Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

AJUDA - Bons Warrants para apostar...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 28/11/2002 1:06

Bem, ser possível é...

Mas no nosso mercado é pouco viável em minha opinião (pelo menos o daytrade).

Quanto à compra em tempo-real, pois é claro que é possível e é o que praticamente todos os investidores fazem. Não sei qual o funcionamento da CGD, mas pelo menos nas corretoras a que recorro (LJ e BIG) as ordens que coloco chegam ao mercado em segundos (cerca de 2 a 5 segundos em média). Normalmente, após confirmar a ordem, quando volto à janela da carteira, já a ordem foi executada...

Depois há que atentar nas comissões, pois são de extrema importância para daytrade (não sei quais são as da CGD).

Agora resta a questão dos títulos. Bem, a volatilidade e a liquidez em Portugal é fraquinha... Enfim, restam duas ou três que ainda têm um liquidez menos má e que talvez ainda sirvam para daytrade «directo» (isto é, sem recorrer a produtos derivados). Talvez a PT e a TLE...

Existem algumas com volume elevado mas como estão a valores muito baixos, mesmo sendo líquidas, tornam-se pouco apetecíveis para daytrade devido ao elevado spread bid/ask. Exemplos: EDP e SON.

Resumindo, a minha opinião é que na nossa Bolsa o daytrade é pouco viável e quem quer abordar o mercado de forma agressiva tende a utilizar warrants e futuros ou então dedica-se a outros mercados mais interessantes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

COMENTÁRIO

por jotabil » 28/11/2002 0:54

O melhor é começar devagarinho que a Bolsa não acaba amanhã...

Sim...compreendo esse conselho que é de pessoa avisada e amiga....tenho investido...pouco.... em acções de forma directa.
Estou a recuperar alguma coisa......mas penso que haverá uma forma mais dinamica de investir.....quer dizer.....importará desde já ter um acesso directo ao mercado....eu por exemplo diligenciei na conta invest....da cgd.....
A minha pergunta, desde já....é a seginte......poderei efectuar durante a sessão, a compra e venda dos activos em tempo real?....Mas se isso for possivel pode aproveitar-se a variabilidade da cotação.....para se shortar ou fazer o inverso......procurando no final da sessão encerrar com lucros ou com perdas controladas....
GoatV que dissesse o que lhe aprouvesse....sobre este aspecto que refiro.

Registado: 7/11/2002 0:00

por MarcoAntonio » 28/11/2002 0:31

A minha sugestão é a seguinte: se é um «nóvel» nestas andanças sugiro que tente primeiro abordagens menos agressivas ao mercado. Sugeria o position ou swing trade. Se é «nóvel» e quer partir já para o daytrade e/ou produtos alavancados digo-lhe já que incorre num enorme risco porque o mercado não é fácil... nem para quem não é «nóvel».

A Bolsa parece simples, é só comprar e vender mais caro... Ai se fosse tão simples...

A verdade é que se ainda não tiver testado a sua capacidade como investidor (taxas de acerto, capacidade de cortar com ou recuperar das dificuldades) e desenvolvido uma estratégia minimamente fiável e consistente (e portanto se tiver poucas garantias da fiabilidade dos resultados) então, partindo para abordagens agressivas (daytrading, produtos alavancados, etc) corre o sério risco de perder ainda mais rapidamente o capital que vai investir.

O melhor é começar devagarinho que a Bolsa não acaba amanhã... Querer tirar muito rapidamente do mercado é o primeiro passo para o descalabro. Não quero parecer fatalista... Mas o mercado é como uma sanguessuga à cata dos mais inexperientes e menos preparados.

Não nos podemos esquecer que o mercado é como um sistema competitivo em que os investidores estão «em concorrência» uns com os outros...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

JÁ AGORA

por jotabil » 28/11/2002 0:21

Tenho uma noção dessa complexidade, de facto o criador de mercado tem o seu entendimento próprio e apresenta-se como factor subjectivo.....

Mas não se utilizando os warrants........que produtos são recomendáveis para um nóvel nestas andanças?....Acções em daytrading?......que utilidade posso usufruir com a possibilidade de ter as cotaçoes em tempo real.....e de poder mover tb em tempo real ....os activos?

Registado: 7/11/2002 0:00

por fproenca » 28/11/2002 0:15

CAP Escreveu:Muito obrigado, fproenca.
Vou estuda-los um pouco.

Uma das pessoas que conheço que "trabalham" bem com os Warrants é precisamente o Marco António, eu mesmo já vi e ele explicou-me a forma de como trabalha, e a conclusão a que cheguei depois do que vi é que é preciso muita disponibilidade, vontade e sobretudo friesa. Evitar deixar uma posição aberta é outra coisa que já me apercebi.

Eu e o Marco já estivemos a comparar preços e não há dúvidas que a LJ tem as comissões mais baratas e pode-se abrir conta com valor baixissimo, em termos de explicação teórica do que efectivamente é um Warrant, estratégias, glossário, etc., então podes ir ler gratuitamente numa linguagem muito simples em :

http://www.bigonline.pt/125_Warrants/125_o1018.asp

Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por MarcoAntonio » 28/11/2002 0:03

Isso é essencial para negociar warrants. Os warrants são dos produtos financeiros mais complexos. Quem tentar negociar warrants como se negoceiam acções dá-se mal na certa porque os mecanismos são bastante diferentes.

Nem tão pouco basta comprar puts qnd se pensa que o mercado vai descer ou comprar calls se se pensa que o mercado vai subir...

Alguns factores que é importante tomar em linha de conta para a negociação de warrants:

- Spread
- Alavancagem
- Delta
- Vega
- Theta
- Estado do warrant (in, out ou at-the-money)
- Tempo de vida até à maturidade
- Comportamento do Market Maker

Que me lembre, estes são os mais importantes.
Imagem

Administrador Fórum

por CAP » 27/11/2002 23:52

Bem, obrigado a todos, mas... parece-me bastante confuso.
Sera melhor estar quieto e continuar, para ja, em accoes.
No entanto, vou dar uma vista de olhos aos referidos.
Muito obrigado a todos, mais uma vez.
Vou tentar aprender os elementos fundamentais.

Registado: 23/11/2002 16:01

por CAP » 27/11/2002 23:48

Muito obrigado, fproenca.
Vou estuda-los um pouco.

por MarcoAntonio » 27/11/2002 23:48

Fproença, a liquidez não é um factor relevante nos Warrants como já foi explicado.

Quanto ao DAX (o único subjacente que utilizo actualmente para warrants, pelas razões que já expliquei) utilizo os seguintes:

Para CALL - CTDAX10C
Para PUT - CTDAX13P

Os put estão a chegar perto do fim da maturidade e devo passar brevemente a utilizar os 20P (só ainda não fiz a troca porq estes put's estão in-the-money e mesmo perto da maturidade ainda são bastante negociáveis e atraentes).

Atenção q são Warrants para corações fortes. Mas muito interessantes dado que têm uma boa relação spread/alavancagem. Bastante negociáveis quer para day-trade quer para curtíssimo prazo.
Imagem

Administrador Fórum

Re: AJUDA - Bons Warrants para apostar...

por MozHawk » 27/11/2002 23:47

CAP Escreveu:Alguem me pode ajudar, referindo um ou dois bons warrants para apostar?
Sem compromisso nem responsabilidade, naturalmente.
Tratar-se-a, se alguem me ajudar, a minha primeira operacao de warrants.
Obrigado.

Caro CAP,

Vou dar-te um conselho. Não vás por aí. Se tiveres tempo, aconselho-te a fazeres o seguinte:

1. Regista-te na LJCarregosa em www.ljcarregosa.pt
2. Cria um portfolio ou mais com vários warrants
3. Se possível mete nesse mesmo portfolio, por exemplo, a PTC e 4 warrants (2 calls e 2 puts)
4. Fica durante umas horas a ver como é que as coisas se comportam;
5. Vê quais as maturidades, quais os strikes, paridades, etc...

Depois então, reflecte sobre se queres mesmo arriscar e procura saber mais sobre os warrants. É que num dia podes perder 60% do capital ou mais. Cuidado com isso...

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por fproenca » 27/11/2002 23:44

Eu não costumo apostar em produtos tão alavancados, mas, pelo que tenho visto, os Warrants que estão na "moda" são os do DAX, e não é só "moda" é que têm muita liquidez e são dos que melhor representam seu subjacente, ou seja ... mais seguros, se bem que este tipo de investimentos é perigoso por natureza.
Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

AJUDA - Bons Warrants para apostar...

por CAP » 27/11/2002 23:32

Alguem me pode ajudar, referindo um ou dois bons warrants para apostar?
Sem compromisso nem responsabilidade, naturalmente.
Tratar-se-a, se alguem me ajudar, a minha primeira operacao de warrants.
Obrigado.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, Kooc, m-m, nunorpsilva, peterteam2, Phil2014, trilhos2006, Àlvaro e 155 visitantes