Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Aviso aos "bulls"...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re:

por JAS » 3/7/2003 22:43

A minha resposta intitulada "Aviso aos...Bears" está colocada em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=12913

Como devem calcular é um aviso muito...a sério.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Incognitus » 3/7/2003 22:12

Se tivessem sido coisas como MSFT a liderar o rally, eu estaria bem menos convencido que as subidas eram irracionais. Porém, eu mantenho ecrans em algumas 200 "eufóricas", e quase nenhuma delas subiu menos de 100%, muitas subiram 500-1000%. Isso diz-me tudo o que preciso saber.

Registado: 6/11/2002 19:27

por **** » 3/7/2003 22:10

Agora é que vão ser elas e vai tudo desatar a comprar MSFT. eheheh
Um abraço

Registado: 26/6/2003 10:59

por Incognitus » 3/7/2003 22:08

Por mim tudo bem. Prever quedas a curto prazo é quase impossível, até porque existe uma quase total falta de vendas. Toda a gente acha que vai subir mais, por isso ninguém vende. Nem é por existir grande procura que isto sobe, é por falta de oferta. Basta ver que em média, 37% das vendas que se fizeram no NYSE nos últimos 30 dias foram short selling. E no NASDAQ deve ser pior.

Mas estas subidas, pontualmente, são óptimas. Criam focos de irracionalidade insustentável, fáceis de shortar e fazer dinheiro com quase total certeza. Não é por acaso que depois de ter sido trucidado pelo "novo Bull market", indo de um retorno de +48% este ano até negativo, agora em apenas três semanas ou pouco mais já voltei para +40%, e antevejo que à medida que as irracionalidades se forem produzindo e desmanchando, esse número irá agora crescer ainda mais rapidamente.

(já agora, tudo o que digo refere-se aos EUA, curiosamente as subidas em Portugal até têm sido mais racionais, se a PAD estivesse nos EUA já ia a 1 EUR).

por Incognitus » 3/7/2003 22:03

É fácil, o único argumento de quem anda a comprar acções é "isto caiu muito desde 2000, e vem aí a recuperação económica".

Acontece que as acções que andam a ser fortemente compradas são precisamente acções que estariam sobrevalorizadas em QUALQUER ambiente económico, estivessemos ou não à beira de uma forte recuperação económica. Ou seja, são acções que estão destinadas a cair.

Aliás, a piada é tanta que chegamos ao ridículo de NVLS ou KLAC, duas fabricantes de equipamento, estarem POSITIVAS se medirmos desde Outubro de 1999, apesar da sua procura e lucros terem implodido, ao mesmo tempo que MSFT está fortemente negativa desde esse ponto, apesar da sua procura e lucros terem subido consideravelmente, e isto mesmo sabendo que NVLS e KLAC partiram MAIS CARAS em 1999 do que a MSFT. Isso diz tudo sobre o que o mercado está a "antecipar".

O mercado só está a antecipar uma coisa: cotações mais elevadas. É a teoria do "Greater Fool", a mesma coisa que fez a bolha.

Estamos a chegar ao ponto que até existem pessoas quase que a referirem-se à queda desde 2000 como sendo provocada por um "ciclo económico", e ignorando que estivemos perante a maior bolha de sempre.

por **** » 3/7/2003 21:54

:oops:
Sim e não si.

por **** » 3/7/2003 21:48

Ertai, meu caro,
A questão é: Será que a bolha acabou? Tu achas que si, eu acho que não.
Um abraço

Incognitus...

por alce » 3/7/2003 21:45

...esperas quedas (violentas) no curto prazo ?

Abraço.

Registado: 5/11/2002 10:37

por **** » 3/7/2003 21:35

:?: :?: :?: :shock:
Incognitus
Essa agora ultrapassou-me.
Abraços

por Pata-Hari » 3/7/2003 21:35

Como eu seique tu és um homem muito racional, incognitus, explica-me o porquê de dizeres isso com detalhe. Se não fosses tu, diria que este teu post era um bitaite :P
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ertai » 3/7/2003 21:34

**** Escreveu::mrgreen:
Tudo bem ertai,
se achas que 50% em três meses não é nada e que agora é que a coisa vai começar a subir à séria, não vale mesmo a pena continuar.
Um grande abraço e um sincero voto de boa sorte

Faço das minhas palavras as palavras do OldTrader..

Ouve bem mais que 50% de descidas depois da bolha de 2000...

Perspectiva meu caro...

Registado: 11/5/2003 12:11

por Incognitus » 3/7/2003 21:31

A tendência mundial deve estar prestes a produzir uma surpresa tão grande como a tendência mundial em Outubro passado.

por Old Trader » 3/7/2003 21:23

Isto tem muito de psicológico. Se o mercado tivesse caido menos e andasse de lado há 3 meses, estando no mesmo sitio que está agora, nignuém estaria tão chocado com isso. Isto do mercado tem coisas giras.
Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

por **** » 3/7/2003 21:15

:mrgreen:

Tudo bem ertai,
se achas que 50% em três meses não é nada e que agora é que a coisa vai começar a subir à séria, não vale mesmo a pena continuar.
Um grande abraço e um sincero voto de boa sorte

por Ertai » 3/7/2003 21:10

**** Escreveu:Se acha que já chega de quedas, falando em termos de fundamentais financeiros, diga-me uma coisa: Qual é o PER do Nasdaq?

Bem, sendo ainda um novato tanto na AT como na AF..

Diria que pela tua posição o PER do NASDAQ deverá estar alto, confirmando a tua posição de Short relativamente ao mercado..
Não sei o valor exacto pois não tenho aqui as ferramentas para isso, mas na net isso vê-se certamente..

A questão é que não se deve regir apenas pelo PER ou
outros indicadores mais famosos da AF..
Tal como na AT eu não posso olhar po estocástico e para o cruzamento de médias móveis e chegar a uma conclusão inabalável..

A questão é ver a tendência mundial neste caso, juntamente com as ATs (e AFs no teu caso) bem como o optimismo ou a falta dele nas notícias internacionais...
E claro a velha coisa chamada Intuição..
Só assim podemos decidir definitivamente a posição a tomar, e mesmo assim podemos estar errados ;p

Mesmo assim eu digo que a tendência de optimismo (cego ou não, seja manipulado ou não) e da subida do Bull (que acho que não foi assim tão rápida a subir, ainda tem muito para "escalar") dão nos uma ideia clara do que está a acontecer e o que irá acontecer nos próximos tempos..

O mesmo não digo do mês de Setembro, históricamente é um mÊs mau e daí a minha ideia de que este Bull pode aguentar até ao fim do Verão, corrigir muito em Setembro e a retoma poderá ser uma hipótese a considerar lá para os últimos meses do ano...

é apenas a minha opinião, fico por aqui...

por Bicho » 3/7/2003 21:10

Old Trader
O Nasdaq não tem PER histórico. E se tivesse faça as contas para saber quanto é que os resultados tinham que crescer (e já agora qual o crescimento do PIB) para acompanhar este ritmo de subida dos preços dos títulos (sim, porque o PER é preço a dividir por resultados) e mesmo assim baixar o o PER para os seus níveis "históricos".
Um abraço
Existe um mundo melhor... mas é caríssimo!

Registado: 6/2/2003 21:14

por Old Trader » 3/7/2003 20:57

A questão é: se a economia recuperar os PER`s vão para valores perfeitamente normais em termos históricos. Você não acredita nisso, pois não? Então faz muito bem em estar curto. Eu acredito e por isso continuo longo tal como o meu amigo Ertai.
Abraços
Quem se lembra do crash de 87? E da 1ª OPV da PT? E da Marconi?

Registado: 27/2/2003 15:03

por **** » 3/7/2003 20:30

Meu caro Ertai
Tudo bem. Em Outubro do ano passado e em Março deste ano também eu andei a sofrer por estar longo em alguns papeis que se vieram a revelar boas oportunidades. Quem é que queria PTC a 4,3eur? Ninguém.
Agora as coisas subiram mesmo muito em pouco tempo e o que é que subiu mais? Foi o Nasdaq.
Se acha que já chega de quedas, falando em termos de fundamentais financeiros, diga-me uma coisa: Qual é o PER do Nasdaq?

lindo jcapela!!!(eom)

por Scubawarrior » 3/7/2003 19:49

...
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

Re: ertai

por Visitante » 3/7/2003 18:56

cmafonso Escreveu:es politico?

abraço.

E como tal com uma certa falta de sentido de humor,para ter percebido a piada do post inicial...
Visitante

por Ertai » 3/7/2003 18:33

**** Escreveu:Agora vir dizer que as valorizações estão saudáveis???

Se olharmos as coisas do ponto de vista do Bear que tivemos em 2002...

Ouve descidas irracionais, repentinas e irrealistas por assim dizer..

Está certo que a Economia em sí ainda está em crise, mas não será que os valores baixos da bolsa não correspondem ao valor real? Não será que com o pessimismo dos últimos anos não chegámos a valores demasiado abaixo do normal?

Acredito que ainda existiria espaço para baixar, mas se continuasse a baixar, por esta altura não estariamos a bater no fundo? (de muitas empresas)

ertai

por cmafonso » 3/7/2003 18:27

e que se nao foi um discurso politico nao sei como enquadra-lo no actual contexto dos mercados .mas se consegue fazer esse discurso(orando) sem corar :oops: tente a politica . :lol:

abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

por Ertai » 3/7/2003 18:22

:lol:
Porque a pergunta? Pareceu mais um discurso político?

Não, não sou político e até nem simpatizo muito com a política :|

por **** » 3/7/2003 18:22

Tu ainda não reparaste no que está a subir ou não sabes nada de análise fundamental? Que me digam que está a haver uma injecção de liquidez por parte do Fed e que não se deve ir contra ela, eu aceito. Que me digam que os curtos estão a ser comidos vivos e provocam subidas ao fecharem as posições, eu aceito. Que me digas para seguir a tendência, eu não o faço mas aceito.
Agora vir dizer que as valorizações estão saudáveis??? Por amor de Deus, não tentes racionalizar este movimento com fundamentais financeiros, era preferivel estares a falar da W5.
Já chegamos ao ponto em que se compra o sox's porque não existem encomendas e isso é bom, porque pior não fica.

ertai

por cmafonso » 3/7/2003 18:11

es politico?

abraço.

Registado: 6/12/2002 0:05

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], icemetal, iniciado1 e 134 visitantes