Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Voto em branco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 29/5/2009 12:14

rjac Escreveu:Isto poderia desencadear um conflito de interesses que nos causariam impasses impossíveis de resolver, n concordas q deve haver alguém q mande mais para q assim haja alguém q possa manter a ordem?

Quem manda mais é o povo e os deputados devem estar na AR a representar o povo e não a servir os interesses partidários.

rjac Escreveu:É verdade. No entanto, e correndo o risco de ser mal interpretado, n concordas q existe no litoral, maior desenvolvimento, conhecimento, capacidade, etc para podermos estabelecer um "caminho mais correcto"?

Não sei se percebi a pergunta. O que entendes por "caminho correcto"?

bp1511 Escreveu:Sou da opinião de que o voto deveria ser obrigatório, caso não votasses terias que voltar a activar o teu direito ao voto, com multa claro ou com atestado médico.

Discordo, por três ordens de razões:
1 - A abstenção é um direito.
2 - Obrigar as pessoas a votar era voltar a um sistema ditatorial... já agora poderia proibir-se as pessoas de votar em branco :roll:
3 - As eventuais multas, ao constituir receita do Estado, iam servir para alimentar o monstro, logo era dinheiro mal gasto.

bp1511 Escreveu:Para quê o recenseamento obrigatório?

O recenseamento deve ser obrigatório, pois caso contrário não se conseguia calcular a percentagem de abstenção :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 12:21

por bp1511 » 29/5/2009 12:09

Sou da opinião de que o voto deveria ser obrigatório, caso não votasses terias que voltar a activar o teu direito ao voto, com multa claro ou com atestado médico.
Para quê o recenseamento obrigatório?

Registado: 29/11/2007 2:19

por rjac » 29/5/2009 12:05

É como teres um sistema válido de money management e n teres a disciplina para o implementar correctamente, é bancarrota certa :lol:

só para n desvirtuar o nosso caldeirão ;)

Registado: 29/7/2008 7:57

por rjac » 29/5/2009 12:03

hmm,
penso q, entrando por estes pormenores (q serão pontos legítimos de se discutir e dos quais n duvido que sejam o teu driver para a tua eventual abstenção), já estamos a fugir ao âmbito da discussão, mais q n seja, pelo simples facto de n acreditar q dos 40%, haja uma percentagem significativa de indivíduos q de facto pensam nisso tudo.

De qq forma, todos os pontos enunciados terão certamente prós e contras tal como os actuais têm e fazem todos eles, pontos pertinentes de serem discutidos. Posso apenas comentar superficialmente alguns deles sem querer enveredar por esta discussão aqui (n q n seja relevante, pq sinceramente acho q é, mas pq tb tenho trabalho para fazer)

Elias Escreveu:1 - Acabar com aquele artigo da constituição que diz que os deputados representam todo o país e não os círculos por onde são eleitos; cada deputado deveria de facto representar um conjunto de eleitores e poder defender os seus interesses

Isto poderia desencadear um conflito de interesses que nos causariam impasses impossíveis de resolver, n concordas q deve haver alguém q mande mais para q assim haja alguém q possa manter a ordem?

Elias Escreveu:2 - Rever o actual sistema de círculos eleitorais por distritos e alterá-lo para círculos uninominais equitativamente distribuídos pelo território (por exemplo um círculo por cada 40 mil eleitores); a distribuição actual penaliza fortemente o interior do território.

É verdade. No entanto, e correndo o risco de ser mal interpretado, n concordas q existe no litoral, maior desenvolvimento, conhecimento, capacidade, etc para podermos estabelecer um "caminho mais correcto"?

Elias Escreveu:... a promiscuidade que existe entre o poder legislativo e o poder executivo ...

Na minha opinião, a grande crise qua agora atravessamos é de valores e não sobre a forma de como deve funcionar o sistema. E não é apenas no poder executivo, é a todos os níveis. N há sistema q resista se n houver pessoas com valores que o implementem.

Por onde começar? N sei... acho q quem manda deveria dar o exemplo e se n dá, então deveríamos arranjar uma maneira de os obrigarmos a agir de uma forma mais correcta para q dps nos pudessem contagiar :mrgreen:

É possível q isto seja demasiado idealista, mas pronto... sonhar por enquanto n custa.

Fiquei esclarecido qt ao teu ponto de vista. Obrigado.

Cpts,
rjac

por Elias » 29/5/2009 11:56

Fenicio Escreveu:Vem daí que, se calhar, um sistema como este só serviria para paralisar ainda mais o país.

...ou não!

Seja como for, independentemente dos motivos, sou da opinião que a crescente abstenção significa uma crescente descrença das pessoas no sistema actual.

por Fenicio » 29/5/2009 11:54

Disseste, e bem, nas "democracias mais evoluídas". É sempre complicado tentar implantar num país (num qualquer país) um modelo de democracia com 200 anos, como é o caso dos EUA.

Portugal é um país ainda muito novo nessas lides. Há quantos anos é que podemos eleger de facto os nossos representantes? Vem daí que, se calhar, um sistema como este só serviria para paralisar ainda mais o país.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Elias » 29/5/2009 11:45

Fenício,

Esse sistema não foi idealizado por mim. Existe nas democracias mais evoluídas (vide EUA, com o Plano Paulson que foi primeiro chumbado no congresso devido à oposição dos republicanos; vide UK, com os círculos uninominais; vide Holanda, em que os eleitores podem escolher os nomes dos deputados que querem ver sentados no parlamento, em lugar de estarem sujeitos às escolhas dos partidos... e tantous outros exemplos!).

À primeira vista poderia parecer que a situação criaria um impasse. No entanto, obrigaria o governo a negociar não apenas com os partidos mas com os deputados, poderiam, legitimamente, reclamar (ou negociar) mais investimento para as suas regiões. Deste modo, as leis seriam aprovadas mais de acordo com os interesses das populações... penso eu de que!

Com o actual sistema, a utilidade de um poder legislativo é questionável, já que na prática o poder executivo controla o poder legislativo.

por Fenicio » 29/5/2009 11:40

Olá Elias,

Um comentário rápido sobre o teu ponto 3. Já pensaste na questão da governabilidade?

Um sistema tal e qual idealizado por ti poderia levar o país ao impasse político cada vez que uma lei tivesse que ser votada.

Com os partidos como temos neste momento, era um cenário bastante plausível, não achas?
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Elias » 29/5/2009 11:32

rjac,

Vamos por partes.

Os sistemas não se resumem a democracia e ditadura.

A democracia é uma coisa boa. Isso não quer dizer que o sistema que temos seja bom. Em minha opinião, o sistema que temos em Portugal é mau.

Dou alguns exemplos de aspectos que em minha opinião deveriam ser alterados, a bem da democracia e da mobilização do eleitorado:

1 - Acabar com aquele artigo da constituição que diz que os deputados representam todo o país e não os círculos por onde são eleitos; cada deputado deveria de facto representar um conjunto de eleitores e poder defender os seus interesses

2 - Rever o actual sistema de círculos eleitorais por distritos e alterá-lo para círculos uninominais equitativamente distribuídos pelo território (por exemplo um círculo por cada 40 mil eleitores); a distribuição actual penaliza fortemente o interior do território.

3 - Acabar com o maior entrave à nossa democracia que é a imposição de uma disciplina de voto entre os partidos; permitir que cada deputado decida livremente em todas as votações (isto é, pense pela sua própria cabeça) em vez de fazer o que o chefe manda (com o actual sistema, ter lá 230 deputados ou 230 bonecos é mesma coisa - com vantagem para os bonecos devido aos menores custos, pois não requerem subsídio de refeição :mrgreen:)

Desta forma acabar-se-ia de uma vez por todas com a promiscuidade que existe entre o poder legislativo e o poder executivo. O Governo passaria a responder perante a AR em vez de controlar a AR.

1 abraço,
Elias

por bboniek33 » 29/5/2009 11:30

rjac Escreveu:Qual sistema? O da democracia? N me digas que queres uma ditadura...

É mt diferente n acreditar no sistema e n acreditar nas pessoas q temos disponíveis para o implementar.

cpts,
rjac

Ee paa ! Mas "as pessoas que temos para o implementar" ee... o Povo ! Ora, jaa dizia o outro: temos que mudar o Povo. Este, nao serve. Soo gera confusao, balburdia, desorganizacao e dele saem as alminhas dirigentes que levaram o "sistema" (Dias da Cunha dixit) aas lonas.

Eu caa voto em Consciencia: ee uma gaja poreeira, paa. 8-)
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por rjac » 29/5/2009 11:22

Qual sistema? O da democracia? N me digas que queres uma ditadura...

É mt diferente n acreditar no sistema e n acreditar nas pessoas q temos disponíveis para o implementar.

cpts,
rjac

por Elias » 29/5/2009 11:16

A abstenção pode ser entendida como "estou-me a borrifar".

Mas também pode ter outra leitura que é "não acredito neste sistema".

1 abraço,
Elias

por rjac » 29/5/2009 11:13

Elias Escreveu:Não é assim que o voto em branco é percepcionado.
Aliás, basta ver que quando saem os resultados das eleições nos jornais, é frequente vermos escrito algo como "brancos e nulos = 2,5%". Ou seja misturam-se os brancos com os nulos.

O voto em branco é, infelizmente, inconsequente e por isso votar em branco é, em minha opinião, pura perda de tempo.

Eu acho que os brancos e nulos são misturados pq simplesmente são minorias que não têm qq tipo de influência no resultado final. É como aparecer uma categoria Outros quando mostram quem ganhou as eleições: X - 45%; Y - 40%; Outros - 15%

Se os votos em branco representassem uma percentagem significativa aí sim, n seria misturada com outra categoria. Qt a dizeres q é perda de tempo, tb n concordo... podemos n mover o mundo, mas pelo menos podemos mudar a nossa parte e n disse q esta é uma luta fácil, a da sensibilização para o voto em branco, requer tempo e paciência. Mas temos que começar por algum lado...

Elias Escreveu:Concordo contigo quanto ao significado da abstenção ("não quero saber") mas isso só por si é preocupante, tendo em conta que quase metade da população se abstém. isso sim, deveria motivar reflexão séria.

sempre ouvi dizer q quem cala consente... continuo a entender a abstenção como uma carta branca para eles fazerem o q quiserem... q moral é q tem uma pessoa para reclamar se, qd lhe foi pedido para decidir, ela simplesmente disse q qq coisa servia e como tal, nem se deu ao trabalho de se mexer para ir votar?! São 15 minutos para mostrar o nosso descontentamento! Deve de facto motivar uma reflexão séria, mas por parte de quem?! No meu ponto de vista é de quem passa a vida a reclamar e qd chega a altura de dizer alguma coisa, fica sentado no sofá a ver o filme da TV q já deu 500x pq se está a borrifar para o governo em q n acredita...

cpts,
rjac

PS (óbvio q exagerei nalguns argumentos, mas é só para potenciar a minha argumentação) :mrgreen:

por Elias » 29/5/2009 10:47

rjac,

Há muitos anos que ouço esse apelo ao voto em branco.

Mas a verdade é que os votos em branco se mantêm sistematicamente pelos 1-2% enquanto que a abstenção aumenta a cada ano que passa.

Isto mostra bem que o "mercado" eleitoral está comprador de abstenção mas não de votos em branco.

rjac Escreveu:-Só o facto de ir votar já lhes diz q não nos estamos a marimbar para quem nos governa e queremos de facto participar na democracia e queremos de facto alguém com condições para nos governar

Não é assim que o voto em branco é percepcionado.
Aliás, basta ver que quando saem os resultados das eleições nos jornais, é frequente vermos escrito algo como "brancos e nulos = 2,5%". Ou seja misturam-se os brancos com os nulos.

O voto em branco é, infelizmente, inconsequente e por isso votar em branco é, em minha opinião, pura perda de tempo.

Concordo contigo quanto ao significado da abstenção ("não quero saber") mas isso só por si é preocupante, tendo em conta que quase metade da população se abstém. isso sim, deveria motivar reflexão séria.

por rjac » 29/5/2009 10:36

Bons dias,

independentemente de haver falcatruas ou não, no meu ponto de vista, seria mt mais útil termos 40% de votos em branco do que 40% de abstenção.

-Só o facto de ir votar já lhes diz q não nos estamos a marimbar para quem nos governa e queremos de facto participar na democracia e queremos de facto alguém com condições para nos governar

-O facto de não escolhermos ninguém diz que, de todas as opções que vejo à minha frente, não há nenhuma q seja válida

Pergunto-me constantemente se essa não seria uma boa resposta do povo a quem governa.

Será qq coisa do estilo "Eu até quero votar e escolher alguém, mas nenhum destes q está aqui me satisfaz"

A abstenção, vejo-a apenas como um "não quero nem saber o q se passa, façam o que quiserem"

E pronto, escolher alguém só pq n quero q o outro vá... é n sair da cepa torta.

Voto em branco ao poder!!

Cpts,
rjac

por Crómio » 29/5/2009 9:45

PS: irei votar em branco enquanto não aparecer nenhum preto, ai vê-se

Óh-lari-LOLOLOLOLOLOLOLOL
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Bala » 29/5/2009 7:57

corvo47 Escreveu:
Bala Escreveu:Eu gostava era que caso houvesse mais de um x votos em branco, houvesse uma menor quantidade de deputados na assembleia, ou que lhes reduzisse o salário a todos em x% :evil:

Eu já não voto em branco. Voto no Bala. :mrgreen:

Um abraço.

tugatuga11 Escreveu:Também voto no Bala!
Bala - o homem de quem se fala! :mrgreen: :wink:

Hehehe!

Já tenho uma base de apoiantes!

O Bala ao poder, é um novo sol nascer!
Força Portugal!!!

Tenho assim é uma sensação de que quando eu avançar com a lei, vão acabar por dar o meu nome a um aeroporto qualquer, em homenagem ao meu trágico acidente :-k

Abraço e uns brutos votos...
O Bala
PS: irei votar em branco enquanto não aparecer nenhum preto, ai vê-se :mrgreen:
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por tonirai » 29/5/2009 1:49

Só mais uma chamada de atenção:

Atenção que os elementos presentes na mesa não são obrigatoriamente políticos ou pessoas politicamente activas (e logo apelidadas de corruptos)!
E no meu caso pessoal simplesmente não o são.

Penso ser a assembleia da freguesia que indica os elementos a convocar - no meu caso, têm sido convocados os mesmos elementos com alguma regularidade (salvo uma ou outra excepção), e penso que o critério tem sido exactamente o de escolher pessoas sérias, isentas, apartidárias, e bem vistas socialmente pelo elementos da freguesia.

Registado: 19/4/2007 18:26

por tonirai » 29/5/2009 1:39

Elias Escreveu:Bokas, os membros das mesas não recevem um centavo pelo desempenho dessa missão (que paramais é obrigatória).

A única compensação que têm é uma dispensa ao trabalho no dia seguinte (geralmente na segunda-feira).

Elias, andam a enganar-te... estou a ver que é mesmo só falcatruas na tua Freguesia :twisted:

Sempre recebi em todos os actos eleitorais em que participei.
Todos recebem - o último em que participei penso ter sido na ordem dos 70€, além de dispensa do trabalho no dia do acto eleitoral e dia seguinte.

Os únicos que não recebem são os Fiscais dos partidos (esses não fazem parte da mesa).

por tonirai » 29/5/2009 1:33

Elias Escreveu:
alexandre7ias Escreveu::mrgreen: Eu até votava em branco...mas até tenho medo que alguém meta um x num dos quadrados...

A tua afirmação ilustra bem a desconfiança que existe na sociedade relativamente aos elementos que participam nas contagens.

Mas o risco de isso acontecer só existe porque a lei eleitoral não é cumprida. Se a lei fosse cumprida e se o pessoal que está nas mesas fosse tudo gente séria, isso não acontecia.

Pois eu já estive várias vezes nas mesas de voto e posso contar o que vi.

A lei eleitoral diz que o presidente da mesa deve retirar um voto da urna de cada vez, abri-lo e ler em voz alta o nome da lista votada, colocando os votos já abertos em "molhinhos", um molhinho para cada lista.

Na prática as coisas funcionam assim: despeja-se a urna para cima da mesa e toda a gente desdobra votos e junta nos molhinhos.

Porquê? Porque depois de estarem ali há mais de 12 horas, os membros das mesas querem é ir para casa jantar por isso toca a despachar. Dez mãos fazem mais depressa o trabalho que duas mãos. E os delegados das listas presentes na sala dão uma ajudinha. São catorze mãos.

Resultado desta trapalhada? Votos "desaparecidos", votos em molhinhos trocados ("epá, foi engano", etc.)

As fraudes por cá são mais que muitas, não é só no continente negro. Estas vi eu com estes dois que a terra há-de comer.

Também faço regularmente parte das mesas de voto da minha freguesia de há uns anos para cá, e confirmo a parte do "despejar em cima da mesa e todos a juntar molhinhos" - depois conta-se.

Mas nunca me aconteceu o que descreves (votos desaparecidos ou em molhinhos errados) - e de facto, nunca participei em nenhuma em que as contas não batessem certo no fim.

Vários elementos à volta da mesa, sem canetas por perto, molhinhos feitos/colocados à frente do indivíduo, cada qual com alguma visão panorâmica tem no seu campo de visão um/dois outros elementos para controlar suas acções... e tudo corre bem.

Depois, os molhinhos trocam de mão, para serem novamente verificados (ver se têm todos a cruz no mesmo sítio);
Caso afirmativo, são então contados, e se a sua soma final coincidir com os nºs registados de votantes, está feito.

Devo ter sorte em sermos sérios, pelas minhas bandas (freguesia/aldeia do interior).
Editado pela última vez por tonirai em 29/5/2009 1:40, num total de 1 vez.

por tugatuga11 » 29/5/2009 1:07

corvo47 Escreveu:Eu já não voto em branco. Voto no Bala. :mrgreen:

Também voto no Bala!
Bala - o homem de quem se fala! :mrgreen: :wink:

Registado: 27/4/2009 19:07

ah pois é

por Pedro73 » 29/5/2009 0:55

Sendo assim, votos em branco, nulos ou abstenção são a forma mais irresponsável de entregamos de mão beijada os nossos destinos aos parasitas do costume.

Não sejamos ingénuos os politicos legislam mal
mas não para eles próprios !!! a última preocução daquela gente é a de que o pessoal não vote !!!

Uma das razões de estarmos na situação em que estamos é por não sabermos usar a democracia e o poder do voto...aproveitem enquanto puderem que me parece que ela está a saldo.

Registado: 31/1/2008 16:13

por deepo » 29/5/2009 0:42

Elias Escreveu:
alexandre7ias Escreveu::mrgreen: Eu até votava em branco...mas até tenho medo que alguém meta um x num dos quadrados...

A tua afirmação ilustra bem a desconfiança que existe na sociedade relativamente aos elementos que participam nas contagens.

Mas o risco de isso acontecer só existe porque a lei eleitoral não é cumprida. Se a lei fosse cumprida e se o pessoal que está nas mesas fosse tudo gente séria, isso não acontecia.

Pois eu já estive várias vezes nas mesas de voto e posso contar o que vi.

A lei eleitoral diz que o presidente da mesa deve retirar um voto da urna de cada vez, abri-lo e ler em voz alta o nome da lista votada, colocando os votos já abertos em "molhinhos", um molhinho para cada lista.

Na prática as coisas funcionam assim: despeja-se a urna para cima da mesa e toda a gente desdobra votos e junta nos molhinhos.

Porquê? Porque depois de estarem ali há mais de 12 horas, os membros das mesas querem é ir para casa jantar por isso toca a despachar. Dez mãos fazem mais depressa o trabalho que duas mãos. E os delegados das listas presentes na sala dão uma ajudinha. São catorze mãos.

Resultado desta trapalhada? Votos "desaparecidos", votos em molhinhos trocados ("epá, foi engano", etc.)

As fraudes por cá são mais que muitas, não é só no continente negro. Estas vi eu com estes dois que a terra há-de comer.

Boas,

No boletim de voto acrescenta-se um local para o "Branco". :!:

E quando ocorrerem três eleições num curto espaço de tempo, como o que se avizinha, podíamos fazer todas no mesmo dia. :idea:

Pronto.
Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

por Elias » 29/5/2009 0:36

Sim, por esse ponto de vista o voto em branco é equivalente à abstenção.

Com uma diferença: os votos em branco são geralmente de 1 a 2% e a abstenção atinge frequentemente os 40% (diz-se que nestas europeias poderá exceder os 60%).

Ora se com 40% de abstenção não acontece nada ao sistema, porque é que haveria de acontecer com 40% de brancos?

por TheTraveler » 29/5/2009 0:32

Voto em Branco

Expressando a ideia de que nenhuma opção, lista ou candidato servem o propósito da eleição, o voto em branco é contabilizado para fins estatísticos, embora essa manifestação não tenha qualquer expressão em termos práticos.

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt ... tm?passo=3
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: almica, Bing [Bot], fosgass2020, HFCA, icemetal, latbal, Luzemburg, m-m, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, OverDose, PAFS, PAULOJOAO, PMP69, trilhos2006, VALHALLA e 264 visitantes