Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Lucros totais, lucros por acção

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

EPS

por vitorigus » 7/5/2009 12:06

As correctoras / Bancos deviam dar essa informaçao - e actualizada?. Onde podemos ver: P ex a plataforma da Saxo, a area de Mercados do Santander Totta, o Google Finance.

Há mais sugestões?

Obrigado

Registado: 9/8/2005 11:17

por Elias » 7/5/2009 11:41

Champignon Escreveu:Custa-me um pouco a acreditar nisso porque a empresa não tem neste momento um EPS muito apetecivel.

Pois... lá está... eu nem sei como calcular o EPS da Brisa.

Temos que contar todas as acções mesmo as que estão nos núcleos duros e não estão dispersas em bolsa, certo?

Registado: 5/11/2002 12:21

por Champignon » 6/5/2009 23:24

Isso já não sei. Vou deixar o mercado avaliar isso.

Custa-me um pouco a acreditar nisso porque a empresa não tem neste momento um EPS muito apetecivel.

É um mercado muito saturado, em que caso a empresa não avance para uma intercionalização o seu crescimento parece-me muito complicado.

Mas isto é apenas uma análise muito simplista da acção

Registado: 2/4/2009 12:51

por EuroVerde » 6/5/2009 23:19

Champignon Escreveu:Se concordas que só mais tarde se verá...então estamos de acordo.

Quanto ao preço apenas perguntei porque é sempre um bom negócio quando as compram quando estão subvalorizadas. E, em príncipio, ninguém melhor que a própria administração para fazer uma avaliação correcta da empresa.

Se mais tarde se vir que foi mau investimento, aí os accionistas devem ficar algo preocupados com a qualidade da administração da empresa...

Estou de acordo que se está a comprar um euro por cinquenta cêntimos. Mas a confirmação disso virá mais tarde.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Champignon » 6/5/2009 23:14

Se concordas que só mais tarde se verá...então estamos de acordo.

Quanto ao preço apenas perguntei porque é sempre um bom negócio quando as compram quando estão subvalorizadas. E, em príncipio, ninguém melhor que a própria administração para fazer uma avaliação correcta da empresa.

Se mais tarde se vir que foi mau investimento, aí os accionistas devem ficar algo preocupados com a qualidade da administração da empresa...

por EuroVerde » 6/5/2009 23:07

Champignon Escreveu:Euroverde, qual a percentagem de títulos que comprou?
Em quantos cêntimos por acção achas que beneficiou o accionista nessa operação? a que preço compraram?
Isso sim é que é importante!

Mas também não te podes esquecer do reverso da medalha.

Essas acções foram compradas com dinheiro dos resultados na melhor das hipóteses. Porque se foi com financiamento está a prejudicar o accionista.

E partindo do príncipio que foi com o dinheiro dos resultados é menos dinheiro que é distribuído na forma de dividendos ou investido noutra área para desenvolvimento da empresa.

Só tempos mais tarde se pode vir a confirmar se foi ou não uma boa opção da administração esse investimento.
Apenas se a empresa crescer, esse investimento se pode mostrar proveitoso no futuro através do aumento da cotação (partindo do princípio que não são emitdidas mais acções). Aí sim existe valor acrescentado para o accionista.

Por isso, a meu ver, essa tua afirmação não é tão óbvia como tu queres fazer parecer...

Nota: não tenho, nem nunca tive posições na Brisa

Olá,
Não tenho acções da Brisa, mas já tive.
0,1 euros.
O preço a que compraram não interessa. Foi ao preço de Mercado mas penso que abaixo do preço actual. E recompraram acções com o fluxo gerado sem recorrer ao endividamento.
Concordo que só mais tarde se verá se foi boa opção.

por Champignon » 6/5/2009 23:05

Claro, concordo absolutamente contigo.

Apenas acho que a re/compra de ações por parte das administrações ao contrário do que o EuroVerde parece querer afirmar, não traduzem OBRIGATORIAMENTE um aumento do EPS

por salvadorveiga » 6/5/2009 22:57

Champignon Escreveu:Salvador tens razão.

Mas isso não invalida o resto do meu raciocínio.
Continuo a achar que essas afirmações não são tão óbivas como querem fazer querer.

claro mas como disse o mais importante e' o EPS e nao os lucros totais...

Registado: 12/3/2008 22:06

por Champignon » 6/5/2009 22:54

Salvador tens razão.

Mas isso não invalida o resto do meu raciocínio.
Continuo a achar que essas afirmações não são tão óbivas como querem fazer querer.

por salvadorveiga » 6/5/2009 22:51

Champignon Escreveu:Euroverde, qual a percentagem de títulos que comprou?
Em quantos cêntimos por acção achas que beneficiou o accionista nessa operação? a que preço compraram?

Essas acções foram compradas com dinheiro dos resultados na melhor das hipóteses. Porque se foi com financiamento está a prejudicar o accionista.

E partindo do príncipio que foi com o dinheiro dos resultados é menos dinheiro que é distribuído na forma de dividendos ou investido noutra área para desenvolvimento da empresa.

Só tempos mais tarde se pode vir a confirmar se foi ou não uma boa opção da administração esse investimento.
Apenas se a empresa crescer esse investimento se pode mostrar proveitoso no futuro, através do aumento da cotação (partindo do princípio que não são emitdidas mais acções). Aí sim existe valor acrescentado para o accionista.

Por isso, a meu ver, essa tua afirmação não é tão óbvia como tu queres fazer parecer...

Dinheiro dos resultados e' que nao foi de certeza...

resultados nao equivale a dinheiro...

Para ver, tens que ver atraves dos Cash Flow's

por Champignon » 6/5/2009 22:48

Euroverde, qual a percentagem de títulos que comprou?

Apenas se a empresa crescer, esse investimento se pode mostrar proveitoso no futuro através do aumento da cotação (partindo do princípio que não são emitdidas mais acções). Aí sim existe valor acrescentado para o accionista.

Editado pela última vez por Champignon em 6/5/2009 22:52, num total de 1 vez.

por EuroVerde » 6/5/2009 22:18

Por exemplo, há coisas que passam ao lado de muita gente. Na Brisa, a administraçao recomprou acções, o que torna o titulo mais barato. E muita gente não está já a comprar Brisa porque pensa que está cara com o mesmo número de acções do ano passado.

por Champignon » 6/5/2009 21:56

Hmmmm esta parece fácil....então como é que o Francisco Louçã conseguiria ganhar votos?!

Ele com o PCP tb á mistura falam sempre dos lucros recordes das empresas que em seu entender deviam ser nacionalizadas ("Os senhores do capita!"). Não interessa que o lucro esteja mais ou menos diluído para o accionista. O que interessa é passar a ideia dos lucros fantásticos ao mais analfabeto dos portugueses!

Agora falando mais a sério, penso que isso faz devido á ignorância neste capítulo da maior parte dos portugueses.
Não consegues fazer uma notícia para massas a falar de EPS. Pouca gente sabe o que isso é. Agora quando se fala de muitos milhões de euros o português fica logo atento.

Em suma, a razão é porque os americanos têm uma maior cultura económica que nós.

por salvadorveiga » 6/5/2009 21:51

e nem e' so isso...

os lucros totais podem crescer a um ritmo diferente dos lucros por acçao...

apesar da Coca Cola nos ultimos 10 anos por exemplo ter crescimento dos lucros a uma media de 7%, vais ver os EPS e tem crescimento a' volta de 12%.

Por isso o EPS pa mim e' mais importante pq e' esse valor que interessa ao accionista.

Lucros totais, lucros por acção

por Elias » 6/5/2009 21:44

Tenho reparado que a divulgação dos resultados das empresas em Portugal dá especial destaque aos lucros totais (100 milhões de euros, por exemplo), ao passo que nos states se dá mais relevância ao lucro por acção (45 cêntimos por acção, o famoso EPS ou Earnings Per Share).

Os lucros totais só por si servem de muito pouco, pois é necessário ir procurar o número total de acções de cada empresa e depois, como dizia o outro, "é fazer as contas". Dá trabalho e não é prático.

Em minha opinião o EPS é um indicador muito útil, pois dividindo o preço de mercado pelo EPS, facilmente determinamos o PER e podemos avaliar se uma empresa está cara ou está barata face ao sector.

Não entendo porque é que em Portugal raramente se fala do EPS.

Alguém opina?

Registado: 5/11/2002 12:21

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], marketisnotefficient, niceboy e 469 visitantes