Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Discos (Não) pedidos - (PSI e S&P)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Paionense » 1/5/2009 14:00

crg, não sendo o Ulisses. Eles já explicou isso uns posts acima. è uma espécie de "contrarian move"

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por crg » 1/5/2009 13:28

Ulisses,

Obrigado pela análise, é sempre um farol neste mar imenso.

Uma pergunta, a propósito da tua afirmação "são precisas mais opiniões optimistas, mais touros para o mercado poder cair": para que as opiniões optimistas / touros aumentem será condição necessária que o mercado continue a subir?

Um abraço.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por lcaldei1 » 1/5/2009 13:09

Obrigado Ulisses, ficou bem claro agora para mim o raciocinio/experiência de mercado por trás do teu comentário no video.

Registado: 18/2/2008 9:13

por atomez » 1/5/2009 2:45

Excelente!

Só posso dizer uma coisa, citando Albert Einstein:

"Uma boa intuição vale mais que mil experiências"

Registado: 4/11/2002 22:48

por Ulisses Pereira » 1/5/2009 2:15

É normal que, quem siga as minhas análises há pouco tempo, não compreenda alguns dos meus raciocínios. Esta questão do pessimismo/optimismo não é de explicação simples e talvez seja melhor explicar mais detalhadamente num dos próximos vídeos. Mas, enquanto esse vídeo não chega, vou tentar deixar aqui uma pincelada rápida sobre o assunto:

Se uma esmagadora maioria está pessimista (tal como detectei há umas semanas atrás perto do fundo) é sinal que a esmagadora maioria já vendeu as acções (ou abriu posições curtas para ganhar dinheiro comas quedas). E o mercado não cai por decreto, só cai com vendedores. E, nessa situação - onde a esmagadora maioria já vendeu - onde estão os vendedores que vão fazer o mercado cair? Não estão... E depois as subidas trazem alguns compradores e os detentores de posições curtas correm a fechar as suas posições (comprando) e fazendo o mercado subir.

Este foi o meu raciocínio que me permitiu, perto do fundo, no dia 11 de Março, acreditar que o S&P podia subir durante algumas semanas. Penso que está bem explicado lá para o meio do vídeo que gravei nesse dia: http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=358454

Claro que, com situações menos extremadas como actual a situação não é tão clara, mas o raciocínio é semelhante.

Um abraço,
Ulisses

P.S. Darkvader, sim, para quem quer negociar o "mercado" é uma boa solução.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por _asdrubal_ » 1/5/2009 0:04

pepi Escreveu:Ulisses, porque dizes que são precisas mais opiniões optimistas, mais touros para o mercado poder cair e enquanto houver cepticismo e reserva é possível que continue a subir?

Também eu não entendi isto. E falei com outra pessoa, que também não entendeu esta ideia.

Registado: 4/9/2008 15:20

Apostar em Indices neste momento

por darkvader » 30/4/2009 23:52

Caro Ulisses

É a primeira vez que me dirijo a ti, neste forum.
Tenho seguido o Caldeirão e recentemente as tuas análises, particularmente as realizadas em vídeo. Muito boas e reveladoras de grande experiência nestas matérias.

Também tenho a mesma dúvida do "majomo". Uma vez que o mercado US é muito vasto, em termos de acções, não seria melhor e mais seguro entar neste momento em Indices ETF, tais como SPY, USO (Petróleo) e GEX (energias Renováveis), por ex.?

Cumps

dv

Registado: 29/12/2008 20:06

por mapaman » 30/4/2009 23:28

Boas,

Gostava de deixar uma sugestão,agora que as análises ganharam mais visibilidade e que é a seguinte:

A "corrida" aos dividendos é um facto e cada um lá saberá das suas razões(utilizo os dividendos como forma de "pagar" os juros em entradas longas em cfd´s,em acçõs dispenso...),no entanto,será que introduzir a questão dos stop´s não fará todo o sentido,pois tenho a certeza que muitos,pura e simplesmente não sabem o que são,para o que servem,já para não falar dos sites de bancos que não fornecem essa possibilidade como por ex. Totta.

Já tive uma explicação por parte de um bancário que falar em stop´s a clientes é um pouco como ir contra o cliente pois,se a cotação corrigir e depois voltar a subir a "culpa" vai cair para quem recomendou/sugeriu o uso dos mesmos e não como uma forma para preservar o capital.

Esta explicação para mim não faz qualquer sentido,mas como não trabalho na área posso estar a ver mal a situação.

cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por pepi » 30/4/2009 22:58

Ulisses, porque dizes que são precisas mais opiniões optimistas, mais touros para o mercado poder cair e enquanto houver cepticismo e reserva é possível que continue a subir?

Confesso que ainda n digeri bem esta parte da psicologia dos mercados...

Abraços e bom fds!

Registado: 17/3/2009 14:43

por lcaldei1 » 30/4/2009 22:05

É mesmo uma questão de psicologia de mercado que me escapou...Ulisses, porque dizes que são precisas mais opiniões optimistas, mais touros para o mercado poder cair e enquanto houver cepticismo e reserva é possível que continue a subir? qual o raciocinio por trás dessa opinião?

Obg.

Registado: 18/2/2008 9:13

por bullflag » 30/4/2009 21:48

Qaulquer elogio que se faça as tuas analises vai ser sempre pequeno.

Mais uma vez demonstras uma grande sabedoria 1 conhecimento dos mercados e a sua psicologia que está por trás

Parabens e muito obrigado Ulisses

abraços

Registado: 10/11/2008 18:55

por Celsius-reloaded » 30/4/2009 21:33

Mto importante esta análise.

Ajuda a perceber o que realmente se passa.

Vou andar atento...
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por salvadorveiga » 30/4/2009 17:35

majomo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:AMZN, GOOG,CSCO, INTC, AAPL, MSFT, AMZN, YHOO, BIDU, EBAY, GOOG, GS,MS,RIMM, ADBE, NVDA, VRSN, QCOM, BRCM, PMCS, NTAP, BRCD, BRCM, AMAT, NVLS, CVX, XOM, EMC, DHR, IBM.

30 para começares. Podia dar-te aqui 300 mas calma. :)

Um abraço,
Ulisses

Obrigado, já tenho algo para me entreter... :mrgreen:

Cumps. e bom fim-de-semana alargado! :)

basta pensares em empresas multinacionais q ocnheças e tens la'...

McDonald's, Pepsi, Johnson and Johnson, Google, Apple, sei la pensa em multinacionais q ficas com uma carrada delas

Registado: 12/3/2008 22:06

por majomo » 30/4/2009 16:41

Ulisses Pereira Escreveu:AMZN, GOOG,CSCO, INTC, AAPL, MSFT, AMZN, YHOO, BIDU, EBAY, GOOG, GS,MS,RIMM, ADBE, NVDA, VRSN, QCOM, BRCM, PMCS, NTAP, BRCD, BRCM, AMAT, NVLS, CVX, XOM, EMC, DHR, IBM.

Um abraço,
Ulisses

Obrigado, já tenho algo para me entreter... :mrgreen:

Cumps. e bom fim-de-semana alargado! :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Ulisses Pereira » 30/4/2009 16:38

AMZN, GOOG,CSCO, INTC, AAPL, MSFT, AMZN, YHOO, BIDU, EBAY, GOOG, GS,MS,RIMM, ADBE, NVDA, VRSN, QCOM, BRCM, PMCS, NTAP, BRCD, BRCM, AMAT, NVLS, CVX, XOM, EMC, DHR, IBM.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Laaz Rockit » 30/4/2009 16:36

Estava mesmo á espera que fizesses uma análise destas, já que se ouve ou lê muita coisa por aqui. Os ursos e os touros convictos perdem muitas vezes a razão. Mas não gostam de dar o braço a torcer. Nada como uma análise isenta de facciosismos.

Obrigado.
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por majomo » 30/4/2009 16:18

Ulisses Pereira Escreveu:Eu praticamente só negoceio nos Estados Unidos. Aconselho-te a começares pelas acções mais conhecidas e, a pouco e ppouco, vais acrescentado acções sobre as quais vês análises e vais seleccionando as que mais te interessam.

Um abraço,
Ulisses

É possível dares alguns exemplos, se possível... de um cabaz desse tipo de acções conhecidas.

É que acompanho o índice S&P, mas acções conheço apenas nomes, não sei que acções são as mais conhecidas para o mercado e como estamos a falar em américa, existem milhares. :?

Cumps.
-Devo usar STOP's

por Jesse James » 30/4/2009 16:12

Ulisses Pereira Escreveu:
Jesse, depende muito dos activos em questão. Para um activo muito volátil, um fecho 3 ou 4% acima da resistência não quer dizer nada, mas para um activo menos volátil 3 ou 4% já é muito relevante.
Normalmente, basta.me outra sessão claramente acima da resistência para a confirmar, sobretudo se a ruptura tiver sido acompanhada de volume forte.
Naturalmente que, depois de um reteste com sucesso dessa zona, reforça a convicção.

Um abraço,
Ulisses

Conciso, claro, simples :clap:

Obrigado e um abraço,

JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por Ulisses Pereira » 30/4/2009 16:07

poseidon, desde que depois respeites o "stop" colocado abaixo do suporte que referi...

Custa-me sempre dizer este tipo de coisas porque cada um tem a sua estratégia, o seu perfil de risco e o seu horizonte temporal. Prefiro analisar o activo em questão, traçar os vários cenários e depois as decisões individuais de investimento já a mim não me dizem respeito. Bastam-me as decisões que tenho que tomar para os meus clientes. :)

Jesse, depende muito dos activos em questão. Para um activo muito volátil, um fecho 3 ou 4% acima da resistência não quer dizer nada, mas para um activo menos volátil 3 ou 4% já é muito relevante.
Normalmente, basta.me outra sessão claramente acima da resistência para a confirmar, sobretudo se a ruptura tiver sido acompanhada de volume forte.
Naturalmente que, depois de um reteste com sucesso dessa zona, reforça a convicção.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Jesse James » 30/4/2009 15:02

Ulisses,

Em relação às resistências, o que consideras ser um breakout:

:arrow: uma % acima da zona

:arrow: n dias acima da zona

:arrow: um retracement que não passe da zona

outra situação?

Obrigado,

JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!

Registado: 3/6/2008 15:12

por poseidon635 » 30/4/2009 14:19

Para não "fugir" à regra, uma análise "5 estrelas" :)

Ulisses, neste momento estando fora dos mercados, será uma boa altura para arriscar uma entrada longa no PSI20?

Obrigado e BN.

Registado: 13/6/2008 10:22

por Ulisses Pereira » 30/4/2009 14:17

Eu praticamente só negoceio nos Estados Unidos. Aconselho-te a começares pelas acções mais conhecidas e, a pouco e ppouco, vais acrescentado acções sobre as quais vês análises e vais seleccionando as que mais te interessam.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por majomo » 30/4/2009 13:50

Obrigado pela análise e por partilhares da mesma opinião que eu... :wink:

Uma pergunta:
Até agora, durante todo este processo pedagógico do mundo das bolsas, e porque não tenho tempo para analisar tantos gráficos como tu o fazes... :mrgreen: tenho-me limitado ao nosso PSI

Para me aventurar em outros mercados, qual ou quais sugerias e por onde começar...?

Cumps.
-Devo usar STOP's

por Ulisses Pereira » 30/4/2009 13:41

Resina, touro enraivecido só nos "Bull Markets". Quando aponto pontos de inflexão de curto prazo tão próximos como os que apontei, não me parece que isso seja sinal de um touro enraivecido. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Nyk » 30/4/2009 13:28

Ulisses Pereira Escreveu:Karaya, é verdade. Foi gravado de madrugada e não quis acordar aqui as pessoas em casa. :)

Um abraço,
Ulisses

Os meus parabens por todo o esforço que fazes por esta grande comunidade. :clap: :clap: :clap:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, PMP69, Rafael Abreu, Shimazaki_2, trilhos2006 e 174 visitantes