Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Algarvio__ » 19/5/2009 22:58

Ultimamente tenho andado por este topico, não propriamente à espera de novos mínimos, que não sei se virão ou não, mas à espera da correcção que nunca mais chega.
Se não me falham as contas, desde o minimo nos 36xx que o DAX já subiu mais de 40%, e o SP e NAS não andarão longe deste valor (não me dei ao trabalho de fazer as contas). É apenas uma questão estatistica. A cada ponto percentual que o DAX aumenta, torna-se estatisticamente mais provavel que venha a corrigir.
(mas tb ganhar o euromilhões tem probabilidade 0 e ele há quem ganhe).

E enquanto mantive/ mantenho esta ideia e vou esperando encontra o topo "que me leve aos milhões", vou desviando as atenções daquilo que deve ser verdadeiramente analisado: os gráficos. (felizmente que as várias tentativas me levaram apenas 2%, e mantenho saldo positivo no ano, mas isso é um fraco consolo quando se olha para as subidas meteoricas dos ultimos tempos... :( é melhor nem pensar nisso e seguir em frente... já passaram... outros comboios virão).

Mas porque as coisas não estavam a funcionar, decidi parar e olhar para outros graficos, noutra plataforma diferente da habitual, para ter uma visão diferente da coisa.

Conclusão a que cheguei olhando para o DAX:
Pode estar a formar um HS, que projecta para o 5800 (+-), que será activado ao passar os 4980-5000.
Os indicadores (MACD, RSI, Sto) apontam para cima e não estão sobre comprados.
Se acredito que o HS vá ser activado? Não, até porque ficaram gap's pelo caminho (se não me falam as contas de ontem para hoje no DAX e em alguns titulos do PSI isso aconteceu).

Entrarei curto abaixo dos 4650. Longo se bater perto deste valor e ressaltar ou se passar os 5000. Até lá prometi a mim mesmo não voltar a mexer em CFD's.

Porquê? Porque de todos os instrumentos que já usei este ano, este tem sido o mais penalizador nas minhas contas, ao contrario dos titulos e Warrants.
Este é outro aspecto importante. Perceber com que instrumentos nos damos melhor ou pior e adaptar a nossa estratégia em consonancia.

BN
Anexos
dax.png
dax.png (173.51 KiB) Visualizado 5921 vezes

Registado: 9/12/2007 12:36

Re: Re

por JCS » 19/5/2009 22:46

Laaz Rockit Escreveu:
JAS Escreveu:Lembra-te é que haverá muitos que te lêem e que, a esta hora, podem estar bem entalados.

Frase sábia.

Já agora só falta responsabilizar o Midas pelo que as pessoas compram ou têm em carteira não?!

JCS
Editado pela última vez por JCS em 19/5/2009 23:02, num total de 1 vez.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

Re: Re

por Laaz Rockit » 19/5/2009 22:36

JAS Escreveu:Lembra-te é que haverá muitos que te lêem e que, a esta hora, podem estar bem entalados.

Frase sábia.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por mais_um » 19/5/2009 22:34

Deixem-se de discussões e aproveitem a onda...seja a subir ou a descer
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por luis.live » 19/5/2009 22:32

10.000 mil pontos/400 pontos, verdade verdadinha é que ninguém sabe o que vai acontecer nem daqui a um més quanto mais daqui a 1 ano...

uma coisa eu sei, o s&p500 fez um teste ao suporte na zona dos 880/870 pontos e reagiu em alta. enquanto cotar acima desse suporte nem os 800 pontos quanto mais os 400.

agora mais do que isso, acho que nem a maya sabe... :shock:

Registado: 29/11/2007 9:55

por EuroVerde » 19/5/2009 22:25

Por exemplo, se os EUA deixassem cair os bancos em dificuldades e outras grandes empresas como a GM, a ideia que eu tinha era que os indices nomeadamente o SP500 vinha imediactamente para os 400 pontos ainda em 2009.

Mas com as medidas que estão a ser tomadas, esse mal vai ser adiado o que prolonga os 400 pontos para daqui a alguns anos. Eles não serão evitados.

Registado: 29/11/2007 11:19

por AC Investor Blog » 19/5/2009 22:24

Daqui a um ano quando os states tiverem a transacionar na casa dos 10.000 pontos, ainda vou ver este tópico a ser puxado para cima a reclamar novos minimos... :mrgreen:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por assunoadr » 19/5/2009 22:16

Um artigo interessante

El GEAB N°35 está disponible! Crisis sistémica global: Junio de 2009 – Cuando el mundo sale definitivamente del marco de referencia de los últimos sesenta años...

http://www.leap2020.eu/El-GEAB-N-35-est ... a3253.html

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

Re

por JAS » 19/5/2009 21:57

Midas Escreveu:Se pensares que o mundo se resume aos States tudo bem, mas como eu não penso... há outras opções.

Haverá outras opções bem melhores mas o teu tópico tem sido baseado no SP e, portanto, nos States.

Midas Escreveu:Temos biliões de novos consumidores nos países Asiáticos, sem ser necessário recorrer a dinheiro que não têm, feito da alavancagem e empréstimos. Houve outras civilizações que cairam e o mundo não parou por causa disso. Parem lá de querer colocar a América nos céus. Não tenham medo da mudança.

Quem terá medo da mudança poderão ser exactamente os asiáticos...
Lembra-te que uma grande fatia da dívida externa dos EUA foi comprada pela China.
Se os EUA falirem a China vai atrás.

Midas Escreveu:JAS que argumentos tens para que a crise já terminou quando temos GDP negativo na EUROPA, STATES e Inglaterra, coisa que não tinhamos por exemplo em 2000?

Eu não disse que a crise já terminou.
Disse que os mercados antecipam a economia e que a economia daqui a 6 meses estará melhor do que hoje.
Isso faz subir os mercados.

Lembra-te que houve títulos que caíram 70 e 80% para valores que são seguramente muito abaixo do valor intrinseo das empresas.
Mesmo com crise, voltar apenas à realidade, implica a subida de muitos títulos sem sequer entrar em "perspectivas futuras".

Se estamos com previsões de crescimentos negativos do GDP da ordem dos 6 ou 7% se amanhã saírem novas previsões de que será apenas -5 ou -4% isso fará subir os mercados porque significa melhores perspectivas e significará, muito provavelmente, que a retoma vai ser muito mais rapida do que o previsto.

Midas Escreveu:Além do argumento de que os analistas disseram qual é que há? Se usares o dos estados andarem a colocar dinheiro na economia, explica-me então porque é que há ainda países pobres e fome no mundo?

Discutir a fome no Mundo não tem nada com Bolsa nem sequer com economia.
Tens países riquissimos onde há fome e onde os dirigentes são multimilionários.
Por mais dinheiro que injectes a fome irá continuar mas se lá existisse bolsa podes estar certo que subia...

Regressando ao teu tema dos "novos mínimos", há uns dias atrás, tentei fazer-te ver que tens andado a remar contra a maré e que, com isso, tens deixado de ganhar dinheiro.

Tu sabes isso muito bem e, com a tua experiência, provavelmente nem sequer terás perdido muito.

Lembra-te é que haverá muitos que te lêem e que, a esta hora, podem estar bem entalados.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por - - - P P P - - - » 19/5/2009 16:42

O povo diz enquanto o pau vai e vem folgam as costas, e a verdade é que indo nós para minimos ou não muitos já recuperámos saudávéis quantias com estas subidas. Isso é que é um facto. "Se ficar-mos sempre à espera podemos perder o negócio" digo muitas vezes aos meus colaboradores que têm receio de perguntar como estão os concursos, o que faz a concorrencia etc... o mesmo se aplica no mercado, temos que velejar consoante o vento e não teimar que virá brevemente uma brisa mesmo ao nosso gosto. Infelismente é assim, e digo infelismente pq tb eu no passado já achei que por A+B o mercado tinha definitivamente seguir a minha teoria, claro perdi.
No fundo todos queremos o mesmo, e eu desejo muito sinceramente que TODOS tenhamos sucesso.
Muito boa sorte
BN
PP
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP

Registado: 5/9/2007 10:33

por Bean_Jr » 19/5/2009 16:22

Boa tarde,

midas,

Utilizando uma expressão do Ulisses, penso que os investidores se devem ir adaptando ao momento, com uma atitude "camaleão", e no meu entender estas a ser "teimosamente" bear.

Não quero com isto ofender-te, ou fazer com que mudes de opinião. É apenas o que penso quando vejo algumas previsões tuas.

Bons Negocios
Bons negocios

Registado: 17/3/2009 21:55

por nnfranco » 19/5/2009 15:18

Quando se deu a crise do sub prime muitos analistas falavam em decoupling, ou seja, os EUA seriam gravemente afectados mas as restantes economias, após um "abalo" inicial continuariam a subir.

Ora a realidade veio a ser outra, e o decoupling não existiu. Numa economia globalizada como a de hoje não pode existir.

A verdade é que quando os EUA espirram, o resto do mundo continua a constipar-se.

Penso este status quo se manterá, no minimo, durante a próxima década.

É só a minha opinião pessoal, e vale o que vale...

BNs
"O Barings pode concluir que não é, na realidade, muito difícil fazer dinheiro no negócio dos bens imobiliários" Peter Baring - Presidente do Banco Barings

Registado: 29/11/2007 11:06

sdf

por luislobs. » 19/5/2009 15:07

Neste cenario nao vale a pena entao estar curo visto que nem a moeda deverá existir, voltamos ao tempo da troca de bens..peixe por carne e hortaliças... :lol:

È preciso um pouco de calma pessoal, hoje isto passa os 916 e vamos á tourada.

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por - GOE - » 19/5/2009 15:04

Dados EUA: Housing Starts: 458 (esp: 520k); Building Permits: 494 (esp: 530k).

Bem não há duvida alguma que estes dados não são bons, no entanto o mercado parece estar a reagir aos mesmos com alguma indiferença, como se já estivessem descontados.

E é nesse cenário que acredito, que o mercado já descontou o pior, excepto um cenário de depressão profunda, e que tenderá a ignorar as bad news futuramente.

Bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por - GOE - » 19/5/2009 14:59

Midas, o S&P500 a 400 pontos apontaria na minha opinião para um cenário de depressão profundíssima.

E se a América estiver sob uma depressão profundíssima não acredito muito que o resto do mundo escape a algo semelhante.

E se houver uma depressão profundíssima a nível mundial, provavelmente teremos guerras, caos financeiro e social, o que me parece algo desproporcionado de momento.

Acredito que o mercado já tenha descontado um cenário de recessão profunda, com níveis de desemprego elevados e possivelmente uma passagem pela deflação, mas uma depressão profunda parece um cenário algo distante no imediato

por Midas » 19/5/2009 14:52

Pq é que comparam os 400 no S&P500 ao fim do mundo? Até aqui os Americanos eram grandes consumidores tudo bem, mas por intermédio de crédito e com todo o mundo a ser o incentivador desse consumo. Quanto mais cedo isto terminar melhor, já que os países poupavam para "dar" aos americanos, fazendo com que consumissem. A mim parece-me mais um cão a perseguir a própria cauda a situação.

Temos biliões de novos consumidores nos países Asiáticos, sem ser necessário recorrer a dinheiro que não têm, feito da alavancagem e empréstimos. Houve outras civilizações que cairam e o mundo não parou por causa disso. Parem lá de querer colocar a América nos céus. Não tenham medo da mudança.

JAS que argumentos tens para que a crise já terminou quando temos GDP negativo na EUROPA, STATES e Inglaterra, coisa que não tinhamos por exemplo em 2000? Além do argumento de que os analistas disseram qual é que há? Se usares o dos estados andarem a colocar dinheiro na economia, explica-me então porque é que há ainda países pobres e fome no mundo?
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por - GOE - » 19/5/2009 14:47

Num cenário de S&P500 a cerca de 400pts (que não é impossível, mas parece pouco provável) viveríamos certamente num cenário económico-social completamente catastrófico...

Não me parece que seja isso que esteja para acontecer (o fim do mundo..).. :roll:

por Midas » 19/5/2009 14:42

JAS Escreveu:
Midas Escreveu:Artista sim o meu target para o S&P500 daqui a uns anos será nos 370/400 pelo menos, já que considero o mercado americano uma bolha e como sabes quando se rebenta uma bolha num título, ele volta à base.

Nessa altura o Mundo terá falido e os puts também.

Ganharás muito dinheiro shortando mas o dolar não deixará de existir?

Um abraço,
JAS

P.S. - Até lá compra calls.

Se pensares que o mundo se resume aos States tudo bem, mas como eu não penso... há outras opções.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por um peao » 19/5/2009 14:34

Confesso sentir-me esmagado e ter dificuldades em entender muita ginástica financeira que se faz nestas alturas de crise.

Talvez seja um ingénuo sonhador mas acredito na capacidade humana de reagir nos momentos maus e continuar a progredir e criar riqueza.

Acredito também que mesmo que a debilidade interna nos EUA se mantenha os mercados emergentes serão um combustível precioso para que as mais competitivas empresas americanas comecem de novo a carburar.

Acredito também que no final desta longa e violenta tempestade a posição dos EUA esteja mais fraca no plano mundial.

Os 400 pontos até podem ser atingidos mas estão tão longe neste momento (e parecem tão utópicos face ao panorama mundial) que me parece pouco mais do que um exercício de futurologia.

Como (penso que tenha sido o JAS) referiu há umas semanas atrás. É preciso não perder a perspectiva de que muitos países estão a sentir um abrandamento da actividade económica e não uma estagnação ou mesmo depressão como se tem falado.

Coma globalização corrente parece-me pouco provável que os EUA abram falência sem que todo o mundo abra falência.

E terão os EUA a força para arrastar o mundo inteiro para o abismo? Podendo desiludir muitos americanos penso que não.

Registado: 2/4/2009 22:13

por JAS » 19/5/2009 14:21

Midas Escreveu:Artista sim o meu target para o S&P500 daqui a uns anos será nos 370/400 pelo menos, já que considero o mercado americano uma bolha e como sabes quando se rebenta uma bolha num título, ele volta à base.

Nessa altura o Mundo terá falido e os puts também.

Ganharás muito dinheiro shortando mas o dolar não deixará de existir?

Um abraço,
JAS

P.S. - Até lá compra calls.
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Midas » 19/5/2009 13:54

Dados EUA: Housing Starts: 458 (esp: 520k); Building Permits: 494 (esp: 530k).

Neste momento existem nos States quase 20 milhões de casas por vender. Juntando isto ao chamado Chapter 7 em que os proprietários podem abrir falência caso não paguem as hipotecas, faz com que os bancos contiuem a ser bombas relógio, apesar de alguns deles, os patrocinados pelo governo estarem a valores de 2006 quando andavamos felizes e contentes em bull market.

O que estão a tentar fazer é artificialmente manter os preços das casas altos, para as hipotecas não perderem o valor que têm e mais proprietários entreguem as casas. Ora isto provoca a situação em que ninguém compra casas pois sabem desta situação e o preço não ajusta como deve.
Uma loucura, pois, mas os Keynesianos são assim pensam que resolvem tudo injectando $. Ainda ninguém me respondeu porque é que se basta injectar $ na economia, porque é que há fome no mundo e países pobres?

Vou colocar um gráfico do Ouro, que está muito forte, fruto das compras de China por exemplo e muitos institucionais que estão a entrar antecipando o inevitável colapso do dólar.

Podem verificar-se no Ouro que os indicadores estão a dar sinal de compra após uma consolidação em queda com volume a diminuir. Quando ultrapassar os 1000 dólares irá activar muitos stops que a GS lá tem provocando uma subida pelo menos até aos 1300.

Em relação ao S&P500 temos no semanal indicadores já oversold e a bater em algumas resistências.

Artista sim o meu target para o S&P500 daqui a uns anos será nos 370/400 pelo menos, já que considero o mercado americano uma bolha e como sabes quando se rebenta uma bolha num título, ele volta à base.
Anexos
GOLD.JPG
GOLD.JPG (123.02 KiB) Visualizado 5685 vezes
S&P500 W.JPG
S&P500 W.JPG (113.63 KiB) Visualizado 5677 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por xpeculating » 18/5/2009 23:34

artista Escreveu:
xpeculating Escreveu:
corvo47 Escreveu:Já pensaste como seria o mercado se só existissem touros ou só ursos?

Espantoso como nunca tinha pensado nisso. Seria uma grande seca, sem dúvida. Assim é muito mais divertido.

Mas isso é uma impossibilidade... obviamente que o máximo a que se pode aspirar é chegar a perto disso, quando se chega os mercados invertem o seu sentido!!!

abraço

artista

Precisamente ;)

bn

Registado: 14/5/2009 9:38

por artista_ » 18/5/2009 23:31

xpeculating Escreveu:
corvo47 Escreveu:Já pensaste como seria o mercado se só existissem touros ou só ursos?

Espantoso como nunca tinha pensado nisso. Seria uma grande seca, sem dúvida. Assim é muito mais divertido.

Mas isso é uma impossibilidade... obviamente que o máximo a que se pode aspirar é chegar a perto disso, quando se chega os mercados invertem o seu sentido!!!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por xpeculating » 18/5/2009 23:23

bn

Registado: 14/5/2009 9:38

por corvo47 » 18/5/2009 23:16

xpeculating Escreveu:Enquanto os Ursos vão profetizando a desgraça lá vai o mercado subindo e nestes dias como que hibernam, quase desaparecem. Bastará uma pequena retracção ou queda para logo aparecerem aos magotes. É mesmo interesante observar este fenómeno.

bn

Já pensaste como seria o mercado se só existissem touros ou só ursos?

Um abraço.
Nunca te é dado um desejo sem também te ser dado o poder de o realizares.Contudo,poderás ter de lutar por isso. Richard Bach "in" Ilusões.

Registado: 14/3/2008 22:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], BullDuck, Phil2014 e 173 visitantes