Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Reditus e especulação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Reditus e especulação

por crashh » 9/7/2003 5:31

Boas ppl, 8-)

Em relação à Reditus, foi lindo, só tive pena de só lá ter pouco mais de 2000 contos na altura em que a acção saíu de cotação para a esperada operação harmónio. É que infelizmente a anúnciada operação para dia 8 de Março acabou por se dar mais cedo, acho que no dia 2, e com muita pena só lá tinha esse dinheiro o que me fez lamentar esse azar durante muito tempo tendo em conta a potencial mais valia que poderia ter tido além desses 8000 contos.

No fim de Fevereiro, recordo-me eu e algum ppl que partilhava-mos opiniões no #bolsa do irc na época, ao olhar para a velhinha Servimédia que já se foi :| que haveriam ordens de venda de mais de 400 euros! Para uma acção que teria um valor teórico de à volta de 8 euros após a operação, durante o período de pré-abertura e mais tarde não apareceriam novas ordens de venda (pelo menos muitas).

A CMVM fez questão de anúnciar que não a deixaria sair a esses valores, que houvesse calma.
No segundo dia, já eram 10 da manhã e ainda não tinha saído a acção (e eu ansioso para apanhar as primeiras intraday com o dinheiro que já tinha de fora líquido). As ordens de venda ainda passavam dos 100 euros e cheguei a ver na pré-abertura pelas 9 ordens de perto de 200 euros ainda na venda. Ninguém metia ordens de venda mais baixas na expectativa de se saber onde iria a acção parar.

A CMVM fez questão de avisar que não deixaria a acção sair pra cotação enquanto não fossem dadas ordens de venda a valores razoáveis para evitar que muitos viessem a perder dinheiro, o que mesmo assim veio a acontecer.

No dia 1 de Março não sei como, lá havia um preço de equilíbrio na pré-abertura de à volta de uns 27,5€, houve uma tomada ínfima de mais valias por alguns que se arrependeriam depois :) e foi perto dos 27 e depois foi só subir, as ordens eram tantas que só consegui comprar já a quase 30 euros e pouco depois... suspensa perto dos 32 (sim é verdade na altura foram suspensas não de 15% em 15% como na época acontecia mas sim de 100% em 100%, ou seja perto dos 300% já. Foi suspensa novamente pelos 40 euros e só parou nos 45, com as enormíssimas ordens de vende que lá paravam.

A queda aí foi tão brusca que só consegui vender ao melhor preço a 43€ e algumas a já 40€ (sim como muitos não previ que o topo estaria ali até ver a reacção). Foi só cair.

No dia seguinte lá abriu a subir perto dos 35, mas novamente foi só cair até ao fim da sessão, até hoje (isto com preços da altura).

Ainda recordo isto como se fosse ontém porque nunca tinha ganho tanta % num dia. Só com a mais valia comprei um terreno que ainda hoje me faz lembrar a Reditus, que por acaso é uma das minhas red-chips portuguesas favoritas (porque será?).

Está aqui uma notícia sobre o acontecimento...
http://www.negocios.pt/noticias/Noticia ... CdDoc=4487

Para os adeptos do dizer "A longo prazo nunca se perde" fica uma imagem em baixo retirada da minha base de dados, a qual tenho dados desde os anos 80, da acção Fisipe, que entre outras, foi afectada pela euforia da época, os tempos do grande Pedro Caldeira :) Fica para aqueles que não têm acesso a dados mais antigos.
Acreditem, não foi a única, agora venham-me dizer os defensores desses ditados que a Fisipe voltará aos 90 euros :p hehehe
Acredito que Reditus ou Pad ou PTM possam vir a bater novos máximos um dia, mas nem tudo recupera os valores do passado.

A lembrai-vos que o mais importante na bolsa não são os fundamentais mas sim a especulação, o saber que o vizinho do lado está disposto a dar muito mais pela acção do que ela de momento vale ;)
Senão a Lisnave, na falência em fins de 2000 não tinha subiudo dos 0,25€ aos mais de 4€ em duas semanas numa subida de quase 2000%. Razões para isso?

Agrada-me ver que ainda existe partilha de opiniões +- como antes.
Não venho com este post puxar a brasa à minha sardinha (já o fiz demasiado para a vida inteira hehehe) e consideraria agora falta de mérito tentar ganhar dinheiro fazê-lo pra ganhar dinheiro mais fácilmente e mau criarem-se maus hábitos de deixar de se pensar por si próprios para seguir sempre o que os outros dizem.
Por isso, que fique claro que não possuo Reditus neste momento para ninguém pensar que ando aqui a fazer publicidade a uma empresa :P
Mas, tal como muitos, acho sempre óptimo medir a opinião geral do público, esta "pequena" amostragem de investidores que usam a net para partilhar opiniões, como essencial para medir o estado de espírito em geral da nossa bolsa e o que se pensa dela e como tal essencial para tomar as decisões acertadas quando se compra algo desse mercado em específico.
Parabéns pelo fórum que considero bastante bom, e espero continuar a ver a opinião do ppl que o frequenta durante muito tempo :oP

Best regards,

«Crashh»
Anexos
fisipe2.jpg
fisipe2.jpg (55.02 KiB) Visualizado 309 vezes

Registado: 9/7/2003 4:14

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], karaya75, Luzemburg, Majestic-12 [Bot], OCTAMA e 212 visitantes