Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho (2)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 7/8/2009 18:42

Um dos posts onde abordo aquela questão, assunoadr:

MarcoAntonio Escreveu:Podem ver em anexo um gráfico com o VIX versus S&P500 desde Janeiro de 1990 até ao momento actual.

Faço notar que mais de metade do Bull da década de 90 deu-se a valores do VIX comparáveis aos actuais e que este tendeu a deslocar-se para valores mais inflaccionados na segunda metade do Bull, isto é, na sua fase mais especulativa.

O seu comportamento e aspecto actual é inclusivamente bastante semelhante ao do início do Bull da década de 90.

Assim, durante o Bull da década de 90 notam-se essencialmente dois comportamentos do VIX:

:arrow: Primeira Fase - Bull Market pouco volátil: O VIX foi descendo da zona dos 20 pontos até valores da ordem dos 9 e 10 pontos.

:arrow: Segunda Fase - Bull Market muito volátil: não obstante a forte escalada dos mercados o VIX deslocou-se para valores superiores acompanhando o «crescimento» da volatilidade histórica deslocando-se assim artificalmente - numa altura em que se vivía uma euforia - para valores teoricamente de maior pessimismo.

Como tenho defendido e se pode constatar pelo seu histórico, o VIX é bastante ineficiente a detectar topos e bastante preciso - no seu timing - a detectar fundos pontuais, momentos de pânico exagerado aos quais se seguem fortes e rápidas correcções do mercado.

Esta assimetria na eficiência e precisão da detecção de topos e de fundos é comum a diversos indicadores de sentimento de mercado. Regra geral torna-se «mais fácil» detectar através deles os fundos do que os topos.

Outro aspecto de não menor importância e que tenho destacado bastante no último ano e meio é o facto de as leituras do sentimento de mercado, no VIX, não deverem ser feitas sem ter em conta a volatilidade histórica do mercado uma vez que esta afecta seriamente o range de valores do VIX. Isto é, durante um Bull Market os valores actuais são perfeitamente normais. É possível até que venhamos a conhecer valores do VIX inferiores nos próximos anos. É ainda possível que o VIX, tal como ocorreu na década de 90, volte para valores superiores (aparentemente menos complacentes) sem que ocorram grandes quedas mas antes por via do regresso da volatilidade ao mercado.

Para finalizar e como ocorre na generalidade dos indicadores, embora sejamos tentados a entender o inverso, o comportamento do VIX está dependente do mercado e não o do mercado dependente do do VIX.

Ou seja, o mercado não vai cair porque o VIX está muito baixo. O VIX é que está muito baixo porque o mercado sobe de forma relativamente lenta e sem grande volatilidade.

Assim, a questão não é o que o mercado vai fazer em função do valor actual do VIX. A questão é antes como é que se vai comportar o mercado e como é que isso afectará o VIX...

Se a volatilidade regressar o VIX tenderá a subir (isto tanto pode ocorrer com quedas como com subidas). Se não regressar, o VIX continua a descer lentamente ou mantém-se sensivelmente por esta gama de valores.

É um post de 2004 que pode ser encontrado aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 7/8/2009 18:48, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Re

por MarcoAntonio » 7/8/2009 18:37

JAS Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Portanto, não me parece oportuno estar a tentar aqui aplicar a Teoria do Contrário.

Marco, neste post e no anterior já andam ao contrário há mais de 134 páginas e há mais de 4 meses...

Pois, mas isso era ao que me referia atrás. Para mim é uma indicação quando (não interessa quem, de que lado ou quando, não é uma questão pessoal) existe sistematicas tentativas de adivinhar um topo. Se isso ocorre... é um sinal que estamos em Bull Mode.

Em Bear Mode ocorre o inverso e há sistemáticas tentativas de adivinhar (antecipar) um fundo.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/8/2009 18:35

assunoadr Escreveu:É o que sempre sucede Marco, nesse caso nunca seria oportuno.

Não, não é. É evidente que não é...

Em Outubro os indicadores de sentimento atingiram extremos Bearish duas vezes (por sinal das duas vezes ressaltou forte). Em Março andavamos outra vez em valores Bearish historicamente que foi quando entretanto começou o actual movimento!

Aliás, já tenho debatido isto ao longo dos anos aqui no Forum, se fores procurar artigos/posts para aí de 2003 encontrarás (eu até posso tentar procurar para colocar aqui): os indicadores de sentimento são mais fiáveis e mais úteis nos extremos Bearish (no sentido que são mais facilmente identificáveis) pois existe uma certa assimetria comportamental dos índices.

Este é o exemplo de uma parede branca onde será oportuno usar a Teoria do Contrário.

E do lado longo também ocorre (embora eu considere e já tenha explanado a opinião de que é comparativamente mais difícil). Quando olhas para valores Bullish de 70% no AAII pouco interessa se estamos em Bear ou Bull Market, são valores historicamente elevados e é um extremo.

Este é o exemplo de uma parede preta onde será oportuno usar a Teoria do Contrário.

Portanto, não é verdade que seja sempre assim.

assunoadr Escreveu:No entanto, também sou da opinião de que devemos seguir sempre a tendência, quer ela seja de curto, médio ou longo prazo.

Eu sou da opinião de que devemos seguir a tendência em que operamos. Se um investidor opera no médio/longo-prazo, a tendência relevante para ele começa no médio-prazo (pode usar a de curto-prazo para tirar uma leitura mas não tem nem a deve seguir).

Claro que pode dar-se o caso de um investir ter "carteiras separadas" com diferentes prazos temporais (mas é uma situação anormal, não habitual e difícil de gerir).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 7/8/2009 18:48, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Re

por JAS » 7/8/2009 18:31

MarcoAntonio Escreveu:Portanto, não me parece oportuno estar a tentar aqui aplicar a Teoria do Contrário.

Marco, neste post e no anterior já andam ao contrário há mais de 134 páginas e há mais de 4 meses...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por assunoadr » 7/8/2009 18:25

MarcoAntonio Escreveu:
Portanto, não me parece oportuno estar a tentar aqui aplicar a Teoria do Contrário.

É como estar a olhar para uma parede cinzenta: para branca, está escura; para preta, está clara.

É o que sempre sucede Marco, nesse caso nunca seria oportuno.

No entanto, também sou da opinião de que devemos seguir sempre a tendência, quer ela seja de curto, médio ou longo prazo.

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por MarcoAntonio » 7/8/2009 18:16

Até é possível que ainda estejamos no Bear Market e este seja um Bear Market Rally anormalmente grande. Mas neste momento eu creio que isso tem pouca importância: no médio-prazo o domínio é e tem sido claramente Bull portanto apostar no Bear é apostar contra a força do Mercado.

Se o mercado vier a voltar a mergulhar, não fará mínimos de uma sessão para a outra, antes desenvolverá uma nova tendência de baixa e haverá muito tempo (e até possivelmente sinais minimamente fiáveis) para verificar e perceber o retorno do domínio Bear.

Mesmo que alguém que agora esteja Bull vire para Bear só abaixo da zona dos 870~880 (o anterior minimo relativo) e se de facto viermos a fazer novos mínimos, então terá estado do lado do mercado durante a maior parte do movimento.

Em relação ao sentimento, este para já poderá estar em níveis algo complacentes para um Bear Market mas está igualmente em níveis que são perfeitamente normais (e típicos até) para uma fase inicial de um Bull Market...

Portanto, não me parece oportuno estar a tentar aqui aplicar a Teoria do Contrário.

É como estar a olhar para uma parede cinzenta: para branca, está escura; para preta, está clara.
Imagem

Administrador Fórum

Re: bb

por assunoadr » 7/8/2009 18:03

MarcoAntonio Escreveu:
Laaz Rockit Escreveu:Portanto o sentimento contrário, poderá ser estar extremamente bull. Cuidado.

O número de Bulls no mercado neste momento não é nada de extraordinário. Se consultares a generalidade dos surveys, as percentagens são aceitáveis e normais para os índices em Bull Mode...

Laaz Rockit Escreveu:Atenção que neste momento há poucos bear no mercado.

Mas o problema maior está aqui: não me parece que seja verdade que haja poucos Bears no mercado.

O último survey da AAII aponta para 35% de Bears, o que é bem considerável (a média de longo-prazo do survey é de 30% de Bears).

Mas mais importante ainda, dá uma olhada no Put/Call Open Interest Ratio. Portanto, isso de "haver poucos curtos no mercado" corresponde pouco à realidade...

.

No entanto, os bulls representam 50% o que se pode considerar um valor extremo num bear market (neste caso é mais fácil encontrar leituras bear próximas dos 70%). A questão é se os mercados vão inverter para bull de longo prazo o que me parece ainda demasiado cedo para se saber.

AA

por MarcoAntonio » 7/8/2009 17:55

Boa futebolada, Laaz...
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por Laaz Rockit » 7/8/2009 17:41

MarcoAntonio Escreveu:Então se conheces esses dados, não entendo como podes dizer que há poucos Bears. Historicamente estão acima da média. E se nos pusermos a olhar para o mercado de Opções, o open interest do lado curto tem estado consistentemente acima do open interest do lado longo...

Haverá menos do que nalgumas alturas ao longo dos últimos anos mas historicamente não são poucos. Há ainda por aí muito short.

Aliás, o movimento de hoje parece-me claramente de aperto dos shorts (e aparentemente ontem houve muita gente a shortar e hoje a fechar a posição, repara na tabela do post anterior, que vai no sentido de confirmar o short squeeze).

Nisso tens razão. Tem havido muito short squeeze desde meados de Julho. Agora dos 35% que referes como bears, tenho a impressão (e não certeza), que apenas uma parte deles estarão efectivamente investidos curto. E os que estão curtos efectivamente penso que serão com quantidades pequenas para testar o mercado. Alguns até estão longos, acho.

Abraço e até logo que agora vou jogar o meu futebol semanal. :mrgreen:
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por MarcoAntonio » 7/8/2009 17:36

Sim. Já deixei o link de outras vezes mas cá vai novamente, podes aliás utilizar para consultar mais uma série de coisas:

http://www.schaeffersresearch.com/stree ... ratio.aspx
Imagem

Administrador Fórum

por Algarvio__ » 7/8/2009 17:34

MarcoAntonio Escreveu:

Mas mais importante ainda, dá uma olhada no Put/Call Open Interest Ratio. Portanto, isso de "haver poucos curtos no mercado" corresponde pouco à realidade...

.

Boa tarde MArco,

Existe um histórico desses dados: racio put/call?

É possivel ter acesso a esses dados nalgum site?

Obrigado

Registado: 9/12/2007 12:36

por MarcoAntonio » 7/8/2009 17:33

Então se conheces esses dados, não entendo como podes dizer que há poucos Bears. Historicamente estão acima da média. E se nos pusermos a olhar para o mercado de Opções, o open interest do lado curto tem estado consistentemente acima do open interest do lado longo...

Haverá menos do que nalgumas alturas ao longo dos últimos anos mas historicamente não são poucos. Há ainda por aí muito short.

Aliás, o movimento de hoje parece-me claramente de aperto dos shorts (e aparentemente ontem houve muita gente a shortar e hoje a fechar a posição, repara na tabela do post anterior, que vai no sentido de confirmar o short squeeze).
Imagem

Administrador Fórum

por Laaz Rockit » 7/8/2009 17:30

MarcoAntonio Escreveu:O último survey da AAII aponta para 35% de Bears, o que é bem considerável (a média de longo-prazo do survey é de 30% de Bears).

Eu conheço esses dados Marco. No entanto estarem bear, não quer dizer que estejam no mercado. Podem estar á espera da melhor altura para entrar. Só isso.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

por MarcoAntonio » 7/8/2009 17:26

Laaz Rockit Escreveu:Portanto o sentimento contrário, poderá ser estar extremamente bull. Cuidado.

O número de Bulls no mercado neste momento não é nada de extraordinário. Se consultares a generalidade dos surveys, as percentagens são aceitáveis e normais para os índices em Bull Mode...

Laaz Rockit Escreveu:Atenção que neste momento há poucos bear no mercado.

Mas o problema maior está aqui: não me parece que seja verdade que haja poucos Bears no mercado.

O último survey da AAII aponta para 35% de Bears, o que é bem considerável (a média de longo-prazo do survey é de 30% de Bears).

.
Anexos
curtos.PNG
curtos.PNG (39.13 KiB) Visualizado 7084 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Laaz Rockit » 7/8/2009 17:12

assunoadr Escreveu:
Dwer Escreveu:
luislobs. Escreveu:Este titulo do topic da-me arrepios, nao querem mudar o titulo para nao induzir os mais novos em erro?? :lol:
.

Isso é que não! Já tinha sugerido 'Novos mínimos a caminho, mas com novos máximos pelo meio' ou algo assim, mas arrependi-me.
Enquanto o tópico tiver este título e dominar as posições cimeiras do forum, é sinal que o rally continua. O rally alimenta-se do short covering permanente. Quando os bears desitirem, quando o tópico mudar de título ou deixar de ser lido, é sinal que as subidas acabaram.
É um indicador contrário precioso.

Isso é verdade...é um bom indicador de sentimento contrário... 8-)

AA

Atenção que neste momento há poucos bear no mercado. Portanto o sentimento contrário, poderá ser estar extremamente bull. Cuidado.

S

por bestbland » 7/8/2009 16:40

É o marco tem razão. Todos nós erramos. Devemos ouvir sempre as opiniões contrárias. Embora esteja bull há muito tempo gosto ver as análises de quem julga que estamos bear. E eu nunca tenho certeza de nada se não colocava o dinheiro todo e mais algum emprestado desde de março. E não foi assim. Vivemos sempre com o medo.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Tterra » 7/8/2009 16:31

alexpto Escreveu:Fica um gráfico.

Continuação do canal deixado ontem,muito oportunamente ,pelo Alexpto.

Sectores mais fortes hoje:Financeiro e Industrial essencialmente.

Abraço.
Anexos
spx  hor 07 08 09.gif
spx hor 07 08 09.gif (24.05 KiB) Visualizado 7267 vezes

Registado: 15/6/2009 12:04

por MarcoAntonio » 7/8/2009 16:31

Malta, não personalizem...

Senão o tópico volta a descambar.

Não me refiro à questão do sentimento contrário, até considero esse ponto bastante relevante (aliás, entre os vários paralelismos que noto entre o período actual e 2003, um deles é o que eu descreveria como "afincamento bear"... em 2003 havia uma atitude bastante semelhante de quem estava Bear que via topos a todo o tempo e hora (a única diferença é que na altura era em tópicos dispersos e actualmente é um tópico único).

É escusado dizer que em Bear Market também não faltam Bulls a antecipar fundos a todo o tempo e hora... o que nessa altura é um bom indicador contrário também.

Mas evitem personalizar. Nos mercados todos erramos, não conheço ninguém que esteja certo o tempo todo e é sempre desagradável quando o debate sobre os mercados passa a ser um debate sobre as pessoas.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 7/8/2009 16:32, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por assunoadr » 7/8/2009 16:26

Dwer Escreveu:
luislobs. Escreveu:Este titulo do topic da-me arrepios, nao querem mudar o titulo para nao induzir os mais novos em erro?? :lol:
.

Isso é que não! Já tinha sugerido 'Novos mínimos a caminho, mas com novos máximos pelo meio' ou algo assim, mas arrependi-me.
Enquanto o tópico tiver este título e dominar as posições cimeiras do forum, é sinal que o rally continua. O rally alimenta-se do short covering permanente. Quando os bears desitirem, quando o tópico mudar de título ou deixar de ser lido, é sinal que as subidas acabaram.

Isso é verdade...é um bom indicador de sentimento contrário... 8-)

AA

por steev » 7/8/2009 16:25

Dwer Escreveu:
.

Agreed. Nem mais.

According to Jim Cramer, there are plenty of shorts in the market still trying to knock stock prices down. However, Cramer pointed out that the shorts are doing a terrible job at succeeding in pushing stock prices lower.

Até já referenciam o Midas nas notícias e tudo... ;)

Registado: 18/6/2009 23:57

S

por bestbland » 7/8/2009 16:24

Dwer Escreveu:
.

é mesmo e espero que haja títulos parecidos com este tópico por esse mundo fora. Não gosto de euforias. Já hoje não gostei da notícia que vi na televisão a falar que estava tudo verde na nossa bolsa. Como bull , quando ouvir no café a falarem bem da bolsa será hora de partir. Lol

S

por bestbland » 7/8/2009 16:18

Lacrau Escreveu:
bestblandina Escreveu:
mnfv Escreveu:Best, desculpa a indiscrição, mas tenho curiosidade. Gastas 95% do tempo da tua vida a pensar/Agir sobre os mercados?

bestblandina Escreveu:Creepy , gostava de saber qual o valor do sp que achas que a partir daí entendês que estamos num bull market
0 não percebi onde queres chegar , gosto de saber e respeito a opinião de cada um e também qual o valor que faz com que mude de posição para longo prazo. Mas uma coisa é certa , estar nos mercados exige tempo e dedicação. Sem ela não teras resultados. Isto é um dos meus negócios como tal dedico o meu tempo a ele embora seja um negócio é uma paixão que já leva 20 anos. Mas gostava de saber onde queres chegar ?

Embora não fosse comigo, partilho da opinião do "mnfv"...

Se for possível (:roll:) resumires os teus inúmeros "posts" e tentares ser mais contido na quantidade, o tópico fica mais legível....

obrigado.
o problema deve se ao facto de nos últimos dias andar a postar através de um telefone o que torna difícil. Imagina o tempo que levo a escrever e não consigo colocar gráficos. E não consigo escrever tudo as vezes pois tem um limite de palavras. Mas uma coisa é certa gosto de participar. Até tens razão.

por Dwer » 7/8/2009 16:17

.

Editado pela última vez por Dwer em 7/8/2009 16:20, num total de 2 vezes.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

S

por bestbland » 7/8/2009 16:12

keijas Escreveu:
mnfv Escreveu:Best, desculpa a indiscrição, mas tenho curiosidade. Gastas 95% do tempo da tua vida a pensar/Agir sobre os mercados?

bestblandina Escreveu:Creepy , gostava de saber qual o valor do sp que achas que a partir daí entendês que estamos num bull market

só 5% para dormir??????????????
sinceramente , os mercados consomem me o tempo , felizmente é uma paixão e talvez um vício. Já tinha dito que este fórum tornou se um canal no qual encontro pessoas com o mesmo gosto. Penso que o sp está a fazer um novo máximo. Será que estamos na onda 3 da primeira ? Se for, será a melhor onda para entrar. Mas já disse que não domino o estudo das ondas. Mas ando a ler.

bb

por luislobs. » 7/8/2009 16:10

Este titulo do topic da-me arrepios, nao querem mudar o titulo para nao induzir os mais novos em erro?? :lol:

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], PAULOJOAO e 116 visitantes