Novos mínimos a caminho (2)
Boas !
Parece que estamos a chegar às semanas decisivas.
Para já temos uma "cunha" de curto prazo no gráfico de 5 minutos do CFD associado ao S&P.
Essa cunha irá ser resolvida esta semana e aponta para um máximo perto dos 1014 pontos. Mas como normalmente nunca é atingido o ponto do extremo da cunha esse valor poderá até nem vir a ser atingido.
Relativamente ao mercado português, acho que a pergunta que se impõe é qual vai ser o titulo que vai ser "puxado" amanhã ...
Depois da Brisa ter sido a estrela dos ultimos dias, hoje tivemos primeiro a JMT e depois o BCP.
BN,
ljbk.
Parece que estamos a chegar às semanas decisivas.
Para já temos uma "cunha" de curto prazo no gráfico de 5 minutos do CFD associado ao S&P.
Essa cunha irá ser resolvida esta semana e aponta para um máximo perto dos 1014 pontos. Mas como normalmente nunca é atingido o ponto do extremo da cunha esse valor poderá até nem vir a ser atingido.
Relativamente ao mercado português, acho que a pergunta que se impõe é qual vai ser o titulo que vai ser "puxado" amanhã ...
Depois da Brisa ter sido a estrela dos ultimos dias, hoje tivemos primeiro a JMT e depois o BCP.
BN,
ljbk.
- Anexos
-
- Gráfico de 5 minutos desde 23/07/2009
- sp_cunha_cpz.png (33.75 KiB) Visualizado 8534 vezes
Editado pela última vez por ljbk em 4/8/2009 17:42, num total de 1 vez.
- Registado: 25/11/2005 11:15
Conquistador Escreveu:É bem verdade o que escreveste Marco.
Não leves a mal, mas e quanto aos forenses que se limitam a fazer copy paste de noticias do negócios?![]()
Também todos temos acesso ao negocios.pt
Vocês sabem bem de quem estou a falar...
Cumprimentos,
Bem, pessoalmente eu não sou um adepto dos posts com notícias (tanto mais que vejo nelas mt pouca utilidade em termos de trading/investimento, especialmente numa dose diária... até creio que é possível retirar alguma coisa em termos de mood geral, sentimento dominante, etc... mas das notícias diárias, individualmente, acho que não se tira praticamente nada).
Mas também sei que há investidores e participantes que "não passam sem elas" e alguns deles gostam de as encontrar nos tópicos respectivos. Tipo chegar ao tópico do BCP e ter lá as notícias relativas ao BCP é interessante para alguns (confesso que não é interessante para mim e percebo perfeitamente que não seja interessante para outros).
Mas, o que eu pretendo ilustrar, é que essa questão não é vista igual por todos portanto é algo mais complexo.
Em todo o caso, vale a pena pedir pelo menos alguma contenção aos que colocam notícias pois é bastante desconfortável para outros que por exemplo se dão ao trabalho de escrever uma opinião e que depois fica afogada debaixo de 3 ou 4 posts com notícias e igualmente desconfortável para aqueles que abrem o tópico à procura de posts como esses...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Aí refere um máximo de 75% em 2000 e eu recordo-me ainda de valores de 60~70% durante (a meio d)o Bull Market 2002~2007...
Portanto, se as subidas continuarem, é bem provável que ainda venhamos a encontrar valores mais altos que estes nos Bulls do AAII.
Concordo
48% é elevado para bear market mas em bull market pode atingir valores superiores a 70%.
AA
- Registado: 29/11/2007 2:08
zecatreca Escreveu:E passeamos pelos 1000pontos...
Eu sei que por vezes a tentação é grande, mas evitem posts como este senão o Forum transforma-se num chat!
Como costuma dizer o Ulisses, hoje em dia todos temos acesso às cotações em directo e conseguimos ver que o S&P está nos 1000 pontos...

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
S
Caro elgenedy , o instrumento que utilizo para defenir um novo movimento é pela teoria dos máximos e por médias moveis. Quanto as ondas de elliot poderá dar determinados suportes e resistências. Mas como disse anteriormente não domino como tal ainda não utilizo. Mas estou a aprender. Como tal surgiu uma dúvida. Eu não custumo colocar target com base desse estudo. Mas estou disposto a aprender. Pelo menos o que li está a dar target diferentes em relação alguns utilizadores e a minha pergunta foi nesse sentido. Pois num movimento bull prevê se novos máximos e não novos mínimos e era aí que eu queria chegar. Mas atenção que os mercados não são tecnicamente perfeitos pois se assim fosse isto era ouro sobre azul.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Aí refere um máximo de 75% em 2000 e eu recordo-me ainda de valores de 60~70% durante (a meio d)o Bull Market 2002~2007...
Portanto, se as subidas continuarem, é bem provável que ainda venhamos a encontrar valores mais altos que estes nos Bulls do AAII.
Encontrei este artigo em relação à média dos valores de sentimento:
http://seekingalpha.com/article/135218-aaii-investor-newsletter-bullish-sentiment-stays-below-average
http://seekingalpha.com/article/135218-aaii-investor-newsletter-bullish-sentiment-stays-below-average
- Registado: 2/4/2009 22:13
assunoadr Escreveu:Os 3 registos mais elevados dos últimos dois anos variaram entre 48% e 53%.
Esses valores contudo são historicamente baixos. Isto é, não constituem extremos de sentimento numa perspectiva histórica mais alargada.
Não tenho valores exactos à mão mas em Bull Market chegam aparecer valores da ordem dos 70% ou superior...
Re: S
bestblandina Escreveu:Bom dia , se leres os meus post veras que o argumento no qual eu digo que estamos no bull é a teoria dos máximos e mais outras médias. No tópico bull / bear estudo está tudo explicado. As ondas de elliot não utilizo como definiçao de mundança de um ciclo. Se não domino esse estudo é lógico que não utilizo por enquanto. É lógico o antes de março tem muita importância no estudo da teoria dos máximos
Olá,
É exactamente aí que quero chegar. Estás, quanto a mim, a querer misturar 2 coisas que não deveriam ser misturadas, pelo menos dessa forma.
Tens pedido que te indiquem se as tuas contagens estão correctas ou erradas, o que acho optimo pois todos temos a aprender com isso

Mas partes sempre de um pressuposto obtido de outra forma, o que, a meu ver, invalida a ligação. É do género "A empresa X tem bons fundamentais, logo, tem de haver por aí uma LTA". As duas visões até podem ser verdadeiras, mas uma não implica a outra. Assumindo essa ligação, corres o risco de seguir um método com base em premissas erradas, podendo obter resultados bastante diferentes do que pretendes.
Um abraço,
Elgenedy
- Registado: 17/12/2002 22:25
Companies:Goldman Sachs Group Inc.
(Reuters) - Goldman Sachs Group Inc (NYSE:GS - News) Chief Executive Lloyd Blankfein told employees to avoid making high profile purchases, the New York Post said, citing sources.
Blankfein, who first asked employees to avoid large purchases late last year, has stepped up his campaign in recent weeks, a source told the paper.
"This is a sensitive time for us, and (Blankfein) wants to make sure that we're not being seen living high on the hog," the paper quoted an anonymous Goldman executive as saying.
Goldman has faced a torrent of unwanted publicity recently including an unflattering story in Rolling Stone magazine, which accused the bank of having a key role in various market bubbles stretching back to the 1920s.
A Goldman spokeswoman declined to comment to the paper.
Goldman could not be immediately reached for comment by Reuters after regular U.S. business hours.
Last week New York Attorney General Andrew Cuomo, in a report into compensation paid by banks, said employee pay "has become unmoored from the banks' financial performance.
(Reporting by Ajay Kamalakaran in Bangalore)
(Reuters) - Goldman Sachs Group Inc (NYSE:GS - News) Chief Executive Lloyd Blankfein told employees to avoid making high profile purchases, the New York Post said, citing sources.
Blankfein, who first asked employees to avoid large purchases late last year, has stepped up his campaign in recent weeks, a source told the paper.
"This is a sensitive time for us, and (Blankfein) wants to make sure that we're not being seen living high on the hog," the paper quoted an anonymous Goldman executive as saying.
Goldman has faced a torrent of unwanted publicity recently including an unflattering story in Rolling Stone magazine, which accused the bank of having a key role in various market bubbles stretching back to the 1920s.
A Goldman spokeswoman declined to comment to the paper.
Goldman could not be immediately reached for comment by Reuters after regular U.S. business hours.
Last week New York Attorney General Andrew Cuomo, in a report into compensation paid by banks, said employee pay "has become unmoored from the banks' financial performance.
(Reporting by Ajay Kamalakaran in Bangalore)
- Registado: 9/12/2007 12:36
S
elgenedy Escreveu:bestblandina Escreveu:Continuação. Nesse livro dizia que existia 8 ondas na tendencia principal e outras 8 na secundária e terciária. Onda de 1 a 5 e onda a b c. Pelo menos naquilo que li penso ter sido isso. Claro que é importante saber se estamos bear ou bull pois muda as contagens. Se o creepy pensa que ainda estamos em bear market as contagens dele são diferentes de quem está em bull market. Estou certo creepy ?
Bom dia Best,
De muito leigo no assunto para leigo: penso que estás a tentar utilizar o método ao contrário, ou seja, em vez de utilizares as contagens das ondas para perceberes em que movimento estamos, estás a partir de um movimento para chegar às contagens.
Sem querer entrar na parte de te dizer se as tuas contagens estão correctas ou incorrectas (como já referi anteriormente, sou demasiado leigo no assunto para poder opinar sobre a sua correcção), mas parece que estás a utilzar o conceito ao contrário.
É certo que, como o Marco António referiu há agumas páginas atrás, em algum ponto terás de incluir uma dose de incerteza. No entanto fazê-lo durante um movimento, não me parece que te dê os frutos que pretendes. Se estiveres correcto (e não vou dizer que é impossível ou sequer improvável) não será com base em EW, mas sim noutro método qualquer ou, "sorte" (sorte, não pela qualidade das tuas análises, mas pela coincidência com as ondas Elliot). E isto porque, na realidade, o que te fez estar Bull, não foi uma contagem Elliot. Não chegaste a essa conclusão por veres o movimento anterior terminado, e por esse motivo, começares a contagem de um novo movimento..
Bom dia , se leres os meus post veras que o argumento no qual eu digo que estamos no bull é a teoria dos máximos e mais outras médias. No tópico bull / bear estudo está tudo explicado. As ondas de elliot não utilizo como definiçao de mundança de um ciclo. Se não domino esse estudo é lógico que não utilizo por enquanto. É lógico o antes de março tem muita importância no estudo da teoria dos máximos
S
neste fórum devemos ter a humildade de ouvir todas as opiniões. E quando nós estamos à vontade com um assunto devemos perguntar e foi o que fiz. Se a tua pustura é essa fica com ela. Eu não vou entrar em conflitos com comentários desse tipo. Eu sei que os meus últimos post não tem sido os melhores motivo por não ter computador o que me impossibilita de colocar gráficos e outros. Quanto ao teu comentário se vou cansar me não entendi. Cansado do que ? De estar ao lado do mercado. Eu já disse que se for preciso mude de lado mas isso não é por só tu dizeres ou quereres mas sim quando os mercados o disseram e aí acredita mudarei.crg Escreveu:bestblandina Escreveu:Continuação. Estranho alguns utilizadores , são poucos , nunca mais apareceram. Em abril lançavam bocas a quem defendia este movimento. Acho que o mercado deu uma lição. Na volta hoje entraram com outros nick. Eu já disse que hoje estou bull mas se for preciso daqui uns meses poderei não estar. Isto dos mercados as vezes enganamos mas temos que tirar partido dos erros cometidos. E eu como é óbvio também já errei e todos os dias podia ter feito melhor do que fiz. Acho importante nós lermos todas variáveis possíveis no mercado e este tem o privilegio de dar 3 resultados. Flat (lateral ) , bull e bear.
Não estranhes, estamos em época balnear. Agora, o que é estranho é a tua atitude, parece que não fazes mais nada do que postar para pouco ou nada acrescentar. Além de que, certamente te vais cansar.
Boas férias!
um peao Escreveu:creepy Escreveu:atingimos um sentimento de tal ordem positivo que conjuga na perfeição com um topo de longo prazo...
Não tenho ideia a partir de que valores se pode considerar euforia bullish mas os dados da AAII são estes:
Are you BULLISH?
AAII members are:
(as of 7/29/2009)
Bullish: 47.67%
Neutral: 20.93%
Bearish: 31.40%
http://www.aaii.comum peao Escreveu:Com o rompimento em alta do canal de lateralização em que o S&P500 estava aprisionado (a precisar de confirmação nos próximos dias) creio que um salto de 70 pontos (altura do canal) é não só bastante previsiível como poderá ser bastante rápido. Isso levava o índice até aos 1020 pontos, valor da próxima resistência.
Mas acho que este movimento poderá ir mais acima, até aos 1200 pontos.
Tecnicamente mantenho aquilo que escrevi no dia 20/07. Possibilidade de ida rápida aos 1010/1020 pontos (que se tem confirmado). Neste níveis é provável que ocorra uma paragem ou mesmo um recuo do índice
Acima do suporte dos 940/950 pontos considero este movimento de alta intacto.
Os 3 registos mais elevados dos últimos dois anos variaram entre 48% e 53%.
AA
- Registado: 29/11/2007 2:08
S
mas eu nunca justifiquei as minhas posições com base em ondas de elliot. Lê o tópico que eu escrevi : nasdaq sinal de bull e o tópico bull / bear estudo , veras que não menciono ondas mas sim a teoria dos máximos. Fui claro quando disse que não domino as ondas como tal não me sinto à vontade de utilizar tal mas ando a estudar e como tal já aprendi um pouco. Se a minha visão no mercado é de estar bull provavelmente terei mais sucesso nos mercados neste momento pois é a força dominante. Portanto não digas coisas que não disse. O máximo que disse em relação a ondas de elliot foi de podermos estar na 1 na tendencia principal pois do pouco que li dava essa idéia mas também coloquei logo a frase , estou certo ? As minhas posições são com base de outro indicador, aliás se leres outro meu tópico a minha carteira veras que nunca falei em contagens de ondas. Acho que tiveste um comentário infeliz. Lê antes de escreveresBranc0 Escreveu:bestblandina Escreveu:com quem então estás de férias , fazes muito bem. Eu já te disse que inicie o estudo da elliot há pouco tempo e só estou a transcrever o que li. Pois a minha tese é que estamos talvez na onda 1 da tendencia principal do sp mas se a tendencia principal é de bull todos os meus target numa possível correção são inferior ao mínimo de março e diz a teoria que num movimento de bull todas as ondas que acompanham o movimento farão o máximo superior ao do anterior e isso faz toda a diferença pois tu acreditas em mínimos e eu não como tal as tuas contagens são diferentes das tuas. Julgo não estar enganado. Como o meu estudo de dizermos que estamos num novo ciclo predomina na teoria dos máximos as ondas de elliot servirá para dar me possíveis suportes e resistências ao longo do movimento predominante.
Sinceramente, se utilizas o método à pouco tempo, se não dominas a forma como é aplicado, se não estas à vontade com o conjunto de regras com que se deve aplicar o método... porque raio utilizas esse método para justificar as tuas posições?
creepy Escreveu:atingimos um sentimento de tal ordem positivo que conjuga na perfeição com um topo de longo prazo...
Não tenho ideia a partir de que valores se pode considerar euforia bullish mas os dados da AAII são estes:
Are you BULLISH?
AAII members are:
(as of 7/29/2009)
Bullish: 47.67%
Neutral: 20.93%
Bearish: 31.40%
http://www.aaii.com
um peao Escreveu:Com o rompimento em alta do canal de lateralização em que o S&P500 estava aprisionado (a precisar de confirmação nos próximos dias) creio que um salto de 70 pontos (altura do canal) é não só bastante previsiível como poderá ser bastante rápido. Isso levava o índice até aos 1020 pontos, valor da próxima resistência.
Mas acho que este movimento poderá ir mais acima, até aos 1200 pontos.
Tecnicamente mantenho aquilo que escrevi no dia 20/07. Possibilidade de ida rápida aos 1010/1020 pontos (que se tem confirmado). Neste níveis é provável que ocorra uma paragem ou mesmo um recuo do índice
Acima do suporte dos 940/950 pontos considero este movimento de alta intacto.
- Registado: 2/4/2009 22:13
Bom dia,
2 possibilidades de Ending Diagonal,
no caso da possibilidade 2 necessitamos de um novo topo... obrigatório e não truncado...
atingimos um sentimento de tal ordem positivo que conjuga na perfeição com um topo de longo prazo...
o publico está a participar nesta acção, os profissionais a vender...
não ponho de lado o cenário de onda P2 (teriamos uma correcção e novos máximos uns % mais acima) mas para mim, repito, isto é uma W4 expanded e as 5 ondas desde o B em Março são claras... os indicadores também confirmam... o sentimento de uma expanded é exactamente este: o oposto da realidade...
importante é mesmo o day trading e o movimento que parece estar a fazer é este... quer seja de topo (na análise da expanded flat W4) ou A da Z (em caso da P2)..
Cumprimentos,
Creepy
2 possibilidades de Ending Diagonal,
no caso da possibilidade 2 necessitamos de um novo topo... obrigatório e não truncado...
atingimos um sentimento de tal ordem positivo que conjuga na perfeição com um topo de longo prazo...
o publico está a participar nesta acção, os profissionais a vender...
não ponho de lado o cenário de onda P2 (teriamos uma correcção e novos máximos uns % mais acima) mas para mim, repito, isto é uma W4 expanded e as 5 ondas desde o B em Março são claras... os indicadores também confirmam... o sentimento de uma expanded é exactamente este: o oposto da realidade...
importante é mesmo o day trading e o movimento que parece estar a fazer é este... quer seja de topo (na análise da expanded flat W4) ou A da Z (em caso da P2)..
Cumprimentos,
Creepy
- Anexos
-
- 04082009 topo 1.jpg (113.5 KiB) Visualizado 5380 vezes
-
- 04082009 topo 2.jpg (100.54 KiB) Visualizado 5385 vezes
- Registado: 7/6/2008 2:02
Normalmente comunica-se antes das correcções coisas positivas e antes das subidas coisas negativas.
É assim,é a vida.
Porque será?
Antes de virem as damas ofendidas, gostaria de dizer que isto não é a teoria da cabala, é uma constatação de factos.
É assim,é a vida.
Porque será?
Antes de virem as damas ofendidas, gostaria de dizer que isto não é a teoria da cabala, é uma constatação de factos.
- Registado: 2/3/2009 9:59
Bom dia a todos,
Até a comunicação social já diz que o caminho agora é sempre a subir.
Ouvi hoje na TSF, a informação de bolsa (directamente da Reuters) o comentário ao dia de hoje como "Uma sessão para os investidores retirarem mais valias, para depois continuar a subir"
Isto realmente tem subido bastante, mas não sabia que já se publicitava assim o Bull, e com tanta certeza...
Cumprimentos,
Elgenedy
Até a comunicação social já diz que o caminho agora é sempre a subir.
Ouvi hoje na TSF, a informação de bolsa (directamente da Reuters) o comentário ao dia de hoje como "Uma sessão para os investidores retirarem mais valias, para depois continuar a subir"

Isto realmente tem subido bastante, mas não sabia que já se publicitava assim o Bull, e com tanta certeza...
Cumprimentos,
Elgenedy
crg Escreveu:Não estranhes, estamos em época balnear. Agora, o que é estranho é a tua atitude, parece que não fazes mais nada do que postar para pouco ou nada acrescentar. Além de que, certamente te vais cansar.
Boas férias!
Faz parte da euforia que se vive.
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
bestblandina Escreveu:Continuação. Nesse livro dizia que existia 8 ondas na tendencia principal e outras 8 na secundária e terciária. Onda de 1 a 5 e onda a b c. Pelo menos naquilo que li penso ter sido isso. Claro que é importante saber se estamos bear ou bull pois muda as contagens. Se o creepy pensa que ainda estamos em bear market as contagens dele são diferentes de quem está em bull market. Estou certo creepy ?
Bom dia Best,
De muito leigo no assunto para leigo: penso que estás a tentar utilizar o método ao contrário, ou seja, em vez de utilizares as contagens das ondas para perceberes em que movimento estamos, estás a partir de um movimento para chegar às contagens.
Sem querer entrar na parte de te dizer se as tuas contagens estão correctas ou incorrectas (como já referi anteriormente, sou demasiado leigo no assunto para poder opinar sobre a sua correcção), mas parece que estás a utilzar o conceito ao contrário.
É certo que, como o Marco António referiu há agumas páginas atrás, em algum ponto terás de incluir uma dose de incerteza. No entanto fazê-lo durante um movimento, não me parece que te dê os frutos que pretendes. Se estiveres correcto (e não vou dizer que é impossível ou sequer improvável) não será com base em EW, mas sim noutro método qualquer ou, "sorte" (sorte, não pela qualidade das tuas análises, mas pela coincidência com as ondas Elliot). E isto porque, na realidade, o que te fez estar Bull, não foi uma contagem Elliot. Não chegaste a essa conclusão por veres o movimento anterior terminado, e por esse motivo, começares a contagem de um novo movimento. Quando, parece-me, o objectivo das EW, é precisamente o oposto.
Como pretendes iniciar as contagens, seria o mesmo que eu assumir que neste momento estava feito um topo. E que a partir de agora é que se iria iniciar o bear market. Como tal, vou estar à espera de 5 ondas, numa tendência principal a sul. Ou seja, qualquer ponto serviria de começo de contagem.
Do pouco que li sobre EW, na realidade nunca existe um movimento completamente independente dos anteriores: cada um pertence a outro de maior dimensão. E tu acabas por ignorar isso tudo, pois para ti, é como se o mercado não existisse antes de Março.
Abraço,
Elgenedy
bestblandina Escreveu:Continuação. Estranho alguns utilizadores , são poucos , nunca mais apareceram. Em abril lançavam bocas a quem defendia este movimento. Acho que o mercado deu uma lição. Na volta hoje entraram com outros nick. Eu já disse que hoje estou bull mas se for preciso daqui uns meses poderei não estar. Isto dos mercados as vezes enganamos mas temos que tirar partido dos erros cometidos. E eu como é óbvio também já errei e todos os dias podia ter feito melhor do que fiz. Acho importante nós lermos todas variáveis possíveis no mercado e este tem o privilegio de dar 3 resultados. Flat (lateral ) , bull e bear.
Não estranhes, estamos em época balnear. Agora, o que é estranho é a tua atitude, parece que não fazes mais nada do que postar para pouco ou nada acrescentar. Além de que, certamente te vais cansar.
Boas férias!
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”