...e pasme-se para 1,6...1,7...1,8.
Pergunto, que vazes tu?
Vais para o olho da rua ou aguentas os protestos?

Registado: 17/8/2009 16:28

por MarcoAntonio » 17/8/2009 17:51

Já agora, aqui ficam os valores tratados. Preços do gasoleo e da gasolina no espaço europeu, antes de impostos, custos de transporte e armazenagem, margens e toda e essa coisa, isto é, o preço à saída de refinaria (media semanal):

Semana terminada a 7/Agosto último:

Gasoleo = 0.35 eur/litro
Gasolina = 0.375 eur/litro

Semana terminada a 7/Nov/2008:

Gasoleo = 0.425 eur/litro
Gasolina = 0.27 eur/litro

Para valores semelhantes do petróleo (em euros, naturalmente) o gasoleo embarateceu significativamente e a gasolina encareceu por outro lado.

Já agora, no início do ano, semana terminada a 2 de Janeiro:

Gasoleo = 0.26 eur/litro
Gasolina = 0.16 eur/litro
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/8/2009 17:54, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 17/8/2009 17:43

Lion_Heart Escreveu:

Os preços numa questao de justiça deviam estar nessa ordem de comparaçao. cerca de 35% menos

Lion este artigo não responde a coisa nenhuma. Apenas fala do que se passou nos últimos 12 meses, após o pico do petróleo.

A questão que eu te coloquei não tem a ver com os últimos 12 meses mas sim com o facto de os presço hoje estarem abaixo daqueles que se verificavam há 3 anos atrás, com o crude a preços idênticos.

Se queres comparar as descidas, deves também comparar as subidas (mas a maioria das pessoas que lança críticas aos preços da gasolina prefere ignorar esse período, porque não dá muito jeito)

por MarcoAntonio » 17/8/2009 17:40

Lion_Heart Escreveu:Elias este artigo dos EUA mostra aquilo que eu digo.

Convém sublinhar duas coisas: nos Estados Unidos não se utiliza Diesel ao contrário da Europa, lá 90 e tal % do consumo é gasolina; outra diferença é a carga fiscal que é muito diferente nos Estados Unidos.

O primeiro ponto tem que ver com a importância que eles dão à gasolina. Nós cá temos uns 60% de consumo de gasóleo e são os dois importantes (o gasóleo até mais). Nos últimos meses o gasóleo desceu bastante em relação à gasolina, como eles lá não consomem gasoleo nem reparam nisso. A gasolina tem estado num ciclo de encarecimento e como é a "única" coisa que consomem, notam como é evidente...

O segundo ponto interfere na forma como as variações na matéria prima afectam os preços finais. A europa tem uma carga fiscal sobre os combustíveis, com forte componente fixa, mais elevada que faz com em percentagem as diferenças sejam atenuadas.

Não é correcto fazer comparações em percentagem. Isso é incorrecto e já foi explicado uma série de vezes...

Faz as contas correctamente e depois falamos. Agora falar de "35%" assim sem mais nem menos, no contexto europeu, não faz sentido. É um cálculo (ou mais a falta dele) errado!
Imagem

Administrador Fórum

por ja vou » 17/8/2009 17:28

Justiça divina?

:mrgreen:

Registado: 3/6/2008 14:11

por Lion_Heart » 17/8/2009 17:24

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 17/8/2009 17:01

Lion não respondeste à minha questão...

por Lion_Heart » 17/8/2009 16:53

NEW YORK (CNNMoney.com) -- It's been one year since drivers across America were stuck paying the highest gas prices on record, and the memory is not a pleasant one for consumers.

Friday marked the anniversary of $4.114-a-gallon gas. It was the highest national average price ever recorded by motorist group AAA, which has conducted a daily survey of up to 100,000 filling stations since 2003.

The surge took a heavy toll on consumers. Not only did the cost of driving jump, but prices for other consumer staples, such as groceries, also shot up as transportation costs increased.

In response, consumers drastically cut back on driving and many switched to more fuel-efficient cars.

That led to huge financial losses for automakers. Earlier this year, General Motors and Chrysler, two companies that specialize in full-size automobiles, both declared bankruptcy.

Now, the national average stands at $2.481 a gallon, down nearly 40% from last year's peak.

Gas prices have fallen for 26 days in a row after climbing to $2.693, the highest level of 2009, on June 21.

While prices average $2.50 a gallon or less in 28 states, gas remains above $3 a gallon in both Hawaii and Alaska, where gas taxes are comparatively high.

Analysts say gas prices could continue to fall over the next few weeks. But summer is peak driving season -- not to mention hurricane season in the oil-producing Gulf of Mexico -- and it's possible prices could rebound in August.

"We think that $2.50 a gallon is a pretty good number for consumers to budget their fuel expenditures," said AAA spokesman Geoff Sundstrom.

Last year, gas prices were driven higher by a an unprecedented rise in the price of crude oil, which is the main ingredient in gasoline. Oil prices settled at a record $145.29 a barrel one day before the price of gas hit its all-time high.

Oil prices plunged in the second half of 2008 as the global economic crisis unfolded. Gas prices followed suit, with the national average price dropping to about $1.60 a gallon in December.

More recently, crude prices have traded in a range near $60 a barrel as demand for oil-based products remains weak.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por JocaMarmota » 17/8/2009 16:40

Lion_Heart Escreveu:Continuo a ser um idiota pois não me dou ao trabalho de fazer as contas da forma que o Marco faz, vou pelo simples senso comum e pelo que vejo.

O que eu sei e que a gasolina 95 esta na galp a 1.342
e o gasoleo a 1.072.

o Euro esta a 1.4125.

Noto que o brent esta a cerca de metade do valor do seu maximo historico um ano atras , o euro esta cerca de 0.08 abaixo do que estava uma ano atras , e a gasolina cerca de 15 centimo abaixo do que estave no seu maximo.

Se achas que algo está errado, a solução é simples, paras de consumir.
Só na existência de monopólio, ou cartel, ou lá o que seja, é que uma redução na procura não provoca uma redução no preço.

Registado: 17/8/2009 16:28

por MarcoAntonio » 17/8/2009 16:36

Lion_Heart Escreveu:Sinceramente porque os valores base sem impostos sem margens de lucro e etc etc, não me interessam.
Eu não posso comprar nenhum bem ou serviço sem os impostos , portanto a mim só interessa o preço final.

Ok, só te interessa o preço final.

Mas tu disseste que alguém fazia batota. Não te interessa saber onde está a "suposta batota" a que és levado a acreditar que existe baseado no senso-comum?

Tu não queres saber?

A tua atitude é então: "algo está mal aqui, eu não sei o que é nem vou tentar descobrir o que é".

Lion_Heart Escreveu:Falamos de combustiveis , carros e etc. No preço base somos os mais baratos , no final dos mais caros.
Ora como eu só compro pelo preço final , tenho que verificar esse preço.

Bom, isso é uma afirmação genérica. Não é exacta. Mas podemos considerar que se aproxima da realidade. Nem daqui tiras qualquer consideração?

Lion_Heart Escreveu:Na gasolina o que acho estranho e o elevedo valor com o preço do barril a metade do que esteve o ano passado, só isso.Ainda mais com as vendas em queda.

Continuo a dizer: tu achas estranho mas não procuras saber a explicação para a tua estranheza?

E num tópico onde se analisa o preço dos combustíveis com muitíssimo mais detalhe que interesse tem e o que acrescenta dizer "é estranho" sem explicar nadíssima de nada?

Exactamente o que é que estás a acrescentar?
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 17/8/2009 16:31

Lion_Heart Escreveu:O que eu sei e que a gasolina 95 esta na galp a 1.342e o gasoleo a 1.072.

o Euro esta a 1.4125.

Lion se queres falar de preço final vamos falar de preço final.

Há precisamente 3 anos, em 12 de Agosto de 2006, O petróleo estava a 71 USD, justamente o mesmo preço a que fechou na quinta-feira dia 12 de Agosto de 2009. Há 3 anos a gasolina 95 na GALP estava a 1,39 ou seja mais 5 cêntimos que os 1,34 actuais.

Para o mesmo preço do crude, a gasolina está 5 cêntimos mais barata.

O que tens a dizer sobre isto?

por Lion_Heart » 17/8/2009 16:23

Sinceramente porque os valores base sem impostos sem margens de lucro e etc etc, não me interessam.
Eu não posso comprar nenhum bem ou serviço sem os impostos , portanto a mim só interessa o preço final.

Falamos de combustiveis , carros e etc. No preço base somos os mais baratos , no final dos mais caros.
Ora como eu só compro pelo preço final , tenho que verificar esse preço.

Na gasolina o que acho estranho e o elevedo valor com o preço do barril a metade do que esteve o ano passado, só isso.Ainda mais com as vendas em queda.

Lion_Heart

por MarcoAntonio » 17/8/2009 15:07

Lion_Heart Escreveu:Continuo a ser um idiota pois não me dou ao trabalho de fazer as contas da forma que o Marco faz, vou pelo simples senso comum e pelo que vejo.

e o gasoleo a 1.072.

o Euro esta a 1.4125.

E porque é que continuas a usar o senso comum e não fazes as contas?

Qual é a razão para não fazeres as contas?

O teu senso comum diz-te que "algo não está bem" mas não queres saber o que é que não está bem?
Imagem

Administrador Fórum

por alfarod » 17/8/2009 12:23

silvaxico Escreveu:Já sem culpa da Galp (acho eu), mas torna-se aborrecido ver que quem tem carros a gasolina anda a pagar para o gasóleo ser mais barato...

A carga de impostos em cima da gasolina é absurda. Ao menos criem o tal gasóleo profissional (ao preço actual) e coloquem sobre o gasóleo para os particulares a mesma taxa de imposto que tem a gasolina.

Não percebo porque é que tenho de pagar mais pela gasolina para o meu carro (de baixa cilindrada) para que os senhores com as grandes máquinas (a gasóleo) possam pagar menos.

Trata-se de um raciocínio à primeira vista lógico. Contudo os veículos a gasóleo possuem uma carga fiscal em ISV bastante superior aos veículos a gasolina.
O ideal seria que não houvesse diferenciação alguma entre veículos de combustível diferente, excepto no que concerne às suas características ambientais.
Mas tal significaria perdas para o Estado, logo não há interesse em acabar com esta discriminação injustificável.

Registado: 29/11/2007 1:50

por Elias » 17/8/2009 11:50

Lion_Heart Escreveu:O meu senso comum basico diz-me que alguem aqui esta a fazer uma grande batota.

Tens toda a razão.

Esse alguém chama-se Estado que continua a meter ao bolso uma pipa de massa em impostos de cada vez que abastecemos. :evil:

por Lion_Heart » 17/8/2009 11:35

Continuo a ser um idiota pois não me dou ao trabalho de fazer as contas da forma que o Marco faz, vou pelo simples senso comum e pelo que vejo.

e o gasoleo a 1.072.

o Euro esta a 1.4125.

Lion_Heart

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], karaya75, luislobs, OCTAMA e 176 visitantes