CMVM: Tópico geral
Ulisses Pereira Escreveu:Mas este regulamento não evitaria uma situação dessas.
Volto a repetir: Se o regulamento for aplicado com ponderação e bom senso, será um bom regulamento. se for aplicado à letra, qualquer dia ninguém escreve num fórum.
UM abraço,
Ulisses
Olá Ulisses;
Terá esta situação algo a ver com os motivos que te levam a estar impedido de escrever sobre os mercados?
Cumprimentos,
Caro Ulisses, peço desculpa por insistir no esclarecimento, mas não é essa a leitura que faço.
O que me parece é que, para quem exerça alguma profissão ou actividade relacionada com a actividade financeira, terá de se submeter ao regulamento. O que me parece bem. Julgo que esse estatuto continua a ter a mesma interpretação que já era feita do artigo 12.º-A do Código dos Valores Mobiliários ou agora passou a existir dúvidas?
Agora se diz que ninguém, independentemente da sua actividade profissional, possa emitir opiniões,passando de imediato para a qualidade de "analista", é que me parece muito estranho, mas as leis tem destas coisas.
OK, então no limite passamos a ter opiniões emitidas por entidades acreditadas pela CMVM e por entidades não acreditadas, certo? O que continua a não proibir a emissão de opiniões.
Mais uma vez agradeço a atenção dispensada.
NA
O que me parece é que, para quem exerça alguma profissão ou actividade relacionada com a actividade financeira, terá de se submeter ao regulamento. O que me parece bem. Julgo que esse estatuto continua a ter a mesma interpretação que já era feita do artigo 12.º-A do Código dos Valores Mobiliários ou agora passou a existir dúvidas?
Agora se diz que ninguém, independentemente da sua actividade profissional, possa emitir opiniões,passando de imediato para a qualidade de "analista", é que me parece muito estranho, mas as leis tem destas coisas.
OK, então no limite passamos a ter opiniões emitidas por entidades acreditadas pela CMVM e por entidades não acreditadas, certo? O que continua a não proibir a emissão de opiniões.
Mais uma vez agradeço a atenção dispensada.
NA
- Registado: 29/11/2007 1:48
Não, não evitaria, mas daria directrizes, que uma vez conhecidas pela maioria dos intervenientes ditos investidores privados, poderia protege-los em momentos como aquele.
De qualquer das maneiras, presumo que isto não terá nada a ver com os escritos em fóruns como este, mas sim, em classificar os analistas das entidades bancárias e das corretoras, dando-lhes mais responsabilidade por aquilo que fazem.
Se forem as medidas correctas ou não, só o tempo o dirá, embora possamos pensar, que, a julgar pelos escândalos financeiros ocorridos cá no burgo, é de desconfiar de efeitos práticos.
Cumps,
XCalibur.
De qualquer das maneiras, presumo que isto não terá nada a ver com os escritos em fóruns como este, mas sim, em classificar os analistas das entidades bancárias e das corretoras, dando-lhes mais responsabilidade por aquilo que fazem.
Se forem as medidas correctas ou não, só o tempo o dirá, embora possamos pensar, que, a julgar pelos escândalos financeiros ocorridos cá no burgo, é de desconfiar de efeitos práticos.
Cumps,
XCalibur.
- Registado: 10/1/2003 3:26
O que é um analista?
O que a CMVM quer é regulamentar isso. Ou seja, impedir que qualquer pessoa, sem cursos especializados, sem se registar em algumas associações, possa produzir análises.
Repito o que disse: Se a legislação for aplicada com bom senso, é positiva. Mas se for levada ao extremo, praticamente ninguém poderia falar dos mercados. O que não me parece ser o objectivo do espírito da lei.
Um abraço,
Ulisses
O que a CMVM quer é regulamentar isso. Ou seja, impedir que qualquer pessoa, sem cursos especializados, sem se registar em algumas associações, possa produzir análises.
Repito o que disse: Se a legislação for aplicada com bom senso, é positiva. Mas se for levada ao extremo, praticamente ninguém poderia falar dos mercados. O que não me parece ser o objectivo do espírito da lei.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Mas este regulamento não evitaria uma situação dessas.
Volto a repetir: Se o regulamento for aplicado com ponderação e bom senso, será um bom regulamento. se for aplicado à letra, qualquer dia ninguém escreve num fórum.
UM abraço,
Ulisses
não entendi!! poderia esclarecer a afirmação?
O que quer dizer é que um pequeno investidor passa a não poder emitir a sua opinião num forum? Pelo que li, o regulamento aplica-se a entidades financeiras e analistas, parecendo-me que em lado penhum proibe a emissão de opiniões. O que passa a ser feito é que para estas entidades, a emissão de opiniões terão de ser feitas em determinadas condições e passíveis de serem monitorizadas, o que me parece muito bem.
Obrigado
NA
- Registado: 29/11/2007 1:48
Mais burocracias para o país é só isso que isto vai dar e dificultar a vida a quem quiser entrar nesse mundo.
O que deveriam é regular o lancamento do preços targets em medias semana após semana quando mais lhes convem mas isso basta um pseudo research fica tudo na mesma, noticias quando lhe mais convem, etc...
O que deveriam é regular o lancamento do preços targets em medias semana após semana quando mais lhes convem mas isso basta um pseudo research fica tudo na mesma, noticias quando lhe mais convem, etc...
- Registado: 11/11/2009 20:58
Não disse que foi Ulisses, eu também opino sobre os mercados, por isso se estivesse a pensar só nos analistas, tinha que me incluir a mim próprio. Entendo sim, que este assunto hà muito que devia ter sido resolvido. Aquele assunto JMT acabou como começou, mas olha que foi muita gente prejudicada por causa dele (não me incluo nisso).
Cumps,
XCalibur
Cumps,
XCalibur
Hà muito por onde começar a escolher, relacionado com as análises lançadas sobre títulos da nossa praça e a integridade das mesmas, objectivos e resultados. Porque não analisar os movimentos dos títulos objecto de recentes análises, como por exemplo Soni, Zon e Martifer e depois esclarecer da integridade das mesmas, pelo menos para tirar dúvidas ao investidor privado, pois o que ele viu à posterior, foram movimentos anormais dos mesmos títulos e contrários às opiniões dadas.
Cumps,
XCalibur.
Cumps,
XCalibur.
Bom dia,
Nem pensar nisso. Penso que tal se refere à profissão em si mesma, a não ser que esteja equivocado, nunca se poderia confundir liberdade de expressão com uma atividade remunerada, feita de forma consistente e com objetivos.
A não ser que todo e qualquer sujeito que escreva sobre os mercados, passe a ser sujeito a tais regras. De tão ridiculo que seria, só direi que quem poderia fornecer a dita qualificação, seríamos nós e não outros a nos darem a dita.
Abraço
djovarius
Nem pensar nisso. Penso que tal se refere à profissão em si mesma, a não ser que esteja equivocado, nunca se poderia confundir liberdade de expressão com uma atividade remunerada, feita de forma consistente e com objetivos.
A não ser que todo e qualquer sujeito que escreva sobre os mercados, passe a ser sujeito a tais regras. De tão ridiculo que seria, só direi que quem poderia fornecer a dita qualificação, seríamos nós e não outros a nos darem a dita.
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
CMVM vai aprovar regulamento para Analistas Financeiros
"CMVM aperta controlo a analistas financeiros
Economia, 12/11/09, 01:00 OJE
A CMVM vai apertar o controlo aos analistas financeiros, tendo já criado um novo regulamento, a apresentar em breve, apurou o OJE junto de fonte oficial da entidade de supervisão.
Uma proposta de regulamento que visa sujeitar os analistas financeiros a um controlo ainda mais apertado, através de um registo prévio junto da Comissão, foi já apresentada e esteve em consulta pública. A versão definitiva será apresentada, para aprovação final, dentro em breve, garantiu a nossa fonte.
Acrescenta que, com este novo regulamento, "a Comissão poderá efectuar um controlo prévio dos recursos humanos, técnicos e materiais que são utilizados pelo analista e será elaborado também um registo dos instrumentos financeiros que cada analista detém".
"Para o exercício desta actividade passará a ser exigida uma qualificação profissional específica, atestada por um diploma atribuído por entidades de reconhecido prestígio e será exigido que os analistas adoptem um código deontológico de uma das associações representativas da profissão", disse o mesmo interlocutor."
Economia, 12/11/09, 01:00 OJE
A CMVM vai apertar o controlo aos analistas financeiros, tendo já criado um novo regulamento, a apresentar em breve, apurou o OJE junto de fonte oficial da entidade de supervisão.
Uma proposta de regulamento que visa sujeitar os analistas financeiros a um controlo ainda mais apertado, através de um registo prévio junto da Comissão, foi já apresentada e esteve em consulta pública. A versão definitiva será apresentada, para aprovação final, dentro em breve, garantiu a nossa fonte.
Acrescenta que, com este novo regulamento, "a Comissão poderá efectuar um controlo prévio dos recursos humanos, técnicos e materiais que são utilizados pelo analista e será elaborado também um registo dos instrumentos financeiros que cada analista detém".
"Para o exercício desta actividade passará a ser exigida uma qualificação profissional específica, atestada por um diploma atribuído por entidades de reconhecido prestígio e será exigido que os analistas adoptem um código deontológico de uma das associações representativas da profissão", disse o mesmo interlocutor."
Trade the trend.
TEORIA!!!!!
Será que para mudar de escalão posso escolher um colega meu, amigo do peito, para ir assistir ás minhas aulas?
Essa da "Teoria" foi, quanto a mim, infeliz...(não é uma crítica à pessoa mas ao que foi escrito).
Quem deveria escolher as grandes auditoras deveria ser a CMVM e estas deveriam ser seiamente responsabilizadas pela "camuflagem" dos problemas (claro que o pagamento do serviço deverá continuar a ser feito pela empresa auditada).
É devido a essas "Teorias", ou seja, o imaginar que há boas regras e uma supervisão do sistema bancário, que chegámos à crise em que estamos!!! É graças à "Teoria" de que o gestor coloca a sua própria "vida" à frente da saúde da empresa, que estes apresentam lucros fictícios para assim poderem receber MILHÕES de euros!!!
Mas, infelizmente, há um momento em que o pano cai e podemos ver que o rei vai nu!!! O neoliberalismo, a TEORIA da teoria de que se pode fazer tudo pois há regras, morreu...
Prefiro um estado social do que a dos "pobres" americanos. http://www.monitormercantil.com.br/most ... p?id=63575

Essa da "Teoria" foi, quanto a mim, infeliz...(não é uma crítica à pessoa mas ao que foi escrito).
Quem deveria escolher as grandes auditoras deveria ser a CMVM e estas deveriam ser seiamente responsabilizadas pela "camuflagem" dos problemas (claro que o pagamento do serviço deverá continuar a ser feito pela empresa auditada).
É devido a essas "Teorias", ou seja, o imaginar que há boas regras e uma supervisão do sistema bancário, que chegámos à crise em que estamos!!! É graças à "Teoria" de que o gestor coloca a sua própria "vida" à frente da saúde da empresa, que estes apresentam lucros fictícios para assim poderem receber MILHÕES de euros!!!
Mas, infelizmente, há um momento em que o pano cai e podemos ver que o rei vai nu!!! O neoliberalismo, a TEORIA da teoria de que se pode fazer tudo pois há regras, morreu...
Prefiro um estado social do que a dos "pobres" americanos. http://www.monitormercantil.com.br/most ... p?id=63575
Para que haja um vencedor tem que haver um perdedor.
Pata-Hari Escreveu:Na teoria, farás sempre um trabalho semelhante independentemente do cliente para quem trabalhas e a qualidade do trabalho não deve ser diferente.
"Na teoria", gostei dessa...

Joka
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Bem mais sério que o incidente do BCP, foi o caso da Enron. Tão grave que orignou a queda da Arthur Andersen en 2002. E sorte teve a Accenture de se ter separado uns anos antes e de ter mudado de nome no ano anterior, senão provavelmente a dimensão do tombo ainda seria bem maior...
Por muito que se queixem as auditoras, esta é uma medida muito positiva e que já há muito deveria ter sido tomada. No final, nem de perda de clientes se podem queixar porque, como as big-five têm o negócio praticamente todo, na prática acabam por rodar os clientes entre elas e o volume de negócios será praticamente o mesmo que sem a rotação...
Por muito que se queixem as auditoras, esta é uma medida muito positiva e que já há muito deveria ter sido tomada. No final, nem de perda de clientes se podem queixar porque, como as big-five têm o negócio praticamente todo, na prática acabam por rodar os clientes entre elas e o volume de negócios será praticamente o mesmo que sem a rotação...
- Registado: 8/11/2002 12:16
Pata-Hari Escreveu:Se te obrigassem a mudar de clientes de X em X anos também acharias injusto e inoportuno.
Inoportuno sim, mas injusto não ....
Se o objectivo (inicial) é fazer uma fiscalização imparcial, quanto mais tempo houver de contacto, mais laços se criam entre a entidade fiscalizada e a auditora.
E o caso do BCP com a KPMG, é um exemplo.
Pergunto: se houvesse rotação de auditoras no BCP, haveria tanta "camuflagem" de problemas ?
Anexo 2 artigos com mais informação:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=376058
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) diz que o facto da KPMG manter um relacionamento muito longo com o BCP, assim como a possibilidade de confiar demais na gestão e de não enfatizar a dúvida sistemática que deve assistir a um auditor, terão contribuído para não detectar as situações envolvendo sociedades "offshore"...
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1330181
CMVM envia sinal ao BCP de que não quer KPMG como auditor
Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil.
Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - nao é fácil.
Aristóteles
Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - nao é fácil.
Aristóteles
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, Purificaçao, Shimazaki_2, yggy, zulu404 e 54 visitantes