Novos mínimos a caminho
Midas Escreveu:Ora vamos lá a ver..."The average man doesn't wish to be told that it is a bull or a bear market. What he desires is to be told specifically which particular stock to buy or sell. He wants to get something for nothing. He does not wish to work. He doesn't even wish to have to think."
A maior parte das pessoas não tem o trabalho de estudar o mercado, de estudar padrões, ver tendências. É mais fácil para o comum mortal ir atrás do rebanho e do senso comum... É mais fácil abrir o telejornal e ver que afinal a crise está perto do fim... que as bolsas estão non-stop. Estes jornalistas de meia-tijela nem devem saber o que é uma tendência, nem devem saber nada de economia, nem devem saber o que é que acontece quando entra um fluxo de dinheiro na economia anormal e que é quase impossível ser absorvido a não ser com a subida de juros, que o FED será quase obrigado a fazer, mesmo com a economia de rastos.
É fácil se dizer que a equipa do Obama está a fazer um brilhante trabalho, quando o que eles estáo a fazer é a criar uma crise de dimensões incalculáveis, muito pior que a grande depressão, porque desta vez estão praticamente em falência técnica... Sim falência técnica, basta verem a dívida astronómica e compararem com o GDP deles que irá continuar a cair aos 5% de cada vez se não for mais, já que uma economia em que 70% é consumo e o consumo já toda a gente sabe de onde veio (esquema ponzi baseado no mundo todo andar a emprestar capital aos States e eles quase que obrigarem as pessoas a o gastarem com a ilusão que o mercado imobiliário subiria 20% ao ano (Estudo na califórnia onde o comum mortal acreditava que a sua casa valorizaria 20% ano nos próximos 10 anos)).
Esta injecção de capital na economia não ajuda, apenas torna os problemas piores, pois o estado não criar riqueza, apenas a redistribui, e neste caso está a tirar a empresas produtivas e empresas que poderiam surgir e distribui-lo para empresas que estão a ser mal geridas, empresas corruptas e empresas que náo trazem nada de novo ao mercado.
É fácil falar através do senso comum, mas pesquisar, estudar várias teorias económicas é que é dificil.
Vou colocar um gráfico do SP500 4 horas pois penso que na próxima semana iremos ter um sell off só para abrir a pestana e irá ser o começo de uma ida bem abaixo dos 600. E podem apontar até 2012 um target no S&P500 bem abaixo desse valor. Porque aponto esse valor? Para já é o target o M PATTERN e depois como a economia americana é uma bolha autêntica desde os anos 80 que coincide com o disparar da dívida em relação ao GDP para valores insanos, desde aí o índice subiu quase 1000%... e se virem os gráficos de acçóes em movimentos especulativos, quando se acaba a bolha ela retorna aos valores onde estava.
O outro gráfico é por exemplo do DAX onde se vÊ em que em 2001 também foi aos 3600, teve um rallie de 50% onde a crise também tinha acabado (E nem se compara À que vivemos hoje em dia) e durante o ano e meio seguinte só caiu até aos 2200 pontos...
Cuidado com as euforias e especialmente com os States... Aquele país infelizmente está a cavar a sua própria cova. Sei que são declarações que vai sofrer críticas, mas estudos sérios feito por pessoas sérias assim o demonstram, assim como o passado também.
Quem se quiser entreter pode ver alguns vídeos muito interessantes neste site:
http://www.chrismartenson.com/crashcourse
Ficam os gráficos.
Midas na minha opinião penso que poderás estar certo na altura errada, parece quase certo uma recuperação de económica no médio prazo, as pessoas têm mais dinheiro para gastar pois estão a pagar muito menos na prestação dos seus empréstimos, pois estão a pagar menos pelo combustível, a inflação vai estar muito a baixo dos aumentos salariais, ou seja, para quem mantenha o seu emprego este ano está a ser o melhor ano a nível económico, mas as pessoas estão receosas de gastar (por causa do factor crise), mas mais cedo ou mais tarde vão esquecer dá crise e vão gastar o dinheiro que têm a mais (que eu acredito que já estejam a gastar). As empresas vão se aperceber que o fundo do consumo já aconteceu e a bola de neve ascendente na economia acontecerá novamente mas talvez irá esbarrar nesse problema estrutural que mencionas. Eu digo talvez porque não me acredito que os governos estejam a tomarem estas medidas que não tenham uma boa intenção nelas, mas sim podem falhar e de facto muita gente (e gente inteligente) aponta que vão falhar.
Estou positivo no médio prazo e sem opinião no longo prazo. Mas acredito no espírito lutador da espécie humana.
The answer to 1984 is 1776
- Registado: 24/11/2008 0:36
Midas, obrigado pela tua análise e visão neste momento.
Esse afundanço em 2001 foi provocado (entre muitas outras coisas) pelo 11Setembro. Agora pode haver um 11Maio???? que nos leve abaixo dos 666 tocados a 9 Março.
O Obama disse que, a principal ameaça da Europa e EUA ainda é a Alqaeda!!! Tem que haver um fenómeno qualquer para levar de esticão o mercado para o fundo. (fala-se de assassinato)
Há gurus como Soros que já alertaram para a falsa recuperaçao do mercado.
Há gurus que vêem uma valorização até ao final deste ano. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra.
Pelo gráfico acredito numa correcção.
Pelas ondas de Elliott, acreditaria numa subida até ao fim do ano.
Da segunda metade da sessão de hoje nos Estates, quase o indice transacionou sem volume.
Aguardemos
Esse afundanço em 2001 foi provocado (entre muitas outras coisas) pelo 11Setembro. Agora pode haver um 11Maio???? que nos leve abaixo dos 666 tocados a 9 Março.
O Obama disse que, a principal ameaça da Europa e EUA ainda é a Alqaeda!!! Tem que haver um fenómeno qualquer para levar de esticão o mercado para o fundo. (fala-se de assassinato)
Há gurus como Soros que já alertaram para a falsa recuperaçao do mercado.
Há gurus que vêem uma valorização até ao final deste ano. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra.
Pelo gráfico acredito numa correcção.
Pelas ondas de Elliott, acreditaria numa subida até ao fim do ano.
Da segunda metade da sessão de hoje nos Estates, quase o indice transacionou sem volume.
Aguardemos
mais_um Escreveu:StRuTcH Escreveu:Começou com a ideia que o mercado imobiliário já tinha chegado ao fim! Viu-se esta semana que não é bem assim...
B
Eu pensei que ainda ia cair mais, pelos fundamentos da economia, pelas EW, etc....neste momento tenho duvidas se não se iniciou já a recuperação definitiva, estive fora desde fins de Março até ontem à espera da correcção que não veio.., neste momento tenho 30% do capital já investido, do qual metade está numa aposta de longo prazo. Tentei outras apostas mas não acertei com os valores de entrada e fiquei a ver o comboio passar....
![]()
Não tenho pressa, há mais marés que marinheiros.
![]()
Um abraço e bom fim-de-semana
Alexandre Santos
Realmente e' como o Prechter diz... no final da onda Primaria 2 vai estar toda a gente bull independentemente se ha 3 ou 4 semanas andavam super bearish...
Eu sei q e' dificil e eu mesmo pusme a pensar nisso ha' meses e a ponderar se qnd chegássemos aos 1000 pts eu iria ter coragem de shortar o mercado e se estaria bearish... n acredito em minimos no curto prazo no entanto penso q em fins de 2009 inicios de 2010, porei pelo menos capital a' disposiçao a contar com isso...
por enquanto ha' q aproveitar esta subida...
tonirai Escreveu:salvadorveiga Escreveu: hein ? voces tao a falar do que ? Futuros fechados como assim ?
Bem, eu realmente estava a referir-me à expiração de opções... li "terceira 6ª-feira do mês" e foi do que me lembrei logo.salvadorveiga Escreveu:Se estão a falar da OPEX foi ontem e sim e' a 3a terça feira de cada mes...
Chiii Salvador... olha que ontem não foi a terceira 3ª-feira... foi a terceira 5ª-feira
isto ta' confuso sim eu queria dizer terceira 5a feira lol
Ora vamos lá a ver...
A maior parte das pessoas não tem o trabalho de estudar o mercado, de estudar padrões, ver tendências. É mais fácil para o comum mortal ir atrás do rebanho e do senso comum... É mais fácil abrir o telejornal e ver que afinal a crise está perto do fim... que as bolsas estão non-stop. Estes jornalistas de meia-tijela nem devem saber o que é uma tendência, nem devem saber nada de economia, nem devem saber o que é que acontece quando entra um fluxo de dinheiro na economia anormal e que é quase impossível ser absorvido a não ser com a subida de juros, que o FED será quase obrigado a fazer, mesmo com a economia de rastos.
É fácil se dizer que a equipa do Obama está a fazer um brilhante trabalho, quando o que eles estáo a fazer é a criar uma crise de dimensões incalculáveis, muito pior que a grande depressão, porque desta vez estão praticamente em falência técnica... Sim falência técnica, basta verem a dívida astronómica e compararem com o GDP deles que irá continuar a cair aos 5% de cada vez se não for mais, já que uma economia em que 70% é consumo e o consumo já toda a gente sabe de onde veio (esquema ponzi baseado no mundo todo andar a emprestar capital aos States e eles quase que obrigarem as pessoas a o gastarem com a ilusão que o mercado imobiliário subiria 20% ao ano (Estudo na califórnia onde o comum mortal acreditava que a sua casa valorizaria 20% ano nos próximos 10 anos)).
Esta injecção de capital na economia não ajuda, apenas torna os problemas piores, pois o estado não criar riqueza, apenas a redistribui, e neste caso está a tirar a empresas produtivas e empresas que poderiam surgir e distribui-lo para empresas que estão a ser mal geridas, empresas corruptas e empresas que náo trazem nada de novo ao mercado.
É fácil falar através do senso comum, mas pesquisar, estudar várias teorias económicas é que é dificil.
Vou colocar um gráfico do SP500 4 horas pois penso que na próxima semana iremos ter um sell off só para abrir a pestana e irá ser o começo de uma ida bem abaixo dos 600. E podem apontar até 2012 um target no S&P500 bem abaixo desse valor. Porque aponto esse valor? Para já é o target o M PATTERN e depois como a economia americana é uma bolha autêntica desde os anos 80 que coincide com o disparar da dívida em relação ao GDP para valores insanos, desde aí o índice subiu quase 1000%... e se virem os gráficos de acçóes em movimentos especulativos, quando se acaba a bolha ela retorna aos valores onde estava.
O outro gráfico é por exemplo do DAX onde se vÊ em que em 2001 também foi aos 3600, teve um rallie de 50% onde a crise também tinha acabado (E nem se compara À que vivemos hoje em dia) e durante o ano e meio seguinte só caiu até aos 2200 pontos...
Cuidado com as euforias e especialmente com os States... Aquele país infelizmente está a cavar a sua própria cova. Sei que são declarações que vai sofrer críticas, mas estudos sérios feito por pessoas sérias assim o demonstram, assim como o passado também.
Ficam os gráficos.
"The average man doesn't wish to be told that it is a bull or a bear market. What he desires is to be told specifically which particular stock to buy or sell. He wants to get something for nothing. He does not wish to work. He doesn't even wish to have to think."
Ficam os gráficos.
- Anexos
-
- S&P500 4 horas.jpg (87.38 KiB) Visualizado 7621 vezes
-
- DAX semanal.jpg (94.18 KiB) Visualizado 7623 vezes
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
E afinal como ficamos?!
Viva,
Sou novato nestas coisas de bolsa e cont fora desde fev08.
Na realidade ao ler ali ao ver acula vamos vendo que há sempre maneira de contrariar uma opinião sobre o estado dos mercados.
Eu penso que ainda podemos ter novos mínimos e concordo com um participante do forum penso que é o "Midas" tenho lido artigos sobre a sua opinião do mercado e penso que pode corrigir qq coisa, na realidade as bases destas quedas não podem desaparecer de um dia para o outro.
Por outro lado os verdadeiros tubarões ainda não estão no mercado pois eles gostam de aguas claras e espero não me enganar, mas se assim for melhor para quem esta dentro.
A minha opinião vale o que vale...acho que o que disse há todos sabemos...No entanto ando de olho no BCP / EDP
Sou novato nestas coisas de bolsa e cont fora desde fev08.
Na realidade ao ler ali ao ver acula vamos vendo que há sempre maneira de contrariar uma opinião sobre o estado dos mercados.
Eu penso que ainda podemos ter novos mínimos e concordo com um participante do forum penso que é o "Midas" tenho lido artigos sobre a sua opinião do mercado e penso que pode corrigir qq coisa, na realidade as bases destas quedas não podem desaparecer de um dia para o outro.
Por outro lado os verdadeiros tubarões ainda não estão no mercado pois eles gostam de aguas claras e espero não me enganar, mas se assim for melhor para quem esta dentro.
A minha opinião vale o que vale...acho que o que disse há todos sabemos...No entanto ando de olho no BCP / EDP

- Registado: 29/11/2007 13:13
StRuTcH Escreveu:Começou com a ideia que o mercado imobiliário já tinha chegado ao fim! Viu-se esta semana que não é bem assim...
Boas!
A empresa em questão está moribunda desde Setembro de 2008, por isso não é novidade, o mercado já deve ter descontado...

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=67876
Se a GM falir é o mesmo, o mercado já descontou...ou não!

Não duvido que se procurar, nos outros crashs também encontramos empresas que faliram após os mínimos e isso não foi motivo para haver mais mínimos.
Acertar até é fácil, temos 2 hipóteses, logo 50% de probabilidades , não é difícil encontrar argumentos que justifiquem ambas as opiniões, daqui a 1 ano não faltará quem venha reclamar os louros de ter acertado... seja qual for a evolução do mercado.
Eu pensei que ainda ia cair mais, pelos fundamentos da economia, pelas EW, etc....neste momento tenho duvidas se não se iniciou já a recuperação definitiva, estive fora desde fins de Março até ontem à espera da correcção que não veio..

Não tenho pressa, há mais marés que marinheiros.

Um abraço e bom fim-de-semana
Alexandre Santos
Falamos de Futuros sobre acções e creio, ETF options, neste caso em relação aos USA.
http://www.onechicago.com/?page_id=1311
http://www.onechicago.com/?page_id=1311
salvadorveiga Escreveu: hein ? voces tao a falar do que ? Futuros fechados como assim ?
Bem, eu realmente estava a referir-me à expiração de opções... li "terceira 6ª-feira do mês" e foi do que me lembrei logo.
salvadorveiga Escreveu:Se estão a falar da OPEX foi ontem e sim e' a 3a terça feira de cada mes...
Chiii Salvador... olha que ontem não foi a terceira 3ª-feira... foi a terceira 5ª-feira

luis.live Escreveu:Alvo Escreveu:3ª sexta-feira de cada mês. Hoje portanto, referente a Abril.
Boas
entao mas ainda há mais 2 sextas feiras até ao final do més!!!!!!
se os futuros fecham na 3 sexta feira de cada més, entao fecha neste més de abril no dia 24...
a ultima sexta feira de abril é dia 30...
penso eu de que...
Os mercados estão-te a deixar baralhado.

1ª sexta-feira do mês - dia 3 de Abril de 2009
2ª sexta-feira do mês - dia 10 de Abril de 2009
3ª sexta-feira do mês - dia 17 de Abril de 2009

Chiiii, ó Luís, que grande confusão vai nessa cabeça
Então se hoje é 6ª-feira dia 17... somas 7, dá-te 24; somas mais 7... dá-te dia 01/05
E mesmo que este mês tivesse 31 dias (e esse fosse uma 6ª-feira, fazendo com que este mês tivesse cinco 6ª-feiras), a regra diz "3ª 6ª-feira"... não diz "penúltima" - logo, seria sempre hoje.

Então se hoje é 6ª-feira dia 17... somas 7, dá-te 24; somas mais 7... dá-te dia 01/05

E mesmo que este mês tivesse 31 dias (e esse fosse uma 6ª-feira, fazendo com que este mês tivesse cinco 6ª-feiras), a regra diz "3ª 6ª-feira"... não diz "penúltima" - logo, seria sempre hoje.

luis.live Escreveu:Alvo Escreveu:3ª sexta-feira de cada mês. Hoje portanto, referente a Abril.
Boas
se os futuros fecham na 3 sexta feira de cada més, entao fecha neste més de abril no dia 24...
penso eu de que...
Este Abril tem 4 6ªfeiras..(como todos os outros..

Um abraço,
Alexandre Santos
Editado pela última vez por mais_um em 17/4/2009 20:49, num total de 1 vez.
salvadorveiga Escreveu:mnfv Escreveu:Quem leia tantas certezas baseadas em "éter" / convicções pessoais até pode ser levado ao engano. Confesso que não percebi os fundamentos da tua afirmação.salvadorveiga Escreveu:
ja agora deixo este grafico interessante e que eu tive q completar desde 87 pq pronto o livro era de 78
o proximo topo importante será 2010 por isso minimos antes disso nao me parece...
http://3.bp.blogspot.com/_l3Np4NrEMCU/S ... BENNER.PNG
ves que todos os fundos importantes e topos estao ai assinalados... o grafico n foi feito a' posteriori mas e' sim um ciclo temporal fibonacci...
elucidativo esquema

...mas! onde se encontra aí o fundo actual?
obrigado pelo grafico
salvadorveiga Escreveu:crg Escreveu:salvadorveiga Escreveu:salvadorveiga Escreveu:
ja agora deixo este grafico interessante e que eu tive q completar desde 87 pq pronto o livro era de 78
o proximo topo importante será 2010 por isso minimos antes disso nao me parece...
ves que todos os fundos importantes e topos estao ai assinalados... o grafico n foi feito a' posteriori mas e' sim um ciclo temporal fibonacci...
Salvador, não se consegue ver nada, deve haver aí alguma incorrecção no link.
estranho... tens a certeza ? tenta la' este
OK, este funciona.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
crg Escreveu:salvadorveiga Escreveu:salvadorveiga Escreveu:
estranho... tens a certeza ? tenta la' este
Alvo Escreveu:3ª sexta-feira de cada mês. Hoje portanto, referente a Abril.
Boas
penso eu de que...

salvadorveiga Escreveu:salvadorveiga Escreveu:
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
mnfv Escreveu:Quem leia tantas certezas baseadas em "éter" / convicções pessoais até pode ser levado ao engano. Confesso que não percebi os fundamentos da tua afirmação.salvadorveiga Escreveu:
mais_um Escreveu:(...)Sempre ouvi dizer que a retoma dos mercados antecede a retoma da economia pelo menos 6 meses. Por isso considerar dados economicos como indicação de retoma dos mercados é capaz de não ser uma boa opção. Mas podemos tentar validar essas hipoteses, sugiram indicadores economicos e eu procuro os dados.(...)
Então fazemos o quê? Bola de cristal?
Esse argumento dos mercados anteciparem a retoma "X" tempo antes não é razão para que tenhamos chegado ao fundo!
Começou com a ideia que o mercado imobiliário já tinha chegado ao fim! Viu-se esta semana que não é bem assim...
Agora é a banca que está de boa saúde?!? A mesma banca que há 1 mês ia toda falir?!? AHAHAH
Quanto à banca dos states eu só vejo é teatro! E o melhor acto ainda está para vir.. Os resultados dos stress tests.. Onde se vão divulgar alguns resultados! Mas só alguns...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 159 visitantes