Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off topic - Clix Fibra

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por redhot » 14/6/2009 14:44

Apenas para dizer que a fibra óptica começou a ser instalada Portugal há cerca de 30 anos. Sim 30 anos.

O pessoal mais novo não se deve lembrar das bobinas gigantes da Portugal Telecom, com cabo de fibra óptica protegido por borracha semi-rígida preta(pareciam carros de linhas gigantes).

Estes cabos serviam para ligar as centrais telefónicas digitais que foram construídas em Portugal nos anos 80 (construídas pela Alcatel e Siemens).

Algumas considerações técnicas:

- A velocidade máxima da fibra (fibra to fibra) era na altura de 1 Gb/s (anos 80).

- Hoje com a utilização de novos protocolos pode-se ir mais além.

Porquê só os 100Mb anunciados?

- Porque a instalação dentro de casa é ainda de cobre (cabo coaxial, telefónico, etc.) e aqui estamos limitados à velocidade actual deste meio.

Os preços compensam?

- Pessoalmente para mim a resposta é claramente não.
- Estamos numa altura de "inicío de investimento" e as empresas tentam amortizar esse mesmo investimento cobrando preços altos. 65 Eur por tv+internet? É caro. Prefiro 30 Eur por tv+internet (4Mb). Chega-me.
- Pessoalmente aguardo pela passagem de "euforia" e que os preços baixem.
- O que tenho chega-me perfeitamente para tudo o que necessito e é barato (e só tenho 4Mb).
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por tonirai » 13/6/2009 20:23

crdias Escreveu:A minha dúvida é : a fibra entra por dentro da nossa casa ou fica á distância?

Os sistemas da PT e Clix levam a Fibra até à entrada de casa do cliente - depois dentro de casa é cabo de rede ou algo do género.
Uma diferença entre ambos, segundo ouvi, é que a PT coloca uma caixa por piso (PDO), enquanto a Clix parece que é uma por cada 2 pisos.

keijas Escreveu: Há dias apareceu uma equipe PT para instalar fibra óptica no prédio, quando verificamos as dimensões da caixa notamos que quase ocupava o espaço existente,não permitindo a colocação de qualquer outo da concorrência,não autorizamos.

Será a politica da PT, onde chega, açambarcar o espaço não permitindo o acesso à concorrência?

Será que a cultura do monopólio é assim tão díficil de desenraizar daquelas cabeças?

Suponho que as caixas (PDO) tenham a dimensão necessária para o efeito...

Quanto ao espaço... bem, não fui ver ao outros pisos (moro no R/Chão), mas no meu caso, sobrou bastante espaço para outras caixas!

E eles simplesmente substituiram o antigo PD por um PDO... por isso o espaço ocupado pouco mudou.
No fundo estão a "renovar" o equipamento antigo que já existia.

Quanto à concorrência... eu sou cliente Clix adsl, e até queria que a Clix cá chegasse primeiro com a Fibra (porque tive imensos problemas com a PT na altura da desagregação, e porque o serviço deles tende a ser mais barato)... mas tenho consciência que, agora que a PT se adiantou, dificilmente eles virão instalar cá, ainda por mais não sendo uma zona populacional das maiores.

Registado: 19/4/2007 18:26

por keijas » 13/6/2009 17:45

crdias Escreveu:A minha dúvida é : a fibra entra por dentro da nossa casa ou fica á distância?

Eu penso que isto é uma grande negociata e que até nos coloca perante situações muito feias.

Habito num prédio novo, já preparado para a colocação deste tipo de tecnologias.

Há dias apareceu uma equipe PT para instalar fibra óptica no prédio, quando verificamos as dimensões da caixa notamos que quase ocupava o espaço existente,não permitindo a colocação de qualquer outo da concorrência,não autorizamos.

Será a politica da PT, onde chega, açambarcar o espaço não permitindo o acesso à concorrência?

Será que a cultura do monopólio é assim tão díficil de desenraizar daquelas cabeças?

Keijas

Registado: 17/5/2008 19:41

por MCMAD1977 » 13/6/2009 14:34

A minha dúvida é : a fibra entra por dentro da nossa casa ou fica á distância?

Registado: 25/2/2008 17:23

por cannot » 27/4/2009 12:38

Estou a ver que mais cedo do que eu esperava os gajos da TVcabo.. humm, ai desculpem, da ZON, vão ter de mudar de nome de novo :lol:
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por V1rotate » 27/4/2009 12:15

MarcoAntonio Escreveu:Acho que estás um bocadinho desactualizado no uso que se pode dar à net. Só um bocadinho...
:mrgreen:

Nós já estamos na era do video, pá.

E por sinal na era da Alta Definição do Video!
:wink:

Marcoantonio, muito pelo contrário, eu colecciono conteúdos HD antes de haver Blu-ray e HD-Dvd :)

Tenho acesso a inúmeros canais HD através de satélite e tenho um servidor ligado 24/7, ou seja, fibra óptica para mim, seria ouro sobre azul, mas para a maioria dos utilizadores é um desperdício.

Já fui cliente da Oni, Vianetworks, Netcabo, Clix, conheço muito bem os vários tipos de serviço, Conselho=> foge da Zon como o diabo da cruz :)

A fibra do Clix tem bom feedback por parte dos utilizadores :)

Cumps

Registado: 28/8/2007 12:29

por tonirai » 26/4/2009 23:59

Marco sim, mas acho que ele tem razão no que diz respeito ao Zon100Megas, parece-me que foi isso mesmo que li.
Daí o aviso que te quis fazer (caso eles cheguem primeiro onde moras), para analisares isso bem.

Abraço.

por MarcoAntonio » 26/4/2009 23:39

V1rotate Escreveu:Querem fibra para??

Para 99% dos utilizadores, uma ligação Adsl/cabo chega e sobra, porque a maioria das pessoas apenas utiliza a net para Mail, Msn, navegar e pouco mais.

Parece uma colega minha que vai trabalhar todos os dias de Porsche, mas anda mais devagar que os velhos naqueles micro-carros, não sabe claramente o que tem nas mãos, mas é bom para o status...

Para tv não aconselho, principalmente para eventos em directo, ex: futebol, tem um delay considerável, tipo o vizinho grita golo de Portugal e nós só passado 10 seg(ou mais) é que vemos o golo :( claro que para ver a telenovela não tem importância nenhuma :)

O serviço Zon 100megas não é fibra, o sinal é distribuido desde a caixa na rua até casa do cliente por cabo coaxial, já o Clix e a PT colocam fibra até dentro de casa(posto de trabalho), e a Zon faz Traffic Shaping agressivo, o que na prática se traduz que 100 = 30 = 8 pois a utilização da largura de banda está muito limitada, porque investir no melhoramento da rede custa muito dinheiro, faz mais sentido limitar a sua utilização e como a maioria também não nota nada... :?

Acho que estás um bocadinho desactualizado no uso que se pode dar à net. Só um bocadinho...
:mrgreen:

Nós já estamos na era do video, pá.

E por sinal na era da Alta Definição do Video!
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por V1rotate » 26/4/2009 23:31

Querem fibra para??

Para 99% dos utilizadores, uma ligação Adsl/cabo chega e sobra, porque a maioria das pessoas apenas utiliza a net para Mail, Msn, navegar e pouco mais.

Parece uma colega minha que vai trabalhar todos os dias de Porsche, mas anda mais devagar que os velhos naqueles micro-carros, não sabe claramente o que tem nas mãos, mas é bom para o status...

Para tv não aconselho, principalmente para eventos em directo, ex: futebol, tem um delay considerável, tipo o vizinho grita golo de Portugal e nós só passado 10 seg(ou mais) é que vemos o golo :( claro que para ver a telenovela não tem importância nenhuma :)

O serviço Zon 100megas não é fibra, o sinal é distribuido desde a caixa na rua até casa do cliente por cabo coaxial, já o Clix e a PT colocam fibra até dentro de casa(posto de trabalho), e a Zon faz Traffic Shaping agressivo, o que na prática se traduz que 100 = 30 = 8 pois a utilização da largura de banda está muito limitada, porque investir no melhoramento da rede custa muito dinheiro, faz mais sentido limitar a sua utilização e como a maioria também não nota nada... :?

Registado: 28/8/2007 12:29

por tonirai » 26/4/2009 22:47

Marco, somos relativamente vizinhos (moro ao pé da RTP);
Também já tive mais velocidade... lembro-me de a linha conseguir ter mais de 5Mb, mas desde que libertaram a velocidade máxima atingível para todos, raramente chego aos 2,5Mb.

A Zon no site dá como disponível em breve na minha rua, mas já ouvi muitas queixas que a informação do site não é fiável;
E pelo que investiguei, a Zon não aplica o mesmo sistema que a Clix e a PT... li que é um upgrade às infra-estruturas que já possuiam, ou não é bem Fibra de raíz... qualquer coisa assim.

Mas não estava à espera que a PT aparecesse (sobretudo porque ainda nem montaram um sistema de pré-adesões, nem site próprio para a Fibra)... mas parece que a oferta está à porta, espera-se novidades para o fim de Maio.

por arnie » 26/4/2009 22:46

A fibra promete ser a proxima "big thing", mas confesso que pelo menos para já não faço intenções de desistir da ZON cabo.

Tenho o serviço de 18mb professional e anda sempre com uma velocidade media de 14mb, isto, levando em consideração o velocimetro da beltronica

Há também a questão da velocidade de download versus largura de banda dos servidores que acabam sempre por entupir.

E verdade seja dita, não me estou a ver a viver sem o AXN HD :mrgreen:

oh coisinha linda

Agora so falta os FOX passarem para HD para eu estar nas nuvens :P
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por carf2007 » 26/4/2009 22:46

Eu neste momento sou cliente ZON 8 Mb, e não tenho razões de queixa ( a não ser as tentativas constantes de contacto telefonico para me impingirem novos serviços ).

No entanto não me é facil mudar de operador e ter de ficar sem o meu cartão ZON.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por limpaesgotos » 26/4/2009 22:41

No meu caso contrato a 4 Mb sapo, velocidade real 1,5 Mb. Já reclamei, linha pares de cobre na minha zona não dá mais ...

Teste feito aqui: http://speedmeter.fccn.pt/?accao=speedmeter1

Não estou em zona Clix, nem Zon, nem nada, e ainda tenho de pagar a assinatura do telefone :evil:

Um país a duas velocidades ...
Cumprimentos.

" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "

Registado: 16/2/2008 22:43

por MarcoAntonio » 26/4/2009 22:30

Eu estou "ansioso" por experimentar. Actualmente sou cliente Clix (Adsl) mas parece que a Fibra chegará aqui primeiro (ao local onde estou) pelas mãos da Zon segundo o que consegui apurar até agora, através quer da info dos respectivos sites quer do que obtive por um técnico da área. Provavelmente o que chegar cá primeiro, é o que colocarei...

Os tarifários são competitivos e em termos de velocidade, o ADSL já está no limite, a maior parte dos clientes não tem nem perto das velocidades anunciadas e a tendência é piorar porque cada vez há mais pessoas a concorrer ao serviço nas mesmas linhas. Conseguir ter mais de 10 Megas reais já começa a ser uma proeza.

E por exemplo no meu caso, já tive mais velocidade do que a que tenho agora, apesar da anunciada ser agora maior do que nunca. Por isso sou levado a concluir que ADSL já era...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tonirai » 26/4/2009 22:26

E na minha rua e prédio, andou a PT na 6ª-feira a instalar Fibra (ainda não têm oferta comercial, que deve sair em breve).

Sou cliente clix adsl, preferia que viesse a Clix... mas ao menos que venha um deles qualquer, é melhor que nada!

Só tenho um amigo que já tem Fibra (Clix), e está muito satisfeito, até agora.

Mas tens foruns informáticos provavelmente com mais infomação, e concentrada.

Abraço.

off topic - Clix Fibra

por carf2007 » 26/4/2009 22:02

Hoje na porta do meu predio havia um aviso da Sonaecom, dizendo que já estava disponivel o Clix Fibra

http://www.fibra.clix.pt/

Entre ADSL, Cabo ou Fibra Optica, parece que não há duvidas que a Fibra bate as anteriores ...

Alguem ja tem/experimentou ?
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], camadualo, Google [Bot], icemetal e 41 visitantes