Novos mínimos a caminho
Boas,
o gráfico da possível evening star parece ter despertado algumas opiniões o que é sempre positivo.
Vou tentar responder a alguns comentários:
Tal como o salvadorveiga indicou, temos que tentar observar o mercado de várias perspectivas e em várias escalas diferentes. E geralmente no médio prazo uma escala maior tem mais probabilidades de se tornar verdadeira. E a LTD que AH7 correctamente identificou em vários índices, enquanto não for quebrada com consistência leva-me a crer que os Ursos têm mais probabilidade de continuarem a ter as rédeas do mercado.
Obrigado SalvadorVeiga, mas confesso que parte do mérito desta observação se deve ao tópico SPX - Why I only short this maket do blog Market Trend.
Os créditos a quem merece
Essa é a pergunta de um milhão de dollars
Mas creio estarmos na fase de Ansiedade (caso considerarmos que a fase de ganhos de 40% foi a Euforia), ou na fase de Vibração (e em que um possível falso break da LTD de longo prazo seja a fase de Euforia).
Bem observado Quico! Neste momento estou neutro/bear em relação aos mercados, cerca de 2/3 do capital que canalizo para a bolsa está em liquidez. Caso identifique uma continuação deste movimento ascendente dos últimos 3 meses não terei qualquer pudor em retomar novamente posições longas.
Excelente descrição e argumentos para cada uma das hipóteses. Posso depreender que a tua visão mais favorável seja novos máximos a curto prazo para posterior queda?
Será que antes das quedas teremos um Kiss of death às LTD (aliás, tal como xpeculating2 identificou, a nível semanal temos um martelo que poderá levar os índices a uma subida de alguns dias)
Resumindo:
Fazendo uma analogia, na Bolsa tal como no Poker, podemos ter como pré-flop um par de Ases e pensar Isto está ganho! Mas o jogo dar a volta e alguém ganhar com um trio, flush ou sequência.
Nunca nos devemos esquecer que mais do que ganhar rios de dinheiro a preservação de capital é a garantia de longos anos de trading!
Abraços a todos e bons negócios,
o gráfico da possível evening star parece ter despertado algumas opiniões o que é sempre positivo.
Vou tentar responder a alguns comentários:
xpeculating2 Escreveu:Impostas-te de aprofundar um pouco mais o que consideras um padrão pouco animador para os Bulls??
Tal como o salvadorveiga indicou, temos que tentar observar o mercado de várias perspectivas e em várias escalas diferentes. E geralmente no médio prazo uma escala maior tem mais probabilidades de se tornar verdadeira. E a LTD que AH7 correctamente identificou em vários índices, enquanto não for quebrada com consistência leva-me a crer que os Ursos têm mais probabilidade de continuarem a ter as rédeas do mercado.
salvadorveiga Escreveu:Muito boa essa Godfather
Obrigado SalvadorVeiga, mas confesso que parte do mérito desta observação se deve ao tópico SPX - Why I only short this maket do blog Market Trend.
Os créditos a quem merece

Luis cascais Escreveu:Entretantostava de perguntar aonde estamos nós no esquema em anexo?
Essa é a pergunta de um milhão de dollars

Quico Escreveu:Até pode ser que sim, mas durante 2008, nesse gráfico mensal, nenhum dos "martelos" (uma espécie de morning star, inverso das evening stars) foi capaz de inverter o rumo.
Bem observado Quico! Neste momento estou neutro/bear em relação aos mercados, cerca de 2/3 do capital que canalizo para a bolsa está em liquidez. Caso identifique uma continuação deste movimento ascendente dos últimos 3 meses não terei qualquer pudor em retomar novamente posições longas.
creepy Escreveu:já alguma vezes discutimos se estaremos numa W4 ou numa P2..
Excelente descrição e argumentos para cada uma das hipóteses. Posso depreender que a tua visão mais favorável seja novos máximos a curto prazo para posterior queda?
AH7 Escreveu:Estou mortinho por verificar a força destas LT...
Será que antes das quedas teremos um Kiss of death às LTD (aliás, tal como xpeculating2 identificou, a nível semanal temos um martelo que poderá levar os índices a uma subida de alguns dias)
Resumindo:
Fazendo uma analogia, na Bolsa tal como no Poker, podemos ter como pré-flop um par de Ases e pensar Isto está ganho! Mas o jogo dar a volta e alguém ganhar com um trio, flush ou sequência.
Nunca nos devemos esquecer que mais do que ganhar rios de dinheiro a preservação de capital é a garantia de longos anos de trading!
Abraços a todos e bons negócios,
The simplest answer is usually the correct answer - Occam's razor
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley
Creepy,
obrigado pelos seus gráficos e por manter em aberto o lado bear e bull.
cumps
P.s-euroverde,de tanto esperar sell-off´s e 6 euros na galp,se calhar seria altura de admitir como possivel que a galp não volta aos 6 euros e que isto não vai a minimos nem com velinhas a Nossa Senhora.
obrigado pelos seus gráficos e por manter em aberto o lado bear e bull.
cumps
P.s-euroverde,de tanto esperar sell-off´s e 6 euros na galp,se calhar seria altura de admitir como possivel que a galp não volta aos 6 euros e que isto não vai a minimos nem com velinhas a Nossa Senhora.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
já alguma vezes discutimos se estaremos numa W4 ou numa P2..
a minha 1ª contagem que é a que sigo...
ainda não chegou ao meu target e não posso dizer que lá vá chegar com certeza... mas continuo á espera de um novo topo para acabar esta W4 por volta dos 983-1008...
pontos favoráveis a esta contagem:
da ideia que estamos a fazer 5 ondas expansivas
o target 983-1008 vai de encontro com o canal de longo prazo descendente
normalmente ao 3º toque não quebra
o circulo parece perfeito e esbarra em vários topos importante, incluindo o penúltimo
1008 é 38% retrace da W3 (regra)
1008 é o topo da iv da W3 (regra)
983-995 é 1,618 x A da W4 (regra)(números diferentes depende se analisamos futuros ou cash)
120 dias desde 666 é por volta de dia 6 Julho, outra data importante é 17 julho
fala-se muito pouco deste cenário
o vix parece não ter muito mais espaço temporal para cair..
pontos desfavoráveis á contagem W4, que favorecem P2:
alguns indicadores no gráfico semanal parecem longe da inversão
a ideia que este bear é secular (décadas) e precisar de muito mais ângulo para atingir targets bem lá em baixo daqui a uns anos
gap dos 1091 por fechar
existe uma contagem que pode ser interpretada como viável em triplo zigzag (wxyxz) que para já não coloco para não cofundir..
Se não fizemos o topo, continuo a acreditar num máximo desta W4 da C da expanded flat que teve início em 2000...
o cenário P2 é algo que nem quero imaginar por ser mau demais no longo prazo... não para nós traders mas... é melhor não!
cumprimentos
a minha 1ª contagem que é a que sigo...
ainda não chegou ao meu target e não posso dizer que lá vá chegar com certeza... mas continuo á espera de um novo topo para acabar esta W4 por volta dos 983-1008...
pontos favoráveis a esta contagem:
da ideia que estamos a fazer 5 ondas expansivas
o target 983-1008 vai de encontro com o canal de longo prazo descendente
normalmente ao 3º toque não quebra
o circulo parece perfeito e esbarra em vários topos importante, incluindo o penúltimo
1008 é 38% retrace da W3 (regra)
1008 é o topo da iv da W3 (regra)
983-995 é 1,618 x A da W4 (regra)(números diferentes depende se analisamos futuros ou cash)
120 dias desde 666 é por volta de dia 6 Julho, outra data importante é 17 julho
fala-se muito pouco deste cenário
o vix parece não ter muito mais espaço temporal para cair..
pontos desfavoráveis á contagem W4, que favorecem P2:
alguns indicadores no gráfico semanal parecem longe da inversão
a ideia que este bear é secular (décadas) e precisar de muito mais ângulo para atingir targets bem lá em baixo daqui a uns anos
gap dos 1091 por fechar
existe uma contagem que pode ser interpretada como viável em triplo zigzag (wxyxz) que para já não coloco para não cofundir..
Se não fizemos o topo, continuo a acreditar num máximo desta W4 da C da expanded flat que teve início em 2000...
o cenário P2 é algo que nem quero imaginar por ser mau demais no longo prazo... não para nós traders mas... é melhor não!
cumprimentos
- Anexos
-
- 26062009 W4 ou P2.jpg (129.1 KiB) Visualizado 4847 vezes
- Registado: 7/6/2008 2:02
Artista
Não quis fazer forma camuflada a pergunta sobre se já fizémos ou não os os fundos do Bear marke, referia-me só e tão só ao gráfico e à vossa opinião sobre aonde estaríamos do ponto de vista psicológico.
E isso só por curiosidade, até porque em qualquer das fases pode haver altos e baixos.
Por exemplo eu comprei acções do BCP muito baratas, talvez não prestem mas em todo o caso estão muito acima do valor que dei por elas.
Um abraço.
Não quis fazer forma camuflada a pergunta sobre se já fizémos ou não os os fundos do Bear marke, referia-me só e tão só ao gráfico e à vossa opinião sobre aonde estaríamos do ponto de vista psicológico.
E isso só por curiosidade, até porque em qualquer das fases pode haver altos e baixos.
Por exemplo eu comprei acções do BCP muito baratas, talvez não prestem mas em todo o caso estão muito acima do valor que dei por elas.
Um abraço.
- Registado: 23/7/2008 13:48
Luis cascais Escreveu:Entretanto gostava de perguntar aonde estamos nós no esquema em anexo?
Eu sei onde estamos, mas não digo a ninguém!

Achas que eu sabendo com toda a certeza onde estamos vou partilhar esta informação previligiadissima á borlix?! Nem penses, se queres saber vais ter de me pagar e bem!!

Luís, isso é um esquema que já passou por aqui muitas vezes, saber em que fase estamos tem a mesma dificuldade que saber se já fizémos o fundo do Bear Market ou ainda não... ou seja, ninguém sabe!!

Muitas acharão que as quedas até Março foram a fase do "medo", outros que foi a "capitulção"!!! Eu não faço a mínima idéia, mas espero entrar quando isto der sinais claros de inversão... embora também me possa enganar!

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Esta é a minha primeira mensagem, pelo que comprimento e agradeço a todos os foristas pelas opiniões de que fui beneficiário.
Entretantostava de perguntar aonde estamos nós no esquema em anexo?
Obrigado.
Entretantostava de perguntar aonde estamos nós no esquema em anexo?
Obrigado.
- Anexos
-
- Ciclos de Mercado.bmp (519.31 KiB) Visualizado 4973 vezes
-
- Ciclos de Mercado.bmp (519.31 KiB) Visualizado 4979 vezes
-
- Ciclos de Mercado.bmp (519.31 KiB) Visualizado 4981 vezes
-
- Ciclos de Mercado.bmp (519.31 KiB) Visualizado 4958 vezes
- Registado: 23/7/2008 13:48
xpeculating2 Escreveu:Godfather Escreveu:Caro Midas,
faltam 2 dias úteis para terminar o mês, e observando o S&P 500 na escala mensal surge um padrão nada animador para os Bulls...
![]()
![]()
![]()
Impostas-te de aprofundar um pouco mais o que consideras um padrão pouco animador para os Bulls??
É que olhando para o semanal do SP500 o que vejo é um padrão animador para os Bulls qb, e esta ultima vela, um lindo martelo, mostra bem que os Bears falharam ao não conseguir atirar o indice para baixo o que indicia a continuação da tendencia dominante de curto/médio prazo, mas isto é apenas a MHO ...
Mensal>Semanal>Diario etc etc...
Se realmente aquilo fechar assim o mes... é uma vela usualmente de topos...
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
artista Escreveu:Branc0 Escreveu:Midas Escreveu:Olha que com P/E como actualmente, a níveis históricos, não estou a ver ninguém no seu perfeito juízo a entrar.
Mas basta olhar para este rally para vermos que o mercado não tem juízo... e que piada tinha isto se tivesse?
Como sabem eu olho para os gráficos e actuo de acordo com a forma como vejo as coisas, ou de acordo com aquilo que sei que devo fazer em função do que eles fazem...
De qualquer forma, metendo uma colherada nessa questão do P/E, não acham que neste momento pode ser falacioso olhar para ele? Não poderá ele estar descontrolado?! Nos states não faço a mínima idéia mas em Portugal tenho algumas luzes sobre o assunto! Em muitos casos resultados que as empresas estão a apresentar estarão loge dos que apresentarão num contexto económico favorável por isso pode não fazer muito sentido olhar para esse indicador... considerando que as economias não se degradarão muito mais e que a maior parte dos males já estão incorporados nos resultados apresentados, o que também pode não se verificar...
Enfim este meu raciocínio tem mais dúvidas que certezas... se calhar é neste tipo de dilemas que o mercado está também a viver neste momento, indeciso entre inverter e a afundar ainda mais!!! Muitas vezes a diferença entre uma coisa e outra não é grande!
abraços
artista
Infelizmente acredito que as economias se degradarão ainda consideravelmente , em relação à situação actual.
Espero que esteja errado ,especialmente por causa dos mais novos.
Felizmente que a economia não vai melhorar ou piorar ,pelo simples facto de eu ou outro, a pensar desta ou daquela forma.
Fazer cálculos macroeconómicos é muito difícil e complexo e qualquer que seja a nossa previsão, o risco de falhar-mos é imenso, dado que lidamos com uma quantidade considerável de factores.
Os mercados financeiros sempre viveram e viverão de expectativas e o mais certo é estarem sempre e consideravelmente desfasados da realidade.
Certamente que neste momento, nem daqui a três meses, a economia estará melhor que no inicio de Março, para justificar uma subida no índice de cerca de 40%.
Uma subida desta natureza só se justifica se acreditar-mos também numa rápida recuperação ou então quando as bolsas caíram até inícios de Março foram penalizadas em excesso!?
Nunca o saberemos.
Mas essa rápida recuperação é pouco provável que aconteça -para não dizer altamente improvável-e poderá ser o suficiente, sem que a economia se degrade assim tanto, para os mercados "baterem" em novos mínimos.
Aqui vai a minha utopia...
"Espero que neste espaço tempo o Mundo aproveite , para perceber o que realmente vale a pena na vida e que lute por um Mundo melhor , que passa (entre muitas outras coisas) por uma melhor distribuição da riqueza".
Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.
Muito boa essa Godfather 

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
Godfather Escreveu:Caro Midas,
faltam 2 dias úteis para terminar o mês, e observando o S&P 500 na escala mensal surge um padrão nada animador para os Bulls...

Impostas-te de aprofundar um pouco mais o que consideras um padrão pouco animador para os Bulls??
É que olhando para o semanal do SP500 o que vejo é um padrão animador para os Bulls qb, e esta ultima vela, um lindo martelo, mostra bem que os Bears falharam ao não conseguir atirar o indice para baixo o que indicia a continuação da tendencia dominante de curto/médio prazo, mas isto é apenas a MHO ...
- Anexos
-
- SP500_weekly.png (36.65 KiB) Visualizado 5209 vezes
Editado pela última vez por xpeculating2 em 26/6/2009 21:55, num total de 1 vez.
- Registado: 1/6/2009 23:04
Caro Midas,
Além de mínimos não colocas a hipótese de se formar um H&S invertido ou um duplo fundo?
GreenSpan num artigo que colocou ontem no Financial Times afirma que Inflation – the real threat to sustained recovery. Destaco uma frase do artigo
Cumprimentos,

Além de mínimos não colocas a hipótese de se formar um H&S invertido ou um duplo fundo?
GreenSpan num artigo que colocou ontem no Financial Times afirma que Inflation – the real threat to sustained recovery. Destaco uma frase do artigo

If shares fall back to their early spring lows or worse, I would expect the “green shoots” spotted in recent weeks to wither.
Cumprimentos,
- Anexos
-
- SP500-EveningStar-20090626.jpg (95.07 KiB) Visualizado 5313 vezes
The simplest answer is usually the correct answer - Occam's razor
Branc0 Escreveu:Midas Escreveu:Olha que com P/E como actualmente, a níveis históricos, não estou a ver ninguém no seu perfeito juízo a entrar.
Mas basta olhar para este rally para vermos que o mercado não tem juízo... e que piada tinha isto se tivesse?
Como sabem eu olho para os gráficos e actuo de acordo com a forma como vejo as coisas, ou de acordo com aquilo que sei que devo fazer em função do que eles fazem...
De qualquer forma, metendo uma colherada nessa questão do P/E, não acham que neste momento pode ser falacioso olhar para ele? Não poderá ele estar descontrolado?! Nos states não faço a mínima idéia mas em Portugal tenho algumas luzes sobre o assunto! Em muitos casos resultados que as empresas estão a apresentar estarão loge dos que apresentarão num contexto económico favorável por isso pode não fazer muito sentido olhar para esse indicador... considerando que as economias não se degradarão muito mais e que a maior parte dos males já estão incorporados nos resultados apresentados, o que também pode não se verificar...
Enfim este meu raciocínio tem mais dúvidas que certezas... se calhar é neste tipo de dilemas que o mercado está também a viver neste momento, indeciso entre inverter e a afundar ainda mais!!! Muitas vezes a diferença entre uma coisa e outra não é grande!
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
eu nao acredito que vamos a novos minimos.vejam so o comportamento do s&p500 estava negativo e agora esta quase positivo, à nao esquecer que ontem fehou bastante positivo ate nao era de admirar que hoje cai-se um pouco,mas ò è de mim ainda vai fechar positivo.
- Registado: 29/2/2004 22:20
Midas Escreveu:Olha que com P/E como actualmente, a níveis históricos, não estou a ver ninguém no seu perfeito juízo a entrar.

Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Jesse James Escreveu:Acho que até final do verão, se vai assistir a uma lateralização. Depois acredito que voltemos às subidas, com a entrada dos investidores nos mercados. Ao que sei, só os traders já começaram a entrar.
bn
JJ
Olha que com P/E como actualmente, a níveis históricos, não estou a ver ninguém no seu perfeito juízo a entrar.
Até os Insiders estão a vender tudo o que podem, para um rácio de 9 vendas para 1 compra... Os donos das empresas para estarem a sair a esta velocidade é porque algo está errado...
Cuidado com o mercado, espero a curto prazo o S&P nos 830 numa primeira fase.
Que verão quentinho aí vem.
Bom fim-de-semana.
- Anexos
-
- Earnings.PNG (155.92 KiB) Visualizado 5551 vezes
-
- s&p500 4 HORAS HS.jpg (95.26 KiB) Visualizado 5551 vezes
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Acho que até final do verão, se vai assistir a uma lateralização. Depois acredito que voltemos às subidas, com a entrada dos investidores nos mercados. Ao que sei, só os traders já começaram a entrar.
bn
JJ
bn
JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!
Take the money and run!
artista,
acho que é universal concordar contigo e com a tua frase...
para bem de todos espero que isto passe rapidamente...
que os mínimos, que têm de ser feitos, venham o mais depressa possível... e depois este mundo se levante... mais forte... e mais objectivo... mais clean...
espero que nenhum país entre em cenários catrastóficos de pobreza ou violência... e que os EUA continuem a dar-se bem como nação que até agora resolveu sempre os seus problemas...
como disseste a bolsa fica ao lado disto tudo e se tivermos que ir para cima 200 anos seguidos... encantado...
infelizmente o que os meus gráficos me dizem é que devemos fazer novos mínimos... se deixarem de dar esse sinal comunicarei com todo o gosto...
o que os gráficos me dizem:
curto prazo: neutro 50%/50% (com eventual possibilidade de novos máximos acima dos 956)
médio prazo: bear
longo prazo: bear, com mínimos
acho que é universal concordar contigo e com a tua frase...
para bem de todos espero que isto passe rapidamente...
que os mínimos, que têm de ser feitos, venham o mais depressa possível... e depois este mundo se levante... mais forte... e mais objectivo... mais clean...
espero que nenhum país entre em cenários catrastóficos de pobreza ou violência... e que os EUA continuem a dar-se bem como nação que até agora resolveu sempre os seus problemas...
como disseste a bolsa fica ao lado disto tudo e se tivermos que ir para cima 200 anos seguidos... encantado...
infelizmente o que os meus gráficos me dizem é que devemos fazer novos mínimos... se deixarem de dar esse sinal comunicarei com todo o gosto...
o que os gráficos me dizem:
curto prazo: neutro 50%/50% (com eventual possibilidade de novos máximos acima dos 956)
médio prazo: bear
longo prazo: bear, com mínimos
- Registado: 7/6/2008 2:02
Com tanta gente a acreditar em novos mínimos isto só pode mesmo subir
Agora a sério, neste momento penso que os mercados precisam de uma correcção mais forte mas não sei se vêm ai novos mínimos, sou levado a pensar que não, mas posso mudar de opinião... de qualquer forma penso que seria muito mau para todos que viéssemos a ter novos mínimos, se isso acontecer quererá dizer que as condições económicas se vão degradar, mais desemprego, mais pobresa, etc...
Espero que não tenhamos novos mínimos, na bolsa é-me indiferente, mas a nossa vida é muito mais que a bolsa!
abraços
artista

Agora a sério, neste momento penso que os mercados precisam de uma correcção mais forte mas não sei se vêm ai novos mínimos, sou levado a pensar que não, mas posso mudar de opinião... de qualquer forma penso que seria muito mau para todos que viéssemos a ter novos mínimos, se isso acontecer quererá dizer que as condições económicas se vão degradar, mais desemprego, mais pobresa, etc...
Espero que não tenhamos novos mínimos, na bolsa é-me indiferente, mas a nossa vida é muito mais que a bolsa!
abraços
artista
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], darkreflection, dragom, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, latbal, m-m, maturidade, MP65, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, OverDose, PAULOJOAO, PMP69, Ruffus86, trilhos2006 e 263 visitantes