Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Negócios na cidadebcp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

cidadebcp

por Gito » 4/7/2003 15:16

Dei agora uma ordem de compra de 2500 TDU que estavam à venda a 0,85 e foi satisfeita de imediato.

Registado: 19/5/2003 22:47

por Flying Turtle » 4/7/2003 14:44

Eu nunca operei através da CidadeBCP, apesar de ser cliente. Operei várias vezes através do ActivoBank7 e nunca notei irregularidades. Mas inclino-me para pensar que ambas plataformas confluem no mesmo sistema e acredito que o Incognitus tenha razão naquilo que diz.

Uma coisa é certa: Mesmo no AB7, havia (e ainda há no streamer) um desfasamento que anda entre os 20 e os 40 segundos - e isso pode significar e implicar muita coisa...

Desde que passei a negociar através da LJCarregosa - primeiro directamente nos títulos e depois nos CFD, o processo parece-me muito mais transparente e, pelo menos, o "lag" é muito menor ou virtualmente mesmo inexistente.

A partir daí, o AB7, de que também continuo a ser cliente, ficou encostado às boxes...

JAS, tu que, ao que penso, também és cliente da LJC, porque não experimentas fazer operações paralelas nos dois lados iguais e exactamente ao mesmo tempo? Algumas conclusões poderias certamente tirar...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Incognitus » 4/7/2003 14:38

Outra coisa, o que eu descrevi em 1) tb pode acontecer com ordens bastante menores que 4900. Se alguém tiver comprado 3300 a uma ordem aparente de 10000 que apresente 5000, tu verás 1700, e se comprares 1700, imediatamente aparecem 5000. Se comprares 5000, compras as 1700, compras mais 3300, e ficam lá 1700 (parecendo que nada se alterou).

Ainda assim, o conselho é o mesmo - muda de broker pois o sistema deles não é lá grande coisa. Da única vez que o usei demorou vários minutos até a ordem aparecer no mercado.

Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 4/7/2003 14:35

JAS, eis as respostas:

1) Quando lá estavam 4900 TDU, pode ter acontecido que essa fosse DE FACTO uma ordem aparente a quem já alguém tinha comprado 100.

2) Salvoerro, o sistema deles NÃO é directo para a bolsa, cai no sistema do banco, e na corretora as ordens aparecem num ecran com um operador humano. Logo é possível porem ordens para serem satisfeitas com as tuas.

3) Levando em conta o 2) desde já te aconselhava a arranjares outro broker, que não tenha intervenção humana. Não só é mais rápido como não suscita situações dúbias.

Registado: 6/11/2002 19:27

Negócios na cidadebcp...

por JAS » 4/7/2003 14:24

Toda a gente sabe que tenho sido um fervoroso adepto da cidadebcp.
Também é do conhecimento geral que na minha carteira, que está publicada, tenho uma posição longa no BCP que representa 40% da mesma.
E se mais fosse preciso dizer, para me considerarem como “suspeito” nas minhas opiniões sobre o BCP, bastaria que vos dissesse para lerem algum dos muitos posts que aqui escrevi sobre o banco.
Nomeadamente um, que está mais à mão, aqui no Café da Esquina:
http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=38

Pois bem, nos últimos dias tenho tido vários casos estranhos na cidadebcp.
Como os considero graves, e como acho que todos os investidores devem saber que isto pode acontecer a qualquer um, resolvi relatar os factos.
Agradeço, desde já, os vossos comentários sobre se acham que tudo isto é normal.

Começo por transcrever a minha primeira reclamação datada de 02 JUL:

Mais uma vez estão a acontecer coisas estranhas com ordens através da cidadebcp.
Não é a primeira vez que me queixo de factos similares pelo que desta vez tenho o caso devidamente documentado e presenciado por diversas testemunhas.
- Esta manhã já dei 3 ordens de compra ao melhor na TDU com o objectivo de esgotar a venda a 0,89 e comprar algumas a 0,90.
- Na primeira a ordem demorou o tempo suficiente para ser introduzida uma venda adicional de 4.000 a 0,89.
- Na 2ª e na 3ª vez, sem que nada tivesse mexido nos cofres, voltaram a ser introduzidas vendas adicionais de 4.000.

Como é evidente estes factos são graves e serão da responsabilidade de alguém da vossa correctora.

Na ausência de qualquer resposta satisfatória de V.Exas, no prazo de 24 horas, que se traduza desta vez pelo apuramento de responsabilidades informo, desde já, que remeterei todas as provas dos factos ocorridos para a CMVM e as publicarei nos principais sites de bolsa.

Além de, como é evidente, remeter cópia para a Administração do BCP.

JAS

Até ao fim do dia 03 de Julho não obtive qualquer resposta da cidadebcp.
Por ter estranhado isso um telefonema para lá e foi-me pedido para aguardar.

Hoje dia 04 de Julho voltou a suceder-me um novo caso.
Transcrevo a segunda reclamação enviada.

Na sequência da reclamação anterior, e conforme já relatei telefonicamente, temos hoje mais um caso na cidadebcp.

Estavam 4900 à venda na TDU cerca das 10 horas.
Dei uma ordem de compra de 5000 que foi registada com o número 350215691.
Como habitualmente, quanto surgem estes problemas, houve um compasso de espera muito superior aos 10 segundos, antes da ordem ser realizada.
Seria de esperar que fossem compradas 4900 a um vendedor e mais 100 a outro que eventualmente tivesse aparecido.

Mas o que vemos é que foram compradas 5000 a um único vendedor e que as 4900 ficaram lá por vender.
Isto é perfeitamente impossível.
Deve ser extremamente simples identificar o autor da ordem de venda.
E deve ser extremamente simples saber quem introduziu essa ordem na vossa corretora tendo primeiro bloqueado o sistema.

Como V.Exas deverão compreender este facto é extremamente grave num mercado que se pretende límpido e transparente.
Ontem dei-vos 24 horas para resolverem o problema e foi-me pedido para aguardar.
O que fiz até agora.
Mas não estou para esperar eternamente...

Já vos disse que enviava o caso para a CMVM e para a Administração do BCP.
Acrescento que, na ausência de resposta, publicarei o conteúdo destas reclamações e algumas das provas nos principais sites de bolsa.

Com os melhores cumprimentos,
JAS

Depois disto tive um telefonema da cidadebcp.
Explicaram-me que os factos descritos eram normais pois “as ordens aparentes poderiam aparecer à frente das que estavam dadas” e que a cidadebcp era alheia a esse facto.
Tive que fazer notar que só há ordens aparentes acima de 5.000 pelo que os argumentos apresentados caíam pela base.
Em novo telefonema confirmaram-me que eu tinha razão neste ponto e que iria ser contactado novamente.

Entretanto, estando on-line através do MSN com diversos membros do Caldeirão, pedi-lhes para testemunharem o que aconteceria quando eu desse uma nova ordem na TDU.
- Estavam 1790 à venda a 0,85 e eu informei-os de que ia dar uma ordem de 1800 ao melhor.
- Foi copiado o écran da profundidade da TDU mostrando as 1790.
- Dei-lhes conta do momento em que fiz a confirmação da ordem de compra.
- Toda a gente viu que demorou muito mais do que os 10 segundos habituais
- Toda a gente viu ser introduzida uma ordem de 5000 na venda
- E a seguir a minha ordem foi satisfeita

Desta vez, no descritivo da operação, vejo que comprei 1790 a um e 10 a outro.
Aparentemente até se pode concluir que tudo foi normal.
Mas toda a gente testemunhou como na realidade se passou.

Para finalizar digo apenas que me fartei de esperar por novo telefonema da cidadebcp.
E por isso relato o sucedido.

Segunda-feira comunico os factos e remeto as provas para a CMVM.
Estou com curiosidade em saber se eles também acham que tudo isto é normal.

E se a cidadebcp acha isto perfeitamente normal e diz “que as ordens aparentes podem ultrapassar as normais” não percebo porque não as disponibilizam aos clientes...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], peterteam2, Phil2014, PMP69 e 193 visitantes