Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Noticias de Sexta-Feira, 29 de Novembro 2002

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Receitas provenientes do turismo sobem 1,8% até Setembro

por TRSM » 29/11/2002 12:45

Receitas provenientes do turismo sobem 1,8% até Setembro

Os proveitos totais nos estabelecimentos turísticos subiram 1,8% de Janeiro a Setembro de 2002, face ao período homólogo, para os 1,09 mil milhões de euros, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O INE, no mesmo relatório refere que as regiões do Norte (14,1%), os Açores (9,9%) e Centro (3,9%) foram as que registaram maiores subidas, quanto às receitas.

As quebras mais acentuadas verificaram-se no Alentejo, que registou uma variação negativa de 5% e no Algarve com menos 3,3%.

As dormidas, no período em análise, subiram 1,2% para os 25,7 milhões, sendo que as regiões do Norte e Açores foram as que registaram maiores subidas, com mais 10,6% e 9,3%, respectivamente.

O Algarve, o Alentejo e a região Centro, quanto às dormidas, foram as que registaram maior decréscimo, segundo a mesma fonte.

As dormidas dos residentes em Portugal aumentaram 5,7%, comparativamente a igual período de 2001, atingindo cerca de 7,9 milhões, enquanto as dormidas dos residentes no estrangeiro atingiram 17,8 milhões, reflectindo uma variação homóloga negativa de 4,0%.

No mesmo relatório o INE refere que, em Outubro, as dormidas deverão ser aproximadamente 2,8 milhões.

No mês passado, a região que registou uma maior subida foi a do Algarve, tendo registado 41% do total das dormidas.


Fonte: Canal de Negócios 2002/11/29 11:06:36h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Acções da Euronext Lisbon pouco alteradas; Impresa sobe 13%

por TRSM » 29/11/2002 11:59

Acções da Euronext Lisbon pouco alteradas; Impresa sobe 13% em dois dias

A Bolsa nacional negociava em redor do valor de fecho de ontem, com a queda no sector bancário a ser compensada pela valorização das «utilities» Brisa e EDP. A Impresa volta a liderar os ganhos com uma subida máxima de 6,67%.
O PSI20 [PSI20] avançava 0,1% em 6.040,31 pontos, com metade das acções a valorizarem, seis em queda e quatro inalteradas.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] e a Brisa [BRISA] ajudavam a manter o índice acima do valor de fecho de quinta-feira, valorizando 0,6% para 1,69 euros e 0,59% para 5,15 euros, respectivamente.

A pressionar o índice, o Banco Comercial Português (BCP) [BCP] caía 0,37% para 2,70 euros. O maior banco privado português viu a agência de notação financeira Fitch rever em baixa o «rating» de dívida da Seguros&Pensões, unidade que agrega os activos de seguros do banco.

A Impresa [IPR] voltava a liderar os ganhos percentuais no índice, com um ganho de 5,45% para 1,74 euros. A empresa marcou, para as próximas duas semanas «road-shows» com operadores e investidores institucionais para apresentar a SIC, e hoje, o «Semanário Económico» diz que a Portugal Telecom (PT) [PTC] já apresentou um valor indicativo para adquirir os 15% que a Globo detém na estação de televisão..

As acções da PT regrediam 0,3% para 6,70 euros, seguida pela dona da Optimus, a SonaeCom [SNC], que resvalava 0,51% até aos 1,94 euros. A Vodafone Telecel [TLE], ao invés, avançava 0,97% em 8,33 euros.

Bolsas europeias negociem mistas; Fresenius dispara 30%
As praças da Europa negociavam mistas, com o Dow Jones Stoxx 50 a cair 0,42% para 2.664,15 pontos.

Na praça de Frankfurt, o DAX [DAX] cedia 0,13% para 3.355,50 pontos, pressionado pelas acções da eléctrica RWE e operadora Lufthansa que perdiam ambas mais de 2%. A empresa médica Fresenius disparava 21,1% para 42,41 euros, após ter experimentado uma valorização máxima superior a 30%, depois de ter pago uma indemnização, relacionada com um caso de utilização de asbesto em produtos, abaixo do esperado.

Na praça de Paris, os papéis da empresa de distribuição de materiais de construção, a Saint-Gobain, aumentavam 4,1% para 30,38 euros. A Saint-Gobain enfrenta igualmente processos relacionados com a utilização deste mineral. O CAC 40 [CAC] caía 0,26% nos 3.321,42 pontos, arrastado pela Alcatel e France Telecom que regrediam 3,4% e 2,8%, respectivamente.

Em Espanha, o IBEX 35 [IBEX] valorizava 0,32% em 6.725,60 pontos, suportado pelas acções das empresas de media Prisa e Sogecable que avançavam 6,6% e 3,1%, respectivamente.

Na Bolsa de Amsterdão, o AEX acumulava uma subida marginal de 0,01% em 360,13 pontos. As acções da retalhista Ahold incrementavam 1,03% para os 13,74 euros, enquanto os papéis do ABN Amro resvalavam 0,41% para 16,94 euros.

O FTSE 100 [UKX] londrino caía 0,45% para 4.166,60 pontos, com as subidas de 4% e 2,6% das seguradoras Prudencial e Aviva a serem anuladas pelas desvalorizações de cerca 2% das operadora Vodafone e British Telecom.


Fonte: Canal de Negócios 2002/11/29 10:30:35h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Fitch baixa «ratings» do Grupo Seguros e Pensões

por TRSM » 29/11/2002 11:57

Fitch baixa «ratings» do Grupo Seguros e Pensões

A agência de notação financeira Fitch baixou os «ratings» das empresas do Grupo Seguros e Pensões, colocando a dívida da companhia de seguros do Grupo Banco Comercial Português sob observação negativa.
Num comunicado a Fitch afirma que esta medida reflecte «a preocupação acerca da detioração da base de capital do grupo, as recentes reduções nos valores de investimento do mercado e fraca performance operacional em 2001».

A mesma fonte alerta para as incertezas acerca da estrutura accionista da Seguros e Pensões e a queda significativa nos capitais devido à exposição no mercado de acções.

O BCP [BCP] adquiriu recentemente a totalidade do capital da Seguros e Pensões à Eureko, estando agora à procura de um parceiro que adquira 49% do capital da seguradora.

A Fitch espera uma injecção de capital no curto prazo na Seguros e Pensões e aguarda a definição da estrutura accionista da companhia para discutir a estratégia com a administração da seguradora.

A agência de notação financeira cortou o «rating» de várias companhias do Grupo de AA- para A, entre as quais a Ocidental, Império Bonança e Auto Gere.

A Fith lembra que em 5 de Novembro também colocou a dívida do BCP em observação negativa, devido à fraqueza dos rácios de capital do banco liderado por Jardim Gonçalves.

«A rentabilidade da Seguros e Pensões sofreu com os «write downs» com custos de investimentos e reestruturação», refere a Fitch, que compreende que «o BCP espera vender uma participação minoritária a parceiros estratégicos, que claramente terá um efeito positivo nos rácios de capital do BCP».

O BCP seguia a cair 0,37% para os 2,70 euros.


Fonte: Canal de Negócios 2002/11/29 10:23
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Lisgráfica

por Visitante » 29/11/2002 11:53

Atenção ao movimento descendente. A coisa vai desabar!
Visitante
 

Altitude Software pede protecção de credores na Holanda

por TRSM » 29/11/2002 11:19

Altitude Software pede protecção de credores na Holanda

A Altitude Software, empresa de tecnologias, pediu há três semanas protecção de credores na Holanda, revelou ao Negocios.pt fonte próxima do processo.
O objectivo é proteger a «holding» Altitude Software das dívidas aos fornecedores. Entretanto já foi nomeado um gestor judicial, avançou fonte conhecedora do processo, escusando-se a adiantar o montante em dívida.

A mesma fonte adianta que este pedido «não afectará as restantes empresas» do grupo , acrescentando que «a Altitude está equilibrada em termos operacionais». A empresa está presente em Portugal, França, Espanha, Inglaterra, Médio Oriente, Brasil, Dubai e Benelux.

Nesta operação, a Altitude Software está a analisar a entrada de novos accionistas em substituição dos que «manifestaram interesse em sair», revela a mesma fonte. Neste momento a empresa liderada por Carlos Quintas está a analisar três propostas.

A SonaeCom e o grupo Salvador Caetano, através da Fogeca, irão manter-se na estrutura accionista da Altitude Software, de acordo com fontes oficiais de ambos os grupos.


Fonte: Canal de Negócios 2002/11/29 09:53:42h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Câmara Municipal de Lisboa investe 100 milhões em 2003

por TRSM » 29/11/2002 10:32

Câmara Municipal de Lisboa investe 100 milhões em 2003

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) irá investir «cerca de 100 milhões de euros» em reabilitação, estacionamento e grandes infra-estruturas, em 2003, revelou ao Negocios.pt Pedro Santana Lopes, presidente da edilidade.
O investimento, a realizar pela câmara da capital «não é muito, porque as disponibilidades não são muitas, mas serão cerca de 100 milhões de euros, em 2003, nestas obras» disse ao Negocios.pt Pedro Santana Lopes.

A CML irá apostar, no próximo ano na «reabilitação, estacionamento e grandes infra-estruturas, estradas em Lisboa».

A CML já estabeleceu uma parceira com a Galpenergia, para a cedência de garagens que a empresa petrolífera tem na cidade, a fim de serem utilizadas para o estacionamento dos residentes.

Pedro Santana Lopes aprovou, na semana passada, a reestruturação da CML, que irá passar pela «extinção de algumas empresas e divisões e 200 chefias serão substituídas».

Com esta alteração no órgão máximo do município, o autarca prevê «poupar em termos de funcionamento 10 a 15 milhões de euros em 2003. Este ano, as medidas que tomámos na área das comunicações, telefones e telemóveis poupámos 2,5 milhões de euros».

CML angaria outro fundo para reabilitação da cidade acima dos 45 milhões de euros
A CML tem, actualmente «um fundo imobiliário de 45 milhões de euros que está no senhor presidente da república», para a reabilitação da zona da Baixa e do Chiado. E «será constituído outro fundo para uma área contígua à Baixa que será superior a esse (de 45 milhões de euros)» disse Santana Lopes.

O município irá realizar uma parceira com a EPUL, com vista ao auxilio de todo o processo de reabilitação da cidade.

Santana Lopes divulgou que «está em curso o concurso para as obras para o túnel no Marquês de Pombal», sendo que as «propostas serão entregues em Janeiro», para que as obras se iniciem nos primeiros meses do próximo ano.


Fonte: Canal de Negócios 2002/11/29 09:11:51h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Bolsa de Tóquio valoriza em Novembro pela primeira vez em se

por TRSM » 29/11/2002 10:31

Bolsa de Tóquio valoriza em Novembro pela primeira vez em seis meses

A Bolsa de Tóquio fechou as portas ao mês de Novembro com uma valorização acumulada de 6,7%, deixando para trás uma série de cinco meses em o Nikkei 225 perdeu 30%. Hoje, as empresas de semicondutores ajudaram o índice a somar 0,42%.
O Nikkei 225 [NKY] encerrou nos 9.215,56 pontos, elevando para 5,1% a subida acumulada no decorrer dos últimos cinco dias. O Topix que na semana progrediu 3,9%, encerrou hoje em subida de 0,5% em 892,71 pontos.

Segundo os dados do Semiconductor Equipment Association do Japão, as ordens para compra de equipamentos de fabrico de semicondutores duplicaram este ano face ao ano anterior, um factor que terá ajudado à recuperação das acções da Advantest e da Tokyo Electron que acumularam ganhos de 2,1% e 1,3%, respectivamente.

Um outro estudo divulgado pelo IDC, prevê que os gastos em tecnologias informáticas e de comunicações subirão 5,8% no próximo ano. A NEC aproveitou as previsões para avançar 4,8%, a Toshiba subiu 1,8% e a Fujitsu valorizou 4% para 438 ienes (3,60 euros).


Fonte: Canal de Negócios 2002/11/29 09:05:43h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

HOT STOCKS 29 de Novembro

por TRSM » 29/11/2002 10:25

HOT STOCKS 29 de Novembro

De acordo com notícia no Wall Street Journal, a France Telecom pretende adiar os investimentos em UMTS, de modo a conseguir poupar cerca de Eur 9Bn nos próximos 2 a 3 anos. Os custos operacionais e em infra-estruturas irão ser reduzidos, e a subsidiária móvel Orange deverá contribuir com cerca de Eur 2Bn para esta poupança, através do adiamento da introdução dos serviços 3G na Europa. Na França, a introdução comercial dos serviços 3G deverá vir a ser adiada do final do próximo ano, para 2004. Recorde-se que a FTE tem cerca de Eur 15Bn a pagar no próximo ano, esperando-se que esta poupança de Eur 9Bn se venha a juntar à provável injecção de capital de Eur 9Bn do governo francês.

2002/11/29 - 08:58
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Australiana Macquire reforça posição na Lusoponte para 30,5%

por TRSM » 29/11/2002 10:06

Australiana Macquire reforça posição na Lusoponte para 30,5%

A empresa australiana Macquire anunciou hoje que reforçou a sua posição no capital da Lusoponte, concessionária das duas pontes lisboetas sobre o rio Tejo, em 5,66% para 30,5%, num investimento de 16 milhões de dólares (16,1 milhões de euros).
Num comunicado a empresa australiana explica que foi uma das três accionistas que exerceram os seus direitos de opção para comprar os 14,84% que a Bento e Pedroso queria vender na Lusoponte.

Os outros accionistas foram a Somague e a Vinci, tendo a empresa nacional investido 9 milhões de euros para elevar a sua posição na Lusoponte para 17,1%.

Os outros accionistas da Lusoponte são a Mota/Engil, Teixeira Duarte e a Edifer.

A Somague seguia inalterada nos 9,15 euros.


Fonte: Canal de Negócios 2002/11/29 08:59:37h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Re: Perdão fiscal limpa dívidas do Benfica

por MozHawk » 29/11/2002 9:54

TRSM Escreveu:Perdão fiscal limpa dívidas do Benfica

A regularização excepcional de dívidas ao Fisco «esconde» um perdão fiscal ao Benfica que «poupa» 2,5 milhões de euros, noticiou o «Semanário Económico».

Fonte: Canal de Negócios 2002/11/29 08:23:31h


Como eu dizia há pouco e não ficou... :oops: É inacreditável haver uns marmanjos a viver à conta de todos nós. Enfim!

Um abraço,

MozHawk
Editado pela última vez por MozHawk em 29/11/2002 10:54, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

Desemprego em França volta a descer em Outubro

por TRSM » 29/11/2002 9:44

Desemprego em França volta a descer em Outubro

O número de desempregados na economia francesa voltou a descer em Outubro, pelo segundo mês consecutivo, atingindo um total de 2,42 milhões de pessoas, mas a taxa de desemprego ficou pelo quinto mês nos 9%.
Em Outubro o número de desempregados caiu em 6 mil, segundo os dados hoje divulgados pelo Departamento do Trabalho do Executivo francês. Os analistas aguardavam por um crescimento de 10 mil desempregados.

As empresas retalhistas e de serviços ajudaram a criar empregos na economia francesa em Outubro, compensando os cortes de postos de trabalho efectuados pelas companhias industriais.

O número de empregos no sector dos serviços aumentou 47,3 mil, ou 0,5%, atingindo 10,13 milhões de postos de trabalho.

A taxa de desemprego, que há cinco meses está nos 9%, é uma das principais preocupações sociais dos franceses.


Fonte: Canal de Negócios 2002/11/29 08:41:36h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Perdão fiscal limpa dívidas do Benfica

por TRSM » 29/11/2002 9:32

Perdão fiscal limpa dívidas do Benfica

A regularização excepcional de dívidas ao Fisco «esconde» um perdão fiscal ao Benfica que «poupa» 2,5 milhões de euros, noticiou o «Semanário Económico».

Fonte: Canal de Negócios 2002/11/29 08:23:31h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

PT interessada nos 15% da Globo na SIC

por TRSM » 29/11/2002 9:29

PT interessada nos 15% da Globo na SIC

A Portugal Telecom já apresentou um valor indicativo para adquirir os 15% que a Globo detém na estação de televisão liderada por Pinto Balsemão, noticiou o «Semanário Económico».

Fonte: Canal de Negócios 2002/11/29 08:23:31h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Questões jurídicas adiam fecho da ONIWay para amanhã

por TRSM » 29/11/2002 9:27

Questões jurídicas adiam fecho da ONIWay para amanhã

A assinatura do contrato que dita o fim da ONI Way foi adiada para amanhã devido a questões jurídicas inesperadas, revelou ao Negocios.pt fonte conhecedora do processo.
«Tem a ver com um problema levantado por uma das partes do processo», adiantou ao Negocios.pt fonte próxima do processo, escusando-se a especificar o cerne da questão.

A assinatura do contrato de venda dos activos da ONI Way estava agendada para hoje, mas de acordo com outra fonte, «teve de ser adiado por questões jurídicas levantadas por um dos operadores envolvidos na negociação».

Contactados pelo Negocios.pt, a Optimus, TMN e Vodafone Telecel, escusaram-se a comentar o assunto através de fonte oficial.

O prazo dado pelos operadores para uma tomada de posição da EDP para a venda dos activos da EDP termina amanhã.


Fonte: Canal de Negócios 2002/11/28 20:53:41h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Noticias de Sexta-Feira, 29 de Novembro 2002

por MozHawk » 29/11/2002 9:14

Bom dia! ;)
Editado pela última vez por MozHawk em 30/11/2002 2:47, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, brunoktm, Google [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, latbal, malakas, Manchini888, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, sempreamesma, Shimazaki_2, Sinedrio e 169 visitantes