Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Bull

por jarc » 29/5/2009 21:36

Na verdade a probabilidade do índice de referência subir com força ultrapassando os mil pontos está nos gráficos. E, caso não surja uma notícia com impacto,esse será o movimento mais lógico. Porém, ir amealhando uns trocos para uma pázada acima dos mil é capaz de ser uma boa ideia. Uma estratégia possível é entrar curto e desgastar os touros em acções (comprando e vendendo) que mexem no índice. Eles quando investem compram sempre no topo...

Registado: 23/7/2003 16:05

por MarcoAntonio » 29/5/2009 21:24

Bem, mas eu não vou continuar a discutir este assunto senão ainda ficas a achar que eu estou a pegar contigo. Se continuei foi porque o que foste escrevendo só veio confirmar o que escrevi no primeiro post.

E se eu estou a escrever isto é porque acho que é útil para muito mais pessoas e a defender que as pessoas não devem "apaixonar-se" por um lado do mercado (ou por uma opinião sobre o que vai acontecer ao mercado).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por salvadorveiga » 29/5/2009 21:23

so quando quebrar os 1013 mudo para Bull longo prazo ;) para já continuo um bezerro de curto prazo, Bear longo prazo e medio prazo neutro
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por MarcoAntonio » 29/5/2009 21:20

salvadorveiga Escreveu:Alias dizeres que é o que me convem, ai discordo até porque eu estou ainda maioritariamente longo, em algumas acções, porisso só me ajudaria a espremer mais uns ganhos, e a sshortar num sitio mais alto...

(...)

EDIT: Agora que perfurou os 913.84 sim acredito que va quebrar os 930 em alta...

Não quero ser chato, mas isto é um pouco incoerente e vai de resto na linha do que tenho estado a escrever. Tu acreditas que o mercado vai cair, aconteça o que acontecer, é o que fica claro destas linhas.

Sinceramente não me interessa qual é o teu resultado financeiro e espero que não leves para aí.

Agora a tua visão é (claramente) a de alguém que está perfeitamente convencido que o mercado vai cair, mesmo quando eventualmente acha que vai subir (ou estará a dar sinais de que vai subir mais, como queiras). Consolide, lateralize, corrija, quebre resistências... tu continuas sempre a dizer que vai cair.

Tu podes argumentar que a tua opinião pode mudar conforme o comportamento do mercado mas acabaste de dizer que te dá jeito que suba porque assim shortas mais acima. Ou seja, a tua visão intrinsecamente bear está (sempre) lá e não muda conforme o input do comportamento do mercado...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 29/5/2009 21:09

salvadorveiga Escreveu:nao nao acho negativo... mas ponho em hipotese... so o facto de estar a lateralizar para mim nao diz de muito... pelo lado que quebrar ( ou 880 ou 930) e' para onde ele ira' a seguir e penso q com aceleração...)

Alias dizeres que é o que me convem, ai discordo até porque eu estou ainda maioritariamente longo, em algumas acções, porisso só me ajudaria a espremer mais uns ganhos, e a sshortar num sitio mais alto...

EDIT: Agora que perfurou os 913.84 sim acredito que va quebrar os 930 em alta...

É uma leitura "conveniente" no sentido de que vai de encontro a aquilo que acreditas que deve/vai acontecer. Eu estou pouco importado com as posições que deténs, salvador. Estamos aqui a discutir opiniões e visões sobre o mercado, nada mais. O resto para mim é verdadeiramente acessório. Não estejas preocupado em demonstrar ou dizer que não estás a perder ou que não estás do lado errado do mercado porque eu não te estou a criticar ou a atacar, estou apenas a debater e a criticar a opinião que emitiste, conjungando a tua visão de que os mercados devem/vão cair com a leitura que fizeste de um comportamento (que por sinal é tipicamente bullish).

E se tinhas dúvidas de que é tipicamente bullish, acho que os posts que coloquei o esclarecem completamente.

Agora, tens de ficar bullish por causa disto?

Claro que não. Tu tens a tua opinião e deves continuar a desenvolvê-la por ti. Apenas defendo que (ou sugiro que) não pegues num cenário que é bullish como que defendendo a tua visão. Faço-me entender?

Ou seja, faz sentido dizer "eu continuo a acreditar que vai cair por isto ou por aquilo e não acredito que esse comportamento técnico bullish vá funcionar desta vez, para mim esse comportamento só por si não é relevante". Isto na minha opinião seria uma argumentação racional e defensável.

Como é óbvio não te estou a (querer) obrigar a ficar bullish...

Nem de forma nenhuma constitui uma crítica ou ataque pessoal. Por isso não personalizes, não te preocupes em dizer que posições deténs ou isto ou aquilo (eu não sugeri que estavas a perder, não faço ideia e nem quero saber).
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 29/5/2009 21:06

É incrível que entre 1983 e 2000 o S&P multiplicou-se por cerca de 15 vezes!!!!!!!!!!! Quase nem se nota o crash de 87...

O gráfico é bastante ilucidativo! Thanks Marco!

abraços

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por salvadorveiga » 29/5/2009 21:02

nao nao acho negativo... mas ponho em hipotese... so o facto de estar a lateralizar para mim nao diz de muito... pelo lado que quebrar ( ou 880 ou 930) e' para onde ele ira' a seguir e penso q com aceleração...)

Alias dizeres que é o que me convem, ai discordo até porque eu estou ainda maioritariamente longo, em algumas acções, porisso só me ajudaria a espremer mais uns ganhos, e a sshortar num sitio mais alto...

Eu acredito que vai cair mas isso impede-me estar longo?

Não... alias tenho estado longo desde Março...até porque eu uso um sistema mecânico logo o que eu penso ou deixo de pensar nem entra nas decisões de compras ou vendas (tenho outra carteira que ai é mais especulativa e ai sim pesa a minha decisão, mas mesmo nessa tenho estado maioritariamente longo... ultimamente so tenho feito daytrade até se resolver a tendencia e ver pa onde quebra, pelo que para mim então estando como day trader tanto se me dá se cai hoje ou se sobe amanha... tenho e' que enquadrar-me dentro daquele timeframe e mais nada... agora quando começar a construir posiççoes medio prazo ai sim começo a tomar isso em consideraçao)

Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

por MarcoAntonio » 29/5/2009 21:02

Bom, se calhar leram o meu post...

(tou a brincar obviamente!)
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

por Resina » 29/5/2009 21:00

Mas os mercados norte americanos passaram-se?
A que se deveu esta subida maluca????
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por MarcoAntonio » 29/5/2009 21:00

Já lá estão os dois...
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 29/5/2009 20:59

Marco enganaste-te no gráfico das "três décadas" :)

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 29/5/2009 20:52

Já agora, para que ninguém diga que eu só coloquei um ou dois exemplos, aqui ficam quase 3 décadas de histórico do S&P com uma série de consolidações após longas subidas.

Também se vê perfeitamente que durante os dois Bear Markets que existirem, estes desenvolvem-se segundo uma série de uma espécie de U/V invertidos, portanto seguem um padrão de desenvolvimento diferente...

Se repararem, é totalmente claro que o Bull Market não se faz com uma sequência de U/V's mas sim com subidas/consolidações/subidas/consolidações.

As consolidações pontualmente englobam uma correcção mais forte mas de curto espaço de tempo ou são substituidas por uma correcção relatiamente breve. É perfeitamente claro que os índices se comportam assimetricamente entre Bulls e Bear Markets...

Portanto, voltando à questão inicial desta série de postos, o cenário que descreveste não é típico de Bear Market (naturalmente haverão algumas ocorrências, mas entre existir ou ser típico/frequente vai uma grande diferença).
Anexos
S&P-consolidações-após-fortes-subidas.png
S&P-consolidações-após-fortes-subidas.png (16.57 KiB) Visualizado 4139 vezes
S&P500-3decadas.png
S&P500-3decadas.png (15.95 KiB) Visualizado 4109 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por newtrade » 29/5/2009 20:46

Depois de tão grandes subidas , sinceramente a não existência de quedas significativas e a existência de lateralização vejo como bom indicio para novas subidas.

Registado: 12/10/2008 15:57

por MarcoAntonio » 29/5/2009 20:34

salvadorveiga Escreveu:
Nao concordo tanto pode tar a consolidar para fazer novos maximos como isto pode ser uma acçao de topping...

Alias concordo em parte contigo...

Vejamos em 2008. 28 de Abril de 2008 S&P 1396 pontos...

Ultima 6a feira de Maio de 2008 1394 pontos...

:roll:

Salvador, se pegares em ocorrências isoladas que vão de encontro ao que acreditas, é lógico que encontrás. Contudo, o exemplo que estás a dar nem sequer é semelhante, é extremamente diferente.

Primeiro aí estavamos no início de um Bear Market (mts ainda nem tinham a certeza de que estavamos em Bear Market, mas ok, ainda que considerassemos como "universal", estava no início). A subida de que vinhamos era muuito mais pequena (na ordem de um terço da dimensão). A própia lateralização em si é menos perfeita.

Sugiro-te que olhes para o índice com uma leitura mais abrangente. Torna-se evidente que, no caso do S&P a situação mais similar num passado recente ocorre em 2003 onde, depois de um já relativamente longo Bear Market (1~2 anos de Bear Market é bastante, é o que normalmente duram os Bear Markets) o mercado tem uma forte recuperação (comparável a esta última) e entra em consolidação lateral. Mais à frente no início de 2004 faz de novo a mesma coisa depois de mais um movimento significativo e aí tem ainda uma consolidação mais larga e duradoura.

Se olhares objectivamente para o gráfico rapidamente concluis que a similitude com esses períodos (especialmente o primeiro, pelo menos até agora) é muuuito maior do que com o período que pegaste a título de exemplo. É claro que tens de esquecer por um bocadinho que estás convencido que o mercado vai cair...
Anexos
S&P-consolidações-após-fortes-subidas.png
S&P-consolidações-após-fortes-subidas.png (16.57 KiB) Visualizado 4224 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/5/2009 20:54, num total de 2 vezes.
Imagem

Administrador Fórum

por FrancRap » 29/5/2009 20:34

Palmas para este post do Marco António, por colocar o pessoal bear de volta á terra.
Este topico é dos mais interessantes do caldeirao, mas nao deixa de ser constrangedor ver alguns users a quem eu tenho muito apreço e consideraçao começarem a "deturpar" situaçaoes que claramente veem nos livros, e como o Marco Antonio diz é um claro sinal BULL.

Acredito que ainda é possivel uma correçao, cada vez menos provavel diga-se, pois cada dia de consolidaçao funciona como mais um dia ganho pelos touros.

É tudo uma questao de probabilidades, e se houver um pouco de isençao e limpar de ideias pré-feitas, tecnicamente estamos a consolidar para o proximo salto, algures até aos 1000 pontos.

Cumprimentos, bons negocios, e siga a discussão!!

Registado: 26/11/2007 4:39

por EBF » 29/5/2009 20:18

Boas

Caro Midas, venho também aqui agradecer os teus tópicos, pelo valor intelectual das analises e por partilhares a tua opinião por mais controversa que possa ser, é questionando que abrimos oportunidades de aprender.

O resto é ruído de fundo, tens de estar acima disto.

um abraço, e cumprimentos a todos

Registado: 26/3/2009 16:16

por MarcoAntonio » 29/5/2009 20:15

salvadorveiga Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:A 1 de Maio o indice estava nos 906, hoje andava nos 906... foi 1 mes inteiro sideways...

Um mês inteiro a lateralizar depois da subida que teve é bullish. É a melhor forma de consolidar o movimento ascendente anterior...

Se depois desta lateralização vier a fazer novos máximos acima da resistência que tem pela frente passa de bullish a muito bullish.

Atenção a isso e a sentimentos demasiado interiorizados que nos podem distorcer a leitura do comportamento dos índices. Tecnicamente este comportamento é bullish...

Nao concordo tanto pode tar a consolidar para fazer novos maximos como isto pode ser uma acçao de topping...

É claro que tanto pode fazer uma coisa como outra. Nos mercados não há certezas nem movimentos certos...

Quando se diz que é bullish significa que provavelmente o próximo movimento é para cima (ou por outra, é mais provável que o próximo movimento seja para cima). É o que te dirá qualquer Analista Técnico experiente relativamente ao comportamento que descreveste. É o que me diz a minha experiência em particular (de mais de 10 anos de acompanhamento de mercado).

Sim, pode ir para baixo. Mas o mais provável (dado o comportamento que tem tido - a tal lateralização - e foi isso que eu comentei, pois tu pegaste exactamente na descrição do comportamento do último mês) é o oposto.

Espero que não me leves a mal, estou a escrever isto com a melhor das intenções, acredita, mas o teu comentário é claramente o comentário de alguém que está convencido que vai acontecer uma coisa e portanto dá uma interpretação "conveniente" para aquilo em que acredita (quando a maior parte das vezes aquilo que descreve significa precisamente o oposto). Tu achas "negativo" o mercado estar a lateralizar durante um mês. Mas é positivo. Esse dado em si é positivo, depois de ter subido o que subiu estar a consolidar lateralmente é um comportamento classicamente bullish (eu diria mesmo que é o tipo de comportamento que tem das mais altas taxas de acerto).

Isto não nos dá certeza nenhuma de que vá subir e é perfeitamente possível que venha a cair (eventualmente a cair muito). Estamos meramente a falar no plano das probabilidades, que tipo de comportamento se tipifica aqui...

É importante, para mim é do mais importante que há, compreender que nós não devemos procurar que o mercado nos dê razão. Quem está à espera que o mercado lhe dê razão (foca aí o "core" da sua análise ao mercado) tende a ficar errado durante longos períodos de tempo e a perder também dos mais importantes movimentos.

Dito de outra forma: tu "já decidiste" que o mercado vai cair e tudo o que acontecer tu vais "ler" segundo os olhos de alguém que acredita que vai cair.

Espero que entendas a mensagem que te estou a passar...

O que eu defendo é que devemos tentar entender onde está a razão do mercado. A diferença é subtil mas na verdade significa praticamente o oposto. Eu não quero saber se o mercado me dá razão ou não, antes quero estar o mais certo possível com o mercado.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/5/2009 20:43, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por salvadorveiga » 29/5/2009 20:02

MarcoAntonio Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:A 1 de Maio o indice estava nos 906, hoje andava nos 906... foi 1 mes inteiro sideways...

Um mês inteiro a lateralizar depois da subida que teve é bullish. É a melhor forma de consolidar o movimento ascendente anterior...

Se depois desta lateralização vier a fazer novos máximos acima da resistência que tem pela frente passa de bullish a muito bullish.

Atenção a isso e a sentimentos demasiado interiorizados que nos podem distorcer a leitura do comportamento dos índices. Tecnicamente este comportamento é bullish...

Imagem
Imagem Imagem

por salvadorveiga » 29/5/2009 19:59

- GOE - Escreveu:
salvadorveiga Escreveu:
Nathan Escreveu:Midas, desculpa lá dizer-te isto com frontalidade, mas a tua teimosia ultrapassou todos os limites.

Os mercados accionistas têm subido desde que abriste este tópico e continuas a ser do contra ?
O que estás a ganhar com isto ?

A economia pode estar mal, coisa que não se tem que reflectir obrigatóriamente no andamento dos mercados, pois este último antecipa o estado da economia.

Acabaste foi de perder o movimento bear forte que houve alguns meses atrás.

Agora continua a bater no gato que fazes bem :roll:

Até pode acontecer que voltemos a atingir mínimos num prazo de 10 anos, o mesmo aplicando-se aos máximos.

nao serão 10 anos...

Desculpa mas desde q se debate aqui onde andou o o S&P ?

A 1 de Maio o indice estava nos 906, hoje andava nos 906... foi 1 mes inteiro sideways...

o Midas começou este topico andava o indice tambem num range dos 850-875...

REPITO

Para quem faz medio prazo, 30 ou 50 pontos nao e' nada visto que o retorno sao de 200-300 ou 400 pontos...

A ideia inicialmente apontada pelo Midas parecia-me mais um trading plan de curto-prazo, bem mas isso só ele o poderá confirmar.

Embora me pareça algo estranho fazer trading de índices com um espaço temporal tão grande, 100 a 400pts? .. Err .. :roll: Normalmente procuram-se variações de 5 a 15pts .. Pelo menos falo por mim ..

existe varios tipos de investidores... short term nesse caso a' procura dos 10-15 pontos...

swingers, que tenta apanhar os swings maiores d medio prazo seja pa cima ou pa baixo - neste caso vejo bem o Enslaved...

E medio longo prazo... q tem um target em mente e por isso mesmo vao construindo a posição ou entrao logo na posiçao...

Lembrome daqui o Prechter que shortou o mercado 1 dia apos o topo do mercado nos 1565 pontos em 2007 e apenas fechou o trade em Março deste ano...

Isto porque ele tinha um target abaixo dos 750 pontos...

Eu sempre fiquei com a impressao q isto seria uma posiçao de medio prazo, com vista a' ida aos minimos... logo um drawdown de 30 ou 40 pontos a meu ver nao e' nada com o possivel retorno
Imagem
Imagem Imagem

por MarcoAntonio » 29/5/2009 19:55

Iniciado Escreveu:Já há muito tempo que não via uma volatilidade como hoje,entre as 13.00 horas e as 17.00 foi a loucura total.
Eu a negociar os super turbos do comerzbamk,com "ranges" de 15 pips por minuto.
Se alguem me souber responder eu agradeço.
Esta volatilidade tem alguma interpretação?
Cumprimentos a todos e bons negocios.

Estás a ver o mercado à lupa, só pode!

A volatilidade tem estado baixa e em particular hoje esteve muito baixa...

Quanto à interpretação para a baixa volatilidade, nada de especial. Só vem confirmar que o mercado está em movimento de consolidação. A volatilidade (e normalemente tb o volume) diminuir é o comportamento clássico. Quando sair deste range e voltar a aumentar a volatilidade é sinal de que provavelmente está a iniciar uma nova leg (um movimento mais significativo).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/5/2009 19:59, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Já há muito...

por Iniciado » 29/5/2009 19:53

Já há muito tempo que não via uma volatilidade como hoje,entre as 13.00 horas e as 17.00 foi a loucura total.
Eu a negociar os super turbos do comerzbamk,com "ranges" de 15 pips por minuto.
Se alguem me souber responder eu agradeço.
Esta volatilidade tem alguma interpretação?
Cumprimentos a todos e bons negocios.

Ps:Midas , sabes que eu sou teu fãn, e até concordo totalmente contigo...mas .....sigamos o mercado

Registado: 22/12/2005 15:42

por StRuTcH » 29/5/2009 19:46

Fica aqui (mais) um muito obrigado ao Midas que tem feito uma partilha EXCELENTE de material mesmo muito bom! :mrgreen:

Se a minha ideia sobre a economia US e as medidas tomadas não era boa... Aqui, ela fica cada vez mais fundamentada!

Capitalismo com nacionalizações?!?! Algo se passa no reino dos americanos... :shock:

Registado: 20/12/2008 14:26

por - GOE - » 29/5/2009 19:35

salvadorveiga Escreveu:
Nathan Escreveu:Midas, desculpa lá dizer-te isto com frontalidade, mas a tua teimosia ultrapassou todos os limites.

Os mercados accionistas têm subido desde que abriste este tópico e continuas a ser do contra ?

A economia pode estar mal, coisa que não se tem que reflectir obrigatóriamente no andamento dos mercados, pois este último antecipa o estado da economia.

Até pode acontecer que voltemos a atingir mínimos num prazo de 10 anos, o mesmo aplicando-se aos máximos.

nao serão 10 anos...

A 1 de Maio o indice estava nos 906, hoje andava nos 906... foi 1 mes inteiro sideways...

REPITO

Para quem faz medio prazo, 30 ou 50 pontos nao e' nada visto que o retorno sao de 200-300 ou 400 pontos...

A ideia inicialmente apontada pelo Midas parecia-me mais um trading plan de curto-prazo, bem mas isso só ele o poderá confirmar.

Embora me pareça algo estranho fazer trading de índices com um espaço temporal tão grande, 100 a 400pts? .. Err .. :roll: Normalmente procuram-se variações de 5 a 15pts .. Pelo menos falo por mim ..

Registado: 5/12/2007 16:26

por salvadorveiga » 29/5/2009 19:33

- GOE - Escreveu:Mas a economia Americana alguma vez é comparável à Japonesa ? ..... :roll:

Realmente... sim no Japao, os carros voam e as pessoas tem a cabeça nos pés... a esquerda e' a nossa direita e por ai fora...

As regras economicas sao iguais em todo o lado... nao nao e' comparavel porque os EUA estao numa situaçao muito pior do que o Japao por essa altura.

Enquanto muito do peso foi suportado pela populaçao devido a' sua alta "savings rate" (15-20%)a populaçao americana tem uma savings rate negativa...
Imagem
Imagem Imagem

por salvadorveiga » 29/5/2009 19:29

nao serão 10 anos...

REPITO

Imagem
Imagem Imagem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, trilhos2006 e 217 visitantes