Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pergunta estranha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 29/11/2002 13:46

Ooops... a minha resposta já saiu depois do tempo, isto é, depois do mestre ter tirado as conclusões! ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulisses Pereira » 29/11/2002 13:42

Caro lmm,

A pergunta é mais complicada do que aparentemente parece. Digo isto porque é natural falarmos das nossa experiências passadas e ignorar as perspectivas futuras que é aquilo que queres saber.

A minha relação entre trades ganhadores/perdedores é muito mau. Geralmente, em cada três trades, uma é vencedora e duas são perdedoras. A verdade é que não fico nada aborrecido com isso pois os trades vencedores compensam essa maioria de trades perdedores. Isso está, naturalmente, relacionado com o facto de negociar com "stops" relativamente apertados. Aliás, a colocação de "stops" é um factor primordial no processo de tomada de decisão quando abro uma posição.

Ou seja, a minha preocupação não é com a % de trades ganhos mas sim com a % que ganho em cada trade. :) Como tal, face ao meu sistema de stops apertados, se eu fizer quatro ou cinco trades conseutivos vitoriosos será um resultado fantástico. Por isso, duvido que consiga fazer mais do que esse valor com a minha forma actual de negociar.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Conclusão?

por lmm » 29/11/2002 13:39

Bom... as minhas suspeitas confirmaram-se e de facto a adesão ao tema não foi tão grande quanto isso.

O objectivo da questão prendia-se essencialmente com a expectativa de sucesso que cada um teria relativamente àquilo de que é capaz de conseguir.

Debate: A conclusão que se pretende extrair daqui é que a maioria das pessoas não está, de um ponto de vista psicológico, preparado para o sucesso!

O que nos impede de ter um winning streak de 100 ou mesmo 1000 trades vencedores? O quê, pergunto eu??!!

Resposta: provavelmente nós mesmos!

Claro que nem só de psicologia vive o trader, o sistema usado e o money management aplicado irão condicionar necessariamente o output de resultados de uma série de n trades. As condições do mercado são, do meu ponto de vista, inteiramente ireelevantes dado que é um factor que não podemos controlar.

Mas a "pergunta estranha" surgiu porque eu estava a ler "umas coisas" sobre coaching e deparei-me com uma análise de um tipo que estava a preparar a equipa olimpica americana de tiro e ele colocou a seguinte questão à equipa.

"Quantos de vós consegirão atingir um bullseye com um único tiro?"
Todos levantaram as mãos, pois sem dúvida que o fariam...

"Quantos de vós conseguem atingir um bullseye duas vezes em tiros consecutivos?"
Todos levantaram as mãos, pois sem dúvida que o fariam...

"Quantos de vós conseguem atingir um bullseye 5 vezes em tiros consecutivos?"
Levantaram-se menos mãos...

"Quantos de vós conseguem atingir um bullseye 10 vezes em tiros consecutivos?"
Levantaram-se ainda menos mãos...

"Quantos de vós conseguem atingir um bullseye 20 vezes em tiros consecutivos?"
Levantaram-se somente duas mãos

"Quantos de vós conseguem atingir um bullseye 30 vezes em tiros consecutivos?"
Ninguém levantou um dedo, lol

Achei isto interessantissimo pois, se podemos fazer uma coisa "bem" uma vez, sendo as condições as mesmas, porque não o poderemos fazer tantas vezes quanto as necessárias? O que nos impede de pensar que não? E porque é que ao pensarmos que não conseguimos uma coisa, então isso será determinante para que, efectivamente, o não consigamos?

Não tenho as respostas para tudo, e no dia de hoje nem tempo para levar todos os corolários, mas poderá ser um tema de debate este o da "preparação psicológica para o sucesso" se acharem que vale a pena.

Das poucas :( respostas obtidas existe ainda espaço para um Perguntas Esquisitas II. Veremos se merece a pena, lol.

Cumps,
lmm
Posso bem ser o pior trader da História:

Quando o mercado está comigo tenho sempre contratos a menos;

Quando o mercado está contra mim tenho sempre contratos a mais!

Registado: 5/11/2002 0:26

As maiores séries....

por João Carvalho Fernandes » 29/11/2002 13:34

No fim de 1999, início de 2000, tive 7 trades a ganhar. Quase de seguida (1º semestre de 2000), 8 perdas sucessivas, que foram uma grande lição!

Registado: 10/11/2002 12:02

Trades vencedores seguidos...

por Carocha » 29/11/2002 12:41

... consigo obter no maximo 3 com o meu sistema

espero ansioamente pelo resultado estatistico! 8-)

Registado: 25/11/2002 0:04

Resposta

por jcapela » 29/11/2002 9:34

Sem qualquer sistema rígido ,espero conseguir dois vencedores por cada perdedor(Warrants).
Em acções invisto mais no médio/longo prazo e nunca pensei em nenhum ratio...mas talvez quatro para um :)
Esperemos que a realidade não venha a ser inversa :( :( :(
Abraços jc

Registado: 4/11/2002 22:53

por Flying Turtle » 29/11/2002 9:32

A minha expectativa é de conseguir 2 a 3 consecutivos. A experiência passada, que não é muita (apenas faço trades dentro desta lógica desde Agosto) , aponta para esse nível. O meu desejo, evidentemente, é outra coisa... :wink:

Já agora, deixo mais uns elementos, embora não solicitados:

Também não tenho registo de mais de 3 trades negativos consecutivos.

Cerca de 45% dos meus trades foram positivos.

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Ulisses Pereira » 29/11/2002 4:24

Caro lmm,

Hoje está a ser praticamente impossível aceder ao fórum, pelo que é natural que não haja quase respostas. Eu prometo responder com mais calma a esta tua curiosa questão.

Estou certo que, quando os problemas no servidor forem resolvidos e o caldeirão voltar a entrar em ebulição, terás inúmeras respostas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Pergunta estranha

por Red » 29/11/2002 0:55

Caro lmm,

Tendo eu uma proporção de mais ou menos 2 trades vencedores para cada perdedor, espero no futuro vir certamente a conseguir pelo menos 7,8,9... trades vencedores sucessivos, é uma questão de estatistica, quanto mais tempo decorrer maior a probabilidade de conseguir mais.

Há sistemas que facilmente geram uma percentagem muito maior de vencedores, mas com um lucro bem menor.
Red.

Registado: 6/11/2002 15:42

Carissimos Marco e Dwer

por lmm » 29/11/2002 0:42

Muito obrigado desde já pela vossa pronta participação.

Peço-vos que releiam a questão. Ela está formulada de uma forma pouco habitual para a estrutura mentalda maioria das pessoas :twisted:

Não quero saber a vossa racio de p/l, eu pergunto quantos trades vencedores pensam consecutivos esperam poder obter. É bem diferente :idea:

O Dwer parece ter respondido à questão, ou seja, não espera conseguir fazer mais de 3 trades vencedores, certo?

Se não for demasiado incómodo, introduzam novamente as respostas :lol:

Quanto ao resto do pessoal, por favor, participem neste pequeno inquérito. Acho que o resultado vai ser verdadeiramente interessante, principalmente se houver uma grande participação...

Os Administradores do Fórum também podem participar!! é GRÁTIS :!: lol

Cumps,
lmm

P.S. - Cem, tenho a certeza que andas por aí também. Homem aparece e dá a tua opinião! Já sei, já sei, desiste dos fóruns pela segunda vez e blá, blá, blá... Olha que não há 2 Cem 3 8-)

Resposta

por Dwer » 29/11/2002 0:08

Não mais que três concerteza...

Sinto-me contente se fizer dois positivos e um negativo.

Às vezes acontece o negativo dar conta dos lucros de dois positivos.

Poucas vezes um positivo deu conta de dois negativos.

Seria algo como isto?

Abraço,
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por MarcoAntonio » 29/11/2002 0:00

Bem, deduzo que te referes a sistemas discricionários e não mecanicos, pelo forma generalizada como fizeste a pergunta.

Com o meu sistema discricionário (não utilizo mecânicos) já consegui efectuar 7 trades em warrants consecutivos sempre a ganhar (o TRSM é testemunha, eheheh, ele assistiu a eles em tempo real) e por várias vezes já consegui 4 ou 5... Quanto a falhados, o máximo consecutivo penso que foi 3 se bem me lembro... e por causa deles fiquei cerca de 15 dias sem negociar (para por a cabeça no lugar)... Em warrants 3 trades consecutivos sempre a falhar é cá uma «traulitada»... bem, o capital veio para quase metade... :oops:
Em média faço uns 2 a 3 bons por cada um falhado, assim por alto.

Quanto a acções, o ritmo é bastante mais lento porque tenho apostado em position-trade mas a média não é muito diferente. Este ano fiz 6 trades apenas se bem me lembro (em todo o ano). Falhei 2 e acertei 4 (dos quais 2 ainda estão abertos mas com posições altamente ganhadoras e dos quais muito dificilmente sairei a perder).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Pergunta estranha

por lmm » 28/11/2002 21:59

Não estou à espera de grande receptividade à questão que vou deixar, mas gostava de a ter :roll:, isto se não der muito trabalho a todos os Membros do Fórum...

A pergunta é:
Quantos trades vencedores consecutivos acham que conseguem obter com o vosso sistema de trading?

Regras:
Não vale dizer não sei.

Obrigado.
lmm

P.S. - A razão da pergunta não é naturalmente fazer ninguém perder o seu tempo. Posso estar enganado, mas acho que a conclusão a que pretendo chegar, e se possível levar a debate, poderá ser do interesse de muitos, principalmente dos menos experientes.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Akinfiev, danielme1962, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, HFCA, iniciado1, latbal, malakas, Manchini888, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Purificaçao, sempreamesma, Shimazaki_2, tami, TheKuby e 175 visitantes