Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar empresas cotadas em bolsa compensa ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jotix » 1/7/2003 18:26

Armar em carapau de corrida

:mrgreen:
Jotix

Registado: 17/5/2003 17:50

por J.Gomes » 1/7/2003 15:04

Jotix dixit:

"Uma coisa, é saber que nada sei, e outra coisa, e completamente diferente, é armar-me em carapau de corrida."

E já agora... dentro de qual destas classes é que tu te encontras?

(isto claro... sem fazeres panágio :wink: )
J.Gomes

comentário

por jotabil » 30/6/2003 18:29

Cinco metros de trela.....tanta trela...uff

Mas se foi inventado......parabéns ao inventor.....

e vim eu aqui para isto!!!!!!

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Jotix » 30/6/2003 17:06

Ok, Pipoca aceito a tua sugestão!

Mas, antes disso, deixa-me corrigir-te num aspecto, e espero não começar a fazer panágio, eu não sou 100% ignorante! Sei muito pouco de Bolsa, mas isso não significa, que seja, como dizes, totalmente ignorante!

Uma coisa, é saber que nada sei, e outra coisa, e completamente diferente, é armar-me em carapau de corrida.
Jotix

por Pipoca » 30/6/2003 15:41

Caro Jotix

Este é um espaço que, até hoje, têm primado pela qualidade dos intervenientes e respectivas opiniões.

No entanto, nos últimos tempos tenho vindo a notar que o numero de posts “sem interesse” têm vindo a aumentar significativamente, o que, e apesar do excelente trabalho que têm sido feito pelos moderadores, me leva a ficar um pouco apreensivo em relação ao futuro do mesmo.

Noto também, que regra geral, a maior parte dos posts inúteis e sem sentido têm um denominador comum: você...

Assim sendo, o que lhe venho pedir, e no seguimento do que muitos têm até agora feito (pelo vistos sem sucesso...) é que modere um pouco as suas opiniões, ou seja, antes de escrever pense um bocado, de forma a elevar um pouco a qualidade das mesmas.

Eu sinceramente, digo-lhe que inicialmente quando você por aqui apareceu, fiquei convencido que era uma personagem inventada para animar este fórum, pois não acreditei naquilo que via. No entanto, já percebi que estava errado, e o Jotix é mesmo real e têm de ser ajudado.

Penso que todos aqui estamos dispostos a ajudá-lo, porque sabemos que é muito novo e totalmente ignorante, no entanto, isto não é um concurso de posts, onde quem escrever mais será premiado.

Espero que entenda isto como uma critica construtiva (e não comece a disparatar como é seu apanágio...), de alguém que apesar de não participar muito, lê atentamente a generalidade dos posts que aqui são publicados, e não pretende ver este fórum cair na mediocridade.

Registado: 28/5/2003 14:29

...é uma chatice

por Roberts » 30/6/2003 15:18

comprar empresas em Bolsa, Jotix já reparaste se tinhas comprado a pt, já não ias dormir sossegado :lol: agora só para ficares a pensar :muitas vezes pensamos que x é o dono da empresa, mas o meliante já se pôs a "cavar" :?:
Roberts

por Jotix » 30/6/2003 13:42

Oh, sim! O meu sem número de posts, não tem qualquer lógicas(por cada 100 posts, existe um e por vezes um que tem razão de ser!)

Bom, eu de facto não era capaz de admnistrar a PT, mas também, tenho de ir habituado a essa ideia, porque o meu pai tem uma empresa, não com as proporções que a PT, nem nada que se compare, mas é uma empresa, com donos, empregados , clientes, fornecedores, colaboradores e exige uma gestão financeira. Neste momento, e teoricamente sou sócio da Mendes Batista& filhos, Lda; mas como é obvio isto ainda não é para o meu corpo! LOL
Jotix

Um breve conselho

por Small Caps » 29/6/2003 15:32

Boas tardes Jotix

Tenho andado a ler os seus post e tenho mantido uma postura passiva na sua leitua mas desta vez e com sincera franqueza ...enfim...se vamos entrar na escrita de posts sem grande lógica este espaço corre o risco de se tornar banal...não será mais "produtivo" para si estar num papel de "ouvinte" e leitor neste forum e procurar através da Internet encontrar informaçao que lhe permite colmatar as suas falhas de conceitos económicos? Essas falhas são uma das razões para um sem numero de posts sem qualquer lógica.
Com muita sinceridade digo-lhe uma coisa; existem muitos e bons frequentadores activos deste forum que não tiveram qualquer tipo de formação académica na área da Economia e são simplesmente muito bons a esgrimir argumentos económicos e sabe porquê?? Porque foram humildes e muito persistentes a estudar e a compreender antes de virem para "publico" apresentar as suas razões e opiniões....é isso que lhe falta Jotix.
Estudar e aprender...procurar junto dos mais "sábios" e na Internet a ajuda fundamental para o seu crescimento nesta lide bolsista porque senão torna-se num individuo que escreve uns posts "sem pés nem cabeça" e não vai sair disso...e um dia que eventualmente saia ninguem o levará a sério porque o Jotix estará sempre conotado como o tipo que escrevia aqueles posts sem lógica alguma.
Para finalizar apenas lhe digo isto: tem aqui à distância de um post grandes "sábios" e aproveite também melhor o MSN porque também os tem na sua lista de contactos...

Com os meus melhores cumprimentos,

Small Caps

Registado: 4/11/2002 22:20

por Jotix » 28/6/2003 15:34

Bom, assim pensando melhor, não fazia nem um terço das coisas que disse, porque admnistrar a PT era muito e muito complicado! Nem acho que tinha paciência, para andar todos os dias "Ó SR. Dr. mas...""Estive a analisar...", enfim coisas de politicos, tudo muito sério.
Jotix

Continuação

por TimeOut » 28/6/2003 11:11

Caro Jotix

Peço desculpa pela frase que não gostou. Não é ofensiva e isso ficaria patente mais adiante se eu não tivesse que interromper abruptamente o meu post.

Todas as minhas suposições relativas ao Jotix se concluem, com certa facilidade, do contéudo deste tópico. Não memorizei que és um estudante, nem sei se li o tópico em que o referiste. Aliás eu não disse que eras estudante... e, a inexperiência que revelas com algumas afirmações, dão uma indicação muito forte sobre a tua idade.

Vamos lá então a ver se eu ainda me lembro o que falta esclarecer...

8- A gestão da PT não deve ser assim tão má como às vezes a pintam. Vejamos:

a)Impinge telemóveis a toda a gente atingindo taxas de penetração perfeitamente fora do que é vulgar nas outras empresas do planeta, isto utilizando técnicas de marketing inovadoras que se tornaram "case study" dos estudantes de marketing;

b) Consegue, no periodo de euforia de expansão das empresas de telecomunicações, realizar uma expansão para mercados de alto potencial, sem contudo ficar de corda na garganta como as congéneres europeias;

c) etc ...

Ora quem é que o Jotix despedia logo no dia seguinte à realização da compra da PT?

Apesar de não ter qualquer estratégia delineada, decapitava a empresa despedindo os administradores que a definem.

Despedia as meninas do marketing sem garantia que nesta euforia de redução de pessoal não chutava para fora (para a concorrência) os elementos competentes que por lá existem certamente.

Resultado? O Jotix, ao bom estilo do "patrão" português (eu é que sei eu é que mando - eu quero posso e mando - raramente tenho dúvidas e nunca me engano) dava inicio ao declinio da empresa...

Nota: Não possuo qualquer posição em PT e até penso que vai cair fortemente conforme análise que coloquei há cerca de 1 semana neste forum.

Registado: 22/11/2002 0:28

por MozHawk » 28/6/2003 8:40

Caro Jotix,

Aconselho-o vivamente a fazer alguma instrospecção, a comprar uns livros porreiros que não são comercializados pela PT e o poderão ajudar a perceber algumas coisas e, finalmente, a fazer uma pesquisa pela net pois poderá encontrar informações interessantes antes de esgrimir argumentos que, em bom português, não têm pés nem cabeça.

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Jotix » 28/6/2003 1:46

TimeOut, eu sei isso tudo que disses-te. Sei é um vasto leque de empresas, mas certamente quando houves da PT, associas logo este nome aos serviços telefonicos, prestados por esta empresa. Obviamente, que existem muitas outras(exemplifiquei algumas acima).

Fiquei espantando, como sabes que utilizo a Oni pelo acesso à Internet. E fico também, espantado como memorizam que sou estudante, e todas as outras coisas que já disse aqui neste site.

Uma última nota, não gostei desta tua afirmação: "e porque - felizmente - não foi adquirido pelo Jotix) ", queres dizer ???
Jotix

Jotix

por TimeOut » 28/6/2003 1:29

Depois de ler este tópico e todas as suas respostas senti necessidade de esclarecer alguns pontos que considero profundamente desfasados da realidade. Assim aqui vamos:
1-A PT cotada em bolsa não é uma empresa. Passo a explicar: é um Grupo empresarial constituído por quase uma centena de empresas.
2-Esse Grupo empresarial não vende assinaturas de telefone e chamadas (esse é o negócio de uma entre a centena de empresas). O negócio referido pertençe à PT Comunicações mas, espante-se, não é a única coisa que esta empresa vende.
3-O negócio telefone fixo nasceu há muitos anos e, como qualquer negócio, não dura eternamente encontra-se em recessão porque está a ser ultrapassado por novas tecnologias de comunicação. Daí a falada redução de clientes neste negócio quanto a mim é natural. Consigo perfeitamente imaginar um futuro em que já não existem telefones fixos (exactamente como ainda há pouco tempo haviam dactilógrafas, máquinas de escrever, telex e hoje já não há - se calhar o Jotix, dependendo da idade, nem nunca ouviu falar de telex).
4- A PT, como Grupo empresarial inteligente (e porque - felizmente - não foi adquirido pelo Jotix) sabe de tudo isto há muitos e muitos anos e como tal, em vez de distribuir os lucros que ia obtendo pelos accionistas foi diversificando e desenvolvendo novos negócios e comprando outras empresas por forma a aumentar o universo de clientes potenciais.
5- Como é possível imaginar o Grupo PT vale muito mais, (mas muito mesmo) do que valia há 10 anos atrás.
6- Os clientes da PT (imaginados por si como 4 milhões) deverão ser mais perto dos 40 milhões. Explico: o Jotix se calhar já não consegue ver televisão sem ser cliente da PT, se compra jornais, revistas ou livros é quase certo que já foi muitas vezes cliente PT, se vai ao cinema é cliente PT, quando está ligado à internet (mesmo que pela ONI ou qualquer concorrente) é cliente PT.
7-Como se deve estar a tornar evidente, os clientes da PT não estão a diminuir mas sim a aumentar e a bom ritmo (face à conjuntura).
Ainda ficaram alguns pontos importantes por esclareçer mas tenho que terminar.
Boa noite

Registado: 22/11/2002 0:28

por Jotix » 28/6/2003 0:28

Ops, já estou a desviar do assunto principal.
Jotix

por Jotix » 28/6/2003 0:25

Caro R.Martins, gostei muito do teu comentário, ou melhor da tua resposta, pelo menos indentificas-te como participante activo no Caldeirão(muitos não o fazem quando se dirigem a mim), e não tiveste conversas a que eu chamo redondas!

Ah, em relação ao factor biologico que disses-te, foi muitissimo bem dito, contudo não sabes, nem fazes a minima se sou contra a favor dos telemóveis e telefones. Em primeiro lugar eu sou uma das unicas e raras CONTRA e expressamente CONTRA os telemóveis, e por isso não tenho, nem uso telemóvel. Acho que as actuais operadoras cobram valores excessivamente elevados, para depois gastar em montes e montes de publicidade. E depois acho que se o ser Humano, até há uns anos viveu sem esse aparelho mágico, pode perfeitamente omitir tal coisa, apesar de muitas e muitas pessoas, dizerem que nem imaginavam a vida sem o telemóvel! É um facto, e verdadeiro, que por vezes este aparelho torna-se útil, mas não e como está ser agora, para brincadeira e autênticos namoricos à distância, além das MMS e outros serviços que servem apenas para enganar os clientes, e conseguir evidentemente, esvaziar a carteira de cada um. Não é por acaso que Portugal, é o pais que mais adere às Tecnologias, e isto porque as pessoas por norma, pensam que são em muito superiores às dos outros paises. Ou seja, isto faz disparar o consumismo, e leva as pessoas a pedir emprestimos aos bancos. Basta pensar no cartão de crédito...
Pelo que, eu sou contra, e perfeitamente CONTRA os telemóveis, os emprestimos bancarios, as marcas dominadoras do mercado qualquer,o tabaco, e finalmente o consumismo exagerado!

Agora, deves estás a perguntar, se eu também um dia, e porque é hoje normal, contrair um emprestimo. Bom, eu sou CONTRA, e portanto irei adoptar uma serie de medidas que permitam o desvio por essa atitude(até porque os meus pais tem duas casas e um apartamento, apesar de não estarem muito bem situados, mas dá para viver). Se eventualmente, tiver de passar por um emprestimo, ai direi a velha dos que fumam: "Não faças aquilo que eu faço, faz aquilo que eu digo!"

A falar em fumo, também não encontro nenhuma lógica, o estado continuar a cobrar impostos elevadissimos à tabaqueira, para depois curar estas chaminés andantes.

Por último, e em relação ao facto de ser um potencial cliente da PT, não vejo como viavel esta hipotese, uma vez que neste momento existem ofertas mais aliciantes do que a dominadora PT. Os meus pais é que não percebem nada distos dos telefones, e portnanto ainda tem PT. Alias, existem aqueles telefones que se ligam à Internet, e não se paga nada, e tem a função de um telefone normal, dá para ligar p'ro Chico e p'ra Chica! LOL
Jotix

por R_Martins » 27/6/2003 23:25

Jotix

Permita-me apresentar-me: Sou agricultor, de escassos recursos escolares, sendo o meu pseudo intelectualismo, uma mistura de Correio da Manhã com o 24 Horas, e outras reciclagens pobres do mercado.

«Comprar empresas cotadas em bolsa compensa ? Está é uma questão, que me pões a cabeça a andar às voltas.»
Permita-me que lhe aconselhe a leitura do Daniel Golman, em Inteligência Emocional, sendo uma leitura que exige conhecimentos técnicos, alguma concentração que depois de mais de 30 anos de cigarros eu já não tenho, diria eu, talvez aí se apreenda algo sobre a funcionalidade daquele boneco branco esquisito do nosso crânio, não tendo eu certezas pois não conheço a matéria, mas existe a possibilidade de «a cabeça a andar ás voltas» ser de uma rotação menor e de maior equilibro posicional para em menos inclinação, por volta dos 90 graus, se perceber se «comprar empresas cotadas em bolsa compensa?».

«Teoricamente é possível comprar uma parte de uma empresa através da bolsa, comprado para tal um grande número de acções. A questão aqui, é se tal investimento compensa ou não?!»
Não, não é teoria, a compra inclusive integral é possível, depende naturalmente do dinheiro de que cada um é possuidor...

«-A PT tem cerca de 4(penso que é isto, apesar de agora estar a diminuir) milhões de clientes.
-Cobra de mensalidade cerca de 13€(n contando com os reformados).
-Se no minimo cada cliente não consumir comunicações a PT tem lucro fixo mensal de 52 milhões de euros.»
Não, a PT tem muito mais de 4 milhões de clientes e repare-se que até em casa na feitora das sonoras, cujo cozinhado pode ser delicioso, a mamã gasta a faca, o que exige mais ano menos ano ter de comprar uma nova, portanto gastos no fio do utensílio. A PT cada dia utilizará menos fio, mas outros utensílios serão necessário cujo uso tem gastos.

«-Feitas as contas, até pode ser verdade, que um individuo que ocupa um dos lugares máximos na PT, ganhe mais por ano, do que aquele que investiu 5 milhões de euros. Será justo que um accionista ganhe menos de que um empregado?!»
Sim, sim feitas as contas, é capaz de estes indivíduos e tendo em conta os resultados, estarem um pouco acima da média.
Todavia mais grave considero o chefe da Tabaqueira, que depois de ter uma máquina de produção do Cancro, ganha 16000 contos por mês, sendo as máquinas, os diversos instrumentos de produção uma automatização natural do desenvolvimento do homem, isto é, as coisas funcionam e nada de novo se deve passar.
Aqui eu penso que sim Jotix, que era algo a rever...

«Mas em relação ao Belmiro, acho espantoso como um filho de agricultores(ou coisa assim), de repente torna-se dono de tantas e tantas empresas! Dizes muito bem, que ao adquirir acções de uma empresa, normalmente elas valorizam, mas se teoricamente eu sou dono da PT com 100 milhões de euros(é mt dinheiro!!!), então quer dizer que posso chegar a um dos edificios da PT, entrar por ali a dentro e fazer o que quiser, e despedir todos os incompetentes admnistradores que lá estão, porque a empresa é a minha e eu é que a devo gerir(apesar de ser SA). Ah, e posso despedir todas as caras bonitas do departamento de marketing, porque aquilo é meu, e eu é que devo escolher os empregados. Diminuia os tarifários, para destruir completamente a Oni e as outras, vendia a parte do banco BEST porque não dá lucros, e ...

Enfim, se a PT fosse minha, eu fazia tudo isto, mas nunca na vida terei 100 milhões de euros!»

Ah Jotix, este é o meu personagem preferido, aqui vou despir a camisa e esquecendo os ensinamentos do Daniel, fico um pouco vermelho ( como se tivesse andado todo o dia ao sol na praia dos tomates) e vou claro que defender o Tiazevedo.
Seja quais sejam as origens do homem, não foi tão de repente que criou assim tantas empresas, tendo mesmo a sua origem agrícola contribuído para tantos e tantos aglomerados, de diversas matérias e tipologias e não fosse tal facto o que faríamos nós de tanto pinheiro, eucaliptos e outros arvoredos neste país, de cheiros naturais e aromas de frutas avermelhados, desde Castelo Branco ao Bombarral?...

«Eu por mim, já enrequeci bastante a PT(o meu pai, claro!), em termos de serviços. São uns XULOS, dos diabos, 12€ só por assinatura!»
Claro Jotix, claro...mas já está a fazer a taxa 1 euro mais barata.
Não esqueça no entanto que o ser humano por razões biológicas envelhece e começa a ser tempo de ser Você a pagar a Pt e as suas taxas, em vez claro, de ser o seu pai... As coisas tem as suas sequências naturais e de custos não se livra a vida.
De borla, mesmo que fosse o meu pai a pagar, também eu queria...
Obrigado pela sua paciência...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Jotix » 27/6/2003 19:55

Ser accionista a 100% dava a uma carga de trabalho, dos diabos! Afinal n era só receber as contas dos clientes, né?!

Eu por mim, já enrequeci bastante a PT(o meu pai, claro!), em termos de serviços. São uns XULOS, dos diabos, 12€ só por assinatura!

Pensando bem, não queria! Contentava-me em trabalhar nos serviços hospitalres da PT( nem sei se tem), e desde que me pagassem aí uns 2500€, tudo bem!
Jotix

por Visitante » 27/6/2003 14:43

Era bom Jotix não era,
Mas infelizmente os conselhos de administração criam defesas próprias para não serem despedidos,existtindo um serie de mecanismos pra previnir esse tipo de tomadas de poder ou pelo menos para torna-las dispendiosas, favorecendo sempre a administração à custa da própria empresa.
Um abraço
Kopas
Visitante

por PLPINTO » 27/6/2003 12:26

Esse é o perigo que o ciador de uma pequena empresa corre quando mete na bolsa uma quantidade de acções superior a 50%

Registado: 22/5/2003 15:08

por Jotix » 27/6/2003 12:11

Eu sei! Mas se fosse accionista a 100%, podia!
Jotix

por PLPINTO » 27/6/2003 12:09

Tu és um bocado dificil de enterder. Pensas mesmo assim ou escreves os posts só para brincar com o pessoal :?:
Um dos objectivos dos grandes investidores è precizamente ter o poder de decidir com o futuro da "sua" empresa. Mas é tudo feito em assembleia de accionistas, não por uma pessoa apenas :mrgreen:
Empresas como a PT não serve para filhinho de papai rico brincar :lol: tem estatutos à prova disso.

Registado: 22/5/2003 15:08

por Jotix » 27/6/2003 11:15

Sim, é um outro ponto de vista!

Mas em relação ao Belmiro, acho espantoso como um filho de agricultores(ou coisa assim), de repente torna-se dono de tantas e tantas empresas! Dizes muito bem, que ao adquirir acções de uma empresa, normalmente elas valorizam, mas se teoricamente eu sou dono da PT com 100 milhões de euros(é mt dinheiro!!!), então quer dizer que posso chegar a um dos edificios da PT, entrar por ali a dentro e fazer o que quiser, e despedir todos os incompetentes admnistradores que lá estão, porque a empresa é a minha e eu é que a devo gerir(apesar de ser SA). Ah, e posso despedir todas as caras bonitas do departamento de marketing, porque aquilo é meu, e eu é que devo escolher os empregados. Diminuia os tarifários, para destruir completamente a Oni e as outras, vendia a parte do banco BEST porque não dá lucros, e ...

Enfim, se a PT fosse minha, eu fazia tudo isto, mas nunca na vida terei 100 milhões de euros!

Será que chegavam 100 milhões para comprar a PT?! É que comprar a PT significa, comprar a TMN, a PTM, o BEST, a Vivo, e muitas outras empresas do grupo PT.

Sonhar é facil, mas só DEUS sabe quanto é dificil a realidade!
Jotix

bom dia Jotix

por jfigueira » 27/6/2003 11:01

Não te esqueças de que existem formas diferentes de ganhar dinheiro com a compra de títulos de empresas cotadas.

- através dos dividendos, como tu disseste e muito bem;
- através da valorização dos títulos (ou seja, pegando no teu exemplo, comprar acções da PTC a 5€ e esperar a sua valorização, vamos supor, para 6€)

Vamos então supor estas duas situações perfeitamente hipotéticas:
a) A PTC distribuiria 1 € por acções de dividendos
b) a PTC não distribui qualquer dividento e cada acção valoriza 1€.

Acontece que, apesar de aparentemente um accionista ganhar o mesmo, tal não é verdade. Os dividendos obrigam ao pagamento de muito mais impostos (inclusivé um que eu francamente não entendo, que é o imposto de doações) do que se o accionista não recebesse qualquer dividendo e optasse por vender as suas acções ao seu novo preço de 6€ (pagando muito menos impostos).

Por isso as empresas sabem que, mesmo os accionistas preferem receber poucos dividendos e vender as suas acções quando esta cotar a 6€.

Neste momento deverás estar a questionar-me. OK mas se o intuito do investidor não for realizar dinheiro mas sim investir na empresa (e portanto não vender as acções).

Aí acho que a resposta do PLPINTO levanta-te a ponta do véu. O investidor está a aumentar a sua riqueza! (da mesma forma que tu, enquanto estudante, estás a aumentar o teu valor através da aquisiçãod e novos conhecimentos que serão, mais tarde ou mais cedo, avaliados pelo mercado através da remuneração que irás ganhar).
O valor das empresas deverá aumentar todos os anos e isso é avaliado periodicamente através dos seus documentos contabilísticos e não só. Consultando estes documentos poderás analisar se a empresa aumentou ou não os seus activos, se os seus resultados líquidos têm sido tendencialmente positivos ou não (e toda uma bateria de indicadores bastante conhecidos dos analistas fundamentais que lhes permitem avaliar o estado, ou seja, o valor, da empresa, como sejam a rentabilidade dos activos, ds capitais próprios, o seu endividamento e a sua estrutura, o valor de goodwill, a carteira de clientes e futuros projectos, tempos médios de pagamento e recebimento, etc.).

Assim, esse investidor está a aumentar a sua riqueza (aumentando o valor da "sua" empresa), embora não tenha esse dinheiro no banco. Para falar de um exemplo que se calhar conheces bem, olha o Belmiro de Azevedo, por exemplo. Lembro-me de, há uns anos, ele ter dito numa entrevista que não tinha dinheiro quase nenhum. Esta frase, numa primeira leitura parece um pouco chocante. Mas se a analisares no sentido literal, se calhar ele estava a faler verdade. Ou seja, ele deve ter pouco dinheiro mas tens uma imensidão de bens e de activos. Acho que éum bom exemplo para ilustrar uma resposta á tua dúvida.
(OK OK, pela minha parte dispenso posts irónicos a falar do endividamento da sonae :? bem sei que eles andam apertados de dinheiro)

(UFA! desculpa a extensão do post!)

Um abr
JF
Comportamento gera comportamento

Registado: 8/1/2003 19:49

por Jotix » 27/6/2003 10:57

Sim, é um outro ponto de vista! O problema será se a PT continuar a perder a clientes como está, para onde vai a cotação?(Mas a cotação nem tem a ver com o nº de clientes!)
Jotix

Estas a ver as coisas muito reduzidas

por Young&Stupid » 27/6/2003 10:49

Jotix podes ver as coisas por outro prisma..Imagina que tinhas a opção de ou comprar essas acções ou colocar o dinheiro numa conta especial que te dava a mesma remuneração.. os 100 mil euros por ano. No final de 10 anos terias uma conta com 5 milhoes de euro mais 1 milhao obtido em juros. Mas se investires em accções as contas serão diferentes, pois além da remuneração obtida atraves de dividendos o mesmo milhão de euros terias de somar a valorização obtida nas acções. Não será de crer que dentro de 10 anos a empresa valha o mesmo que hoje. Pelo que apesar de possuires a mesma cota da empresa esta valeria bem mais.

Cumprimentos
Young&Stupid

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Google Adsense [Bot] e 144 visitantes