Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCE adverte que pode subir juros se houver relaxamento da po

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

ok

por Ovos Moles » 16/7/2003 10:56

O chirac é esperto apartir de 1 de Novembro o presidente é francês
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 910
Registado: 5/11/2002 11:12
Localização: Aveiro

BCE adverte que pode subir juros se houver relaxamento da po

por TRSM » 16/7/2003 10:24

BCE adverte que pode subir juros se houver relaxamento da política orçamental



Quarta, 16 Jul 2003 10:07

O Banco Central Europeu (BCE) poderá ser obrigado a subir as taxas de juro, caso os Governos dos países do euro relaxem a política orçamental. A advertência foi feita hoje por Nikos Garganas, governador do Banco da Grécia e membro do Conselho de Governadores do BCE, em resposta à polémica sugestão do Presidente francês.

Jacques Chirac pretende que os ministros das Finanças da União Europeia encontrem mecanismos que conduzam à suspensão temporária, no quadro do Pacto de Estabilidade e Crescimento, do limite de 3% do PIB para o défice orçamental.

Chirac alega ser necessário, na actual conjuntura de estagnação económica, criar margem de manobra para que os Governos possam apostar em políticas, designadamente fiscais, mais orientadas para a promoção do crescimento.

«Qualquer flexibilização das regras teria implicações, ou poderá ter implicações, para as taxas de juro na Zona Euro, e também pode provocar um euro mais fraco», disse Garganas, em entrevista à agência Bloomberg.

A França, tal como a Alemanha - que, no seu conjunto, representam metade do PIB da Zona Euro -, está na iminência de, este ano, violar pela segunda vez consecutiva o limite de 3% para o défice. Ambos os países estão a apostar em cortes de impostos para tentar reanimar a economia, mas poderão ser alvo de sanções caso as contas públicas voltem derrapar.

O BCE baixou em Junho a taxa de juro da Zona Euro para 2%, o valor mais baixo desde 1948.




por Eva Gaspar
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bar38, cali010201, Google [Bot], HFCA, iniciado1, Karra, latbal, Luzemburg, m-m, MR32, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Purificaçao, SalvaFP, smog63, TTM62, zulu404 e 171 visitantes