EDP - Tópico Geral
BuyPoint Escreveu:bp1511 Escreveu:BuyPoint Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Respeito a tua opinião, eu apresentei os meus argumentos, tu apresentaste os teus. Queres que eu diga que tu estás errado? 10 anos a debater nos fóruns serviram-me para nunca dizer a alguém que está errado. Limito-me a apresentar os meus argumentos.
E, segundo os teus argumentos, pergunto eu porque é que então todos os investidores não vendem no fecho e não recompram na abertura.
Um abraço,
Ulisses
mas qual é o interesse de venderem no fecho e comprar na abertura? nenhum
iriam apenas perder mais dinheiro em comissões...
a acção na segunda vai descontar logo na abertura o valor bruto e não o liquido como dizes.
que dp da abertura suba ou desça já é o mercado a funcionar.
Segundo a tua teoria é muita, segundo a do Ulisses é nenhuma.
segunda a minha teoria é muita porque?
por causa da retenção?
a retenção feita é o imposto que pagas pelo rendimento, por isso pagarares agora ou pagares na altura de fazeres o teu irs é igual.
Sim, por causa da retenção.
Repara neste exemplo, tenho 10.000 acções da EDP vendo a 2,93€, dá 29.300€, não tenho mais valias porque comprei caro, logo não pago IRS de nenhuma maneira, ou seja não pago os 10% da mais valia nem os 20% da retenção.
A partir daqui é que tudo difere, segundo a tua teoria o valor teorico de segunda é 2.79€, ou seja se eu for comprar novamente as 10.000 EDPs gasto 27.900€, o que dá uma diferença 1.400€ (dividendo). Se ficares com a acções recebes (1.400€ X 0,80)= 1120, no minimo tem um custo de oportunidade de (1.400-1.120)= 280€
Segundo a teoria do Ulisses é igual vender antes ou depois.
Os dividendos. Falsa Questão.
Não se esqueçam que os dividendos podem ser recuperados.
Segunda feira vamos verificar que a EDP vais chegar ao valor do fecho de sexta feira.
Em BULL MARKET é vantajoso ficar com os dividendos. EX: BPI, BANIF, BCP, JM etc, com valores superiores aos dias ex dividendos.
Segunda feira vamos verificar que a EDP vais chegar ao valor do fecho de sexta feira.
Em BULL MARKET é vantajoso ficar com os dividendos. EX: BPI, BANIF, BCP, JM etc, com valores superiores aos dias ex dividendos.
- Registado: 1/5/2009 11:22
Um curioso... Escreveu:HU Escreveu:Penso que já há cerca de um ano aqui tive uma troca de argumentos com o Ulisses sobre o ajuste teórico após dividendo. Dessa vez foi a propósito da PTC.
Na minha perspectiva, o ajuste teórico deve ser considerado pelo dividendo buto, uma vez que de um dia para o outro a acção perde o valor na exacta medida do "cashoutflow" ( 80 % para o detentor e 20 % para o Estado, regra geral). A EDP quando paga o dividendo paga 14 Cêntimos, por isso perde 14 cêntimos do seu valor, independentemente do(s) destinatário(s) dos 14 cêntimos.
É evidente que o que se desconta é o bruto. E como os divividendos são taxados a 20%, há muita gente que prefere que as empresas não distribuam dividendos e reenvistam os lucros ou amortizem a dívida!!!
Como quase sempre o "mestre Ulisses tem razão
razão? ok esqueçe lá isso pá, estas mesmo fora da conversa...
- Registado: 12/6/2008 19:25
HU Escreveu:Penso que já há cerca de um ano aqui tive uma troca de argumentos com o Ulisses sobre o ajuste teórico após dividendo. Dessa vez foi a propósito da PTC.
Na minha perspectiva, o ajuste teórico deve ser considerado pelo dividendo buto, uma vez que de um dia para o outro a acção perde o valor na exacta medida do "cashoutflow" ( 80 % para o detentor e 20 % para o Estado, regra geral). A EDP quando paga o dividendo paga 14 Cêntimos, por isso perde 14 cêntimos do seu valor, independentemente do(s) destinatário(s) dos 14 cêntimos.
É evidente que o que se desconta é o bruto. E como os divividendos são taxados a 20%, há muita gente que prefere que as empresas não distribuam dividendos e reenvistam os lucros ou amortizem a dívida!!!
Como quase sempre o "mestre Ulisses tem razão

Penso que já há cerca de um ano aqui tive uma troca de argumentos com o Ulisses sobre o ajuste teórico após dividendo. Dessa vez foi a propósito da PTC.

Pata-Hari Escreveu:Buy point, o argumento de não poderes deduzir, é teu, não meu. Eu corrigi-te apenas.
tu não me corrigis-te uma vez que acrescentas te algo que não estava em discusão...
niguem estava a falar em englobamento.
por isso estas completamente fora do contexto.
António Mexia confirma à que a eléctrica está envolvida na rede de postos para carregar as baterias
O carro eléctrico é uma realidade e veio para ficar, disse à Agência Financeira, o presidente executivo da EDP, António Mexia.
A eléctrica nacional está envolvida no projecto de montagem de uma rede nacional de postos de «abastecimento» para este tipo de veículos eficientes, confirmou o responsável à AF. «É um objectivo essencial, mas é preciso que se imponham regras», referiu.
Para António Mexia, há falta de fabricantes e de marcas de carros eléctricos em Portugal, ainda que considere que «Portugal está, neste projecto, «na linha da frente da Europa».
320 postos até 2010
Sobre esta rede de postos, o presidente da EDP garante que haverá novidades em breve e até final deste ano. A empresa já está a definir localizações dos mesmos, seja parques de estacionamento como de «abastecimento». Actualmente, podem ser encontrados alguns «postos de enchimento lento, mas que já servem para o dia-a-dia».
Dentro de um a dois anos, António Mexia acredita que Portugal possa ter uma rede considerável, bem como mais marcas e produtores.
Benefícios fiscais
Lembre-se que o objectivo de José Sócrates é ter, em 2010, cerca de 320 postos para carregar baterias de carros eléctricos e, até 2011, um total de 1.300. Este projecto conta ainda com a parceria da Galp, REN, Efacec, Novabase e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). A rede está a ser pensada com Espanha, soube a AF.
O carro eléctrico tem sido um dos objectivos porta-bandeira deste Governo, inserido na política de eficiência energética. Para quem tenha um, pode gozar de isenção do imposto de circulação, um benefício fiscal em sede de IRS de cerca de 800 euros e, para as empresas, isenções fiscais em IRC.
O carro eléctrico é uma realidade e veio para ficar, disse à Agência Financeira, o presidente executivo da EDP, António Mexia.
A eléctrica nacional está envolvida no projecto de montagem de uma rede nacional de postos de «abastecimento» para este tipo de veículos eficientes, confirmou o responsável à AF. «É um objectivo essencial, mas é preciso que se imponham regras», referiu.
Para António Mexia, há falta de fabricantes e de marcas de carros eléctricos em Portugal, ainda que considere que «Portugal está, neste projecto, «na linha da frente da Europa».
320 postos até 2010
Sobre esta rede de postos, o presidente da EDP garante que haverá novidades em breve e até final deste ano. A empresa já está a definir localizações dos mesmos, seja parques de estacionamento como de «abastecimento». Actualmente, podem ser encontrados alguns «postos de enchimento lento, mas que já servem para o dia-a-dia».
Dentro de um a dois anos, António Mexia acredita que Portugal possa ter uma rede considerável, bem como mais marcas e produtores.
Benefícios fiscais
Lembre-se que o objectivo de José Sócrates é ter, em 2010, cerca de 320 postos para carregar baterias de carros eléctricos e, até 2011, um total de 1.300. Este projecto conta ainda com a parceria da Galp, REN, Efacec, Novabase e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). A rede está a ser pensada com Espanha, soube a AF.
O carro eléctrico tem sido um dos objectivos porta-bandeira deste Governo, inserido na política de eficiência energética. Para quem tenha um, pode gozar de isenção do imposto de circulação, um benefício fiscal em sede de IRS de cerca de 800 euros e, para as empresas, isenções fiscais em IRC.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
mais_um Escreveu:Boas!
Em relação à actualização do valor da acção , esta é feita descontando o valor do dividendo bruto, o que a empresa paga e não sobre o valor liquido.
É facil perceber porquê, posso querer englobar os rendimentos dos dividendos, posso ser estrangeiro e pago um valor diferente de imposto, etc...Data Ex-Dividendos - Data em que uma acção passa a ex-dividendo, significando isto que desde esse dia deixa de ter direito a receber o respectivo dividendo. Neste dia, em teoria, a acção deve corrigir logo na abertura, o valor do dividendo bruto a distribuir
Fonte:
http://www.iapmei.pt/iapmei-gls-02.php?glsid=4&letra=D
Ulisses, desta vez estás equivocado![]()
Um bom fim de semana,
Alexandre Santos
o Ulisses sabe que são os 0.14€ que são descontados e isso penso que ninguem tem duvidas.
o que ele não consegue diferenciar é o conceito economico do financeiro.
Boas!
Em relação à actualização do valor da acção , esta é feita descontando o valor do dividendo bruto, o que a empresa paga e não sobre o valor liquido.
É facil perceber porquê, posso querer englobar os rendimentos dos dividendos, posso ser estrangeiro e pago um valor diferente de imposto, etc...
Ulisses, desta vez estás equivocado
Um bom fim de semana,
Alexandre Santos
É facil perceber porquê, posso querer englobar os rendimentos dos dividendos, posso ser estrangeiro e pago um valor diferente de imposto, etc...
Data Ex-Dividendos - Data em que uma acção passa a ex-dividendo, significando isto que desde esse dia deixa de ter direito a receber o respectivo dividendo. Neste dia, em teoria, a acção deve corrigir logo na abertura, o valor do dividendo bruto a distribuir
Fonte:
http://www.iapmei.pt/iapmei-gls-02.php?glsid=4&letra=D
Ulisses, desta vez estás equivocado

Um bom fim de semana,
Alexandre Santos
[quote="Pata-Hari"]buy point: "as retenções na fonte podem ser deduzidas a colecta o que não é o caso." Por acaso até é, podes sempre optar pelo englobamento, o que raramente sucede porque é dificil bater a taxa de 20%.
o que não vem para o caso é falares de englobamento, pois não é isso que esta em causa.
o que não vem para o caso é falares de englobamento, pois não é isso que esta em causa.
SnowFox Escreveu:Por acaso acho sempre (vá sempre não) mas tendo em conta o preço desta acção, e o dividendo que potencialmente vai ser dado (0.14€) que se calhar tomarei uma posição a curto prazo nela. (não como forma de ganhar dinheiro com o dividendo, mas para a comprar a um preço acessível naquele dia).
Vamos ver para que valor vem a acção primeiro (eu aponto para os 2.76€ por ai.. mas vamos lá ver).
E se ela na segunda for aos 3€, ficavas surpreendido?
O mercado é muito imprevisível....
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Por acaso acho sempre (vá sempre não) mas tendo em conta o preço desta acção, e o dividendo que potencialmente vai ser dado (0.14€) que se calhar tomarei uma posição a curto prazo nela. (não como forma de ganhar dinheiro com o dividendo, mas para a comprar a um preço acessível naquele dia).
Vamos ver para que valor vem a acção primeiro (eu aponto para os 2.76€ por ai.. mas vamos lá ver).
- Registado: 19/4/2009 16:49
Ulisses Pereira Escreveu:Eu disse que não acrescentava mais nada à discussão, mas face ao que acabas de dizer tenho que te corrigir: Não vais receber os 14 cêntimos. A diferença entre o dividendo bruto e o dividendo líquido é retida na fonte e só recebes o dividendo líquido.
Um abraço,
Ulisses
Bem quem não vai acrescentar mais nada á conversa sou...
Ulisses tu não consegues separar o conceito economico do financeiro, e quanto a isso já não posso fazer nada.
e dp não é retenção na fonte. as retenções na fonte podem ser deduzidas a colecta o que não é o caso.
penso que não á duvidas para ninguem que o proveito é de 0,14€.
efectivamente o que recebemos é os 0.11 mas apos sermos tributados sobre o rendimento que tivemos, que foi de 0.14€
é sobre estes 0.14€ que incide o dito imposto sobre o rendimento...
mas pronto não vou falar mais nisto, porque não há aqui nada para discutir, é claro como á agua, que o sr. não consegue distinguir o conceito economico do financeiro.
Ulisses Pereira Escreveu:aikyfiu e se descer mais do que isso também compensa mais, não é essa a questão (isso já tem a ver com o comportamento da acção). A questão é a do ajuste teórico.
Um abraço,
Ulisses
Segunda podemos desfazer as dúvidas!!! eu estava convencido que descontava o valor bruto, mas confesso que não sei, nem me interessa, como disseste, uma resistência/suporte não é um valor preciso, por isso tanto faz cair 11 ou 14 cêntimos
Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Ulisses Pereira Escreveu:Buypoint, se tu dizes que desconta 14 cêntimos e na tua carteira só entram praticamente 11 cêntimos, compensa-te vender no fecho e comprar na abertura. (Mesmo incluindo comissões e "slippage")
Não é liquido que, mesmo neste caso, compense vender no fecho e comprar na abertura, pois nada garante que a acção não abra em gap up, e nesse caso perderia a subida.
Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Ulisses Pereira Escreveu:Buypoint, se tu dizes que desconta 14 cêntimos e na tua carteira só entram praticamente 11 cêntimos, compensa-te vender no fecho e comprar na abertura. (Mesmo incluindo comissões e "slippage")
E por aqui encerro a minha participação neste debate onde já apresentei todos os meus argumentos.
Um abraço,
Ulisses
mas esse é que é o teu erro. na minha carteira entra os 0,14€.
dp como qualquer outro rendimento que obtemos temos que pagar o nosso imposto, e ai sim fico com os 0,11€ liquidos.
mas o meu proveito foi os 0,14€. ou seja é o mesmo valor que o titulo vai descontar
bp1511 Escreveu:BuyPoint Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Respeito a tua opinião, eu apresentei os meus argumentos, tu apresentaste os teus. Queres que eu diga que tu estás errado? 10 anos a debater nos fóruns serviram-me para nunca dizer a alguém que está errado. Limito-me a apresentar os meus argumentos.
E, segundo os teus argumentos, pergunto eu porque é que então todos os investidores não vendem no fecho e não recompram na abertura.
Um abraço,
Ulisses
mas qual é o interesse de venderem no fecho e comprar na abertura? nenhum
iriam apenas perder mais dinheiro em comissões...
a acção na segunda vai descontar logo na abertura o valor bruto e não o liquido como dizes.
que dp da abertura suba ou desça já é o mercado a funcionar.
Segundo a tua teoria é muita, segundo a do Ulisses é nenhuma.
segunda a minha teoria é muita porque?
por causa da retenção?
a retenção feita é o imposto que pagas pelo rendimento, por isso pagarares agora ou pagares na altura de fazeres o teu irs é igual.
Buypoint, se tu dizes que desconta 14 cêntimos e na tua carteira só entram praticamente 11 cêntimos, compensa-te vender no fecho e comprar na abertura. (Mesmo incluindo comissões e "slippage")
E por aqui encerro a minha participação neste debate onde já apresentei todos os meus argumentos.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses