Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Banif

por ANONIMO111 » 14/8/2009 13:02

Foi aprovado hoje o aumento de capital do Banif, para compra do Banco mais.
que impacto podera ter no valor das actuais acçoes este aumento de capital, será agora uma corrida ao titulo na tentativa de se poder comprar acçoes ao preço de um euro?

Registado: 29/11/2007 1:44

por Nyk » 7/8/2009 18:52

Mr Pontes: Banif: Lucros recorrentes de 17,4 M€, -23,48% que 1º S/08. Imparidade crédito sobe de 2,56% para 2,94%. Não tem problemas com Fundo Pensões. Target 2,465 €
Pontos NEGATIVOS: imparidade de crédito subiu de 2,56% no final de Março de 2009, para 2,94%; Pontos POSITIVOS: Margem Financeira subiu de 130,5 M€ no 1ºS/08 para 134,01 M€ no 1º S/09, ou sejam mais 2,7%, sendo o 3º Banco cotado português a subir a Margem Financeira depois de BES (cerca de 28%), e BPI (2,1%), deixando isolado o BCP que foi o único que desceu a Margem Financeira (quase -20%); cash-flow subiu 8,4% para 118,9 M€ no 1ºS/09 face a 1ºS/08; conseguiu anular a imparidade com o Finibanco, com mais valia em 2009 de posições na Zon Madeira, Zon Açores, e Litoral; resultados liquidos recorrentes de 17,4 M€, continuam a sustentar criação de valor, apesar das imparidades; e muito importante: é o único dos 4 cotados principais que não tem déficit de Fundo de Pensões (uma chaga no BCP) AVALIAÇÃO: o capital próprio é de 586,3 M€ sem minoritários, ou seja um valor contabilistico de 1,67 €, das 350 milhões de acções. E o valor actual dos resultados futuros, na base da duplicação do Resultado Liquido recorrente do 1ºS/09, ou sejam 17,4x2=34,8 M€, valem mais 0,795 € por acção. Assim, o meu target no Banif passa para 2,465 € (1,67 + 0,795), valor semelhante ao meu target anterior de 2,485 € do 1ºT/09. Recomendação: COMPRAR, pois confirma em tempo de crise nos Bancos, que continua demasiado barato, cada vez com menos justificações para que isso aconteça. E como eu disse ontem, é uma das 5 acções que recomendo actualmente no PSI, hoje reconfirmada com estes resultados.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 7/8/2009 18:51

Lucros do Banif caem 64% com aumento das provisões (act.)
O Banif registou lucros de 15,7 milhões de euros, no primeiro semestre do ano. Este valor corresponde a menos de metade dos resultados obtidos no ano passado. A contribuir para esta quebra esteve essencialmente o aumento das provisões, que mais do que duplicaram no período em análise.

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt

O Banif registou lucros de 15,7 milhões de euros, no primeiro semestre do ano. Este valor corresponde a menos de metade dos resultados obtidos no ano passado. A contribuir para esta quebra esteve essencialmente o aumento das provisões, que mais do que duplicaram no período em análise.

O resultado líquido do Banif no primeiro semestre caiu em 64,6% para os 15,7 milhões de euros, o que compara com os 44,4 milhões de euros registados em igual período do ano passado, revela o banco em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A margem financeira do banco liderado por Horácio Roque aumentou em 2,7% para os 134,05 milhões de euros e o produto da actividade cresceu em 1,9% para os 252,55 milhões de euros.

Apesar destes aumentos, os resultados do grupo acabaram por ser afectados pelo aumento (em mais do dobro) das provisões e imparidades. No total esta rubrica sobre um acréscimo de 123,1% para os 67,9 milhões de euros.

Em comunicado o Banif esclarece que esta evolução reflecte a “deterioração da actual conjuntura macroeconómica nacional e internacional, que obrigou, inclusive, a uma política de maior prudência na avaliação da imparidade do crédito”.

Além disso, o banco adianta que registou “uma imparidade, no montante de 16,1 milhões de euros, relativa à participação financeira no Finibanco”.

Os lucros em operações financeiras também caíram 18,7% para os 49,47 milhões de euros, reflectindo mais-valias inferiores às verificadas em igual período do ano passado. No primeiro semestre deste ano, o Banif registou 20,5 milhões de euros em mais-valias relativas à venda de participações na Zon Madeira, Zon Açores e Via Litoral.

Um valor que compara com os 58,5 milhões de euros arrecadados, em igual período do ano passado, com as participações financeiras na Banif Corretora de Valores e Câmbios (Brasil).

Crédito concedido aumenta em 8,3%

O crédito concedido pelo Banif aumentou em 8,3%, no semestre em análise, para os 100,67 mil milhões de euros. E os depósitos cresceram 23,7% para os 7,8 mil milhões de euros.

O banco adianta que o peso das imparidades no crédito face ao crédito total aumentou para os 2,94%, no primeiro semestre do ano, o que compara com os 2,27% registados em igual período de 2008. Mais um indicador da deterioração que o mercado de crédito está a passar.

Os outros proveitos, que incluem as comissões e os rendimentos de serviços, cresceram 22,1% para os 69,03 milhões de euros.

Rácios do Banif deterioram-se nos primeiros seis meses

Os rácios de rendibilidade do banco registaram uma deterioração no primeiro semestre do ano.

O ROE, que mede a rendibilidade dos capitais, caiu de 15,5%, no primeiro semestre do ano passado, para os 5,4%.

O ROA, que mede a rendibilidade dos activos, desceu de 0,78% para os 0,24%.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Nyk » 7/8/2009 18:06

Lucros do Banif caem 64% com aumento das provisões

--------------------------------------------------------------------------------

Sara Antunes
saraantunes@negocios.pt

por cadaval » 6/8/2009 16:41

BANIF, hoje finalmente conseguiu fechar a cima na LTD de médio prazo iniciada a um ano, no entanto esta quebra foi conseguida com pouco volume, mas é um sinal extremamente interessante em termos técnicos a quebra desta LTD em fecho. O papel esta acima da MM21 e com a MM50 nos 1,25.

Existe também mais um sinal de compra a MM7 a cruzar a MM21.

BN
Anexos
Banif01.bmp
Banif01.bmp (960.05 KiB) Visualizado 8811 vezes
Banif02.JPG
Banif02.JPG (62.46 KiB) Visualizado 8780 vezes

Registado: 29/11/2007 2:23

por CrashXXI » 30/7/2009 19:08

Pode bem ser possível. Embora não tenha "gostado" muito da vela que formou hoje, revelando indecisão por parte dos investidores.

Como já expressei noutros posts, tenho estado "urso", desde a 2ª semana de Junho, e nunca mais tomei posições.

O RSI e o DMI estão a dar ténues sinais positivos mas, por outro lado acho que é relevante a LTD que, a não ser quebrada, pode impedir a progressão da cotação.

Fica o gráfico
Anexos
Banif CP_ 090730.JPG
Banif CP_ 090730.JPG (113.87 KiB) Visualizado 9010 vezes

Registado: 20/5/2009 17:17

por cadaval » 30/7/2009 16:53

Fui buscar este topico lá bem ao fundo :? , porque parece-me que hoje tivemos um volume alto quando comparado com os ultimos dias, tecnicamente fechou acima da MM20 e MM200, vamso ver o que isto significa amanha
Anexos
BANIF-SGPS.png
BANIF-SGPS.png (20.96 KiB) Visualizado 9071 vezes

por cadaval » 21/7/2009 11:25

Deixo o gráfico do BANIF act.
Anexos
banif.bmp
banif.bmp (960.05 KiB) Visualizado 9269 vezes

Nathan e Crash

por wuzzu » 20/7/2009 22:07

Até agora tenho que admitir que tenho perdido muito ao apostar no Banif: a philips disparou, o resto continua a subir etc. Por outras palavras nada pior que o Banif nestes ultimos dias. No curto prazo tenho de dar os parabens ao Nathan e ao Crash pois foram eles que acertaram nas suas visoes negativas sobre a evolucao da cotacao.

Quanto a haver agua no bico... Continuo a nao pensar que hajam noticias negativas para vir. O volume tem sido bastante interessante, mas talvez até por isso a descida seja justificavel. Quanto a que razoes poderao levar à venda. Os analistas acham o Bes melhor que o Banif e para fundos o Banif é muito pequeno. Mas numa subida sustentada das bolsas isso nao justificaria que o Banif seja dos poucos a descer.

Infelizmente nao tenho informacoes suplementares para vos dar...

wuzzu.

Registado: 31/8/2005 10:51

Banif

por ANONIMO111 » 20/7/2009 10:35

Noticia bombastica e negativa para o Banif, nao acredito, uma situação que pode acontecer a todo momento é uma fusao com o Finibanco, ou uma OPA do Banif ao Finibanco...mas que alguem anda a travar a subida do Banif, isso anda...CUIDADO COM OS COMENTARIOS A ESTA MENINA, PODEMOS SER ACUSADOS DE PEDOFILIA....
Pela dimensao do Banif, tudo que eu digo aqui pode influenciar a sua cotação por isso eu hoje digo que o Banif, desce, vamos ver se acerto...eheh

por Soma e segue » 20/7/2009 0:50

Acho que esta permanente queda da cotação das acções do Banif trás água na boca !!!. Não estaremos próximo do rebentar de uma noticia bombastica negativa para o Banif. A ver vamos. As ligações com o Fini são perigosas...

Registado: 15/1/2009 21:17

Banif

por ANONIMO111 » 17/7/2009 14:38

Nao especulem sobre esta menina, ainda sao acusados de pedofilia.
Qualquer informação que deixam no forum "influenciará" o seu valor...
Eu sei que todos sabem aquilo que eu sei.

queda

por wuzzu » 17/7/2009 9:33

Efectivamente a queda está superior ao que previ.
Eu pensaria que a cotacao do banif nao viria abaixo dos 1.25 apos a subida euforica e ainda por cima dado o contexto internacional estar a desanuviar.
Só digo aqueles que acreditam em mais quedas do Banif: vendam e voltem a comprar mais tarde. Eu ainda nao tive coragem de o fazer abaixo de 1.24.

wuzzu

por EBF » 16/7/2009 17:20

Boas,

Tal como o caro, Crash XXI, afirmou foi fechado o GAP, que tinha sido feito na abetura de 2ª Feira passada, abrindo a 1,23€ em relação ao preço de fecho 1,18€ ( valor aquando da suspenção ), note-se que na 5ª Feira o valor de fecho tinha sido 1,14€.

Mas mais importante foi a rotura hoje do suporte 1,20€, a ser confirmado, o caminho é evidente.
Os Volumes tem vindo a decrescer, mas tratando-se de uma "smallCap"( do PSI), não daria grande importancia a este facto.

cumprimentos a todos
Anexos
BANIF-SGPS160709.png
BANIF-SGPS160709.png (12.96 KiB) Visualizado 9887 vezes

Registado: 26/3/2009 16:16

por CrashXXI » 16/7/2009 17:03

Iniciei posições em Banif a 6 de Abril, e realizei alguns "trades" desde então, mas desfiz-me completamente da posição em 16 Junho dado os "sinais ursos" que se estavam a acumular e que se concretizaram.

Em 10 de Julho, aquando da noticiação da famigerada "fusão", poderia ter sido tentado a reentrar em valores mais baixos, mas não entrei em função do que expliquei no post "Será que fiquei com uma ideia errada?" e afirmei
Sinceramente não vejo onde é que há motivos para grandes euforias... e para se falar em "gaps up"!
Pode ser que os haja (e se calhar vai haver, é típico...) mas cuidado com as euforias!

... Sabe-se o que se passou!

Agora fechou-se o "gap" deixado atrás e poder-se-ia pensar "está na altura de entrar"... mas eu não entro!
O que disse nesse post, mantém-se ainda válido (para mim) e por isso mantenho-me afastado. Continuo a achar que o negócio não foi bom, até prova em contrário, e que só veio lançar mais incertezas.

Posso enganar-me, mas nada do que se passou até agora me faz mudar de opinião - "continuar muito urso" neste activo!

Nota: globalmente estou urso e pontualmente touro, em termos de mercado.

Bons negócios
Crash

Registado: 20/5/2009 17:17

Banif

por ANONIMO111 » 16/7/2009 10:47

O banif, é sem duvida o maior e melhor dos pequenos bancos de Portugal, ou doutra forma o melhor banco pequeno de entre os maiores.
Mas nao consigo perceber porque ás suas acçoes, á Segunda feira nao sobem porque os investidores vem do fim de semana, á terça, nao sobem porque iniciaram o trabalho e estao focados noutros titulos, á quarta feira, é meio da semana e trabalham arduamente no mercado e nao lhe ligam, á quinta feira, começam a reduzir as atençoes e nao ligam ao Banif , á sexta feira nao lhe passam cartao porque é vespera de fim de semana, resumido, o Banif felizmente só nao desce ao sabado e domingo.

por carrancho » 16/7/2009 10:11

O Comendador além de muito exigente e rigoroso tem objectivos de crescimento para o grupo bastante ambiciosos. A Açoreana, por exemplo, com a média das seguradoras a perder na ordem dos 10% consegue estar a crescer 3/4%. Essa fixação por ganhar cota de mercado poderia precionar a administração a cometer alguns erros, mas o que tenho assistido é a opções sempre muito ponderadas. É um grupo que não se acobarda com o risco mas sem entrar em loucuras. Este negócio em particular não sei se será bom ou mau, mas se tivesse que apostar apostava claramente em que será benéfico para o grupo.
Entretanto o que retiro disto tudo é que, num momento dificil como este, estes negócios/negociações/intenções, Banco Mais, Finibanco, Real... transparecem dinamismo, pujança e saude. Só por si já não é nada mau!!!

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Banif

por ragon5 » 16/7/2009 9:17

Penso que o BANIF pode beneficiar e muito com esta crise. Apanhou o Banco Mais e deve estar para sair a fusão com o Finibanco. Lembro uma entrevista em que o Dr Horácio Roque respondia quando lhe perguntaram se estava interessado no BPP: "Estou interessado na CGD"
é exagerado eu sei, e foi em tom irónico, mas o facto é que eles estão no bom caminho

Registado: 14/7/2009 9:11

Sim e nao

por wuzzu » 16/7/2009 9:00

Entao achas que por exemplo qd a Sonae.Com compra redes pequenas de telecomunicacoes, nao é bom para a Sonae.com?
Eu concordo contigo no aspecto do know how. Mas parece-me que neste caso o Banco Mais vai ser incorporado, inclusive os quadros, e nao se trata de simplesmente uma tomada. Ou seja, mesmo para o banco mais, crescer alem do que ja estava nao era possivel sem se associarem a um banco. Para o Banif é uma possibilidade de entrar com vantagem numa area de negocio. Nao acredito que este negocio se pudesse fazer facilmente se nao houvesse perplexidade perante o contexto economico. E isso só terá favorecido o Banif.

Finalmente, esperar pelos resultados demorará pelo menos um ano. Olhando para os resultados passados, penso que o Banif terá sido o banco que mais terá crescido.

Qto ao Finibanco, nao sei o suficiente para poder omitir opiniao. Aparentemente o Finibanco teria estado em dificuldades. Mas estará mesmo? Neste caso teremos de esperar tb um ano para avaliar bem. De qq forma penso que o mercado já há muito que levou esta má avaliacao e conta, e o que penso é que o Finibanco nao estará assim tao mal. E nesse sentido a avaliacao do Banif injustamente subavaliada. Ou seja, para mim o Banif é o banco portugues onde com maior probabilidade há uma oportunidade real de haver uma revisao brutal em alta, por estar ha muito demasiado subavaliado. Na bolsa nacional e em geral, eu diria que os bancos sao os mais penalizados pela crise, mas duvido muito que essa penalizacao nao tenha sido deveras exagerada (um pouco por contagio com o cenario da banca americana). A proteccao social europeia protege muito os bancos europeus, ao contrario do que sucede nos EUA.
Mesmo na banca americana o problema se poe em como separar o trigo do joio...

wuzzu

por SMALL1969 » 15/7/2009 19:38

Não é justo avaliar quem "tem" razão verificando a cotação do BANIF em Agosto, ou sequer no final do ano.
Só a participação "desastrosa" que o BANIF tem no FINIBANCO influencia a cotação mais do que o resto, se calhar, para não falar na evolução dos mercados em geral.

Justo será porventura verificar a evolução dos resultados do banco MAIS e a sua influência na consolidação com o BANIF.

Claro que o BANIF considera positivo para os seus accionistas. A PT também achou bem ter comprado a Lusomundo.

O que eu tendo a achar é que comprar negócios "pequenos" de serviços e que dependem mais de pessoas do que daquilo que produzem tem sempre um risco enorme, que é sairem as pessoas que o construiram e detêm o conhecimento.
Gosto mais de ver empresas comprarem tecnologia que seja muito complicada de copiar.
Os serviços financeiros são a coisa mais fácil de copiar, basta ver a guerra no Crédito habitação.

Não sei, é só uma opinião. Tomara que suba, porque eu só ganho dinheiro na bolsa do lado da subida.

Registado: 3/2/2009 12:21

hum

por wuzzu » 15/7/2009 18:34

Small,
Pronto. Temos opinioes diferentes. O futuro dirá quem está certo... Claro que o pessoal no Banif tb acredita que estás errado. E parece que o mercado, para já, está a dar-te razão.

Veremos até finais de Agosto a cotação do Banif.
Para mim Bes e Banif sao os melhores bancos, e o Banif está, na minha optica, muito subavaliado.

wuzzu

por SMALL1969 » 15/7/2009 13:33

Pensado bem na coisa, quando se compra uma empresa pelo valor justo, mais importante que os resultados (que vêm dos juros clientes que já existem, e que o BANIF "pagou"), o que interessa é a evolução das vendas aos novos clientes e qual a evolução possível.

Não acham?

por stiglitz » 15/7/2009 13:03

Quando sai os resultados do 1º semestre?

Registado: 9/5/2009 23:33

por SMALL1969 » 15/7/2009 11:15

Wuzzu,
Acesso a clientes de quem para quem e para quê?

A única coisa que me parece é que o BANIF comprou um negócio de um banco maduro e pelos vistos bem gerido em termos de rentabilidade, mas só pode piorar porque atingiu o pico e os accionistas sabendo isso quiseram diversificar o seu risco, misturando-o com o negócio do Banif.

Para mim o Banif perdeu "valor" de expansão, porque quem resolveu um problema foi o B MAIS. Arranjou forma do seu accionista realizar capital (vendem acções Banif), coisa que até agora não podiam fazer porque pertenciam a uma empresa não listada.

Isto pode vir a ser um belo short para o ano, na minha modesta opinião, e assim que existirem direitos a negociar.

claro que também depende da orientação dos mercados em geral, e do futuro que o Banif colocar nos 20% que tem no Finibanco.

Esta história ainda não acabou

carros

por wuzzu » 14/7/2009 23:39

Small
Concordo com o numero de carros que o fisco tem para vender. Espero que tb concordes que hoje já nao há stand que faca um desconto sobre o preco do carro (novo) por pagares a pronto. Conheco pouca gente que pague a pronto, e nao é por necessidade, mas dizem, por comodidade... Para mim isto tb é um tanto dificil de compreender, pois mesmo assim o carros ficam mais caros, mas deves aceitar a realidade que a compra a credito de carros veio para ficar.
Alem disso penso que nao estas a medir bem o alcance do negocio do ponto de vista de acesso a clientes.
wuzzu

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, LMMV, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 125 visitantes