Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os primeiros erros

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 24/6/2009 11:21

Marks_ Escreveu:... e sempre rende mais do que no banco (o que não é difícil)!..

Não te iludas... o Ulisses falou nesse erro, julgar que isto é fácil!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Marks_ » 24/6/2009 1:51

Henriquemariz Escreveu:Hoje prefiro deixar de ganhar 5% do que perder 10%,

Eu até digo mais, prefiro deixar de ganhar 5% do que perder 5%! :mrgreen:
Como sou um iniciado, comparado com os séniores que andam pelo fórum, tento compensar a falta de experiência arriscando menos.
É de facto um bom artigo, pena não ter sido escrito à mais tempo, podia ter mais umas coroas :mrgreen:

Felizmente nunca perdi nem estive a perder mais do que investi inicialmente, espero que assim continue!, e sempre rende mais do que no banco (o que não é difícil)!..
Aprender com os erros pode ser a forma mais dura, mas provavelmente a mais eficaz.

Ulisses, continuação do bom trabalho.
Cpts.
Marks

Há duas formas de ser rico:
ter mais ou desejar menos.

Registado: 20/1/2009 12:59

Re: artigo do Ulisses

por MNFV » 24/6/2009 0:49

Ao nível dos market movers eu substituiria a psicologia de grupo pela teoria dos jogos.

Quanto aos pesos dados não sei e não discuto, mas punha a sorte quase de lado.

e-buy Escreveu:A vida das compras e vendas nos mercados financeiros é assim, digo eu :

25 % de estudo,
25 % de sorte,
50 % de psicologia de grupo.

e-buy

Registado: 28/12/2007 17:02

por artista_ » 24/6/2009 0:27

cannot Escreveu:
Primeiro eu acho que isso de assumir os erros não é tão simples como pode parecer. Acho que nem sequer é fácil saber o que foi um erro ou não. Acho que existem acções que nos fazem perder dinheiro e que não foram erros, eu pelo menos já tive algumas em que dadas as mesmas condições faria tudo na mesma de novo mesmo tendo perdido dinheiro no passado.

Esta é um idéia com que concordo e que já várias vezes aqui defendi... e o contrário também é verdade, podemos cometer um erro e ganhar dinheiro! Já me aconteceu várias vezes, tanto ganhar com erros, como perder sem os cometer!

e-buy Escreveu:
A vida das compras e vendas nos mercados financeiros é assim, digo eu :

25 % de estudo,
25 % de sorte,

Quem quiser que me desminta.

Desminto eu, tenho a certeza que é assim:

25,5% de estudo;
24,5% de sorte;
49% de psicologia de grupo;
1% já não me lembro do quê?!?
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

e-buy, espero que isto não fosse para levar a sério, por isso coloquei esta brincadeira! :wink:

abraços

artista[/b]
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Ulisses Pereira » 24/6/2009 0:16

25% de sorte num negócio? Talvez.

Em 2 ou 3 anos, a sorte ou azar valem zero.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por e-buy » 24/6/2009 0:12

E, já agora um comentário à 2ª parte do meu post, não há ?

Cump,

e-buy

Registado: 21/5/2009 22:38

por Ulisses Pereira » 24/6/2009 0:10

e-buy, ainda bem que eu no artigo referi a quem ele se dirigia... :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

artigo do Ulisses

por e-buy » 24/6/2009 0:07

Boas,

Francamente, o artigo está bem escrito, mas contém, apenas, uma série de generalidades, lidas e relidas por quem anda nos mercados há muito.

Aconselho a leitura do livro "Introdução à Análise Técnica", da editora Vida Económica, escrito por João Paulo Peixoto.

É a melhor iniciação para quem pretende entrar nos mercados com um mínimo de informação sustentada, técnica e neutra.

...\...

A vida das compras e vendas nos mercados financeiros é assim, digo eu :

25 % de estudo,
25 % de sorte,

Quem quiser que me desminta.

Cumprimentos,

e-buy

Registado: 21/5/2009 22:38

por cannot » 23/6/2009 23:46

O artigo é bom e mais uma vez o Ulisses escreve de uma forma que é a correcta, sem muita margem para críticas, mas acho que alguns comentários que foram feitos já não o são assim tão correctos.

Primeiro eu acho que isso de assumir os erros não é tão simples como pode parecer. Acho que nem sequer é fácil saber o que foi um erro ou não. Acho que existem acções que nos fazem perder dinheiro e que não foram erros, eu pelo menos já tive algumas em que dadas as mesmas condições faria tudo na mesma de novo mesmo tendo perdido dinheiro no passado.

Outra coisa que acho que não é óbvia, como o artigo pode fazer parecer (não digo que no artigo diga isto, mas para alguns pode parecer que sim), é o facto de aumentar a posição em caso de descida ser sempre mau. Eu tenho muitos casos em que prevejo isso na minha entrada inicial e portanto acho que desde que saibamos o que estamos a fazer, logo desde o início, isso não é necessariamente mau. Em alguns casos aumento a posição em situações perdedoras sim senhor porque acho que é o correcto a fazer.

Na questão da aprendizagem e dos Gurus partilho totalmente da opinião do Ulisses. Acho que está muito bem descrita essa situação e que é essencial que todos percebam isso. Mais um bom artigo...

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por Nathan » 23/6/2009 21:54

B4t1g0l Escreveu:muito bom artigo
comecei agora na bolsa na son sgps e tou a perder
entrei aos 0.695 :(
penso na vender porque.. tou a pensar a longo prazo
agora pergunto já cometeu esses erros? :lol:

Eu tenho a 1,80...

Registado: 7/5/2009 9:33

por artista_ » 23/6/2009 21:47

Mais um excelente artigo!

Deixo uma nota sobre esta citação:

Assumir um erro nos mercados é complicado para todos os investidores mas, para quem começou há pouco tempo, torna-se ainda mais difícil porque não têm a verdadeira noção da importância desse gesto.

Muitos que já não são propriamente iniciados nos mercados continuam a não conseguir ter a noção da importância desse gesto! :)

abraços

artista

por Quimporta » 23/6/2009 20:11

Ulisses Pereira Escreveu:Não, majomo. Há anos que isso acontece, por isso não foi por essa razão em particular. Aliás, este artigo era para ter saido na semana anterior mas houve um problema técnico que impediu que os artigos saissem na semana passada.

Ulisses

Ainda bem que está feito o esclarecimento. Também me ocorreu o mesmo que ao Majomo.
E situação técnica da EDP foi sendo bastante bem explicada. Os riscos de quem se manteve na acção foram corridos de modo muito consciente e avisado.
Quem perdeu agora foi tendo também vastas oportunidades de ganhar, beneficiando do conhecimento disponível no Caldeirão e das análises do Ulisses.
Como se diz nos cavalos, só se sabe que se gosta depois do primeiro trambolhão…

Registado: 9/5/2009 18:57

por B4t1g0l » 23/6/2009 16:09

pois compreendo...
as vezes penso que estou a cometer um erro em continuar... mas vou ter calma :lol:

Registado: 14/5/2009 9:21

por Ulisses Pereira » 23/6/2009 16:02

Sim, já cometi e ainda cometo alguns. O importante é irmos reduzindo o número de erros ao longo dos anos e não acharmos que já sabemos tudo, tentando recordar estas pequeninas coisas ocasionalmente.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por B4t1g0l » 23/6/2009 16:00

muito bom artigo
comecei agora na bolsa na son sgps e tou a perder
entrei aos 0.695 :(
penso na vender porque.. tou a pensar a longo prazo
agora pergunto já cometeu esses erros? :lol:

Registado: 14/5/2009 9:21

por Ulisses Pereira » 23/6/2009 12:29

Não, majomo. Há anos que isso acontece, por isso não foi por essa razão em particular. Aliás, este artigo era para ter saido na semana anterior mas houve um problema técnico que impediu que os artigos saissem na semana passada.

Zuza, já algumas pessoas me fizeram propostas nesse sentido. Mas nenhuma foi suficientemente atractiva para empenhar o meu tempo nisso. Porque não basta compilar os artigos.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por majomo » 23/6/2009 10:16

Olá Ulisses, mais um bom artigo...

Não estarás tu a mandar algumas indirectas pelo que aconteceu na EDP, onde talvez alguns tenham seguido as tuas pisadas quando entraram longos e permaneceram à espera que dissesses alguma coisa... :roll:

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Mariachi » 23/6/2009 9:53

Bem visto, Thunder. Essa procura do mercado perfeito quando, na maior parte das vezes, o problema não é do mercado. Está em nós.

Um abraço,
Ulisses

Nem mais, até porque quem faz o mercado, somos "todos" nós...

Um abraço

Registado: 25/6/2007 11:05

por Velhinho » 23/6/2009 8:49

O que diz confirma os meus pensamentos, razão pela qual não sigo os seus palpites há muito tempo.

Registado: 29/11/2007 14:11

por jarc » 23/6/2009 0:53

Se os erros fossem só cometidos pelos principiantes seria uma festa para os experientes. Acontece que os experientes também erram e muito. Oh! Se erram...

Registado: 23/7/2003 16:05

por Geoide » 22/6/2009 23:48

Boa noite a todos,

Ulisses, gostei deste artigo, tanto porque me revi nele, (acho que ainda me revejo), por é deveras pedagógico.

O mercado verga-nos à nossa insignificancia, coloca-nos numa humilde mas atenta posição, (como uma chita, à espera do momento oportuno).

Também gostei dos artigos anteriores, assim como das análises em video, de onde aliás tenho retirado bastantes ensinamentos.

Por vezes, pode-te parecer que a comunicação é só num sentido. Para que não sintas a falta de gratidão dos forenses do caldeirão, encorajo-te a que continues as análises e a participação pró-activa no fórum, seja com disponibilidade, seja com novos tópicos, e agradeço-te a partilha dos conhecimentos e o esforço pessoal.

Cumps e bn

Registado: 19/5/2009 15:33

por zuza » 22/6/2009 20:59

Ola Ulisses,

desde já o meu obrigado pelos teus tópicos que considero elucidativos, pedagógicos e bastante uteis na minha aprendizagem constante de estar nos mercados.
Lanço desde já o desafio: para quando uma compilação dos teus textos, com a consequente edição em livro dos mesmos?
Eu comprava...

Em relaçao aos erros de que falas, sim, estive na maioria deles.
Perdi dinheiro?...perdi.
Ganhei conhecimento?...sim.
Considero-me mais preparado agora, passados cerca de 2 anos e meio de bolsa?...sim.

A minha conclusão: aprender com os erros passados, e evitá-los no presente para não ter consequências graves no futuro é imprescindivel.

Ainda hoje recordo a minha entrada na bolsa portuguesa e farto-me de rir com os erros cometidos que tão bem descreves.
Felizmente ainda tive o bom senso de "escutar", "ler", algumas pessoas entendidas sobre o assunto, e sempre fixei o pensamento no money management e na gestão de risco.
Poupou-me maiores perdas.

Os erros obrigaram-me a procurar mais e melhor, acabei por desenvolver o meu plano estratégico de abordagem aos mercados, as emoções vão ficando cada vez mais para trás mas o que me importa é que a sensação de andar completamente perdido no mercado já não acontece.

Não quero com isto dizer que agora só ganho, nada disso, não ha sistemas infaliveis. O unico que conheço para não perder dinheiro nos mercados é não meter dinheiro no mesmos.

Um grande bem hajas por partilhares connosco os teus pensamentos.

Abraço

Registado: 21/12/2007 2:07

por Henriquemariz » 22/6/2009 20:56

Excelente artigo Ulisses, iniciei nos mercados em 2007, OPV da REN, mas rapidamente levei uns abanões grandes.
Ao ler as suas frases, regressei no tempo e revi-me a cometer esses erros.
Penso que só o facto de reconhecer os erros, significa que aprendi muito, mas que também tenho muito para aprender..
Hoje prefiro deixar de ganhar 5% do que perder 10%, tento sempre definir a relação do risco/lucro.
Grande abraço e parabéns pelo excelente artigo.
BN

Registado: 29/11/2007 3:47

por crg » 22/6/2009 17:18

Muito bem identificados, os erros de principiante.

Não deixando de ser uma informação importante, o problema que se coloca muitas vezes é que a aprendizagem só é feita verdadeiramente errando, sentindo o "peso" dos erros.

Tenho a ideia que é inevitável, para que se aventure nesta área, não cometer pelo menos um erro grave com consequências pesadas para a carteira.

Depois, o que faz a diferença, penso ser a aptidão de cada um para aprender rápidamente a essência de funcionamento dos mercados. Ou seja, quem consegue aprender o essencial com uma ou duas "lições" e tiver capacidade para suportar o peso psicológico de um erro grave, passará a integrar aquela percentagem de 10% ou 15% de traders com sucesso sustentado a prazo.

Abraços.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por mrvibe » 22/6/2009 14:50

Acho que desses erros só não cometi o da compra de mais acções para baixar o preço médio. Disparar em todas as direcções sem esperar pelo momento certo para entrar numa acção era o meu erro mais frequente, agora já só faço no máximo 10 negócios por mês. Bom artigo, reflecte bem a realidade de maior parte dos rookies.

Saudações,

NS

Registado: 23/5/2009 2:18

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA e 158 visitantes