Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Afastado mas não morto

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 7/7/2003 16:53

Cem, em boa hora fizeste uma referência à concorrência...
:wink:

É que foi graças a esse comentário que eu resolvi o problema do Anexo!
:mrgreen:

Já podem ver todos o post do Cem devidamente acompanhado da figura ilustrativa...
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Um grande obrigado

por Cem » 7/7/2003 16:39

a todos os que tiveram a gentileza de responder ao meu post, nomeadamente aos meus amigos Marco ( paciência, o ficheiro pelos vistos era maior que o Caldeirão! e...parabéns pelas análises que vais fazendo, és daqueles aos quais procuro não perder uma), TRSM ( qualquer dia ainda fundas o primeiro telejornal da net), ao Nuno Faustino ( ninguém é infalível, mas não há dúvida que desta vez o "perdigueiro" saiu-se airosamente), ao grande Ulisses ( com um prazer redobrado em ir lendo os teus artigos refinados), à Patolitas ( com um entusiasmo de contagiar, é uma espécie de "Anocas/Delta" deste sítio, não deixa ninguém pôr pé em ramo verde; lá vou vendo também de vez em quando que te vais interessando pelo BCRES, o que vale é teres o FT a dar aí umas boas achegas, sorry lá rapariga eu não ter tempo para entrar em linha! Beijocas e boa sorte no vosso projecto "Caldeirão", extensiva ao resto da equipa, como é óbvio), ao meu amigo Fernando de longa data e parceiro de saudosas partidas de xadrez, ao estimado GPinto ( mais um que procuro não perder os passos, atingiu o topo do ranking dos 10 mais nas análises técnicas em Portugal; não digo o nome dos restantes para não provocar invejas e possíveis injustos esquecimentos...), à amiga Razão Pura que gostei muito de conhecer num almoço no "Tromba Rija", embora muito de fugida ( posso garantir que é muito mais bonita que o boneco do nick que escolheu para a representar!) e aos velhos amigos dos primórdios dos foruns, o saudoso lmm ( qualquer dia só te põem a vista em cima com um turbante de astrólogo, seu Gannista militante!) e ao Antunes ( um grande abraço para ti e espero que brevemente arranjes um sistema automatizado, de certeza que deixavas todas as dúvidas de lado...).
Foi um prazer enorme ter estado este bocadinho com todos, logo à noite vou ver se mando também um abraço ao pessoal da concorrência.
Xau, xau,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

Viva a Briosa!

por Antunes » 7/7/2003 11:21

Sejas bem aparecido Cem!

Espero que possas compartilhar os "bitaites" do teu "perdigueiro" mais vezes que se revelaram mais uma vez acertados contra tudo e todos. De facto o "perdigueiro" é uma raça da maior humildade, condição essencial para estas lides (coisa que me falta as vezes... :cry: )!

Desejo-te as maiores felicidades nos teus novos projectos...

Um abraço,

Antunes

Registado: 4/12/2002 11:16

Cem

por Razao_Pura » 7/7/2003 10:45

Olaaaaaá!

lagarto, lagarto, lagarto...

Quem é vivo sempre aparece!

Bem, para já é um gosto voltar a ter notícias tuas, pricipalmente para sabermos que estás a desenvolver projectos tão ambiciosos. Como membro que és, mais ou menos afastado, temos orgulho e desejamos-te todo o sucesso do mundo, porque tu não mereces menos.

Beijocas e vai aparecendo.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Visitante » 6/7/2003 22:21

Oi Cem,

Um grande abraço aqui do "homem por trás do nick".

Espero que tudo corra pelo melhor nesses teus novos projectos!

O Marco já se ofereceu, mas tenta mandar os gráficos para o meu mail que eu vejo se dou um jeito daquilo "caber". É giro ler as linhas e não as ver. Dizes que até têm cor e bolinhas não é, lol?

Também não sei se vai para cima ou para baixo... entretanto apostei que vai pra baixo. Ainda bem que inventaram os stops ehehe.

Abraço,
lmm
Visitante

Grande Abraço Cem

por Gpinto » 6/7/2003 21:56

É sempre com grande prazer que volto a ler as tuas "teses".

Vai um longo????

Abraço

GP
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Um grande abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Registado: 16/11/2002 13:32

Abraço

por Fernando dos Aidos » 6/7/2003 20:40

Um abraço,Cem. É sempre um prazer ler os teus posts.

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

por Pata-Hari » 6/7/2003 13:43

Oi cem! ainda bem que está tudo bem contigo. Temos sentido a tua falta, como deves saber se lês os posts.

Boa sorte nos teus projectos!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ulisses Pereira » 6/7/2003 13:29

É sempre bom ler-te Cem! Folgo em saber que está tudo bem contigo e que, apesar de não estares activo na escrita, continuas a acompanhar o que se vai passando nos fóruns.

Interessante o facto de falares numa possível lateralização. Muitas vezes, as pessoas esquecem-se que as retracções se podem fazer via tempo e não via preço. E quando o mercado anda lateral durante algum tempo, depois de um movimento forte anterior, muitas vezes, os investidores não se apercebem que a retracção já foi feita...

Espero que continues a visitar os fóruns e, à semelhança do que fizeste ontem, que nos brindes com uns artigos ocasionalmente, quando o teu tempo deixar.

Um grande abraço e boa sorte para a possível entrada no PEX!
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Olá Cem

por Visitante » 6/7/2003 4:46

Cada vez tenho mais respeito pelos latidos do teu rafeiro... numa altura em que ninguém (ou melhor... quase ninguém, porque houve uma menina que apostou que o das ia aos 3000 pontos) aposta subidas o teu rafeiro latiu e disse que iamos subir... e o mercado obedeceu :)
Um abraço
Nunofaustino
Visitante

por TRSM » 5/7/2003 19:10

Olá Cem

Só para te desejar muita saude e escreve sempre que puderes.

abração

TRSM

Registado: 5/11/2002 11:30

por MarcoAntonio » 5/7/2003 19:03

Sejas bem aparecido caro Cem!

Em relação ao anexo, se puderes envia-me a imagem no formato que tiveres por e-mail que sendo possível eu optimizo a imagem de forma a poder ser anexada.

Um abraço!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Afastado mas não morto

por Cem » 5/7/2003 19:00

O facto de me ter retirado dos fóruns não me tem impedido de ir lendo, com a assiduidade que o pouco tempo livre me permite, diferentes contribuições e análises que muitos antigos companheiros destas lides deixam por aqui ficar.
Acho que o futuro está bem entregue e espero bem que os dois maiores fóruns de bolsa portugueses continuem a apostar na inovação, qualidade e formação cada vez mais enriquecedora de todos os que os lêem.
Também eu retirei muitos ensinamentos e excelentes boas ideias, algumas desgarradas e outras bastante inovadoras, que me permitiram prosseguir pequenos melhoramentos no sistema de trading que uso e que vou refinando em pequenos detalhes sempre que posso.
Como homenagem aos velhos amigos que sei que vou mantendo por estes sítios deixo-vos uma pequena contribuição actualizada da minha análise acerca do S&P500.

Um pequeno parêntesis para dizer apenas que a minha vida profissional associada a alguns novos projectos que entretanto tinha em mente e que se estão a concretizar, impedem-me naturalmente de continuar a fazer coisas que no passado á efectuando pelo facto de ter nessa altura algum tempo disponível e que desfrutava imenso, entre elas escrever nos fóruns sobre mercados e análise técnica.
De facto, esta paixão pela bolsa e pelos mercados, aliada à minha experiência profissional num nicho pouco conhecido da Banca ligado ao sector do Project Finance e do Capital de Risco, tem-me feito empenhar ultimamente num projecto muito interessante que poderá desembocar numa colocação em bolsa de uma nova empresa de participações sociais, que criei há 2 anos com outros amigos e investidores, canalizando a sua estratégia em domínios de investimentos concretos existentes e de risco sectorial, provavelmente junto da nova plataforma PEX, concorrente em escala reduzida da Euronext, destinada a pequenas e médias empresas com elevado potencial de crescimento.
Enfim, não me posso adiantar muito nesta matéria até porque me encontro na fase de contactos com diversos Bancos para garantir a tomada da colocação de um possível aumento de capital que gostaria de dispersar numa OPV de dimensões reduzidas. Se um dia tiver oportunidade de abordar de novo este tema o máximo que posso adiantar é que poderei provavelmente estar a uns meses de entrar para a bolsa numa perspectiva diferente daquela a que me habituei como investidor privado, desta vez como maior accionista privado de uma empresa à qual gostaria de imprimir uma filosofia de aplicações de risco baseadas nas fórmulas de análise técnica que uso e que muitos conhecerão do passado.

Voltando de novo ao S&P 500 provavelmente alguns saberão que passei a comprado em futuros sobre o maior índice mundial em meados de Abril deste ano nos 879 pontos, principalmente porque os indicadores de tendência se encontravam maioritariamente positivos e se estava a iniciar um swing ascendente.
A minha posição presente é a de continuar comprado.
Deixo abaixo os gráficos com os indicadores que uso no meu sistema de trading, procurando em seguida dar os justificativos das minhas razões técnicas.
Acima do gráfico de evolução das cotações, em baixo, tenho ali 7 quadros diferentes com indicadores diversos.
No primeiro, de cima, com cor alaranjada, tenho o meu guia principal. Se estiver positivo ou acima da linha branca dos zeros significa que estarei com toda a probabilidade comprado, para tal sirvo-me de mais alguns outros indicadores que se situam abaixo para confirmar.
Presentemente o tal primeiro indicador alaranjado está nulo desde 19 de Junho inclusive. Estatisticamente isto quer normalmente significar que o S&P vai entrar numa fase de consolidação ou lateralização de curto prazo e não, como se poderia pensar maioritariamente, numa correcção negativa. O normal é manter as posições longas porque o retomar da tendência ascendente é o que os testes do passado indiciam que irá suceder com uma probabilidade de ocorrência superior a 60%.
O 2º indicador a contar de cima, vermelho num fundo branco, é crucial e negligenciado por muitos traders. O indicador em causa, chamado “NP-Auxiliar Conjunto LP” não é mais que um indicador de tendência de longo prazo, representa a soma dos 4 indicadores de médio e longo prazo mais significativos do meu sistema e é um mero indicador de confirmação ou autorização do negócio. Isto é, se o primeiro indicador, o laranja de cima, der sinal de tomada de posições de compra ( venda ) as posições só são de facto tomadas se o indicador da tendência de longo prazo não contrariar o referido indicador com um sinal diferente.
Já agora um pequeno refinamento recente baseado em testes ao longo de muitos anos em mercados muito diferentes: se as posições do sistema são longas a alavancagem ou grau de risco de tomada de número de contratos é o dobro das assinaladas no caso de sinais curtos. Isto só é possível porque o rácio de sucesso das posições longas compensa o das posições curtas, provavelmente porque as recuperações de mercados deprimidos ou do tipo bear costumam ser bastante rápidas, normalmente em forma de V, obrigam a uma saída mais rápida.
O 3º quadro de indicadores é igualmente um conjunto de indicadores de confirmação importante. Situam-se num ambiente de fundo cinzento. Vou começar pela linha preta grossa, representa o indicador que soma a totalidade dos indicadores que medem a força tendencial do mercado, pode variar entre o limite de –100 a +100 pontos e neste momento continua positivo a valer +13,04 pontos. Se passar a negativo significa que há o perigo iminente de cortar as posições longas, pelo que essa confirmação de fecho dessas eventuais posições longas é dada pelo outro indicador do quadro, aquele amarelo às bolinhas que associa a força tendencial à posição oscilatória do índice dentro do seu canal de trading, canal ou range que se encontra marcado no gráfico de baixo das cotações por 2 linhas cinzentas, a superior e a inferior que assinalam uma probabilidade de 95% das cotações evoluírem dentro do respectivo range limitado por essas 2 linhas, agora a marcarem uma possível evolução do S&P para as próximas sessões entre os 1023 e os 958 pontos, com o ponto médio nos 990 pontos.
Continuando o raciocínio, o indicador amarelo às bolinhas varia também entre os –100 e os +100 pontos, encontrando-se agora nos +8,32 , positivo e consequentemente a confirmar que ainda não é hora de fechar as posições longas.
O 4º quadro apresenta 2 indicadores em fundo branco, um a verde e outro a vermelho, o primeiro calcula estatisticamente o mínimo que o S&P500 cash poderá vir a efectuar na próxima sessão, neste caso 983,92 pontos e o vermelho o máximo previsível para a sessão seguinte, no caso concreto 993,12 pontos, antevendo a continuação de baixa volatilidade ou ausência de receios marcantes nos mercados americanos.
O 5º quadro apresenta alertas quanto à viragem de swings dominantes de curto prazo, no caso presente marca o valor zero o que significa que se deverá manter probabilisticamente a direcção do swing ascendente assinalado em termos de escala no indicador do 7º quadro, um indicador preto em fundo amarelo que marca a existência de um swing virado para cima iniciado no dia 1 de Julho. Este indicador ainda não cruzou a linha do zero que marca a fronteira dos 990 pontos, o tal ponto médio do canal de trading entre os 1023 eos 958 pontos.
Resta falar apenas do indicador que para mim é o mais importante deles todos e a base do eixo daquilo que acredito ser o fundamento em que se baseia todo este sistema de trading, o do 6º quadro, o indicador chamado “SV-Grau significativo de oscilação curto prazo”, podendo variar de 0 a 100 pontos, que representa a força maior ou menor de um cenário predominantemente tendencial, quanto mais afastado estiver abaixo dos 50 pontos, ou mais oscilatório ou sideways quanto mais acima dos 50 pontos este indicador se encontrar.
No presente podemos ver que se encontra a subir e no patamar dos 48,67 pontos o que significa que os indicadores tendenciais ainda prevalecem ligeiramente sobre os oscilatórios embora estes tenham vindo a ganhar cada vez mais força com o passar destes últimos dias.
Num cenário hipotético deste indicador vir a subir cada vez mais nas próximas sessões significa que os indicadores tendenciais passam a ter cada vez menos interesse e que o mercado poderá vir a estabilizar ou consolidar durante muitas e variadas sessões nos limites estabelecidos pelo canal de trading, comprando-se próximo dos 958 pontos e com swings ascendentes e vendendo-se na zona dos 1023 pontos em swings descendentes. Os indicadores estão aí para assinalarem e dispararem essas condições, limitar-se-ão a reagir àquilo que o mercado quiser fazer, so simple like this.
Até lá não vale a pena entrar em stress ou tentar adivinhar o futuro, o próprio mercado se encarregará de mostrar que condições e que indicadores iremos tomar em maior atenção para actuar em conformidade.
Desculpem todos aqueles que estivessem à espera que eu viesse aqui dizer que isto vai para cima ou para baixo. Simplesmente não sei, o que sei é que seguirei à risca a evolução desta panóplia toda de indicadores já que sei que se irão adaptando ao formato estatisticamente mais adequado ou de optimização de risco para ficarmos longos, curtos ou neutros. Para já e por enquanto, comprado e ponto final.

Boa sorte a vocês todos, com muita saúde e excelentes negócios.
Podem crer que foi um enorme prazer ter reatado e partilhado só por uns instantes estas pequenas linhas, serviu para matar saudades e deixar um grande abraço ( e beijinhos) a todos os amigos (as) que deixei nos fóruns.
Até sempre,
Cem

P.S: Infelizmente não me foi permitido colocar o anexo por ter recebido um feedback que ultrapassava os 80 KB. Como não sei tornear estes aspectos técnicos, paciência, segue o post sem anexo!
Anexos
z_np.gif
z_np.gif (92.89 KiB) Visualizado 1462 vezes

Registado: 18/4/2003 1:58

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 122 visitantes