Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mr. share » 27/3/2009 1:25

os motivos da minha entrada continuam validos. não vejo razão para alarme...

Realmente hoje o dia não foi muito bom... mas foi um dia mau para todas as energeticas.

vamos aguardar pelos proximos dias... o toque na LTA esta cada vez mais perto vamos ver como reage.
Anexos
Sem título.PNG
Sem título.PNG (33.08 KiB) Visualizado 9456 vezes

Registado: 29/11/2007 10:48

por tiopatinhas » 27/3/2009 0:52

rsacramento, fiquei sem entender o que queres dizer com "a Lt é só uma tentativa" :oops:

Registado: 17/3/2005 14:58

por rsacramento » 26/3/2009 22:52

sacatrocos Escreveu:alguem pode por um grafico?

Obrigado.

a LTa é apenas uma tentativa:
Anexos
galp bear 260309.png
galp bear 260309.png (11.63 KiB) Visualizado 9806 vezes
galp 260309.png
galp 260309.png (9.18 KiB) Visualizado 9807 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por foxx » 26/3/2009 22:39

Preocupa-me quando alguns dizem que entraram ou reforçaram devido ás opiniões transmitidas no forum.

Todos nós temos níveis de experiência diferentes, mas todos estamos na bolsa para ganhar dinheiro, e quando não se tem muita experiência é fácil cair-se na tentação de seguir as dicas dos mais experientes na esperança de se ganhar mais e mais depressa.

Os mais experientes devem ter a noção que o que dizem pode levar outros a tomarem decisões, boas ou más, mas se não tivessem lido não as tinham tomado.

Quando vejo discussões á volta de gráficos concordo 100%. Mas quando vejo comentários do género "agora só pára nos 11 euros", parece-me que alguém anda a ver a bola de cristal.

Duas das situações de bolsa que mais vezes me recordo, porque me fizeram criar algumas normas foram as seguintes:

PTM. Em máximos vem uma alma caridosa tipo Madoff que diz, target para o fim do ano 160 euros. Estávamos em Março ou Abril. Caiu, caiu e em Janeiro, faz um doji, segundo o livrinho que tinha em casa era sinal de compra, estava nos 27 euros, reforcei nos 32 euros, afinal estava em Janeiro, até Abril era sempre a subir. Foi sempre a descer, em Outubro ou Novembro valiam 4 euros.

Com a ptm aprendi a não ligar nenhuma aos price targets e a restringir-me aos gráficos em vez de pensar que dependendo da época do ano o comportamento é de subida ou de descida.

KKK. Ano 2000, num forum qualquer, este senhor anunciava a acção que ia subir no dia seguinte. Um dia foi a Cofina, ao meio-dia veio a mensagem, vai de comprar, e como sou fraquinho coloquei mais 5% em cima para vender. Subiu 60% nesse dia até a CMVM cancelar a negociação por "ataque especulativo"

O que aprendi? Cuidado com as fontes que lemos. Muitos perderam muito naquele dia, o Srº KKK vendeu todas as acções que calmamente tinha vindo a acumular. Nunca sabemos quem está do lado de lá.

Embora possam ser ditas com as melhores das intenções, desconfio sempre de frases do tipo "já não há resistências, agora é sempre a subir".

Quanto á Galp, vamos ver se a resistência na zona dos 9 se torna no novo suporte.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 3:27

por nfidalgo » 26/3/2009 19:34

E ainda se analisarmos o RSI e o Estocástico da GALP podemos verificar que ela necessita de arrefecer um pouco. Concordo que um suporte muito importante é a LTA e em caso de quebra as coisas complicam-se para a GALP... mas não creio neste cenário, pois a menina está a transaccionar em ascendente de CP, mas não ainda de LP.

Registado: 29/11/2007 11:02

por curvas » 26/3/2009 19:20

fasf Escreveu:
curvas Escreveu:. No entanto, se o quebrar ainda terá a LTA como suporte.

Como não tenho gráfico, qual o valor do suporte?

Faço minhas as palavras do joaocsp. Vê a LTA do gráfico. Ela tem suportado a subida desde Outubro 2008

Registado: 29/11/2007 2:47

por joaocsp » 26/3/2009 19:13

Olá,

1 - Continua o sentimento bull nos mercados, os bear dirão que não passa de um ressalto até quebrar as importantes resistências dos principais índices (Confere).
2 - Galp reagiu bem no suporte (9,16), amanha será um bom dia para saber se quebra o suporte e vai testar a LTa, em termos técnicos continua a ser "um par de damas, temos boas probabilidades de ganhar o pote" (para os longos).
3 - Petróleo teve subida significativa esta semana, states positivos futuros favoraveis tambem do petróleo.
4 - Aumento de capital não será uma noticia extraordinaria mas também não será péssima nada comparado com o BES no caso da GALP sabemos que será para resultados num curto prazo.
5 - Estou dentro longo, confiante e vendo abaixo da LTa
5 - O gráfico
Anexos
galp.jpeg
galp.jpeg (152.36 KiB) Visualizado 10211 vezes

Registado: 29/11/2007 4:27

por fasf » 26/3/2009 19:01

Um dia hei-de perceber disto...

Registado: 29/11/2007 3:13

por fasf » 26/3/2009 19:01

Um dia hei-de perceber disto...

Registado: 29/11/2007 3:13

por curvas » 26/3/2009 18:39

Continuo a achar que hoje é que fechou na zona de suporte. No entanto, se o quebrar ainda terá a LTA como suporte. A partir daí, se continuar rumo a Sul de uma forma clara (com volume forte a acompanhar) penso que tecnicamente é altura de sair.

Registado: 29/11/2007 2:47

por sacatrocos » 26/3/2009 18:32

alguem pode por um grafico?

Obrigado.

Registado: 6/1/2009 23:13

por cannot » 26/3/2009 18:29

foxx, acho que o que se passa neste tópico é uma discussão de ideias sobre as acções da galp, pelo menos diz "galp - tópico geral" no título e cada um parece expor as suas análises, opiniões, etc...

Isto serve para discutir ideias e não para empurrar ninguém a entrar. Ninguém aqui diz que sabe o que vai acontecer...

A galp fechou nos 9.166, bem abaixo do meu valor de referência, os 9.3. Agora estou indeciso em sair aos 9.05 (9.0) ou ficar até à LTd (esse sim não me deixará dúvidas para sair). Acho que a abertura amanhã nos vai dizer mais qualquer coisa.

De qualquer forma estou muito tentado a esperar por um possível toque na LTd. A correcção, para já, foi mais suave do que a última de meados de Fevereiro e a LTd também está ligeiramente mais perto do que nessa altura. Vamos ver.

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por tiopatinhas » 26/3/2009 18:16

Foxx, tudo pode acontecer... quando aí chegar teremos que repensar muito bem a estratégia...
Um engano é possível...eu tenho chamado à atenção para alguns indicadores que deveriam arrefecer...
Mas, já agora reparou que o fecho de hoje foi precisamente um teste ao suporte/resistência...vamos ver amanhã... e, já agora a semana que vem será decisiva. :roll:
Para já calma e descontração :!:

por Puregene » 26/3/2009 18:12

com um volume de mais de 2,2 milhões de acções e abaixo de todos os suportes ditos... já vi que a LTA se encontra perto dos 8,60/8,80... é esperar agora que venha cá abaixo, mas sem stress :)
Editado pela última vez por Puregene em 26/3/2009 18:46, num total de 1 vez.
"I buy expensive suits. They just look cheap on me."

Registado: 6/12/2007 15:10

por sacatrocos » 26/3/2009 18:06

Parece que os suportes foram por agua abaixo, uns falavam em 9.38 outros em 9.30 até em 9.18 mas nenhum resistiu e ela quebrou os suportes.

Registado: 6/1/2009 23:13

por foxx » 26/3/2009 17:51

Sinceramente não perecbo lá muito bem o que se passa neste tópico.

Ou a galp já está nos 11 ao virar da esquina, e com esse tipo de ideias lá arrastam mais alguns a entrar e a ficarem entalados. Ou só abaixo dos 9,30 é que é mau... E se olhassem para os graficos e vissem o stochstatics e percebiam que se calhar vem aos 8,60 mais depressa do aos 9,40??

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 3:27

por tiopatinhas » 26/3/2009 16:31

De facto hoje a Galp está com uma volatilidade... :!:
Decerto muitos stops foram já ao chão mas...os indicadores podem ainda arrefecer um pouco mais. Seria bom que esse arrefecimento se desse acima dos 9,20. Ou seja se andar por aí uns dias nada mau.... para a semana que vem a gente pode conversar melhor. Muitos dos que estavam na acção terão de reentrar mais acima. :roll: pode ainda um destes dias fazer uma correcção deste tipo....
Vamos ver o fecho e o tipo de vela...

por Spyder » 26/3/2009 16:11

Stops a diparar?
A LTa deve andar nos 8,9 n?

Registado: 18/3/2009 13:13

por cannot » 26/3/2009 15:31

Sim, acho que o "povo" continua sereno, eu estou!

Terá que fechar abaixo dos 9.3 para me fazer ir mexer e remexer nos gráficos à procura de um ponto para colocar o stop :|
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

por rjamartins » 26/3/2009 15:30

A LT está em que valor?
Cpts

Registado: 23/2/2009 13:45

por bp1511 » 26/3/2009 15:27

Calma, o mais provável é ela ir testar a LT. Será uma boa oportunidade de entrar no papel, para quem ainda não o fez.

Fica bem.

Registado: 29/11/2007 2:19

por rjamartins » 26/3/2009 15:20

uiiiiiiiiiiiiiiiii....Tá mal agora

Registado: 23/2/2009 13:45

por Merceeiro » 26/3/2009 12:59

Xiça! ganda trambolhão... :shock:

Pequeno ajuste, é só fumaça, o povo é sereno... :mrgreen:

BN
A mercearia de valores não faz fiado

Registado: 29/11/2007 10:29

por Açor3 » 26/3/2009 11:49

RPT-ENTREVISTA-Galp deve prosseguir com portugueses e Sonangol

26/03/2009

(Repete notícia sem alterações)

Por Sérgio Gonçalves e Andrei Khalip

LISBOA, 26 Mar (Reuters) - Américo Amorim, que controla um-terço da Galp Energia , considera que o futuro da 'oil & gas' nacional deve passar pela parceria entre os accionistas portugueses e a angolana Sonangol, caso a italiana ENI decida sair.

O homem mais rico de Portugal adiantou, em entrevista à Reuters, que o Chief Executive Officer (CEO) da ENI, Paolo Scaroni, já lhe disse "várias vezes que, não tendo possibilidade de controlar a Galp, prefere sair".

Américo Amorim, que no passado expressou disponibilidade em adquirir a posição também de um-terço que a ENI tem na Galp, lembrou que o acordo parassocial entre a Amorim Energia, o Estado português e a italiana é válido até 2014, mas frisou: "é óbvio que pode-nos convir alterá-lo e antecipá-lo".

Embora não tenha feito referência directa à possível compra da posição da ENI, afirmou que "tudo é sempre negociável no entretanto do tempo" e que "até 2014 são muitos anos para que nada aconteça", lembrando que na Galp "o estado natural de desenvolvimento está feito".

O CEO da ENI afirmou, no final de Outubro passado, que a italiana está disponível para receber ofertas em relação à sua posição na Galp.

"A Galp tem uma referência portuguesa, há uma relação fantástica com a Sonangol e Angola, e o Estado português também está no dossier. Acho que estamos no caminho que devemos prosseguir", disse Américo Amorim, presidente do Grupo Amorim.

A Amorim Energia, detida em 55 pct por Américo Amorim e em 45 pct pela 'oil' estatal angolana Sonangol, é o veículo do seu investimento na Galp, empresa onde o Estado português, através da Caixa Geral de Depósitos (CGD), tem sete pct.

"Sempre disse que não estou disponível para abandonar o projecto Galp. Primeiro, tenho o Estado português e aquilo que subscrevi com ele. Segundo, sou português. Terceiro, tenho uma empresa responsável que é a Sonangol", afirmou.

A Galp planeia investir um total de 5.200 milhões de euros (ME) entre 2009 e 2013, prevendo um 'capex' de 1.900 ME para a Exploração & Produção (E&P) principalmente na exploração de poços no rico pré-sal do Brasil, bem como em Angola.

Américo Amorim referiu que está "muito flexível" quanto ao figurino do financiamento deste plano de investimento, cujos estudos foram encomendados a três bancos internacionais, e que pode passar por um 'cash call' e/ou venda de activos.

"Eu tenho uma abertura global, vivo tranquilo. Desde que estou na Galp nunca tive nenhum impedimento em relação a nenhuma solução e não queria dar a minha opinião de tendência, de uma forma ou de outra forma", afirmou o empresário.

A 4 de Março, o CEO da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, disse que a forma de financiamento será definida até ao Verão, afirmando que um aumento de capital é apenas uma das hipóteses.

Nesse dia, fonte da indústria próxima do processo disse à Reuters que a ENI se oporia a um grande aumento de capital, mas Amorim não vê que este seja um ponto de fricção, até porque está em linha com a estratégia de investimento acordada.

"Eu não sinto, relativamente às variáveis que estão a estudar, que não haja possibilidade de compatibilizar harmoniosamente uma solução entre os accionistas", disse.

Realçou que, apesar dos naturais pontos de vista diferentes, os delegados da ENI e da Amorim Energia sempre souberam encontrar consensos e que, desde a sua entrada na Galp, em Janeiro de 2006, sempre teve periódicos encontros com Scaroni.

"O que importa é que não haverá problemas e as soluções objectivas acontecerão em tempo oportuno em relação áquilo que, no passado, se foi aprovando na Galp sucessivamente", afirmou.

A Galp tem apostado mais no E&P, correspondendo ao espírito dos accionistas de referência: "constituir reservas de matérias-primas, tanto quanto possível, em vários países do mundo", visando a autonomia da empresa no gás e no petróleo.

Através da Galp, Amorim é o maior investidor individual no pré-sal brasileiro, a maior descoberta global de petróleo nos últimos 20 anos.

Em apenas dois campos cujas reservas são oficialmente conhecidas -- Tupi e Iara -- as estimativas preliminares apontam para 8 a 12 mil milhões de barris recuperáveis de óleo equivalente (boe), mas alguns analistas estimam que as reservas de toda a região podem ascender a 100 mil milhões de boe.

Américo Amorim não exclui que possa aumentar a sua actual posição de 7,8 pct do Banco Popular -- terceiro maior banco de Espanha no qual é um dos seus principais accionistas.

Interrogado sobre se poderia aumentar esta posição, disse: "não há nenhuma razão para não (aumentar), sempre que se possa fazer para crescer. Comecei com 4,2 ou 4,3 pct e estou com 7,8 pct em cinco anos, não está mal".

Acerca da actual crise mundial, originada pelo 'sub prime' nos EUA, Amorim frisou que vai ter "uma factura dolorosa sobre todo o universo da economia", adiantando: "o capitalismo humano sobrevive, o selvagem deve ser destruído".

Mas, considera este "até é o momento de investir porque os investimentos poderão custar menos em torno de 25 pct (...) comparando com antes do 'sub prime'".

(Por Sérgio Gonçalves e Andrei Khalip; Editado por Elisabete Tavares)

((---Lisboa Editorial, 351-21-3509204 lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))

--------------------------------------------------------------------------------

Banco BPI
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.

Registado: 13/6/2004 20:52

por tiopatinhas » 26/3/2009 0:38

Para que a subida continue a ser sustentada é imperioso que alguns indicadores arrefeçam :roll: :roll: A verdade é que estava sobreaquecida.... está em fase de consolidação para depois fazer o que deve ser feito.
Curioso hoje esta notícia no JNegocios:

"Em termos sectoriais, as preferências do BarCap vão para a energia, metais industriais e materiais de construção, ao passo que os cuidados de saúde e os bens de consumo doméstico estão entre os sectores menos apetecíveis."
Queria sublinhar a palavra: energia :wink:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], Kooc, OCTAMA e 219 visitantes