S&P500 - Acredita que vai fazer novos minimos?
MarcoAntonio Escreveu:Sim, já não dá para votar. Se acharem interessante pode-se iniciar nova votação (e assim comparar a percepção dos forenses com aquela que existia há semanas atrás).
Acho uma boa ideia.

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Sim, já não dá para votar. Se acharem interessante pode-se iniciar nova votação (e assim comparar a percepção dos forenses com aquela que existia há semanas atrás).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
como é que se vota?
vai fazer pelo menos mais 2 mínimos... isto porque a 1 da 5 pode ficar acima da b da 4 de março...
mas se a 3 da 5 desmultiplicar-se bem... aí teremos mais 2 mínimos... logo.. mais 4 mínimos no total...
para já estou preocupado com este topo...
abraços
vai fazer pelo menos mais 2 mínimos... isto porque a 1 da 5 pode ficar acima da b da 4 de março...
mas se a 3 da 5 desmultiplicar-se bem... aí teremos mais 2 mínimos... logo.. mais 4 mínimos no total...
para já estou preocupado com este topo...
abraços
- Registado: 7/6/2008 2:02
Como é meus Amigos, isto continua tudo na mesma, penso que dificilmente irá fazer novos minimos, apesar de achar que a economia e as empresas ainda não sentiram nem demonstraram até que ponto esta crise as está afectar, talvez só daqui a 6 meses se começe a ver os verdadeiros resultados da verdadeira crise. 

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
salvadorveiga Escreveu:agora poe uma na primeira sessao de Setembro...
geralmente quando o pessoal volta das ferias...
eheh foi a nenhures... tava praticamente no mesmo sitio
pelo menos e' o q parece daqui..
Exemplos há sempre para todos os gostos, e leitura também.
Anyway para um trader com pouca paciencia a "andar de lado" é que melhor se ganha nos mercados.
Abraço
Apesar de ter votado que estou bear, começo cada vez a despir meu fato de urso.
E porquê?
De momento não vejo nenhuma notícia que possa sair que possa levar a inverter o sentimento dos mercados.
Irei estar atento, e consoante os timmings (suportes /resistências) começar a abrir posições longas.
E porquê?
De momento não vejo nenhuma notícia que possa sair que possa levar a inverter o sentimento dos mercados.
Irei estar atento, e consoante os timmings (suportes /resistências) começar a abrir posições longas.
- Registado: 17/4/2008 11:13
Afinal o mercado está a seguir o sentimento dos investidores, pelo menos dos do Caldeirão. 

agora poe uma na primeira sessao de Setembro...

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
MSP78 Escreveu:Postei este gráfico noutro tópico como gozo com a "regra" de vender em Maio para jogar pelo seguro.
Mas já agora, para aqueles que entram em pânico a cada quebra de LTA do SP, ainda se lembram da quantidade de LT que redesenharam em 2003, na lateralização após a subida inicial, sem que não tenha ocorrido nenhuma correcção significativa?
Fica o gráfico para relembrar.
Penso que o ditado de vender em Maio e ir embora, nao quer dizer que venha um Crash a caminho mas que o indice nao vai a lado nenhum por regra... e esse grafico que puseste mostra isso mesmo... Maio termina na linha onde diz Junho...
E tem logo ali um spike enorme que está muito perto dos maximmos dos 3-4 meses posteriores... o indice andou ali a lateralizar sem fazer nada...

se a regra se confirma este ano n sei... agora escreverem artigos, como o outro a dizerem this time will be different ...
BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga
Postei este gráfico noutro tópico como gozo com a "regra" de vender em Maio para jogar pelo seguro.
Mas já agora, para aqueles que entram em pânico a cada quebra de LTA do SP, ainda se lembram da quantidade de LT que redesenharam em 2003, na lateralização após a subida inicial, sem que não tenha ocorrido nenhuma correcção significativa?
- Anexos
-
- may.JPG (37.56 KiB) Visualizado 1942 vezes
Re
Votei não, tenho como motivo para tal trabalhar numa nas maiores empresas nacionais, depois de muita contenção, já se vislumbra algum investimento, novos avanços para expansão, as chefias sabem sempre algo que só saberemos daqui a sei lá quanto tempo. e além disso esta fase é um "dejávu", já ando nestas andanças há muito tempo, tempo demais para não repetir muitas burrices que já fiz e tempo demais para saber interpretar o momento que atravessamos.
Evidentemente que cada fase (Bull market/Bear market/Bull Market), tem a sua especificidade, já vivi várias, e esta fase em que estamos é aquela em que apenas se depende da recuperação dos investimentos, resultados acima das expectativas, preço de matérias primas, quando se tornar evidente que a recuperação está em marcha começam em massa as fusões, aquisições e opa.s esperançados nos imensos dividendos que se irão obter com a recuperação económica.
Existem milhares de "riquitos" da era moderna com origem nestas mudanças originários de wall street, reformaram-se aos 40 anos, compraram uma pequena ilha e vivem de algo esquisito e muitos milhões estão a pager essa factura e essa factura tem uma dimensão para a qual o mundo não estava preparado.
Depois vem a outra factura, os juros subiram porque era necessário controlar a inflação, os investimentos foram reduzidos porque era necessário controlar os investimentos, as matérias primas descem porque a procura desce enfim, daqui a entre 4 , 5 a 8 anos lá estamos de novo noma fase igual a esta ( que já não seria mau) e a discutir algo semelhante a este tema.
Se eu falhar completamente neste diagnóstico então estamos tramados, os nossos valores estarão em perigo e deus nos valha porque não temos políticos à altura para nos valer.
Mais rapidez ou menor a recuperação está em marcha, irá haver correcções sobretudo no curto prazo, subidas fortes e consolidações, enfim a história de sempre com a especificidade de cada momento.
Cump.s e B.N,
Evidentemente que cada fase (Bull market/Bear market/Bull Market), tem a sua especificidade, já vivi várias, e esta fase em que estamos é aquela em que apenas se depende da recuperação dos investimentos, resultados acima das expectativas, preço de matérias primas, quando se tornar evidente que a recuperação está em marcha começam em massa as fusões, aquisições e opa.s esperançados nos imensos dividendos que se irão obter com a recuperação económica.
Existem milhares de "riquitos" da era moderna com origem nestas mudanças originários de wall street, reformaram-se aos 40 anos, compraram uma pequena ilha e vivem de algo esquisito e muitos milhões estão a pager essa factura e essa factura tem uma dimensão para a qual o mundo não estava preparado.
Depois vem a outra factura, os juros subiram porque era necessário controlar a inflação, os investimentos foram reduzidos porque era necessário controlar os investimentos, as matérias primas descem porque a procura desce enfim, daqui a entre 4 , 5 a 8 anos lá estamos de novo noma fase igual a esta ( que já não seria mau) e a discutir algo semelhante a este tema.
Se eu falhar completamente neste diagnóstico então estamos tramados, os nossos valores estarão em perigo e deus nos valha porque não temos políticos à altura para nos valer.
Mais rapidez ou menor a recuperação está em marcha, irá haver correcções sobretudo no curto prazo, subidas fortes e consolidações, enfim a história de sempre com a especificidade de cada momento.
Cump.s e B.N,
- Registado: 7/2/2005 18:06
Onorio Escreveu:Fara novos minimos, se dentro de 6 meses isso é mais dificil responder...por isso nao voto.
Isso é que é ter certezas Onorio!!!

De qualquer forma no que tens de votar é se acreditas que será nos próximos 6 meses ou não, esta votação é apenas para medir o sentimento... eu coloquei não mas até posso mudar de opinião daqui a uma ou duas semanas! Mas estamos a medir o sentimento nesta altura!

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Não sei, não me interessa muito detectar mínimos e máximos, acho que se gasta muito tempo e energia a discutir esse assunto quando o que importa realmente é seguir a tendência.
Cumprimentos,
Hugo
Cumprimentos,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
Os mercados ainda estão em polvorosa por isso é natural que corrijam, por exemplo SP500 para valores próximos dos 800, mas fazer novos mínimos, penso que não será fácil, nos próximos 6 meses.
Houve um dia no início de Setembro de 2008 que eu perguntei ao pessoal que estava numa sala de Chat económico, se acreditavam que o SP500 fosse a mínimos de 2002, ou seja visitasse a casa dos 790. Disseram-me que não, que esta crise embora maior, estava a ser mais bem preparada pelos governos, com os bancos centrais a injectarem quantidades maciças de capital e tal...
E depois foi o que se viu! Bancos a falirem, grandes bancos a serem comprados ou fundirem-se.
Relativamente à actualidade, lembro que há uns dias atrás, falava-se muito em Wall Street que as subidas das bolsas desde Março, tinha sido "too fat, too fast".
Portanto, estou à espera de uma forte correcção.
Por isso nesta fase, é preciso ter muito cuidado...
E regra geral parece que se nota alguma indefinição, um certo compasso de espera.
Para fazer novos mínimos, seria necessário que mais alguma grande desgraça ocorresse, como por exemplo, adiar-se a recuperação económica para 2011 ou 2012, quando tanto se fala em 2010.
Estas fortes subidas, estão relacionadas com alguns resultados de algumas empresas bem melhores do que se estava à espera, de igualmente alguns dados económicos e também dos preços estarem muito baixos.
Pessoalmente não acredito que faça novos mínimos nos próximos 6 meses, mas não digo que seja impossível.
Cumprimentos a todos.
Houve um dia no início de Setembro de 2008 que eu perguntei ao pessoal que estava numa sala de Chat económico, se acreditavam que o SP500 fosse a mínimos de 2002, ou seja visitasse a casa dos 790. Disseram-me que não, que esta crise embora maior, estava a ser mais bem preparada pelos governos, com os bancos centrais a injectarem quantidades maciças de capital e tal...
E depois foi o que se viu! Bancos a falirem, grandes bancos a serem comprados ou fundirem-se.
Relativamente à actualidade, lembro que há uns dias atrás, falava-se muito em Wall Street que as subidas das bolsas desde Março, tinha sido "too fat, too fast".
Portanto, estou à espera de uma forte correcção.
Por isso nesta fase, é preciso ter muito cuidado...
E regra geral parece que se nota alguma indefinição, um certo compasso de espera.
Para fazer novos mínimos, seria necessário que mais alguma grande desgraça ocorresse, como por exemplo, adiar-se a recuperação económica para 2011 ou 2012, quando tanto se fala em 2010.
Estas fortes subidas, estão relacionadas com alguns resultados de algumas empresas bem melhores do que se estava à espera, de igualmente alguns dados económicos e também dos preços estarem muito baixos.
Pessoalmente não acredito que faça novos mínimos nos próximos 6 meses, mas não digo que seja impossível.
Cumprimentos a todos.
EuroVerde Escreveu:Quando o mercado sobe como subiu até aqui e o Krugman vem dizer que temos uma década perdida em que pensam?
Penso que em 10 anos o mercado não subiu. Penso que em Março de 1999 o S&P500 andava pelos 1300 pontos.
E penso na relação que poderá haver entre o S&P500 há dez anos atrás e daqui a 6 meses

- Registado: 2/4/2009 22:13
Boa noite
Novos mininos , não acredito
Correção seria bom , para ver se os mercados se "alinhavam" melhor.
Minimos não acredito , até porque os governos sabem o quanto custou sair dos minimos recentes, e penso que não deixariam afundar novamente os mercados,
até porque seria insustentavel novas injecções de capitais nas empresas, e os governos não teriam essa capacidade financeira a tão curto espaço de tempo.
Mas como é só a minha opinião, tudo é possivel, mas não acredito em novos minimos.
Novos mininos , não acredito
Correção seria bom , para ver se os mercados se "alinhavam" melhor.
Minimos não acredito , até porque os governos sabem o quanto custou sair dos minimos recentes, e penso que não deixariam afundar novamente os mercados,
até porque seria insustentavel novas injecções de capitais nas empresas, e os governos não teriam essa capacidade financeira a tão curto espaço de tempo.
Mas como é só a minha opinião, tudo é possivel, mas não acredito em novos minimos.
- Registado: 8/4/2009 16:46
Não acredito em novos mínimos nos próximos seis meses.
Sobre a teoria contrária parece-me de bom senso que ela só tem validade em fases de esgotamento da tendência, seja bullish ou bearish. Como o Marco bem explicou é normal e desejável que na maior parte do tempo tendência e sentimento seja coincidente. Quer-se que os compradores ou vendedores alimentem as subidas ou descidas respectivamente. O mercado para funcionar precisa de um desequilíbrio coerente do sentimento.
Sobre a teoria contrária parece-me de bom senso que ela só tem validade em fases de esgotamento da tendência, seja bullish ou bearish. Como o Marco bem explicou é normal e desejável que na maior parte do tempo tendência e sentimento seja coincidente. Quer-se que os compradores ou vendedores alimentem as subidas ou descidas respectivamente. O mercado para funcionar precisa de um desequilíbrio coerente do sentimento.
- Registado: 2/4/2009 22:13
Bem, os alertas...
já começaram a aparecer e há sempre que não acredite como aliás em todas as outras correcções......
- Registado: 29/11/2007 11:18
Não tens nada que pedir desculpa...
O importante é isto: durante um Bull Market a maior parte do tempo as pessoas estão optimistas na maioria e muitas vezes uma elevada percentagem está optimista e isso não impede que o mercado suba. Aliás, é o normal (apenas no início de um Bull Market a maioria está pessimista). Se consultares qualquer histórico de sentimento de mercado vais verificar isso mesmo.

O importante é isto: durante um Bull Market a maior parte do tempo as pessoas estão optimistas na maioria e muitas vezes uma elevada percentagem está optimista e isso não impede que o mercado suba. Aliás, é o normal (apenas no início de um Bull Market a maioria está pessimista). Se consultares qualquer histórico de sentimento de mercado vais verificar isso mesmo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Boas !
Não sei se vai fazer novos mínimos.
Penso no entanto que uma ida aos 820 é quase inevitavel (considerando que o maximo deste movimento actual são os 931) e que uma ida até aos 750/760 é provavel decidindo-se depois nessa zona se haverá eventuais novos mínimos.
BN,
ljbk.
Não sei se vai fazer novos mínimos.
Penso no entanto que uma ida aos 820 é quase inevitavel (considerando que o maximo deste movimento actual são os 931) e que uma ida até aos 750/760 é provavel decidindo-se depois nessa zona se haverá eventuais novos mínimos.
BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
humm.............. ok tou a ver "Apenas nos extremos". tá certo.
As minhas desculpas se fiz sugestões mal fundamentadas.
gracias.
As minhas desculpas se fiz sugestões mal fundamentadas.
gracias.

MarcoAntonio Escreveu:JPinela Escreveu:Pois....... eu tb tenho a sensação que vai descer.....
Mas não esqueço aquela frase do ulisses "quando mais pessoas acreditarem na descida, mais provável é ela não acontecer"..... (algo parecido, não é citação directa), que ainda hoje me faz grande confusão.
E noto que mta gente acredita na descida, assim como as noticias tb evidenciam mta coisa má..... por isso.....
Isso não é bem assim (não sei se a citação do Ulisses é exacta mas penso que não é).
Convém no entanto esclarecer que não se passa assim como descreves/sugeres. Apenas nos extremos (e isto é um pouco subjectivo/variável) se dá o caso de o mercado fazer o inverso do que a maioria espera...
Ao longo de um Bear Market o pessimismo sobe e a maioria está pessimista a maior parte do tempo e isso não impede que o mercado caia. E ao longo de um Bull Market o optmismo sobe, a maior parte está optimista a maior parte do tempo e isso não impede que o mercado suba e por muito tempo nestas condições.
Sem querer pretender ser uma crítica mas apenas um alerta, tentar aplicar o sentimento contrário o tempo todo é um erro crasso porque a maior parte do tempo o sentimento contrário não funciona. Apenas nos extremos e por um relativamente curto espaço de tempo ele está correcto. As grandes inversões tendem a ocorrer em extremos de sentimento onde uma esmagadora maioria está de um lado do mercado.
Isto contudo difere bastante da frase que colocaste e é um alerta importante para que não se tente aplicar este princípio em alturas em que ele provavelmente vai falhar.
Editado pela última vez por JPinela em 29/5/2009 20:08, num total de 1 vez.
- Registado: 29/5/2009 18:22