Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Notícias de 30 de Junho de 2003

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TRSM » 30/6/2003 9:56

Negócios: OPV pode levar Gescartão para PSI 20
2003-06-30 08:25:52

A Oferta Pública de Venda (OPV) de 35% do capital da Gescartão pode colocar a empresa no índice PSI 20, avança o Diário Económico na edição desta segunda-feira.

A operação arranca esta segunda-feira, e, pode tornar-se na primeira estreia em Bolsa, depois do último IPO (Initial Public Offer) protagonizado pela Novabase há três anos.

A Gescartão é uma empresa fabricante de papel e cartão para embalagens, e é participada pelo Grupo Sonae e pelos espanhóis da Europac,

Fonte: Diário Digital
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 9:51

Arab Banking pretende vender participação no Banco Atlântico

30-6-2003 9:45



O Arab Banking Corp anunciou, em comunicado, que está a estudar a venda a participação de 68,5 por cento do Banco Atlântico.
Rumores desta informação levaram a uma subida de 30 por cento na cotação do título na semana passada. Os principais interessados apontados são a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Popular, o Banco Sabadell e a Barclays.

O BBVA, com 24,4 por cento, e a Allianz, com 5 por cento, são as outras accionistas do banco.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 9:44

Somague propõe fim do consórcio para OTA

30-6-2003 9:38



Segundo o Diário Económico, o presidente da Somague pretende dissolver o consórcio criado para a construção e gestão do novo aeroporto da OTA, em resposta à alteração das perspectivas e adiamento do projecto inicial.
A proposta de dissolução do consórcio será apresentado na Assembleia Geral de 1 de Julho. Além da Teixeira Duarte, integram ainda o consórcio a Escom, a Mota Engil, a Soares da Costa, a Construtora do Tâmega, a Alves Ribeiro, a Odebrecht e a Acciona, contando ainda coma Siemens.

Mesmo que o consórcio não seja dissolvido, o acordo termina em Dezembro, altura em que o projecto deverá acabar. Foram já investidos cerca de um milhão de euros em custos de manutenção e despesas com custos e outros projectos.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 9:43

Zona Euro: Massa Monetária sobe 8,5% em Maio

30-6-2003 9:32



O Banco Central Europeu (BCE) anunciou um crescimento de 8,5 por cento na massa monetária (M3) da Zona Euro em Maio, após ter sido revisto para 8,6 por cento o crescimento de Abril.
A média trimestral dos últimos doze meses subiu 8,3 por cento, mais uma décima que em Abril, acima dos 4,5 por cento apontados como objectivo pelo BCE.

Os economistas contactados pela Reuters esperavam uma subida de 8,3 por cento.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 9:33

Euro estável perto de mínimo seis semanas

30-6-2003 9:25



O euro segue estável, ainda próximo do mínimo das últimas seis semanas face ao dólar. Os mercados cambiais esperam a divulgação de diversos dados macroeconómicos que definam a evolução da economia da Zona Euro e dos Estados Unidos.
Na Zona Euro, será divulgada a estimativa para a inflação, que deverá subir para 2 por cento, os diversos indicadores de confiança.

Nos Estados Unidos será divulgado o Chicago Purchasing Management, que se espera que suba de 52,2 para 53,0 pontos. Amanhã será anunciado o índice manufactureiro do ISM – Institute for Supply Management.

O euro segue inalterado nos 1,1442 dólares.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 9:33

Petróleo sobe ligeiramente com aumento preocupações Iraque

30-6-2003 9:20



Petróleo sobe ligeiramente com aumento preocupações Iraque O preço do petróleo segue com ganhos ligeiros em Londres, reagindo ao aumento das preocupações dos investidores quanto a possíveis sabotagens nas instalações do Iraque e à greve na Nigéria.
Esta greve na Nigéria deverá reduzir em 2 milhões de barris diários a produção mundial, o que poderá pressionar ainda mais a evolução das existências norte-americanos, que se apresentam11 por cento abaixo do nível do ano passado, segundo o Departamento da Energia.

O contrato de Agosto do IPE Brent segue a ganhar 25 cêntimos para 27,55 dólares, no mercado electrónico de Londres.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 9:25

CSII pede em tribunal protecção contra credores; Cabovisão não é afectada



Segunda, 30 Jun 2003 09:19

A Cable Satisfaction International Inc (CSII), dona de 100% da portuguesa Cabovisão, pediu a um tribunal no Canadá protecção contra credores, uma medida que segundo a empresa vai facilitar a execução do plano de reestruturação e não vai afectar a sua filial portuguesa.

Na sexta-feira à noite a CSII emitiu um comunicado onde afirma que «voluntariamente obteve uma ordem do tribunal do Quebec para protecção contra os credores».

A CSII estava em incumprimento de pagamento da dívida há vários meses e vinha adiando o seu pagamento por diversas vezes.

Segundo a empresa canadiana este procedimento de pedir protecção contra credores vai «facilitar a implementação do plano de recapitalização e reestruturação anunciado a 13 de Junho de 2003».

Nessa data a CSII anunciou que recebeu da gestora de fundos canadiana Capital Communications (CDP), uma proposta de recapitalização e reestruturação da empresa, visando a injecção de 45 milhões de euros.

A CSII esclarece que apesar de estar sob a ordem do tribunal, esta situação não vai afectar a sua filial em Portugal, a Cabovisão, que «vai continuar a providenciar os serviços normais aos seus clientes e pagar aos seus trabalhadores sob as condições normais».

A empresa esclarece ainda que as determinações do tribunal serão sujeitas à aprovação por parte dos credores da Cabovisão.

A Cabovisão é a segunda maior operadora de televisão por cabo em Portugal, com uma quota de mercado de cerca de 18%. A TV Cabo, da PT Multimédia [Cot, Not, P.Target], é líder no sector.




por Nuno Carregueiro
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 9:20

Mercados europeus invertem para terreno positivo

30-6-2003 9:14



Os mercados europeus inverteram a tendência inicial de queda, confirmando a elevada volatilidade do último dia do semestre.
A francesa Alstom perde 5,4 por cento, depois de ter anunciado que a sua unidade norte-americana está a ser investigada por irregularidades contabilísticas. A empresa vai ter um custo de 51 milhões de euros no corrente ano fiscal.

A retalhista britânica Debenhamas sobe 4,4 por cento, depois de ter anunciado uma nova oferta de aquisição, que deverá concorrer com a proposta já apresentada pela Permira.

Os mercado alemães estão motivados pela redução da carga fiscal anunciada por Gerard Schröeder.

O índice alemão DAX ganha 1,38 por cento, o britânico Footise sobe 0,22 por cento, o francês CAC sobe 0,86 por cento, o italiano MIB valoriza 0,49 por cento e o espanhol IBEX ganha 0,14 por cento.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 9:08

Milhares de compradores de «time sharing» em risco de perderem tudo



Segunda, 30 Jun 2003 08:56

A maior empresa de habitação periódica em Portugal vai a hasta pública e 8.400 famílias podem ficar sem os seus investimentos. O Vale Navio, a maior empresa de «time-sharing» em Portugal, está beira de ser vendida em hasta pública, noticiou o «Público».



por Canal de Negócios
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 9:01

PT pretende reforço da CGD

30-6-2003 8:41



Segundo o jornal Expresso, o presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Miguel Horta e Costa, pretende que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) aumente a sua participação de 4,7 para 10 por cento na operadora, de modo a evitar aquisições hostis.
Essa posição, aliada à participação de 10 por cento do Banco Espírito Santo e a outras participações de grupos significativos criaria um núcleo duro de cerca de um terço do capital.

Além disso, o Governo deveria reduzir progressivamente a sua participação no grupo, aproximando a sua «golden share» dos modelos europeus, em que só o chairman é escolhido pelo Governo.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:59

Unidade norte-americana da Alstom investigada

30-6-2003 8:52



A Alstom anunciou que a sua unidade ferroviária norte-americana subestimou significativamente os seus prejuízos, após ter adoptado irregularidades contabilísticas.
A empresa vai suportar um custo adicional de 51 milhões de euros no ano fiscal de 2003.

O processo está a ser investigado pelas norte-americanas Securities and Exchange Commission e pelo Federal Bureau of Investigation.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:54

Euroárea pode parar obras na nova Luz



Segunda, 30 Jun 2003 08:38

As obras da nova Luz poderão parar caso o Benfica não pague à Euroárea durante esta semana uma dívida de cerca de 13 milhões de euros, relativa a um antigo negócio de compra e venda dos terrenos da Luz, noticiou o «Diário de Notícias».



por Canal de Negócios
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:52

Espanha: Vendas a retalho sobem 6,1% em Maio

30-6-2003 8:27



As vendas a retalho espanholas subiram 6,1 por cento em Maio, face ao mesmo mês do ano passado, depois de uma subida de 5,7 por cento em abril, segundo dados previsionais do Instituto Nacional de Estadística (INE).
Em termos mensais, as vendas subiram 3,9 por cento. A alimentação registou um ganho mensal de 2,9 por cento e os restantes produtos de 4,6 por cento.

O índice de grandes superfícies subiu 13,6 por cento em termos anuais e 6,3 por cento mensalmente, com a alimentação a subir 2,3 por cento e os restantes produtos 10,5 por cento.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:51

Alemanha reduz impostos

30-6-2003 8:35



O Governo alemão decidiu ontem reduzir, novamente os impostos, de modo a estimular o crescimento e promover a recuperação económica.
O canceler Gerard Schröeder anunciou perante os ministros que vai antecipar num ano a aplicação de um plano de reformas fiscais, já aprovada para 2005. Os contribuintes deverão pagar menos 18 mil milhões de euros, cerca de 10 por cento do total, a partir de 2004.

Esta redução deverá ser financiada pela redução dos subsídios e com a privatização de participações.

As pequenas e médias empresas deverão beneficiar de uma redução de 10 mil milhões de euros, com o corte na carga fiscal para 15 por cento no imposto mínimo e para 42 por cento no imposto máximo.

Estes cortes não deverão, segundo o responsável, evitar que a Alemanha evite o cumprimento do Pacto de Estabilidade e Crescimento, devendo o défice público ficar abaixo dos 3 por cento do Produto Interno Bruto.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:45

PEX já tem mais de 30 interessados



Segunda, 30 Jun 2003 08:26

A Private Exchange, o novo mercado não regulamentado para o mercado português, já tem mais de 30 empresas interessadas em conhecer a nova orgânica da Bolsa que prevê arrancar em Agosto, noticiou o «Diário de Notícias».



por Canal de Negócios
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:41

Professores e médicos vão ter contrato individual de trabalho



Segunda, 30 Jun 2003 08:33

Os contratos individuais de trabalho na Função Pública devem avançar em áreas onde há concorrência com o sector privado, como a saúde e a educação, afirmou Suzana Toscano, em entrevista ao «Diário Económico».



por Canal de Negócios
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:29

Secil pretende controlar Cecime

30-6-2003 8:23



Segundo o Diário Económico, a Secil lançou uma proposta de compra pela participação de 20 por cento que o Grupo Mota-Engil detém na Cecime, citando o presidente da Mota-Engil, António Mota. O processo de negociação iniciou-se há três meses.
A Mota-Engil está disposta a alienar essa participação desde que a Secil respeite o direito de preferência dos restantes accionistas.

Segundo o jornal, a Secil estendeu esta proposta aos restantes accionistas, nomeadamente a Somague e a OPCA. No entanto, o presidente da Secil, Carlos Alves, negou que a empresa esteja em negociações para adquirir a empresa.

Esta transacção poderá custar 5 milhões de euros à Secil.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:26

Operação do Fundo dos CTT pode violar a lei



Segunda, 30 Jun 2003 08:18

Cerca de 270 milhões de euros de activos do Fundo de Pensões dos CTT vieram do Estado, via aumentos de capital da empresa e foram financiados pelo FRDP, um facto que viola a lei das privatizações, noticiou o Jornal de Negócios.



por Canal de Negócios
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:26

Fundos de apoio a Timor sob suspeita são alvo de auditoria



Segunda, 30 Jun 2003 08:15

A Harri - Sociedade para o Desenvolvimento de Timor Lorosae foi alvo de uma auditoria externa, estando em causa o apuramento das responsabilidades de gestão, aplicação e acompanhamento de fundos concedidos, noticiou o Jornal de Negócios.



por Canal de Negócios
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:25

Parque Expo corta mais de 40% do pessoal



Segunda, 30 Jun 2003 08:12

A Parque Expo vai reduzir em 40% o número de colaboradores. A empresa encerrou 2002 com 537 empregados, depois de ter efectuado um corte de 12% no seu pessoal durante o ano passado, noticiou o Jornal de Negócios.



por Canal de Negócios
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:19

M-Real pretende participação discreta na Portucel

30-6-2003 8:4



Segundo o jornal Público, a candidata à privatização de 25 por cento da Portucel, a finlandesa M-Real, pretende ter uma presença discreta na administração da papeleira nacional, actuando como um «sleeping partner».
A empresa finlandesa acredita na actual estratégia da empresa, não vendo necessidade de nomear um administrador executivo para a empresa, não se opondo à manutenção da actual estrutura da administração. A M-Real deverá ser representada apenas por uma administrador não-executivo, caso vença o concurso de privatização.

A M-Real entrega a totalidade dos seus activos na área do papel fino não-revestido: quatro empresas e os negócios de «home and office». A intenção de não controlar a empresa no futuro e ao não concorrer com a Portucel no mercado internacional dão uma vantagem à empresa, segundo os seus responsáveis.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por TRSM » 30/6/2003 8:03

Mercado nipónico encerra misto

30-6-2003 7:42



O mercado de Tóquio encerrou com uma tendência mista, no último dia do segundo trimestre.
No total do segundo trimestre, o Nikkei ganhou 14 por cento, suportado pela procura de estrangeiros e pelos exportadores. Este é o maior ganho trimestral desde o primeiro trimestre de 1999

O Nikkei recuou 0,23 por cento para 9.083,11 pontos, tendo transaccionado entre terreno positivo e negativo ao longo da sessão.

BolsaPt.com
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Notícias de 30 de Junho de 2003

por TRSM » 30/6/2003 8:02

Europa deverá abrir fraca

30-6-2003 7:38



Os mercados europeus deverão abrir fracos, com a aproximação do final do segundo trimestre. A evolução das empresas deverá reflectir uma evolução económica ainda débil.
A empresa publicitária britânica WPP vai reunir-se com os investidores para actualizar a evolução da indústria e revelar mais dados sobre a aquisição da Cordiant.

No plano macro-económico, destaque para as vendas a retalho espanholas. Na Zona Euro serão divulgados os diversos indicadores de confiança (consumidores, indústria, economia e clima de negócios) e o índice de preços no consumidor.

Nos Estados Unidos, será divulgada a evolução da indústria manufacturera da região de Chicago.

BolsaPt.com
Editado pela última vez por TRSM em 1/7/2003 7:58, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 01José01Ferreira, Dragon56, PAFS, PMP69 e 192 visitantes