O meu olhar sobre o PSI20
Penso que estas quedas são importantes para quem defende a tese de que já estamos em bull market. A subida já ia demasiado esticada e seria importante vir "cá abaixo" consolidar. Por outro lado, quem está curto, ganha uma nova esperança em quedas sustentadas nas próximas semanas. Estamos numa fase em que "dá para os 2 lados". Portanto o melhor é ficar de fora. 

"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
Jesse James Escreveu:Não foram assim tantas descidas. Desde o início do mês, perdeu cerca de 2,8%.
Isto tem estado tão parado que um dia a descer um pouco mais de 1% já provoca alguma reacção!!!
A meu ver nada de novo... por enquanto!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
O PSI, exactamente há uma semana atrás quebrou a LT ascendente de curto prazo que vinha desenhando. No entanto, tal como afirmei na minha anterior análise à Bolsa portugues,a a inclinação dessa linha tornava-a praticamente insustentável e, embora devamos considerar a sua quebra como um sinal de cautela, não devemos sobrevalorizar esse facto.
Aquilo que considero essencial é a zona de suporte entre os 6450 e os 6700 pontos. Tal como venho referindo, a quebra consistente dessa zona de suporte é que colocaria, de novo, os ursos no comando da situação em todos os horizontes temporais. Até que isso aconteça, em termos de curto e médio prazo, devemos dar o benefício da dúvida aos touros.
Um abraço,
Ulisses
Aquilo que considero essencial é a zona de suporte entre os 6450 e os 6700 pontos. Tal como venho referindo, a quebra consistente dessa zona de suporte é que colocaria, de novo, os ursos no comando da situação em todos os horizontes temporais. Até que isso aconteça, em termos de curto e médio prazo, devemos dar o benefício da dúvida aos touros.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (40.17 KiB) Visualizado 7253 vezes
-
- forum-psi2.GIF (27.44 KiB) Visualizado 7243 vezes
-
- forum-psi3.GIF (33.44 KiB) Visualizado 7242 vezes
Pergunto-me se não estarão a desconsiderar a seguinte LT de longo prazo?
- Anexos
-
- PSI 20.png (15.69 KiB) Visualizado 7716 vezes
http://marketapprentice.wordpress.com
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Para muito errar e muito mais aprender!
"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits
Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Ulisses Pereira Escreveu:meu-gôdo, aproveito esta tua análise para te dar os parabéns pela qualidade das análises que tens vindo a colocar, nos últimos tempos, no Caldeirão.
Um abraço,
Ulisses
Obrigado

Infelizmente as análises levam muito tempo e para quem trabalha cerca de 60 horas/semana sem poder olhar para os mercados torna-se complicado. Mas enfim, quando se faz com prazer...
- Registado: 4/7/2006 19:54
Elias Escreveu:Aqui fica uma actualização ao gráfico do PSI-20.
Tem uma resistência na zona dos 7300, que tem vindo a travar os avanços do índice desde o início de Maio. Se esta zona for superada, abre-se espaço para uma subida até aos 8000 pontos.
Elias, eu traçei a linha de tendência ascendente mais inclinada por ter mais toques. De toda a maneira, a forma como a traçaste também me parece válida. Independentemente disso ou não a sua quebra é inevitável.
O suporte a 7050 pontos será a 1ª zona de interesse comprador e enquanto não for quebrado em baixa não existem razões para pensar numa inversão de tendência.
Aqui fica uma actualização ao gráfico do PSI-20.
Tem uma resistência na zona dos 7300, que tem vindo a travar os avanços do índice desde o início de Maio. Se esta zona for superada, abre-se espaço para uma subida até aos 8000 pontos.
- Anexos
-
- psi.PNG (36.13 KiB) Visualizado 8080 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
Olhando para o comportamento do PSI 20 verificamos que enquanto cotar acima do suporte na zona dos 7050 pontos, a tendência de curto e médio prazo favorece as posições longas.
Desde a rotura em alta da linha de tendência descendente (a azul no gráfico) que o índice inverteu a tendência de curto prazo. A confirmação da inversão da tendência para bull (de médio prazo) verificou-se com a quebra em alta da anterior resistência por volta dos 7050 pontos. A resistência mais importante situa-se entre os 7950 e os 8100 pontos.
Neste momento considero que o índice está a consolidar dada a lateralização que tem vindo a fazer não sendo de excluir uma ida ao suporte na zona dos 7050 pontos sem invalidar, no entanto, a tendência bull. Na verdade, um teste bem sucedido a essa zona seria a confirmação de que a tendência de médio prazo continuaria ascendente criando condições para uma ida aos 8000 pontos.
Ao invés, uma quebra em baixa do suporte invalida esta análise sendo necessário reavaliar a tendência do PSI 20, não sendo de excluir uma ida imediata aos 6700 pontos caso tal aconteça.
Uma última palavra para a linha de tendência ascendente de curto prazo sobre a qual o índice tem vindo a negociar desde Março. Ainda que possa ser quebrada em baixa não lhe darei grande relevância dada a sua forte inclinação. Esta corresponde a uma valorização mensal de 10%. Evidentemente que uma subida deste nível por muito mais tempo só será possível quando existe uma bolha especulativa ou como resultado de quedas excessivamente pronunciadas. A sua quebra em baixa é por isso considerada normal e deverá acontecer brevemente.
Desde a rotura em alta da linha de tendência descendente (a azul no gráfico) que o índice inverteu a tendência de curto prazo. A confirmação da inversão da tendência para bull (de médio prazo) verificou-se com a quebra em alta da anterior resistência por volta dos 7050 pontos. A resistência mais importante situa-se entre os 7950 e os 8100 pontos.
Neste momento considero que o índice está a consolidar dada a lateralização que tem vindo a fazer não sendo de excluir uma ida ao suporte na zona dos 7050 pontos sem invalidar, no entanto, a tendência bull. Na verdade, um teste bem sucedido a essa zona seria a confirmação de que a tendência de médio prazo continuaria ascendente criando condições para uma ida aos 8000 pontos.
Ao invés, uma quebra em baixa do suporte invalida esta análise sendo necessário reavaliar a tendência do PSI 20, não sendo de excluir uma ida imediata aos 6700 pontos caso tal aconteça.
Uma última palavra para a linha de tendência ascendente de curto prazo sobre a qual o índice tem vindo a negociar desde Março. Ainda que possa ser quebrada em baixa não lhe darei grande relevância dada a sua forte inclinação. Esta corresponde a uma valorização mensal de 10%. Evidentemente que uma subida deste nível por muito mais tempo só será possível quando existe uma bolha especulativa ou como resultado de quedas excessivamente pronunciadas. A sua quebra em baixa é por isso considerada normal e deverá acontecer brevemente.
- Anexos
-
- PSI (LP).JPG (30.08 KiB) Visualizado 9257 vezes
-
- PSI (CP).JPG (32.44 KiB) Visualizado 8721 vezes
Os mercados estão num momento decisivo (onde é que eu já ouvi isto?!), encontram-se num range relativamente apertado que ditará o seu futuro práximo, conforme este seja quebrado em baixa ou em alta!
É apenas a minha opinião
abraços
artista
É apenas a minha opinião

abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Ulisses Pereira Escreveu:O cenário perfeito para os touros seria um falso "break" do suporte dos 870/875 pontos. Na (falsa) quebra desse suporte, muitos fugiriam do mercado eo nível de cepticismo voltaria a disparar e estariam reunidas as condições para o mercado voltar a subir surante algum tempo. Mas isto seria o cenário perfeito...
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, ontem o SPX nem chegou a tocar nos 875, talvez não haja a necessidade de um falso break..
Bem mas isto seria quase perfeito...

Parece-me é que toda a gente se encontra à espera de uma retracção ou de uma grande correcção no mercado, e só pelo simples facto de isso estar a ser tão aguardado, pode nem acontecer...
Bons negócios

- Registado: 5/12/2007 16:26
Ulisses Pereira Escreveu:O cenário perfeito para os touros seria um falso "break" do suporte dos 870/875 pontos. Na (falsa) quebra desse suporte, muitos fugiriam do mercado eo nível de cepticismo voltaria a disparar e estariam reunidas as condições para o mercado voltar a subir surante algum tempo. Mas isto seria o cenário perfeito...
Um abraço,
Ulisses
Mas, nesse cenário tu também não fecharias as posições?
Para nos defendermos dessas situações o melhor não é fechar as posições e voltar a abrir após a eventual inversão?
É por isto que te vou questionando, a tua experiência tem-me ajudado muito a compreender os mercados e agradeço-te por isso.
Cumps.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, ontem o SPX nem chegou a tocar nos 875, talvez não haja a necessidade de um falso break..
Bem mas isto seria quase perfeito...

Parece-me é que toda a gente se encontra à espera de uma retracção ou de uma grande correcção no mercado, e só pelo simples facto de isso estar a ser tão aguardado, pode nem acontecer...

Bons negócios

- Registado: 5/12/2007 16:26
O cenário perfeito para os touros seria um falso "break" do suporte dos 870/875 pontos. Na (falsa) quebra desse suporte, muitos fugiriam do mercado eo nível de cepticismo voltaria a disparar e estariam reunidas as condições para o mercado voltar a subir surante algum tempo. Mas isto seria o cenário perfeito...
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:majomo, já te tinha respondido neste tópico à questão sobre qual o suporte que considero relevante no S&P. O que vai o mercado fazer? Bruxarias não são comigo, há que ir seguindo as indicações que o mercado dá e negociando conforme os pontos chave que vou tentando definir.
Um abraço,
Ulisses
Era apenas uma actualização à minha pergunta...

É importante ouvir a tua experiência!
Cumps.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], danielme1962, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, latbal, Manchini888, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, SalvaFP, Shimazaki_2, Sulumbra, tami, VALHALLA e 171 visitantes