Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por brainstock » 12/5/2009 22:04

ERRATA

Quando digo EMA quero no fundo dizer MA, como vocês sabem são indicadores diferentes.

Ulisses, estive a ver o teu ultimo vídeo sobre a EDP, segundo o qual, e segundo a tua estratégia para a EDP, hoje teriam sido disparados os STOPS... estou correcto?

Registado: 12/5/2009 17:03

... a questão EDP

por brainstock » 12/5/2009 17:16

A questão desta correcção na EDP, quanto a mim deve-se fundamentalmente a 3 factos:

- Correcção devido ao efeito devidendo
- Correcção necessária do PSI tendo em conta as valorizações das ultimas semanas.
- Teste à média móvel de 200

Actualmente a EDP está a transaccionar acima das minha 3 EMA de referência, 13, 50 e 200 dias, o que quanto a mim desenha bem o aspecto positivo da tendencia vigente.

Confesso que fiquei preocupado com a vela de hoje, mas o facto de ter reagido positivamente à EM200 dá consistencia à tendencia, de referir que a EMA200 foi quebrada em baixa no início do ano de 2008. Desta forma vejo esta retracção que sendo confirmada amanhã com uma resposta positiva, que não quer dizer que seja exagerada, dá suporte a um possível reforço ou compra de títulos da EDP, qualquer fecho abaixo de 2,75 aproximadamente, abre caminho para mais quedas... a ver vamos.

Ulisses, talvez fosse conveniente um breefing teu para sublinhar a tua posição e manutenção da tua análise recente.

P.S. - Ulisses, não consigo fazer o login com o meu nick original, br@instock... acho que vou adoptar o novo... brainstock.

I'm back...

Registado: 12/5/2009 17:03

por fnabais.ferro » 12/5/2009 14:46

lcaldei1 Escreveu:Esteve um vendedor a despejar aos pouquinhos na casa dos 2,775 uma grande parte da manhã.

Logo vou me dar ao trabalho de ver quantas acções foram vendidas a esse valor.

Assim que pegavam umas caíam logo as outras e foi assim sucessivamente.

Não reparei nos cof's da EDP (devo ter estado mais atento aos do BCP :?), mas achei curioso e fui verificar.

Pelos dados da Euronext á minutos, verifiquei 1061349 acções transacionadas a 2.775€, o que para o volume de 6185549 dará 17.16%.

Não sei se será relevante.

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por bp1511 » 12/5/2009 14:44

Se cai sem volume quer dizer que não há muito interesse vendedor, cai por inercia do mercado, como não há quem compre nestes dias qualquer venda faz a acção cair.
Se sobe com volume, quer dizer que há forte interesse no papel e os investidores vão de encontro ao preço do mercado mais alto, comprando o que vai aparecendo.

Para mim os volumes na EDP estão bons e aquela LT está lá para alguma coisa. :wink:

Registado: 29/11/2007 2:19

por Resina » 12/5/2009 14:34

bp1511 Escreveu:Reparem nos volumes, quando a acção sobe os volumes aumentam, quando dece os volumes diminuem. Isto quer dizer muito...

O que entendes com isso?
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por bp1511 » 12/5/2009 14:32

Reparem nos volumes, quando a acção sobe os volumes aumentam, quando dece os volumes diminuem. Isto quer dizer muito...
Anexos
EDP.jpg
EDP.jpg (69.02 KiB) Visualizado 7823 vezes

por lcaldei1 » 12/5/2009 14:05

Esteve um vendedor a despejar aos pouquinhos na casa dos 2,775 uma grande parte da manhã.

Logo vou me dar ao trabalho de ver quantas acções foram vendidas a esse valor.

Assim que pegavam umas caíam logo as outras e foi assim sucessivamente.

Registado: 18/2/2008 9:13

por Rondinelli » 12/5/2009 0:52

Arim, tendo em conta o antes e pós dividendos, é perfeitamente normal que a tal "vela feia" tenha existido. Aliás, os sinais são até positivos pois mediante o valor do dividendo, a acção deveria ter corrigido mais do que corrigiu.

Registado: 29/4/2009 17:45

por Arim » 11/5/2009 23:03

Boa noite,

Hoje a EDP desenhou uma vela não muito agradável. Segui com atenção a cotação diária e achei que se estava a aguentar bastante bem, mas ao chegar perto do fecho acabou por cair, fechando muito perto do mínimo do dia.

É bem verdade que o dia não foi bom para os mercados e que a EDP para todos os efeitos, apesar do desconto do dividendo, terminou positiva e acima da linha de resistência.

Continuo com uma atitude positiva em relação ao título, mas acho que o dia de amanhã é fundamental para testar o suporte e reagir (ou não...)

Deixo a análise gráfica, de onde destaco a vela que desenhou hoje e o cruzamento das linhas do stochastique.
Anexos
EDP_11mai.bmp
EDP_11mai.bmp (75.58 KiB) Visualizado 8407 vezes

Registado: 6/4/2009 22:56

por mlra » 11/5/2009 16:05

Neste sentido, o banco suíço reiterou a recomendação de “comprar” para as acções da empresa nacional, reduzindo, contudo, a avaliação das mesmas. O “target” desceu para 3,45 euros, de 3,60 euros, conferindo ainda um potencial de subida elevado à EDP.

Boas!

Quando se lê isto, eu interpreto da seguinte maneira.

Comprem que eu quero vender.:lol:

Quando dizem vendam.

Vendam que eu quero comprar. :wink:

Cumps
If it looks like a duck, walks like a duck and quacks like a duck, it is a duck.

Registado: 24/12/2007 12:02

por Resina » 11/5/2009 14:50

11:44 UBS dá três razões para os investidores comprarem acções da EDP
O UBS reiterou a recomendação de "comprar" para a Energias de Portugal (EDP), apesar de ter cortado a avaliação em 4%, e dá mesmo três razões pelas quais os investidores devem ter títulos da eléctrica liderada por António Mexia em carteira. "Excluindo o negócio das renováveis, o negócio 'core' da EDP está a negociar com um PER estimado para 2010 de 7 vezes", é a primeira razão apontada pelos analistas Alberto Gandolfi e Per Lekander.

O facto do banco de investimento ver “poucos riscos de aumento de capital graças aos ‘cash flows’ regulados”, é outro dos factores apontados. O último, não menos importante, prende-se com a “exposição aos activos eólicos, com 50% de desconto face ao valor de mercado” dos mesmos.

“A estes níveis, comprar acções da EDP permite exposição ao negócio da energia eólica com um preço 15% abaixo do valor contabilístico”, sublinha o UBS.

Neste sentido, o banco suíço reiterou a recomendação de “comprar” para as acções da empresa nacional, reduzindo, contudo, a avaliação das mesmas. O “target” desceu para 3,45 euros, de 3,60 euros, conferindo ainda um potencial de subida elevado à EDP.

As acções da eléctrica estão, hoje, a negociar em queda acentuada, dado estarem a negociar em ex-dividendo. Caem 2,87% para 2,846, apresentando uma margem de progressão de 21,2% face ao preço-alvo do UBS.

por Ulisses Pereira » 11/5/2009 12:56

Amadureira, a forma como colocas a questão inibe um pouco as respostas, já que parece um claro aconselhamento do género: "compra" ou "vende", algo que é desaconselhável por estas bandas.

No meu caso pessoal, deixo-te o link da análise em vídeo que fiz da EDP na Quinta-feira e que permanece completamente actual:

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=366736

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por fitas » 11/5/2009 12:48

Pelo menos está a portar-se muito bem, não só pelo facto do estado da bolsa e por se encontrar em ex-dividendo.

À bastante informação no tópico... a decisão será sempre sua.

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

Alguem inexperiente

por Amadureira » 11/5/2009 12:33

Será viável entrar na EDP neste momento e esperar resultados a curto prazo.

Obrigado e cumprimentos

Registado: 11/5/2009 12:28

por Resina » 11/5/2009 12:15

bp1511 Escreveu:08:34 Ilídio Pinho admite comprar 5% da EDP
Ilídio Pinho quer entrar no capital da EDP, com uma participação de pelo menos 5%. Quem o afirma, em entrevista ao Diário Económico, é o próprio empresário, que justifica este seu objectivo com o facto de querer "atacar a China a partir de Macau".

"Prefiro ter 10% de cem do que 100% de dois", afirmou o empresário, acrescentando que a "gestão de António Mexia tem sido excelente". E rematou: "Aqui está um homem que merece a minha admiração".

A entrada de Ilídio Pinho, a confirmar-se, será feita de forma directa e individual e não através da Fomentinvest, a empresa liderada por Ângelo Correia, de que o empresário é accionista.

Já agora quem é este senhor?

por Resina » 11/5/2009 12:09

mais_um Escreveu:
bp1511 Escreveu:O fecho teorico no meu banco foi os 2,79,

No teu banco e em todos, é mesmo assim.

bp1511 Escreveu:entanto o minimo de hoje, até agora, foi os 2,81.

Diferença - Valor da retenção.

Pura coincidência, até pode ir mais baixo.

Já agora, abriu a 2,88.

Se não fosse hoje o mercado estar assim, a Edp já tinha uma valorização jeitosa...
Mesmo assim aguenta-se bem....
bp1511 Escreveu:Sabes porque é que eles dizem isso?
É para justificar a queda do indice PS20. É um jornal e tem que arranjar uma justificação para essa queda.

Mas isso sempre foi e sempre será assim...
Há sempre algo que justifica... Mas uma pequena diferença, se fores tu a dar a justificação simplesmente podes dizer que o Psi20 hoje cai assim como toda a Europa, porque a semana passada subiu bastante e tambem tem de parar um pouco para respirar. Quando ouvires a imprensa dizer isso, deixa de o ser... lol
Abraço

por bp1511 » 11/5/2009 10:52

Sabes porque é que eles dizem isso?
É para justificar a queda do indice PS20. É um jornal e tem que arranjar uma justificação para essa queda.

Notícia no JNegocios

por Bocciardi » 11/5/2009 10:43

EDP cai mais de 3,5% com entrada em "ex-dividendo"
As acções da Energias de Portugal seguem em forte queda no primeiro dia em que negoceiam sem direito ao dividendo relativo ao exercício de 2008. A eléctrica começa a pagar aos accionistas um dividendo bruto de 14 cêntimos por acção a partir do próximo dia 14 de Maio.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@negocios.pt

As acções da Energias de Portugal seguem em forte queda no primeiro dia em que negoceiam sem direito ao dividendo relativo ao exercício de 2008. A eléctrica começa a pagar aos accionistas um dividendo bruto de 14 cêntimos por acção a partir do próximo dia 14 de Maio.

As acções da EDP seguem a desvalorizar 3,62% para 2,824 euros depois de terem chegado a cair 4,10% para 2,81 euros.

A eléctrica está hoje a ser penalizada pela entrada em "ex-dividendo". A partir de hoje, quem adquirir acções da empresa liderada por António Mexia não tem direito ao dividendo relativo ao exercício do ano passado.

A EDP vai pagar um dividendo de 14 cêntimos por acção, sobre os resultados do ano passado.

Esta remuneração aos accionistas representa um aumento de 12% face aos 12,5 cêntimos pagos relativos ao exercício de 2007.

A EDP obteve lucros de 1,091 mil milhões de euros em 2008, o resultado líquido mais elevado de sempre atingido por uma empresa cotada em Portugal e que representa um crescimento de 28% face ao ano anterior.

O dividendo aprovado pela empresa representa um "pay out", percentagem dos lucros distribuídos aos accionistas, de 46,90%

Face à cotação de hoje, o "dividend yield" ou rendibilidade do dividendo é de 4,9%.

Para o negócios a acção está a desvalorizar, em vez de estar a valorizar um pouco mais de 1%...

Registado: 17/1/2008 17:15

por bp1511 » 11/5/2009 10:35

mais_um Escreveu:

Já agora, abriu a 2,88.

Claro que pode ir mais abaixo, mais acima, etc são acções.
Isto é só para dizer que o mercado leu esse valor liquido (2,81) e comprou aí, agora o que vai fazer daqui para a frente ninguem sabe.

por schizo » 11/5/2009 10:30

Bate Certo

Registado: 7/5/2009 22:43

por mais_um » 11/5/2009 10:29

Já agora, abriu a 2,88.

Registado: 14/11/2008 0:48

por bp1511 » 11/5/2009 10:22

Vamos lá falar disto mais um bocado.
O fecho teorico no meu banco foi os 2,79, no entanto o minimo de hoje, até agora, foi os 2,81.

Anexos
edp.jpg
edp.jpg (33.55 KiB) Visualizado 6486 vezes

por ClyssaN » 11/5/2009 9:01

- GOE - Escreveu:Caros, uma dúvida, a EDP hoje está em ex-dividendo ou seja o dividendo já foi descontado deste o inicio da sessão de hoje certo ?

Quem entrar hoje e mantiver os títulos em carteira não terá direito ao dividendo, é assim?

Obrigado desde já e bons negócios :wink:

Certo.

Registado: 19/4/2007 12:54

por - GOE - » 11/5/2009 8:58

Caros, uma dúvida, a EDP hoje está em ex-dividendo ou seja o dividendo já foi descontado deste o inicio da sessão de hoje certo ?

Quem entrar hoje e mantiver os títulos em carteira não terá direito ao dividendo, é assim?

Obrigado desde já e bons negócios :wink:

Registado: 5/12/2007 16:26

por semoke » 9/5/2009 21:17

1º É preciso vender ao preço mais alto de sexta feira.
2º É preciso comprar ao preço mais baixa na segunda feira, ou seja ao preço do ajustamento do dividendo.

É como acertar no euromilhões.

Registado: 1/5/2009 11:22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, latbal, nickforum, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2 e 143 visitantes